Revista A Palavra - Edição de Julho de 2021

Page 1

EDIÇÃO 113 | JUL/2021 | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

4

PASTORAL DA PESSOA IDOSA

Confira a atuação da Pastoral da Pessoa Idosa em nossa Paróquia.

6

SEMANA DE SÃO LUÍS GONZAGA Veja os depoimentos dos sacerdotes convidados para presidir as missas especiais da semana.

10

MÊS DO DÍZIMO

Neste Mês do Dízimo, reflita sobre suas quatro dimensões.


EDITORIAL

POR AGÊNCIA ARCANJO

A Igreja de Cristo! Bem-vindo(a) a mais uma edição da nossa revista A Palavra! Nesta edição, leia e reflita em nossa matéria principal sobre os pilares da Igreja de Cristo: São Pedro e São Paulo. Neste mesmo capítulo, veja também sobre o Dia do Papa e entenda um pouco mais sobre essa data. No dia 15 de junho, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, e é sobre isso que se trata o tema da nossa série Campanha da Fraternidade deste mês. Confira a atuação da Pastoral da Pessoa Idosa em nossa Paróquia! Veja, também, os depoimentos dos sacerdotes convidados para presidir as missas especiais da Semana de São Luís Gonzaga. Ainda nesta edição, reflita neste Mês do Dízimo sobre as suas quatro dimensões em sua vida cristã. Confira como foi o retorno do Bispo Dom Carmo à Comunidade São José 25 anos após sua contribuição para a fundação da Capela. Acompanhe esses e outros acontecimentos da paróquia em nosso caderno “Aconteceu”. Uma ótima leitura!

2 | REVISTA A PALAVRA

mensageirodossonhos.com.br


POR PE. DIOMAR ROMANIV, SCJ

PALAVRA DO PÁROCO

Papa Francisco e a Misericórdia “Estou convencido de que toda a Igreja poderá encontrar a alegria de redescobrir e fazer fecunda a misericórdia de Deus, com a qual todos somos chamados a dar consolo a cada homem e cada mulher de nosso tempo” (Papa Francisco). Querido paroquiano, Celebramos na liturgia do primeiro domingo deste mês, o dia de São Pedro e São Paulo e, nele, o dia do Papa! Muitas são as virtudes do Papa Francisco! Um homem simples, próximo, acolhedor, sereno, alegre! Um pastor zeloso, empenhado na sinodalidade da Igreja, profeta da misericórdia! Em 2015, tive a graça de encontrá-lo pessoalmente, juntamente com outros religiosos Dehonianos. Foi uma bênção ouvi-lo, saudá-lo e rezar com e por ele! Foi num dia 5 de junho, primeira sexta-feira do mês, em seu breve discurso, feito de maneira espontânea, ele disse: “padres, sejam misericordiosos no confessionário! Por favor, sejam misericordiosos”, suas palavras tocaram no fundo do meu coração! A misericórdia é palavra-chave, atitude concreta e marca da sua missão! Papa Francisco está convencido de que “a Igreja é chamada, neste tempo de grandes mudanças, a oferecer mais vigorosamente os sinais da presença e proximidade de Deus. É o tempo para a Igreja reencontrar o sentido da missão que o Senhor lhe confiou no dia de Páscoa: ser sinal e instrumento da misericórdia do Pai (cf. Jo 20ss)”. Ele deseja “que sejamos tocados pelo Senhor Jesus e transformados pela sua misericórdia para nos tornarmos, também nós, testemunhas da misericórdia”. A misericórdia também é uma marca da nossa paróquia que neste mês celebra 148 anos de criação! No sacramento da confissão, nos atendimentos individuais, na ação das pastorais sociais e no empenho de cada fiel em viver as obras de misericórdia corporais e espirituais, vivemos nossa missão em comunhão com a Igreja, vivendo e anunciando o rosto misericordioso de Deus Pai revelado em Jesus.

