Deccs Skateboarding Magazine #8 - Revista Skate

Page 1

PATRICK VIDAL / LUCAS KOASKI / CONEXÃO AM / JULIO RAMOS / SKATE FEM

deccs Magazine DESTAQUE

PATRICK VIDAL CONEXÃO AMADOR

CONEXÃO AMADOR

LUCAS KOASKI LEONARDO MEGDA LUIZ GUSTAVO BRENDAW REINEL MARCELO MOURA PEDRO MARTINS RODRIGO POZÃO MARLON RODRIGUES

MATERIA

ESCOLA DE SKATE DO BOB

JULIO RAMOS

SKATE FEM

NATALIA MORAES

08 CAPA: PATRICK VIDAL

FOTO: VICTOR MORAES INSTA: @VICMORAESSS MANOBRA: FS BLUNT SLIDE

editora

DCS


DENTINHO

METHOD-ARACAJU SE Foto: CARLOS PAPEL

desde 93

desde 93

hool old sc

old sch ool

@

79-9 9831-6873

funhousedistribuidora@hotmail.com


Luiz Gustavo Luiz Gustavo Meu nome é luiz gustavo mais conhecido como neguin,sou skatista Amador e sou local da pista AP5 Skate Plaza. Há quanto tempo você anda de skt? Ando de skate há 8 anos. Quem foi seu maior incentivo para andar de skate? Meu maior incentivo para andar de skate foi meu irmão mais velho que me incentivou desde sempre. Porque o Skate falou mais alto na hora de se decidir skate ou BMX ? Meu pai ia me dar uma BMX de presente pois eu gostava de andar de Bikecross,então meu irmão veio primeiro e me deu um skate novinho.Quando comecei a andar eu curti muito justamente pela energia que o skate proporciona ao acertar uma simples manobra ou até mesmo remar,e desde então virou meu maior vício. Qual foi a sensação em colocar a primeira vez o skate no pé? A sensação foi incrível,pois eu me adaptei muito rápido e parecia que era pra mim aquilo (andar de skate),principalmente quando acertei meu primeiro ollie,foi a maior felicidade da minha vida ter subido a calçada. Porque voce diz skate é um Vicio ? Não só para mim,mas para todos os skatistas de verdade,o skate é um vício pois vc dorme pensando no skate,acorda pensando no skate,come pensando no skate e o pior é quando começa a chover antes da sessão e não ter lugar coberto para andar,vc fica numa tristeza e ódio enorme por não poder andar,justamente por isso que eu considero o skate um vício!

Som que estiga seu Role? Wu-Tang Clan - Bring Da Ruckus. Esta filmando para alguma vídeo parte?Qual? Sim,estou gravando para participar da vídeo part de um irmão(amigo),porém não sabemos o nome ainda para colocar.

Para finalizar o que você tem a dizer para os outros skatistas brasileiras? Nunca seja desumilde com ninguém, pois skatista é tudo irmão.

Foto: Felipe Soares manobra: Croocked F/s

17 Anos, Londres, PR

Qual foi suas conquistas em eventos? nos conte um pouco sobre? Tenho apenas duas medalhas na categoria iniciante,uma em 4° lugar e outra em

Como esta sendo o seus treinos? Estou treinando todos os dias,me esforçando em busca do aperfeiçoamento das tricks,a executacão de manobras novas e o mais importante,se divertir com a rapaziada.

Maior dificuldade em ser skatista na sua área? Acho que a maior dificuldade de ser skatista na minha área é a falta de recursos,tanto financeiramente para poder adquirir peças novas quanto o apoio da prefeitura,pois não temos água por perto e nem luz para andar de noite.Então sempre buscamos nos ajudar um ao outro,fortalecendo com peças usadas,trazendo água de casa e andando no sol de 40°graus,porém,mesmo com essas faltas de recursos nos empenhamos ao máximo e fazemos o rolê acontecer.

Com o meu Skate eu peregrino pela cidade sem me preocupar em dar passos que possam me machucar, apenas deixo minha paixão me guiar.

Nos conte um pouco sobre sua correria na cena? Quando comecei a andar,não tinha pista perto da minha casa e eu era muito novo,tinha apenas 9 anos de idade e não podia sair da minha rua,então basicamente passei 1 ano e pouco andando sozinho. Chegava da escola e já ia andar de skate,até que os anos se passaram,fui ficando mais velho e conhecendo skatistas locais,desde então cresci andando de skate na Rua com a rapaziada que tinha conhecido e anos depois quando eu já estava com meus 14,15 anos,foi que descobri um espaço perto de casa no qual os próprios skatistas estavam construindo uma pista de skate,e foi lá que fiz minha segunda família(skatistas).Fui evoluindo bastante até se lesionar e decidir parar de andar,fiquei praticamente 1 ano parado,até que resolvi voltar a andar,só que dessa vez mais inspirado e dedicado pois era aquilo que eu queria/quero pro meu futuro,andar de skate!

3°lugar.A que eu mais gosto de lembrar foi quando fiquei em terceiro,pois era só até terceiro colocado e tinha mais o menos uns 20 participantes no iniciante,a maioria marretava e com base nisso eu fiquei meio sem esperanças de conseguir levar e justamente por isso dei meu rolê.Era 15 min de Two Tricks,errei apenas 2 voltas,quando chegou a última chance,mandei um Ollie pulando um cavalete e na sequência Flip 5050 B/s no obstáculo mais alto e complicado do campeonato,quando acertei,me senti aliviado e ao mesmo tempo feliz ao ver a energia que o público me proporcionou em base de gritos e aplausos,foi algo muito satisfatório pra mim,mesmo não ter ganhado em primeiro lugar.

Skate Amador / CONEXÃO

Deccs Magazine 03


foto: Ricardo Vilela Insta: @rsvilela

ÍNDICE / EDITORIAL

manobra: bs ollie

Indice

deccs

ssa foto foi feita durante uma sessão com meus grandes amigos Ricardo Vilela bruce Brandon Cauê mug em Balneário Camboriú sc. Na missão de achar algum lugar que pudéssemos aproveitar a luz que o dia estava proporcionando achamos essa entrada para caminhão de uma fábrica de móveis aonde todo mundo se expressou e consequentemente produzimos bastante material

‘‘

‘‘

Skater: Eduardo Narcizo 29 anos 17 de skate, Atual cidade: bombinhas Sc Insta: @eduardonarcizo

E

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

PATRICK VIDAL:...................................10-15 LUIZ GUSTAVO:..........................................03 LEONARDO MEGDA:................................06 LUCAS KOASKI:...........................................07 ESCOLA SKATE DO BOB:.........................08

BRENDAW REINE:.................................09 MARCELO MOURA:................................16 NATALIA MORAES :................................18 JULIO RAMOS:..........................................21 SKATEMAGDIGITAL:..............................22

Editorial

Brasil Skaters D IR E T O R E D IT O R IA L : A N D R E P A I V A E d it o r R e v is t a : A N D R E P A I V A R E V IS Ã O : A N D R E P A IV A E D IÇ Ã O : M A R Ç O D IA 0 1 N 0 8

A S S I N A N T E S : W W W .D E C C S M A G A Z I N E .C O M .B R

Agradecimento C h e g a m o s n a e d iç ã o N 0 8 M a rç o , te n h o q u e a g ra d e c e r a to d o s q u e e s tã o a b ra ç a n d o a d e c c s d e u m a m a n e ira in c rív e l e a c o lh e d o r, G ra tid ã o p o r to d o s q u e e s tã o n a e d iç ã o N 0 8 , v o c ê s s ã o g ra n d e s s k a tis ta s fo q u e m e n u n c a d e ix e m d e a c re d ita r q u e v o c ê s v ã o c h e g a r, a c re d ite e v o e . O B R IG A D O A T O D O S G R AT ID Ã O .

A R E V ISTA D E CCS M AG A Z IN E É U M A P U B LIC AÇ ÃO Q U IN Z E N AL D CS FOTO G R AFIA

R ic ard o Vile la,G u stavo D u tra,A lisso n M o ta,Tim m o ty ram o n ,Jo ão Vic to r M o u ra, Le an d ro M o n tie l,Vic to r M o rae s,A rth u r G o m e s,c aio alve s, jo e y d am in e lli,We ste r Fe rn an d o,M ate u s M o rais,Th iag o g o o g le 04 Deccs Magazine

CAPA: Patrick Vidal, esta em nossa capa de Março N08, com um FS BLUNT SLIDE monstro, acompanhe a entrevista inédita. Corre lá Pag, 10-15.


