Deccs Skateboarding Magazine #1 - Revista Skate

Page 1

ANO 01 - SETEMBRO DE 2019 - NUMERO 01 - R$89,90

DECCS m m aa gg aa zz ii nn ee

ESPAÇO CANAIS W BLACK SKATE & CAROL RAMOS

ESPAÇO CONEXÃO ANDRÉ TAVARES LUCAS FOCA JONATHAN WILLIAN

#01 SKATE BRASIL VOÁ




INDICE

ANO 01 - SETEMBRO DE 2019 - NUMERO 01

REME PELAS PAGINAS CAROL RAMOS:.......................06-07 ESPAÇO CONEXÃO:................10-11 ANDRÉ TAVARES:....................12-13 W BLACK SKATE:.....................16-17 12 CURIOSIDADES:..................19

DECCS MAGAZINE Um grande trabalho, um grande lançamento, dias e noites trabalhando e pensando de como levar o melhor para nosso publico, e enfim, estamos tornando realidade um sonho, estamos na primeira edição da revista deccs impressa e digital, onde queremos trazer um novo conceito em magazine Skate, é apenas o começo. obrigado a todos os envolvidos.

Editorial Diretor Editorial Andre Paiva

Editor Revista Andre Paiva

Revisão

Luiz Silva

Edição

Setembro

Assinantes

www.facebook.com/deccsmagazine www.deccsmagazine.com.br A revista deccs magazine é uma publicação mensal dcs

Fotografia

justin campbell, clevo gonçalves, tatiana ramos, hector bermudez,@jonnbeanphoto,lexander londoño,gabrielle meschini, andhika soreng

CAPA: Hoje temos a foto do fotografo Clem Onojeghuo em nossa capa. Andar de skate por amor, Apenas por diversão, Para se sentir bem, Pura satisfação, Do jeito que quiser, Skate é liberdade.


Hard Flip - Foto por Justin Campbell 2019Setembro DECCS SKATE 05


Entrevista // SKATE FEMININO

Caroline Ramos Lopes ROL’’ ‘‘CA

Foto: Tatiana Ramos

22 ANOS, 5 DE SKATE MATINHOS, PR SKATE FEMININO

Quando você começou a andar de skate? Como foi esse começo? Comecei a andar em 2014. Quando eu tinha 13 anos já havia ganhado um skate do meu padrasto, que foi profissional do skate; mas na época não andei pra valer. Aí em 2014 teve um campeonato de inauguração da pista municipal de skate da minha cidade, Matinhos, e tinha a categoria feminino. Então eu vi as garotas andando e ganhando um monte de premiações, e pensei que poderia fazer o que elas faziam. Foi quando comecei a me dedicar mesmo ao skate. Qual foi o maior incentivo? Eu recebo muito incentivo da minha família pra tudo o que eu resolvo fazer.

Que tipo de som você curte ouvir para andar? Eu gosto de ouvir a banda Dazaranha, e uma banda local de Matinhos chamada Uísque Caiçara. Gosto de bandas mais praianas, digamos assim. Curto também Projota e Emicida. E ouço algumas internacionais, tipo Linking Park. 2019Setembro DECCS SKATE 06

Foto: Clevo Gonçalves

Qual manobra foi a mais difícil? Hellflip. Acertei na garagem da minha casa, nem acreditei quando consegui, porque estava tentando a muito tempo.

‘‘Eu recebo muito incentivo da minha família pra tudo o que eu resolvo fazer.’’


Foto: Clevo Gonçalves

SKATE FEMININO // Entrevista

Indique uma música perfeita para o rolê: O cubo - Dazaranha. Qual o Skate Park em que você mais gostou de andar: Eu gosto muito da pista de skate de Matinhos, porque é uma pista intermediária, então é bom para aprender as manobras. Mas eu curti bastante a pista de Brusque em Santa Catarina.

Você tem patrocínios ou apoios:

No momento estou com apoio do grupo Violento Skateboard.

Qual foi a sua melhor premiação/pontuação atingida:

Já consegui alguns primeiros lugares em campeonatos locais. A única vez que participei do paranaense, que é o campeonato ranqueado, não tinha feminino, então tive que competir com os meninos.

