Revista Zahar # 1

Page 13

Michael Fischer

FUTUROS ANTROPOLÓGICOS REDEFININDO A CULTURA NA ERA TECNOLÓGICA

QUAL O LUGAR DA ANTROPOLOGIA HOJE? Para responder à pergunta, autor olha o passado e os recentes desenvolvimentos da área Em seis textos com temas interrelacionados, Michael Fischer explora a ligação entre antropologia e filosofia e mostra como, atualmente, o objeto de estudo antropológico se expandiu para incluir a ciência, a tecnologia e novas formas de sociabilidade. Além de recorrer a autores essenciais para compreender a relação entre antropologia e filosofia — de Immanuel Kant a Hannah Arendt, passando por Marx, Geertz, Derrida e Bruno Latour —, Fischer traz para o debate uma série de pensadores de tradições não ocidentais, com o objetivo de assentar a disciplina em bases múltiplas. 389pp. Nas livrarias: 4 de março R$ 59,00 R$ 41,00

MAIS SOBRE O TEMA Nova luz sobre a antropologia Clifford Geertz Falando da sociedade Howard S. Becker Individualismo e cultura Gilberto Velho

O autor mostra que, antes mesmo da cultura, está no homem (antropos) o principal objeto da antropologia. Afinal, desde o século XVIII, filosofia e antropologia compartilham o debate sobre o que é o homem. Fischer ressalta como a disciplina foi levando em conta outras questões, como o potencial do antropólogo de olhar para o outro não apenas como objeto de estudo, mas também como produtor de conhecimento com o qual é preciso dialogar. É a troca de mensagens com Bandung, Teerã ou Istambul que, nos diz Fischer, abre caminho para as antropologias vindouras e os “futuros antropológicos”.

Leia a entrevista com o autor em www.zahar.com.br

MICHAEL FISCHER é professor de antropologia e de estudos da ciência e da tecnologia no Massachusetts Institute of Technology (MIT). É autor, entre outros livros, de Emergent Forms of Life and the Anthropological Voice (premiado pela Sociedade Etnológica Americana).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.