Revista DiamondMall #04

Page 1

ANO II • 4ª EDIÇÃO • 2015

diamondmall.com.br

GASTRONOMIA

Olivier Anquier e uma receita exclusiva

ENTREVISTA

Rodrigo Pederneiras e os 40 anos do Grupo Corpo

VIAGEM

Conheça a Capadócia

OUTONO/INVERNO 2015 As principais tendências: texturas, folk e a cor do momento, Marsala




WRAITH And the world stood still

Wraith – O mais dinâmico Rolls-Royce da história. Experimente o poder, estilo e personalidade que fará o mundo parar ao seu redor.

Rolls-Royce Motor Cars São Paulo Av. Cidade Jardim, 691 Itaim Bibi São Paulo S.P. Brasil Cep 01453-000 Tel : +55 11 3078 5252 www.rolls-roycemotorcars-saopaulo.com © Copyright Rolls-Royce Motor Cars Limited 2014. The Rolls-Royce name and logo are registered trademarks.



EDITORIAL O Outono/Inverno é o momento de renovar o guarda-roupa, as ideias e curtir um clima especialmente acolhedor e visualmente único. As tardes em Belo Horizonte, marcadas pelo clima ameno e céu azul convidam a elegância, embalada por uma taça de vinho e boa comida. Nesta edição, a primeira de 2015, a revista DiamondMall traz várias dicas para aproveitar o melhor da estação. E, por falar nisso, um ano já se passou desde o lançamento da revista DiamondMall. Neste período percorremos um caminho em que tivemos a oportunidade de aprender mais sobre o mercado editorial e engatar sólidas parcerias que nos trazem um conteúdo interessante e de qualidade. Em 2015, o objetivo é continuar com esse direcionamento, apresentando matérias exclusivas, dicas culturais da cidade e do mundo, além da moda e beleza que desfilam por nossas vitrines. Nesta edição, conheça o Vulica Brasil, um evento de street art brasileira na Bielorrússia, através da visão do artista plástico Rogério Fernandes. Mergulhe na prazerosa crônica de Mary Arantes, que encontra no cotidiano, um rico material para delicadas reflexões sobre a vida. A revista convida ainda a um passeio pelas maiores bibliotecas do mundo e uma estada na Capadócia, um dos destinos mais procurados na Turquia. Cynthia Howlett nos apresenta seu estilo saudável e seu amor pelo Rio de Janeiro, enquanto o aclamado restaurateur Olivier Anquier nos presenteia com uma receita de dar água na boca. O arquiteto Pedro Lázaro traz a versatilidade da madeira de demolição e Gustavo Greco, premiado em Cannes, nos conta um pouco sobre sua vocação: o design. Confira ainda a entrevista com o grande coreógrafo Rodrigo Pederneiras, que nos apresenta a fascinante história dos 40 anos do Grupo Corpo. Os editoriais de moda e beleza trazem o melhor das cores e tendências do Outono/ Inverno. O maquiador Bruno Cândido comanda o editorial de maquiagem e sugere os hits da estação. Nossa colunista Helena Branquinho já está lá na frente e antecipa o que vai ser in nas próximas coleções. Conte ainda, a partir dessa edição, com a coluna assinada por Phillip Martins que, com feeling apurado, apresenta as personalidades na revista. Um ótimo 2015 e uma boa leitura!

Lívia Klein

SUPERINTENDENTE DIAMONDMALL

6

| DIAMONDMALL #04



Número 04 • 2015 • Ano 2

LÍVIA KLEIN FLÁVIA LOUZADA COORDENADOR DE MARKETING MARCELO PORTELA COORDENADOR DE ATENDIMENTO MATHEUS MACHADO ESTAGIÁRIAS ISABELA LAGARES E NATÁLIA MARTINS SUPERINTENDENTE

GERENTE DE MARKETING

Avenida Olegário Maciel, 1.600 - Lourdes CEP 30180-111 - Belo Horizonte - MG - Brasil Call Center: (31) 4003-4136

diamondmall.com.br diamondmall.com.br/blog facebook.com/diamondmall twitter.com/diamondmall instagram.com/diamondmall

DIRETOR GERAL ANDRÉ LEITE DIRETOR ADMINSTRATIVO JOÃO PAULO DE OLIVEIRA LEITE EDITORA RESPONSÁVEL BRUNA M. DE CARVALHO CARDOSO DE ALMEIDA EDITORAS ANA PAULA POPOLIN E LUCIANE COELHO EDITORA DE ESTILO KÁTIA HELEN COSTA PROJETO GRÁFICO E DIREÇÃO DE ARTE DANIEL MANARELLI DIRETORA DE ARTE JÉSSICA BARBOSA JORNALISTAS FERNANDA ROMERO E KADIDJA TOURE FOTÓGRAFA CONVIDADA LECA NOVO REVISÃO RAQUEL DEL MORO GERENTE COMERCIAL MÁRCIA BALIEIRO EXECUTIVAS DE CONTAS ALESSANDRA ANDRADE, FABIANA REIAS E MARIANA CAMPOS EXECUTIVA DE CONTAS (SÃO PAULO) CARLA REGINA STURARO ASSISTENTE COMERCIAL ALESSANDRA ANDRADE ADMINISTRATIVO JOÃO PAULO LEITE FINANCEIRO PRISCILA ARAÚJO IMPRESSÃO E PRÉ-IMPRESSÃO PROL GRÁFICA ANUNCIE NA REVISTA DIAMONDMALL

PUBLICIDADE@ALDOLEITEHOUSE.COM.BR (16) 3013-5566 • (16) 3011-4423 ALDOLEITE HOUSE EDITORA E EVENTOS

RUA JOSÉ LEAL, 705 - ALTO DA BOA VISTA - RIBEIRÃO PRETO, SP CEP 14025-260 - TELEFONE (16) 3441-4445 - (16) 3441-4449 WWW.ALDOLEITEHOUSE.COM.BR A revista DiamondMall é uma publicação customizada da AldoLeite House Editora e Eventos Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida sua reprodução total ou parcial sem autorização do editor. A AldoLeite House e o DiamondMall não se responsabilizam pelos conteúdos em reportagens assinadas, informações provenientes de assessorias de imprensa, assim como, créditos das fotos utilizadas para a divulgação dos produtos, dos anúncios e mensagens publicitárias que estão incluídos nesta edição.

8

| DIAMONDMALL #04


COLABORADORES

DAVI DOS SANTOS LEITE Stylist

Apaixonado pela imagem e pela estética dos anos 90, trabalha desde 2008 com moda. Já foi assistente de estilo e hoje é responsável por criar imagens de desfiles, e assina campanhas dos shoppings DiamondMall e BH Shopping. Sua grande referência é a arte e a estética urbana e tem como base o trabalho da dupla paulista “Os Gêmeos”.

HELENA BRANQUINHO

DÉIA LANSKY Produtora executiva

Com dez anos de mercado, tem a moda como paixão desde a época de faculdade. Já produziu campanhas do DiamondMall e de outros shoppings do grupo Multiplan, além de ações para diversos clientes pelo Brasil. Ama a adrenalina de um bom e velho backstage, trabalhando em várias edições do SPFW, Fashion Rio e Minas Trend.

Consultora de imagem e stylist

Uma portuguesa no Brasil! Apaixonada por moda em geral e pelo ser humano em particular. Tem o seu próprio site onde compartilha o seu estilo pessoal, a moda do mundo e sugestões profissionais de imagem (helenabranquinho.com), e colabora com a nova revista digital portuguesa Trend Magazine (trendmagazine.pt).

LECA NOVO

MARY ARANTES

Fotógrafa

Empresária e estilista

Natural de Belo Horizonte, graduou-se em Marketing na UNA. Ao longo dos anos teve a oportunidade de desenvolver um olhar sensível e detalhista em relação à fotografia e atua na área desde 2004. Leca atende diversos segmentos de mercado, em especial arquitetura, editorial e eventos corporativos.

É estilista e sócio-proprietária da marca de bijuterias Mary Design. Considera sua mesa de trabalho, repleta de bolinhas, um verdadeiro playground, onde brinca de trabalhar. É poeta, já plantou árvore e escreveu um livro. Ama cozinhar e receber amigos. Mary é consultora, ministra palestras e oficinas por todo o país.

NATÁLIA DORNELLAS

PEDRO LÁZARO

PHILLIP MARTINS

ROGÉRIO FERNANDES

Publicitária e jornalista

Arquiteto

Colunista

Artista plástico

Editora do caderno Pandora, publicado aos domingos no jornal O Tempo. Passou pelo colunismo social, pela revista francesa L’Officiel, em São Paulo, e foi buscar uma formação mais especializada em Londres, onde graduouse em Fashion Retail pela London School of Fashion. Hoje, além dos trabalhos do jornal e do site, tem um programa diário na Rádio 102,9: o #ficaadica.

Utilizando os valores simbólicos contidos na carga emocional e compreendendo as aspirações de cada cliente, o arquiteto Pedro Lázaro acumula experiências em projetos singulares que levam a arquitetura e interiores à contemporaneidade.

Formado em Marketing e atualmente cursando Publicidade e Propaganda, atuou no mercado de luxo e com novas perspectivas, abriu sua empresa de consultoria em relações públicas, comunicação e eventos voltada para o mercado de moda.

Piauiense, radicado em Minas Gerais, é um dos principais nomes da nova geração de artistas brasileiros, reconhecido internacionalmente através de seus muralismos, telas e gravuras. Seu estilo tem grande influência da xilografia nordestina e sempre a revisita com tons de realismo fantástico. Participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior.

DIAMONDMALL #04 |

9


SUMÁRIO

22

12 30

34 40

48


SUMÁRIO

12 ARTES • Rogério Fernandes participa do evento Vulica Brasil, na Bielorrússia 16 TRAVEL • Destinos que fogem do clássico 22 HOTEL • Um convite para apreciar a Turquia 26 DESIGN • Entrevista com Gustavo Greco 30 DECOR • Madeira de demolição: saiba o que é tendência por Pedro Lázaro 34 GASTRONOMIA • As boas histórias do Olivier Anquier 40 JOIAS • Detalhes que encantam 44 BRANDS • O toque brasileiro na Calvin Klein 48 MODA • As tendências da próxima estação 60 CRÔNICA • É da pergunta que eu gosto, por Carla Madeira 62 PERSONA • Phillip Martins apresenta personalidades que frequentam o shopping 65 BEAUTY • Novidades em produtos 66 MAKE • O poder da maquiagem 70 DESTAQUE • Reconhecido internacionalmente, o Grupo Corpo completa 40 anos 74 BEM-ESTAR • Bate-papo com a apresentadora e nutricionista Cynthia Howlett 78 CULTURA • As novidades em livros, DVDs e filmes 80 HYPE • Marcas que pontuam a exclusividade 84 LIVING STYLE • A arquitetura de Carico 85 NOVIDADES • As novas salas Cinemark 86 TRENDS • Um estilo para cada celebridade 94 CRÔNICA • As promessas do início de ano por Mary Arantes 98 LOOKS • A moda de quem passeia pelo DiamondMall por Natália Dornellas 100 INSTITUCIONAL • A nova campanha publicitária do DiamondMall 102 INFORMAÇÕES • Os serviços do DiamondMall 104 GUIA DE LOJAS • Informações das lojas 106 O QUE VEM POR AÍ • Do retrô ao Novo Chic por Helena Branquinho

diamondmall.com.br facebook.com/diamondmall instagram.com/diamondmall


12

| DIAMONDMALL #04


ARTES

VULICA BRASIL A história da Street Art brasileira na Bielorrússia POR: ROGÉRIO FERNANDES FOTOS: DIVULGAÇÃO

E

m agosto de 2014, recebo uma mensagem via Facebook de uma garota russa, Mila Kotka, escrita em bom português, se apresentando como curadora do Festival de Street Art Brasil-Bielorrússia e me convidando para participar do festival. Achei curioso e perguntei como havia conhecido meu trabalho. Ela me disse que havia visitado Belo Horizonte há cinco anos e tinha visto alguns trabalhos meus pela cidade e gostado muito. Anotou meu nome e, quando foi convidada para ser curadora do festival, fui um dos primeiros artistas que ela pensou em convidar. Fiquei orgulhoso, mas ao mesmo tempo, não me empolguei muito, pois diariamente recebo convites parecidos que não vão pra frente. Neste caso, a possibilidade de levar meu trabalho para um país em que nunca havia estado e que até pouco tempo atrás ainda era comunista, me interessou muito. Fui ao Google. Capital: Minsk, um pouco de história, língua falada (russo/bielorrusso), lindas mulheres, poucos homens. Aqui vale contar um pouquinho o porquê. Na Segunda Guerra Mundial, Hitler quase exterminou a população masculina da Bielorrússia. Na época, a Bielorrússia fazia parte da Rússia e Stalin posicionou 3 milhões de soldados na região para deter o exército alemão que invadia a Rússia por ali. Resultado: quase a totalidade foi massacrada pelo exército alemão, que veio a perecer logo em seguida, devido à entrada do “Exército Inverno”, que infligiu uma derrota acachapante aos alemães, que voltaram pra casa rapidinho e desistiram assim de invadir a Rússia. Voltando à nossa história, convite aceito, após uns 20 dias do contato com a Mila, recebo uma ligação do Danilo, chefe da embaixada Brasileira na Bielorrússia e também articulador e promotor do Festival Brasileiro de Street Art Vulica Brasil (Rua Brasil). Já estava tudo organizado, hotel, prédios a serem pintados, lançamento, coletiva com imprensa, e muitas outras atividades propostas pelo festival, que me impressionaram bastante. Ele foi muito direto, me explicou tudo e já queria definir visto de entrada e passagens.

