Revista Divino Salvador de Itu - 2019

Page 1

1


SOMOS O COLÉGIO D I V I N O S A LVA D O R !

20 ANOS DO DIVINO S A LVA D O R D E I T U Liomar A. Contini

EDITORIAL

Pe. Jair Carlesso E o que isso significa? Bom, significa que todos aqueles que aqui trabalham e convivem, assumem para si a nobre missão de tornar a pessoa de Jesus, Seus ensinamentos e valores, conhecidos por todos. Significa que somos uma grande comunidade que leva adiante esse sonho de nosso fundador e pai espiritual, Pe. Francisco Maria da Cruz Jordan. Significa ainda, levar acesa a chama da esperança de que, mesmo em um mundo estigmatizado por tantas dores e sofrimentos, uma civilização do amor se faz possível.

Enfim, significam 20 anos de história! História essa preenchida por tantas outras que por aqui passaram e que são parte daquilo que somos, e nós, parte daquilo que esses outros são.

Nossa comunidade escolar, constituída por diretores, coordenadores, professores, colaboradores, pais e alunos, sem esquecer daqueles que por aqui um dia passaram, fazem parte desta grande história dos 20 anos do Colégio Divino Salvador de Itu. Celebramos e partilhamos este sentimento de gratidão e a valiosa experiência vivida durante este tempo com todos. Construímos o Divino, um grande patrimônio educacional, com uma formação Salvatoriana inspirada em Pe. Jordan e marcada por valores Evangélicos. Estamos atentos aos clamores e desafios educacionais apresentados nos dias de hoje, fizemos a experiência e a vivência de uma Escola Viva, como aprendizes e “ensinantes”. Sempre nos colocamos numa postura de diálogo, em que cada pessoa tem algo a aprender com a outra e todas à escuta do ‘Espírito da verdade’ (Jo 14, 17). Partilhamos alguns destes clamores educacionais, os quais esta escuta nos proporcionou, deixando-nos inquietos e sensibilizados, conscientes de que eles ecoam com a mesma intensidade no coração de tantas pessoas de boa vontade.

São tantos os alunos, os colaboradores e as famílias ao longo desses anos que nos fazem ver o quão valioso tem sido nosso esforço por garantir um processo educativo de excelência, alicerçado em valores humanos e cristãos. E é essa história, meu irmão e minha irmã, que você encontrará ao longo dessas páginas, que além de marcar um momento tão importante para todos nós, vem demonstrar que esse é só o começo. Sim, é isso mesmo, ainda há muito por ser feito! Em um mundo repleto de novos desafios, a missão do Divino Salvador é por nós redescoberta de maneira criativa e inovadora. E assim, buscando alçar novos voos, queremos ir além, dando ao nosso aluno autonomia, responsabilidade e criatividade para ganhar o mundo! Nesse mais novo ciclo, queremos seguir juntos, conduzidos por Deus e inspirados em Sua caridade, nessa grande comunidade de amor. Juntos ainda, podemos ser o sinal de uma sociedade mais justa e solidária, construída por nossas mãos entrelaçadas. Nossa história segue seu curso e quer você como parte dela! Que o Divino Salvador, por intercessão do venerável servo de Deus, Francisco Jordan, nos abençoe e conduza sempre!

EXPEDIENTE D I R E TO R S U P E R I N T E N D E N T E: P E. J A I R C A R L E S S O, S D S | D I R E TO R P E DAG Ó G I CO: L I O M A R A N T Ô N I O C O N T I N I | C O L É G I O D I V I N O S A LVA D O R - I T U , P R A Ç A D I V I N O S A L V A D O R - J D PA R A Í S O I - I T U ( S P ) | W W W . D I V I N O I T U . C O M . B R | R E V I S TA C O L É G I O D I V I N O S A LVA D O R 1 ª E D I Ç Ã O, 2 . 0 0 0 E X E M P L A R E S , D I S T R I B U I Ç Ã O G R AT U I TA , A N U A L , I M P R E S S Ã O G R Á F I C A | D I A G R A M A Ç Ã O : A G Ê N C I A A R C A N J O - W W W . A G E N C I A A R C A N J O . C O M . B R - FA C E B O O K . C O M / A G E N C I A A R C A N J O I N S TA G R A M . C O M / A G E N C I A A R C A N J O - 4 7 3 2 2 7 - 6 6 4 0 | E D I Ç Ã O : TAT Y F E U S E R | D2I A G R A M A Ç Ã O : A L E X Q U A D R O | R E V I S Ã O : L U Í S A B O R G E S E M A R I A A N G É L I C A JACOMET TI

Vocês foram chamadas para irradir luz sobre o mundo, para brilhar. (Pe. Jordan)

A aprendizagem e a formação integral dos nossos alunos são nosso maior objetivo, sempre em parceria com a família, pois sabemos que o primeiro nível da escuta deve acontecer no âmbito familiar. Portanto, este é o primeiro e fundamental núcleo social, a célula inicial da sociedade. Reafirmamos nosso compromisso com as famílias, querendo colaborar para que todos os nossos alunos sejam bem preparados e felizes em suas escolhas para a vida e, assim, possam construir relações mais fraternas, igualitárias, inclusivas e comprometidas com a transformação da sociedade. As mudanças culturais, os desafios e clamores da sociedade globalizada, o desmonte dos valores cristãos levam o Colégio Divino Salvador de Itu a assumir os seguintes compromissos: 1. Transmitir aos nossos alunos as experiências e os valores das gerações anteriores; 2. Promover a cultura da vida; 3. Tornar-se uma comunidade educativa em rede, com novas pedagogias, que inclua a todos; 4. Incentivar o protagonismo das juventudes; 5. Promover práticas educativas, solidárias e sustentáveis; 6. Reafirmar a vocação dos cristãos; 7. Apoiar e colaborar para o fortalecimento da família. Pedimos as bênçãos de Nossa Senhora Mãe do Salvador, para que o Colégio Divino Salvador de Itu prossiga em sua caminhada educacional, seguindo os passos de Jesus de Nazaré.


DIVINO ITU 20 ANOS:

20 ANOS DO DIVINO S A LVA D O R D E I T U Equipe Diretiva e Coordenação

Um homem, uma chama, um ideal, o início de tudo.

Padre Francisco Jordan (nascido na aldeia de Gurtweil, na Floresta Negra, Alemanha, no dia 16 de junho de 1848) foi um sacerdote batizado com o nome de João Batista. Filho de Lourenço e de Notburga Jordan. Tanto o lugar do nascimento como a família eram de condições humildes. Embora tivesse, desde os primeiros anos de vida, sentido o chamamento para o sacerdócio, por causa do estado de pobreza de sua família, teve que realizar diversos serviços, não podendo dedicar-se aos estudos apropriados. Graças, porém, à generosidade de tutores e benfeitores, alcançou finalmente sua meta de ser ordenado sacerdote. Durante seus anos de estudo, Jordan foi dominado pela ideia de fundar uma organização que uniria todas as forças católicas para defender e difundir a fé. Depois de sua ordenação, devido às leis anticatólicas da Kulturkampf, Jordan não pôde assumir uma tarefa pastoral na sua pátria. Assim, mudou-se para Roma, a fim de estudar idiomas orientais. Empreendeu uma viagem ao Oriente Médio para aperfeiçoar os conhecimentos nessas línguas. Durante sua peregrinação à Terra Santa, dedicou a maior parte de seu tempo à oração pessoal e à meditação. Logo após seu retorno, em agosto de 1880, recebeu a bênção e o consentimento do Papa Leão XIII para estabelecer os três graus da Sociedade Apostólica Instrutiva. O primeiro grau da Sociedade foi fundado, oficialmente, no dia 8 de dezembro de 1881. Os planos do Padre Jordan se desenvolveram e acabaram se concretizando na Sociedade do Divino Salvador (para homens) e na Congregação das Irmãs do Divino Salvador (para mulheres). Jordan dedicou o resto de sua vida no desenvolvimento de sua obra. Ele mesmo fundou diversas comunidades na Europa e nas duas Américas, bem como concordou que os salvatorianos assumissem uma missão na Índia (Assam). Desde o princípio, sua Sociedade teve a característica da universalidade e se empenhou em proclamar o Salvador, com todos os modos e meios que a caridade de Cristo inspira, de tal maneira que todos O pudessem conhecer e amar. Pe. Jordan tinha uma inabalável confiança na divina providência. Pode-se constatar isso lendo o seu Diário Espiritual.

