Revista Automotive Business - edição 22

Page 72

SUPRIMENTOS

APOIO A FORNECEDORES É PULO DO GATO MONTADORAS MELHORAM COMPETITIVIDADE DOS PARCEIROS E GARANTEM MAIS EFICIÊNCIA À CADEIA PRODUTIVA ANA PAULA MACHADO

QUALIFICAÇÃO O executivo conta que os fornecedores da companhia têm acesso a um programa de capacitação e de práticas de gestão Lean, sistema de produção desenvolvido pela japonesa Toyota nos anos 1970. “Eles conseguem replicar em suas linhas de montagem os ensinamentos que são passados.” O programa foi criado pela mon-

72 $XWRPRWLYHBUSINESS

FOI-SE O TEMPO

DIVULGAÇÃO/FIAT

E

m mercado cada vez mais competitivo, as montadoras instaladas localmente enxergam na cadeia de suprimentos oportunidade para aumentar a eficiência e apostam em incentivos aos fornecedores como um caminho para reduzir de custos e ampliar as margens. As duas maiores fabricantes de veículos do País, Fiat e Volkswagen, têm estratégias bem distintas quando o assunto é apoio à cadeia de suprimentos. Enquanto a alemã aposta em linhas de crédito, a italiana vê na popularização de boas práticas de gestão “o pulo do gato” para melhorar os ganhos em produtividade. “Não adianta abandonar o nosso fornecedor e pedir a ele para melhorar a sua competitividade. Temos de ser parceiros nessa busca que, ao final, será vantajosa para todos os lados”, avalia o supervisor de qualidade e fornecedores e gestor da Universidade de Fornecedores Fiat, Maurício Varela Cançado.

EM QUE AS MONTADORAS REPASSAVAM OS CUSTOS NOS PREÇOS DOS AUTOMÓVEIS

MAURÍCIO CANÇADO, da Fiat, trabalha para difundir as boas práticas em cada nível da cadeia de suprimentos

BONS RESULTADOS NA FIAT

E

m poucos anos, o programa da Fiat com fornecedores trouxe resultados expressivos para a montadora e sua cadeia de suprimentos. “Formada a primeira turma, as empresas conseguiram reduzir perdas em células de sua linha em 40%. Isso é muito importante, porque o que mais dá retrabalho são peças com defeito”, avalia Cançado. O executivo também ressaltou que as empresas que replicaram os ensinamentos obtidos no programa de capacitação tiveram redução de estoque de 60%, além de diminuição de 30% na utilização da área produtiva. “Ou seja, se a empresa analisava aumentar a sua produção em 30% e necessitava de um novo galpão, com um remanejamento do espaço esse investimento pode ser concentrado em outra coisa”, observa.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.