DIAMONDMALL #04 |

13


ARTES

Parti, então, dia 9 de outubro de 2014, para Minsk, pegando todos de surpresa: o pessoal aqui da Galeria, minha esposa e até mesmo eu, que antes mesmo de me dar conta já estava num voo rumo a Frankfurt e depois Minsk. Na viagem, encontro com Walter Nomura (Tinho), um dos brasileiros que iriam participar do festival, assim como Os Gêmeos, que haviam confirmado presença há poucos dias. Ficamos entusiasmados mais ainda com a possibilidade de encontrar e trabalhar junto com os irmãos Pandolfo, um dos nomes mais respeitados e referência na Street Art hoje no mundo. Tinho é um artista genuíno da Street Art. Nascido e criado na periferia de SP, foi um dos pioneiros do movimento do grafitti paulistano. De descendência japonesa, é calado e

14

| DIAMONDMALL #04

muito observador. Seu trabalho nos muros brasileiros é incrível e retrata uma melancolia quase autobiográfica através de suas meninas de olhar triste e cenas poéticas, como a que ele pintou em Minsk: uma menina de quase 20 metros de altura segurando um pássaro em suas mãos. Cena observada por um misterioso boneco de pano que assiste à cena. Trabalho genial e lindo. Quanto a mim, tinha pela frente um muro de uma fábrica de vodka. Um muro que correspondia a cinco andares de um prédio residencial e era realmente grande. Talvez um dos maiores que já havia pintado. Com um agravante de ser todo de tijolos cerâmicos. Isso me deu muito trabalho, pois tive que dar uma camada de branco antes em toda área a ser pintada, fato que me fez perder dois dias nessa pintura preparatória. Para o Vulica Brasil levei um

MUITO GRATIFICANTE E ESTIMULANTE VER QUE A STREET ART BRASILEIRA É, HOJE, UMA REFERÊNCIA MUNDIAL E QUE SOMOS EXPORTADORES DESSA ARTE E RECONHECIDOS NO MUNDO, FATO QUE NÃO O SOMOS EM OUTROS TIPOS DE ARTE, COMO A CONTEMPORÂNEA


ARTES

A ESQUERDA

“O AMOR DE FRIDA E VAN GOGH”, OBRA DE ROGÉRIO FERNANDES, EM MINSK AO LADO

OBRA DE WALTER NOMURA (TINHO)

trabalho da minha série artistas: “O amor de Frida e Van Gogh”. Ao contrário de Tinho, quis levar cores e minha brasilidade para Cáucaso. Difícil falar bem do próprio trabalho, mas posso dizer que fiquei orgulhoso com o resultado final e, principalmente, com o resultado que o trabalho causou nas pessoas que passavam pela rua. A cada “selfie” tirada pelos bielorrussos em frente ao muro batia uma felicidade no coração desse artista nordestino e brasileiro. Acho que posso também falar por Tinho, que, pelas nossas conversas, se mostrava entusiasmado com a repercussão de sua obra deixada em Minsk. Junto à nossa experiência de quase uma missão artística/diplomática de levar o nome da arte brasileira a um país fechado, tivemos contato com artistas locais, como Signal e Mutus. O Vulica Brasil promoveu esse encontro e intercâmbio cultural. Foi muito gratificante ver um país fechado, em que até 15 anos atrás era proibido aprender inglês, produzir artistas como Mutus. Vale dizer que se você for pego pintando algum muro na cidade sem autorização, a polícia local o prende e o deporta para Sibéria. É, não é fácil a vida de artista de rua, e se for um artista bielorrusso, é mais difícil ainda. Uma nota triste foi a impossibilidade

da participação dos Gêmeos no festival por motivo de doença dos pais dos rapazes. Mas fizeram a marca do festival e prometeram voltar no verão para pintar o prédio da embaixada brasileira em Minsk. Eu já avisei aos produtores brasileiros que quero estar presente e quem sabe fazer um pedacinho do prédio também. Vale lembrar que só existe uma embaixada no mundo com Street Art que é a embaixada do Brasil em Tóquio pelo artista brasileiro Kobra. A de Minsk seria e será a segunda. Muito gratificante e estimulante ver que a Street Art brasileira é hoje uma referência mundial e que somos exportadores dessa arte e reconhecidos no mundo, fato que não o somos em outros tipos de arte, como a contemporânea. Muitas coisas interessantes aconteceram na viagem e no festival e tinha muito, mais muito mesmo para contar para vocês. Para quem se interessou em saber um pouco mais sobre o Vulica Brasil, vou deixar alguns links da internet para quem quiser navegar e conhecer um pouco mais sobre essa experiência maravilhosa da Street Art brasileira. Até a próxima! facebook.com/vulicabrasil facebook.com/groups/feelbrazil

DIAMONDMALL #04 |

15


TRAVEL

UM PASSEIO ENTRE LIVROS As bibliotecas abrigam muito mais que livros. São símbolos da cultura, história e arquitetura. Confira nosso tour pelas mais belas bibliotecas do mundo POR: FERNANDA FERREIRA ROMERO • FOTOS: DIVULGAÇÃO

N

ão só os aficionados por leitura, mas também os amantes da história e da arquitetura se encantam pelo incrível universo das bibliotecas. Paraísos inigualáveis e silenciosas por natureza, são locais que despertam a imaginação. Estantes cheias de livros, salas que guardam tesouros da Humanidade, naves que são um elogio a toda arquitetura e muito conhecimento disponível atraem, além de estudantes e pesquisadores, turistas que procuram acrescentar algo a mais em suas viagens. Como um roteiro alternativo, cada visita é uma grata surpresa.

16

| DIAMONDMALL #04


TRAVEL

ALEXANDRIA, EGITO

BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA TODO O SABER DA ANTIGUIDADE Durante 7 séculos, a Biblioteca Real da Alexandria abrigou o maior patrimônio científico e cultural de toda a Antiguidade. Com o nome oficial de Ptolemaic Mouseion Academy, foi erguida em 283 a.C e fazia parte de um museu de estilo grego que atraía estudiosos do mundo todo, como o matemático Euclides da Alexandria. Além de ter um imenso acervo de papiros e livros, sua função também era de incentivar o espírito investigativo de cientistas e literatos, transmitindo à Humanidade uma herança cultural imensurável. Esse lugar pelo qual Cleópatra era apaixonada pode ter atingido o patamar de um milhão de obras e tinha como lema “adquirir um exemplar de cada manuscrito existente da face da Terra”.

DESTRUIÇÃO E UMA NOVA HISTÓRIA Controversa, a devastação da biblioteca divide historiadores. A mais conhecida é de que o lugar sofreu um grande incêndio. Outra versão diz que ela foi destruída gradualmente, devido a ocorrência de pequenos incêndios ao longo dos anos. Há 12 anos, foi edificada uma nova estrutura nos arredores de sua antecessora com a ambição de se tornar, novamente, um dos mais importantes e maiores polos culturais e de estudo de nosso tempo. A ala principal, batizada como Bibliotheca Alexandrina, é acompanhada de quatro conjuntos especializados, laboratórios, um museu científico e outro calígrafo, um planetário, além de sala de exposição e local para congressos. Um lugar incrível. DIAMONDMALL #04 |

17


TRAVEL

COIMBRA, PORTUGAL

BIBLIOTECA JOANINA

A EXTRAORDINÁRIA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA Reconhecida como uma das mais originais e espetaculares bibliotecas no estilo barroco europeu, a Biblioteca Joanina de Coimbra começou a ser erguida em 1717 por consequência da difusão das correntes iluministas em Portugal. Situada no Palácio das Escolas da Universidade de Coimbra, tem um estilo rococó acentuado, com pinturas e afrescos marcantes, além de um mobiliário suntuoso, em madeiras exóticas de origens brasileiras e orientais. A nave central da Joanina faz com que sua estrutura lembre a de uma capela, onde o retrato de Dom João V, o monarca que a construiu, ocupa o altar. Esse retrato ganhou uma moldura dourada, como uma cortina, que se abre para exibir o rei, em uma esplendorosa composição.

EM PROL DA CULTURA, DA CIÊNCIA E DAS ARTES Seus 1.250 m² são divididos em três salas que se comunicam entre si através de arcos idênticos ao portal nobre de entrada de estilo barroco, localizado no antigo Paço Real. As estantes, assim como as salas, são decoradas com motivos chineses e reúnem cerca de 70 mil volumes, que se localizam, em sua maioria, no andar nobre, o único dos três andares do edifício aberto ao público. Ali pode-se encontrar o Livro Antigo, que conserva documentos da universidade elaborados até o ano de 1.800. Além de local de pesquisa de muitos estudiosos, todo o espaço da biblioteca é constantemente usado para concertos, exposições e outras manifestações culturais. Histórica e inspiradora, é realmente singular. 18

| DIAMONDMALL #04


TRAVEL

OXFORD, INGLATERRA

BIBLIOTECA BODLEIAN DA UNIVERSIDADE DE OXFORD GUARDIÃ DO TEMPO E CONHECIMENTO Com obras incomparáveis entre livros e manuscritos e com edifícios de uso contínuo desde a Idade Média, Oxford oferece as mais prestigiosas bibliotecas do mundo. Entre elas, o destaque é a Biblioteca de Bodleian, principal prédio dentre todos da Universidade de Oxford. Inaugurado por estudiosos em 1602, a biblioteca sempre recebeu um exemplar de todos os livros impressos na Inglaterra e se expande todos os anos, com a aquisição contínua de novos livros de todo o mundo e com a preservação de obras valiosas como a Bíblia de Gutemberg, o mais antigo manuscrito dos 4 evangelhos, o primeiro fólio de Shakespeare e quatro exemplares da Carta Magna.

ACERVO PROTEGIDO E PRESERVADO Classificada como um dos grandes tesouros da Humanidade, com cerca de 11 milhões de títulos, é considerada a principal biblioteca de pesquisa da Universidade e é encarregada do depósito legal de obras publicadas no Reino Unido. Mantidos em segurança, desde a sua abertura, nenhum livro pode ser retirado para empréstimo. Isso atrai um grande número de estudantes, estudiosos e visitantes por ano. Ao visitá-la, se encante também pelos itens de interesse científico, histórico e exóticos.

DIAMONDMALL #04 |

19


TRAVEL

TÓQUIO, JAPÃO

BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE MUSASHINO ART

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA A Musashino Art University é uma universidade que, desde o seu início, em meados do século XX, ensinou arte, design, arquitetura, moda, entre outros cursos que a fez extremamente reconhecida no Japão. Sua biblioteca, inaugurada em 2010, traz uma nova relação entre o leitor e os livros em uma proposta ousada. Ele possui um sistema de acesso à informação que permite a qualquer pessoa em qualquer lugar ter acesso à informação livremente.

ADAPTADA AOS NOVOS TEMPOS Concebida dentro de uma estrutura baseada nas prateleiras clássicas, um total de 200 mil títulos compõe o acervo e, 100 mil exemplares estão em arquivo aberto para a população. Conceitualmente, traz o apreço pela leitura e incorpora o digital na busca de artigos e obras. De fácil localização e locomoção, o espaço possui estantes que ocupam paredes de 9 metros de altura, que seguem uma sequência espiral e envolvem a periferia do edifício. Vale ressaltar que as estantes estão dispostas em dois andares. 20

| DIAMONDMALL #04


TRAVEL

COPENHAGEN, DINAMARCA

BIBLIOTECA REAL DA DINAMARCA HISTÓRICA, REAL E UNIVERSITÁRIA Aberta ao público em 1793, a Biblioteca Real da Dinamarca começou a construir seu acervo 145 anos antes, quando o Rei Frederico III ordenou que documentos históricos e todas as obras impressas no país desde o século XV fossem devidamente armazenados e catalogados. Com obras dinamarquesas de todos os tipos – livros, periódicos, mapas, música, manuscritos e fotografias – a biblioteca se tornou a maior de todos os países escandinavos. Atualmente, possui quatro edifícios: três incorporados da Universidade de Copenhagen e o edifício principal, que é uma réplica da capela da residência de Carlos Magno e está rodeado por um maravilhoso parque.

UM PASSEIO EM BUSCA DO CONHECIMENTO Os quatro edifícios, estão espalhados pela cidade – o que garante um tour espetacular – e, para deleite dos frequentadores, mais de 32 milhões de documentos, dos quais 6 milhões são livros e periódicos – o que inclui os manuscritos originais de Hans Christian Andersen. Em Gothersgade, no centro da cidade, a especialidade é Ciências Sociais e Direito; Amager guarda a coleção de Ciências Sociais; Nørre Alle é especializada em Ciências Naturais e Saúde. E a biblioteca principal, em Slotsholmen, no Porto de Copenhagen, abrange todas as disciplinas e coleções especiais. DIAMONDMALL #04 |

21


22

| DIAMONDMALL #04


HOTEL

DESCUBRA A CAPADÓCIA Esculpido entre cavernas da Capadócia, na Turquia, o Museum Hotel apresenta espetacular arquitetura e transforma a experiência de uma hospedagem em algo singular POR: KADIDJA TOURE • FOTOS: DIVULGAÇÃO

Ú

nico hotel na Turquia referenciado pelo Guia Relais & Châteux certificação que desde 1961 publica em suas páginas as melhores hospedagens ao redor do mundo - o Museum Hotel Cappadocia é um lugar que oferece uma verdadeira experiência histórica aos seus hóspedes. Capadócia foi construída pelos primeiros cristãos para se esconder do Império Romano, portanto, as cavernas escavadas entre as rochas brancas se

transformaram em casas, igrejas e hotéis exclusivos, como o próprio Museum Hotel Cappadocia. A região da Capadócia, onde está localizado o hotel, é uma das mais impressionantes da Turquia. Desde o nascer do sol, o céu do lugar é tomado por dezenas de balões que tornam a paisagem ainda mais deslumbrante, aliás, muitos consideram o passeio de balão como um dos pontos altos de uma viagem ao país e hoje, existem cerca de 25 empresas especializadas na região que oferecem o serviço.


HOTEL

Não pense que o balonismo é a única atração na Capadócia, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Aqueles que querem conhecer a riquíssima história da região, visitar o museu à céu aberto de Göreme é um passeio imperdível. Pois, trata-se de um incrível complexo de igrejas construídas entre os séculos X e XIII, famosos por conservarem afrescos antigos em suas paredes. Um verdadeiro convite para uma aula de história! Existem também várias cidades subterrâneas na região e muitas delas são ligadas por túneis. Construídas há milhares de anos para abrigar os habitantes locais das invasões de povos inimigos. HOTEL BOUTIQUE

Quem visita o hotel Museum se depara com um espaço com claras inspirações na arquitetura primitiva, o que não é nada mal para quem procura por uma experiência única e encantadora. São apenas 30 quartos e suítes, e cada um é decorado com objetos de inestimável valor histórico, além de

serem beneficiados por uma vista singular do vale do qual faz parte. As suítes estão divididas em seis categorias diferentes, mas todas elas possuem toaletes com banheira de hidromassagem. Igualmente confortáveis, a principal diferença está no quesito decoração, que seguindo tradições turcas, preza pela sofisticação e detalhes suntuosos. O restaurante do espaço é o Lil’a, que promete oferecer uma experiência gastronômica inesquecível. A base de seus pratos é a culinária tradicional turca, mas através de uma combinação refinada de sabores marcantes. Aliás, cabe destacar que o Museum Hotel possui práticas sustentáveis, através do cultivo de seus próprios vegetais e frutas orgânicas em seu jardim. Nozes, morangos, amêndoas e muitas outras variedades são encontradas no espaço. E para aqueles que se matriculam nas aulas de culinária do hotel, a colheita desses alimentos transforma-se em mais uma forma de aprendizado. O serviço de concierge do hotel

AS EXPERIÊNCIAS PODEM SER APROVEITADAS ALÉM DO HOTEL, JÁ QUE A REGIÃO DA CAPADÓCIA OFERECE INÚMEROS ATRATIVOS NATURAIS PARA OS TURISTAS

24

| DIAMONDMALL #04

CABE DESTACAR QUE O MUSEUM HOTEL POSSUI PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS, ATRAVÉS DO CULTIVO DE SEUS PRÓPRIOS VEGETAIS E FRUTAS ORGÂNICAS EM SEU JARDIM


HOTEL

A SULTAN’S CAVE SUITE É O QUARTO MAIS LUXUOSO DO HOTEL. CONTA COM 98 METROS QUADRADOS E O HÓSPEDE TEM ACESSO A ELA ATRAVÉS DE UM TÚNEL PRIVADO. SUA VISTA É UMA DAS MAIS BELAS DA CAPADÓCIA

pode ser bastante útil, e com ele pode-se agendar inúmeros programas e excursões pela Capadócia, canyons e ruínas da região; passeios de balão ou a cavalo; trilhas matinais e mesmo a prática da modalidade “cross golf”, onde o intuito é que os jogadores não prejudiquem a natureza, são algumas das facilidades que o concierge pode se encarregar. DETALHES IMPORTANTES

Vale a pena aproveitar algumas exclusividades que o hotel oferece, um luxo a mais para qualquer hóspede, mesmo os mais exigentes. Não deixe de reservar um passeio de balão no próprio Museum, que é seguido por um delicioso café-da-manhã no chamado Vale do Amor, conhecido pelas formações rochosas denominadas como chaminés de fadas. Para um programa ainda mais romântico, que tal jantar em uma igreja datada do século XV, que dispõe de um ambiente acolhedor e adornado por afrescos iluminados pela luz de velas? Essa pode se tornar uma

experiência encantadora, ainda mais quando os casais são surpreendidos por uma apresentação de músicos tocando violinos. A Turquia também é conhecida por seus inúmeros rituais terapêuticos e é claro que o Museum não poderia ficar de fora dessa tradição. As massagens com óleos essenciais e variadas ervas deixam qualquer um mais relaxado, e tudo isso pode ser desfrutado no conforto do próprio quarto ou, melhor ainda, em um dos terraços que permitem a contemplação das belezas do vale local. Um luxo só! Entre junho e outubro ainda é oferecida outra opção: as massagens podem ser feitas nas montanhas, com uma constante conexão com a natureza. Para conhecer a região da Anatólia, da qual a Capadócia faz parte, as melhores épocas do ano são entre abril e junho ou setembro e outubro, períodos não tão quentes e ótimos para aproveitar os passeios ao ar livre.