Por causa da eclosão da Primeira Guerra Mundial, Pe. Jordan foi obrigado a deixar Roma e mudarse para Friburgo, na Suíça, onde passou os últimos anos de sua vida. Faleceu em Tafers, no dia 8 de setembro de 1918. A causa de beatificação de Jordan foi introduzida em 1943. Em 1881, Pe. Jordan fundou uma Congregação: a Sociedade do Divino Salvador, os Padres e irmãos Religiosos. Em 1888, com o auxílio de Madre Maria dos Apóstolos, Pe. Jordan fundou a congregação das Irmãs Salvatorianas. No Brasil, a presença salvatoriana vai se expandindo aos poucos e em tempos históricos diferentes. Foi em 1896 que os primeiros padres e irmãos salvatorianos pisaram em terras brasileiras. No ano de 1936, chegaram as primeiras irmãs salvatorianas ao Brasil. Por fim, em 1986, surgiram os primeiros leigos salvatorianos, formando por completo a Família Salvatoriana no Brasil. Como Família Salvatoriana - homens e mulheres com culturas e histórias distintas, somamos força à mesma missão. Nutrimos confiança mútua e respeito pelas diferenças existentes entre nós, aprendemos uns com os outros e valorizamos a contribuição que cada um e cada uma é capaz de oferecer na missão de Deus. Atualmente, a Família Salvatoriana está presente em nove estados do Brasil e atua na evangelização, formação de lideranças, educação, saúde, projetos sociais, juventude, animação vocacional, JPIC, Rede um Grito pela Vida, etc. Esta semente lançada há mais de um século continua frutificando em terras brasileiras, pois imbuídos do espírito dos fundadores Pe. Jordan e Madre Maria, somos chamados a viver a missão salvatoriana com zelo e gratidão, uma vez que “a missão do Salvador é nossa paixão”.

Fonte: salvatorianos.org.br salvatorianas.org.br

3


LINHA DO 1848

Nascimento de Pe. Jordan, na Alemanha

1979

Construção e ampliação do prédio principal

4

tempo

1881

Fu n d a ç ã o d a S o c i e d a d e d o D i v i n o S a l v a d o r, e m R o m a

1988

1896

Chegada dos Salvatorianos ao Brasil, começando sua missão apostólica pelo Rio de Janeiro

1994

Criação do Centro de Introdução do Sistema Estudos Divino Salvador COC de Ensino (CEDS)


1922

Chegada dos Salvatorianos na cidade de Jundiaí

2000

Instalação do novo Colégio Divino Salvador em Itu/SP

1925

1954

Criação do primeiro Seminário Salvatoriano no Brasil, que recebeu o nome de Escola Apostólica Divino Salvador

Fu n d a ç ã o d o Co l é gi o D i v i n o S a l v a d o r, i n i c i a n d o com um total de 51 alunos

2014

2019

Inauguração do novo ginásio

20 anos do Divino Salvador de Itu

5


Um colégio para além de resultados Era 25 de novembro do ano da graça de 1999; já estávamos todos envolvidos pelo clima daquela última e refrescante primavera do século XX (os Ipês amarelos do Rubem Alves já haviam florido lindamente, por mais um ano). Propositalmente, nesta data, também comemoramos a celebração pelo nascimento do nosso saudoso querido amigo e fundador Pe. Divo Pedro Binotto, SDS, que, juntamente aos seus confrades salvatorianos, atendeu ao pedido do também saudoso e então reverendíssimo Bispo Diocesano D. Amaury Castanho e liderou com muito entusiasmo e alegria a missão para que se tornasse real o projeto de construção de um grandioso e diferenciado Colégio, com uma proposta educacional baseada nos valores cristão católicos, na cidade de Itu, nacionalmente conhecida como a “Roma Brasileira”. Desde a sua fundação até os dias de hoje, passados 20 anos, podemos olhar a trajetória do nosso Colégio e nos sentir muito orgulhosos por identificarmos claramente, por meio das ações diárias praticadas, a realização do sonho almejado pelos nossos idealizadores: a missão de colaborar para a formação de crianças e jovens, tendo como base os valores cristãos. Tal objetivo apresenta-se muito além do que simplesmente transferir os conteúdos programáticos que são repetidos em série e cobrados nas formatadas provas dos vestibulares e ENEM. Nossa meta é muito mais desafiadora! Por isso, somos um Colégio para educadores, alunos e famílias fortes e de muita coragem, que assumem e cumprem verdadeiramente as suas devidas partes no ofício de educar integralmente cada aluno, enxergando-o como um ser humano múltiplo de talentos e fontes inesgotáveis de possibilidades, na busca pelos caminhos que apontem seu desenvolvimento. Como sabiamente escreveu Pe. Jordan, o fundador da Sociedade do Divino Salvador (SDS): “Outros virão... e continuarão a obra”. Muitas pessoas já passaram pelo nosso Colégio durante esses 20 anos. Meu Deus, que saudade de tanta gente talentosa, que colaborou com o melhor de si e com seus trabalhos para que chegássemos tão bem até aqui! Diretores, coordenadores, professores, psicólogos, profissionais da área administrativa, segurança, quantas queridas tias da limpeza, tantas inspetoras de alunos (algumas mais rígidas), os fortes tios trabalhadores da manutenção, quantas famílias queridas nos conheceram, nos escolheram, acreditaram em nossa proposta e aprovaram o nosso trabalho para os tantos, tantos e tantos alunos (pequenininhos, grandinhos e grandões com barbas). Todos amigos! Nosso Colégio segue brilhando, firme e cada vez mais forte, no cumprimento de sua diferenciada missão de formar gerações oferecendo “resultados com valores”. Tudo isso por manter viva sua essência, inspirada e embasada na rocha que é Jesus Cristo. Propondo-se sempre a evoluir, abrir-se ao novo e, se necessário, mudar metodologias e estratégias agregando novos e edificantes valores. Encarando perdas como fontes de aprendizagem, que conduzem ao crescimento rumo a um futuro sólido e moderno, livre e acolhedor, sempre Divino. Edinlado de Lima Piovezan | Coordenador Pedagógico | 9º ano e Ensino Médio

6


Uma estrutura completa para as necessidades de hoje

Área Kids

Ginásio

Rampas de acessibilidade

Salas de aula com lousa digital

Capela

Biblioteca

O Colégio Divino Itu oferece uma infraestrutura

educacional

completa

para crianças e jovens. Em um ambiente propício para o ensino e a aprendizagem, com espaços agradáveis e estimulantes, unindo funcionalidade e aconchego, o aluno pode sentir-se seguro e motivado para as atividades do dia a dia escolar, o

que

contribui

para

o

seu

bom

desempenho. Com a infraestrutura que temos, preparamos crianças e jovens para a continuidade de seus estudos, como também para uma vida digna, saudável e

de

qualidade.

alimentação

Isso

adequada,

envolve

uma

incentivo

às

atividades culturais e físicas, orientação

Pomar

educacional, uso adequado da tecnologia

Laboratórios de física, geografia e informática

Cantina

e formação humana, ética e cristã. Dentre

os

inúmeros

espaços

privilegiados que colaboram e favorecem o processo de ensino-aprendizagem em nosso Colégio, destacamos o auditório “Espaço Cultural Padre Jordan”, onde se realizam aulas diferenciadas, dinâmicas de grupo, reuniões de pais e professores, celebrações

de

Primeira

Eucaristia,

Crisma, missas, palestras, premiações e

Espaço Cultural Padre Jordan

Campão

Salas de artes, bilíngue, música e robótica

apresentações artísticas diversas. O local tem acomodações confortáveis para 300 pessoas, ambiente climatizado, recursos multimídia completos, acesso à internet, excelente acústica e iluminação. Nos orgulhamos muito de oferecermos mais esse diferencial de qualidade aos nossos alunos e famílias da nossa comunidade educativa.

Piscina

Auditório

Horta

7


8

Escola é...

Aprendizagem ativa

• O lugar onde se faz amigos. • Não se trata de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... • Escola é, sobretudo gente, gente que trabalha, que estuda, se alegra, se conhece, se estima... • O diretor é gente, o coordenador é gente, professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. • E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comprometer como colega, amigo irmão. • Nada de ilha cercada de gente por todos os lados. (Paulo Freire). • O Divino conta com uma estrutura completa e profissionais capacitados! • Uma equipe comprometida com o desenvolvimento dos alunos e com a consciência de que educar significa proporcionar diferentes experiências de aprendizagens e socioculturais.

A direção do Colégio Divino Salvador está sempre oferecendo encontros para a equipe pedagógica e professores, pensando em atualizar as práticas e colaborar cada vez mais para a formação dos nossos professores e alunos. A aprendizagem ativa foi um tema muito interessante, pois, entende-se que o aluno não deve ser meramente um “recebedor” de informações, mas deve se engajar de maneira ativa na aquisição do conhecimento, focando em seus objetivos e buscando conhecimento de maneira proativa.