Skate Amador / CONEXÃO

Foto: Ricardo Vilela

Foto: Ricardo Vilela CAUÊ MUG - HIPPIE JUMP

LUIZ VILLAR - FS NUSE BLUNT

Foto: Ricardo Vilela

BRUCE BRANDON - BS ROCK SLIDE BIG SPIN OUT Deccs Magazine 05


CONEXÃO/ Skate Amador

FOTO: QUEIROZ FOTOGRAFIA

Fala galera , meu nome e leonardo megda mais conhecido como " leo " pelos amigos e sou apenas mais um louco apaixonado pelo SKATE . Ha quanto tempo voce anda de skate ? 10 anos , desde meus 14 anos de idade. Como se interessou pelo skate ? Cara foi uma cena muito louca , no bairro em qe eu moro sempre passava um garoto ou outro de skate eu sempre olhava bem pq achava muito daora mesmo nao sabendo andar , quando fui pra 8° serie da escola um menino ia de skate todo dia pra escola , ai fui aprendendo a andar e fui pegando o jeito e o amor pelo skate . Sua familia te apoiou? Muito , inclusive na minha epoca que corria uns campeonatos iniciantes meu pai sempre me levava nos eventos da regiao e concerteza isso me motivava mais e mais a ir nos eventos.

Leonardo Megda

Quais sao os seus patrocinios ? Otica rafael lopes Calistenia itatiba Vento sul valinhos

E musica , que musica estiga voce no role ? Curto muito uns rap nacional e é claro eterno chorao , inspiracao pra vida e pro role .

Qual o melhor pico ou pista de skt paara voce ? Atualmente um dos picos mais nype de rua é a praça rossevelt , muito skate e muita energia boa envolvida , e a melhor pista e a de itatiba , recentemente inaugurada muito top para manobrar.

Maior dificuldade em ser skatista na sua area ? Antigamente em itatiba o skate era visto como coisa de marginal , de vagabundo como em todos lugares , com o tempo o aumento do esporte na cidade comecou trazer resultados e visibilidade para a cena do skate e ano passado saiu a tao esperada pista depoois de 10 anos de promeca .

Esta filmando para alguma video parte ? Qual ? Em 2019 iniciei um projeto de comecar filmar só manobras de rua , escada gap , corrimao tudo o que for manobravel , porem de tantas imagens e takes que juntei decidi entao comecar a juntar e filmar uma parte so com imagens de celular , pois camera ta em falta rs rs entao vamo se vira com o que tem. Vou dar o nome desse video de cel parts kkk.

Skatista profissional em quem se espelha ? Varios desde pequeno adimiro o role dessas feras , chaz ortiz , paul rodrigues luan de oliveira entre outros Atual melhor equipe de skate brasileiro? Dc shoes Amador que gostaria de ver pro ? Todos meus amigos que estao no real corre do skateboard , so quem quer chegar la sabe como e dificil entao força e dedicaçao pra todos. Voce ja pensou em desistir do skate ? Confesso que ja , as veses por falta de peças e tambem quando fiquei maior de idade e me interessei por outras coisas , mas foi passageiro o amor pelo carrinho e muito maior e me propus a enfrentar todas barreiras pela frente . Melhor tour ? Minha primeira vez no "go skate day" de sao paulo , foi insano ver aqueles milhares de skatistas descendo a avenida paulista concerteza ficara eterno essa lembrança. O que voce tem feito hoje ? Hoje em dia trabalho de motoboy ( entregador ) no horario de almoco e o resto do dia e muito treino e skate , optei por esse trabalho para nao desistir de andar de skate , pois creio eu que se trabalhasse numa fabrica ou algo do tipo em horario comercial nao iria ter a mesma disposicao que agora .

FOTO: JOEY DAMINELLI MANOBRA: BS SMITH GRIND 06 Deccs Magazine

"Força pra lutar e fé para vencer !!"


Skate Amador / CONEXÃO

O que não s upor t a mais ve r no s k ate? interesse Manobras que ainda pr ete nde ace r t ar ? ss flip fs nose grind reverse Pr incipais r e des s ociais que us a? instagram Maior di f iculdade e m s e r s k at is t a na s ua ar ea? Na verdade me sinto abençoado na cidade que moro, tem muitas oportunidades s k at is t a pr of is s ional e m que m s e es pe lha? Mark appleyard Mar ca f ora do s k ate que gos t ar ia de te r pat r ocinado? Alguma de energetico Atual me lhor e quipe de s k ate Bras ile ir o? high Amador que gos t ar ia de ve r pr o? lachovski, lucas simora. E mús ica, qual s om ins t iga você nos r oles? Rock, hip hop e louvor Fale um pouco s obr e s eu f oto para 2020? Lançar duas videos partes e aparecer mais na midia

Es t a t rabalhando e m alguma v ide o par t ? Nos conte uma pr ev ia? Estou com muitos minutos de imagens, mas sempre da pra garimpar mais Me lhor Tour ? Europa 2014 Me lhor Manobra e Pico na Tour ? Nollie bs nose heel big spin em el prat O que você te m f e ito hoje? Te m algo a nos cont ar s obr e os s eus t r e inos e planos f utur os? Estou andando de skate tentando evoluir o maximo possivel O que você te m a dize r para os out r os s k at is t as bras ile iras? Diversão sempre

FOTO: CAIO ALVES MANOBRA: SS HEEL FLIP

Nunca desista, lute sempre.

Você te m pat r ocínios ou apoios? bliza skate shop

Lucas Koaski

Deccs Magazine 07


MATÉRIA/ Projeto Social

A historia da escolinha E

u me chamo Igor Vinicios de Souza tenho 32 anos, 19 de skate comecei a andar de skate no de 2001 na cidade local de Rondonópolis Mato Grosso, desde os 14 anos de idade e da lá para cá nunca mais parei. O projeto da escolinha de skate se espelha em um projeto que era desenvolvido no ano de 2013 por um amigo aqui na cidade de Rondonópolis, na qual eu tive participação no projeto por alguns meses. Devido a carência e o abandono da pista de skate no Monte Líbano fui motivado a iniciar o projeto da escolinha de skate bom na escola e bom no skate. Local onde estava sem iluminação a pista toda esburacada e o número de adeptos que praticavam skate no local eram mínimos. Com a iniciativa de aplicar as aulas na pista foi reativado o espaço onde hoje é utilizado todos os dias da semana. A aula do projeto social da escolinha de skate é realizada todos os sábados as 17horas na pista de skate na praça do monte Líbano. Iniciada as aulas na data de 23 de abril de 2016 e tendo continuado nos dias atuais contamos com 40 alunos inscritos no projeto social.

O projeto hoje com sua evolução e caminhada desenvolve oficinas: YOGA (Alongamento); IDIOMAS (Inglês); PALESTRAS E APRESENTAÇÕES; CAMPEOANATOS DE SKATE (Beneficente); AULAS DIGITAIS (Vídeo Cinema); Hoje o projeto com o caminhar está se tornando uma Ong, no qual agora em abril faremos 4 anos de existência, além de focar no lado social e educativo o projeto vêem dando frutos, pois temos alguns alunos que já participam de competições estaduais tendo excelente posicionamentos.

Objetivos Geral O Projeto possui objetivo: Difundir a técnica e a cultura do Skate no nosso município, promover o esporte como uma ferramenta de integração social e familiar, oferecer atividades sociais, esportivas, educacionais e culturais de qualidade;

Objetivos Específicos

- Capacitar a Criança no seu auto aprendizado no quesito psicológico físico e motor. Instruir a criança no aspecto humano, relacionado ao respeito amor e compaixão ao próximo. Priorizar a ocupação e utilização organizada e adequada dos espaços públicos; Fomentar a educação integral e incentivar a formação acadêmica dos alunos.

Justificativa

A escolinha de skate desenvolve a parte pedagógica bom na escola bom no skate, no qual trabalhamos diversas oficinas em prol dos alunos terem o foco voltado para os estudos evitando a evasão escolar notas ruins, tendo essa interação esporte e escola lado a lado mostrando a verdadeira importância dos estudos. Esse Projeto se inspira no trabalho da evolução do esporte, da arte e cultura em nossa cidade.