DIAMONDMALL #04 |

25


“O BOM DESIGN TEM A CAPACIDADE DE SOLUCIONAR BEM OS PROBLEMAS E ALIAR CONHECIMENTO, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO”


DESIGN

PROCESSO CRIATIVO À frente da Greco Design, Gustavo fala sobre a importância do design no dia a dia e como ele vem valorizando linguagens POR: FERNANDA FERREIRA ROMERO • FOTOS: DIVULGAÇÃO

O

conhecimento de diferentes universos e a possibilidade de realizar projetos singulares que influenciem positivamente a vida das pessoas é o que atraiu Gustavo Greco ao design. Formado em Direito e Publicidade e Propaganda, Gustavo abriu seu primeiro escritório de design com duas amigas e, depois de outras experiências profissionais e uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing, fundou, em 2005, a Greco Design.

DESIGN

Buscando ideias em toda matéria-prima disponível e na troca de culturas em viagens pelo mundo, Gustavo diz que e a inspiração está bem mais perto do que pensamos. “Um bom livro, filme ou uma conversa com alguém que admiramos pode ser uma boa fonte de inspiração”, completa. E toda a versatilidade do trabalho consiste muitas vezes em abrir mão de estilos e tendências usuais. “Esse processo cria histórias relevantes e linguagens exclusivas para

GANHADOR DO PRÊMIO BRONZE IDEA BRASIL (2014), O PROJETO DE IDENTIDADE DO CINE THEATRO BRASIL TEM A TIPOGRAFIA COMO MEIO PARA A RECUPERAÇÃO DA IDENTIDADE DE UM DOS MAIS ANTIGOS CINEMAS DO BRASIL. TENDO COMO INSPIRAÇÃO O LETREIRO ORIGINAL DE SUA FACHADA, FOI FEITO UM ESTUDO DOS ELEMENTOS TIPOGRÁFICOS. A LIGATURA “IL” FOI MANTIDA COMO CARACTERÍSTICA DO ESTILO DA ÉPOCA, O QUAL FOI REFORÇADO PELO USO DE FOTOS HISTÓRICAS NA PAPELARIA E DO ROSA NEON, PRESENTE NOS LETREIROS ANTIGOS

DIAMONDMALL #04 |

27


DESIGN

NA FOTO ACIMA, O CONSULTÓRIO ORTODÔNTICO GANHOU UMA SINALIZAÇÃO DIVERTIDA COM AS PEÇAS UTILIZADAS NOS APARELHOS ORTODÔNTICOS. ABAIXO, A IDENTIDADE DO CONJUNTO MODERNO DA PAMPULHA FAZ A RELAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS COM OS 3 PRINCIPAIS ELEMENTOS DO CONJUNTO: A ARQUITETURA DE NIEMEYER, O PAISAGISMO DE BURLE MARX E O ESPELHO D’ÁGUA

28

| DIAMONDMALL #04


DESIGN

nossos clientes”, diz o designer, que elabora projetos de acordo com o perfil do cliente, apresentando soluções fundamentadas e adequadas, a realidade e a necessidade de cada um deles. O processo criativo alia a experiência do designer com um planejamento que busca entender não só as necessidades como todo o modelo de negócio do cliente. Com isso o processo criativo permite uma solução única que leva sempre ao melhor resultado, fazendo o bom profissional se destacar. “O bom design tem a capacidade de solucionar bem os problemas, aliar conhecimento, imaginação e inovação apresentando uma resposta adequada para o problema e pertinente ao universo de quem receberá a mensagem”, diz Gustavo. Para ele, o bom designer deve ter um olhar atento não só para gerar boas soluções visuais, mas para entender o entorno, conhecer o cliente e enxergar mudanças ao redor. “A capacidade de realizar mudanças é o que mais me inspira, e para isso venho trabalhando tanto. O design torna a vida e o dia a dia melhores, se apresentando como um ideal para mim”, expõe. “Digo sempre que somos especialistas em design e, dentro das áreas em que nos propusemos a atuar (identidade visual, editoriais e projetos de sinalização), temos que estar aptos a solucionar qualquer problema de design”, explica Gustavo. “Saídas fáceis e garantidas, como fazer o que já foi feito, são caminhos perigosos, pois nos esquecemos de que já existe foi consequência de outra realidade e está impregnado de um discurso alheio ao seu”, completa. O impacto visual não é o único objetivo do design. Por ser uma ferramenta contemporânea de expressão, tem modificado a forma como nos identificamos e identificamos o mundo ao nosso redor. O futuro passa pelo design, que cada vez mais usa todos os sentidos para diferenciar e materializar marcas e ideias. As mais diversas empresas reconhecem a importância do design e acompanham atentas aos novos movimentos, reconhecendo-os como parte imprescindível de sua identidade. A criatividade é a matéria-prima e um recurso inesgotável nesse processo. O design está intimamente ligado ao desempenho empresarial através do reconhecimento de marcas fortes e

repertoriadas pelo senso comum. Dessa forma, o design sai de um lugar de relevância puramente estética e ganha um caráter estratégico. No mundo contemporâneo, os designers conquistaram mais espaço, participando de reuniões e de concepções de projetos e não somente de sua solução formal. “Meu ofício se tornou um exercício cotidiano e contínuo de compartilhamento, renovação e ressignificação, por meio de projetos com conteúdos que utilizam a informação como principal ingrediente”, fala o designer. Com dez anos de existência, a Greco Design vem ao encontro da filosofia de Gustavo e, com uma equipe de 20 pessoas que participam efetivamente de todas as soluções propostas, forma um time apaixonado pelo o que faz, trabalhando com vontade e desejo contínuo de autossuperação. “A maneira como trabalhamos é próxima, fraterna e compartilhada”, afirma Gustavo. “Por isso, falamos sempre na primeira pessoa do plural: não fui eu, fomos nós”, conclui. Trabalhando com uma grande diversidade de clientes, a Greco Design atua em, praticamente, todas as áreas, como comunicação, engenharia, varejo, educação e cultura. “Para a Greco, não importa o tamanho do cliente e sim o quanto ele está disposto a acreditar e investir no design”. Em um momento de expansão de fronteiras, habilidades e representatividade, a Greco Design atua no mercado de Minas Gerais e em todos os estados do país. Internacionalmente, além dos prêmios, os trabalhos da agência são publicados em livros e revistas de design por todo o mundo, o que abre portas para Gustavo ser convidado a compor júris nos mais importantes festivais de criatividade do mundo, como Cannes Lions, Red Dot Design Awards, El Ojo de Iberoamerica e Prêmios Lusos. Com incontáveis prêmios nacionais e internacionais, a Greco Design participou das últimas edições da Bienal Nacional de Design Gráfico, sendo destaque no ano de 2013. “Prêmios estabelecem padrões criativos, educam, inspiram e promovem o bom design. Aumentam a consciência das pessoas sobre a importância do design e deixam seu trabalho em evidência. No nosso caso, ainda coloca Minas Gerais e o nosso design em um cenário mundial”, finaliza Gustavo.

DIAMONDMALL #04 |

29


DECOR

FOTO: JOMAR BRAGANÇA


PEDRO LÁZARO

SUSTENTÁVEL E CHARMOSA A rica decoração da madeira de demolição transforma os ambientes, deixando-os mais aconchegantes. Carregada de histórias e cultura, o material imprime personalidade, além de deixar um visual incrível EDIÇÃO: FERNANDA FERREIRA ROMERO

A

tualmente, palavras como “retrofit” e “desenvolvimento sustentável” permeiam o dia a dia de todos. A preocupação com o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais ocupam as pautas de discussão. O desmatamento indiscriminado das florestas brasileiras, as queimadas em extensas áreas verdes e a exploração ilegal de madeiras de lei fazem com que seja necessário um maior controle do manejo ao produto final, e a busca por novas alternativas e tecnologias, de forma contínua, a fim de minimizar os impactos ambientais, suprindo as características estéticas e de resistência que a madeira proporciona. Ao encontro dessas preocupações, nos deparamos com o aumento da demanda por reformas ou atualizações, o que por sua vez, geram demolições de objetos arquitetônicos, o que proporciona grande quantidade de entulho. Dentro desse entulho sempre é possível encontrar um considerável volume de madeira, material indispensável na tecnologia construtiva. Para haver um aproveitamento melhor desse material, arquitetos e designers trabalham buscando novas formas de atuação sustentável através do reuso da matéria-prima, mas também possibilidades de resgate da tradição cultural.

DIAMONDMALL #04 |

31


A MADEIRA RESULTANTE DE DEMOLIÇÕES TRAZ O RESGATE DA TRADIÇÃO CULTURAL

FOTO: JOMAR BRAGANÇA

32

| DIAMONDMALL #04


FOTO: DANIEL MANSUR

FOTO: DANIEL MANSUR

FOTO: JOMAR BRAGANÇA

FOTO: JOMAR BRAGANÇA

DECOR

NA FOTO ACIMA, O LOFT PROJETADO POR PEDRO LÁZARO, FOI CONSTRUÍDO COM PEROBA ROSA DE DEMOLIÇÃO E TRAZ A PROPOSTA DE CONTEMPORANEIDADE SEM PERDER A TRADIÇÃO. NAS DUAS FOTOS ABAIXO, NO PROJETO RESIDENCIAL ASSINADO POR NARA CUNHA, A MADEIRA REUTILIZADA DEU UM AR ACOLHEDOR E ATUAL

Essas possibilidades, em minha opinião, foram desencadeadas por Lina Bo Bardi, em seu projeto para o Museu de Arte Moderna da Bahia – concluído em 1969 - onde proporcionou, a partir do conceito “restauro crítico”, a convivência simultânea entre o passado e as características vigentes naquela época. Hoje, a madeira resultante de demolições atinge o caráter sustentável em sua plenitude. No aspecto ambiental, se torna adequada, pois evita desmatamentos e mesmo a utilização de madeira de reflorestamento. É também economicamente e socialmente correta, pois gera novas frentes de trabalho em seu processo de demolição, armazenamento e comercialização, além da possibilidade do resgate e manutenção da cultura, bem como dos processos artesanais de produção locais. Aqui apresentamos dois projetos em que o uso da madeira de demolição se altera significativamente de acordo com os formatos de apropriação: O loft apresentado foi totalmente construído com madeira de demolição. Nesse caso, a peroba rosa, que antes era utilizada em uma estrutura de telhado e se apresentava em várias dimensões, foi remodelada e uniformizada para compor a fachada, piso e paredes internas. A madeira foi protegida com aplicação de verniz à base de água. Essa proposta mostra a possibilidade contemporânea de apropriação da madeira de demolição, abrindo uma vertente estética além da tradição cultural, “imagem onde o tempo lhe imprime a ideia de antiguidade”. O projeto residencial traz a madeira de demolição em seu estado “in natura”, ou seja, o estado que se encontrava originalmente foi preservado. O resultado é uma atmosfera acolhedora, atual e onde os traços da tradição são incisivos.

DIAMONDMALL #04 |

33


GASTRONOMIA

O COZINHEIRO QUE CONTA HISTÓRIAS Protagonista de um programa de culinária diferente dos outros, Olivier encanta o Brasil com as histórias que vive e descobre POR: LUCIANE COELHO • FOTOS: DIVULGAÇÃO

O

livier Anquier revolucionou a grade dos programas culinários. Antes, os programas apenas mostravam tecnicamente o preparo dos pratos. Hoje, além da receita, acrescenta-se como ingrediente principal a história das pessoas e da região onde a iguaria foi criada. Desafiado pela Rede Globo em 1998 a desenvolver para a televisão brasileira um programa que conseguisse juntar pessoas,

histórias, humor e, obviamente, comida, Olivier respondeu com um verdadeiro panorama sobre a cultura francesa para o povo brasileiro. Com apenas uma breve experiência na TV Record, em 1996, o francês não se deixou intimidar, aceitou o desafio e com uma câmera e um carro foi atrás de histórias interessantes que mostrassem um pouco da França aos brasileiros. “Foi a primeira experiência no jornalismo, fiz reportagens

PRATO TIPICAMENTE FRANCÊS, O L’ENTRECÔTE É UM CORTE NOBRE DE CARNE BOVINA, ACOMPANHADO POR UM MOLHO SUCULENTO. A RECEITA DE OLIVIER FOI CRIADA POR SUA TIA

34

| DIAMONDMALL #04


“TENHO UMA VIDA SÓ. QUANDO QUEREMOS ENCONTRAR TEMPO, ENCONTRAMOS”


GASTRONOMIA

de verdade, foi uma grande honra e orgulho desenvolver esse programa”, conta o mestre da cozinha. Os programas foram um sucesso e deram origem, em 1999, ao Diário do Olivier, que está no ar há 17 anos. Com ícones da culinária brasileira, o programa tem como principal ingrediente os personagens. “A aventura, as lembranças dos encontros são tão importantes quanto a receita”, diz. “A culinária é uma chave para chegar às pessoas. No fundo o programa conta histórias e é preciso ir atrás delas”. Para isso, o especialista das panelas conta com a ajuda de um Fusca verde, escolhido pelo próprio, para não agredir e não criar uma distância entre as pessoas. “O Fusca é o carro do brasileiro, as pessoas têm carinho por ele, tem carisma”, completa. O companheiro de viagem já foi até Belém, percorreu o Brasil inteiro e faz parte da identidade do programa.