José Augusto da Silva Neto

O

Núcleo

de

Formação

Humana e Apostolado nasceu da necessidade de uma maior articulação por parte das estruturas de acompanhamento e formação de colaboradores e alunos do Colégio Divino Salvador ao carisma e missão salvatorianos. Pe. Francisco Maria da Cruz Jordan fundou o que hoje conhecemos como Sociedade do Divino Salvador com o nobre intuito de tornar conhecido a Jesus, o Divino Salvador, por

EXPERIÊNCIA

COMUNIDADE

autonomia, protagonismo e liderança

cooperação, interdependência e corresponsabilidade

E N V O LV I M E N TO

UNIVERSALIDADE

todos os povos e nações, em uma realidade em que, segundo ele, as pessoas abandonavam a Igreja por ignorância, ou seja, pelo não conhecimento de Deus. Conhecer, para nosso fundador, extrapola os horizontes intelectuais e busca contemplar todos os aspectos da integralidade

da

pessoa

humana;

nesse

contexto,

o

conhecimento de Deus se traduz como uma experiência que toca todas as dimensões de nosso ser.

empatia, comprometimento e responsabilidade

empreendedorismo, criatividade e senso crítico

Ademais, a experiência que nos propõe Pe. Jordan somente se efetiva no seio da comunidade, em que aquilo

Atualmente, essa estruturação está articulada em mais

que se aprende de Jesus ganha forma e se traduz como

de 25 projetos divididos em cinco linhas de ação: Pedagógica,

atitude frente ao outro.

Pastoral, Familiar, Administrativa e Colaborativa. ao

Com oficinas para os alunos, formações para professores

envolvimento dos seus, na missão daquele que os chamou. A

e colaboradores e uma série de outras atividades, buscamos

comunidade cristã não é aquela que se fecha em si mesma,

vencer o paradigma da indiferença instaurado em nossa

mas, como fizera o Cristo, torna-se porta-voz do Reino de Deus.

sociedade, de modo que cada vez mais nos aproximemos de

Justiça, paz, liberdade, amor e tantos outros elementos

uma civilização do amor, em que a esperança, a cooperação,

caracterizam esse Reino, impossibilitando sua descrição em

a inclusão e o diálogo sejam capazes de gerar uma nova e

tão poucas linhas. No entanto, ele deve chegar a todos, como

mais solidária humanidade.

A

experiência

primeira

leva

a

comunidade

pressupõe um último elemento que embasa nossa identidade salvatoriana: a universalidade. Esses

quatro

eixos

(experiência,

comunidade,

envolvimento e universalidade) estão sendo desenvolvidos em nossa instituição a partir de sua caracterização com os valores que nos identificam. São eles:

Se muitos foram os teólogos que, ao olharem para Jesus, se surpreendiam com tamanha humanidade, queremos que a formação humana de nosso colégio não deixe dúvidas quanto a sua procedência:

Só pode ser Divino!

9


Maria Ondina Leite Franceschinelli - Coordenadora

10

Educação Infantil

Ensino Fundamental

A equipe do Colégio Divino Salvador compreende que Educação Infantil é uma das mais importantes etapas da formação da criança, pois é quando ela começa a experimentar o mundo fora da família, faz novos amigos, aprende a conviver com as diferenças e faz várias descobertas em todas as áreas do conhecimento. Os estímulos motores, afetivos e sociais que oferecemos às crianças nos primeiros anos de vida são cruciais para uma vida mais harmoniosa e feliz. O desenvolvimento da autonomia leva a criança a poder tornar-se crítica, criativa, questionadora e assim, interferir no meio em que vive. Com este olhar, planejamos e realizamos atividades pertinentes e motivadoras, as quais tornam o ambiente escolar propício ao desenvolvimento integral do aluno desta faixa etária.

O Ensino Fundamental tem como finalidade atender aos interesses e necessidades das crianças, que são peculiares nesta faixa etária, visando desenvolver ao máximo suas capacidades e potencialidades. No Ensino Fundamental, temos por compromisso realizar ações que visam à formação global do aluno. Entendemos que formar o aluno globalmente seja desenvolver habilidades e competências que o tornam apto a participar de forma crítica, criativa e autônoma da vida social, aprendendo conteúdos, compreendendo informações, sendo extremamente atuante na construção do conhecimento. Material COC como apoio escolar, professores preparados, ambientes diversificados e aulas motivadoras colaboram para o desenvolvimento e tornam o Colégio um lugar de aprender por prazer.


cursos DIVINO

Ensino Médio Visando a consolidar uma formação rica em princípios éticos e sólida nos conteúdos, o Colégio Divino Salvador capacita os alunos do Ensino Médio para enfrentar com segurança o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, os exames vestibulares mais concorridos e desafiadores e dar continuidade aos estudos em instituições de nível superior. Utilizando o conhecimento adquirido para analisar e intervir na realidade ao seu redor, os alunos podem ter uma participação social e competente dos princípios cristãos e democráticos. Todo o trabalho desenvolvido no Ensino Médio é bem sucedido por considerar a importância da parceria constante entre o colégio, a família e a sociedade. O aluno em ambiente acolhedor, cercado por profissionais competentes, recursos pedagógicos atualizados e com o apoio de sua família, consegue atingir todo o seu potencial para obtenção de excelentes resultados com valores.

Edinaldo de Lima Piovezan Coordenador

11


CÁPSULA DO TEMPO Esse projeto tem início no Ensino Fundamental II, quando os alunos ingressam no 6º ano. Juntamente com o professor de história, Roger A. Vieira produzem um material, sobre o momento atual de suas vidas, com cartas, vídeos, fotos, objetos e arquivam para mais tarde, na conclusão dos anos escolares, abrirem a cápsula e curtirem as lembranças!

12


Visitas Os alunos dos 6º anos participaram do roteiro de visitação aos templos religiosos e conheceram a unidade do Colégio Divino Salvador de Jundiaí. Muito nos alegra ver o entrosamento desse grupo de alunos, aproveitando os diversos momentos de lazer e cultura!

Saídas pedagógicas: diversão e aprendizagem

Visita ao eixo histórico de Itu Os alunos dos 8° anos do Colégio Divino Salvador de Itu visitaram o eixo histórico da cidade, acompanhados pelo professore Roger Antônio Vieira, da disciplina de História, e a coordenadora pedagógica M. Teresa de A. Pinheiro. Através da Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos, tivemos nossa visita guiada pelo Sr. César Waldemarim, que enriqueceu nossa trilha do saber com suas explicações e riquezas de detalhes. Esperamos que a caminhada pelas ruas Paula Souza e Barão de Itaim tenham despertado em nossos alunos o valor da nossa história, apreço pela arte e cultura, tão presentes em nossa “Fidelíssima Itu”. As ruas do Centro de Itu convidam para um passeio pela história do Brasil. Considerada Berço da República, esta velha cidade de 400 anos guarda as lembranças de perseverança e fé dos primeiros povoadores do sertão. O Eixo Histórico compreende monumentos como o Cruzeiro de São Francisco, Casa Imperial, Fábrica São Luiz, Espaço Cultural Almeida Jr, Conjunto Arquitetônico do séc. XIX e Casa do Barão; museus Republicano e da Energia e as igrejas Bom Jesus, N.Sra do Carmo e N. Sra da Candelária (Matriz).

As saídas pedagógicas são sempre muito esperadas por todos os alunos. Este ano, já visitamos a Cidade Jota City em Atibaia e a Chácara da Turma da Mônica em São Paulo. Foram momentos de diversão e aprendizagem. Elas são consideradas um momento coletivo de aprendizagem e interação entre professores e, por isso, a adesão é sempre muito próxima a totalidade. Acreditamos na importância da atividade e, assim incentivamos e planejamos, de forma única, cada uma delas.

Maria Teresa de Arruda Pinheiro - Coordenadora 13


Ler por prazer! Ninguém nasce leitor. Assim como aprendemos a caminhar, a andar de bicicleta, a nadar e a escrever, também nos tornarmos leitores. O sujeito não leitor, não importa a idade, só precisa ser acordado, assim como a bela adormecida, através do encanto e do prazer que a leitura proporciona. Por isso, aqui no Colégio Divino Salvador a leitura é primordial, pois queremos acordar nossos leitores e despertar a paixão pela leitura. O projeto envolve vários temas, inclusive de interesse dos nossos alunos, os quais participam da escolha e troca dos livros. Vários títulos, de diversos gêneros aguçam o prazer pela leitura e formação de bons leitores!

14


ALUNOS DO DIVINO REALIZAM INTERCÂMBIO NA NASA Pelo segundo ano consecutivo (2018 – 2019), nosso colégio participa do programa de Intercâmbio Científico “International Journey Science & Technology” com o KENNEDY SPACE CENTER – INTERNATIONAL ACADEMY (KSCIA) – NASA. Nele, os alunos do nosso Ensino Médio passam uma semana inteira desenvolvendo projetos, estudando e tendo palestras com diretores e engenheiros que participam ativamente dos programas espaciais da mais importante agência espacial do mundo, a NASA.

