Revista Zahar # 1

Page 10

Zygmunt Bauman

VIDA EM FRAGMENTOS SOBRE A ÉTICA PÓS-MODERNA A ERA DA DISPERSÃO Em oito ensaios, pensador reflete sobre questões contemporâneas e mostra que estamos cada vez mais desatentos Vivemos em um mundo fragmentado, em que cada imagem afugenta e substitui a anterior e segue assim, sucessivamente. Celebridades surgem hoje para desaparecer amanhã sem deixar rastros. Problemas brotam todos os dias, mas escapam assim que surgem. Nesse universo, a atenção tornou-se o mais escasso dos bens, sobretudo a atenção para o outro, para as questões da humanidade. Nesse cenário, como exercer uma atitude moral que leve em conta o outro?

Vida em fragmentos é uma reflexão sobre a possibilidade de resolver esse dilema numa sociedade de consumidores que privatiza e individualiza as responsabilidades. Para isso, Bauman reúne temas que viraram verdadeiras marcas de sua obra: identidade, inospitalidade, peregrinação e errância, pânico, violência, racismo, antissemitismo, modernização da crueldade, função dos intelectuais na política e construção de uma moral não baseada em contrato, mas incondicional e irrestrita.

2009: Amor líquido, lançado no Brasil em 2004, alcança a marca de 30 mil exemplares vendidos, transformando-se no seu maior best-seller no país

2009: Falece Janina Bauman

427pp. Nas livrarias: 18 de março R$ 59,90

Para mim, Bauman tornou-se o teórico da pós-modernidade. Anthony Giddens

2010: A Universidade de Leeds inaugura o Bauman Institute, em homenagem ao sociólogo

2011: Com o lançamento de Bauman sobre Bauman e Vida em fragmentos, a Zahar soma 24 livros do autor publicados no Brasil


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.