S E v o c ê d e se ja a ju d a r o p ro je to e n tre e m c o n ta to c o n o sc o a tra v é s d a s n o ssa s re d e s so c ia is: w w w .fa c e b o o k .c o m /E sc o lin h a sk a te b o b / h ttp s://w w w .in sta g ra m .c o m /e sc o lin h a d e sk a te d o b o b / O u e n tre e m c o n ta to p e lo e -m a il Ig o r_ro o @ h o tm a il.c o m o u p e lo te le fo n e (6 6 ) 9 9 6 8 3 -8 8 9 3 ;

08 Deccs Magazine

Igor Vinicios de Souza


BRENDAW REINEL

Salve rapaziada meu nome é Brendaw Reinel skatista amador de Elói Mendes Sul de Minas e tô aqui pra compartilhar um pouco de minha trajetória no skate. Há quanto tempo você anda de skt?

A 13 anos contando com o tempo que tive que parar.

Como se interessou pelo skt? Visitei a casa de um amigo na época ele tinha um skate de loja de brinquedos com o shape que a galera chamava de tubarão, tentei o dia todo e apanhei muito rsrsrs por conta do equilíbrio e aquela dificuldade me encantou. Sua família te apoiou?

No começo não tinham receio medo, graças a meu padrinho ganhei meu primeiro skate sem o concentimento da minha mãe hahaha com o tempo aceitaram mas achavam que era fogo de palha meu pai me levava em uma cidade vizinha e falava pra eu descer as rampas se eu gostava da parada tinha que superar meus medos meu coroa sempre foi mó bom nos conselhos pra minha correria no skate pra vida também é nós kakakakak minha mãe sempre teve medo mas depois que viu que não tinha jeito e depois dos primeiros ralados e torsões e viu que eu não desisti da ela se acostumou hoje geral da maior apoio inclusive até colam em eventos de cidade vizinha pra me ver falando nisso faz um tempo que não colam já tô cobrando em família hahahaha.

Quais são seus patrocínios?

Distribuidora de tênis Est King da qual sou atleta da Axs Fotwear skateboarding, Skateshop Porão do Skate, Peralta Street Wear, Colarinho de Pano, Mo2 Academia, Silvério's Barbershop, Empório Mazza Mazza. A procura de uma marca de shape.

Esta filmando para alguma vídeo parte?Qual?

E música, qual som instiga você nos roles?

Curto vários tipo de som mas o rap é o que mais me estiga curto muito Tupac, Wutanclan, Sabotage entre outros. Maior dificuldade em ser skatista na sua área: Reconhecimento, mídia, pistas e apoio, patrocínios. Aqui ah galera é muita guerreira e empenhadas por não terem muita pretensão as vezes de coisa maior por falta de projetos importantes que move a cena do skate na região não generalizando tem uma galera que faz a correria pra cena acontecer tanto skatista como pessoas do meio do skate o sonho e o amor no skate é muito visível por aqui e tem muito moleque talentoso me orgulho da minha região.

Como esta sendo sua correria no cenário Amador?

Estou tentando sempre dar meu melhor evoluir cada vez mais mostrar cada vez mais que eu posso.Eu amadureci muito o skate me ajudou muito nessa questão e minha visão dentro dele é diferente de anos atrás. Corro atrás de dar meu melhor filmar tentar acompanhar essa cena do skate junto a meus patrocinadores mesmo aqui no interior em uma cidade pequena mas tô no corre e tenho sonhos e vontades a ser realizadas como skatista e como amante desse esporte maravilhoso.

Nos conte sobre seu sonho de chegar a Profissional?

Acho que esse sonho é de todo moleque que começa a andar e com certeza tem com ele pessoas ué são inspirações entre elas alguns profissionais esse sonho se mantém vivo no meu coração e na minha cabeça deve ser muito louco você ver sua história sendo contada em um model a parada é tão cabulosa que um model quem conhece sua trajetória vai olhar e vai saber que tá resumido ali tudo que você passou e correu atrás tudo em um model inclusive a gente deve ser bem louco. Quem sabe um dia ainda né ahhaha

Resuma o Amor que voce tem pelo skate?

Estilo de vida, aprendizado e crescimento tanto como pessoa pra você mesmo quanto com seu próximo. Deixe uma mensagem para os Leitores? Andar de skate por amor pra se divertir sonhe alto mas sem tirar os pés do chão não se preocupe com patrocínios isso vai acontecer quando suas prioridades no skate forem outra a principal evoluir pra vc mesmo ser melhor que você mesmo. Humildade sempre e Tmj rapaziada

São vários anos muitas cicatrizes pelo corpo sequelas de guerras mas o soldado não está morto eu resisti guerreiro como eu me orgulho disso. Parte da música Destino da " A Tropa" acho que isso resume a correria skateboard e me identifico. FOTO: MATEUS MORAIS MANOBRA: NOLLIE TAIL SLIDE

26 Anos, 13 de skate, Elói Mendes (Minas Gerais)

Vídeo parte em si não vou lançar o vídeo Achados e Perdidos na Skate Mag no começo de Março e sempre estou fazendo vídeos pra insta mas quero desencadear esse projeto de uma vídeo parte pra começar esse ano ainda.

uma parada chamada Espondelartrite que atacava as articulações inflamava e infraquecia os nervos. Então iniciei meu tratamento e junto a ele a proibição total pelos médicos sobre minha volta ao skate isso pra mim foi duríssimo mano eu amava e amo a parada demais de tanta discussão minha com os médicos que me tratavam e com minha família principalmente minha mãe que tava preocupada demais com aquilo tudo durante esse tempo acho que de uns dois anos os médicos me deram a opção continuar a andar e arriscar a romper dinovo ou talvez nunca acontecer mas se acontecesse eu iria ficar alejado com sequelas irreversíveis por que não teria como recuperar perfeitamente e que a escolha era minha kakaka os caras já estavam puto comigo porque eu não aceitava lembro direitinho do reumatologista o fisioterapeuta o ortopedista e o cirurgião falando essa parada pra mim eu dei um sorriso e disse mano prefiro ficar alejado fazendo o que gosto do que chorando por não fazer e foi assim volte a andar ralei pra caramba por muito tempo i tomei remédios me tratei passei por altos e baixos ficou pequenas sequelas mas estou aqui felizão e graças a Deus e aos Orixás nunca aconteceu e nem vai.

Skate Amador / CONEXÃO

Voce ja pensou em desistir do skate?

Desistir não eu já perdi muito meu chão quando foi dito que teria que deixar o skate.

Nos conte sobre sua lesão grave onde afastou voce da cena do skate?

Assim que passei pra amador em um dia normal de rolê tive o rompimento do tendão de Aquiles em dois lugares com uma manobra que saiu errada em um dos piores lugares pra ele se romper um pouco a cima do calcanhar e quase a panturrilha junto ah isso descobri que tinha

Deccs Magazine 09


..... ..... ..... ..... ..... ..... ..... ..... ..... ..... .....

Patrick

Vidal 10 2020Fevereiro N06 DECCS SKATE


..... ..... ..... ..... ..... ..... ..... ..... ..... ..... ..... FOTO: VICTOR MORAES MANOBRA: SS CROCKET

2020Fevereiro N06 DECCS SKATE 11


ENTREVISTA/ Skate PRO

2 0 a n o s m a is o u m e n o s N a r u a a o n d e m o ro t in h a u m p a rc e iro q u e a n d a v a e e le c o lo c a v a u m c a ix o t e n a r u a e c o lo v a u m a g a le r a p r a a n d a r. C o m e c e i a c o la r p e g u e i u n s s k a t e e m p re s t a d o n o in íc io a t é q u e c o m p re i o m e u e n u n c a m a is d e ix e i d e a n d a r.

A s fa lt in h o lis o n é e p is t a o ia p i. T X e T ia g o le m o s re p re s e n t a m n o m u n d ã o s k a t e é in s p ir a ç ã o .

N o in íc io fo i c o m p lic a d o m a is c o m o t e m p o p a s s a n d o c o m e ç a r a d a r m a io r a p o io .

e s t o u p a r a o p r im e iro v íd e o d a C h a z e q u e s a ir á lo g o m a is .