Por meio de atividades que desenvolvem habilidades e competências relacionadas ao “STEM” (Science, Technology, Engineering and Mathematics), é totalmente vivenciado no idioma inglês, possibilitando uma aprendizagem enriquecedora com novos conhecimentos e troca de experiências de vida que colaboram para a formação integral e amadurecimento de cada aluno. O Colégio orgulha-se de todos os participantes e reafirma que continuará sempre incentivando a busca do conhecimento muito além da sala de aula.

PA R A B É N S A TO D O S ! H O U S TO N , A Í VA M O S N Ó S ! # O R G U L H O D E S E R D I V I N O

15


TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO O Colégio Divino Salvador de Itu conta com soluções inovadoras para um mundo em constante transformação! A tecnologia digital educacional trouxe a possibilidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e dar ao estudante o mesmo estímulo visual e interativo que lhe oferecem as tecnologias virtuais, e que tanto o cativam nas atividades extraescolares. Mais que todas, a tecnologia tridimensional (3D) permite levar novas perspectivas para perto do aluno.

ROBÓTICA EDUCACIONAL Um mundo complexo e repleto de desafios requer pessoas com iniciativa, que consigam buscar soluções de modo dinâmico e criativo, capazes de utilizar seus conhecimentos e habilidades para criar novas oportunidades. Pensando nisso, o Colégio Divino Salvador incluiu as aulas de robótica na grade curricular, para proporcionar experiências de aprendizagem que efetivamente contribuam para o desenvolvimento acadêmico, social e cognitivo dos alunos. A robótica educacional facilita a compreensão de conteúdos curriculares e desenvolve habilidades essenciais para o futuro dos alunos. Além de colaborar, na prática, para algumas disciplinas teóricas estudadas em sala de aula, a robótica educacional estimula o espírito investigativo do aluno, de forma que encontre desafios e as devidas soluções para os mesmos. Sem contar que enaltece o trabalho em equipe, o planejamento, a cooperação, o diálogo, a pesquisa e a tomada de decisões. No Colégio Divino Salvador a robótica é aplicada por um profissional formado em pedagogia e TI, ambiente próprio e adequado, aulas duplas e kits diversificados de material LEGO. Toda esta estrutura permite uma vivência adequada e motivadora aos alunos do 1º ao 9º ano.

16


FEIRA DO CONHECIMENTO

Todos os anos a comunidade escolar espera pelo grande evento pedagógico, que envolve do Maternal ao Ensino Médio: “A Feira do Conhecimento”. O objetivo maior do evento é desenvolver um trabalho com pequenos projetos, sempre com temas atuais e relevantes que envolva várias áreas do conhecimento. A Feira do Conhecimento busca também maior compromisso dos alunos e integração das famílias com relação aos estudos realizados na escola. O grande envolvimento da equipe, alunos e comunidade mostram a grande importância de cada detalhe pensado e planejado para a “Grande Feira do Conhecimento”.

17


Olimpíadas do conhecimento Para o nosso Colégio, esse projeto também vale ouro e cada vez mais continuamos investindo e motivando a participação e o envolvimento dos nossos alunos nas mais diversas “Olimpíadas do Conhecimento” – Nacionais e Internacionais, abrangendo as quatro áreas de conhecimento (Matemática – Linguagens – Ciências da Natureza e Ciências Humanas). Com muito orgulho, podemos afirmar que somos o colégio da região que mais participa e alcança resultados expressivos nas competições durante todo o ano.

OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas e Particulares OMU – Olimpíada de Matemática da Unicamp; Olimpíada Internacional MATEMÁTICA SEM FRONTEIRAS Olimpíada Internacional de Matemática CANGURU CONCURSO ONLINE de MATEMÁTICA – PUC/CAMPINAS OPM – Olimpíada Paulista de Matemática OBF – Olimpíada Brasileira de Física OPF – Olimpíada Paulista de Física OQSP – Olimpíada de Química de São Paulo; OBQV – Olimpíada Brasileira de Química Virtual OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia

MOBFOG – Mostra Brasileira de Foguetes JORNADA DE FOGUETES – Barra do Piraí (RJ) Gincana Nacional GALILEU de ASTRONOMIA OBB – Olimpíada Brasileira de Biologia ONHB – Olimpíada Nacional de História do Brasil OBG – Olimpíada Brasileira de Geografia Concurso de REDAÇÃO – TV TEM Sorocaba Concurso de REDAÇÃO – DIVINO SALVADOR OBI – Olimpíada Brasileira de Informática CVA – Concurso Verde Amarelo – Telégrafo e Radioamadorismo OBRL – Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico

Todo esse resultado é fruto de um amplo projeto que abrange o envolvimento de toda equipe pedagógica e comunidade educativa (direção, coordenações, professores, alunos e famílias), no qual cada membro realiza com excelência e paixão a sua parte. O Colégio financia encontros extracurriculares específicos para preparação dos alunos para as provas das olimpíadas de cada área, as coordenações pedagógicas conciliam o calendário letivo regular com os calendários olímpicos, os professores preparam aulas especiais, os alunos participam dos encontros de preparação e as famílias incentivam e apoiam os alunos para participarem. Com o aumento expressivo das participações de alunos e resultados obtidos nas diversas olimpíadas do conhecimento, o nosso Colégio instituiu o evento “noite das estrelas”, como atividade oficial do calendário letivo, criado especialmente para a valorização das participações dos alunos e entrega de todas as premiações recebidas durante o ano. Uma noite de gala com a presença dos nossos mantenedores, diretores, coordenações, corpo docente, alunos e familiares. Todos juntos para aplaudirmos a busca pelo conhecimento!

18


Radioescuta Escolar Esse projeto é orientado pelo professor de Geografia Murilo Rogério Rodrigues, no qual os alunos do Ensino Médio se reúnem para praticar a experiência do radioamadorismo e participar de competições da área. Tal experiência levou as equipes do Colégio a se tornarem campeãs por três anos consecutivos, do tradicional concurso de radioamadorismo do Exército Brasileiro “Concurso verde e amarelo”, na modalidade para escolas. Desde 2016, o nosso Colégio tornou-se a primeira instituição de ensino do país autorizada oficialmente pela Anatel a criar uma estação radiotransmissora na escola. Já possuímos nosso próprio registro “PY2DIV” e o professor, juntamente com os alunos, já realizam as emissões de rádio para todo o país e o mundo, possibilitando aos participantes o estabelecimento de contatos bilaterais com radioamadores de todos os continentes. Além do intercâmbio cultural, os alunos praticam conceitos de Física, Matemática e Idiomas diversos, uma vez que os contatos estabelecidos são, na maioria das vezes, em Inglês e Espanhol. Todos os alunos do Ensino Médio que se interessarem pelo projeto, podem procurar pelo professor Murilo e realizar as inscrições para formação de novas turmas a cada ano.

Laboratório As aulas práticas de laboratório acontecem semanalmente e, além da parte pedagógica com estudos e pesquisas, são enfatizados os itens de segurança e questões de responsabilidade e comprometimento com a equipe, trazendo maturidade para desenvolver habilidades exigidas para o trabalho em grupo. Essas práticas contribuem para a formação integral do nosso aluno.

19


Humanismo e Contemporaneidade Uma das capas da Revista Educação de 2018 trouxe o bilinguismo como um fenômeno pedagógico da contemporaneidade. Seus benefícios, tais como o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas com facilidade ou o enriquecimento das perspectivas do falante se mostram fundamentais para vivenciar um mundo plural e interligado. Diante deste cenário e baseado em prestigiados estudos científicos da atualidade, foi desenvolvido um programa bilíngue para alunos do século XXI, ou seja, um projeto bilíngue diferente das tradicionais aulas de inglês, que tivesse como base os valores humanistas salvatorianos e metodologias modernas de aprendizagem, capazes de dialogar com o interesse dos alunos e com as necessidades do mundo em que estão inseridos.

PROJETO DE LEITURA: HANSEL AND GRETEL “Quando você lê, lê, lê, algo mágico acontecerá” A professora Lygia preparou uma deliciosa surpresa para os alunos do J3. Depois de lerem Hansel and Gretel (João e Maria), eles tiveram a oportunidade de vivenciar a parte mais doce dessa história atemporal. Eles construíram a casa de doces da Bruxa! Será que eles gostaram? Veja!

20

Esse é o Divino Bilingual Program, que a partir deste ano, diariamente e em contraperíodo, contempla alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental 1. Os campos da Cultura, Ciência, Matemática e Língua são desenvolvidos em aulas de culinária, horta, laboratório, artes, educação física, cinema, literatura, informática, entre outras. O resultado tem sido extremamente positivo: alunos engajados, comprometidos e que, além de se mostrarem à vontade nas aulas ministradas em inglês, já se arriscam a produzir as primeiras frases e até a fazer brincadeiras em inglês.

