Revista Zahar #3

Page 12

Pedro Duarte

ESTIO DO TEMPO

ROMANTISMO E ESTÉTICA MODERNA Arte do filosofar Como os primeiros românticos alemães uniram reflexão e criação Houve um momento da nossa história em que filosofia e arte experimentaram uma proximidade inédita. Foi na virada do século XVIII para o XIX, no tempo de Goethe e Schiller. Naquela época, alguns jovens pensadores – como Novalis, Hölderlin e os irmãos Schlegel – contestaram a hegemonia do Iluminismo e do Classicismo e sugeriram um caminho diferente para a então nascente modernidade.

Estio do tempo relata como os primeiros românticos alemães buscaram unir pensamento e inventividade, reflexão e criação, deixando suas marcas na fundação da estética moderna. Numa narrativa atraente, este livro – da coleção Estéticas, dirigida por Roberto Machado – mostra não só como aqueles pensadores elaboraram uma filosofia da arte, mas como praticaram uma arte do filosofar. Por que ler esse livro? O professor de filosofia Roberto Machado responde:

196pp Nas livrarias: 24 de junho R$34

“Uma das qualidades de Estio do tempo é expor esse movimento intelectual singular que está na origem da modernidade não só apresentando o pensamento de seus principais representantes, mas também relacionando-o aos seus inspiradores e adversários. (...) Ao apresentar de forma leve e precisa as ideias dos principais expoentes do Romantismo, e evidenciar como ele permanece atual, pode ser lido com prazer e proveito não só por especialistas, mas por todos que se interessam pela arte e pela cultura modernas.” PEDRO DUARTE é professor ajunto do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da UniRio e doutor em filosofia pela PUC-Rio. Trabalha como pesquisador e tem artigos publicados nas áreas de estética, filosofia contemporânea e história da filosofia, tanto em periódicos especializados quanto na grande mídia. Nasceu e vive na cidade do Rio de Janeiro.

Leia entrevista com Pedro Duarte: zahar.com.br

DA MESMA COLEÇÃO Shakespeare, o gênio original Pedro Süssekind “Observações sobre Édipo”; “Observações sobre Antígona”, precedido de “Hölderlin e Sófocles” Friedrich Hölderlin e Jean Beaufret


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.