É assertivo quando perguntado qual é o seu prato brasileiro preferido. Sem pestanejar, responde: o Tacacá. “É o prato que representa o Brasil. Esse prato tem a mistura de ingredientes que compõem a cultura brasileira. Isso para não falar nas cores que o Tacacá tem: verde e amarelo”, finaliza. Mas é claro que não descartada uma boa feijoada. Homem multitarefas, Olivier explica como consegue conciliar tantos trabalhos ao mesmo tempo. Nada de malabarismos: “Tenho uma vida só”. Falta de tempo? “Quando queremos encontrar tempo, encontramos”. Olivier concilia televisão com outros projetos, entre eles o famoso restaurante L’Entrecôte, em São Paulo. “É claro que eu me rodeio de pessoas especiais e competentes. Pessoas que trabalham com sinceridade e generosidade. Faço as coisas com coração. Tesão é o ingrediente fundamental para tudo na vida”, finaliza.

OLIVIER É FÃ DE CARROS ANTIGOS E EM SEU PROGRAMA EXIBIDO PELA GNT, “DIÁRIO DO OLIVIER”, ELE PERCORRE VÁRIAS CIDADES DO BRASIL EM BUSCA DE RECEITAS ESPECIAIS

36

| DIAMONDMALL #04


GASTRONOMIA

MUITO COMUM NA FRANÇA, A RECEITA DE COQ AU VIN UTILIZA A CARNE DE GALO, QUE CONTÉM POUCA GORDURA, E UM VINHO TINTO SECO DE BOA PROCEDÊNCIA. UM CLÁSSICO DA GASTRONOMIA

RECEITA DO OLIVIER: COQ AU VIN INGREDIENTES 1 galo de aproximadamente 2,5 kg 4 cebolas cortadas em cubos 4 cenouras cortadas em cubos 3 litros de vinho tinto seco 1 talo de salsão cortado em cubos 1 bouquet amarrado com um barbante, contendo 1 folha de salsão, 1 dente de alho, 2 folhas de louro, 2 ramos de tomilho e 2 ramos de salsa crespa 1/2 xícara (chá) de óleo vegetal, como o de girassol 1/2 xícara (chá) de conhaque 60 g de farinha de trigo 1 litro de fundo de carne (ou caldo em cubos) diluído em água 200 g de bacon magro 500 g de champignons Paris, frescos 30 g de manteiga 30 g de açúcar 60 ml de sangue de galo fresco (opcional) Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO Corte o galo em pedaços pequenos e deixe marinando por 48 horas. No dia do preparo, separe o galo, o vinho e os legumes. Tempere os pedaços de galo com sal e pimenta. Em uma caçarola, aqueça 30 ml de óleo e refogue os legumes em fogo baixo. Enquanto isso, em uma frigideira com um pouco de óleo, doure os pedaços de galo de ambos os lados. Quando estiverem dourados, polvilhe com um pouco de farinha. Acrescente uma parte do conhaque, flambe e junte os pedaços dourados com os legumes na caçarola. Cubra com o vinho e o caldo e cozinhe lentamente por aproximadamente 1h30 (até ficar macio). Enquanto cozinha o galo, prepare a guarnição, doure e bacon e reserve. Em uma pequena frigideira, derreta o açúcar com a manteiga e caramelize as cebolas. Junte o bacon e reserve. Em outra pequena frigideira, doure os champignons com um pouco de manteiga e uma pitada de sal e também reserve. Quando o galo estiver bem macio e o molho, bem encorpado, coe o molho para finalizar e retire o bouquet. Em uma caçarola, ferva o molho e adicione o sangue, mexendo sem parar. Acerte o sal e a pimenta. Coloque os pedaços de galo no centro de uma travessa e cubra com o molho e as guarnições. Arranje as batatas cozidas no sal à sua volta e sirva imediatamente.

DIAMONDMALL #04 |

37


Multiplan, hรก 40 anos fazendo sua vida melhor.

/multiplanoficial

www.multiplan.com.br


São Paulo - SP

MorumbiShopping

Ribeirão Preto - SP

RibeirãoShopping

BH Shopping

São Paulo - SP

ShoppingVilaOlímpia

Ribeirão Preto - SP

ShoppingSantaÚrsula

DiamondMall

BarraShopping

Pátio Savassi

New York City Center

ParkShopping

ParkShoppingCampoGrande

RJ (21) 3031 5404

Curitiba - PR

ParkShoppingBarigui

Rio de Janeiro - RJ

Maceió - AL

Park Shopping Maceió

Brasília - DF

Rio de Janeiro - RJ

Jundiaí - SP

JundiaíShopping

Belo Horizonte - MG

Rio de Janeiro - RJ

São Caetano do Sul - SP

ParkShoppingSãoCaetano

Belo Horizonte - MG

Rio de Janeiro - RJ

São Paulo - SP

ShoppingAnáliaFranco

Belo Horizonte - MG

VillageMall

SP (11) 5189 6701

Porto Alegre - RS

BarraShoppingSul


JOIAS

Colar de pérolas:Talento Anel de pérola grande: Talento Pulseira pontas de pérolas: Diamonds & Iraws Anel pontas de pérolas: Diamonds & Iraws Anel de ouro: Roscoe

joias

reais

Sejam pérolas, pedras ou diamantes, as joias dão personalidade e sofisticação a qualquer produção 40

| DIAMONDMALL #04


JOIAS

Anel Anel Anel Anel Anel

de ouro cobra: Roscoe azul de topázio e diamantes: Cibele Andrade rosé de topázio London e diamantes: Cibele Andrade de ouro rosa com pedras brasileiras: Manoel Bernardes flores com pedras brasileiras: Manoel Bernardes

DIAMONDMALL #04 |

41


JOIAS

Ear cuff preto de ouro branco e espinĂŠlhos: Talento Alfinete flamingo: Talento Anel flor: Estasi Brinco de diamantes e ametista: Estasi

42

| DIAMONDMALL #04


Brinco azul de topázio London e diamantes: Cibele Andrade Brinco rosé de topázios e diamantes: Cibele Andrade Brinco laço brilhantes: Roscoe

Fotografia: Fernando Martins (Câmera Clara) Assistente de Fotografia: Pedro Nicoli (Câmera Clara) Produção Executiva: Déia Lansky Produção de moda: Davi Leite Assistente de produção: Luiza Oliveira Tratamento de Imagem: Fred Wertz (Câmera Clara)

DIAMONDMALL #04 |

43


BRANDS

MINIMALISMO NA MEDIDA A elegância da tradicional norte-americana Calvin Klein é reafirmada através do design impecável desenvolvido pelo mineiro Francisco Costa POR: KADIDJA TOURE • FOTOS: BILLY FARRELL/MICHAEL AVEDON/DIVULGAÇÃO

K

ate Moss e Mark Wahlberg foram algumas das personalidades que estamparam as famosas campanhas da Calvin Klein nas décadas de 80 e 90, que consagrou uma estética sensual e provocante, além de reafirmar um ideal de beleza norte-americano. De fato, a publicidade do mercado de moda ganhou novas referências a partir da ousadia da marca, que escolheu a atriz Brooke Shields, no auge de seus 15, para estrelar uma campanha de jeans em 1980, ainda sob o

efeito do sucesso cinematográfico estrelado por ela, “A Lagoa Azul”. Calvin Richard Klein nasceu em Nova Iorque, no ano de 1942, e foi na mesma cidade que iniciou as atividades de sua grife homônima em 1978. Apesar de ser autodidata, o estilista se formou no tradicional F.I.T. (Fashion Institute of Technology) e até 2002, quando vendeu a Calvin Klein para Phillips Van Heusen Corp, desenvolveu coleções clássicas e, muitas vezes, atemporais. Se, no início de suas atividades, a Calvin

LOTTIE MOSS, IRMÃ DA TAMBÉM MODELO KATE MOSS, É A ESTRELA DA CAMPANHA DA COLEÇÃO POCKET DA CALVIN KLEIN JEANS DESTE ANO. À DIREITA, AS ATRIZES LUPITA NYONG’O E NAOMI WATTS CUMPRIMENTAM FRANCISCO COSTA APÓS DESFILE DA CALVIN KLEIN COLLECTION NA SEMANA DE MODA DE NOVA IORQUE

44

| DIAMONDMALL #04



BRANDS

Klein vendia suas pequenas coleções para lojas de departamento, hoje a grife é uma das mais completas, pois suas linhas se diversificam entre masculina e feminina, jeans, underwear, infantil, perfumes e acessórios, tornando-se uma verdadeira referência de um estilo de vida moderno e sofisticado. INFLUÊNCIA BRASILEIRA

Desde 2004, a coleção feminina da marca é desenvolvida pelo estilista mineiro Francisco Costa, escolhido pelo próprio Calvin Klein para substituí-lo na direção criativa da linha. Nascido na cidade de Guarani, Francisco se mudou para Nova Iorque ainda na década de 80, logo após a morte de sua mãe, que foi dona de uma confecção de roupas infantis. Mesmo sem dominar o inglês, Francisco se matriculou em um curso de moda, também no F.I.T., onde foi estudante bolsista após vencer uma competição. Antes de assumir a Calvin Klein, Francisco passou pela Gucci, Balmain Couture e Oscar de la Renta. Na temporada em que trabalhou com Tom Ford, na Gucci, o estilista atuava como designer sênior da linha de peças para noite, o que fez com que ele criasse trajes personalizados para clientes famosos. Essa etapa durou até 2002, quando ele se mudou para o estúdio da Calvin Klein. Sua primeira coleção para a marca estreou na primavera de 2004 e o reconhecimento por parte da crítica especializada veio na sequência. Nos anos de 2006 e 2008, o Council of Fashion Designers of America (CFDA) deu a Francisco o título de Designer do Ano em moda feminina. Em maio de 2008, ele recebeu o prêmio Mortimer C. Ritter Award, concedido pela FIT Alumni Association aos ex-alunos da escola que demonstraram excelência em arte e design. Em abril de 2009, foi homenageado pela Parsons The New School for Design, no prestigioso evento 61st Annual Fashion Benefit da escola. Em maio de 2009, o Smithsonian Cooper-Hewitt National Design Museum anunciou que Francisco havia conquistado o prêmio Fashion Design Award de 2009 – que é concedido àqueles que demonstraram excelência e inovação em design. O nome de Francisco também está associado a causas além da moda. Hoje, ele 46

| DIAMONDMALL #04

faz parte do conselho da ACRIA (AIDS Community Research Initiative of America), organização que fica em Nova Iorque, e em parceria com o DAA (Designers Against AIDS), levanta fundos para ampliar conhecimentos a respeito da AIDS/HIV e sua prevenção ao redor do mundo. Em 2013, ele também criou uma camiseta exclusiva para o evento amfAR (The Foundation for AIDS Research) São Paulo, um jantar de gala que acontece todos os anos em várias capitais mundiais, que destina recursos para pesquisas sobre cura e tratamento da AIDS. A elegância sempre presente em todas as coleções de Francisco para a Calvin Klein é destacada pelo minimalismo e pelas inspirações modernas que o estilista coloca em suas peças. Mas isso não significa roupas sem personalidade, pelo contrário! As linhas são sofisticadas, fogem do convencional através de combinações que podem ser usadas em um simples almoço ou até num jantar mais chique. Além disso, nunca falta um detalhe mais sensual, que remete a uma influência brasileira.

COMPOSTA POR NOVE PEÇAS, A COLEÇÃO POCKET DESTE ANO É UMA REEDIÇÃO DE ÍCONES DA MARCA QUE FIZERAM SUCESSO NOS ANOS 90


BRANDS

UM DOS DESFILES MAIS AGUARDADOS A CADA TEMPORADA DA SEMANA DE MODA DE NOVA IORQUE, A CALVIN KLEIN SEMPRE APRESENTA PARA UMA PLATEIA ESTRELADA SUAS EXCLUSIVAS COLLECTIONS

CALVIN KLEIN INVERNO 2015

Para este ano, a Calvin Klein Jeans buscou nas referências urbanas sua inspiração para compor a collection masculina. Uma certa dose de esportividade aparece na ampla gama de jeans que, por sua vez, ganhou diversas modelagens, cortes, silhuetas e acabamentos. Camisetas com transparência, estampas internas e externas e a mistura de texturas em uma única peça também ganharam destaque. As cores variam entre cinza, bordeaux e azul-marinho, fugindo do tradicional preto e branco. A linha feminina traz novamente acabamentos icônicos, como bainhas desfiadas e pespontos minimalistas. As modelagens ecléticas de jeans contemplam modelos girlfriend, super skinny high, skinny, jegging, straight e flare, ou seja, para todos os gostos. Conforto é a palavra chave para este inverno, através de tecidos como malha dupla face, nylon e neoprene misturados com couros e lãs. Cintos, botas de cano alto (knee high) e sandálias complementam os looks.

ANTES DE ASSUMIR A DIREÇÃO DE ESTILO DA LINHA FEMININA DA CALVIN KLEIN, FRANCISCO COSTA PASSOU PELA GUCCI, BALMAIN COUTURE E OSCAR DE LA RENTA

DIAMONDMALL #04 |

47


MODA

aquarela de tendências

D

o retrô ao folk, do cinza ao Marsala, as tendências do outono/inverno são plurais. Aposte nas texturas e mescle o pretinho básico com cores intensas

ILUSTRAÇÕES: MATEUS FERREIRA • FOTOS: FERNANDO MARTINS (CÂMERA CLARA)

48

| DIAMONDMALL #04


MODA

Blusa Maria Filรณ, colete Farm, calรงa Luigi Bertolli, colar Mary Design para Via Lรกctea, clutch Victor Hugo e bota Luiza Barcelos.

Jaqueta Gregory, saia MOB, colar Mary Design para Via Lรกctea, รณculos Optical Center, anel Talento, bolsa Victor Hugo e scarpin Arezzo.

DIAMONDMALL #04 |

49


MODA

Camisa Victor Hugo, colete pele fake MOB, calça Bo.Bô, colar Mary Design para Via Láctea, bolsa Luz da Lua e scarpin Maria Filó.

Blusa Luigi Bertolli, tricô MOB, saia Shop 126, cinto Maria Filó, brinco e anel Camila Klein e sapato Jorge Bischoff.

50

| DIAMONDMALL #04


MODA

Vestido Maria Filó, brincos Talento, óculos Optical Center, pulseira Arezzo e bota Luz da Lua

Body Bo.Bô, calça Maria Filó colar Mary Design para Via Láctea e sandália Carmen Steffens

DIAMONDMALL #04 |

51


MODA

Chemise Shoulder, camisa Brasil em Gotas, saia Farm, brinco Camila Klein, colar Shoulder, anel Mary Design para Via Lรกctea, scarpin Equipage.

52

| DIAMONDMALL #04


MODA

Vestido Shoulder, brinco Talento bolsa Arezzo, sapato Bo.B么, casaco, luva e broche acervo.

