Revista Zahar # 1

Page 16

Alberto Oliva

TEORIA DO CONHECIMENTO

O VALOR DO SABER Em seu livro, professor de filosofia trata da busca do conhecimento “Sem os óculos da filosofia tendemos a ver as coisas sem distanciamento crítico.” A afirmação é de Alberto Oliva, autor de Teoria do conhecimento. No livro, Oliva procura dotar o leitor dessas tais lentes, capazes de proporcionar um olhar crítico diante do mundo. “Não me dediquei a veicular uma visão específica e sim apontar as questões que mais têm absorvido os grandes teóricos da epistemologia desde Platão”, define o professor da UFRJ, onde coordena o Centro de Epistemologia e História da Ciência. Esta teoria (também chamada epistemologia) aborda não somente a natureza e as fontes de saber, mas, sobretudo, as formas de validá-lo – seu maior desafio. Segundo o autor, “o livro almeja expor como o conhecimento tem sido tradicionalmente concebido e identificar as dificuldades para estabelecer a verdade de uma crença e justificá-la”. Com linguagem simples e didática, o leitor vai explorar ao longo das páginas os tipos de saber, como estudá-lo e buscá-lo, as contradições entre aparência e a realidade e dificuldade em definir a verdade por trás de todos os fatos. “Não há conhecimento falso. Desse modo, a verdade precisa ser estabelecida para que se possa postular ter conhecimento sobre alguma coisa. Como se pode chegar a uma crença verdadeira por acaso, palpite, acidente etc, a verdade da crença é condição necessária, mas não suficiente, para se ter conhecimento. Daí a busca da justificação ser decisiva”, diz Oliva à Zahar.

PALAVRAS DO AUTOR Confira algumas das ideias de Alberto Oliva, em depoimento à Zahar “A verdade última e a explicação definitiva podem não ser alcançáveis. Mas isso não significa que não se possa chegar a crenças fundamentadas, à luz da evidência até aqui disponível, porém passiveis de revisão. Mais importante que encontrar a verdade é buscá-la indefinidamente.” “Na discussão do conhecimento não se pode deixar de sublinhar o quanto enganosamente endossamos como conhecimento determinados entendimentos das coisas que não passam de opiniões circunstanciais formadas sem submetê-las a qualquer crivo epistemológico.” 92pp, coleção Filosofia Passo-a-Passo. Nas livrarias: 25 de fevereiro R$ 16,00 R$ 11,00

Leia a íntegra da entrevista em www.zahar.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.