Revista O Anunciador - Edição outubro de 2017

Page 9

Fortalecimento das pastorais

Elevação da paróquia Pe. Higino começou a perceber a necessidade de intensificar os atendimentos nas comunidades, que nesse período já eram quatro: São João Batista, São Francisco de Assis, Nossa Senhora da Paz e Santa Edwiges. Então, por volta de 1999 iniciaramse os preparativos para a criação da nova paróquia. No dia 1º de janeiro de 2000, com a presença de Dom Orlando Brandes, a nova Paróquia São João Batista foi elevada e Padre Higino Rodhen foi o primeiro pároco. Tornada paróquia foi exponencial o crescimento das pastorais e trabalhos de evangelização, principalmente a Pastoral do Dízimo, assim também, foi preciso arrumar as dependências da igreja: foram construídas as torres, um trabalho de paisagismo no pátio e a reforma da casa paroquial. Em 2002, Padre Vilcinei Clarindo chegou na comunidade, porque nesta época a paróquia foi dividida em dois setores, e estava com sete comunidades mais a comunidade matriz. Os Padres Vilcinei e Higino, se dividiram nos atendimentos pastorais e nas missas dos dois setores. Noutro período, em que Pe. Nei foi pároco, o ECC foi trazido, e os casais, a família, tiveram força na liturgia e nas pastorais. Em 2005, assumiu o recém ordenado Pe. Edson Adolfo Deretti, juntamente ao Pe. Higino deu continuidade aos trabalhos paroquiais. Pe. Edson assumiu com coragem a nova experiência, de coração aberto conquistou nossas lideranças e começaram os projetos diocesanos. Foi um tempo de formação e mudança na catequese; o catecumenato foi iniciado por ele e nossa paróquia começou um trabalho pioneiro na diocese. Padre Edson também tinha uma visão para o crescimento físico de nossas comunidades, iniciou o processo de regulamentação dos terrenos de nossas comunidades e compras de outros terrenos para instalações futuras. Sempre acolheu nosso povo com muito compromisso e amor pela Igreja.

Em 2012, Padre Sérgio da Silva assumiu a Paróquia. Em sua gestão, fez crescer muitas pastorais que estavam enfraquecidas. Iniciou a Pastoral da Pessoa Idosa. O Dízimo começou um novo trabalho, mais efetivo, dinâmico e motivador, com isso os dízimos de todas as comunidades cresceram, sempre em parceria com o padre os agentes do dízimo. Sempre disposto a trabalhar em unidade com os jovens, Pe. Sérgio viveu cada retiro junto a juventude. Sua presença na Jornada Mundial da Juventude fez toda a diferença, os jovens se sentiram seguros e orientados. Na missa Solene de São Pedro e São Paulo, em 2014, Padre Sergio deu a bênção na pedra fundamental que deu início a segunda etapa do centro pastoral Padre Higino Rodhen. Nesta festa também aconteceu a despedida do Padre. Foi um dia de grande emoção para todos os paroquianos. Os dias atuais No dia 6 de julho de 2014, Padre Eduardo tomou posse. O povo já estava familiarizado com ele, pois estava na paróquia como vigário. Padre Eduardo sempre procurou tratar as lideranças com muita igualdade e respeito. A Semana de Estudo foi uma de suas iniciativas para proporcionar ao povo mais conhecimento e procurou trazer assuntos pertinentes e de grande importância para os fiéis. Em 2014 ainda, deu-se início ao Centro Pastoral, um sonho de muitos anos. No ano seguinte mais uma alegria para a paróquia, no dia 7 de fevereiro de 2015 a Comunidade São Francisco foi elevada à paróquia. Foi um momento muito importante, pois a primeira comunidade criada pela expansão do bairro na época, estava tronando-se paróquia. O povo e as lideranças comemoraram esse momento tão significativo. Após essa separação, a Paróquia São João Batista ficou com três comunidades: a Matriz, Nossa Senhora da Paz e Santa Edwiges. Foi uma restruturação e um momento de união entre lideranças. União entre as comunidades que segue até os dias de hoje, em que pastorais, movimentos e serviços seguem no mesmo ritmo.

www.saojoaobatistadofatima.com.br

09


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.