Qual o seu maior ídolo(a): Gosto muito da Rayssa Leal e da Pamela Rosa. Acompanho as duas. Qual o seu maior sonho:

Nos conte sobre seu Canal DiáriodeBoard ? O canal nasceu após um trabalho que

O que você tem feito hoje? Tem algo a nos contar sobre os seus treinos e planos futuros? No momento eu estou me

dedicando a terminar a graduação em pedagogia, porque eu termino esse ano; e então quero voltar a me dedicar ao skate. Tentar fortalecer o cenário local. Como eu já disse, abrir algum projeto de skate voltado para o educativo. E sempre continuar andando. Quero expandir meu canal, viajar pra mais lugares, conhecer mais pistas diferentes, e é isso.

O que você tem a dizer para as outras skatistas brasileiras?

Para as que estão iniciando gostaria de dizer que o skate é um esporte muito bom, e que não desistam. O que acontece muito no skate feminino é a desistência porque muitas vezes andamos isoladas, por sermos em menor quantidade. Mas apesar disso, é um esporte que te dá a possibilidade de viver experiências muito diferentes, conhecer lugares novos, pessoas novas. E as amizades que você faz, você leva por muito tempo.

eu fiz no ensino médio para a feira de ciências do meu colégio, em que tive que o unir o skate com elementos da matemática, química e física. O trabalho foi em formato de vídeo aula. E como eu com o meu padrasto já havíamos falávamos em montar uma revista de skate, pensei em colocar em prática essa ideia; mas em uma versão impressa não seria viável. Então depois deste trabalho que tive a ideia de montar o canal, como uma revista digital em forma de videos. E também porque senti a necessidade de divulgar mais os atletas locais para a população e empresários, porque temos muitos skatistas bons, que vem se destacado nas competições, mas que muitas vezes não tem o dinheiro nem para pagar as inscrições dos campeonatos. Então queríamos ajudá-los a encontrar apoiadores, e essa foi a forma que encontramos. Mas nós divulgamos também boas ações voltadas para o skate.

No momento eu estou cursando a faculdade de Pedagogia; então eu gostaria de unir isso ao skate. Abrir algum projeto educativo para crianças através do skate.

Qual o seu setup atual:

Estou usando shape Cisco 7.8, mas também uso o meu próprio model do Violento Skateboard. Truck Wats, rodinha Moska e rolamentos everlong.

Fique à vontade para se expressar a todos que estão lendo sua entrevista? O skate é um esporte muito inclusivo. Eu gosto de ver pessoas com deficiências andando, crianças, pessoas mais velhas. Amo isso do skate e espero que seja um esporte cada vez mais praticado, ainda mais depois de sua inclusão nas olimpíadas. Gostaria de agradecer a minha família que topa me apoiar em tudo o que eu resolvo fazer. Ao apoio do Grupo Violento Skateboard. E gostaria de agradecer ao convite da Deccs Magazine para participar desta primeira edição da revista. Gratidão.

Foto: Clevo Gonçalves

2019Setembro DECCS SKATE 07


Foto por - Hector Bermudez

CROO KED 2019Setembro DECCS SKATE

08


Foto- Hector-bermudez

NOSE SLIDE 2019Setembro DECCS SKATE 09


CONEXÃO // SKATE MASCULINO

Lucas Foca Skate e Roupas atuais: Shape Mangle Roda Spitfire Rolamento Red Bones Truck Crail, Roupa Varial Skateboarding O que não suporta mais ver no skate: A falta de apoio Principais redes sociais que usa: Instagram e Facebook Maior dificuldade em ser skatista na sua ares: Falta de manutenção na pista e sem muitos picos na rua Skatista profissional em quem se espelha: Tiago Lemos Marca fora do skate que gostaria de ter patrocinado: Beats Fone de ouvido Atual melhor equipe de skate Brasileiro: Ous Amador que gostaria de ver pro: Jorge dos Santos Fale um pouco sobre seu foco em 2019: Foco é continuar andando de skate e evoluindo, o resto é apenas consequência Você tem patrocínios ou apoios: Loja X-Factor, Mangle Shape e Roupas Varial Skateboarding Qual o seu setup atual: Shape Mangle Roda Spitfire Rolamento Red Bones Truck Crail, Roupa Varial Skateboarding O que você tem feito hoje? Tem algo a nos contar sobre os seus treinos e planos futuros? Atualmente dou aula particular de Inglês, exercícios de fortalecimento em casa, faço Jiu Jitsu toda segunda quarta e sexta, gasto bastante tempo com a família e skate quase todos os dias O que você tem a dizer para os outros skatistas brasileiras: Não desistir, independente da dificuldade, porque o skate é algo incrível e que pode mudar e influenciar muitas pessoas Fique à vontade para se expressar a todos que estão lendo sua entrevista: Agradecer primeiramente a Deus por tudo que Ele tem me proporcionado na vida e também no skate, aos meus patrocinadores que tem me apoiado, aos amigos que estão sempre fortalecendo. 2019Setembro DECCS SKATE 10