DIAMONDMALL #04 |

53


MODA

Blusa Shoulder, casaco tricô Bazzar, calça e cinto Shoulder, colar usado como tiara Arezzo e sapatilha Equipage.

Blusa K9, casaco franja Ateen, calça Maria Filó tiara MOB, brinco Farm, braceletes Camila Klein e sapatilha Bo.Bô.

54

| DIAMONDMALL #04


MODA

Blusa Gregory, casaco MOB, saia Ateen colar Mary Design para Via Láctea, tiara MOB e bota Equipage.

Short saia Bo.Bô, camisa Brasil em Gotas, blazer Ateen, laço usado como gravata, Mary Design para Via Láctea, tiara Mary Design para Via Láctea e bota Luiza Barcelos.

DIAMONDMALL #04 |

55


MODA

Vestido Ateen, brinco Camila Klein, pulseira Arezzo, sandรกlia Jorge Bischoff e luva preta acervo.

Vestido Maria Filรณ, jaqueta Colcci, colar Mary design para Via Lรกctea, ankle boot Jorge Bischoff e anel Camila Klein.

56

| DIAMONDMALL #04


MODA

Camisa K9, sutiã Água Fresca, saia Ateen, pulseira e brincos Camila Klein e ankle boot Luz da Lua.

DIAMONDMALL #04 |

57


MODA

Legging MOB, blusa Eclectic, sweater Farm, brinco Camila Klein, bolsa Luigi Bertolli e scarpin Luiza Barcelos.

Fotografia: Fernando Martins (Câmera Clara) Produção Executiva: Déia Lansky Assistente de produção: Isabella Silveira Produção de Moda: Davi Leite Assistente de produção: Luiza Oliveira

Macacão Maria Filó, calça tricô usada como gola Farm, pulseira Arezzo, bota Equipage e luva preta acervo.

Beleza: Bruno Cândido Modelos: Lidia Elsenbach (L’equipe) Vanessa Carvalho (JOY) Tratamento de Imagem: Fred Wertz (Câmera Clara) Ilustrações: Mateus Ferreira

58

| DIAMONDMALL #04




CRÔNICA

É-DA-PERGUNTA-QUE-EU-GOSTO POR: CARLA MADEIRA • FOTOS: DIVULGAÇÃO

O que é arte, por exemplo? Tem a ver com expressar alguma coisa, com dominar uma técnica? Com provocar uma reflexão, uma comoção, uma emoção, uma sensação, uma moveção? Evolução? Revolução? Tem a ver com fazer pensar? Fazer dançar? Fazer ouvir? Tem a ver com fazer sentir? Fazer sentido? Fazer-se humano? Desembestar? Tem a ver com um contexto - o que é arte dentro de um museu ou exposição não o é em outro ambiente? O que é um Picasso perdido em um boteco da esquina? O que é quando não se sabe que é? Tem a ver com um tempo, uma idade, uma identidade? Uma novidade? Um movimento? Tem a ver com o novo? Com o “de novo”? Antropofagia? disritmia? Fluxos de hemorragia? Tem a ver com um mercado? Com a indústria? Com os muros da rua? Tem a ver com um achado? Nascer marcado? Iluminado? Com a unanimidade burra? Com um estranhamento? Um experimento? Um holofote? 15 minutos? Tem a ver com um monte de gente achar que aquilo é arte e você nem achar a arte naquilo? Tem mais a ver com quem faz do que com quem vê? Uma instalação? Ar-tesão? Ante-visão? Invenção? Rima? Tem mais a ver com quem assina? Tem mais a ver com quem domina?

É critério: se combina? Tem a ver com o texto? Tem a ver com um pretexto? Tem a ver com o título ao lado da moldura? Contexto? Ar, sumo, mistura? Tem a ver com a crítica da crítica? Com a política? Com romper? Combater? Com os oprimidos? Deprimidos? Contentes? Abstratos? Concretos? Subjetivos? Pops? Talentosos? Pervertidos? Divertidos? Provocadores? Incendiários? Entendidos? Entediados? Amadores? Tem mais a ver com os delicados do que com a porrada? Com não ter certeza, com não ter censura, com ter postura? Com o coração que dispara? Com o tempo que para? Não tem nada a ver com o nada? Não tem tudo a ver com o tudo? Tem a ver com os fins? Vem a ser os meios, a mídia, os mitos? Tem a ver com debochados? Mediúnicos? Conscientes? Lúcidos? Transe? Trama? Drama? Fama? O que é arte arde? Transborda ou preenche? Quem define? Quem decide? Quem corta as orelhas? Quem atira a última pedra? Quem complica? Quem se arrisca? Quem-vive-sem? Quem se importa? Quem sabe? Quem dera!

DIAMONDMALL #04 |

61


PERSONA

PHILLIP MARTINS

EM FOCO Nossos frequentadores contam o que buscam e o que mais gostam no shopping, traduzindo o que o DiamondMall representa para seus cotidianos e para Belo Horizonte. Phillip Martins destaca quem são essas personalidades FOTOS: LECA NOVO

Costumo ir ao DiamondMall diariamente, ele é o mais funcional de todos os shoppings de Belo Horizonte. Bem localizado, tem um sistema de estacionamento inteligente. Tem lojas diferenciadas e exclusivas, além do Empório Verde Mar, que eu adoro! É quase que a extensão da minha casa, frequento a Companhia Athletica que oferece uma estrutura diferenciada das demais academias da cidade. O Diamond é acolhedor e, consequentemente, é prazeroso estar no mall, seja para um almoço com os amigos ou para as compras diferenciadas, ele é o lugar!

JULIA SALVADOR ADMINISTRADORA 62

| DIAMONDMALL #04


PERSONA

Minha relação com o DiamondMall sempre foi muito próxima desde que o shopping existe, estudei no colégio Santo Agostinho e sempre era um ponto de encontro com os amigos. Gosto dele pela sofisticação e localização, por estar próximo de onde moro. Sou ligado em design e por isso me chama muito a atenção o projeto arquitetônico, um dos mais bonitos, muito funcional, bem planejado, climatizado sem excesso e iluminação perfeita, um shopping minimalista onde o visual agrada a todos os gostos. Percebo também que as lojas sempre procuram estar em sintonia com as suas vitrines bem elaboradas, além de sempre trazer marcas novas e atuais para o público que o frequenta. O shopping não é muito grande, e seu formato interno circular, facilita o deslocamento. Não é necessário caminhar muito para encontrar a loja desejada.”

RENATO TOMASI

DIRETOR DA DMAIS DESIGN

DIAMONDMALL #04 |

63


PERSONA

“Sou frequentadora assídua do DiamondMall desde que ele inaugurou, fica ao lado da minha casa e gosto de frequentá-lo pela facilidade do acesso. Sempre que acontece um lançamento de novos filmes, principalmente infantil, gosto de levar o Matteo e o Noah para as seções nas aconchegantes salas de cinemas da Rede Cinemark, além de amplo, espaçoso e muito bem cuidado, os funcionários sempre nos recebem muito bem e são super atenciosos. Outro grande diferencial que me chama atenção no shopping é que ele sempre está propondo uma novidade com qualidade para o público que o frequenta, exposições e ações interativas fazem parte quase que mensalmente, isso é um atrativo, que além de lojas antenadas e marcas atuais, nos levam a sempre querer estar no mall.”

CAROL RACHE

EDITORA DO BLOG WHAT ABOUT

64

| DIAMONDMALL #04


BEAUTY

DELINEADOR LÍQUIDO CONTÉM1G

QUINTETO DE SOMBRAS DIOR THE BEAUTY BOX

DELINEADOR EM GEL CLINIQUE

FILTRO SOLAR FPS 50 LOÇÃO ADCOS

GEL HIDRATANTE CORPORAL VERBENA L’OCCITANE EN PROVENCE

BELEZA NATURAL Sua rotina de beleza pode se tornar ainda melhor com as dicas de produtos especiais para a estação

MÁSCARA VITAMINO COLOR L’ORÉAL LM STUDIO

POR: KADIDJA TOURE FOTOS: DIVULGAÇÃO

ÁGUA DE COLÔNIA BROMÉLIA

CREME HIDRATANTE FACIAL AVENE CLEAN

L’OCCITANE AU BRÉSIL

DROGARIA ARAÚJO

ESPONJA BEM-ME-QUER QUEM DISSE, BERENICE?

CREME PARA A ÁREA DOS OLHOS

SÉRUM ANTI-ÂGE SUBLIME ANNA PEGOVA

PREMIER

LENÇOS DEMAQUILANTES MAKE B. O BOTICÁRIO

DIAMONDMALL #04 |

65


MAKE

Ar de saudável com bochechas e boca levemente rosadas e batom nude mais puxado para a cor-de-boca natural. Pele super iluminada, e alguns ponto de luz na make – uma tendência que veio das passarelas internacionais e tomou conta dos lançamentos nacionais. Primer colorido verde - Quem disse, Berenice? Base Velvet – Contém 1g Blush marrom – Quem disse, Berenice? Bronzer true bronze Sunblushed - Clinique Quarteto sombra matte - O Boticário Batom Acid Nude – O Boticário Máscara para cílios Pretume - Quem disse, Berenice? Duo Perfect para sobrancelhas – Contém 1g Vestido: Gregory Brincos: Camila Klein

Menos é mais

A 66

o contrário do que estamos acostumados com a beleza de inverno, o forte da estação de 2015 é a beleza natural, menos é mais, com bons produtos, uma pele bem hidratada e alguns pontos chaves são o forte do inverno 2015

| DIAMONDMALL #04

FOTOS: HENRIQUE FALCI


MAKE

Ponto de cor. Com uma beleza natural o up fica com pontos de cor como delineadores coloridos e boca escura (usados separadamente), pink, vermelho e turquesa nos olhos e vinho e uva na boca. Primer universal Faceprimers - Clinique Base stay-Matte oil-free Makeup - Clinique Pó translúcido – Quem disse, Berenice? Blush naked acetinado - Contém 1g Batom mate plum - Clinique Máscara para cílios Pretume - Quem disse, Berenice? Duo perfect para sobrancelhas - Contém 1g. Blusa: Brasil em Gotas Brincos: Camila Klein

DIAMONDMALL #04 |

67


MAKE

Nos olhos, além dos delineadores, o esfumado difuso é uma forte referência, com o aspecto quase como que borrado e cobrindo toda a pálpebra, a sombra parece ter sido aplicada displicentemente com os dedos. Primer facial - Contém 1g Base Perfectly Real Makeup - Clinique Pó translúcido - Quem disse, Berenice? Blush quartzo - O Boticário Batom rose chic - Contém 1g Lápis preto para esfumar - O Boticário Máscara para cílios Pretume - Quem disse, Berenice? Lápis para sobrancelhas - O Boticário Camisa: Victor Hugo Brincos: Estasi Joalheria

68

| DIAMONDMALL #04


MAKE

O minimalismo desse look mais natural também aparece nos cabelos, os hits da estação são os fios chapados ultralisos e o rabo de cavalo, nada muito elaborado, trazendo simplicidade e dando destaque os fios bem cuidado. Hidratante facial Dramatically Different Moisturizing Lotion - Clinique Base em pó 2 em 1 - Quem disse, Berenice? Duo perfect para sobrancelhas - Contém 1g Lápis de olho Zuzulino - Quem disse, Berenice? Sombra trio Navy - O Boticário Duo blush terra acetinado - Contém 1g Batom rosa cashmere - O Boticário Máscara High Impact - Clinique Lápis para sobrancelhas - O Boticário Moletom: Gregory Anel e brincos: Estasi Joalheria

Fotografia: Henrique Falci Produção de moda: Déia Lansky Beleza: Bruno Cândido Modelo: Ariely Westphal (Time Model/Mega Model)

DIAMONDMALL #04 |

69


70

| DIAMONDMALL #04


DESTAQUE

O BAILADO QUE ENCANTA O Grupo Corpo, companhia de dança mineira reconhecida internacionalmente, completa 40 anos POR: LUCIANE COELHO • FOTO: SHAREN BRADFORD

“T

udo o que eu sou ou fiz foi em função da dança”. Essas são palavras de um dos maiores coreógrafos do Brasil, Rodrigo Pederneiras. Rodrigo é um dos precursores do Grupo Corpo, uma companhia de dança reconhecida internacionalmente nascida em Belo Horizonte e que completa agora 40 anos. “Não existia uma companhia profissional de dança na cidade. O que tivemos que fazer foi criar o nosso campo de trabalho”, diz Rodrigo. Desde muito cedo a música clássica influencia o coreógrafo. Pederneiras começou a ouvir música erudita aos 6 anos de idade mas começou a dançar somente aos 15 anos,

o que é relativamente tarde para quem quer se tornar profissional no Brasil. Esse começo tardio não influenciou o trabalho que apresenta diariamente. O talento de Rodrigo é nato, apesar de ter também a dedicação como companheira inseparável no seu trabalho. “Basicamente para ser um bom bailarino é necessário muito estudo e, obviamente, talento”, diz. Os irmãos de Rodrigo também são todos bailarinos, com exceção de Paulo Pederneiras, que preferiu o teatro e sempre esteve à frente do Grupo Corpo. A direção de Paulo Pederneiras teve um papel fundamental na formação da equipe. Juntamente com outros profissionais e amigos, também apaixonados pela dança,


O DiamondMall realiza a exposição dos 40 anos do Grupo Corpo até o dia 19 de abril, no Piso L2, com entrada gratuita.

72

| DIAMONDMALL #04

FOTO: JOSÉ LUIZ PEDERNEIRAS

RODRIGO PEDERNEIRAS: “TUDO O QUE EU SOU OU FIZ FOI EM FUNÇÃO DA DANÇA”.

FOTO: JOSÉ LUIZ PEDERNEIRAS

criaram, então, o Grupo Corpo, em 1975. “O Grupo surgiu quando eu comecei a trabalhar com dança e quis fazer da dança a minha profissão”. No ano seguinte, o coreógrafo argentino Oscar Araiz, nome incontornável da dança argentina, juntamente com Milton Nascimento e Fernando Brant criaram um espetáculo arrebatador que viajou 14 países diferentes. O espetáculo chegou a ficar em cartaz por um mês consecutivo num dos teatros mais importante do mundo: o Théâtre de la Ville, de Paris. “O espetáculo foi um verdadeiro acontecimento. E nós viemos para isso: para mostrar o nosso trabalho”, diz Rodrigo sem grandes modéstias. Milton Nascimento compôs toda a trilha do espetáculo, com destaque para a canção Maria Maria, tema que estourou e que, ainda hoje, é lembrada por quem gosta de boa música. As parcerias do Grupo Corpo são de peso. Além do Milton Nascimento que participou do primeiro espetáculo, artistas como Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Marco Antônio Guimarães ou João Bosco passaram, desde o começo dos anos 90, a ser seus parceiros, compondo músicas especialmente para os espetáculos, onde a partir daí Rodrigo começa a desenvolver as suas tão aplaudidas coreografias. Os 40 anos do Grupo Corpo celebram toda a dedicação de todos os que passaram pela companhia mineira. E quando perguntado que palavra utilizaria para resumir esse período, Rodrigo responde sem pestanejar: “A palavra é trabalho”. Que o Grupo Corpo continue então com muito mais trabalho, encantando, com o talento que já provou ter desde sempre, o Brasil e o mundo.

FOTO: JOSÉ LUIZ PEDERNEIRAS

DESTAQUE




BEM-ESTAR

MENINA DO RIO Aos 37 anos, a carioca Cynthia Howlett é um exemplo de como podemos viver de uma maneira saudável e sem grandes sacrifícios POR: KADIDJA TOURE • FOTOS: PEDRO GARRIDO/DIVULGAÇÃO

A

carioca Cynthia Howlett é uma verdadeira inspiração para quem prefere seguir um estilo de vida saudável, aliando alimentação adequada e prática regular de exercícios. Engana-se quem pensa que para manter a forma ela vive sob sacrifícios e uma rotina impossível de ser seguida por pessoas comuns, que não têm esses hábitos desde a infância, como é o caso dela. “Desde cedo, tive o exemplo dos meus pais, que sempre foram muito ativos e se alimentaram bem, um estilo seguido por toda a família”, diz a recém-formada nutricionista. Sua primeira formação, em direito, lhe deu a oportunidade de trabalhar no conselho da organização ambiental WWF (World Wild Foundation), já que ela também é especialista em Meio Ambiente pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Sua paixão pelos esportes lhe rendeu outro convite, para ser apresentadora no canal SporTV, em que

ela ficou conhecida por mostrar ao público modalidades de esportes radicais. Isso foi o suficiente para Cynthia buscar por uma segunda formação, em jornalismo. QUESTÃO DE EQUILÍBRIO

Quanto à sua alimentação, Cynthia garante que foge dos modismos e dietas mirabolantes, prezando sempre pelo equilíbrio. “Nada não pode, posso comer de tudo. Por uma questão de gosto, não como carne vermelha há 15 anos. Frituras e corantes também não me fazem bem. A principal dica é que tudo em excesso não faz bem”. No canal GNT, Cynthia apresentou um quadro fixo no programa Alternativa Saúde, comandado por Patrycia Travassos, em que vários especialistas esclareciam dúvidas relacionadas à saúde e ao bem-estar. Em seguida, na mesma emissora, ela apresentou o reality show Perdas e Ganhos, que acompanhava o processo de emagrecimento de um participante

DIAMONDMALL #04 |

75


BEM-ESTAR

ALÉM DE MANTER O EQUILÍBRIO NO QUESITO ALIMENTAÇÃO, A APRESENTADORA TAMBÉM SEGUE OUTRO HÁBITO QUE LHE ACOMPANHA DESDE CRIANÇA: A PRÁTICA DIÁRIA DE EXERCÍCIOS

diferente a cada semana, através da ajuda de profissionais da saúde. Graças a esses desafios, Cynthia se sentiu motivada a voltar às salas de aula novamente e, agora, também é formada em nutrição. Com isso, há pouco tempo, ela abriu seu próprio escritório de nutrição na zona sul do Rio, em parceria com a também nutricionista Beatriz Serpa de Moraes. Além das diversas atividades profissionais, Cynthia – que é casada com o ator Eduardo Moscovis – é mãe de duas crianças, Manuela e Rodrigo, de 7 e 2 anos, respectivamente. ROTINA SAUDÁVEL

Além de manter o equilíbrio no quesito alimentação, a apresentadora também mantém outro hábito que lhe acompanha desde criança, a prática diária de exercícios. “Geralmente, pratico exercícios todos os dias, por cerca de duas horas. Faço natação, corrida, pilates e dança. Agora estou em um treino mais puxado de corrida por conta das maratonas”, nos conta Cynthia, que participou de sua primeira maratona no ano passado, no Rio de Janeiro. Aliás, mesmo aos finais de semana, ela não descansa e garante que não é nenhum sacrifício, pois os exercícios fazem parte de suas obrigações diárias de uma maneira natural. Atualmente, as dietas chamadas detox e o corte de alimentos que contenham glúten e lactose, por exemplo, estão fazendo sucesso

76

| DIAMONDMALL #04

entre as pessoas que desejam perder peso. Porém, ela nos alerta de que não existe milagre. “A gente não pode se esquecer do prazer de comer os alimentos que gostamos. Tudo nós podemos adequar e compensar. As pessoas querem entrar na mesma moda e se enquadrarem em uma mesma dieta, mas cada um tem uma necessidade”. Cynthia ainda reforça a ideia de que uma mudança no estilo de vida é o mais importante e ainda pode trazer benefícios e equilíbrio a longo prazo. E, após um dia de excessos, ela garante que não há nada melhor do que ingerir muita água e movimentar-se, praticando exercícios físicos. Como tem duas crianças em casa, durante a semana ela prioriza um cardápio variado, mas com alimentos saudáveis como legumes, verduras e arroz e integral, por exemplo. Porém, aos finais de semana, ela costuma deixar os filhos escolherem alguns pratos que mais gostam e é taxativa ao dizer que proibições não funcionam com crianças. Sua primeira experiência com a maternidade resultou no livro “Gravidez Saudável”, em que ela compartilha as diversas transformações que o período lhe trouxe e muitas dicas para as futuras mães. “Durante a gravidez da Manuela, eu escrevi diários contando o que sentia. Então, no livro conto uma experiência pessoal, minha história. Não falo sobre regras, mas muitas mães podem se identificar em alguns momentos”, compartilha Cynthia.


BEM-ESTAR

RIO DE JANEIRO POR CYNTHIA Em seu mais recente livro, “Alma do Rio”, Cynthia traz dicas sobre a cidade em que nasceu, como as melhores praias, pontos turísticos, restaurantes e o estilo de vida do carioca. Um verdadeiro guia sobre a cidade maravilhosa, dividido em 22 capítulos e cada um dedicado a um bairro específico, do Arpoador à Madureira. Confira abaixo alguns points preferidos de Cynthia:

ARPOADOR A ligação de Cynthia com o Arpoador é emotiva, pois ela foi criada na região, que tem umas das melhores vistas do pôr do sol carioca.

PARQUE DA CATACUMBA Esse agradável lugar, formado por jardins, alamedas e muitas árvores, é citado como um espaço ideal para quem gosta de fazer trilhas com crianças.

PRAIA DA JOATINGA Localizada no bairro do Joá e considerada bastante reservada, a apresentadora e nutricionista indica essa praia como uma de suas preferidas.

LAGOA RODRIGO DE FREITAS Para Cynthia, a Lagoa é um espaço superdemocrático, pois comporta desde programas a dois a passeios de bicicleta ou patins. DIAMONDMALL #04 |

77


CULTURA

BOAS ESCOLHAS Um bom livro, uma música contagiante e um filme que entretém se tornam aliados para momentos únicos no dia a dia POR: FERNANDA FERREIRA ROMEO • FOTOS: DIVULGAÇÃO

CD

ESMERALDAS

Tiê

POP

2014, 12 faixas, Warner Music Brasil LIVRARIA SARAIVA

Com uma linguagem simples, crua e confessional, Tiê está na nova geração de cantoras que usam poucos artifícios no som. Em “Esmeraldas”, as composições são deliciosas e se mantém fiel às raízes de seu primeiro álbum, “Sweet Jardim”, com letras que mais parecem bilhetes para o namorado, tornando a cantora uma voz romântica sofisticada. O CD tem a parceria de David Byrne, ex-Talking Heads, na faixa “All Around You”.

78

| DIAMONDMALL #04


CULTURA

LIVRO

LIVRO

LIVRO

IRMÃO ALEMÃO

Chico Buarque

CEM ANOS DE SOLIDÃO

Gabriel García Márquez

1984

George Orwell

Robert Galbraith

ROMANCE

ROMANCE

ROMANCE

FICÇÃO, ROMANCE, POLICIAL

240 páginas, Companhia das Letras

448 páginas, Editora Record

416 páginas, Companhia das Letras

464 páginas, Editora Rocco

O vertiginoso novo romance de Chico Buarque traz uma narrativa que se estrutura em uma tensão entre o que de fato aconteceu, o que poderia ter sido e a imaginação. Seu pai, Sérgio Buarque de Holanda, esteve na Alemanha e, um romance com Anne Ernst resultou em um filho que jamais conhecera, Sergio Ernst. Ao tomar conhecimento da história, Chico se inquietou e, depois de algumas décadas, surgiu o envolvente “O Irmão Alemão”.

Com nova tradução e projeto gráfico, o livro mais importante da obra de García Márquez, vencedor do prêmio Nobel de literatura em 1982 é relançado. O autor narra a história da família Buendía. A narrativa desenvolve-se em torno dos membros da família, com a particularidade de que todas as gerações foram acompanhadas por Úrsula, uma personagem centenária e uma das mais conhecidas da história da literatura latino-americana.

O último romance de George Orwell nos apresenta a Wiston, que, aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade dominada pelo Estado, na qual ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, personificação literária do poder cínico e cruel, resolve infringir a lei quando adquire um diário e anota suas ideias e observações desse poder. Um livro que jamais envelhece.

Robert Galbraith, pseudônimo de J.K Rowling, traz novamente o detetive Cormoram Strike, protagonista do primeiro livro, O Chamado do Cuco, e sua fiel assistente Robin Ellacott para uma nova aventura em O Bicho-da-Seda. Em uma trama envolvente, o detetive irá investigar o desaparecimento do escritor Owen Quine, conhecido por seu temperamento difícil. O que parecia um caso simples, se revela um assassinato cruel, cheio de requintes.

LIVRARIA SARAIVA

LIVRARIA SARAIVA

LIVRARIA SARAIVA

LIVRO

O BICHO-DA-SEDA

LIVRARIA SARAIVA

LP DVD + CD

GHOST STORIES LIVE 2014

Coldplay

BLU-RAY BLU-RAY

ELA

Spike Jonze DRAMA, ROMANCE, FICÇÃO

SHOW, MUSICAL

2013, EUA, Sony Pictures

2014, 20 faixas, WEA/Waner Bros.

LIVRARIA SARAIVA

LIVRARIA SARAIVA

Criados para divulgar as faixas do CD de mesmo nome, o show é um momento especial para o Coldplay. Com telas em 360 graus, o palco parece um teatro mágico que faz o sonho dos fãs virarem realidade com a qualidade musical apresentada. A performance deslumbrante da banda traz uma versão encantadora de Magic e outras 19 músicas. O making of traz versões customizadas das músicas em diferentes partes do mundo, com muito rock’n’roll.

Sendo um dos mais belos romances que o cinema já mostrou no século XXI, explora uma história de um amor incomum: a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia. O enredo do envolvente “Ela” traz Theodore, um escritor solitário que instala um sistema operacional para seu computador e acaba se apaixonando pela voz do programa, dando início a uma surpreendente relação amorosa entre ambos, com uma trilha sonora maravilhosa.

HISTÓRIAS CRUZADAS

Tate Taylor DRAMA

2011, EUA, Disney/Buena Vista LIVRARIA SARAIVA

Indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2012, Histórias Cruzadas se passa em uma pequena cidade do Mississipi, nos anos 1960. Uma garota da sociedade, Skeeter, está determinada a ser escritora e começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que abriram mão de suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca. Os relatos são impressionantes, o que desagrada grande parte da cidade sulista. Um filme provocante e inspirador.

ENTRE E OUÇA

Ed Motta POP

2014, 10 faixas, Polyssom LIVRARIA SARAIVA

Após vinte anos, do lançamento de “Entre e Ouça”, o terceiro álbum produzido por Ed Motta, a coleção “Clássicos em Vinil”, da Polyssom, relança esse marco da carreira do cantor, que já era conhecido no Brasil por conta dos sucessos “Manuel” e “Vamos Dançar” e chamava a atenção pelo timbre de voz poderoso e pelas músicas suingadas, imersas no jazz com influências do soul e do funk. As dez faixas do vinil trazem instrumentos vintage, marca registrada do cantor. Envolvente e nostálgico, é perfeito.

DIAMONDMALL #04 |

79


HYPE

SELEÇÃO ESPECIAL Conheça algumas exclusividades no mercado da beleza, acessórios e serviços luxuosos POR: KADIDJA TOURE • FOTOS: DIVULGAÇÃO

SPA NA ÁSIA Composto por cerca de 300 ilhas, o arquipélago Fiji está localizado em um ponto privilegiado na região da Oceania e a cerca de 4 horas de voo de Melbourne, Austrália. Esse paraíso natural tem atrativos como ilhas encantadoras, recifes e corais que deixam a região ainda mais colorida. O Fijian Resort & Spa da rede Shangri-La fica na ilha privada de Yanuca e é um refúgio perfeito para quem busca por paisagens exóticas, tranquilidade e acomodações luxuosas. Um dos destaques do hotel é o Spa Chi, que oferece tratamentos naturais baseados em autênticas práticas da cultura asiática. Massagens com óleos aromáticos orientais, tratamentos com pedras quentes, reflexologia, esfoliações e tratamentos de beleza são algumas das opções desse espaço, que proporciona bem-estar para o corpo e a mente. 80

| DIAMONDMALL #04


HYPE

CLÁSSICO YVES SAINT LAURENT

HOMENAGEM JOHN KENNEDY As canetas Montblanc da linha Great Characters homenageiam, em cada edição, uma personalidade e a escolhida da vez é a emblemática figura do ex-presidente norteamericano John Fitzgerald Kennedy. Quem também já inspirou a coleção foram Albert Einstein, Mahatma Gandhi e Leonardo da Vinci.

BELEZA NO DNA A marca Aerin surgiu em uma das famílias mais tradicionais do mercado de cosméticos, pois sua fundadora, que leva o mesmo nome da brand, é neta de Estée Lauder. A proposta da Aerin é ser reconhecida globalmente como um símbolo de lifestyle, com seus refinados produtos de beleza, acessórios, produtos para casa e fragrâncias inspiradoras.

O corretivo Touche Éclat é um ícone mundial entre os produtos de beleza. Criado pela Yves Saint Laurent no início da década de 90, até hoje é um dos queridinhos dos melhores maquiadores. Além de corrigir, ele funciona muito bem como iluminador, proporcionando um efeito revitalizante à pele.

TRADIÇÃO ESCOCESA The Dalmore Trinitas é um Malte, de 64 anos, que traduz a essência do whisky escocês. Seu processo de maturação longo e os diferentes estilos de madeira usadas na fabricação resultam em um sabor inigualável.

DIAMONDMALL #04 |

81


HYPE

TUDO FEITO À MÃO A proposta do e-commerce Muzungu Sisters é oferecer produtos exclusivos produzidos por artesões de diversas culturas espalhadas pelo mundo. Idealizado pelas amigas Dana Alikhani e Tatiana Santo Domingo – casada com Andrea Casiraghi, filho mais velho da Princesa Caroline de Mônaco –, que representam o multiculturalismo, já que Dana possui raízes iranianas, cresceu no Chipre e estudou Antropologia Social em Londres, enquanto que Tatiana é filha de colombiano e brasileira, nasceu em Nova Iorque e é bacharel em Artes Plásticas e Comunicação Visual pela American University, em Londres. Unindo a paixão pelas viagens e o bom gosto fashion, as amigas realizam uma curadoria super exclusiva para o site, com produtos originários de locais como Paquistão, Índia, Colômbia, Peru, Itália e muitos outros.