Yara Moraes - Coordenadora

L AVA L A M P

Falar sobre massa, volume e densidade não é fácil. Em inglês, piorou. Certo? ERRADO! No Divino Bilingual Program, os alunos trabalham os conceitos da física e da química na prática, de forma envolvente e divertida, em nosso laboratório de ciências. Fazer uma lâmpada de lava e observar o movimento das bolhas coloridas, além de deixar os alunos do J2 encantados, fez com que eles se aproximassem um pouco mais do fascinante mundo das ciências.

PROJETO SUPERMERCADO Em junho os nossos alunos do J1 foram ao supermercado. Bolachas, leite, massa, suco... Qual é a diferença entre um produto e uma marca? Qual o melhor preço? Por quê? Eles buscaram por respostas!


W E LOV E P I C N I C

Nossos alunos do Divino Bilingual Program amaram visitar e fazer piquenique no parque Almeida Jr. O J3 comprou a comida e as bebidas. Os alunos do J2 serviram seus amigos e o J1 limpou a bagunça. Eles aprenderam a língua e a cultura inglesa e se divertiram muito. Que dia incrível!

S T. P A T R I C K ’ S D A Y

FUN WEEK Para finalizar o semestre com muito conhecimento aliado à diversão, os alunos do Divino Bilingual Program e do Divino Language School tiveram uma semana pré-férias repleta de atividades especiais. Os J1, J2 e J3 colheram alface na horta, assaram marshmallows na fogueira, fizeram artesanato, participaram de jogos colaborativos e terminaram a semana com uma divertida Festa do Pijama. Já os Kids, Teens e Coworkers, foram envolvidos, de acordo com a faixa etária, em atividades como jogos, sessão de cinema com pipoca e nossa deliciosa versão do Master Chef.

VA L E N T I N E ’S DAY

Dia 17 de março é o Dia de São Patrício, um dos santos padroeiros da Irlanda, que disseminou o cristianismo na Irlanda durante o século V. Para celebrar este dia especial, nossos alunos do Divino Bilingual Program participaram de uma doce atividade durante a última semana de março. Eles fizeram moedas de chocolate verde para dar aos alunos do Divino Language School, funcionários e professores. Existe algo melhor que adoçar a vida das pessoas? O Dia de São Valentino é celebrado anualmente em 14 de fevereiro. Apesar das festividades terem se originado como uma celebração cristã ocidental em homenagem ao santo chamado Valentino, hoje em dia, a data é reconhecida como uma significativa comemoração cultural, religiosa e comercial do amor em muitas regiões do mundo. Para comemorar, nossos alunos do Divino Bilingual Program participaram de jogos e atividades que estimulam a cooperação, a corresponsabilidade e a interdependência.

THE LITTLE PRINCE Dia 21 de maio foi um dia especial para os alunos do Divino Bilingual Program e Divino Language School. Nossos alunos acordaram cedo para viajar a São Paulo e lá assistiram à peça “O Pequeno Príncipe. Em português? É claro que não! Em inglês. Eles também almoçaram com os amigos no shopping e se divertiram muito. Isso é Divino Bilingual Program! Isso é Divino Language School!

21


SEMANA DO V O LU N TA R I A D O Nossos alunos do Divino Bilingual Program fizeram cupcakes e cartões muito especiais para os moradores da Vila Vicentina de Itu. Já os alunos do Divino Language School, Teens 1 e 3 foram os mensageiros e os responsáveis por levar e servir o café da tarde. Obrigado à Vila Vicentina por nos ajudar a ensinar aos nossos alunos que, quando você olha para o seu semelhante com compaixão e é capaz de doar um pouquinho do seu tempo, amor e carinho, você certamente está no caminho para transformar o mundo em um lugar melhor para todos.

I N G L Ê S PA R A PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

THANKSGIVING 2018

O Colégio Divino Salvador, através do Divino Language School, iniciou em março o Curso de Inglês para funcionários. Parabéns aos funcionários pelo exemplo de empenho e dedicação. Se aprender sempre é uma das competências fundamentais do século XXI, estamos preparados para os desafios do mundo contemporâneo. Durante o ano, pedimos muitas coisas a Deus. Saúde, trabalho, dinheiro, amor, felicidade, enfim, a lista é imensa. Porém, quantas vezes paramos para agradecê-lo por tantas bênçãos que Ele derrama em nossas vidas? É tempo de agradecer! Dia 22, a quarta quinta-feira do mês de novembro, o Divino Language School celebrou mais um Thanksgiving. Música, poesia, oração e emoção marcaram esse lindo momento de agradecimento e confraternização. E você? What are you thankful for?

DIVINO LANGUAGE SCHOOL O Divino Language School é a Escola de Inglês do Colégio Divino Salvador de Itu, a qual visa ao aprendizado da Língua Inglesa através do desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas: listening, speaking, reading and writing. Atualmente, mais de cem alunos, a partir dos 5 anos de idade, aprendem o inglês através de aulas dinâmicas e interativas que os preparam para usar o idioma com autonomia e segurança nos mais variados contextos da vida acadêmica, profissional e pessoal.

22


CELEBRANDO A

PÁSCOA

A tradicional Festa da Páscoa é um momento emocionante e marcante para toda Família Divino! O Senhor Ressuscitado é o portador da paz e justiça, nos convidando a romper o medo e reconhecer o outro irmão. Celebrar a Páscoa é celebrar a esperança sempre renovada que o Cristo Vivo oferece a toda comunidade. O Colégio Divino tem esta grande missão: divulgar Jesus de todos os modos e por todos os meios! Agradecemos aos alunos queridos, aos familiares, à equipe escolar e todos os envolvidos neste grande evento. Colégio Divino, 20 anos de educação, fé e esperança no “Senhor Jesus”. Os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio participaram de um momento especial, refletindo sobre o verdadeiro significado da Páscoa!

23


Campanha da Fraternidade Em 2019, o projeto semestral embasado na Campanha da Fraternidade teve como tema “Justiça para todos!” Realizamos muitas atividades em busca de um mundo mais fraterno e com valores cristãos! Os alunos participaram de várias atividades e alguns deles deixaram registrada a sua opinião sobre este importante projeto.

Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz (Jo 13,15)

“Este ano o Colégio Divino Salvador trabalhou o projeto ‘Justiça para todos!’ Foi um projeto muito bonito, pois as crianças devem aprender desde pequenas como é importante ser uma pessoa justa”. Maria Isabel Belculfine Melo Silveira - 4º ano

“Jesus foi um exemplo de homem justo, era sincero, tinha amor, sabia compreender e ajudar o próximo, respeitava as pessoas!” Matheus Braga Lemos Visciano Ruffolo - 5º ano

“No projeto “Justiça para todos!” aprendemos o respeito às diferenças, um tema muito importante. Desde cedo as crianças devem ser orientadas a praticar o respeito às diferenças”. Lara Couto Dabdab - 5º ano

“Uma pessoa justa respeita as coisas públicas, não faz para os outros aquilo que não gostaria que fizessem para ela. É uma pessoa amiga, confiável, responsável, leal, verdadeira, prestativa e consciente”. Flávia Alessandra Reale da Silva - 4º ano

“Respeito é muito importante, respeitar as diferenças é essencial, pois ninguém é igual a ninguém, cada um tem sua cor, sua religião e seus costumes. Devemos também praticar a cidadania nos empenhando a cada dia para ser uma pessoa melhor”. Isabela Belon Simionato - 5º ano

24


DESFILE DO

DIVINO

Espírito Santo O tradicional e grandioso “Desfile do Divino Espírito Santo” acontece todos os anos com a participação do Colégio Divino Salvador Itu. O Colégio apresentou o tema “Justiça para todos!”, projeto escolar desenvolvido durante o primeiro semestre

escolar

e

baseado

na

Campanha

da

Fraternidade 2019. Foi um momento muito especial, pois neste ano comemoramos os 20 anos do Colégio Divino em Itu. Agradecemos a participação de todos! Fé, religião e cultura unindo a família “Divino”!

25


COMEMORAR EM

FAMÍLIA

!

Comemorar o Dia das Mães e o Dia dos Pais é tradição no Colégio Divino

Salvador. São momentos repletos de emoções!

Com oficinas criativas, músicas, homenagens, cartões e muito carinho,

as crianças demonstram todo seu amor. Tudo para eles, que formam a

instituição

mais

importante

sociedade, “a família”.

! s e ã M s a d Dia ia dos Pais! D Momentos para valorizar a família

26

da


!

Todos os anos, no final do outono, nosso colégio proporciona um momento muito especial para apresentação e apreciação de arte e cultura. Através de um tema escolhido, que funciona como base reflexiva para todas as apresentações, nossos alunos, pais, professores e funcionários apresentam-se expressando suas mensagens por meio da leitura de poemas, cantando, dançando ou tocando seu instrumento musical. Desde que se iniciaram as primeiras edições do evento, diversos temas e homenagens já nos fizeram refletir sobre a vida e as relações humanas, pois somos tocados de grande emoção ao apreciarmos cada aluno que, superando seus medos, sobe ao palco e com simplicidade nos apresenta sua alma.