C o m 2 4 a n o s .M u it o s k a t e t o d o d ia fi lm a n d o n a s r u a s fa z e n d o v íd e o p a r t e s e fo t o s p a r t ic ip a n d o d e e v e n t o s e t e r c o n e x ã o b o a c o m a s m a rc a s q u e e s t ã o c o m v c . N a d a fá c il c o n s e g u ir v ir a r re a lid a d e u m so n h o .

ö u s B a rc e lo n a 2 0 0 9

Ö u s , C h a z e , b r a t s , d o m e ,p t g S im S S k ic k O p la n o é s e g u ir v ia ja n d o p ro d u z in d o e d e s e n v o lv e n d o p ro je t o s c o m o s p a rc e iro s . 12 Deccs Magazine

­ T u b a r ã o S a n t a C a t a r in a . E v e n t o n o a n t ig o e s p a ç o d o a lg e lo n i d ia e s p e c ia l p o is a lé m d e le v a r o c a m p e o n a t o c o n s e g u i le v a r o b e s t t r ic k e a in d a s e g u ir g r a v a n d o n o m e s m o d ia p a r a o v íd e o d o s im p le s m e n t e . Q u e d ia !! ­ A p e rd a d e L a u re n c e re a li S im p le s m e n t e S k a t e v íd e o in d e p e n d e n t e q u e s o m a c o m a e v o lu ç ã o a g e r a ç õ e s . ­ H ip h o p

FOTO: VICTOR MORAES MANOBRA: BS HEEL FLIP

Pat


Skate PRO / ENTREVISTA

l a d i V k c tri Deccs Magazine 13


ENTREVISTA/ Skate PRO

14 Deccs Magazine

k c i r t a P

Vida


iV dal

Te m m u it a g e n t e a n d a n d o b e m e o n ív e l c a d a v e z m a is a lt o . In d e p e n d e n t e d a s d ifi c u ld a d e s q u e v iv e m o s a q u i s e m p re s u rg e m m a is n o m e s. ­ A le g r ia p a r a v iv e r ­ b u s q u e c o n h e c im e n t o e e n t e n d a o s e n t im e n t o d o s k a t e . N ã o s e ja u m t o lo q u e s ó q u e r s e r m e lh o r s e m re s p e it a r n a d a . M a n o b r a s to d o s sa b e m p o stu ra é q u e fa lt a e m m u it o s .

// Patrick Vidal 31 ANOS, 20 DE SKATE PATROCINIO: OUS, CHAZE, BRATS, DOME, PTG RESIDE EM CANOAS -RS

..... ..... ..... ..... ..... ..... ..... ..... ..... ..... .....

al

Skate PRO / ENTREVISTA

Busque o seu caminho FOTO: LEANDRO MONTEIEL MANOBRA: SS VARIAL HEEL

Deccs Magazine 15


CONEXÃO/ Skate Amador

FOTO: ALISSON MOTA

Marcelo Moura Meu nome é Marcelo Moura, sou skatista Amador da Região de São Paulo Há quant o t e mpo vo c ê anda de s k t ? Ando a 15 anos Como s e int e r e s s ou pe lo sk t? Por causa dos meus primos, eu os via realizados em cima do skate, queria sentir a mesma coisa. Sua f amília t e apoiou? Um pouco

Quais s ão s e us pat r o c ínios? Classic Mafia Qual o me lhor pic o ou pis t a de s k t pra vo c ê? O vale com certeza pra mim foi o pico mais marcante, mas isso é história para outro dia Es t a f ilmando para alguma v íde o par t e?Qual? Estou filmando meu próprio projeto. E mús ic a, qual s om ins t iga vo c ê nos r ole s? Travis scott, Meek Mill, Logic,

mas não vai ser difícil tirar meu fone e eu estar ouvindo limp bizkit, Stone Sour ou um Funk por exemplo. Maior di f iculdade em s er s k atist a na s ua área? Visibilidade s k atist a prof is s ional em quem s e es pelha? Caleb Rodrigues. Atual melhor e quipe de s k ate Bras ileiro? OÜS Amador que gost ar ia de ver pro? Mariano Nunes Voce ja pens ou em des istir do s k ate? Uma certa época, quase todos os dias eu pensava, hoje eu tenho o impulso de pessoas ao redor que não me deixam baixar a cabeça. Melhor Tr ip: Belo Horizonte-2018 O que você tem feito hoje? Treinando, trabalhando e sempre sorrindo. Para f inalizar dei xe uma mens agem a todos os s k ater que est ão lendo s ua ent rev ist a? Você é o Herói da sua História.

16 Deccs Magazine

FOTO: ALISSON MOTA MANOBRA: F/S NOSE GRIND

Seja Melhor do que ontem.


Amador que gos t ar ia de ve r pr o? YGOR MARQUES E GABRIEL SANTOS

Qual o me lhor pico ou pis t a de s k t pra você? Não tenho nenhum favorito, mas confesso que gosto bastante de sair pelas ruas conhecendo picos novos e se divertido a cada manobra.

Você já pe ns ou e m des is t ir do s k ate? NUNCA

Es t á f ilmando para alguma v íde o par te?Qual? No momento nenhuma em específico, mas estou trabalhando está idéia!

Me chamo ​Marlon Rodrigues, tenho 19 anos e atualmente moro em Marilândia do Sul. Há quanto te mpo você anda de s k t ? 6 anos Como s e inte r es s ou pe lo s k t ? Quando eu tinha uns 7 anos , ganhei um skate , mas não levei adiante, então aos 13 anos , em minha cidade um skatista resolveu iniciar um projeto social na cidade para incentivar o esporte, e comecei ver a galera andar, ganhei um skate da minha mãe e não parei mais. Sua família te apoiou? SIM, MINHA MAE SEMPRE ME APOIOU COM O POUCO QUE TÍNHAMOS, MAS ME AJUDOU MUITO NA COMPRA DE MATERIAIS PARA PODER ANDAR. Quais s ão s eus pat r ocínios? No momento faço um corre independente, trata-se de um projeto social, no interior do Paraná, onde

E mús ica, qual s om ins tiga você nos r oles? Não pode faltar um rap. Rzo, Sabotage, Dr.Dree , Nas Maior di f iculdade e m s e r s k at is t a na s ua ár ea? Depois que nossa pista foi construída melhorou um pouco, mas ainda falta skate shop na cidade, e temos pouca visibilidade. Todo material que usamos é de corre com marcas de outras cidades para podermos andar. Sk at is t a pr of is s ional e m que m s e es pe lha? ROGÉRIO FEBEM, LUCAS BONILHA, THIAGO LEMOS At ual melhor e quipe de s k ate Bras ile ir o? LION ROOTS CREW (YGOR MARQUES, ROGÉRIO FEBEM, GABRIEL SANTOS, WILLIAN SECO, CARIJA FUJI, FERNANDO BILL, AXEL, ROBSON GODOY, RAFAEL HORTENCCi.)

Marlon Rodrigues

FOTO: THIAGO GOOGLE MANOBRA: ROCK DE FRON

Skate Amador / CONEXÃO

incentivamos jovens a andar de skate com intuito de fortalecer a cena do skate.

Me lhor Tr ip: Foi no Chabelo em Maringá, quando estávamos bem no início do projeto, e tivemos um projeto paralelo chamado aldeia skate tour, onde visitamos as cidades vizinhas para conhecer novos picos. Esse projeto estava em andamento até nossa pista ser construída. O que você te m f e ito hoje? SOU SKATISTA E UM DOS RESPONSÁVEIS POR CUIDAR DO PROJETO ALDEIA SKATE, VOLTADO PARA O INCENTIVO DO ESPORTE NA CIDADE. ESTOU NO 20 ANO DE QUÍMICA NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. E TAMBÉM CONSIGO FAZER O CORRE DE PEÇAS DE SKATE PARA VENDAS NA CIDADE , DEVIDO FALTA DE SKATESHOP Para f inalizar de i xe uma me ns age m a todos os s k ate r que es t ão le ndo s ua e nt r ev is t a? Mesmo com problemas e obstáculos, o melhor a se fazer é tentar novamente. É isso que o skate mais ensina pra nós.

19 Anos, 6 anos de skate

MARILÂNDIA DO SUL

“Um bom lugar só se constrói com humildade”

Deccs Magazine 17


CONEXÃO/ Skate Feminino FOTO: WESTER FERNANDO MANOBRA: FS ROCKSLIDE

Qual foi a sua melhor premiação/pontuação atingida? Minha melhor colocação foi em 5 no Campeonato Brasileiro, eu tive a oportunidade de correr o primeiro STU que teve no RJ Qual o seu maior sonho? com certeza o maior sonho é gravar um vídeo part na rua, envolver meus amigos que sempre estiveram comigo !!

