Revista A Imaculada - Janeiro de 2020

Page 1


EDITORIAL

PALAVRA DO PÁROCO POR PE. JOSÉ VIDALVINO FONTANELA DA SILVA

O número 28 do Documento de Aparecida nos fala que “Neste encontro, queremos expressar a alegria de sermos discípulos do Senhor e de termos sido enviados com o tesouro do Evangelho”, assim como os pastores que foram ao encontro do Senhor e fizeram essa experiência pessoal com Deus e voltaram glorificando a Ele por tudo o que tinham ouvido e visto.

Janeiro - 2020

Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito.

Assim podemos tomar consciência que todo evangelizado tem a missão de evangelizar. É desse encontro pessoal com o Senhor que deve brotar a alegria se servir a Deus. Servir a Deus em nossas comunidades, nos serviços ministeriais, com a mesma alegria dos pastores que, ao irem ao encontro do Senhor, voltaram e anunciaram tudo que ouviram e viram. Todo batizado deve ter a atitude dos pastores e irem ao encontro do Senhor, fazerem essa experiência pessoal com Deus.

(Lc 2,20)

Neste início de ano, vamos nos propor a fazermos diariamente o nosso encontro pessoal com Deus, através da nossa oração, devoção do terço, meditação da palavra, retiros espirituais, adorações, horas santas, novenários e as missas diárias. Enfim, são tantas oportunidades que a Igreja nos propõe para realizamos o nosso encontro com o Senhor. E deste encontro, poder ir e glorificar a Deus com a nossa vida, sendo anunciadores dessa alegria do encontro. Que essa alegria de estar com o Senhor seja contagiante e, assim, possamos levar as pessoas que estão distantes do Evangelho ao encontro do Senhor e do seu amor. Sejamos missionários da alegria do encontro com o Senhor!

Produção

www.agenciaarcanjo.com.br

SUGESTÃO DE CONTEÚDO redacao@agenciaarcanjo.com.br

TIRAGEM 3.000 exemplares

facebook.com/agenciaarcanjo

EDIÇÃO Aline F S Oliveira

(47) 3227.6640

REVISÃO DIAGRAMAÇÃO Fernanda Felicio Alex Lennon Quadro

IMPRESSÃO Gráfica Vigraf

A revista A Imaculada é uma publicação da Paróquia Imaculada Conceição, sob a responsabilidade do Pe. José Vidalvino Fontanela da Silva e mantida exclusivamente por meio do dízimo dos paroquianos.

2

www.aimaculada.com


IGREJA

Janeiro - 2020

POR QUE SOMOS DEVOTOS DE MARIA? Levando em consideração o amor de Deus por nós e fazendo uma experiência pessoal desse amor, chegamos ao ponto de partida em que aflora também o nosso amor por Ele e a vontade de correspondê-lo. Mas aí, aos poucos, nos deparamos com a realidade da nossa condição de pecadores e, por mais que nos esforcemos, as nossas obras estão cheias de imperfeições, o nosso trigo está cheio de joio. Bom, se eu sei que preciso mudar de vida, se sei que preciso dar respostas de amor pra Jesus, então preciso descobrir como fazer. Não basta só ter o desejo, preciso ter meios para realizar, e decisão e determinação de humildemente usar esses meios. E um dos maiores tesouros que a Igreja nos deixou foi a devoção a Nossa Senhora. Em primeiro lugar, devemos ter em mente que a devoção a Virgem Maria, antes de qualquer outra coisa, é uma devoção Cristocêntrica, pois sua finalidade última é amar e conhecer melhor o próprio Cristo.

Se Jesus é o caminho, Maria é a seta que nos indica o caminho. Se quero que Deus esteja no controle da minha vida, então é muito mais sábio que eu use os mesmos meios que Ele. Deus escolheu Maria para trazer a salvação ao mundo, deu a ela a função de gerar o Cristo. Se Cristo é a cabeça e nós os membros, então por que seríamos gerados de outra forma, que não por Maria? Se Deus é imutável, então a decisão de dar a Maria essa missão de gerar o Cristo se estende a toda a humanidade, pois Sua escolha não muda. Podemos vê-la, inclusive, aos pés da cruz, quando Jesus diz: “Mulher, eis aí o teu filho, filho, eis aí a tua mãe”. As palavras de Jesus não são apenas explicativas como seriam as nossas, mas são também constitutivas: Jesus fala e acontece. Espero que compreendamos, cada vez mais, como Deus em sua liberdade escolheu Maria. E nós, como bons filhos aceitamos e amamos Maria, para que ela gere o Cristo a cada dia em nossos corações. POR LIZANDRA LEITEMPERGHER

OS 10 MANDAMENTOS “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” (Mc 10,17). Esta pergunta foi dirigida a Jesus por um jovem. A resposta de Jesus primeiro evoca “a necessidade de conhecer a Deus como ‘o único bom’, como o bem por excelência e como a fonte de todo o bem” (Catecismo da Igreja Católica, n. 2052). E logo em seguida, Jesus diz: “Se queres entrar para a vida, guarda os mandamentos” (Mt 19,17)! E recorda os mandamentos. O Livro do Êxodo (20,2-17), por primeiro, enumera os mandamentos. Assim, pode parecer que sejam leis vetero-testamentárias e, por isso, não fariam parte do ensinamento de Jesus. No entanto, isso não é verdade. Jesus retoma os dez mandamentos como parte também da novidade do Novo Testamento. Eles foram referência também para a sua vida e missão. E o Catecismo da Igreja Católica explica-os um por um para que os cristãos/católicos, hoje, encarnem essas normas divinas, ouvindo a ordem do Senhor: “Sede santos porque eu sou santo” (1Pd 1,16). Justamente como um caminho de santidade pessoal, comunitária e social.