2016 “MULHERES: EM TODA BELEZA Q U E H Á” Homenagem especial às inúmeras mulheres poetas, compositoras, instrumentistas, escritoras e cantoras.

2 0 1 7 : “ E E U M E S M O P R E PA R O O C H Á PA R A O S FA N TA S M A S ” Homenagem especial ao poeta Mário Quintana

2018 “O EU PROFUNDO E OS OUTROS EUS” Homenagem especial ao poeta Fernando Pessoa e seus heterônimos: Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Bernardo Soares

2019 “QUANDO A CRIANÇA ME ESTENDE A MÃO” Homenagem especial aos diversos artistas que expressam em suas obras (poesias e canções), a importância do resgate da criança interior na vida adulta, para que se mantenha vivo o brilho no olhar, mesmo diante de uma realidade tão desafiadora.

2 0 1 2 : “ O P O E TA , O M A E S T R O E O MALANDRO”

Homenagem especial ao poeta Vinícius de Moraes, ao maestro Tom Jobim, e ao compositor Chico Buarque de Holanda

2 0 1 3 “ S E R M I N A S TÃ O G E R A I S ”

Homenagem especial aos poetas e escritores mineiros: Adélia Prado, Carlos Drummond Andrade e João Guimarães Rosa

2014 “QUANDO A ALMA NÃO É P E Q U E N A”

Homenagem especial à três grandes poetas com vasta e significativas obras de diferentes idiomas. Português: Fernando Pessoa - Espanhol: Pablo Neruda e Inglês: Walt Whitman

2 0 1 5 “ M E U Q U I N TA L É M A I O R D O QUE O MUNDO”

Homenagem especial ao poeta das coisas simples Manoel de Barros 27


do Divino No dia 29 de junho, os trajes caipiras saíram do armário e a animação tomou conta do Ginásio de Esportes do Colégio Divino Salvador. O espaço estava todo decorado, bandeirinhas e enfeites deixaram o ambiente ainda mais animado para receber os convidados. A festa foi embalada ao som de muita música e a animação tomou conta de todos os presentes. Nossos alunos encantaram o público com as divertidas apresentações preparadas para a festa junina. Os professores e colaboradores estavam à frente das barracas para servirem as deliciosas comidas típicas. As brincadeiras tradicionais também marcaram presença na festa junina! A pescaria e boca do palhaço fizeram sucesso com as crianças. A festança aconteceu durante todo o dia e reuniu alunos, familiares e convidados em momentos de descontração e pura diversão.

#D I V I N O20A N O S #D I V I N O F E S TA J U N I N A

28


Muita diversão na Semana da Criança No mês de outubro, comemoramos o Dia das Crianças. Para marcar essa data, a equipe do Colégio Divino Salvador prepara com muito carinho diversas atividades diferenciadas, que acontecem durante toda a semana. Iniciamos as comemorações com o Dia do Amigo, ocasião em que as crianças podem trazer um amigo para participar das diversas oficinas preparadas especialmente para elas.

Durante toda a semana, a diversão é garantida através de jogos, brinquedos, brincadeiras, personagens e oficinas, sem contar o nosso tradicional cineminha no shopping. Celebrar a infância de maneira criativa e divertida será sempre a nossa meta, são momentos incríveis, vivenciados por toda comunidade Divino!

29


UP!

DIVINO

Todos os anos, os alunos dos segmentos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio participam de um evento em que se realizam diversas atividades culturais e esportivas com o intuito de integrar cada vez mais nossos adolescentes e jovens de todas as séries, dos dois segmentos. Cada aluno também tem a oportunidade de trazer um amigo para o Colégio e apresentar a ele toda estrutura e oportunidade que podem usufruir diariamente, participando das aulas e intervalos.

30

Há atividades esportivas de várias modalidades, como futebol, vôlei, basquete, natação, tênis de mesa, dança, corrida, queimada, provas culturais de conhecimentos gerais, quizz, torta na cara e apresentações artísticas. Os professores organizam apresentações especiais de superaulas interdisciplinares, com temas de atualidades cobrados nos vestibulares e ENEM. Tudo acompanhado de um delicioso lanche oferecido pelo colégio!


Noite das estrelas: quando brilha o conhecimento! Durante todos os anos letivos, nosso Colégio vai além da sala de aula e se faz muito bem representado nas mais diversas olimpíadas escolares nacionais e internacionais, que compreendem desafios com exigências das quatro áreas de conhecimento (matemática, natureza, humanas e linguagens). Desta forma, é transbordando os sentimentos de

orgulho

e

alegria

que

toda

comunidade

educativa do nosso Colégio se reúne anualmente nas dependências do nosso Ginásio Poliesportivo, para

realização

de

uma

grandiosa

festa

de

entrega dos prêmios

conquistados e também

para

dos

o

oferecimento

justos

aplausos

de

reconhecimento pelo sucesso alcançado em todas as participações dos nossos alunos dos segmentos do Ensino Fundamental I, Fundamental II e Médio.

31


GENTE QUE GOSTA E TORCE PELA GENTE A equipe do Colégio Divino Salvador de Itu, pensando nos alunos dos nossos terceirões que passarão pelas provas do ENEM e os vestibulares, promove um momento de apoio e incentivo, reunindo-os para receberem as cartas enviadas pelas famílias, as mensagens dos professores e uma carinhosa motivação dos alunos dos 6º anos, que com toda simplicidade da criança desejam sorte e ficam torcendo pelos melhores resultados. Nesse momento tão especial, trabalhamos o lado emocional e a segurança de cada aluno do grupo, para que se sintam mais fortalecidos e consigam aplicar todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos escolares. E aí, nem é preciso contar que as lágrimas rolam e eles se abastecem de coragem para viverem as novas experiências que a vida reserva!

DIVINO AMANHECER

32

Convidamos nossos alunos do 5º ano e também os novos alunos que farão parte do grupo do 6º ano para um momento de acolhimento e integração. Chamamos de Divino Amanhecer, pois a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II, passam a estudar no período da manhã e para irem se adaptando ao novo formato, recebemos nossos alunos numa manhã muito animada, com uma acolhida entre professores, equipe da coordenação, direção e os alunos. Durante a manhã, participam de atividades esportivas, dinâmicas, caça de tesouros e encerramos com um almoço delicioso, que deixa um gostinho de quero mais. Todos esses momentos têm como objetivo acolher e dar mais segurança diante do novo, diminuindo um pouco a ansiedade e fazendo-os se sentirem em casa. A cada ano tem sido mais gratificante e prazeroso receber o grupo do 6º ano!


GRANDES

FESTIVAIS

Todo ano quando as luzes se acendem, nossos alunos sobem ao palco para mostrar a arte, a dança e a música em variados estilos de coreografias: são nossos festivais de Jazz e Coral. As coreografias são desenvolvidas pelas professoras de educação física, Aline Ferraro e Roberta Landolpho Félix, e de música, Luciane Fornari de Camargo. São momentos marcantes e tradicionais que fecham o ano das aulas extracurriculares. Cenário perfeito, figurinos, coreografias e iluminação mostram que a arte faz parte da escola e que planejamento, disciplina, performance e criatividade nos presenteiam com excelentes resultados!

33


E D U C AÇ ÃO I N FA N T I L Momentos marcantes, são 20 anos de festas de encerramento do Infantil e formaturas da Educação Infantil. Grandes enredos, cenários, personagens e muita alegria para celebrar as conquistas dos nossos pequenos. Reunimos toda comunidade escolar e a emoção sempre toma conta do ambiente. Não tem forma mais prazerosa para comemorar esta etapa do que ver nossos alunos se apresentando, cantando, dançando e mostrando as habilidades conquistadas para os seus familiares e convidados.

9º ANOS E TERCEIRÕES Todos os anos, nossos alunos percorrem uma jornada de aprendizagem e desafios para ao final apresentarem-se preparados para seguir adiante na caminhada de formação e amadurecimento da autonomia. Destacamos em especial duas dessas turmas pelo encerramento e início de novos ciclos: 9º anos e Terceirões. É com imensa alegria e emoção que toda comunidade educativa se reúne ao final de cada período letivo para celebrar as nossas formaturas. Momentos de lindas homenagens e justos reconhecimentos pelas importantes colaborações de todos os envolvidos no processo de formação: alunos, pais, professores, coordenações, direção, funcionários e colegas. Ninguém resiste às emoções vivenciadas a cada ano, com cada turma e com cada aluno em especial. Nosso Colégio, possui registrado na memória e no coração todos os momentos e sentimentos de uma formação única com um jeito muito especial de ser... Divino.