Manobra - Ss Bs Blant / Foto- Clevo Gonçalves

33 ANOS 20 ANOS DE SKATE MATINHOS, PR

Amar a Deus com todo seu coração e ao seu próximo como a ti mesmo. ( Mt 22,3440 )


SKATE MASCULINO // CONEXÃO

principal é nos estudos em que estou

cursando o curso de Direito. O skateboard significa muito pra mim, me ensinou muito e é algo maior que só um esporte para mim, mas independente do tempo sempre vou andar por amor! O que você tem a dizer para os outros skatistas brasileiras: Cara se teu sonho é esse e você está disposto a dar tudo por isso corre atrás e vai para onde tiver que ir seja lá São Paulo, Rio De Janeira ou até fora do país se for preciso, mas faz oque tu realmente ama que te trará o que você precisa para ser feliz Fique à vontade para se expressar a todos que estão lendo sua entrevista: Agradeço a todos que fazem algo pelo skate brasileiro e que andam por amor, o skate brasileiro é único, é diferente, é GRANDE, mas tem muito a crescer ainda. Um dos países que tem mais praticantes no skateboard, mas que não cresceu tanto dentro de sí, e depende muito de nós mesmo mudar isso, ajude o próximo a subir degraus que você já superou. “PLANTE PROSPERIDADE QUE VOCÊ IRÁ COLHER OQUE PRECISA PRA TER UMA VIDA DIGNA E PRÓSPERA”, e nunca esqueça de ajudar o próximo. Muito obridado a todos que leram a matéria, um abraço!

Manobra: Bs Crooked Foto por Daniel Amaral

Skate e Roupas atuais: Shape Nature skateboard, truck independent, roda spitfire, rolamento super red bones, lixa milk, e parafusos de base thunder O que não suporta mais ver no skate: Falta de união que acaba gerando rivalidades Principais redes sociais que usa: Instagram: jonathanwll6 Maior dificuldade em ser skatista na sua ares: Falta de apoio é uma das dificuldades, tanto da cidade como também de pessoas, lojas que façam algo pelo skate Skatista profissional em quem se espelha: LUAN DE OLIVEIRA, não só pelo seu skate, mas também pela pessoa que é! Marca fora do skate que gostaria de ter patrocinado: Red bull Atual melhor equipe de skate Brasileiro: MATRIZ Amador que gostaria de ver pro: Lucas Alves Fale um pouco sobre seu foco em 2019: Meu foco em 2019 é aproveitá-lo ao máximo, no momento estou de “férias”, no turno da manhã faço alguns exercícios, tiro um tempo para ler e estudar, a tarde sempre que não tenho algum compromisso fica para o role de skate, a noite vou para a faculdade, final de semana normalmente é estuda de manhã e o resto do dia skateboard, essa está sendo minha “rotina” em 2019. Você tem patrocínios ou apoios: Apoio: Nature Skateboads e Crew skate shop O que você tem feito hoje? Tem algo a nos contar sobre os seus treinos e planos futuros? Então para quem me conhece sabe que ando de skate por amor, já ando a 4 anos e 5 meses e no começo assim como muitos sempre sonhei em se tornar profissional ou viver do skate, eu sei que posso, assim como qualquer um que ame o que faz, porém fiz minha escolha, hoje meu foco

Jonathan Willian 20 ANOS 4 ANOS DE SKATE CAÇADOR SC

‘’A SORTE FAVORECE A MENTE PREPARADA’’ 2019Setembro DECCS SKATE 11


C O N E X Ã O E N T R E V I S TA

Manobra-Bs Nose/Foto-@jonnbeanphoto

ANDRÉ TAVARES 29 ANOS 15 ANOS DE SKATE QUATRO BARRAS, PR Skate e Roupas atuais: O skate veio se lapidando muito no passar dos anos e acredito que tudo que vem de positivo é para somar.

Você tem patrocínios ou apoios: Patrocínio Fumaça house apoio o rectaligado

O que não suporta mais ver no skate: Existem muitas coisas kkk, uma delas é a falta real de união real dos skatistas, sem ficar separados por rótulos ou marcas.

Qual o seu setup atual: Shape Sktdasruas 8.0 , Truck Trurion 139mm, Roda solo 54 mm, Rolamento Mussiwerehouse e Lixa nacional

Principais redes sociais que usa: Intagram, facebook, youtube e wpp.

