Page 1

Artes visuais M煤sica Literatura

Alemanha Brasil Dinamarca Jap茫o Pol么nia

De 25 de julho a 15 de agosto de 2015 | Fazenda Catit贸, Monte Santo de Minas - MG


Visita aos artistas durante a primeira edição do Damar Workshop Internacional, realizada em 2013 no atelier de Carlos Matuck (Embu das Artes,SP).


Damar Catitó Workshop Internacional Artes visuais, música e literatura Ao longo de três semanas, doze artistas provenientes do Japão, Dinamarca, Alemanha, Polônia e Brasil estarão imersos nas atividades propostas pelo Damar Catitó. Nove dos artistas dedicam-se à pintura, desenho, gravura e escultura; da fotografia, da música e da literatura cuidam cada um dos outros três. As atividades se dividem entre a cidade de São Paulo e a Fazenda Catitó. Nesta os artistas passarão a maior parte do tempo trabalhando em ateliês especialmente preparados para recebê-los, equipados com materiais por eles solicitados. Não serão ministradas aulas, porém durante a temporada na fazenda alguns horários serão reservados para visitas de artistas, artesãos e estudantes da região; ao final do período será realizada, no próprio ateliê, uma mostra com as obras produzidas durante o workshop.

Duas exposições em São Paulo Dessa mostra serão selecionadas duas obras de cada artista, que serão expostas em São Paulo, onde acontecerá também a exposição de abertura do workshop, com pinturas inéditas das participantes japonesas Kiyoko Kozawa e Kiyomi Kuriki. Essas duas exposições terão lugar no Ateliê Galeria Priscila Mainieri, também parceira da Damar nessa segunda edição do workshop, e cuja missão é dar tratamento de acervo aos patrimônios materiais e imateriais produzidos pelo evento que permanecerem no Brasil, assim como sediar palestras e promover encontros entre os participantes e artistas e estudantes de São Paulo. Em suas quatro curtas estadias em São Paulo – na abertura, no encerramento e em dois fins de semana – os convidados serão recebidos em ateliês de artistas, visitarão exposições e instituições culturais.

Informações Sobre as exposições de abertura e encerramento do workshop, consulte o site www.ateliepriscilamainieri.com.br. Horários e datas para agendamento de visitas ao ateliê na fazenda, informações detalhadas sobre os artistas e programação de atividades podem ser obtidas na página Damar Workshop , no Facebook; no blog damarcatito.tumblr.com; no Instagram @damarcatito.


Catitó

Para esta segunda edição do workshop, a Damar conta com a parceria do Instituto Cultural Capobianco e da Fazenda Catitó, que abrigará o evento. Foi estratégica a escolha da fazenda como ateliê para os artistas. Localizada em Monte Santo de Minas (MG), Catitó é referência histórica na região; fazenda de café constituída na segunda metade do século xix produz, hoje, orientada por Hellen e Júlio Capobianco, segundo diretrizes de sustentabilidade socioambientais que prezam a inclusão de questões culturais nas interatividades positivas estabelecidas com comunidades rurais e cidades do entorno. Na Fazenda Catitó, o modelo de gestão pressupõe que inovações tecnológicas nos processos produtivos dependem, em boa medida, da vontade criativa dos funcionários. Como estímulo, desenvolve com eles atividades artísticas, cujas produções ajudam a manter viva a memória e o espírito da fazenda e, ao mesmo tempo, qualifica-os cultural e tecnicamente, agregando habilidades aos desempenhos cotidianos, incentivando assim avanços em suas carreiras. Para a fazenda Catitó, a promoção do workshop representa significativo marco conceitual; pontua um processo que há tempos vem se construíndo, e que tem contribuído para o aprofundamento das relações entre artistas, artesãos, casas de cultura e instituições públicas da região. A escolha foi também estratégica no sentido de induzir a proposição metodológica fundamental do workshop: a riqueza histórica e a exuberância sociocultural da fazenda são, por si só, extremamente favoráveis para a construção da ambiência necessária para a potencialização da livre criação e de trocas pessoais, condições para a produção de obras absolutamente singulares.


Damar

Damar não pode ser definida apenas como entidade produtora de eventos culturais. Primeiro, porque se dedica exclusivamente à produção periódica de um único evento, o Damar Workshop Internacional, no qual a ambiência coletiva é, ao mesmo tempo, motor e consequência de intensa e notável produção de arte. Em segundo lugar, e principalmente, porque a energia e as competências dedicadas a esse evento extrapolam em muito o rol genérico de atribuições ordinárias das empresas do ramo cultural. Damar, pode-se dizer, é um avatar de Carlos Matuck, artista visual de longo curso que, após vivenciar workshops em países como Alemanha, Dinamarca, Polônia, Japão, resolveu organizar, ele próprio, experiência semelhante. Sensível, Matuck identificou as qualidades comuns nos diversos países em que trabalhou, e propôs uma versão brasileira que, ao que tudo indica, em breve será mais um importante canal para a integração de artistas brasileiros em um circuito internacional que, há tempos, dá ares a fazeres artísticos, a saberes estéticos, a gestos que mantêm as pazes feitas.

Na página ao lado, sede da Fazenda Catitó. Acima, espaço destinado ao atleiiê.


Artistas convidados

Kiyomi Kuriki – Japão Pintura

Kiyoko Kozawa – Japão Pintura, instalações


Yumi Takatsuta – Brasil/Japão Pintura, xilogravura

Erwin Legl – Alemanha Escultura, pintura


Artistas convidados

Doris Hahlweg – Alemanha/Brasil Pintura, instalações

Justyna Machnicka – Polônia Pintura, fotografia, instalações


Jon Gislason – Dinamarca Pintura

Tine Hinde – Dinamarca Pintura, xilogravura


Artistas convidados

Julio Barreto – Brasil Pintura, graffiti, instalações

Patrícia de Filippi – Brasil Fotografia, fotogravura, cinema


Marcos Maffei – Brasil Literatura

Arismar do Espírito Santo – Brasil Música


Carlos Matuck Passagem das Paineiras, 183 06846-120 | Embú das Artes | SP | Brasil matuckc@gmail.com carlosmatuck.com.br Instituto Cultural Capobianco Rua Álvaro de Carvalho, 97 01050-070 | São Paulo | SP | Brasil institutocapobianco.org.br

Rua Isabel de Castela, 274, Vila Madalena 05445-010 | São Paulo | SP (11) 3031-8727 www.ateliepriscilamainieri.com.br

Damar Catitó Workshop Internacional  

Livreto de apresentação de programa de residência artística Damar Catitó Monte Santo de Minas - MG / São Paulo - SP Brasil

Damar Catitó Workshop Internacional  

Livreto de apresentação de programa de residência artística Damar Catitó Monte Santo de Minas - MG / São Paulo - SP Brasil

Advertisement