Natalia Moraes Quando você começou a andar de skate? Como foi esse começo? Eu jogava Tony Hawks no ps2, logo ficava pedindo para minha mãe comprar um skate, dai no dia do meu aniversário ela me deu um skatin top, eu quase morrii, de alegria é claro, e desde então não parei mais Qual foi o maior incentivo? Minha família sempre me apoiou Qual manobra foi a mais difícil? Big flip na transição Que tipo de som você curte ouvir para andar? Rap nacional de preferência Indique uma música perfeita para o rolê? Black Alien – A baixo de zero Você tem patrocínios ou apoios? É as GURIAS SKATEBOARD 18 Deccs Magazine

O que você tem feito hoje? Tem algo a nos contar sobre os seus treinos e planos futuros? Olha ai vocês me pegaram... tive um baby faz 1 ano e 3 meses voltei faz 2 meses a dar um role, eu estou entrando na pegada novamente, procuro andar sempre que posso, geralmente é a noite e nos finais de semana. Quero votar a correr uns camps, para conseguir um apoio. O que você tem a dizer para as outras skatistas brasileiras? Nada é impossível, tudo no seu tempo, o skateboard é um estilo de vida, aproveite cada role, cada campeonato, as milhares de pessoas que você conhece em cada trip, pois isso é o que você leva da vida, a VIVENCIA! O que não suporta mais ver no skate? Preconceito, o skate ainda é muito criminalizado, infelizmente somos tachados de vagabundo, pelo sistema. E quem poderia nos ajudar vira a cara e esquece a essência

Natalia Moraes Manobras que ainda pretende acertar? Flip Crocked

Maior dificuldade em ser skatista na sua área? Com certeza, pista local !... Andamos em uma pista que nem cantoneira tem no caixote. Skatista profissional em quem se espelha? Pamela Rosa e Monica Torres Fale um pouco sobre seu foco em para 2020? Quero correr todas as etapas do campeonato paranaense e conseguir garantir a minha vaga para o brasileiro!! Fique à vontade para se expressar a todos que estão lendo sua entrevista? Agradeço a todos os envolvidos, estar novamente representando o skate feminino não tem preço, hoje eu sinto que vivo o skate, esse estilo que fez eu viver novamente, me deu a força que eu mais precisava nos dias difíceis, cada role foi sagrado e é muita Gratidão no coração, viva as Gurias Do Skateboooo !!!

Se Tu Lutas, Tu Conquista, SNJ


Skate Amador / CONEXÃO

SK ATISTA PROFISSIONAL QUE SE ESPELHA? Vish mano, tem vários...Patrick Vidal, Tiago Lemos, Wade Desarmo, Pedro Iti, Dwayne Fagundes, Tiago Garcia, André Hiena, James Bam Bam, Rodrigo Tx, e outros. impossível escolher só um. ATUAL MELHOR EQUIPE DE SK ATE BRASILEIRO? OÜS

AMADOR QUE GOSTARIA DE VER PRO? Rodrigo de Souza, Alexandre Calado, Rafael Eduardo, Pedro Biagio, Nicholas Dias, Matheus ferreira, Artur Ribeiro vulgo Rato, entre outros. VOCE JA PENSOU EM DESISTIR DO SK ATE? Já, quando eu me mudei para uma cidade no interior do estado, para trabalhar com o meu pai, dar uma ajuda nos negócios da família. Nessa época eu já cursava o 5º semestre da faculdade de Direito em Campo Grande. Minha rotina depois que mudei para Sidrolândia, no interior, era acorda 04:00hrs da manhã para pegar o ônibus e ir para a faculdade, ficava a manhã inteira na capital e ao meio dia o ônibus retornava pro interior com os estudantes. Na parte da tarde eu trabalhava na borracharia com o meu pai e ficava por lá até umas 19:00/ 20:00 hrs. Não me restava muito tempo para andar de skate e nem energia, mas eu sempre soube o que eu queria, que era andar de skate e consegui entender que foi uma fase necessária para a minha vida, e logo as coisas se ajustariam.

Foto: João Victor Moura Manobra: Halfcab fs noseslide

Salve, rapaziada! Meu nome é Pedro R. Martins Terra, moro em Campo Grande no estado do Mato Grosso Do Sul e tenho 22 anos. HÁ QUANTO TEMPO VOCE ANDA DE SK ATE? Entre 8 e 9 anos, não sei ao certo! Rsrs. COMO SE INTERESSOU PELO SK ATE? Quando eu estava no 8 ano do ensino fundamental, na escola. Tinha um menino que sempre levava o skate para a escola e dava um role por lá, deixava as tiazinha do corredor de cara kkk, foi meu primeiro contato e depois de um tempo fui atrás para conseguir um para mim também. Eu sempre brinquei com fingerboards, ta ligado? então sempre existiu uma curiosidade, uma vontade de tentar andar no "de verdade". Quando consegui comprar o meu, foi a maior alegria e nunca mais parei. SUA FAMILIA TE APOIOU? No início, sim. Era como jogar bola ou fazer qualquer outra coisa. Hoje é diferente, o skate ocupa a maior parte do meu tempo . Hoje eles "aceitam" o que eu faço, eles começaram a perceber que o corre do skate é por amor e não por dinheiro, e isso causou uma insegurança neles em relação ao futuro, mas eu acredito em viver o presente, é isso o que realmente importa! Acredito que meus pais gostariam que eu seguisse na aréa jurídica, trabalhando como advogado ou concursado na área pública. Sou quase formado em Direito mas não consigo me imaginar fazendo essas coisas, quero trabalhar no meio do skate !!

QUAL O MELHOR PICO OU PISTA DE SK ATE PARA VOCE? O "falecido" Vale do Anhangabaú. ESTA FILMANDO PARA ALGUMA VIDEO PARTE ? QUAL ? Estou filmando na rua sempre que posso, a vontade de fazer uma video parte sempre existiu, mas tive que dedicar a maior parte do meu tempo nos últimos anos para os estudos e trabalho. Agora, que praticamente terminei a faculdade, vou conseguir fazer o que realmente gosto e trabalhar em algum projeto de video!! E MUSICA , QUAL SOM ESTIGA VOCE NOS ROLES? Um bom rap nacional, Wu tang clan, 2PAC e entre outras coisas. MAIOR DIFICULDADE EM SER SK ATISTA NA SUA AREA? Percebo que nossas pistas são abandonas pelo poder público. Depois de inauguradas, nenhuma delas receberam algum tipo de revitalização que veio da parte do governo. Todas as melhorias que as pistas daqui receberam foram de nossas mãos, as mãos dos skatistas. Sempre foi Nós por Nós!!!

O QUE VOCE TEM FEI TO HOJE? Atualmente moro com a minha namorada e tenho dedicado o meu tempo ao skate, ando sempre que posso, todos os dias praticamente, já acordo pensando em qual pico vou andar!!! Busco estar sempre perto da família , passar algum tempo com meus pais e minha irmã! Dedico também uma parte do tempo aos estudos no inglês, estudo sozinho em casa pois sempre tive vontade de falar um outro idioma. Junto com os meus camaradas da Rema Board House venho trabalhando para a realização de um projeto, que é poder trabalhar com skate, em breve iniciaremos as aulas da escolinha de skate, na pista que existe nos fundos da loja. Vai ser uma experiência muito gratificante trabalhar com aquilo que eu realmente gosto.

Pedro Pedro Martins Martins

QUAIS SAO SEUS PATROCINIOS? Atualmente conto com o apoio da loja Rema Board House.