3

POR PE. RAUL KESTRING

Nesse espaço de que dispomos na nossa revista A Imaculada, nos próximos meses, vamos comentar os “Mandamentos da Lei de Deus”. Com certeza, tanto para mim que me proponho a escrever, como também para os nosso leitores e leitoras, será uma oportunidade de, em poucas linhas, (re)descobrirmos a importância e o significado dessas normas de vida, de vida feliz, aqui na terra e depois na eternidade. Além disso, ao entendermos e praticarmos a lei Deus, contribuiremos para uma sociedade reconciliada, sem injustiças, violências, vícios. Cada mandamento indica-nos uma vontade de Deus, referente a diversas áreas da nossa existência e convivência. E onde se faz a vontade de Deus, seu Reino acontece. “Reino da verdade e da vida, reino da santidade e da graça, reino da justiça, do amor e da paz” (Prefácio da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo).

www.aimaculada.com


CENTRAL

Janeiro - 2020

O Carnaval com Jesus nasceu para promover a evangelização de forma diferente do convencional, através da música católica, e vem se mostrando uma voz profética diante da festa mundana do carnaval. Este ano, alegria e animação são garantidas por diversas atrações! O evento contará com as presenças do Ministério Vida em Cristo, de Rio dos Cedros, Comunidade Colo de Deus e Thiago Brado. O Carnaval com Jesus acontecerá no dia 23 de fevereiro, domingo de carnaval. Ele vem para mostrar que é possível realizar uma festa de família, sem álcool e sem drogas. Também é um momento muito forte de evangelização através da música, das pregações e testemunhos.

Chegando à sua 7ª edição, o Carnaval com Jesus 2020 promete, mais uma vez, ser um evento que marcará na memória!

Venha pular e se divertir no Carnaval 2020 na presença do Senhor Jesus! Será um momento de muita fé, de alegria e de muitas bençãos!

4

www.aimaculada.com


Janeiro - 2020

5

www.aimaculada.com

CENTRAL


PASTORAIS E MOVIMENTOS

Janeiro - 2020

PASTORAL DA SAÚDE: PROMOVER, PRESERVAR, DEFENDER, CUIDAR E CELEBRAR A VIDA

POR ROSELI LUNELLI BERTELLI - PASTORAL DA SAÚDE

A palavra Pastoral vem de Pastor – aquele que cuida, guia e orienta o seu rebanho. Na área da saúde, significa uma ação comunitária em favor da vida e da dignidade humana. A Pastoral da Saúde faz parte das diversas pastorais sociais da Igreja e, em 1986, foi instituída oficialmente como uma das Pastorais Sociais da CNBB - Conselho Nacional dos Bispos do Brasil. A Pastoral da Saúde empenha-se em integrar Igreja e comunidade, através do voluntariado, evangelizando no mundo da saúde e continuando a missão de Jesus Cristo. Tem como luz, atender a todos os que sofrem e atua em três dimensões: solidária, comunitária e político-institucional. A Pastoral da Saúde acontece em todos os lugares que se importam com saúde: hospitais, creches, escolas, asilos, lares, conselhos, sindicatos.

Em Rio dos Cedros, a Pastoral da Saúde se faz presente e atuante desde 2006. Com a missão de priorizar a vida e testemunhar o Evangelho no mundo da saúde, as voluntárias se reúnem semanalmente no Bazar Solidário, situado atrás do Banco do Brasil, no centro da cidade, nas sextas-feiras, atendendo durante todo o dia, e o valor arrecadado é revertido em ações solidárias. Além disso, neste momento são programadas as ações da semana, inclusive visitas. O bazar funciona com doações da comunidade. As voluntárias participam de vários encontros locais, regionais e diocesanos. Os encontros de 2020 já estão programados: começando em março, em Iomerê, no Meio Oeste catarinense, eles têm como objetivo a capacitação dos voluntários.

Ser voluntário é um ato de amor ao próximo!

CATEQUESE Queridos pais e familiares, em janeiro e fevereiro, estarão abertas as inscrições para a catequese do período de 2020/2022. Em um novo processo de Iniciação à Vida Cristã, convidamos os pais a fazerem a pré-inscrição de seus filhos. No ato da pré-inscrição, os pais adquirem o Itinerário de Iniciação à Vida Cristã para as Famílias. Este Itinerário será utilizado nos encontros de formação. Uma vez inscritos, os pais participarão de 5 encontros de formação, antes do início da catequese. Esses encontros têm o objetivo de aproximar ainda mais as famílias da comunidade. Juntos, pais e catequistas de mãos dadas, vamos educar nossas crianças na fé em Jesus Cristo, para o nosso próprio bem e para o bem da comunidade cristã.

