Pernambuco Jardim de Baobas

Page 16

PERNAMBUCO Jardim de Baobás | Antônio Campos e Marcus Prado | 16

OS GRIOTS E SUA FORTE TRADIÇÃO CULTURAL

Ser um griot – deles não se tem notícia fora da África continental, mais preci-

Há uma lenda afirmativa de que certos griots pobres e viandantes falam na savana, ao pé do baobá, só para os leões, elefantes, antílopes e zebras. Só vendo para acreditar, mas que pode ser um espetáculo inolvidável..

samente no Senegal – é ser também um guardião dos segredos da vida e da história dos ancestrais. Griot é um termo do vocabulário franco-africano criado na época colonial para designar o narrador, cantor, cronista e genealogista que, pela tradição oral, transmite a história de personagens e famílias importantes para as quais, em geral, está a serviço. Estão presentes, sobretudo, na África Ocidental, notadamente onde se desenvolveram os faustosos impérios medievais africanos. Na tradição tribal africana de origem negra são os griots, não os livros convencionais, nem os chamados didáticos para os jovens e adolescentes, que transmitem a história do povo ao longo dos tempos. Algo como no passado rural nordestino representavam os cantadores e violeiros repentistas, cujas origens remontam aos trovadores medievais. Talvez as figuras mais populares dessa região sejam os cordelistas, os cantadores, os violeiros com seus mitos e lendas, contos e provérbios. Por muitos anos, a literatura de cordel serviu como o único meio de comunicação em terras áridas e inóspitas do Agreste e do Sertão. Tem sido uma grande força inspiradora para muitos autores brasileiros, entre eles o mundialmente conhecido Ariano Suassuna. Fazia as vezes de jornal, revistas, rádio e de tevê. E não era só isso: as notícias vinham em forma de versos, rimados, ritmados, poéticos. Neles, ao contrário da oralidade dos griots, é a viola quem dita o ritmo da cantoria e há um discurso recorrente entre violeiros e cantadores, dando conta de que o acompanhante precisa possuir habilidades especiais. Na África Negra Rural, a tradição ainda permanece entre essas figuras simpáticas e generosas. São ainda contratados por reis e príncipes para enaltecerem seus feitos. A memória histórica dos povos africanos em todas as dimensões do passado foi confiada aos griots. Dizem que, quando morre um griot ancião, morre uma biblioteca imaginária inteira. Chegam, os enraizados e tradicionais,


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.