História e Azulejos dos Hospitais Civis de Lisboa

Page 5

Esta introdução histórica iniciar-se-á com uma evocação ao Hospital Real de Todos-os-Santos, que antecedeu os HCL na prestação da assistência médica à população de Lisboa e que marcou um ponto alto na tradição hospitalar portuguesa e europeia. Seguir-se-ão breves capítulos dedicados a cada um dos edifícios em que mais tarde se instalaram os sete hospitais que viriam a constituir o grupo dos HCL, tal como chegou ao terceiro quartel deste século: Hospital de São José (no qual o Hospital de São Lázaro se encontrava incluído), Hospital do Desterro, Hospital de Arroios, Hospital de Dona Estefânia, Hospital de Santa Marta, Hospital Curry Cabral e Hospital de Santo António dos Capuchos. Não será aqui incluído o Hospital de Rilhafoles (hoje, Miguel Bombarda) – que gozou sempre de certa autonomia e que se separou definitivamente em 1918 para ser entregue à Faculdade de Medicina –, assim como o Hospital de Odivelas, que só fez parte do grupo durante cerca de 2 anos, entre 1899 e 1901. Deve registar-se que os HCL, cuja unidade parecia indiscutível até há poucos anos, se encontram agora numa fase quase de total desagregação. Tendo sido realizado já um processo de descentralização administrativa e financeira, encerrado que foi o Hospital de Arroios e anunciando-se que o mesmo pode acontecer a outros hospitais do grupo, é de prever que a sua história tenha chegado ao fim. Fecha-se assim o ciclo daquilo que podemos chamar “os hospitais conventos”, que irão progressivamente substituídos por modernas unidades hospitalares autónomas, construídas de raiz. Foi neste contexto que surgiu este livro que para além de trazer alguns elementos novos para conhecimento da azulejaria dos HCL, pretende ser o testemunho do passado de uma instituição que tanto contribuiu para o prestígio da medicina portuguesa.

Nota dos Autores: A narrativa da História dos Hospitais Civis de Lisboa que consta deste livro termina em 1996, ano em que foi publicada a primeira edição.

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.