6

Os encontros com os pais terão início no mês de março e irão até julho. Após os 5 primeiros encontros, no mês de julho, será confirmada a inscrição das crianças na catequese. Na primeira semana de agosto, dia 8, iniciaremos com a missa de abertura da catequese em 2020. Após os 5 primeiros encontros de formação de pais, daremos continuidade no período catequético, com os outros 5 encontros, totalizando 10 encontros de formação - juntos, catequistas, pais e catequisandos. Convidamos pais e familiares a procurarem a Secretaria Paroquial para inscreverem as crianças*. *Eucaristia 9 anos completos e Crisma 13 anos completos.

www.aimaculada.com


GERAL

Janeiro - 2020

RETIRO DE LIDERANÇAS

O QUE FAZER DURANTE AS FÉRIAS? Férias é tempo de alegria e diversão em família. Também é tempo de descanso e de não se preocupar com compromissos e afazeres. Não precisar ir à escola, nem à catequese, não precisar fazer tarefa e ter mais tempo para atividades de lazer... Tudo isso é muito bom, mas de certas coisas, nunca devemos tirar férias. A principal delas é a nossa fé! Então, nesse período, podemos aproveitar o tempo extra para nos dedicarmos um pouco mais em nos aproximarmos de Jesus. São várias formas de exercitar o nosso aprendizado na fé e, assim, saber mais sobre a Igreja e seus ensinamentos. Algumas dicas de como aproveitar as férias para aprofundar a espiritualidade: Ler a Bíblia é um ótimo começo! A Bíblia é a fonte da nossa fé. É lá que conhecemos toda a história do povo de Deus e de Jesus Cristo e sua vinda ao mundo para nossa salvação. Participar das missas aos finais de semana deve continuar na agenda da família! É muito importante esse encontro pessoal com Jesus para manter ainda mais viva a nossa fé. Rezar em família fica mais fácil durante as férias! Todos têm mais tempo e esse é uma ótima oportunidade para reunir a todos num momento de união familiar. Que tal aprender a rezar o terço? Assistir filmes religiosos também é uma forma muito legal para conhecer a vida dos santos da nossa Igreja. São muitas histórias incríveis para nos inspirarmos.

Nas férias podemos aproveitar o nosso tempo para fazer tudo que gostaríamos. Só não devemos esquecer: de Deus não se tira férias!

“Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura” (Lc 2,16). Como os pastores, você também poderá fazer o seu encontro pessoal com o Senhor. Nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro de 2020 será realizado o Retiro Anual das Lideranças de nossa paróquia. O retiro, pregado pela Irmã Carmelita Tenfen, acontecerá no Centro de Formação Santa Teresinha do Menino Jesus, para proporcionar um preço acessível a todos. Um retiro é uma oportunidade de irmos às pressas a Belém e nos encontrarmos com a humildade de nosso Deus, que se digna nascer em uma simples manjedoura. É a oportunidade de nos encontrarmos com o amor e a misericórdia de nosso Deus. Como os pastores que foram às pressas, espero que cada um de vocês, lideranças, também se apresse em ir a Belém, ao Retiro, para se encontrar com o Menino Deus, nosso Salvador. Um retiro espiritual tem por objetivo imitar o exemplo de Jesus. Como relatam os evangelhos, antes de Jesus tomar uma decisão ou realizar um ato importante, ele se retirava para uma região montanhosa ou desértica, onde passa longo tempo em silêncio e oração ao Pai. O retiro tem essa finalidade, de nos colocar em estado de oração e de escuta da voz do Pai, para ouvir e compreender a sua vontade, também de nos abastecer, de nos fortalecer para a nossa missão. Diante da correria e no barulho do dia a dia, com rotinas tão intensas e pessoas cada vez mais cheias de compromissos, é forte o apelo a distanciar-se no silêncio e no tempo dedicado à oração. É preciso acentuar a necessidade deste parar, deste “retirar-se para estar com o Senhor”. Um retiro espiritual prepara a pessoa para viver a busca da sua espiritualidade na sua vida cotidiana, por meio de um processo que não deixa alguém “pronto”, mas sim, fortalecido para a sua luta diária e constante de escolher a melhor parte.

POR PE. JOSÉ VIDALVINO FONTANELA DA SILVA

POR AGÊNCIA ARCANJO

7

www.aimaculada.com


PARÓQUIA

Dezembro - 2019

Agenda de Acampamentos 2020 13º Juvenil Sênior 8 a 13 de janeiro

4º JOAM 6 a 9 de fevereiro

4º Sobrie dade 18 a 21 de junho

7º MIRIM

nil e v u J 14º ior Sên

11 a 13 de setembro

15 a 19 de julho

Maanaim 7 e 8 de novembro

8

www.aimaculada.com

FAC

de 12 a 15 bro novem


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.