O que você tem feito hoje? Tem algo a nos contar sobre os seus treinos e planos futuros? Hoje fiz maior corre pela manhã geralmente segunda é pego, deixar tudo no jeito para a semana, quero continuar andando de skate do jeito que eu gosto, fazer algum preparamento físico porque querendo ou não a idade vai passando e já viu né kkk , melhorar cada vez mais em minhas artes, cuidar da minha família e estar com os meus amigos.

Maior dificuldade em ser skatista na sua área:Ter um local totalmente adequado para a prática, apesar de ter uma pista e um quadra que nos mesmos skatistas da cidade transformamos skatavel, ter um lugar adequado para andarmos seria muito importante. Skatista profissional em quem se espelha: Na real tenho alguns amigos que se tornaram profissionais dentre muitos que existem, me espelho em todos que tenham carisma qual humildade transborda, que sabe trocar ideias reais e não deixa o ego inflar, skate não apenas manobras. Marca fora do skate que gostaria de ser patrocinado: Louis Vuitton Atual melhor equipe de skate Brasileiro: A equipe da Ous só monstro Amador que gostaria de ver pro: Jorge dos Santos “jorginho” Fale um pouco sobre seu foco em 2019: Estamos trabalhando bastante as imagens na rua, alinhando bastante a Sktdasruas, Meritum skateshop e os projetos paralelos que vem acontecendo, sou muito grato e digo que logo mais vem coisas boas por ai ... 2019Setembro DECCS SKATE 12

O que você tem a dizer para os outros skatistas brasileiras: primeiramente anda pra si mesmo o resultado vai ser o espelho do seu desempenho e suas atitudes. Fique à vontade para se expressar a todos que estão lendo sua entrevista: Agradecer a vocês pelo espaço e todas pessoas que estão lendo essa entrevista e todos que de alguma forma já me ajudaram e continuam me ajudando, todos que passam uma energia positiva, ideias verdadeiras, a minha família e todos os amigos e conhecidos. Se você tem objetivo ou um sonho, não importa o que seja, corra atrás poque tudo pode ser possível só bastar acreditar e se dedicar o máximo.

Manobra-Ss Fs Bigspin/Foto-Clevo Gonçalves


FOTO- @jonnbeanphoto Manobra- Bs Crooked/Foto- @jonnbeanphoto

Manobra-Bs Flip/Foto - @jonnbeanphoto

"Ame o que faz"

Manobra-Fake Half Cab/Foto-@jonnbeanphoto

2019Setembro DECCS SKATE 13


Bowl

E

sse estilo nasceu nas piscinas da Califórnia em meados de 1970, quando uma grande seca atingiu a região. Com as piscinas vazias, os jovens decidiram dar outra utilidade a elas: deslizar com seus skates por suas paredes. O nome vem do fato das piscinas se assemelharem ao formato de bacias.

Foto por -Alexander Londoño

Hoje, as skateparks têm pistas apropriadas para a modalidade, mas a prática exige bastante experiência devido à periculosidade das manobras.

2019Setembro DECCS SKATE 14


Street E

ssa modalidade é praticada nas ruas. É o estilo mais difundido no mundo de se praticar o esporte. Aqui, o que vale é a criatividade, pois as manobras são realizadas nos obstáculos encontrados no meio urbano — escadas, corrimãos, bancos de praça, hidrantes, elevações e outros objetos.

Manobra- Laser Flip / Foto por -Hector-bermudez

O street também pode ser praticado em pistas de skates (skateparks), nas quais existem estruturas que simulam a arquitetura urbana.

2019Setembro DECCS SKATE 15


E S PA Ç O CANAL

ISRAEL

W Black Skate

S

Mas como conseguimos seguir com essa ideia? Antes de tudo, trabalhei de servente junto com meu pai, afim de conseguir dinheiro no momento, para conseguir comprar um skate e gravar, porém, a dificuldade era tanta, que até minha avó Dilma me ajudou na verba, e comprei o skate necessário para gravar vídeos para o canal (aliás era do LANTERNA VERDE, sério). Com o tempo, sem ter mínima noção de edição, gravação, muito menos publicar vídeo, nunca deixamos de produzir. Nosso equipamento do momento era esse iPhone 4s, sem tamanho nenhum para vídeo de qualidade o YouTube e muito menos qualidade visual, gravávamos todos os dias.

