2 minute read

Um exemplo de fraternidade

Advertisement

O objetivo da Comunidade é fortalecer a fé, dar a conhecer a “boa nova” do Evangelho e, principalmente, rezar o Santo Terço, sob o patrocínio de Nossa Senhora Mãe, a Virgem Maria de La Salette.

A Comunidade Filhos e Filhas de La Salette nasceu em 31 de março de 2021 como resultado de reuniões virtuais de seus membros que durante o tempo de confinamento em meio à pandemia (2020-2021), rezaram dia a dia Santo Rosário online, através do Facebook, com o padre Fernando Ibáñez, msf, o irmão Héctor Pinto, msf e todos os irmãos e irmãs de fé que perseveraram na oração. Foi aí que foram cativados pela bela história da Bela Senhora, conhecendo melhor sua história, como ela se apresentou a dois humildes pastorinhos, sentada em uma pedra, chorando como uma mãe aflita por seus filhos. O lugar onde ela aparece nas montanhas, em uma pequena cidade, La Salette, na França, longe de tudo, é impressionante. Além disso, seu rosário tem um martelo e uma torquês pendurada em seu pescoço, o que é muito significativo.

"Nos sentimos muito identificadas com a Virgem de La Salette, porque como mãe agimos com dor e lágrimas nos olhos quando nossos filhos sofrem, adoecem e passam por momentos difíceis. Somos cativadas pela mensagem de Nossa Senhora Bonita, que nos convoca à Oração e à Conversão ao retornar ao seu filho Jesus", declara uma das mães participantes.

Esse grupo é formado por cerca de 50 integrantes de diversas cidades do país. O objetivo da Comunidade de La Salette é fortalecer a fé, difundir a boa notícia do Evangelho e, principalmente, rezar o Santo Rosário, sob a invocação de Nossa Bem-Aventurada Virgem Maria de La Salette, que nos diz: “pois, bem meus filhos, dizei isso a todo o meu povo”. O que precede os convoca à oração constante, à conversão diária e ao testemunho de vida.

A comunidade se reúne fraternalmente online para rezar o Santo Terço todas as segundas-feiras às 20h, por meio da rede social Facebook (Hijos de La Salette), na página @hijosdelasalette. Nas quintasfeiras também é um dia de encontro, onde as mães rezam por seus filhos.

As atividades que a Comunidade desenvolve são variadas. Entre elas, “O Jubileu dos 175 anos da Aparição de Nossa Senhora Bonita, Virgem de La Salette”, em setembro de 2021, em diferentes capelas. Além disso, a partir de outubro do ano passado, duas imagens da Virgem Peregrina visitaram diferentes famílias. Naquela época a comunidade tinha apenas duas imagens, atualmente tem 10, que estão visitando diferentes cidades do Chile. Enquanto em novembro, o “Mês de Maria” (8 de novembro a 8 de dezembro) foi realizado em praças públicas e, finalmente, em dezembro foi realizada a Novena do Menino Jesus [novena de natal].

Os membros participam ativamente em diversos encontros Eucarísticos. Um ano após a formação da Comunidade, seus membros celebraram uma Santa Missa junto com o Padre Fernando Ibáñez, tendo assim a oportunidade de se encontrar pessoalmente e viver um belo momento de fraternidade e oração em comunidade.

Os Filhos e Filhas de La Salette esperam perseverar na oração, na recitação do Santo Rosário, fortalecer a Comunidade e acompanhar aqueles que precisam apresentar suas intenções, para que os frutos do sacrifício de Cristo sejam aplicados para ajudar alguém a encontrar um emprego, recuperar de uma doença, dar conforto e força em tempos de dor, rezar pelos filhos.