Revista A Palavra - Outubro de 2020

Page 1

EDIÇÃO 106 | OUTUBRO/2020


Seja bem-vindo a mais uma edição da Revista A Palavra!

POR AGÊNCIA ARCANJO

Nela, falamos sobre a Pastoral da Comunicação e a importância das mídias digitais, nos tempos que vivemos. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Pascom recebeu uma grande missão: alcançar o povo de Deus pelos meios digitais, enquanto nossos templos estavam fechados e as mídias se tornaram o principal meio de interação entre a Igreja e seus fiéis. As redes sociais também demonstraram-se essenciais nesse período. Em outubro, celebramos o Mês Missionário e, por meio da internet, a Palavra de Deus está sendo anunciada e celebrada a partir de diversas ações. Ainda falando sobre missões, confira a presença Dehoniana no mundo, apresentada em um infográfico, onde é possível conferir as obras exercidas pelos missionários, seguindo os ideais de Padre Dehon, fundador da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus. E, no mês das crianças, voltamos o nosso olhar para um outro contexto: as crianças em vulnerabilidade social que, por terem seus direitos violados, foram destituídas (de forma temporária ou permanente) de suas famílias e foram acolhidas pelo Lar Sagrada Família. Em outubro, além do Dia das Crianças, celebramos o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida! Relembre sua história de fé e devoção e confira as alterações na programação em nossa paróquia, para as celebrações deste ano. Confira essas e outras informações nesta edição. Desejamos uma ótima leitura!


PALAVRA DO PÁROCO

PE. DIOMAR ROMANIV, SCJ

Missão: Igreja em saída Anualmente, a Igreja no Brasil celebra o Mês Missionário e, especificamente no dia 18 de outubro, celebraremos o Dia Mundial da Missão, que terá como tema “a vida é missão”, e o lema, “eis-me aqui, envia-me”, (Is 6,8). O Papa Francisco nos motiva a isso dizendo: “neste contexto de pandemia, a chamada à missão, o convite a sair de si mesmo por amor de Deus e do próximo aparece como oportunidade de partilha, serviço, intercessão”. Um dos meios de ser Igreja em saída encontrado neste tempo de pandemiaP Ofoi através das redes sociais. A internet foi inundada pela R AGÊNCIA ARCANJO Palavra de Deus, anunciada e celebrada por meio de diversas ações criativas. Assim, o anúncio de Jesus Cristo é acessível, não somente àqueles que participam de nossas comunidades e que frequentam nossos templos, mas a todos, sejam católicos ou não, cristãos ou não, porque por meio da internet a Igreja entra no mundo! Nossa paróquia tem se empenhado para aproveitar essa realidade e favorecer a evangelização, e ficamos felizes em perceber tantos frutos nessa missão. Descobrimos, entre outras coisas, que somos uma paróquia acolhedora, envolvendo fiéis de outras paróquias, cidades e estados, que encontram em nossas liturgias e em nossas redes sociais, o alimento espiritual para o seu dia! VIVAMOS ESTE MÊS, ASSUMINDO NOSSA MISSÃO E REZANDO A ORAÇÃO DO MÊS MISSIONÁRIO:

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, fonte transbordante da missão, Ajuda-nos a compreender que a vida é missão, dom e compromisso. Que Maria, nossa intercessora na cidade, no campo, na Amazônia e em toda parte, ajude, cada um de nós, a ser testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão. Eis-me aqui, Senhor, envia-me! Amém.


IGREJA

POR GUÉDRIA MOTTA

Lar de afeto Lar Sagrada Família acolhe crianças em vulnerabilidade social O dia 12 de outubro é sempre muito especial. Para os católicos, há a celebração da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Mas a movimentação deste feriado nacional fica mesmo por conta das crianças, ansiosas por presentes e carinho. No ano em que a Campanha da Fraternidade reflete, discute e projeta no país a valorização à vida, a Revista A Palavra direciona seu olhar para um outro contexto no mês de outubro: as crianças em vulnerabilidade social que, por terem seus direitos violados, foram destituídas (de forma temporária ou permanente) de suas famílias. Em Brusque, desde 2006, o Lar Sagrada Família assume essa missão do acolhimento para crianças entre zero e 12 anos. No local, não falta suporte médico, psicológico e pedagógico, de acordo com a necessidade. Porém, o que é distribuído sem moderação são doses gigantes de encorajamento, valorização pessoal e, claro, muito amor. “A criança só chega até aqui em últimos casos. Quando o juiz não encontra nenhuma alternativa, ele faz o encaminhamento para a institucionalização. No Lar, ela permanece o tempo que for necessário, até o retorno à família ou adoção”, comenta a administradora da entidade, Silvana Cestari dos Santos.


