O Bazófias - Número 36

Page 9

Notícias

Starrynight Backyard na sala de aula N

tão estranha, equinócio – “A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais"”.

Esta sessão teve início ao som da inesquecível melodia do filme de Stanley Kubric, “2001 , Odisseia no Espaço”. Ao mesmo tempo que se escurecia a sala e os presentes estavam embalados pela música distribuíram-se pipocas e estavam criadas as condições para começar uma viagem pelo Sistema Solar, seguindo depois até às nebulosas de estrelas e outros corpos celestes do Universo. Esta viagem foi possível graças à utilização de um software de astronomia – StarryNight Backyard – que é um recurso educativo frequentemente utilizado nas aulas, pois permite uma visualização muito elucidativa de alguns dos fenómenos estudados em Astronomia, como por exemplo: os movimentos relativos dos planetas em relação ao Sol, a sucessão dos dias e das noites, as fases da Lua, o sol da meia-noite nos pólos, as estações do ano, os eclipses, etcZ e claro, o acontecimento que justificou a data da realização da atividade, os equinócios.

Um local recheado de misticismo e magia durante os equinócios é a localidade Chichén Itza, México. Esta localidade foi construída durante a existência de uma civilização muito importante e avançada em termos de Astronomia e Matemática – os Maias. Na altura, (1 000 a.C. a 250 d.C.), aquele povo construiu pirâmides especialmente orientadas e alinhadas com a posição do Sol, para que durante o equinócio se conseguisse visualizar um fenómeno interessantíssimo, que é a projeção de sombras com formas onduladas ao longo de uma das escadarias, sombra essa que termina numa cabeça de uma serpente em pedra que está colocada na base da escadaria. Ou seja, a posição relativa do Sol e da pirâmide dá a sensação que uma serpente vai descendo a pirâmide. Anualmente, por duas vezes, em março e setembro, milhares de turistas e curiosos por Astronomia deslocam-se até Chichén Itza para serem testemunhas desde verdadeiro espetáculo da Natureza que são os equinócios. O pessoal docente e não docente que esteve presente na sessão também lá esteve, mas de uma forma virtualZ!

o segundo período, durante uma das sessões da atividade Conversas ao Fim da Tarde, as estrelas, o equinócio de março, a localidade mexicana de Chichén Itza e o software StarryNight Backyard foram os ingredientes da atividade astronómica que se realizou.

O equinócio ocorre em duas datas específicas durante o ano: 20 ou 21 de março e 22 ou 23 de setembro. Nestes dias, a duração do dia é exatamente igual à da noite, isto é, há exatamente 1 2 horas de dia e 1 2 horas de noite. Ou dito de outro modo, passam 1 2 horas desde o nascer ao pôr-do-sol. Como curiosidade fica mais uma informação, que é o significado desta palavra

No final da sessão, houve convívio e lanche entre os participantes e toda a gente saiu satisfeita, e certamente estará mais atenta ao próximo equinócio, que será no dia 22 de setembro. Até lá! ● Pedro Isidoro

[9]


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.