Revista Zahar # 1

Page 19

INTELIGÊNCIA SE DESENVOLVE

David Shenk é categórico ao afirmar: “Certamente, não existe talento inato.” O autor de O gênio em todos nós defende que todo homem tem a capacidade de desenvolver suas próprias habilidades. Nessa entrevista, ele explica melhor a sua tese e desfia mais uma certeza: nunca é tarde demais para começar. Em seu livro há a defesa de que a genética não é tão determinante quanto as pessoas pensam. Na sua opinião, a vida que se leva (a criação, família...) pode influenciar o seu sucesso? O importante que precisamos perceber é que somos seres em desenvolvimento. Isso não significa que o controlamos completamente, mas quer dizer que todo talento e inteligência vem de um processo de aprimoramento e não de algo inato. Os genes têm uma forte influência, mas eles são ativados ou desativados, de acordo com o ambiente – pela vida que levamos. Os genes nos influenciam, mas nós sempre influenciamos nossos genes. Essa é toda uma nova forma de entender o potencial humano.

Foto: GershKuntzman

Confira essa e outras ideias do autor na entrevista exclusiva à Zahar

DAVID SHENK é autor de livros de grande sucesso nos Estados Unidos. Foi colaborador dos periódicos National Geographic, Gourmet, Harper’s, Slate e The New Yorker, bem como das emissoras NPR e PBS. Ele dá palestras sobre questões de saúde, envelhecimento e tecnologia e é correspondente do site TheAtlantic.com. De sua autoria, a Zahar publicou, em 2006, O jogo imortal, sobre a relação entre xadrez e guerra, arte, ciência e o cérebro humano.

No seu caso, sua vida pessoal influenciou na escolha de seus objetos de estudo? Você é o exemplo de um escritor de sucesso que foi se formando, e que não nasceu com uma espécie de dom natural? Não acredito que as pessoas nasçam com talentos ou sem talentos. Nos desenvolvemos em nossas vidas – desde o momento em que somos concebidos até o momento em que morremos. Mas, certamente, não existe talento inato. Você acredita, então, que todos são responsáveis por seus sucessos ou fracassos? Todos precisam se responsabilizar pelo seu grau de realização, apesar do fato de que ninguém está completamente no controle das circunstâncias de sua vida. Você não pode controlar que genes vai ter ou quem serão os seus pais, ou em que cultura você nasceu etc. Mas você continua precisando assumir responsabilidades em relação às suas ações, e pelos seus próprios sucessos e fracassos.

Leia toda a entrevista em www.zahar.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.