3 | REVISTA A PALAVRA


IGREJA

POR GUÉDRIA MOTTA

Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa Pastoral da Pessoa Idosa segue atuante na Paróquia São Luís Gonzaga No dia 15 de junho, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e representa um símbolo de luta pela garantia de direitos, assistência integral à saúde e qualidade de vida das pessoas acima de 60 anos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, 28 milhões de brasileiros se enquadravam neste grupo, representando 13% da população do país. A projeção é que, em 2025, esse número se eleve para 32 milhões de pessoas e, até 2050, represente 23% da população no Brasil. Há seis anos, a Paróquia São Luís Gonzaga conta com a atuação da Pastoral da Pessoa Idosa, presente na Matriz e em algumas Comunidades. Desde março de 2020, por conta da pandemia da Covid-19, as visitas presenciais foram suspensas, mas o trabalho continua, através de telefonemas regulares ou de conversas breves com familiares e cuidadores nos portões das casas. “Acompanhamos os idosos mais vulneráveis, que são aqueles acamados ou em cadeira de rodas, com pouco convívio social. Levamos a Palavra de Deus, carinho, afeto e atenção.

4 | REVISTA A PALAVRA

Verificamos se existe alguma necessidade e nos colocamos à disposição das famílias”, conta a coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, Cida Belli. Para ela, é importante informar a comunidade e proporcionar reflexões sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que coloriu de lilás o mês de junho. “Não se trata apenas da agressão física, mas do mau trato, desprezo e abandono. O idoso é um cidadão até a hora de sua morte e nós devemos garantir a preservação de seus direitos. Ninguém precisa ser líder de pastoral ou religioso para isso, basta olhar ao redor e ter sensibilidade para garantir que pessoas acima de 60 anos sejam bem atendidas e tenham dignidade”, alerta Cida.

O idoso é um cidadão até a hora de sua morte e nós devemos garantir a preservação de seus direitos.


POR GUÉDRIA MOTTA

IGREJA

Imagem divulgação

O valor da convivência

Prevenção de quedas

A coordenadora pastoral enfatiza o valor do aprendizado que acontece na troca de vivências. “Todas as pessoas envelhecem. Gosto de chamar o idoso de ‘adulto maior’. Afinal, só envelhece quem não morre. O idoso tem muito a nos ensinar sobre o verdadeiro sentido da vida, pelo valor que dá às pequenas coisas, como uma flor ou uma visita”, pontua. Cida conta que, devido à pandemia, muitos filhos decidiram trazer seus pais e avós para mais perto, zelando pela prevenção da doença. “Mas é preciso cuidado nesta adaptação, para que a pessoa idosa não sinta medo de ser abandonada. Às vezes, tirar o idoso da própria casa para o inserir em outro ambiente já é uma forma de rejeitá-lo. Devemos, então, nos perguntar: o que eu posso fazer para cuidar mais de meus pais e avós?”, observa.

Banco de imagens

No dia 24 de junho foi celebrado o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, mais um alerta importante quando se trata do cuidado e da atenção para com a pessoa idosa. De acordo com a coordenadora pastoral, há um número significativo de pessoas acima de 60 anos que sofrem acidentes domésticos, se hospitalizam e falecem por conta de uma queda. “A sugestão é que se dialogue com o idoso, alertando para o uso de tapetes pela casa, os chinelos já com a sola descolada e demais obstáculos que favoreçam uma queda. Na terceira idade, qualquer tombo pode levar à consequências graves. A dica é utilizar tapetes emborrachados no box e barras de apoio no banheiro. Já ouvi muitos casos de pessoas que se acidentam de noite e são encontradas apenas pela manhã, quando chega um familiar ou cuidador”, adverte Cida. E, ainda que junho reserve mais uma festividade, como o Dia dos Avós (26), a coordenadora ressalta que o melhor presente ainda é o diálogo, sobretudo quando relacionado à saúde, qualidade de vida e prevenção. “Nem todos avós são idosos. Nem todos os idosos são avós. Mas o risco de violência e de complicações por conta de quedas são reais para todas as pessoas acima de 60 anos. A pandemia vai passar e nós voltaremos aos encontros de antes, com música, conversa e a Palavra de Deus. Com alegria queremos dizer que a pessoa idosa é importante e que ainda tem muito para realizar”, salienta Cida.