34


35


CHURRASCO DOS APROVADOS: 20 ANOS DE RESULTADOS COM VALORES

A caminhada foi longa e as inúmeras descobertas,

Nós, membros da equipe Divino Salvador, que

espantos, sorrisos e emoções que marcaram todo o

permanecemos no Colégio dando continuidade e

tempo que cada um de nossos alunos vivenciaram

aprimorando nosso ofício todos os anos, nos encontramos

em nosso Colégio, foram relevantes e significativos. Aí

e nos despedimos de turmas que chegam e que partem,

está a beleza de todas as coisas que nos permitimos

agradecemos a todos os nossos queridos alunos dos

viver! Isso tudo permanece! Cada um escolheu seu

terceirões de 20 anos de Divino, e, agora profissionais

novo caminho e levará consigo a marca da formação

nas mais diversas escolhas que fizeram, pela beleza que

“Divino”, estabelecida diariamente na forma de ensinar

deixaram marcada na nossa história de sucesso em Itu,

e de aprender, dentro de uma relação humana, cristã e

através do convívio que tivemos e das vitórias alcançadas.

salvatoriana entre quem ensina e quem aprende. Quem ensina? Quem aprende? Todos!

Saudades de todos vocês! E que os novos caminhos escolhidos continuem despertando o encantamento pela beleza de aprender, amadurecer e ser feliz.

36


INCENTIVO AO ESPORTE!

5º TO R N E I O D I VÃO INTERCLASSES

Praticar atividade física é um caminho fundamental para ter uma vida melhor e mais saudável. Atividades em grupo praticadas no Colégio Divino Salvador colaboram, desde cedo, para trabalhar em equipe. Futebol, vôlei, basquete, capoeira, desenvolvem grandes competências e ajudam o estudante a assumir e cumprir as regras da coletividade, da disciplina e ainda proporcionam bons momentos de interação e diversão. São momentos intensos vivenciados em nossas quadras e ginásio de esportes, mostrando a importância do esporte na vida dos nossos alunos.

O Torneio de Futsal Interclasses do Colégio possui como objetivos, além de promover a integração e a socialização dos nossos educandos, o desenvolvimento da cooperação entre as equipes e o desempenho do compromisso com o campeonato, buscando, acima de tudo, o respeito mútuo e o espírito esportivo para saber lidar com as possibilidades de vitórias e derrotas.

R E C R E A Ç Ã O A Q U ÁT I C A O PRAZER DE BRINCAR! Para alegria dos nossos alunos, a nossa piscina se torna mais uma opção de atividade física e recreação. A criança, em contato com o meio aquático, explora de forma lúdica, uma prática corporal, resultando em prazer e satisfação. A recreação aquática também visa ao desenvolvimento físico do praticante, mesmo sendo seu objetivo principal a prática de uma atividade que vislumbre a ludicidade e não o treinamento das capacidades físicas.

37


Por Aline Mazzeto - Psicóloga do Serviço de Orientação Educacional (SOE)

Escolher uma profissão não é tarefa fácil. Entre as mais de 300 opções de cursos oferecidas hoje no Brasil, seja de graduação ou tecnológico, o cenário é bem diferente do que há 20 anos, por exemplo. A tecnologia avançou, porém, o mercado de trabalho vem sofrendo alterações, assim como o contexto sócioeconômico em que nos encontramos. Diante de tantas incertezas, como optar por uma carreira? Quando falamos em orientação profissional (ou vocacional), normalmente a primeira ideia que vem à cabeça é o teste. É comum alunos do ensino médio e seus pais buscarem este tipo de serviço. Embora o teste seja um instrumento bastante utilizado, a orientação profissional não se resume a isso. O objetivo principal é auxiliar o jovem na busca de uma identidade profissional. Isso significa a criação de um espaço que propicie a reflexão de diversas questões, como o autoconhecimento, características pessoais, familiares e sociais, assim como critérios de escolha, fazendo com que estas informações venham ao encontro dos interesses e afinidades que o orientando possa vir a realizar em forma de trabalho. Portanto, se trata de um processo abrangente. Ainda que os testes vocacionais forneçam dados relevantes quanto aos interesses profissionais, é necessário que estas outras questões sejam trabalhadas. A adolescência é um período de transformações e estruturação da identidade, em que o jovem vivencia uma realidade psíquica de conflitos. Por este motivo, o processo de orientação profissional vai muito além do teste, proporcionando a construção de recursos simbólicos para a escolha de quem se quer ser. O autoconhecimento é essencial para que o adolescente possa se perceber e se questionar: quem sou eu? O que a escolha da profissão significa e qual a sua importância para mim? Quem pretendo ser?

38

Além disso, outro ponto fundamental é promover a autonomia por meio do desenvolvimento de um modo próprio de escolha, ajudar o orientando a refletir sobre seus interesses e critérios de seleção, considerando o contexto histórico no qual está inserido, levando ainda em consideração a etapa de vida em que o jovem se encontra, possíveis influências em relação à família e aos amigos e as vivências que traz consigo. O orientador atua como um facilitador no processo de escolha profissional. É importante que se tenha o conhecimento sobre as diversas possibilidades de carreira, assim como as crenças e estereótipos que estão relacionados. Na era da informação, que chega fácil e cujo alcance está a um clique, mesmo com todos os recursos digitais disponibilizados, nota-se uma falta de informação sobre os cursos universitários por parte do adolescente. Para ilustrar um pouco isso, em 2016 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) dados relativos ao ano de 2015, que revelaram uma alta na taxa de evasão universitária. Em 2010, 11,4% dos alunos desistiram do curso escolhido, enquanto em 2014, esse número chegou a 49%. O então ministro da educação, Mendonça Filho, atribuiu como um dos fatores agravantes a ausência de orientação vocacional no ensino médio, já que apenas 8% dos alunos em idade de vestibular tem acesso a estes programas. Rodolfo Bohoslavsky, psicólogo e orientador profissional argentino, escreveu que “a pessoa não é senão o que procura ser”. Quando recebemos um orientando, ele traz consigo uma preocupação com a sua pessoa em relação ao seu futuro. E como diria G. Miller, “em ciência, pelo menos a metade da batalha está ganha quando começamos por formular as perguntas corretas”. Os questionamentos levam a novas descobertas. As dúvidas podem surgir no meio do caminho, mas sempre é possível transformá-las em perguntas e, assim, buscar mais respostas. É provável que elas nos acompanhem, já que a carreira está em constante construção e transformação. Desta forma, seguimos em busca de quem pretendemos ser.


39


Estudei no Divino de 2002 a 2013, sempre gostei muito do Colégio, da estrutura que possui, das pessoas com quem convivia (amigos, professores, funcionários) e do ensino forte que me desafiava e me fazia ter gosto por aprender. Um diferencial do Divino é que ele sempre me incentivou a ir cada vez mais longe, nos estudos e na vida. Agradeço muito a todos que passaram pela minha trajetória por lá! Se hoje me encontro em uma baita empresa me formando pela UNICAMP, muito vem da formação que a escola e minha família me deram. Minhas três irmãs mais novas, as Marias, também (são/foram) alunas do Divino. O Colégio sempre vai ser, para mim, o local que me ensinou a dar sempre o meu melhor, seja nos estudos, nos relacionamentos ou até mesmo na busca pelos meus sonhos. Tive professores incríveis que me ajudaram a escolher uma profissão e assim me deram um direcionamento de vida que nem mesmo imaginavam. Obrigada Divino por tudo que me deu e possibilitou!

MARIA MANUELA VIDIGAL PA C H E C O E S I LVA Estudante de Engenharia de Produção - UNICAMP Estagiária na Procter & Gamble Formanda 2013

O Colégio Divino Salvador foi essencial para a minha formação pessoal e profissional. A infraestrutura e corpo técnico são de primeira linha, com certeza os melhores profissionais da região.

ENIO RODRIGUES DE ARRUDA JUNIOR Administrador Formando 2008

40

São inúmeros alunos e histórias que passaram pelo Colégio Divino Salvador nesses 20 anos. Cada um deixou sua marca nesta estrutura e também levou consigo bons momentos e aprendizados. Alguns deles toparam compartilhar um pouco da sua trajetória nesta publicação:

Ao longo dos seis anos em que estudei no Colégio Divino Salvador (1999 – 2005), tive a oportunidade de ter excelentes professores, que não somente transmitiram conhecimento científico, mas também reforçaram a importância de valores morais e éticos para formação humana. Desejo que o Colégio continue com sua gloriosa missão, e muito sucesso a todos os ex-alunos, atuais e futuros.

MARIA ALICE MOZ CHRISTOFOLET TI Consultora de avaliação da Agência de Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO-UN) Formanda 2005 Falar do Colégio Divino Salvador é descrever sobre uma etapa fundamental da minha vida! O Colégio me proporcionou bases sólidas de conhecimento que ajudaram a cursar uma boa universidade e seguir na carreira profissional por mim escolhida, porém o mais importante foram os valores que vivenciei no convívio diário com excelentes profissionais e amigos que colaboraram para a minha formação pessoal e profissional. Obrigada Colégio Divino Salvador e parabéns pelos 20 anos!

