Revista Automotive Business - edição 22

Page 20

NEGÓCIOS

JD POWER

PROBLEMAS DE QUALIDADE NOS CARROS BRASILEIROS

A

mundo, como Canadá e Alemanha, onde o índice é de 230 por 100. O número de problemas cresce para 356 por 100 quando se consideram somente os veículos fabricados no Brasil. O índice é também superior ao de automóveis produzidos em outros países emergentes: fica em 310 por 100 no México e 333 na Argentina. “Os carros brasileiros têm menos conteúdo; portanto, teoricamente, deveriam apresentar menos problemas, mas acontece o contrário. Isso é um desafio e uma oportunidade de melhorar dos fabricantes locais”, avalia Jon Sederstron, diretor-geral da JD Power no Brasil.

DIVULGAÇÃO

JD Power anunciou os resultados da terceira edição de sua pesquisa de satisfação de propriedade de veículos (Voss, do inglês Vehicle Satisfaction Ownership Study), Leia a matéria completa no realizada com 8 mil proprietários de Portal AB 73 modelos de 12 marcas dos carros mais vendidos no Brasil após 12 a 36 meses de uso. Os donos de carros novos no Brasil apontam, em média, 352 problemas a cada 100 unidades, ou 3,5 problemas por veículo. O número é cerca de 50% maior do que em outros principais mercados do

RECUPERAÇÃO

FATURAMENTO EM ALTA PARA IMPORTADORES DE LUXO

D FIESTA SEDÃ

FORD MIRA NO SEGMENTO PREMIUM

A

s concessionarias Ford já vendem o New Fiesta Sedan 2014. Diferentemente do hatch, que passou a ser produzido em São Bernardo do Campo (SP), o sedã continua vindo do México. “Deveremos vender entre 800 e mil unidades por mês. Não será um carro de volume. Vamos brigar num segmento premium”, afirma o gerente-geral de marketing, Oswaldo Ramos. Ele descartou, mesmo para o próximo ano, a produção local do

20 $XWRPRWLYHBUSINESS

modelo. “Nosso carro para maiores volume é o hatch.” O executivo também rejeita a possibilidade de versões futuras menos equipadas. O carro tem preço inicial de R$ 49.990 e opções SE e Titanium, ambas com câmbio manual de cinco marchas ou automático sequencial PowerShift, de seis velocidades. Todas as versões utilizam motor 1.6 flex de 16 válvulas, com duplo comando variável e até 130 cv.

epois de ver as vendas minguarem em 2012, impactadas pelo adicional de 30 pontos no IPI e da antecipação das compras ocorrida nos últimos meses de 2011, os principais importadores de carros de luxo voltaram a aumentar o faturamento na primeira metade deste ano. Levantamento da autoAnálise aponta que os resultados do período superaram os alcançados em 2011. As oito marcas mais vendidas do segmento, Land Rover, BMW, Mercedes-Benz, Chrysler (Jeep e Dodge), Audi, Porsche, Volvo e Mini, alcançaram R$ 4,2 bilhões em negócios no varejo, cifra 32% superior à registrada no mesmo intervalo do ano anterior.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.