5 | REVISTA A PALAVRA


POR JULIANE FERREIRA

GERAL

Semana de São Luís Gonzaga Para bem celebrar a Semana de São Luís Gonzaga, a Paróquia viveu intensamente oito noites de profunda espiritualidade e contemplação da pureza e santidade do padroeiro. As comunidades uniram-se na semana especial, colocando, dia a dia, lírios que além de perfumar a igreja, se transformaram no jardim de São Luís. Para celebrar a Eucaristia, sete sacerdotes foram convidados para presidir as missas especiais ao longo da semana. Confira como foi: Imagem divulgação

Segunda-feira, 14 de junho Padre Silvino Hoerpes, scj “São Luís é um exemplo de vida para cada um de nós. Hoje colocamos os lírios para dizer que temos que nos cuidar, e cuidar, desde aquela época, da nossa juventude. Porque a pureza não está mais sendo um valor e temos que lutar para que novamente nossa juventude, nossas crianças, tenham uma vida onde esta pureza seja um valor, de fato, como Deus quer”. Terça-feira, 15 de junho Padre Magnos José Baron Caneppele, scj Imagem divulgação

“São Luís nos ensina a olhar para as pessoas com amor, atenção e cuidado. De São Luís Gonzaga aprendemos uma coisa muito bonita: que a oração move montanhas. Dele, aprendemos que, de joelhos dobrados, a graça, os milagres, a presença de Deus chega até nós. E, quando a graça e a presença de Deus estão próximas de nós, coisas maravilhosas acontecem. Continuem perseverantes”.

Imagem divulgação

Quarta-feira, 16 de junho Padre Jair Rodrigues Costa, scj “Que São Luís Gonzaga, padroeiro, possa obter junto de Deus as ricas graças e bênçãos, para que, cada vez mais, seja uma comunidade coesa, comprometida, no sentido do processo da evangelização. Creio que o grande desafio é que as pessoas abracem a causa da evangelização”.

Quinta-feira, 17 de junho Padre José Napoleão Laureano dos Santos, scj

6 | REVISTA A PALAVRA

Imagem divulgação

“Sempre considerei o jeito e a maneira que São Luís Gonzaga atrai a juventude. E eu sei que no coração dos jovens, de nosso tempo, alguma semente ali está. E o convite é ‘sim’. Não deixemos que o medo da pandemia afaste o jovem desse compromisso celebrativo e na comunidade. Semana de São Luís, ou Semana com São Luís: ele nos desafia para que, seja qual for a idade que tenhamos, que dentro de nós exista a eterna juventude que vem da nossa vivência com Deus. Esse foi o carro chefe da vivência de São Luís. Que ele nos estimule a irmos nesta mesma direção”.


POR JULIANE FERREIRA

GERAL

Imagem divulgação

Sexta-feira, 18 de junho Bispo Emérito de Taubaté, Dom Carmo João Rhoden, scj “Que a festa de São Luís Gonzaga seja um momento de congraçamento, mesmo que reduzida a participação do povo por conta da pandemia, temos que dar exemplo. São Luís doou sua vida, não chegou nem aos seus 25 anos, pois ofertou sua vida aos doentes, e havia uma epidemia naquele tempo também.”

Sábado, 19 de junho Padre Ari João Erthal, scj Imagem divulgação

“Assim como São Luís Gonzaga, desde os três anos de idade fez uma escolha em ser todo de Deus, ele teve muita dificuldade para viver sua santidade. Primeiro lugar, porque o pai não compreendia, tinha o apoio da mãe, mas o ambiente onde vivia não era nada favorável. São Luís Gonzaga viveu inteiramente, intensamente. Tudo aquilo que ele era, consagrou a Deus”.

Imagem divulgação

Domingo, 20 de junho Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj “Que possamos olhar para São Luís Gonzaga e nos inspirar na vida dele. Servir a Deus e ao próximo naquilo que é possível. Foi o que ele sempre fez. Com uma vida de oração intensa e também de forte repetição de atos de caridade na sua vida. Que isso também possa nos inspirar”.

Segunda-feira, 21 de junho - Dia de São Luís Gonzaga Padre Diomar Romaniv, scj Imagem divulgação

“Junto da imagem de São Luís Gonzaga em seu jardim de lírios, contemplamos e celebramos todas as noites a pureza e a santidade que inspiram o nosso padroeiro. Que a alegria, a paz, a fé que nós aqui celebramos, em comunhão com toda nossa paróquia - representada pelas comunidades, pastorais e movimentos - continue a produzir frutos e que as virtudes de São Luís continuem a nos iluminar, conduzir e inspirar atitudes concretas da vida cristã”.

7 | REVISTA A PALAVRA


São Pedro e São Paulo: os pilares da Igreja!

POR AGÊNCIA ARCANJO

c

omo uma casa, as colunas sustentam os tijolos das paredes, que sustentam as bases do teto e que sustentam o telhado que nos acolhe debaixo de si. Assim são Pedro e Paulo, os pilares da Igreja de Cristo! A Igreja de Cristo é aquela que dialoga, evangeliza e possui um único objetivo: anunciar Jesus. Pedro tornou-se o espelho e inspiração para os dirigentes da Igreja; Paulo, um verdadeiro apóstolo do profundo amor de Deus. Se antes Simão pescava peixes, batizado como Pedro recebia a missão clara do Senhor: pescar homens, estando presente nos momentos mais importantes da vida de Jesus, que lhe deu o nome de Pedro (pedra). À Pedro, Jesus confiou a Sua Igreja: “Porque tu és Pedro e sobre esta pedra eu edificarei a minha Igreja”. No momento em que Jesus foi condenado, Pedro, angustiado, chegou à negação do Senhor. Porém, Cristo com sua infinita misericórdia, deu a Pedro seu abraço da misericórdia, após sua conversão total. Já à Paulo, pioneiro das escrituras sobre Jesus, foi destinado ser o mensageiro da Igreja. Destemido, comunicador e missionário, o apóstolo anunciava em suas cartas a força de sua paixão por Cristo e o desejo de que sua mensagem atingisse o maior número de pessoas possíveis. Da mesma forma com Pedro, Paulo também vivenciou a conversão. Se antes como Saulo perseguia e aprisionava cristãos, como Paulo passou a seguir Jesus e ser perseguido por isso, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.

Que a vida desses dois santos e pilares da Igreja sejam sempre espelho e inspiração a todos e todas de nossa paróquia. São Pedro e São Paulo, rogai por nós!


Dia do Papa:

a herança espiritual de toda a Igreja!

N

este mês, além da Igreja homenagear os santos, o dia 29 de junho também possui o propósito de homenagear o líder da Igreja de Cristo: o Papa. Nos lugares onde não é feriado, como no Brasil, a data é celebrada na liturgia do domingo seguinte. Papa, do latim Papa, significa “papai”. Atualmente, o Papa Francisco é o maior líder religioso entre os católicos, com o poder e obrigação de anunciar, na Terra, Jesus Cristo a todos os filhos e filhas de Deus. A missão do Papa caminha ao lado e possui estreita relação com a do apóstolo Pedro. Como seu sucessor, cabe ao pontífice firmar os cristãos na fé e na tradição dos apóstolos, estando todos, então, em comunhão com a herança espiritual de toda a Igreja. Já a missão de Paulo também possui semelhança com a do Papa. Pedro representa a Igreja missionária. Ou seja, Pedro é responsável pela unidade da Igreja, e Paulo é quem parte em missão. O Papa possui essas duas coisas em si: o pastoreio e a missão, assim como uma “Igreja em saída”, assim como vem trabalhando o Papa Francisco.

Igreja em saída! Jesus Cristo fundou Sua Igreja na rocha com a missão específica de evangelizar. Por isso, antes de Sua Ascensão, confiou a Seus discípulos a obra da Igreja missionária: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16,15). Desde então, os discípulos de Jesus não pouparam esforços para anunciarem Jesus Cristo e seu infinito amor misericordioso.

“Saiamos, saiamos para oferecer a todos a vida de Jesus Cristo!” Papa Francisco


ESPIRITUALIDADE

POR AGÊNCIA ARCANJO

Mês do Dízimo:

as dimensões do dízimo em sua vida cristã! Neste Mês do Dízimo, reflitamos sobre as suas quatro dimensões, sendo elas: religiosa, eclesial, missionária e caritativa. Religiosa: A dimensão religiosa trata sobre a relação dos cristãos com Deus. Sua pertença a Ele. Tudo é Dele. Ao contribuirmos com o dízimo, demonstramos a consciência que temos de nossa espiritualidade e comunhão com Ele. “Contribuindo com o dízimo, o fiel cultiva e aprofunda sua relação com Deus e expressa, na gratidão, sua fé e sua conversão” (CNBB, doc. 106). Eclesial: Sabemos que Deus não precisa de nosso dízimo, mas a Igreja presente no mundo sim. Com o dízimo, o fiel vivencia sua consciência de ser membro da Igreja, pela qual é corresponsável, contribuindo para que a comunidade disponha do necessário para realizar o culto divino e para desenvolver sua missão. “A consciência de ser Igreja leva os fiéis a assumirem a vida comunitária, participando ativamente, colaborando, vivendo e testemunhando cada vez mais plenamente a fé...” (CNBBB, doc. 106). Missionária: A dimensão missionária se constitui no sair da comunidade, “ser Igreja em saída”, para levar o Evangelho a quem não está participando dela. Portanto, parte do dízimo é para buscar o outro onde Ele está, e propor a ele o Evangelho.

10 | REVISTA A PALAVRA

O dízimo permite a partilha de recursos entre as paróquias de uma mesma Igreja particular, manifestando a comunhão que há entre elas. De fato, em cada Igreja particular, na comunhão com as demais, está presente e atua a “una e única” Igreja de Cristo. “O dízimo contribui para o aprofundamento da partilha e da comunhão de recursos em projetos em vários projetos missionários... em âmbito nacional” (CNBB, doc 106). Caritativa: A Dimensão Caritativa do Dizimo se manifesta no cuidado com os pobres, por parte da comunidade. O Papa Francisco afirma “Assim como a Igreja é missionária por natureza, também brota dessa natureza a caridade para com o próximo, a compaixão que compreende, assiste e promove” (Papa Francisco, EG 179). E completa: Jesus “convidanos a um gesto de grande humanidade: a partilha” (Papa Francisco, OR). O Papa ainda nos relembra: quando Deus encontra um coração aberto e confiante Nele, pode realizar maravilhas”. “Contribuindo sistematicamente para os projetos de promoção humana ou de socorro às necessidades específicas, contribuímos também para a humanização das estruturas sociais e para seu progresso” (CNBB, doc 106).


POR GUÉDRIA MOTTA

Imagem divulgação

Formação de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

ESPIRITUALIDADE

Entre os dias 12 de maio a 10 de julho, na Paróquia São Luís Gonzaga, foi realizada a formação para os atuais e novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Os encontros ocorreram no auditório e no Salão Paroquial, sendo envolvidos os leigos da Matriz e Comunidades. A necessidade do encontro se fundamenta no crescimento de pessoas impossibilitadas de participarem presencialmente das missas, sobretudo em razão da pandemia provocada pela Covid-19. Na maioria dos casos, são pessoas doentes, idosas ou acamadas. Padres da paróquia e alguns convidados foram os responsáveis pela formação, na qual se abordaram temas sobre a estrutura da Igreja, documentos e atribuições deste serviço. O envio dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão está marcado para o dia 10 de julho, na missa das 10h e 16h, na igreja Matriz.

Padre Flávio Morelli é transferido para Jaraguá do Sul Ele sofreu uma queda em casa na última semana e precisou ser hospitalizado

Imagem divulgação

No dia 15 de junho, padre Flávio Morelli, 92 anos, sofreu uma queda em sua residência: a Casa Paroquial, anexo à igreja Matriz São Luís Gonzaga. O acidente provocou a fratura do fêmur esquerdo e ele imediatamente foi imobilizado e conduzido pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Azambuja. “Foram feitos todos os exames e a avaliação do seu estado de saúde. Constatada a fratura, o padre Flávio passou por uma cirurgia para a colocação de platina e reagiu bem. Pela idade e por precaução, permaneceu na UTI por dois dias, sendo transferido para o quarto no sábado”, conta o pároco, padre Diomar Romaniv. No dia 21 de junho, padre Flávio recebeu alta hospitalar e, por motivos de cuidados neste pós-operatório e o restabelecimento gradual que é lento na recuperação de uma cirurgia do fêmur, ele foi transferido para o Noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul, que é um seminário da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. “É onde há uma ala preparada para o cuidado de padres idosos e doentes, que precisam de assistência 24 horas. A equipe multidisciplinar é formada por cuidadores, enfermeiros e fisioterapeutas. Ele acolheu muito bem a ideia, assim como sua família”, destaca o pároco.

11 | REVISTA A PALAVRA


Algumas atitudes solidárias em prol da Ação Social da Paróquia São Luís Gonzaga têm sido essenciais para garantir a sequência dos atendimentos às famílias carentes que buscam ajuda na Ação Social. No mês de junho, a empresa Quimisa e o Centro de Performance e Saúde Grupo do Bay arrecadaram doações que foram entregues na sede da Ação Social.

Em junho, a igreja Matriz contemplou o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria com celebrações especiais.

Celebração de Corpus Christi na Matriz.

12 | REVISTA A PALAVRA


Carreata que fez parte da programação dos festejos em honra ao padroeiro Santo Antônio.

Solenidade em honra ao Sagrado Coração de Jesus, na comunidade Guarani.

Dom Carmo na Capela de São José Operário.

13 | REVISTA A PALAVRA


ESPECIAL POR JULIANA COSTA MASERA

Bispo Dom Carmo retorna à Comunidade São José 25 anos após sua contribuição para a fundação da Capela Em comemoração aos 150 anos da proclamação de São José como guardião universal da Igreja, o Papa Francisco nomeou o ano de 2021 como o “Ano de São José”, por meio da Carta Apostólica Patris Corde, “Coração de Pai”. Para a comunidade São José Operário, foi um verdadeiro presente, já que neste ano celebra 25 anos de fundação. Não bastasse esses acontecimentos marcantes na vida da comunidade, no dia 19 do mês de junho – dia do padroeiro –, a capela recebeu a visita do Bispo Dom Carmo, o qual também celebrou a Santa Missa. O Bispo Dom Carmo tem uma estreita relação com a história da Comunidade São José Operário. Ele ajudou na compra do terreno e na fundação da capela, localizada no bairro Primeiro de Maio. Na ocasião, foi notória a alegria do Bispo ao celebrar a Santa Missa na igreja a qual colaborou para conquistar. Ele andou em meio aos fiéis em sua homilia, abençoou o quadro de São José que fica na secretaria da capela e foi acolhido com gratidão pela comunidade. Imagem divulgação 14 | REVISTA A PALAVRA

Um pouco da história: Desde 1991, por solicitação do então Pároco Pe. Dionisio Tecila, foram iniciados os trabalhos de conscientização dos moradores do bairro Primeiro de Maio, para a necessidade de formação de uma comunidade católica nesta localidade. Nos anos que sucederam, as missas ocorriam nas casas dos moradores e, por um tempo, nas dependências do Senai. Em 1995, com a ajuda do Pe. Vigário Carmo João Rodhen, hoje Bispo Dom Carmo, e da Paróquia São Luís Gonzaga, foi adquirido o terreno onde hoje está construída a capela. Em março de 1996, iniciou sua construção e, ao longo destes 25 anos, muitas pessoas passaram pela comunidade, deixando seu legado e contribuindo para que a semente plantada pelo Bispo Dom Carmo florescesse e frutificasse. A Comunidade São José agradece ao Bispo Dom Carmo, scj, pela sua visita e por toda história atrelada à capela e agradece ao pároco Pe. Diomar Romaniv, scj, por proporcionar este reencontro.


15 | REVISTA A PALAVRA Respostas: Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura!

POR AGÊNCIA ARCANJO

INFANTIL


Imagem: Gilson Nunes EDIÇÃO Aline F S Oliveira

Esta é uma publicação da Paróquia São Luís Gonzaga, sob responsabilidade do Pe. Diomar Romaniv, scj e da Pascom da Paróquia, situada na Rua Padre Gatone, 75 - Centro, Brusque/SC. www.paroquiasaoluisgonzaga.com

DIAGRAMAÇÃO Letícia Sales SUGESTÃO DE CONTEÚDO redacao@agenciaarcanjo.com.br www.agenciaarcanjo.com.br facebook.com/agenciaarcanjo (47) 3227-6640

REVISÃO Ariane Miranda IMPRESSÃO Gráfica Volpato TIRAGEM 1.500 exemplares


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.