IGREJA

Ano atípico Diferente da maioria das instituições, o Lar Sagrada Família permaneceu em atividade durante todos os meses de pandemia. Pela primeira vez em sua história, foi necessário adotar medidas de restrição e os voluntários, que costumeiramente contribuem no reforço escolar, deixaram de vir. “As crianças também não estão indo para a escola e a própria equipe técnica assumiu esta atribuição. Não podemos fechar as portas porque elas necessitam de ajuda, acolhimento e proteção”, afirma Silvana. De acordo com a administradora do Lar Sagrada Família, nem toda a prestação de serviço no local é voluntária e a instituição atravessa um momento delicado, especialmente porque os projetos que captam recursos para a manutenção, foram cancelados em decorrência da Covid-19. “Todos temos o direito à vida, o direito de viver bem e dignamente. Cristo quer isso para nós. Então, quando as crianças deixam o Lar, procuramos mostrar que elas podem construir um futuro melhor e isso acontece quando se mantém no caminho correto”, pontua Silvana.

Foto: Imagem Divulgação


MISSÕES

POR AGÊNCIA ARCANJO


ENTREVISTA

POR GUÉDRIA MOTTA

Foto: Arquivo pessoal

“Minha vida é missão”

Padre Arildo José Ferrari fala sobre a missão que vive há 10 anos no Paraguai

Conhecido em Brusque pelos três anos que esteve na cidade, atuando como ecônomo e formador do Convento Sagrado Coração de Jesus, o Padre Arildo José Ferrari, natural de Jaraguá do Sul, assumiu há 10 anos o serviço missionário no Paraguai. Em outubro, mês em que a Igreja celebra o dia de Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões, padre Arildo conta um pouco sobre sua experiência de “ir ao povo”, também inspirada em Padre Dehon. Revista A Palavra

Como foi escolher uma congregação que tem este espírito missionário? Padre Arildo José Ferrari: Tive uma boa experiência com a Missão Dehoniana Juvenil (MDJ). Tanto que, em 2007, fiz uma experiência com uma comunidade missionária e isso me ajudou no discernimento vocacional. Escolhi a congregação pelo carisma e pelo testemunho dos padres da minha paróquia. Também pela frase do padre Dehon: “É preciso ir ao Povo”. Hoje aprendi que minha vida é missão. Revista A Palavra

Como foi iniciar o serviço missionário no Paraguai? PadreArildoJoséFerrari:Confesso que não foi nada fácil. Chegamos num país diferente, com uma cultura diferente, que fala dois idiomas. Sem conhecer ninguém, sem conhecer nenhum lugar, tudo era novo. Mas, cheguei com uma vontade de deixar toda minha vida para trás e iniciar uma nova vida com o povo, queria estar com eles, aprender deles, queria escutar o povo. Nossa presença nesses 10 anos foi conhecer e deixar-se conhecer. Uma das coisas mais importantes foi a formação e a ação social nas comunidades.

Imagem: Dehonianos em missão


ENTREVISTA

POR GUÉDRIA MOTTA

Revista A Palavra

De que forma o missionário também se engrandece pelas vivências destes encontros? Padre Arildo José Ferrari: O missionário sempre sai ganhando. Mas, para isso, a pessoa tem que inculturar-se. Aqui aprendi que se pode viver com uma vida simples, sem muita estrutura. Aprendi com esses anos de missão que o importante não é o fazer, e sim o ser. Sou para eles sacerdote, mas também sou amigo, irmão e companheiro.

Revista A Palavra

Com o advento da tecnologia e o acesso às redes, o mundo ainda precisa de missionários? Padre Arildo José Ferrari: A vida missionária não se vive virtualmente e, sim, presencialmente. O mundo, mais que nunca, precisa de missionários que sintam o cheiro do povo, que possam chorar com eles, que possam festejar, celebrar, orientar, etc.

Revista A Palavra

Quais palavras de encorajamento o senhor deixa para quem planeja sair em missão? Padre Arildo José Ferrari: A vida de todo cristão é missão, qualquer atividade que vou realizar, esteja onde for, se vou realizar em nome do Senhor Jesus, é missão. Por isso, não tenha medo de deixar tudo para evangelizar. Hasta luego! Viva o Coração de Jesus!