MELHOR TOUR? Eu tinha uns 15 anos de idade e ganhei um ingresso para assistir o Rota Panamericana organizado pela Nike SB lá em São Paulo, uns 1000km de minha cidade. Eu já sabia que meu pai não deixaria eu ir, mas já estava tudo certo, a passagem, o lugar para ficar, os ingressos do evento, era uma oportunidade única e não poderia perder. Eu fui sem falar para o meu pai, sai de Campo Grande numa quinta de noite de ônibus com um amigo da época e meu pai só descobriu que eu tinha viajado quando já era segunda feira. Chegamos aqui na cidade de volta na segunda pela manhã e eu já fui direto da rodoviária para a escola, de mala e tudo kkkkk Foi a minha primeira vez na capital paulista, eu vi todos os skatistas do time da nike andar pessoalemente, os caras que só via em video, sem falar em todos os outros manos monstros que eu trombei la no evento. fiquei em "shock" kkk. Colou quase todo mundo da cena do skate nacional nesse dia, foi muito style. Nessa viagem eu passei uns dias na casa do André Hiena, sem palavras, vários aprendizados, com certeza o mano mais skateboard que já conheci. Por lá também conheci vários manos firmeza do skate, que tenho contato até hoje. Foi uma viagem que marcou minha vida.

Deccs Magazine 19


CONEXÃO/ Skate Amador

FOTO: TIMMOTY RAMON MANOBRA: BACKSIDE TAIL

Rodrigo Pozão Salve raPaziada, meu nome É RodriGo NaGo e Silva mais conhecido como PozÃo,tenho 29 anos, local do museu do iPiranGa e Pista da saude, skatista amador e Professor de skate.

Há quanto tempo você anda de skt? Esse ano completo 20 anos de skate Como se interessou pelo skt? Quando eu tinha 10 anos ganhei um skate do meu pai pq na epoca o skate estava muito em evidencia, mas em 2002 sofri um acidente que me afastou de todos os esportes e minha unica diversão era jogar video game e meu jogo favorito era o tony hawk pro skater e prometi pra mim mesmo se não tivesse nenhuma sequela DESSE ACIDENTE EU REALMENTE COMECARIA A ANDAR E LEVAR A SERIO.

Sua família te apoiou? No começo não, ficavam com medo de eu nao querer nada com a vida ou me machucar serio,mas quando perceberam que eu realmente amava andar de skate e estava encarando aquilo como profissão eles aceitaram e hoje ate gostam haha. Quais são seus patrocínios? Atualmente estou só na marca de shape americana Ouderspace onde ja faço parte do time a 7 anos.

Atual melhor equipe de skate Brasileiro? time ta ous esta bem forte Amador que gostaria de ver pro: alexandre calado, meu amigo testa

Qual o melhor pico ou pista de skt pra você? Gosto muito de andar na quadrinha da espraiada.

Voce ja pensou em desistir do skate? NUNCA , SKATE É TERAPIA. PRETENDO ANDAR DE SKATE ATE OS 100 ANOS

Esta filmando para alguma vídeo parte?Qual? Sim , ano passado fiz algumas imagens em barcelona e esse ano vou soltar a parte. O titulo do video vai ser ‘’isso aqui é uma guerra’’ e vai ter participação de amigos.

Melhor Tour? tour pela california com o time da Ouderspace, um sonho que realizei com certeza

E música, qual som instiga você nos roles? MUSICA ANTIGA HAHAH. BASICAMENTE RAP NACIONAL E GRINGO DOS ANOS 80/90, FUNKY SOUL , PUNK ROCK E HARDCORE. 20 Deccs Magazine

Maior dificuldade em ser skatista na sua área? falta de material de qualidade assecivel, muitas vezes dinheiro pra fazer algum corre e bons skatistas na mesma intenção skatista profissional em quem se espelha: rodrigo tx.

O que você tem feito hoje? Tenho trabalhado muito com skate, tentando viciar cada vez mais pessoas assim como sou viciado,terminando faculdade de ed fisica e lendo sobre diversos assuntos, tenho andado muito tambem e busco me cuidar comendo bem e fazendo outros esportes que complementam o skate

"Um passo a frente e você não esta mais no mesmo lugar!"


Historia de Julio Ramos / Materia

a lt o , e m e u jo e lh o “re c u p e r a d o ” t e v e q u e s e r o p é d e a p o io , e lá s e v a i m a is u m t e m p o d e m o lh o , p e rd i o s “a p o io s ” s e n t ia m e d o , m in h a p e r n a fa lh a v a , e n fi m p a re i d e a n d a r d e s k a t e .

E

u s o u J u lio R a m o s , a t le t a a m a d o r, lo c a l d e G u a r u já S p , t e n h o 2 3 a n o s , a n d o d e s k a t e à 1 1 a n o s , e h o je v o u c o m p a r t ilh a r u m p o u q u in h o d a m in h a h is t ó r ia c o m v o c ê s , à 6 a n o s a t r á s e u e s t a v a p o r a í co m m e u sk a te , e m b u sca d o m e u so n h o , q u e s e m p r e f o i s e t o r n a r u m s k a t is t a p r o fi s s io n a l, s e m p r e f u i m u it o d e d ic a d o , t r e in a v a s e m o lh a r p r o r e ló g io , p o r q u e a lé m d a s m a n o b r a s , o s k a t e f o i a m e lh o r c o is a q u e e n c o n t r e i c o m o r e f ú g io . A li e u a fo g a v a m in h a s m á g o a s , a li e u v iv e n c ia v a m o m e n t o s b o n s , n ã o é a t o a q u e q u e b r a v a m u it o s sh a p e s rs. S e m p re fu i c a b e ç a d u r a , q u a n d o q u e r ia a p re n d e r u m a m a n o b r a , e n ã o s a ia d e lá a t é m e q u e b r a r, o u q u e b r a r o s h a p e , d ig o a s s im , p o rq u e e u n ã o p a r a v a , e t e n t a v a s e m p re u m a d ife re n t e , e n fi m n u n c a m e d i e s fo rç o s , q u a n d o o a s s u n t o e ra S k a te . O c a m p e o n a t o p o d e r ia s e r h o r a s d e v ia je m , n u n c a m e im p o r t e i s e m p re fu i, s o m e n t e c o m o d in h e iro d e id a , v o lt a e in s c r iç ã o , le v a v a a lg o p r a c o m e r d e c a s a p ro s 2 d ia s d e t r ip , m u it a d is p o s iç ã o , c o m o in t u it o d e fa z e r a m iz a d e n a p is t a e t e r o n d e fi c a r, q u a n d o n ã o ro la v a , a p is t a e r a o m e lh o r lu g a r p r a d e s c a n s a r o u a ro d o v iá r ia , t iv e u m a in fâ n c ia b e m lo u c a , s o fr ia d e a n s ie d a d e d e s d e m e n o r, e a t é e n t ã o n ã o m e a t r a p a lh a v a m u it o , p o is c o n s e g u ia d ix a v a r e la e m t r ic k s e e m v iv ê n c ia s . A t é o d ia e m q u e fu i d e s c e r u m c a n o d e n o lie fs ro c k , e n ã o p a s s o u o c a n o , p e g o u d e fs c ro o c k e t e c o r re u , n a h r e u p e n s e i, é c a g a d a , m a is v o u p o r o p é e b o a , fo i q u a n d o e s p ir ro u , le m b ro d e c o m o fo i a q u e d a , u m p é fi c o u e m c im a d o s k a t e e o p é d e t r a z fo i p ro c h ã o , fa z e n d o u m e s p a c a t e , à p e r n a a b r iu a t é d e p o is d o lim it e , q u a n d o o t ê n is t r a v o u n a p is t a d e m a d e ir a , o u m e u jo e lh o e s t r a lo u , e fo i u m a d o r b iz a r r a , q u e já m e d e it e i p e n s a n d o , n ã o a c re d it o , a c a b o u , e a g o r a , o q u e e u v o u fa z e r, s é r io , fo r a m p o u c o s s e g u n d o s d e d e s e s p e ro e m ilh a re s d e c o is a s p a s s a n d o n a m in h a m e n t e . F u i le v a n t a r, n ã o c o n s e g u i, p u x e i m e u jo e lh o , e s t r a lo u m a is u m a v e z , e m e d e u u m a le v e a liv ia d a , c h a m a r a m a a m b u lâ n c ia , a p ó s u m a h r d e e s p e r a , n a d a , lig u e i p r a u m a a m ig a q u e m o r a v a p e r t o d a p is t a e m e le v a r a m p ro h o s p it a l, c h e g a n d o lá , r a io x o m é d ic o d is s e q u e e r a s ó p o r g e lo e re p o u s a r, fi q u e i d e b o a , a t é o d ia e m q u e fo i u m r a p a z n a ig re ja o n d e e u fre q u e n t a v a , e le e r a fi s io t e r a p e u t a , c o n v e r s a m o s , e le m e o fe re c e u u m a p o io , e c u id a d o s . P re c is a v a s e r fe it o u m a re s s o n â n c ia m a g n é t ic a , m a is e u n ã o t in h a g r a n a p r a is s o , fo i quando o caos com eçou. N o S U S , n ã o c o n s e g u ia a re s s o n â n c ia d e je it o n e n h u m , c o n fo r m e o s t r a t a m e n t o s d o m e u a m ig o V in íc io s , e le m e lib e ro u a v o lt a r a a n d a r d e s k a t e , s ó p e d iu p r a e u n ã o s e r t ã o a g re s s iv o c o m o a n t e s , b lz v o lt e i a a n d a r n a s m in h a s fo lg a s d o t r a m p o , q u a n d o fu i m a n d a r u m n o lie b s c ro o c k e t e e s p ir ro u d e n o v o , m in h a p e r n a d a fre n t e fo i p ro