ALVE MAROTEISHOW! Pra quem não

me conhece vai achar meio estranho essa gíria mas é assim que cumprimentamos nossos inscritos no canal do YouTube W Black Skate. Meu nome é Israel e o canal é formado por 3 pessoas: Eu, Israel – CEO e Marketing de Conteúdos; Daiane Stallivieri – Editora e Filmmaker e Gabriel Henrique – Participante em vídeo, meu Irmão. Vou te contar um pouco da nossa história, leia a seguir:

Mas como meu canal está conseguindo se destacar dentro do YouTube? Tudo começou quando estava a mais de 3 anos sem andar de skate por não ter condições de comprar skate, peças e afins... fazendo assim desistindo de praticar, além disso, nossa cidade não tinha pista de skate e muito menos incentivo algum ao skate, foi então que pensei, criar o canal junto com a Daiane (namorada). Levar a humildade, o incentivo a criançada, meninos e meninas que gostavam de skate, precisavam do incentivo de alguém na cidade.

2019Setembro DECCS SKATE 16

Começamos a gravar na rua, sem estrutura nenhuma, muitos e muitos preconceitos por andar em avenidas, ruas e calçadas e etc... Corria o risco de ser atropelado todo vídeo que a gente gravava! O canal não ia de jeito nenhum seguir em frente desse jeito, sem patrocínios e no momento o que nós tínhamos era só força de vontade. Ficamos 1 ano batalhando sem ganhar um real, nossa maior motivação era os 30 inscritos que tinha na época. Moramos numa cidade com poucos skatistas, nem pista de skate tinha, o povo preconceituoso além de uma cidade pequena nem loja de skate tem. Era nos Deus e muita força de vontade MESMO! Foi aí que tive uma brilhante ideia de escrever uma carta para um apresentador de um programa da cidade, um programa que tem a audiência de Santa Catarina toda, porém, sem esperança nenhuma que um dia ele fosse ler na carta que pedia mais ou menos assim.

“Salve Cacau, nossa cidade conhecida do Sul, precisa de uma Pista de Skate urgente! Crianças correm o risco todos os dias de serem atropeladas e sempre pedimos e nada feito. Peço ajuda! ” Então foi aí que estava em casa, e começou o programa “Põe na Tela Amarelo”, ele leu a nossa carta AO VIVO para toda Santa Catarina, dias após já estava feito o projeto da Pista de Skate.

Começamos a produzir muito conteúdo para o canal, mesmo com muita dificuldade pois estava começando a ter que trabalhar pois não estava conseguindo se manter apenas só o canal, pois para ter um canal no YouTube tem que ter muita dedicação e levar a sério o conteúdo! Em 2016, surgiu alguns patrocínios de outro estado do Brasil, realizamos nosso primeiro campeonato com patrocínio, mas infelizmente com a crise, acabaram falindo.

Nessa época nosso canal continuava só com a força de vontade, buscamos patrocínios de algumas Skate Shop da cidade vizinha, mas nenhuma deu importância para nosso projeto (Infelizmente... pensavam apenas em lucro, nada de querer incentivar algo diferente); Em 2016, foi o momento mais difícil do canal. Sem dinheiro, sem peças e skate ruim, momento que quase levou o fim do nosso canal. É aquele ditado “se você quer uma


W

Em 2019, foi ai com muita força de vontade, conseguimos patrocínio e amamos nosso público, estão sempre lá no canal, apoiando nossa história e dando muita risada. Uma dica que dou para quem leu nossa história até aqui, NUNCA desista, NUNCA PERCA sua força de vontade! Skate não é só andar bem, você que tem um sonho de viver de criação de conteúdo, então lute, batalhe, mesmo não tendo equipamento, faça com muito amor aquilo que você tem para produzir. Fé e persistência fazem você conquistar tudo que deseja!

GABRIEL coisa, você tem que batalhar, só você pode mostrar para as pessoas aonde você pode chegar, mas ninguém vai fazer o mínimo para te ajudar. Você só vai conseguir mostrar para alguém que teu projeto ou teu sonho deu certo quando você conseguir ganhar dinheiro com aquilo. ” Em 2018, infelizmente meu pai não está mais entre nós, para falar para ele assim “está aí pai o que eu queria fazer! ”, depois que meu pai faleceu foi mais difícil, mas mesmo assim continuei firme com a Daiane até que então tive a ideia de trazer meu irmão a fazer parte do canal.