Celebrando o aniversário de10 anos de missão dehoniana no Paraguai, em agosto


Transmitindo o amor de Deus Nunca foi tão importante falar de comunicação pelas mídias digitais e, com a Pastoral da Comunicação de nossas igrejas, isso ficou mais evidente desde março, com o início da pandemia. Papa Francisco exortou em uma de suas recentes reflexões diante do Evangelho sobre o chamado de Deus, que jamais é excludente. “A Igreja deve ser como Deus: sempre em saída”. Neste tempo de pandemia, refletimos sobre como tem sido nossa missão de evangelizar perante tantos desafios impostos pela COVID-19. Diante do tema do Dia Mundial da Missão, lembrado neste mês de outubro: ‘A vida é missão’, compreendemos nossa resposta ao ‘Sim’ ofertado por nós, quando assumimos o compromisso de servir a Deus por meio da Pastoral da Comunicação. Os fiéis também perceberam os meios digitais como a única forma de continuar alimentando-se da Palavra de Deus, quando as igrejas

fecharam as portas. Muitas paróquias não utilizavam os meios digitais como forma de evangelização. Aprendemos tanto com as oportunidades geradas... Hoje, a Paróquia São Luís Gonzaga e suas doze comunidades já realizam missas com a presença de fiéis mas, por um bom período desse tempo, a única forma de acompanhar as celebrações foi através das redes sociais e da TV. Além disso, também aproveitamos as redes sociais para transmitir lives de formação, vigília, adoração e reflexões diante de datas especiais. Jamais nos esqueceremos do sobrevoo e bênção com o Santíssimo no Domingo de Páscoa. A bênção aérea nas três cidades da Forania (Brusque, Guabiruba e Botuverá) foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Paróquia São Luís Gonzaga, e alcançou mais de 100 mil visualizações, ultrapassou dez mil comentários e atingiu cerca de 3,3 mil reações.


Projeto PASCOM Tudo isso nos mostrou que era preciso repensar a forma como comunicamos e o que iremos seguir comunicando. A PASCOM e seus agentes pastorais são uma extensão de um trabalho em equipe com a Agência de Marketing e Comunicação Católica (Arcanjo) e a Assessoria de Imprensa da Paróquia (Ideia Comunicação). Produzimos e divulgamos a Revista ‘A Palavra’ - neste tempo apenas no formato online, o Programa ‘A Palavra’ - com transmissão pela Rádio Cidade e divulgado nos grupos paroquiais, a transmissão da Santa Missa da Matriz, pelas redes sociais da Paróquia e, aos finais de semana, pela TV e rádios locais, além de prestar todo o suporte às comunidades que também transmitem suas celebrações. São diversos conteúdos postados diariamente nas redes sociais, com mensagens e vídeos. A mais recente novidade, foi a parceria com o Jornal O Município, onde via transmissão cruzada, o jornal transmite as missas dominicais da Matriz para seus seguidores. Continuemos como nos inspira Papa Francisco: uma Igreja Missionária, “que chega a todos, a fim de testemunhar no mundo o amor de Deus”, e transmitir esse amor pelas formas que temos ao nosso alcance, porque “Deus sempre está em saída”. Juliane Ferreira Coordenadora Paroquial da Pascom


ESPIRITUALIDADE

POR GUÉDRIA MOTTA

Nossa Senhora Aparecida terá programação adaptada Em 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil, haverá carreata com a imagem da Santa pela comunidade

É tradicional! Em 12 de outubro, todas as comunidades que formam a Paróquia São Luís Gonzaga concentram-se pela manhã, nas imediações da rótula do bairro Steffen, para caminhar em procissão, entre cânticos e a reza do terço, até a igreja da comunidade Nossa Senhora Aparecida. Por lá, há sempre criatividade para a celebração, como o ano em que o manto da Padroeira do Brasil envolveu todos os fiéis como que em um grande abraço de mãe. Mas, em 2020, devido à pandemia provocada pela Covid-19, algumas alterações precisaram ser feitas. A primeira delas é que a concentração deixa de ser paroquial, ou seja, é solicitado que as pessoas participem da missa em suas próprias comunidades ou às 19h, na Igreja Matriz, levando

em consideração o limite de público. Também está cancelada a procissão. “Vamos ter nossa missa, às 9h30, na comunidade, respeitando o distanciamento social, utilizando álcool gel e com o uso obrigatório de máscaras. Também vamos montar um altar do lado de fora da igreja, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que permanecerá exposto o dia inteiro”, conta a coordenadora da comunidade, Dolores Steffen. Segundo ela, o objetivo é ampliar o horário de devoção e, por consequência, evitar aglomerações. “Já às 17h, em carro aberto, levaremos a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas da comunidade e, logo depois, seguiremos em carreata até a igreja Matriz, onde será celebrada a missa às 19h”, afirma Dolores.

Com Maria, em família, revestir-se da Palavra A tradicional novena do Santuário de Nossa Senhora Aparecida que é, inclusive, replicada na paróquia, em 2020 será realizada entre os dias 3 e 12 de outubro e terá como foco a Palavra de Deus. Conforme publicação no endereço eletrônico do Santuário (www.a12.com) “Nosso principal desafio não é outro senão viver a fé à luz da Palavra! Reunidos para celebrar a Palavra de Deus, queremos revestir nossa família com o projeto de Jesus, a Palavra encarnada que liberta e salva”.