A r r u m e i u m t r a b a lh o , p e n s e i fo i b o m a t é a q u i, a g o r a v a m o s s e r a lg u é m n o r m a l. O t e m p o p a s s o u , e a q u e la v o n t a d e d e a n d a r m e c o r ro ía , t iv e u m a fo lg a d u p la n o t r a b a lh o , t in h a id o p ro R io d e J a n e iro , n e m a n d e i d e s k a t e , fu i d e v iv ê n c ia , m a is o s k a t e e s t a v a n o c a r ro , n a v o lt a v i u m a p is t a , a s p e r n a c o ç a r a m , p e d i p ro m e u a m ig o p a r a r o c a r ro , e fu i lá , d e u n e m t e m p o d e s u a r, fu i m a n d a r u m n o lie b s h e e l p a s s a n d o p r a la t e r a l, m e u jo e lh o v iro u d e n o v o , a g o r a la s c o u , n o o u t ro d ia e u t r a m p a v a , fu i d o R io a t é o G u a r u já c o m d o r, q u a n d o fu i d e s c e r d o c a r ro , n ã o c o n s e g u ia a n d a r, a o m e n o s p e lo t r a m p o e u t in h a u m p la n o d e s a ú d e , p a s s e i p e lo o r t o p e d is t a , e le fa lo u , v c ro m p e u o lig a m e n t o c r u z a d o a n t e r io r, t e r á q u e o p e r a r, m a s , v a m o s p e d ir u m a re s s o n â n c ia m a g n é t ic a p r a c o n fi r m a . A p ó s a re s s o n â n c ia fo i c o n fi r m a d o a s le s õ e s , le s ã o lig a m e n t o c r u z a d o a n t e r io r p a rc ia l, m e n o s 4 m m d e m e n is c o e m a is u m a s a lg u m a s c o is in h a s , re s u m o , fu i m a n d a d o e m b o r a d o t r a m p o !. Q u a n d o fi n a lm e n t e e u fu i c h a m a d o p e lo s u s , m in h a re s s o n â n c ia n e m v a lia m a is , p o r t a n t o t e m p o q u e h a v ia p a s s a d o , fi q u e i s e m c h ã o , lá v a i e u p r a r u a v e n d e r s a lg a d o s , p r a fa z e r o u t r a re s s o n â n c ia , c o n s e g u in d o o u t r a re s s o n â n c ia , o re s u lt a d o fo i, le s ã o t o t a l d o lig a m e n t o c r u z a d o a n t e r io r, t in h a m a is u m a le s ã o n o lig a m e n t o la t e r a l p a rc ia l, e m e u m e n is c o a g o r a e s t a v a c o m m e n o s 5 m m , fo r a o u t r a s le s õ e s , q u e c o m fi s io d a v a p r a re s o lv e r. F o i q u a n d o a d e p re s s ã o m e a b r a ç o u , d e p o is d e u m b o m t e m p o d e s fr u t a n d o o s ilê n c io , s e m a n d a r d e s k a t e s e n t ia m in h a p e r n a m u it o m a is fr a c a , fo i q u a n d o fu i a t r á s d e u m c u r s o d e m a s s o t e r a p ia , m e fo r m e i, c o n s e g u i u m e m p re g o e m u m S p A , e lá t in h a t o d o s e q u ip a m e n t o s d e q u a lid a d e , c o m e c e i a e s t u d a r fi s io t e r a p ia p e la n e t m e s m o e a p lic a r o s e s t u d o s e m m im , fo i q u a n d o c o n s e g u i t r a t a r a s m u s c u la t u r a s q u e e s t a v a m s a u d á v e is , c o m e c e i a c r ia r a lg u n s e x e rc íc io s q u e m e t ro u x e r a m fo rç a e e q u ilíb r io , o re s u lt a d o fo i t ã o b o m , q u e a t é v o lt e i a n d a r d e s k a t e . C o m d iv e r s a s le s õ e s , a lé m d o re s u lt a d o , e u s e n t ia , q u e c a d a re m a d a p a re c ia s e r u m a a m e n o s , m a n d a v a a lg u m a s t r ic k s , g a n h e i 3

c a m p e o n a t o s , m e s m o c o m o jo e lh o la s c a d o , m a s e u n ã o e s t a v a fe liz , s e m p re t in h a a q u e la lim it a ç ã o , fi q u e i c a d a v e z p io r n a d e p re s s ã o , m a is n ã o d e ix a v a d e a n d a r, já c h e g u e i a t ir a r o jo e lh o d o lu g a r 4 v e z e s e m u m d ia , e n ã o p a r a r d e a n d a r, lo u c o ? S im ! M a is p r a m im , já n a d a m a is im p o r t a v a . F o i q u a n d o e u o b s e r v e i, m e u s e x e rc íc io s t e m re s u lt a d o , d a p r a e u a n d a r u m a v e z o u o u t r a , m a is n ã o v a i t e r c o m o e u s e g u ir m in h a c a r re ir a , fo i q u a n d o e u p e g u e i a re c e it a d a m in h a m ã e d e n o v o , 5 0 re a is e fu i fa z e r s a lg a d o s p r a v e n d e r n a r u a , d e p o is d e m u it o t r a m p o , d e s d e d e p e d re iro , s u s h i m a n , v e n d e d o r d e s a lg a d o , m a s s a g is t a e q u a lq u e r c o is a q u e a p a re c ia n a m in h a fre n t e , e u c o n s e g u i p a g a r o t ã o e s p e r a d o p la n o d e s a ú d e , e s p e re i 6 m e s e s q u e e r a o t e m p o d e c a rê n c ia , a p ó s 5 a n o s , n o d ia 0 3 /0 2 /2 0 2 0 a s 1 1 :3 2 d a m a n h ã , e u e n t r a v a n a s a la d e c ir u rg ia , h o je e s t o u m e re c u p e r a n d o , v e n c i a d e p re s s ã o , n ã o m e s in t o m a l, m a is . E s t o u fo c a d o , re c o m e c e i m in h a v id a a p ó s le v a n t a r d a q u e la m a c a d o c e n t ro c ir ú rg ic o , m u d e i a lim e n t a ç ã o , e s t o u fi r m e n a fi s io t e r a p ia e e x e rc íc io s , C r is t o m e s u s t e n t o u a t é a q u i, v e n c i a d o r d a a lm a , n ã o v a i s e r u m a le s ã o fís ic a q u e v a i m e b re c a r, e n t ã o s e re s u m i a is s o , m e s in t o u m p e d a ç o d e m ila g re , c o m u m p o u c o d e e s fo rç o e d e d ic a ç ã o a p re e n d i q u e a v id a é ú n ic a , t u d o é n e c e s s á r io p a r a o n o s s o c re s c im e n t o e h o je m e s in t o b e m m e lh o r, a in d a d e c a d e ir a d e ro d a s p o ré m h o je e n t e n d o o v a lo r d e c a d a re m a d a , h o je p o s s o d iz e r s o u u m s k a t is t a a lé m d e m a n o b r a s , v iv o p o r a m o r a o e s p o r t e , t e n h o d iv e r s o s p la n o s p a r a o fu t u ro , v o u e s t u d a r fi s io t e r a p ia , v o u s e r u m s k a t is t a q u e c u id a d e s k a t is t a , p o is e u s e n t i n a p e le o q u e é v c q u e re r a ju d a e n ã o c o n s e g u ir, b a t e r e m p o r t a s ja n e la s e s e n t ir q u e e s t á s ó , m a is le m b re , n e m a s o lid ã o a n d a s o z in h a , n u n c a e s t a m o s s ó , o s k a t e m e e n s in o u q u e lim it e s s ã o c o is a s d a m e n t e , s ó e u e v o c ê p o d e m o s d e t e r m in a r a t é o n d e q u e re m o s c h e g a r, é is s o . G r a t o p o r t o d o s o s le it o re s , o b r ig a d o D e c c s m a g a z in e , p e la o p o r t u n id a d e d e p o r u m p o u q u in h o , d a m in h a v iv ê n c ia n e s s a m a t é r ia , o b r ig a d o D e u s p o r n u n c a t e r m e d e ix a d o s ó , S e q u e la B o a rd s , p o r s e r a ú n ic a m a rc a q u e n ã o m e d e ix o u n e s s e s a n o s , s e m p re a c re d it o u e m m im , e t o d o s m e u s a m ig o s q u e o s k a t e m e d e u , m u it a fé e m c a d a re m a d a .

