1 minute read

Aula 3 – Sentenças abertas e quantificadores

Aula 3

Sentenças abertas e quantificadores

Advertisement

Caro(a) aluno(a), esta é a nossa terceira aula. Você já ouviu falar em sentenças abertas e quantificadores? Bem, aqui trataremos desses dois temas que estão bem presentes nas afirmações e demonstrações da Matemática, fazendo parte da linguagem e notação comumente utilizadas nesta área.

As sentenças abertas e os quantificadores são elementos da chamada Lógica de Primeira Ordem (LPO) ou Cálculo de Predicados de Primeira Ordem (CPPO). Perceberemos que a LPO é um sistema lógico que generaliza a lógica que estudamos até aqui – a Lógica Proposicional ou Cálculo Proposicional.

Veremos que é possível operar na LPO da mesma forma que na Lógica Proposicional, sendo as sentenças abertas os operandos. Os operadores, por sua vez, são os conectivos lógicos que utilizamos no Cálculo Proposicional e que permitem combinar sentenças abertas para obter novas sentenças abertas. Além dos conectivos, a LPO admite operadores especiais que transformam sentenças abertas em proposições – os quantificadores. Então, anime-se e vamos iniciar os estudos!

Objetivos

ƒ Conhecer sentenças abertas ƒ Determinar o conjunto-verdade de sentenças abertas ƒ Realizar operações com sentenças abertas por meio dos conectivos ƒ Estudar operações de quantificação e quantificadores

This article is from: