Revista A Imaculada - Edição de Dezembro de 2020 e Janeiro de 2021

Page 1


EDITORIAL

Palavra do Pároco

Dezembro - 2020 | Janeiro - 2021

POR PE. FERNANDO STEFFENS

Amado povo de Deus, a paz!

Natal é vida que nasce/ Natal é Cristo que vem/ Nós somos o seu presépio/ e a nossa casa é Belém – assim cantava a canção, parafraseando Nilton Nascimento. Fim de ano é tempo propício para muitas coisas: aquela geral na casa, as esperadas férias, as visitas feitas ou recebidas, as trocas de presentes, os encontros de família, a casa enfeitada com o colorido próprio dessa época, os docinhos enfeitados, o panetone, canções que só se houve por agora, a tradicional novena, uma boa confissão, a simbologia do presépio e da coroa do Advento, momentos de reflexão e avaliação do ano que passou e mais uma e outra coisa. De tudo isso, parece que neste ano, especialmente, tudo acontecerá movido pelo que mais ouvimos ao longo de todo o ano: pandemia, Covid-19, Coronavírus, uso de máscara, uso de gel, distanciamento social, quarentena, UTIs lotadas, novas medidas do governo, etc. Mas Natal é vida que nasce/ Natal é Cristo que vem/ Nós somos o seu presépio/ e a nossa casa é Belém – assim queremos continuar cantando e vivendo. Para os que temos fé o espírito natalino independe das coisas terem sido boas ou ruins. Em tempos piores do que os nossos, o Natal fora celebrado com a mesma intensidade espiritual de sempre. A esperança suscitada e alimentada pela Palavra de Deus – particularmente pelos Profetas – continua tendo sua força. A necessidade de pessoas dóceis aos projetos de Deus, como foram Maria e José, não foi arrefecida. Nossos passos, seguindo aqueles dos magos e pastores, Deus deseja conseguir conduzi-los ao encontro do seu Filho, que por ser um de nós, precisa de todos os cuidados que se dispensa a uma criança recémnascida. A humildade e a simplicidade da estrebaria, da manjedoura, das faixas anunciam, outra vez, que Deus não escolheu os palácios, as riquezas, as frívolas recompensas que este mundo pode nos oferecer. Também não podemos nos enganar: é fato que os Herodes modernos continuam vitimando os inocentes, tirando-lhes a dignidade e os direitos que Deus deseja que tenhamos. Sim, Natal é vida que nasce/ Natal é Cristo que vem/ Nós somos o seu presépio/ e a nossa casa é Belém. Qual a vida que precisa renascer em teu coração, em teus relacionamentos, em tuas escolhas, em tua família? Não é mais um Cristo criança que vem, mas toda a força e beleza de um Cristo que já está presente no meio de nós, agindo por seu Espírito que é Santo. Ser presépio é ser espaço de acolhida da presença divina, cujo mistério da Encarnação continua atuando em nossas vidas, repercutindo nas consciências que se permitem viver como se vive em Belém – que significa a casa do pão. Cante: Natal é vida que nasce... Mas acima de tudo, viva a canção, seja a canção. Desejo um santo e bem aventurado Natal aos homens e mulheres de boa vontade! Boa leitura!


ENTREVISTA

Dezembro - 2020 | Janeiro - 2021

44 anos de vida sacerdotal: entrevista com Padre Raul Uma história de amor a Deus e à vocação! Confira abaixo a entrevista com Padre Raul sobre sua grande jornada de 44 anos de vida sacerdotal. Quais os sentimentos que brotam no senhor ao celebrar 44 anos de ministério sacerdotal? O sentimento de gratidão, sem dúvida, prevalece. Pois a missão que Deus nos confia, naturalmente com a nossa colaboração, tem as dimensões do seu mistério e do seu infinito e misericordioso amor. Gratidão pelo caminho percorrido, pelos obstáculos superados, pela solidariedade na fé e na oração de tantos irmãos e irmãs. É costume os padres terem um lema de ordenação. Qual o seu e o porquê da escolha?

Tenho a alegria e a responsabilidade de, na nossa Diocese de Blumenau, animar o movimento ecumênico e o diálogo inter-religioso, especialmente como integrante do Núcleo Ecumênico de Blumenau, do qual integram-se três Igrejas da nossa região: A Igreja Evangélica Confissão Luterana no Brasil – IECLB, a Igreja evangélica Luterana do Brasil – IELB e a Igreja Católica Apostólica Romana – ICAR. Integro também, como coordenador diocesano,aPastoraldaComunicação. Acompanho também com carinho a Pastoral da Saúde e a Pastoral da Criança. E auxilio o pároco de Rio dos Cedros aos finais de semana.

Após mais de quatro décadas, sua O lema de ordenação e ministério bagagem de experiências é deveras que escolhi foi extraído da oração riquíssima. É possível destacar sacerdotal de Jesus: “Que todos alguma mais significativa? sejam um” (Jo 17,21). Jesus veio nos Quando iniciei o ministério, ensinar a superar nosso egoísmo que se manifesta em tantas divisões que fui percebendo a diversidade das vemos ao nosso redor. E não só fora de pessoas, grupos, pastorais com que nós. Somos divididos interiormente. me deparava e, também, a minha Daí decorre a importância da vida limitação em acolher e integrar em comunidade. Ela fortalece os na minha experiência de vida tão propósitos bons que nascem e ampla diversidade. Às vezes me renascem dentro da pessoa. Desejo, sentia perdido, confuso, nessa Nesse sentido, assim, com minha vida e ministério, complexidade. dar a minha contribuição nesse pedido encontrei testemunhos de vida que me mostravam como sobrevoar esse mar de Jesus. revolto. Nesse sentido, tive a graça de Atualmente, que atividades o encontrar colegas padres e também leigos e leigas, verdadeiros anjos, nos senhor realiza na Diocese? quais vi a serenidade, a paciência, o equilíbrio, a esperança, a imitar.


Dezembro - 2020 | Janeiro - 2021

ESPIRITUALIDADE

Palavra de Vida

Dezembro de 2020 Movimento dos Focolares

O Senhor é minha luz e minha salvação: de quem terei medo”?

Por Letizia Magri

(Sl 27[26],1)

Alba, jovem mãe brasileira, escreve: “Pouco depois do nascimento de Mariana, os médicos lhe diagnosticaram uma lesão cerebral. Não conseguiria falar nem caminhar. Sentíamos que Deus nos pedia que a amássemos assim, e nos lançamos em seus braços de Pai. Ela viveu conosco durante quatro anos e deixou para todos nós uma mensagem de amor. Nunca ouvimos da sua boca as palavras ‘papai’ e ‘mamãe’. Mas, no silêncio, falava com os olhos, que tinham uma luz resplandecente. Não pudemos ensiná-la a dar os primeiros passos, mas ela nos ensinou a dar os primeiros passos no amor, na renúncia a nós mesmos para amar. Mariana foi para a família um dom do amor de Deus, que poderíamos resumir numa única frase: o amor não se explica com palavras.” É o que acontece também hoje a cada um de nós: diante da impossibilidade de governar toda a nossa existência, necessitamos de luz, ainda que seja um lampejo, que mostre uma saída e os passos a serem dados hoje rumo à salvação e a uma vida nova. “O Senhor é minha luz e minha salvação: de quem terei medo”? A escuridão da dor, do medo, da dúvida, da solidão, das circunstâncias “inimigas” que frustram os nossos sonhos é uma experiência que se vivencia em todo ponto da terra e em toda época da história humana, como nos testemunha essa antiga oração contida no Livro dos Salmos. O autor é provavelmente uma pessoa acusada injustamente, abandonada por todos, à espera de julgamento. Encontra-se na incerteza de um destino ameaçador, mas se entrega a Deus. Sabe que Ele não abandonou o seu povo na provação, conhece a sua ação libertadora; por isso encontrou Nele a luz e receberá abrigo seguro e inatacável.


Dezembro - 2020 | Janeiro - 2021

ESPIRITUALIDADE

Palavra de Vida

Dezembro de 2020 Movimento dos Focolares

Justamente na consciência de sua fragilidade, ele se confidencia com Deus, acolhe a Sua presença na própria vida e espera confiante a vitória definitiva nas trilhas imprevisíveis do seu amor. “O Senhor é minha luz e minha salvação: de quem terei medo”? E esse o momento oportuno para reacender a nossa confiança no amor do Pai, que deseja a felicidade dos seus filhos. Ele está pronto a assumir as nossas preocupações¹, de modo que não nos fechemos em nós mesmos, mas estejamos livres para compartilhar a nossa luz e a nossa esperança. A Palavra de Vida, como escreve Chiara Lubich, nos orienta no caminho das trevas para a luz, do eu para o nós: “É um convite a reavivar a fé: Deus existe e me ama. (...) Encontro uma pessoa? Devo acreditar que, por meio dela, Deus tem algo a me dizer. Estou me dedicando a um trabalho? Naquele momento continuo a crer no Seu amor. Aparece um sofrimento: acredito que Deus me ama. Ele está comigo aqui, está sempre comigo, sabe tudo de mim e partilha cada pensamento meu, cada alegria, cada desejo; divide comigo toda preocupação, toda provação da minha vida. Como podemos reavivar esta certeza? (...) Procurando-o entre nós. Jesus prometeu estar lá onde dois ou mais estiverem unidos em Seu nome¹. Então, na atitude do amor mútuo que o Evangelho ensina, encontremo-nos com aqueles que vivem a Palavra de Vida, partilhemos as experiências e sentiremos os frutos desta Sua presença: alegria, paz, luz, coragem. Ele permanecerá junto a cada um de nós e o sentiremos continuamente perto e atuante na nossa vida de cada dia”³. ¹) Cf. 1Pd 5,7. ²) Cf. Mt 18,20. 3) LUBICH, Chiara, Não estamos sós, Palavra de Vida, julho de 2006.


Dezembro - 2020 | Janeiro - 2021

ESPIRITUALIDADE

Palavra de Vida

Janeiro de 2021 Movimento dos Focolares

Por Letizia Magri

Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos.”

(Cf. Jo 15,5-9)

Todo ano, cristãos pertencentes a diferentes Igrejas dedicam um tempo comum1 à oração, para pedirem juntos ao Pai o dom da unidade, de acordo com o desejo de Jesus. Ele quer a unidade “a fim de que o mundo creia” (Jo 17,21): é por meio da unidade que se transforma o mundo, que se geram comunhão, fraternidade e solidariedade. Ela é fundamentalmente um dom de Deus, razão pela qual é indispensável pedi-la ao Pai com insistência e confiança. É essa a experiência de um grupo da Espanha, que vive a Palavra de Vida. Já faz alguns anos que seus membros, precisamente durante a Semana de Oração pela Unidade Cristã, sentem o impulso de rezar pela graça da unidade e de lançar pontes. Margarida escreve: “Entramos em contato com o responsável diocesano pelo ecumenismo, os párocos, o sacerdote ortodoxo e os pastores evangélicos. Reunimo-nos para rezar, como cristãos unânimes, primeiro na paróquia católica, depois na paróquia ortodoxa. A cada vez, se sente nas nossas igrejas uma plenitude de alegria que vem da presença de Deus. É Ele que abre caminhos de unidade.” Para 2021, a comunidade monástica de Grandchamp2 propôs um lema muito eficaz, tirado do Evangelho de João, como luz para esses caminhos: “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos.” É um convite insistente para viver e trabalhar pela unidade dos cristãos nestes dias especiais, continuando ao longo do ano todo, da vida toda. As nossas divisões são uma ferida grave, que precisa ser curada, primeiro pela misericórdia de Deus e depois pelo nosso esforço em nos conhecermos, estimarmos e testemunharmos juntos o Evangelho. Com essas palavras, Jesus nos revela os passos seguros a serem


ESPIRITUALIDADE

Dezembro - 2020 | Janeiro - 2021

Palavra de Vida

Janeiro de 2021 Movimento dos Focolares

dados: antes de tudo, “permanecer” no seu amor. Portanto, será necessário intensificar ainda mais a nossa relação pessoal com Ele, confiar-lhe a nossa vida, acreditar na sua misericórdia. De fato, Jesus “permanece” sempre conosco, fielmente. Ao mesmo tempo, Ele nos chama a segui-lo decididamente, para fazermos, como Ele, da nossa existência um dom agradável ao Pai. Ele nos propõe que o imitemos em atender delicadamente as necessidades de cada pessoa com quem partilhamos uma pequena ou grande parte do nosso dia, de modo generoso e desinteressado, produzindo, desta forma, “muitos frutos”. “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos.” Ainda ecoam com grande atualidade as palavras de Chiara Lubich, pronunciadas em Genebra, durante as celebrações do Dia da Reforma3, em outubro de 2002: “[...] Quanto o mundo precisa de amor! [...] (Jesus) disse que o mundo nos reconheceria como seus discípulos e, por meio de nós, reconheceria a Ele, pelo amor mútuo, pela unidade: “Nisso conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns para com os outros”, (Jo 13,35). [...] Compreendemos isto: o tempo presente exige de cada um de nós amor, exige unidade, comunhão, solidariedade. Também chama as Igrejas a recompor a unidade, dilacerada há séculos. Essa é a reforma das reformas que o Céu nos pede. É o primeiro passo, e passo necessário, rumo à fraternidade universal com todos os outros homens e mulheres do mundo. Com efeito, o mundo acreditará somente se estivermos unidos. Quem o disse foi Jesus: “Que todos sejam um (...) a fim de que o mundo creia” (cf. Jo 17,21). É isso que Deus quer! [...]. Que Ele nos dê a graça de vermos tudo isso realizado, ou pelo menos de o prepararmos.4” 1) No hemisfério Norte, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é celebrada todos os anos na semana de 18 a 25 de janeiro, festa da conversão de são Paulo. No hemisfério Sul, é celebrada entre o domingo em que se festeja a Ascensão e o de Pentecostes (em 2021 será de 16 a 23 de maio). 2) Para maiores informações: www.grandchamp.org 3) O Dia da Reforma Protestante é comemorado todos os anos no dia 31 de outubro. Nessa data, em 1517, Martinho Lutero proclamou as 95 teses da Reforma. Cf. https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Reforma_ Protestante 4) LUBICH, Chiara, in L’unità, org. D. Falmi e F. Gillet, Roma: Città Nuova, 2015, p. 87-88.


POR AGÊNCIA ARCANJO

O Advento marca o início do ano litúrgico da Igreja, em que celebramos a encarnação de Jesus na história da humanidade, ou seja, o momento em que o “Verbo Divino se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14), dando início à Era Cristã. O tempo litúrgico do Advento é cheio de simbolismo e cada um dos seus elementos tem um significado.

Coroa

Um desses significados é a coroa, sua forma simboliza a eternidade e, sua cor, representa a esperança e a vida. Vem entrelaçado por uma fita vermelha, símbolo do amor de Deus por nós como, também, do nosso amor que aguarda com ansiedade o nascimento do Filho de Deus. No centro do círculo, colocam-se as quatro velas para serem acesas uma a cada domingo do Advento. As luzes das velas simbolizam a nossa fé e nos levam à oração.

Presépio

No Brasil, montar um presépio em casa já virou tradição entre as famílias católicas. Para nós, católicos, a montagem do presépio deve ser feita no 1° domingo do Advento, enquanto a desmontagem deve acontecer doze dias após o Natal, ou seja, deve ser feita no dia 06 de janeiro, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Epifania (assunção humana de Jesus Cristo). Para montá-lo, o ideal é que o presépio represente um momento especial feito em família. Por esse motivo, caso existam crianças em casa, convide-as para montar e aproveite a oportunidade para explicar sobre o nascimento do Menino Jesus e acerca do real significado do Natal. Afinal, as crianças amam

histórias e, tendo os personagens em mãos, fica muito mais fácil e divertido compreender o motivo da celebração.


Dezembro - 2020 | Janeiro - 2021

CENTRAL

A Oitava de Natal e suas celebrações: Santo Estevão, Santos Inocentes, Sagrada Família e Maria Mãe de Deus POR AGÊNCIA ARCANJO Entre os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro a Igreja celebra a Oitava do Natal, ou seja, oito dias em que vive-se a exultação da Festa do Nascimento de Jesus. Uma grande parte dos católicos não sabe o que significa esse tempo especial de graças. A Oitava de Natal se concentra no mistério de Deus que desceu do Céu para entrar na nossa carne, ou seja, um aspecto do testemunho do mistério da encarnação, e está historicamente relacionada à Oitava de Páscoa. Para compreender melhor esse mistério é preciso analisar as diversas celebrações desse período. Por isso, acompanhe abaixo todas as celebrações: Santo Estevão A festa de Santo Estevão, celebrada no dia 26 de dezembro, recorda o testemunho do amor que perdoa Estevão em seu martírio. Ele contemplou a glória do Ressuscitado e proclamou a sua dignidade. Por isso, nós temos nele um aspecto do mistério da Encarnação de Cristo.

Santo Inocentes No dia 28 de dezembro, celebramos os Santos Inocentes que deram testemunho de Cristo não com palavras, mas com seu sangue. A festa lembra-nos que o martírio é dom gratuito do Senhor. Na liturgia, é recordado o valor do testemunho de vida, que não pode estar separado da palavra por parte dos adultos.

Sagrada Família A festa da Sagrada Família é celebrada no Domingo dentro da Oitava. Caso a Oitava que termina no dia 1º de janeiro não caia no Domingo. Como neste ano, o dia 1º de janeiro cai num Domingo, a festa da Sagrada Família é transferida para o dia 30 de dezembro. Essa festa recorda que o mistério da Encarnação é um mistério de partilha. O Filho de Deus veio partilhar em tudo, exceto no pecado, a nossa condição humana.

Santa Maria Mãe de Deus Por fim, a Oitava é coroada com a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. Nesse primeiro dia do ano civil, nós consagramos e oferecemos o novo ano a Deus por meio das mãos de Maria, mãe de Deus e também nossa.


Pastelada e cucas:

Nos dias 6 e 7 de novembro, realizamos a venda de pastéis e cucas em nossa Igreja Matriz. Estava tudo muito delicioso, tanto que vendemos tudo! Obrigado a todos os que ajudaram nos trabalhos, nas vendas, aos que doaram prendas e que prestigiaram nossa promoção. Tivemos um lucro líquido de R$ 21.000,00.

Lançamento:

Pe. Fernando lançou seu segundo livro, Gesso de vidro. É um livro de poesias, semelhante ao primeiro, de 2014. A sessão de autógrafos aconteceu dia 7 de novembro, durante o evento dos pastéis e cucas. À venda na secretaria. Adquira!

Novo jardim:

Nossa Igreja ganhou um ar mais colorido e uma paisagem mais perfumada. Em novembro foram concluídas as obras de jardinagem de nosso pátio. Com o auxílio generoso e gratuito de nossa gente, foi possível deixar a Igreja ainda mais bela. “Onde há flor, há amor” – disse padre Raul em uma de suas homilias.


Festa da Padroeira:

Entre os dias 4 e 8 de dezembro, estivemos em clima festivo. Mesmo não podendo comemorar como gostaríamos, devido a pandemia, a Solenidade da Imaculada Conceição contou com um tríduo religioso, uma deliciosa pastelada e o sorteio de nossa ação entre amigos. Além disso, dia 8, a Missa Festiva em sua honra contou com a presença dos fiéis e a coroação de Nossa Senhora.

Inauguração:

Desde junho, a Comunidade São Francisco de Salles vinha passando por reformas internas. Com a ajuda de muitos e a dedicação da equipe de coordenação, foi possível inaugurar o novo ambiente interior, que ficou mais arejado, sóbrio e orante. Deus seja louvado por essa conquista da comunidade.

Obras na Igreja de São José:

Mais um passo está sendo dado no projeto da reforma da Igreja de São José. A torre, cuja arquitetura é ousada, está sendo erguida. O término da obra ainda levará tempo, haja vista a grandiosidade do projeto. Também a aquisição dos bancos fazem parte dessa etapa da obra.


PARÓQUIA

Dezembro - 2020 | Janeiro - 2021

Catequese 2020 – 2021: o processo de Iniciação à Vida Cristã e seus rumos POR PE. FERNANDO STEFFENS

No dia 15 de dezembro, em nossas dependências, aconteceu uma reunião com os padres da Comarca de Timbó, contando com a presença do Coordenador de Pastoral, padre Carlos Evangelista e de nosso bispo, Dom Rafael. Esse encontro teve por objetivo discutir a caminhada catequética do próximo ano, diante dos desafios que a pandemia nos impõe. O processo de Iniciação à Vida Cristã vem sendo realizado há algum tempo em nossa Diocese, do qual já se colhe muitos frutos. Ao longo de 2020, óbvio, tudo foi afetado por causa da Covid-19 e as adaptações tiveram que ser feitas às pressas. Diante dos decretos editados pela Diocese desde março, fez-se necessária uma avaliação da caminhada deste ano e alguns direcionamentos para 2021.

Por um lado, houve prejuízos, por outro, houve conquistas. Cada pároco, juntamente com seus catequistas, foram encontrando maneiras de pastorear esse grande rebanho de catequizandos, conforme as mais diversasrealidades.Eagora,namedida do possível, um caminho comum deve ser proposto pela Coordenação de Pastoral e de Catequese, após terem ouvido todas as Comarcas e suas experiências. No início do próximo ano, os catequistas serão convocados para uma reunião de encaminhamentos, a fim de que, o quanto antes, a atividade catequética em nossa paróquia, bem como em nossa Diocese, volte ao seu ritmo de antes e ninguém seja prejudicado em sua fé. Deus nos ajude e nos acompanhe com o auxílio de sua graça.


INFANTIL

Dezembro - 2020 | Janeiro - 2021

Neste Natal prepare-se para a chegada do Menino Jesus com esta linda oração:

Olá, amiguinho da Imaculada!

“Menino Jesus, estamos esperando por Ti, estamos nos preparando para o Teu Natal, estamos querendo que este seja também o nosso. Nesse sentido, a liturgia nos apresenta a parábola dos dois filhos, mostrando-nos qual deve ser nossa atitude e nossa relação contigo, indica-nos que não é questão de dizer ‘sim’, mas não fazer nada depois. Tu nos mostras que a fé não é questão de saber coisas, mas de viver e fazer o que Tu nos pedes. Menino Jesus, nestes dias antes do Natal, ajuda-nos para que sejamos sinceros com nós mesmos, que saibamos ver e conversar com sabedoria tudo aquilo que não está bem, o que está nos dividindo, o que vai desgastando o amor, aquilo que nos leva à rotina. Menino Jesus, concede-nos a graça de saber deixar o que não nos fazem felizes e o que faz mal aos demais. Ajuda-nos que, em Teu Natal, nos renovemos e saibamos recomeçar, que tenhamos o valor de viver o que Tu nos pedes, que vivamos a nova vida que Tu nos trazes e assim poder celebrar um Natal diferente, cheio de amor e paz, de ternura e gozo como foi o Teu. Que assim seja. Amém”.


FALECIMENTOS Outubro de 2020 Galdino Vasselai 09/10/2020 84 anos Cemitério Municipal

Leopolda Voltolini 20/10/2020 72 anos Cemitério de Tiroleses

Wilfried Ittner 10/10/2020 81 anos Igreja Evangélica Luterana de Cedro alto

Felix Demonti 24/10/2020 85 anos Igreja Nossa Senhora da Glória - Cemitério Local

Lucila Feltrin Cristofoletti 16/10/2020 56 anos Cemitério Municipal

Isaias Volani 30/10/2020 80 anos Cemitério Municipal

Maria Salete Trentini 19/10/2020 67 anos Cemitério Municipal

Novembro de 2020 Neide Maria Leitempergher 20/11/2020 73 anos Cemitério Municipal

Elza Campestrini 26/11/2020 86 anos Cemitério Local de Alto Cedros ÀS FAMÍLIAS ENLUTADAS, NOSSO ABRAÇO!


Dezembro - 2020 | Janeiro - 2021

ESPECIAL

em palavras COM PE. FERNANDO STEFFENS

Pausa Foi pelo amanhecer, a janela entreaberta, as cortinas estendidas na horizontal e lá fora, a brisa de outono. Como fosse uma luz de Natal ou um vaga-lume parado, o balanço das cortinas entrecortava a luz e dava movimento ao quarto. Este acender e apagar da luz matutina despertaram-me para a vida. (PE. FERNANDO STEFFEN)

Os três reis magos Um trouxe a mirra, Outro o incenso, Outro o ouro. Mirra e incenso evaporaram-se E, agora, Ainda queres saber o que foi feito do ouro? Mas tu não sabias?! O ouro também evapora-se. (MÁRIO QUINTANA)


Dezembro - 2020 | Janeiro - 2021

CRONOGRAMA

Programação Especial Fim de Ano Diante de todo cenário pandêmico, fique atento a nossa programação especial de fim de ano: As missas dominicais de todas as comunidades estão suspensas no mês de dezembro, exceto a Matriz; As Novenas de Natal, por reunirem menor número de fiéis, serão realizadas apenas nas dependências das Igrejas, respeitando os protocolos de segurança; Não haverá horários especiais de confissão nas comunidades. O Pe. Fernando estará atendendo normalmente na Matriz, nos horários de expediente da secretaria; Acompanhe, nas redes sociais, os horários das missas especiais de Natal e Ano Novo. Pedimos a compreensão de todos diante deste cenário ao qual estamos passando. Confiantes em Deus, seguiremos agindo com prudência pela vida e segurança de todos. A bênção de Deus os acompanhe!

Produção

www.agenciaarcanjo.com.br

SUGESTÃO DE CONTEÚDO redacao@agenciaarcanjo.com.br

EDIÇÃO

Aline F S Oliveira

facebook.com/agenciaarcanjo

(47) 3227.6640

REVISÃO

Ariane Miranda

DIAGRAMAÇÃO Carol Romão

A revista A Imaculada é uma publicação da Paróquia Imaculada Conceição, sob a responsabilidade do Pe. Fernando Steffens e mantida exclusivamente por meio do dízimo dos paroquianos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.