FOTO: GUSTAVO DUTRA MANOBRA: BS FEBLE

Julio Ramoss Julio Ramo

Deccs Magazine 21


ESPAÇO/ SkateMegDigital

Solta a Voz / Comandado por Robson Felix CIDADE: SÃO PAULO/ SP TEMPO DE SKATE: 30 ANOS IDADE: 43 ANOS APOIOS: LANDFEET /MESSOSPHERA/CONNEXION MANOBRA FAVORITA: CÁSPER 180 BACK /NO HANDS/ IMPOSSIBLE

CIDADE: SÃO PAULO/ SP TEMPO DE SKATE: 8 ANOS IDADE: 23 ANOS APOIOS: ORIGINAL SKATEBOARDS / SWARM SHOP/ CLOUD RIDE WHEELS / MANOBRA FAVORITA: TRIPLE FLIP SEX CHANGE

NOME: PEDRO VEGA @PEDROVEGAOG CIDADE: BH/MG TEMPO DE SKATE: 19 ANOS IDADE: 32 APOIOS: CHOPP NO LITRO, HYVE PATROCINIOS: MERLIN SHADES MANOBRA FAVORITA: CANNONBALL.

NOME: PAULO CITRANGULO APELIDO: FOLHA IDADE: 56 ANOS PATROCÍNIO: FLH APOIOS: PLANET SKATE, PS TRUCKS, CASPER 360°,ÓCULOS DIXX MANOBRA: CASPER E FOOT WORK

Foto: Allison de Carvalho (WALLY) Insta: @allisondecarvalho

NOME: EDUARDO CAMPOS

Achados e Perdidos

NOME: BROWNZINHO MENDES

O QUE VOCÊ FAZ PELO SKATEBOARD ATUALMENTE ? E PORQUE? ATUALMENTE TENHO DUAS MARCAS DE SKATE E PATROCÍNIO ALGUMAS PESSOAS. TENTO SEMPRE FILMAR GERAL E ESTOU PRODUZINDO MEU TERCEIRO VÍDEO COMPLETO, VAI SE CHAMAR THE WOW III. FOTOGRAFO @WASHINGTONTX

Skate com fé

Salve salve caro leitor , me chamo Rodolfo e eu te desafio a assistir skate com fÉ todas as Quartas feiras na @skatemaGdiGital. A cada mensaGem vamos conhecendo mais de Jesus e aPrendendo PrincÍPios bÁsicos, mas Que Podem nos tornar Grandes homens e mulheres de luz ;Para esse mundo de escuridÃo. Remada por Remada // Lucas Bonilha O CORPO: NOSSA PRINCIPAL FERRAMENTA PARA ANDAR DE SKATE! A N D A R D E S K A T E N Ã O T E P R E PA R A PA R A A N D A R D E S K A T E . B U S Q U E S E M P R E O U T R A S F O R M A S D E P R E PA R A Ç Ã O F ÍS IC A A L É M D E S U A M O D A L ID A D E . E X .: A C A D E M IA , C R O S S F IT , P IL A T E S , B IC IC L E TA , N A TA Ç Ã O E O U T R O S .... A N T E S D E IN IC IA R A S E S S Ã O , L E M B R E -S E S E M P R E D E FA Z E R U M B O M A Q U E C IM E N T O , P O IS IS S O V A I R E D U Z IR E M A T É 5 0 % O R IS C O D E L E S Õ E S . D E IX E O A L O N G A M E N T O PA R A PA R A D E P O IS D A S E S S Ã O , A F IN A L E S S A P R Á T IC A D E S A C E L E R A S E U S B A T IM E N T O S C A R D ÍA C O S E R E D U Z A S D O R E S M U S C U L A R E S P Ó S S E S S Ã O . D IF E R E N T E D O Q U E M U IT O S P E N S A M , T R E IN O S E X T R A S A L É M D E A N D A R D E S K A T E N Ã O S Ã O S Ó P R A Q U E M A L M E J A O A LT O N ÍV E L , M A S TA M B É M PA R A A Q U E L A S P E S S O A S Q U E G O S TA M D E M A N O B R A R E N Ã O P R E T E N D E M PA R A R TÃ O C E D O . O S T R E IN O S E X T R A S V Ã O T E D A R U M A M A IO R L O N G E V ID A D E N O S K A T E . S E G U N D O A L G U N S T É C N IC O S E P E N S A D O R E S , O T R IP É PA R A E V O L U Ç Ã O D O A T L E TA S E B A S E IA E M : T R E IN O (D E F O R Ç A E D E T É C N IC A ) A L IM E N TA Ç Ã O , E D ESC AN SO IS S O M E S M O , O D E S C A N S O FA Z PA R T E TA M B É M . S E M E L E N O S S O C O R P O N Ã O C O N S E G U E S E R E C U P E R A R . IS S O A C O N T E C E P R IN C IPA L M E N T E D U R A N T E O S O N O . Q U A N T O A A L IM E N TA Ç Ã O , V O C E J Á D E V E T E R O U V ID O Q U E S O M O S O Q U E C O M E M O S . P O R TA N T O , D E S C A S Q U E M A IS E D E S E M B A L E M E N O S . C O R R A D E A L IM E N T O S C O M M U IT O A Ç U C A R E S Ó D IO (R E F R IG E R E N T E S , D O C E S , B O L A C H A S R E C H E A D A S E V Á R IO S O U T R O S ). Q U A N D O F O R M O N TA R U M P R A T O D E C O M ID A , T E N T E M O N TA R U M P R A T O C O L O R ID O P O IS A S C O R E S R E P R E S E N TA M O S T IP O S D E N U T R IE N T E S E N C O N T R A D O S N A Q U E L E S A L IM E N T O S . V A R IA N D O A S C O R E S , V O C E S E S TA V A R IA N D O O S N U T R IE N T E S E P R O V A V E L M E N T E E S TÁ C O M U M A A L IM E N TA C A O M A IS B A L A N C E A D A . C O M A B A S TA N T E P R O T E IN A S PA R A A U X IL IA R A R E C U P E R A Ç Ã O D E S E U S M Ú S C U L O S E A N T E S D A S E S S Ã O E V IT E A L IM E N T O S G O R D U R O S O S E /O U C O M A Ç U C A R , A M B O S V Ã O A T R A PA L H A R S E U D E S E M P E N H O .

22 Deccs Magazine

PA R A M A IS IN F O R M A Ç Õ E S A C O M PA N H E O R P R N A S K A T E M A G . REM AD A PO R REM AD A C H EG AM O S LÁ. # S K A T E N A O PA R A


Skate Amador / CONEXÃO

E

ssa foto foi feita durante uma sessão com meus grandes amigos Ricardo Vilela bruce Brandon Cauê mug em Balneário Camboriú sc. Na missão de achar algum lugar que pudéssemos aproveitar a luz que o dia estava proporcionando achamos essa entrada para caminhão de uma fábrica de móveis aonde todo mundo se expressou e consequentemente produzimos bastante material

David Almeida - flip

Foto: Nathanael Martinengo

W all ri

de

FOTO: RICARDO VILELA

CARLA MAIOLINO Deccs Magazine 23


Mahrina Veiga

GRATIDÃO

Sonhar, viver, e todo dia agradecer. Obrigado, Deus. Edição Mar-N08 Deccs Skateboarding M a g a z i n e

EstarÁ na ediÇÃo N09 entrevistada skate feminino

Foto: Arthur Gomes


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.