82

| DIAMONDMALL #04


HYPE

QUERIDINHO ENTRE AS IT-GIRLS O modelo de óculos So Real, da Dior, foi visto pela primeira vez no rosto da cantora Rihanna no ano passado. Desde então, ele se tornou um sucesso mundial. Seu formato desestruturado revela uma armação leve e design digno de uma coleção couture.

NOTAS VALENTINO O estilista Valentino, em parceria com o perfumista Olivier Polge, criou o perfume masculino Valentino Uomo. As notas amadeiradas da base são, particularmente, destaque nessa edição. A embalagem é um frasco cuidadosamente detalhado, inspirado na elegância italiana.

OBJETOS DE DESEJO Não é à toa que os sapatos Christian Louboutin desfrutam de fama internacional. Não é apenas o solado vermelho o responsável pelo sucesso. Os saltos altíssimos, os detalhes delicados em cada modelo e os tecidos diferenciados são algumas das características que os tornam mais do que especiais.

DIAMONDMALL #04 |

83


LIVING STYLE

NOVOS ESPAÇOS Mesclar elementos naturais com a arquitetura contemporânea traz originalidade e espaços cada vez mais encantadores POR: FERNANDA FERREIRA ROMERO • FOTO: DIVULGAÇÃO

I

ntegrando e qualificando espaços de estar, lazer e moradia, novos ambientes miscigenam áreas naturais e áreas construídas. O arquiteto Carlos Alexandre Dumont, o Carico, de Belo Horizonte (MG), propôs

84

| DIAMONDMALL #04

a sintetização dessas informações em uma residência no bairro de Nova Lima, com a construção que une elementos arquitetônicos em madeira que se projetam suspensos em direção à mata. Um estilo de morar singular e charmoso.


NOVIDADES

DIAMONDMALL INAUGURA DUAS SALAS EXCLUSIVAS CINEMARK Complexo instalado no Mall ganha novo lobby, cardápio gourmet e duas salas com poltronas maiores que as convencionais FOTOS: DIVULGAÇÃO

P

ioneira na oferta de novidades na área de cinema, como as tecnologias 3D e D-BOX, a Rede Cinemark oferece uma opção diferenciada de entretenimento ao público de Belo Horizonte com a reformulação do complexo DiamondMall. Duas salas foram inteiramente reformadas para oferecer maior conforto ao público, e o lobby ganhou uma entrada exclusiva para os clientes dessas salas. As salas número 1 (com capacidade para 108 pessoas) e 2 (para 96 espectadores) contam agora com poltronas em couro maiores que as convencionais. Para chegar até elas, os espectadores passam por um lounge exclusivo. Já o snack bar oferece uma variedade maior de produtos, com itens que vão desde a tradicional pipoca

e o refrigerante até opções como sanduíche de costela com manteiga, bombom de búfula com manjericão e uma seleção de vinhos, espumantes, whiskys e cervejas. Outro diferencial no complexo é que os clientes das salas renovadas contam com atendimento exclusivo em suas poltronas, até o início das exibições. Para Bettina Boklis, diretora de Marketing da Cinemark, as novidades de conforto renovam a experiência dos espectadores nas salas da Rede. “O formato chega a Belo Horizonte para atender a um público cada vez mais exigente e vai melhorar a experiência do cliente Cinemark com a oferta de novos serviços e opções gastronômicas”, explica. A previsão de inauguração das salas é em abril.

DIAMONDMALL #04 |

85


TRENDS

01

02

04

03

05

06

07

10 08

09

Estilo bonequinha Musa de Hollywood, Audrey Hepburn ficou conhecida pelo seu estilo atemporal, que até hoje influencia muitas mulheres 01 BOLSA COLCCI • 02 CAMISETA MODAL COM RENDA HOPE • 03 BOTA LUZ DA LUA 04 MEIA RISCA DE GIZ LUPO • 05 BRINCO OURO ROSÉ DIAMANTE E QUARTZO ALVORADA MÉDIO VIVARA 06 BLUSA CROPPED RENDA GUIPURE SHOP 126 • 07 SAIA ELLUS • 08 ÓCULOS COLEÇÃO ARTE URBANA CHILLI BEANS ALIANÇA EM OURO BRANCO 18K E NAVETES DE DIAMANTES TALENTO • 10 SANDÁLIA LUIZA BARCELOS

86

| DIAMONDMALL #04

09


TRENDS 02 01

03 04

05

06 08

07

Verdadeira musa Ícone da música pop Beyoncé imprime estilo dentro e fora dos palcos 01 BODY CIA.MARÍTIMA • 02 ALMOFADA DE VIAGEM FOM • 03 SAIA ISABELA BO.BÔ 04 VESTIDO JACQUARD MARIPOSA MARIA FILÓ • 05 TRICÔ PELÚCIA ÁGATHA • 06 ANEL CALISTA SWAROVSKI 07 BRINCO VITRAL CARLA AMORIM • 08 CORRENTES CIBELE ANDRADE

DIAMONDMALL #04 |

87


TRENDS 01 02

03

04

05

07 08

06

A cor do ano Inspire-se na cor marsala, eleita como o tom do ano pela Pantone, para criar looks ousados como o de Kylie, a irmã mais nova do clã Kardashian-Jenner 01 BOLSA CARMEN STEFFENS • 02 ANEL DE OURO AMARELO E RUBIS BOMBÊ VIVARA 03 TRICÔ ATEEN • 04 SAIA COURO FAKE MOB • 05 PORTA BEACH GRACE TROUSSEAU 06 SAPATILHA BICO FINO ANACAPRI • 07 CASACO FEMININO CALVIN KLEIN • 08 ANKLE BOOT JORGE BISCHOFF

88

| DIAMONDMALL #04


TRENDS

02

01

04

03

08

05 06

07

Estrela da vez Lupita Nyong’o segue um estilo impecável, sempre combinando com maquiagens que valorizam ainda mais suas produções 01 BOTA SCHUTZ • 02 CARTEIRA ACCESSORIZE • 03 BLUSA CROPPED MANGÃO DOTS FARM 04 SAIA COLCCI • 05 BLUSA MANGA LONGA ATEEN • 06 BRINCOS FLORAL H.STERN • 07 BOLSA KIPLING 08 SHORT DOLL CIDADE JARDIM ÁGUA FRESCA

DIAMONDMALL #04 |

89


TRENDS 03

02

01

04

05

06

08

07

Visual despojado Para quem procura praticidade no dia a dia, looks despojados como o de Scarlett Johansson são os mais indicados 01 BLUSA CAVALERA • 02 TRIO DE COLARES CAMILA KLEIN • 03 CASACO DE FRANJAS JEY 04 MANTA M.MARTAN • 05 CALÇA JEANS FORUM • 06 BLAZER CLASSIC SHOULDER 07 SCARPIN AREZZO • 08 BOLSA VICTOR HUGO

90

| DIAMONDMALL #04


TRENDS 01

02

04

03

05

06

08

07

09

Clássico e discreto O astro Tom Cruise adora combinar peças jeans com a neutralidade de tons como preto e azul. Chique na medida certa! 01 TÊNIS GORGE C2 TIMBERLAND • 02 PORTA PASSAPORTE VICTORINOX PARA ANTTONIONE • 03 CINTO SOCIAL SKETCH 04 CAMISA HUGO BOSS • 05 CAMISETA POLO CAVALERA • 06 CALÇA JEANS LACOSTE 07 RELÓGIO ROLEX SUBMARINER DATE PARA MANOEL BERNARDES 08 CINTO COM DETALHE EM COURO ARAMIS • 09 ÓCULOS CROSS AIR OAKLEY

DIAMONDMALL #04 |

91


TRENDS

03

02 01

06

05

04

07

08

09

Seleção especial Na hora de presentear os pequenos, não se esqueça de prezar pelo conforto e, claro, bom gosto também 01 BLUSÃO EM TRICÔ PUC • 02 CAMISA XADREZ LILICA & TIGOR • 03 VESTIDO XADREZ LINHA BEBÊ E INFANTIL PAOLA DA VINCI 04 BLUSA MANGA LONGA MILON • 05 VESTIDO ALFAIATARIA PITUCHINHU’S PARA MAIO 18 06 BONECA EVER AFTER HIGH FAIREST MADELINE PB KIDS • 07 DINOTECH MOTORIZADO SPINOSSAURO BMART 08 BABY PHONE CHICCO • 09 VESTIDO BEBÊ COM BOLSINHOS BB BÁSICO

92

| DIAMONDMALL #04




CRÔNICA

MARY FIGUEIREDO ARANTES

SOBRE PROMESSAS DE INÍCIO DE ANO E PLANTAÇÕES FOTOS: LECA NOVO

C

omecei o dia andando por um caminho diferente do que sempre faço. Desci a rua Agripa de Vasconcelos, aqui no Mangabeiras. Rua pequena, com pequeno grupo de casas. Andava devagar, apreciando cada arquitetura, detalhes pessoais que me remetiam a pensar em como seriam seus moradores. Reparei como as coisas ficam mais belas sem serem vistas pela janela do carro. A Serra do Curral, majestosa, imponente, apontava minha pequenez à frente daquele monumento chamado mãe natureza. Observei que todas as casas tinham uma placa, bem visível, que dizia: estamos conectados à Polícia Militar, mais arames farpados, que diziam da nossa insegurança em aqui morar, nada diferente de outros bairros... Desço mais um pouco e deparo com uma

árvore gigante. Como nunca tinha visto a elegância dessa vizinha? Pena não ter sido apresentada à ela! Parecia Flamboyant, mas conheço vários e sei que não crescem assim. Depois passei por uma casa, avinhada, que mais parece galeria de arte. Queria ser amiga dos donos para visitar as obras que devem morar lá dentro. Continuo descendo e chego a uma esquina onde antes existia um presépio encantado, um jardim de latinhas, com mudas de qualidades diferentes. Um muro foi erguido no lote anexo e ele foi extinguido. Pergunto a um senhor parado na rua, o que foi feito daquele jardim? Ele me responde: “acho que algumas mulheres daqui não gostavam dele...”. Era ele o criador e cuidador daquele presépio encantado. Como não sabe ficar parado, está começando um, do outro lado

DIAMONDMALL #04 |

95



CRÔNICA

da rua. Nos apresentamos, Milton é seu nome, vigia da rua e jardineiro entre uma espiadela e outra. Trabalha ali como vigia desde 2002. Antes, trabalhou anos numa casa mais acima. Como eu, Seu Milton nasceu na roça, perto de Carlos Chagas, num vilarejo chamado Vila Pereira. Aprendeu a gostar de roça com a avó e trouxe pra capital esse gostar, que faz com que crie raízes onde esteja. Além do mais, “não dou conta de ficar parado”, diz ele. Me apresentou as novas mudinhas do seu quintal, que agora fica perto da guarita. Um pé de soja, outro de amendoim e muitos pés de andu, que este ano deram colheita de algumas latas, agora fazem parte do seu roçado. Do único pé de milho, colheu a safra de quatro espigas, imagino que mil vezes mais saborosas do que as que compramos em supermercado. Os pés de andu ele vai plantando em cada migalha de terra que encontra, ao longo do passeio árido. A roseira foi a única remanescente do antigo jardim. Atravessamos a rua e ele me mostra, como um pai ao filho, sua preciosidade. Fez de cimento, ao pé da roseira, um recanto de água e proteção contra possíveis formigas. Desci a rua pensando no seu Milton e em sua plantação de sonhos. É que as pessoas não podem viver sem sonhos. Aqueles pés de andu são a fazenda imaginária da avó que seu Milton frequentava. Mais pra frente, um pé de bambuzinho se enovela a um casco de árvore, dando leveza àquele tronco rude. A beleza dos opostos ali, visível, entrelaçada. Passo pela casa da Dona Terezinha, e admiro um pé de mandacaru que nasceu sobre o telhado. Tenho minhas dúvidas se Dona Terezinha sabe que ela tem um nordeste sobre sua cabeça! Mais à frente, bem numa esquina, o muro da casa onde Lucíola e Nagibe moraram. Fecho os olhos e lembro da Lucíola

dizendo que o Paulo Laender, arquiteto, quando fez a casa, tirou do terreno não sei quantos caminhões de terra e que construiu a casa como num buraco de tatu. Grande Paulo! Sabia que fachada e ostentação são palavras muito próximas e que o ideal sempre foi esconder o que é nobre. Viro a avenida à esquerda e me deparo com o morro do Instituto Hilton Rocha, coberto daquele capinzinho que dá um pendão cor de rosa e que vemos muito em filmes nas cenas de casais e crianças correndo alegremente, roçando os pendões como que brincando nos campos do Senhor. Entre eles reparo outras hastes, mais altas e também rosadas, são palmas que ali brotaram. Brasileiro tem mania de achar que palmas são flores de velório e coroas de defunto, mesmo assim louvo a Deus, à natureza e aos passarinhos que ali fizeram um santo cocô. Subo em direção ao parque das Mangabeiras, paro um pouco com essa mania reparadeira de ver beleza em tudo e tento focar no que nem lembrava, é que tinha saído de casa com uma intenção, fazer uma caminhada! Tento focar e dou algumas voltas na pista. Volto pra casa por outro caminho. Você que me lê deve imaginar o quão caminhante devo ser... ledo engano! É que depois que peguei meus exames, nos quais taxas de tudo estavam lá nas grimpas, resolvi ir à luta e este foi meu primeiro dia de uma tentativa de volta às caminhadas. Afinal, tinha que decidir entre viver ou morrer. Claro que não sou boba e escolhi o primeiro! Ou você já viu infartado que não tem tempo para caminhadas? - como diz Mário Sérgio Cortella”. Lembrei disso e danei a caminhar, antes que seja tarde, e a reparar em tudo, cada vez mais! Que esta tentativa não fique apenas nesta crônica deste ano que se inicia! Bem sabe Seu Milton que colhemos apenas o que plantamos.