Homenagem aos 30 anos do Coral da Comunidade Cristo Rei, celebrado em setembro.

O mês de outubro marca o retorno das missas na Comunidade São José Operário. A igreja passou por reforma no período em que esteve fechada.

Retorno das missas na Comunidade Santo Antônio, presidida no dia 13 de setembro, pelo padre Adilson Colombi, scj.


Retomada dos batizados na Paróquia.

Projeto de reforma do Salão São Luís Gonzaga e de toda a área de estacionamento da igreja Matriz, com ampliação de aproximadamente 620m² cada pavimento, totalizando 1.240m² de área útil nova. Na próxima edição da Revista A Palavra, traremos mais detalhes sobre a obra.

Encontros online com os pais, reúne catequistas do primeiro ano da Iniciação à Vida Cristã. Os encontros, divididos em seis etapas, são transmitidos pelo Youtube e Facebook da Paróquia SLG. As datas dos encontros são: 22/09, 6 e 20/10, 3 e 17/11 e 1º de dezembro.


ENTREVISTA

POR PE. DIEGO MARTINS, SCJ

Mês de adoração com os jovens Durante o mês de setembro, às sextas-feiras, os jovens da nossa paróquia reuniram-se para adorar a Jesus na Eucaristia. Foi um momento muito abençoado de estarmos diante de Jesus e o adorarmos, de modo muito particular, pedindo pelo fim da pandemia e rezando na intenção dos idosos e adoecidos. Muitos, que não puderam estar conosco presencialmente, acompanharam as orações com as transmissões feitas pelas redes sociais. Juntos, nos colocamos humildemente na presença de Jesus em profunda oração.

Na última sexta-feira de setembro, fizemos junto com os jovens uma bonita missa e, ao final, fizemos também uma adoração para fortalecer ainda mais o coração da juventude para a missão. Muitas foram as experiências marcantes de oração e de fé vividas nesses momentos de oração. Os jovens, verdadeiramente estavam sedentos por estarem com Jesus e estes períodos de oração e de adoração favoreceram à isto. Para o mês de outubro, o setor Juventude de nossa paróquia está preparando um bonito trabalho de evangelização com todos os jovens. Será uma oportunidade de contato e acolhida com os idosos de nossa paróquia, e um momento oportuno para transformarmos em vida aquilo que rezamos e que recebemos de Deus.

Fotos: Pascom/PSLG

Nós sentimos a necessidade de promover com os jovens um momento de oração, a fim de acalentarmos o nosso coração e a nossa fé nesse momento peculiar e diferente de pandemia em que vivemos. Os jovens, prontamente responderam ao chamado que fizemos e, assim, percebemos de semana a semana, que a quantidade de pessoas aumentava cada vez mais.


Mês das crianças com um amiguinho novo!

Outubro é um mês muito especial, porque além de ser o mês das crianças, também comemora-se o dia de São Francisco de Assis, o protetor dos animais! E, sabemos que a companhia de um animalzinho alegra tudo, né? Por isso, preparamos uma atividade para deixar esse momento ainda mais alegre, ensinando você a fazer um cachorrinho em origami, para ser seu fiel companheiro. Veja como fazer:

1.

Dobre um triângulo;

2.

Dobre novamente em um triângulo menor;

4. 5.

Dobre a ponta para cima

Temos um desafio para você! Leia com atenção essa edição da Revista A Palavra e fique ligadinho em nossas redes sociais, para mais uma edição do Quiz ;)

3.

Desdobre o último triângulo e dobre as pontas para baixo; Prontinho, agora é só colocar os olhinhos e temos um novo amiguinho. Qual nome você dará à ele?


tt

Esta é uma publicação da Paróquia São Luís Gonzaga, sob responsabilidade do Pe. Diomar Romaniv, scj e da Pascom da Paróquia, situada na Rua Padre Gattone, 75 - Centro, Brusque - SC. www.paroquiasaoluisgonzaga.com

EDIÇÃO Aline F S Oliveira SUGESTÃO DE CONTEÚDO redacao@agenciaarcanjo.com.br www.agenciaarcanjo.com.br facebook.com/agenciaarcanjo (47) 3227-6640

DIAGRAMAÇÃO Carol Romão REVISÃO Ariane Miranda


mensageirodossonhos.com.br

A Pastoral da Comunicação da Paróquia São Luís Gonzaga realiza uma missão em diferentes áreas. Além da revista, temos programa diário na rádio, transmissão da Santa Missa pela rádio, redes sociais e TV a cabo (TV cidade, TV Brusque e TV Ser). Estamos nas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube). Seu patrocínio nos ajuda neste empenho na evangelização.

supermercadoscarol.com.br Guabiruba | Brusque | Nova Trento | Blumenau

ANUNCIE AQUI!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.