Carta ao Meu Adorado Filho - Manoel de Nóbrega

Page 1

Carta ao Meu Adorado A Filho Manoel de e Nóbrega

No dia 29 de abril de 1954, o humorista h Carlos Alberto de Nóbrega, na época com pouco mais de 18 anos, entrava na sala de seu pai, pai Manoel de Nób brega na Rádio Nacional de brega, São Paulo, para iniciar sua carreira profissional como redator. Ao entrar na sala de seu pai, um u dos maiores comunicadores da história do rádio r deste país, Carlos Alberto viu uma pequena mesa a, sobre esta mesa uma máquina de escrever Remingto on e uma carta que é um dos maiores exemplos do caráter e honradez de Manoel de Nóbrega e um lindo exemplo de d amor e respeito de um pai por um filho... “Meu adorado filho, Esta será a tua mesa de traballho. Aqui, ajudarás teu pai, no seu trabalho de todos os diias. Nela, tirarás um pouquinho daquilo que irá constituir a tua família: emoções, alegrias contentamentos. alegrias, contentamentos Ao v vê-lo vê lo entrar, entrar neste instante à minha sala de trabalho, condu uzido por mãos amigas, eu me comovi profundamente. Num segundo, s toda a nossa vida passou-me pela cabeça.

www.meusonhon naotemfim.org.br Copyright © 2013 ONG “Meu sonho não tem fim”


Carta ao Meu Adorado A Filho Manoel de e Nóbrega

Ainda ontem, dormias ao meu lado. Velava-te o sono. Acompanhava-te nos teus prob blemas infantis. Ainda ontem eras um menino livre de preoc cupações sem horários, cupações, horários sem deveres, sem responsabilidade e. Hoje, já és um mocinho. Até mesa de trabalho tu tens. E com que vaidade eu vejo a tua mesinha colada à minha, com c a mesma ligação que existe entre as nossas duas vid das – a mesa do papai... a mesinha do filhinho. Sobre tua mesa de trabalho ha averá uma máquina de escrever. Mesa e máquina serã ão as ferramentas de teu ofício Pois bem ofício. bem. Trata com carrinho as tuas ferramentas de trabalho. Respeita tua mesa de e trabalho, pois é ela quem irá, um dia, te encher de orgullho e satisfação. Hoje, ela é assim, pequenina; mas, um diia, será grande! Que saibas honrá-la, com um trabalho honrado e digno! Nunca a uses para fazer mal a alguém. Nem mesmo a teus inimigos! Usa-a, sim, para o ganho do teu pão! Usa-a, para a defesa de teus ideais! Que ela e te inspire a defender os sagrados princípios que semprre foram defendidos por mim, mim que são do teu conhecimento, nem que tenhas de lutar contra tudo e contra tantos! Use-a U em defesa dos pequenos, dos esquecidos, dos s que sofrem, dos que apelarem para a tua inteligênc cia e para a tua força. Que ganhes nela o pão honrado para ti e para os teus filhos! www.meusonhon naotemfim.org.br Copyright © 2013 ONG “Meu sonho não tem fim”


Carta ao Meu Adorado A Filho Manoel de e Nóbrega

Esta mesa veio cortar, em defi finitivo, uma fase da tua vida. Ela me mostrou que tua infânc cia já acabou e que começa agora para ti, agora, ti a fase de lutas lutas, de sofrimentos sofrimentos, de derrotas, derrotas de vitórias! Mas deves deposittar em Deus a tua fé. Quem traz Deus no coração não teme e adversários. E não há vitórias sem luta! Trabalha, meu filho. Trabalha com amor, dedicação, coragem, renúncia, abnegação o e probidade! Se assim o fizeres, eu direi em todas as fa ases de minha vida o que digo agora, de olhos molhados: eu me orgulho de ti, meu filho! Em tua pequenina mesa de tra abalho, deposito minhas esperanças e o meu beijo.” Do papai, Manoel de Nóbrega. São Paulo, 29 de abril de 1954 4.

Homenagem d H da ONG “M “Meu sonh ho não ã tem t fim” fi ” ao centenário t á i do d inesquecível e saudoso “grande e sonhador” Manoel de Nóbrega. Manoel de e Nóbrega 18/02/1913 / / - 17/03/1976 / /

www.meusonhon naotemfim.org.br Copyright © 2013 ONG “Meu sonho não tem fim”


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.