DIAMONDMALL #04 |

97


LOOKS

NATÁLIA DORNELLAS

PELO SHOPPING Flagramos pelos corredores do DiamondMall clientes em busca de novidades para incrementar o guarda-roupa. Aqui uma pequena amostra de produções criativas e casuais que funcionam bem a qualquer hora FOTOS: LECA NOVO

LUISA MESQUITA Estudante 18 anos

LILIAN RABELO Propagandista 36 anos

98

| DIAMONDMALL #04

BRUNA SOARES Psicóloga 29 anos

MARIANA DIAS FREITAS Administradora 24 anos


LOOKS

LAURA PIRES Estudante 19 anos

PAULO ANDRÉ Ator 52 anos

SABELINE FURTADO Advogada 29 anos

MARA PINHEIRO Jornalista 27 anos

DIAMONDMALL #04 |

99




INFORMAÇÕES

GASTRONOMIA

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO – PISO L1

De segunda a sábado, das 10h às 23h Domingos e feriados: das 10h às 22h PRAÇA DE RESTAURANTES – PISO L2

De segunda a sábado, das 10h às 23h Domingos e feriados: das 10h às 22h EMPÓRIO & PADARIA VERDEMAR – PISO L1

De segunda a sábado, das 6h às 22h Domingos e feriados: das 7h às 21h

O DiamondMall oferece dois espaços gastronômicos. A praça de alimentação, composta por 18 opções irresistíveis aos clientes, foi considerada o melhor espaço de alimentação entre os shoppings de Belo Horizonte. Localizada em um ambiente diferenciado, a praça de restaurantes oferece os mais sofisticados sabores da cozinha nacional e internacional aos apreciadores da gastronomia. Além disso, o DiamondMall possui cafés nos três pisos, que prezam pela elegância e sofisticação, interligados por wireless gratuita que proporciona maior comodidade aos clientes. Um dos destaques nos serviços gastronômicos oferecidos pelo shopping é o Empório e Padaria Verdemar. O estabelecimento conta com adega especial, padaria, delicatessen, sushi, creperia, mercearia, saladas, grill, além de um charmoso ambiente de Café & Pizzaria.

102

| DIAMONDMALL #04

ESPAÇO FAMÍLIA De segunda a domingo, das 10h às 22h

No DiamondMall, você e sua família recebem um tratamento especial. Podem usufruir do Espaço Família, localizado no Piso L1, ao lado do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Lá você encontra as Salas de Amamentação e Alimentação, o Fraldário e o Banheiro Família. Além disso, os clientes são recepcionados por profissional treinado que está sempre pronto para prestar auxílios e realizar o empréstimo gratuito de carrinhos de bebê.

CONCIERGE

De segunda a domingo, das 10h às 22h Telefone: (31) 3330-8633

O DiamondMall oferece o exclusivo serviço de Concierge com atendimento bilíngue, para você ficar ainda mais por dentro de tudo que acontece no shopping. Tire dúvidas e descubra novidades visitando o nosso Lounge no Piso L3, diariamente. No Concierge, você sabe mais sobre: • Localização das lojas no mall. • Serviços disponíveis. • Promoções e eventos. • Guarda-volumes. • Informações sobre a cidade, como pontos turísticos e eventos mais importantes, além de opções de lazer.


INFORMAÇÕES

SAC

De segunda a domingo, das 10h às 22h Telefone: (31) 3330-8627 e 3330-8630

O SAC está disponível para você registrar suas sugestões, elogios e reclamações. Além disso, disponibiliza um serviço de achados e perdidos. Os clientes podem recuperar pertences e documentos perdidos que tenham sido encontrados por algum funcionário ou por outros clientes nas dependências do shopping ou dos estacionamentos. O empréstimo de cadeira de rodas também é realizado no SAC. Basta preencher um termo de responsabilidade antes da retirada. O aluguel é gratuito.

CALL CENTER

De segunda a sábado, das 10h às 22h Domingos e feriados, das 11h às 21h Telefone: (31) 4003-4136

O serviço de informações sobre o DiamondMall é ideal para você consultar os telefones das lojas de seu interesse e ficar por dentro de tudo o que acontece no shopping.

WI-FI O DiamondMall disponibiliza o serviço gratuito de acesso ao

wi-fi. Para acessar basta encontrar a rede “DiamondMall WiFi” em seu dispositivo, selecioná-la e fazer o acesso.

DIAMONDMALL #04 |

103


GUIA DE LOJAS

ACADEMIA

COMPANHIA ATHLETICA • (31) 3304-2000

ACESSÓRIOS

ACCESSORIZE • (31) 2531-4205 CAMILA KLEIN • (31) 2555-9485 VIA LÁCTEA • (31) 3292-9075

AGÊNCIAS DE VIAGEM

NET TRAVEL - CVC • (31) 3311-8888 TAM VIAGENS • (31) 2533-0933

ALIMENTAÇÃO

AH! BON • (31) 3292-9069 ALIDARÁBIA • (31) 3330-8787 ASSACABRASA • (31) 3337-5995 BOB’S • (31) 3292-9146 CAFÉ DO PONTO • (31) 3330-8892 EDDIE FINE BURGERS • (31) 3292-9004 EXPRESSO PIZZA • (31) 2552-1507 GENDAI • (31) 3330-8788 ITALIA GRILL • (31) 3292-9092 KRABI EXPRESS • (31) 3318-3398 MARIETTA SANDUÍCHES • (31) 3337-9000 MC DONALD’S • (31) 3337-5815 PARRILLA DEL DIAMOND • (31) 2512-2858 PEQUIM 2000 • (31) 3292-9018

104

| DIAMONDMALL #04

PIZZA PAZZA • (31) 3335-2907 ROSSO PASTA & GRILL • (31) 3292-9232 SELETTI • (31) 3245-4547 SPIGA • (31) 3330-8866 SPOLETO • (31) 3292-9234 SUBWAY • (31) 2515-7300 VIVENDA DO CAMARÃO YOGOBERRY • (31) 3292-9194

ARTIGOS DO LAR E DECORAÇÃO

FOM • (31) 3330-8800 MMARTAN • (31) 3292-9165 NANART • (31) 3337-2902 OUTONOS • (31) 3292-9292 TOOL BOX • (31) 3292-9094 TROUSSEAU • (31) 3291-9333

ARTIGOS ESPORTIVOS E MODA PRAIA

BY TENNIS • (31) 3292-9073 CIA.MARÍTIMA • (31) 2514-8696 NIKE • (31) 3330-8888 SPORT HALL • (31) 3292-9473 TRACK & FIELD • (31) 3292-7920

BOMBONIERE

CACAU SHOW • (31) 3292-9039 KOPENHAGEN • (31) 3330-8632

BRINQUEDOS INFANTIS

BMART • (31) 3330-8855 PBKIDS BRINQUEDOS • (31) 3330-8805

CAIXAS ELETRÔNICOS

BANCO 24H • (31) 3241-2500 BANCO DO BRASIL • (31) 3286-1099 BANCO BRADESCO • (31) 3217-5409 BANCO HSBC • (31) 4004-3991 BANCO ITAÚ • (31) 3201-6255 BANCO MERCANTIL DO BRASIL • (31) 3057-6884 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL • (31) 32624340

CALÇADOS, MALAS E BOLSAS ANACAPRI • (31) 3318-3161 ANTTONIONE • (31) 3292-9215 AREZZO • (31) 3292-9080 CARMEN STEFFENS • (31) 3291-1608 EQUIPAGE • (31) 3292-9226 JORGE BISCHOFF • (31) 3292-9349 KIPLING • (31) 3292-9016 LUZ DA LUA • (31) 2552-4994


GUIA DE LOJAS

LUIZA BARCELOS • (31) 3292-9298 MR. CAT • (31) 3292-9199 SCHUTZ • (31) 3330-8759 SERGIOS • (31) 3337-6634 SPATIFILUS • (31) 3292-9144 VICTOR HUGO • (31) 3292-9002

CASA DE CÂMBIO

CONFIDENCE CÂMBIO • (31) 4004-5700 PICCHIONI • (31) 3517-0000

CINEMA

CINEMARK DIAMOND • (31) 3292-9026

DROGARIA

DROGARIA ARAÚJO • (31) 3292-2406

ELETRODOMÉSTICOS E ELETRÔNICOS

FAST SHOP • (31) 2138-6300 IPLACE • (31) 2526-0675 ONLINE INFORMÁTICA • (31) 2515-0215 POLISHOP STORE • (31) 3292-9202 SAMSUNG • (31) 3243-5822

EMPÓRIO E PADARIA VERDEMAR • (31) 3292-9071

JOIAS, RELÓGIOS E PEDRAS PRECIOSAS

CARLA AMORIM • (31) 2108-0888 CIBELE ANDRADE JOIAS • (31) 3292-9072 DIAMOND & IRAWS • (31) 3292-9282 ESTASI • (31) 3330-8779 H.STERN • (31) 3292-9158 MANOEL BERNARDES • (31) 3292-9055 ROSCOE • (31) 3292-9206 SWAROVSKI • (31) 3335-4211 TALENTO JOIAS • (31) 2552-9595 VIVARA • (31) 3335-0809

LIVRARIA

SARAIVA MEGASTORE • (31) 3292-9363 / 3292-9373

MODA FEMININA

ÁGATHA • (31) 3330-8978 ATEEN • (31) 3292-9344 BAZZAR • (31) 2511-2625 BO.BÔ • (31) 2555-2279 BRASIL EM GOTAS • (31) 3292-9220 CONTEMPO • (31) 3335-6629 DUDALINA • (31) 3330-8756 ECLECTIC • (31) 3292-9117 ENJOY • (31) 3330-8857 FARM • (31) 2510-1711 GREGORY • (31) 3330-8903 JEY • (31) 3291-2900 K9 • (31) 3292-6729 MARIA FILÓ • (31) 3330-8822 MOB • (31) 3330-8680 PATACHOU • (31) 3292-9266

POR 1 FIO • (31) 3291-4897 SHOP 126 • (31) 3292-9098 SHOULDER • (31) 3292-9150 ZINZANE • (31) 3292-9041

MODA INFANTOJUVENIL

BEBÊ BÁSICO • (31) 3330-8877 BROOKSFIELD JÚNIOR • (31) 3291-5592 CHICCO • (31) 3330-8920 LILICA & TIGOR • (31) 3292-9067 MAIO 18 • (31) 3330-8860 MILON • (31) 2513-0252 PAOLA DA VINCI • (31) 3275-2949 PUC • (31) 3292-9465 PUKET • (31) 3292-9024

MODA ÍNTIMA

ÁGUA FRESCA LINGERIE • (31) 3275-1002 HOPE • (31) 3292-9066 LUPO • (31) 3330-8868 SILLUEE • (31) 3292-9250

MODA JOVEM UNISSEX ADIDAS • (31) 3306-5516 CALVIN KLEIN • (31) 3292-9249 CAVALERA • (31) 3330-8826 COLCCI • (31) 2515-5753 ELLUS • (31) 3330-8820 FORUM • (31) 3292-9032 HERING • (31) 3330-8909 LACOSTE • (31) 3292-9131 LUIGI BERTOLLI • (31) 9132-1190 OAKLEY • (31) 3292-9104 OSKLEN • (31) 3337-5008 RICHARD’S • EM BREVE SIBERIAN • (31) 3292-9275 TIMBERLAND • (31) 3292-9228

MODA MASCULINA ARAMIS MENSWEAR • (31) 2514-0893 BROOKSFIELD • (31) 3292-9174 HUGO BOSS • (31) 2551-7611 KLUS • (31) 3292-9323 SKETCH • (31) 3292-9404 VIA VENETO • (31) 3292-9112 VR MENSWEAR • (31) 3292-9114 ZAK • (31) 3292-9299

ÓTICAS

CENTRO ÓTICO • (31) 3337-7480 CENTRO VISÃO • (31) 3292-9352 CHILLI BEANS • (31) 3337-4686 OPTICAL CENTER • (31) 3293-9081 OPTICAL EXPRESS • (31) 3292-9203

PERFUMARIA, COSMÉTICO E IMPORTADOS

ADCOS • (31) 3292-9480 ANNA PEGOVA • (31) 3292-9191 CLINIQUE • (31) 2510-3775 CONTÉM 1G • (31) 3267-7574 L’OCCITANE • (31) 3330-8999 L’OCCITANE AU BRÉSIL • (31) 2510-0091 O BOTICÁRIO • (31) 3292-9061 QUEM DISSE, BERENICE? • (31) 2551-6948 THE BEAUTY BOX • (31) 2535-9496

SERVIÇOS

AGÊNCIA NEWS • (31) 3330-8882 ALL PÉ/DR. SCHOLL • (31) 3337-7161 BH DIET • (31) 3292-9213 FOTO JÁ • (31) 3292-9079 LM CONCEITO • (31) 3291-2030 LOTÉRICA • (31) 3292-9051 MAGIC CAP • (31) 3292-9196

ESTANDES

ATHLETIC WAY • (31) 3292-9269 CUSTOMIC • (31) 9477-1883 FREDDO MONTERREY HELADO MEXICANO PREMIER TAKE COFFEE

TELEFONIA CELULAR CLARO • 1052 OI TIM • EM BREVE VIVO • 1058

DIAMONDMALL #04 |

105


O QUE VEM POR AÍ

Céline

Tory Burch

Coach

Marc Jacobs

HELENA BRANQUINHO

DO OLHAR RETRÔ AO NOVO CHIC Carregue nas cores e aplauda os nudes! POR: HELENA BRANQUINHO • FOTOS: DIVULGAÇÃO

S

e tivesse que descrever, em poucas palavras, o espírito que se vive no mundo fashion atual, seria fácil: Anos 70! E ficaria, assim, desvendado o foco principal sobre o mistério das tendências para a próxima temporada! O calendário anda para a frente, mas, como sempre,a inspiração olha para trás, e os anos mais visitados e revividos da vez são os das calças flare, dos casacos estruturados e acinturados, do terracota, do marrom e família, dos printsmulti coloridos de traços retrô, da verdadeira minissaia “à La Mary Quant” (a minissaia original - Mary Quant foi a inventora do modelo), do salto grosso e das plataformas... Mas, apesar de alguns looks desfilados parecerem ter sido tirados de um baú da avó, não cheiram a naftalina e encaixam perfeitamente no perfil e bom gosto da mulher atual. O hippie, por exemplo, ganha denominações deluxe, e clama tanto a liberdade de espírito quanto a ostentação do luxo. Anos de rebeldia e de afirmação à parte, outra tendência que entra em cena, já com cliques de streetstyle garantidos no hemisfério norte, é o estilo militar. Com Marc Jacobs a dar um dos melhores exemplos da renovação de tendência, as roupas ganham a cor “verde tropa” ou cáqui

106

| DIAMONDMALL #04

e bolsos de tamanho gigantesco a assessorar a mulher na árdua tarefa de trazer o mundo às costas todos os dias... E claro, o exército é extremamente feminino, sem medos nem preconceitos, e dá sinal verde às rendas e outros itens delicados para que se juntem às shapes de batalha. Para o contraste e para a diversão! Sobre os materiais, o jeans é o rei da festa, apoderando-se ainda mais do guarda-roupa. Desta vez, majoritariamente escuro, sem fantasias de lavagens e rasgões, veste todas as peças que consideramos indispensáveis para o dia a dia. O couro, no entanto, não perde ponto x e, mais do que permitido, é desejado! Mesmo que a estação seja quente! As shapes iluminadas, de corte amplo e materiais fluidos, também estão no cardápio, numa resposta ao novo chic à La Céline... de onda zen,“keepcalmandcarryon”... O clean minimalista mantém, assim, o seu lugar. Pinte tudo de tons neutros, com aplausos especiais para os vários tons de bege. Nos pés, a lei “no chão” mantém-se, e aqui também há batalhas, mas de outros tempos: as gladiadoras estão no comando!




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.