IDEIA DE OURO

Trazer a comédia para os vídeos, o que acontece com os skatistas na pista, tipos de skatista a pista, nosso quadro chamado no YouTube: SKATISTA VS PESSOAS, ex: Skatista VS Funkeiro; Skatista VS Mendigo e muitos outros. Foi neste finalzinho de 2018 que então o canal dispara do 4 mil inscritos aos 35 mil inscritos. Nosso sonho estava se tornando realidade! E foi indo, das 50 mil views para 3 milhões de views no YouTube.

CONTEÚDO NOVO, CANAL NOVO!

Percebi que os tutoriais já tinham muitos canais fazendo... Nessa época estávamos com 4 mil inscritos, mesmo assim fica feliz quando o vídeo pegava 60 views, isso nos motivava mais e mais. Nunca fomos skatistas de participar de campeonatos, sempre buscamos mostrar que o skate é mais que manobras, skate é humildade a cima de tudo. Ninguém tirava da nossa cabeça, tinha uma paixão em produzir vídeos e conteúdo, era força e persistência, sem dar moral para o que os outros falavam. Foi nesse tempo que comecei minha faculdade de Marketing e aí que abriu minha cabeça sobre o marketing de conteúdo.

EQUIPE

Lembre-se skate é muito mais que manobra! 2019Setembro DECCS SKATE 17


Criatividade nas manobras

A

Foto por - Gabrielle Meschini

maioria dos skatistas sabe que Alan Gelfand é o cara conhecido por ter inventado o Ollie, manobra mais famosa do skate. Mas pouca gente conhece o inventor de tantas outras manobras do skate street. Rodney Mullen inventou mais de 30 manobras, entre elas as que mais se destacam são o Kickflip, o Heelflip, o 360 Flip e o Impossible.

2019Setembro DECCS SKATE 18


6) Na década de 60 o skateboard ainda era completamente vinculado e influenciado pelo surfe.

12 Curiosidades 1) O skate surgiu em 1918 quando Doc ‘Heath’ Ball, um garoto norte-americano, desmontou eixos e rodas de um patins e os fixou embaixo de um pedaço de madeira. No seu invento ele andava com um joelho apoiado na madeira e o outro pé dando impulso. 2) Foi na Califórnia, no final dos anos 50, quando não haviam ondas no litoral, que os surfistas tentavam imitar as manobras do surfe só que no asfalto, colocando rodas e eixos em pranchas de madeira. 3) Inicialmente o que conhecemos hoje como skate board, era chamado de sidewalk surfing ou seja surfe de calçada. 4) O Roller Derby foi o primeiro skate fabricado e comercializado em série, no ano de 1959. Inicialmente vendido como um brinquedo, o skate era fabricado com rodas de aço, que escorregam muito. Isso provocou muitos acidentes e fez as vendas do despencarem, fazendo o esporte perder credibilidade. 5) O nome skateboard surgiu em 1963 quando já haviam muitos praticantes do sidewalk surfing que criaram uma identidade para o esporte, com manobras características dele.

7) O skate vertical surgiur durante um período de seca na Califórnia quando as piscinas das casas ficavam vazias. Os surfistas descobriram que elas eram ideais para andar de skate, lembrando as transições das ondas de surfe. 8) A invenção da roda de poliuretano revolucionou o skateboard e fez com que ele se tornasse um esporte popular. Isto porque, antes as rodas eram feitas de ferro ou de baquelite (um plástico resistente), ambas dificultavam as manobras e chegavam até a causar acidentes. Elas foram criadas em 1972 pelo engenheiro químico e surfista Frank Nashworthy. 10) No final da década de 70 o skate criou, de fato, uma identidade própria conectando-se à contracultura presente na época, a New Wave e ao Punk, ganhando a característica de um esporte rebelde. 11) Em 2004 foi criado o Go Skateboarding Day. A data criada pela International Association of Skateboard Companies (IASC) é celebrada em diversos países em 21 de junho como Dia Mundial do Skate. Em São Paulo, é celebrado em 03 de agosto o Dia do Skate Paulista. A data foi oficialmente criada em 1995 pelo então vereador Paulista Alberto “Turco Louco”. 12) Jason Lee (indicado ao Globo de Ouro de melhor ator em seriado cômico por seu papel em My Name is Earl) e Bam Margera (conhecido por sua participação no programa de televisão Jackass, da MTV) foram skatistas profissionais que se tornaram atores de cinema.

2019Setembro DECCS SKATE 19


GRATIDÃO

Sonhar, viver, e todo dia agradecer. Obrigado, Deus. Edição Setembro Deccs Skateboarding M a g a z i n e


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.