RODRIGO LUIZ FRANCESCHINELLI Graduação em Economia - USP Coordenador Financeiro na PEPSICO Formando 2011


Nosso filho mais velho, Enzo Schincariol Ferrari Martini, estuda no Colégio desde o ano 2012, quando iniciou no Maternal. Este ano, nosso segundo filho, Enrico, ingressou também no Maternal. Nosso contato (particularmente meu, Gisela) com o colégio vem desde a sua fundação em Itu, quando acompanhei minha irmã Miriam Grazia Schincariol Ferrari, hoje psicóloga, a qual estudou no Divino desde o primeiro ano da escola. Portanto, nosso amor pelo Colégio vem desde sua fundação, sendo que nunca duvidamos de que seria a única e melhor escola para nossos filhos. Podemos dizer que durante todo esse período notamos o crescente aprendizado tanto pedagógico quanto espiritual das crianças e da família, fator tão importante nos nossos dias. Só temos a agradecer toda atenção e carinho da equipe Divino! Que venham muitos e muitos anos! Parabéns.

GISELA SCHINCARIOL FERRARI MARTINI Advogada

HÉLIO ANTONIO MARTINI JUNIOR

Bom, o Divino faz parte da minha história de uma forma muito significativa, ainda devo me atrever a falar que me sinto intimamente ligada a ele por ter a mesma idade da escola. Enfim, entrei no maternal e permaneci no divino até o terceiro ano do médio, foram 15 anos de história. Uma relação muito forte entre mim e colégio foi estabelecida, ainda me recordo de, no Ensino Médio, entrar na biblioteca e ver minha foto, pequenininha ao lado de muitos outros alunos, ainda na parede. As relações humanas que aprendi a estabelecer, não apenas com meus colegas, mas sim com todos com quem convivia diariamente, me fizeram hoje uma pessoa muito comunicativa e aberta para debates. Além disso, me recordo de sempre gostar de estar onde estava e a sensação de que todos ali também estavam à vontade me fazia bem, aprendemos a valorizar essas pequenas coisas: alguns “bons dias” em manhãs geladas de agosto, do apoio nas ideias “malucas” de participar de muitas olimpíadas, brincadeiras entre mim e funcionários, a parceria estabelecida entre alunos e professores, a importância da coordenação presente sempre que necessário; são tantos pontos que poderia falar por muito tempo. Em resumo, o Divino é parte da minha essência, parte feliz, intensa, divertida e gloriosa da minha história, uma certeza que levarei para sempre comigo.

Advogado Ingressei no Divino em 2002, entrei no meio do ano e embora eu fosse muito pequena, com apenas 4 anos, eu lembro do dia que visitei a escola. O diretor da época nos levou para conhecer o Colégio e ao passar pela sala que seria minha, me apresentou para a professora e os colegas, ela pediu para os alunos falarem “Oi” e me entregarem um pacotinho de bolacha. Eu lembro muito disso, me senti acolhida. O Divino é isso, é abraçar seus alunos e tentar ao máximo acolher como uma segunda casa. Nós crescemos juntos, acompanhei o Divino mudar, sempre no caminho de fazer seus alunos quererem estar ali. Gosto de poder passar por lá, de acompanhar as mudanças através das minhas irmãs, de poder visitar de vez em quando e ainda me sentir em casa. Eu tenho orgulho de ser Divino e guardo com muito carinho meu tempo nessa escola. Obrigada, Divino!”

MARIA VITÓRIA V I D I G A L PA C H E C O E S I LVA Engenharia Civil – UNESP/Bauru

ANA LUISA DA CO S TA V I E I R A Cursando Física Médica – UNICAMP Formanda 2015

Estudei no Colégio Divino Salvador de Itu entre os anos 2000 e 2013. Foi um período de grande importância na minha vida, pois, além de me trazer muitos conhecimentos acadêmicos, ajudou a construir meus valores como pessoa. Como cresci no Divino, tenho lembranças de muitos bons momentos e levo a memória da escola com muito carinho e saudade. Meu irmão Gabriel Fornari de Camargo também estudou no Colégio e minha mãe Luciane Fornari de Camargo é professora desde o início da escola. O Divino sempre foi de extrema importância para mim e minha família, pois tem um ambiente muito acolhedor, com uma equipe de profissionais preparada, além de uma ótima estrutura. Sempre tivemos muita confiança na escola e tínhamos certeza que ela me traria bons resultados profissionais, além de me ensinar os valores fundamentais.

Formanda 2015

Meu marido e eu estudamos no Divino no ano de inauguração do Colégio, 2000. Eu e meu marido nos conhecemos no Colégio, então temos recordações que são muito marcantes para nós! Fomos a primeira turma de 8ª série a se formar no Colégio! Hoje, meus dois filhos também estudam no Divino! Figuras importantes como tio Paulo (que chamávamos de Zico) estão até hoje no Colégio! É muito bacana para nós podermos mostrar para nossos filhos que nós também fizemos aquilo que hoje eles fazem! O colégio para nós é como uma família, cuja base é Jesus. Fico em paz de ter meus filhos lá, pois sei que o caráter cristão está sendo formado dia a dia. A formação humana, de caráter são o ponto forte da escola.

ANA CAROLINA FORNARI DE CAMARGO Estudante do 5º ano de Arquitetura e Urbanismo – USP/ São Carlos Formanda 2013

MARIANA CHIERIGHINI P I VA A N D R E A Z Z A Confeiteira Formanda 8º ano 2002 41


Estudei no Divino logo nos primeiros anos da escola, em Itu. Apesar de tudo ser novidade, amigos novos, metodologia diferente, foi uma delícia me adaptar. Clima de acolhimento, amizade, transparência e atenção individual para cada necessidade. Prova disso, a maioria da turma que iniciou comigo em 2000, se formou no Terceirão e permanece até hoje em meu círculo próximo de amigos. Tive a oportunidade de estagiar no colégio, enquanto cursava psicologia na PUC/Campinas, então meu carinho se tornou ainda maior por tudo o que o Divino significa e representa na minha história de vida. Atualmente, meus sobrinhos são alunos do Colégio, consigo ainda estar presente, acompanhar as festas e eventos, sempre com muita emoção e lembranças inesquecíveis.

MIRIAM GRAZIA SCHINCARIOL FERRARI Graduação em Psicologia – PUC/Campinas Formanda 2012

Não tem como lembrar dos anos no Divino e não ser saudosista. Acredito que todo ex-aluno tem ao menos uma história boa para contar. Tive a oportunidade de estudar com excelentes professores, que me ensinaram muito além do conteúdo, dos livros e das apostilas. O Divino contribuiu para minha formação como cidadão. Aprendi sobre todas as disciplinas, mas desenvolvi meu pensamento crítico e diversas habilidades que me ajudaram a desbravar a carreira que eu queria seguir e, posteriormente, conquistar meu espaço no mercado de trabalho nacional e internacional. Aprendi o valor do trabalho em grupo e, dentre tantas coisas, certamente uma das mais importantes, foram as amizades que cultivei e que me acompanham até hoje.

M A R C O S PA U LO BELASCO DE ALMEIDA

Durante todo o tempo em que estudei no Divino, nunca me senti desamparado. Além do excelente ensino e preparo que recebi e que me possibilitou passar em diferentes vestibulares, essa presença acolhedora e suporte constante foram chave. Os professores se preocupam de fato com os alunos, com o progresso de cada um na sala, e existe uma equipe inteira disposta a ajudar o estudante, tanto dentro quanto fora da aula. Foi em uma das visitas extracurriculares do Colégio que tive a oportunidade de conhecer um professor da Unicamp que hoje me dá aula, e os lançamentos de foguetes foram experiências únicas que me ajudaram muito em trabalhos na faculdade. O Divino mostrou que não importa qual direção queira tomar, você sempre encontrará apoio e incentivo. Sai do Colégio fortalecido, e sinto orgulho em fazer parte da família Divino!”

G I OVA N I MA R S O N GRANDI Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura - UNICAMP Formando 2017 Como foi conviver no Divino? Muitas coisas veem à cabeça, foram mais de 13 anos tendo cada sala como uma parte do meu dia e compartilhando diferentes momentos meus com esse lugar. Isso foi uma das primeiras coisas que me baquearam quando eu conclui o Ensino Médio, pensando em como seria a minha rotina sem o Divino. É nesse ponto que vi o diferencial que proporcionaram, porque os laços que foram criados durante todos esses anos se mantiveram e se fortaleceram. Agora que estou cursando o Ensino Superior tento colocar em prática os ensinamentos dos professores do Divino, que tanto me inspiram como educadores e pessoas, e, descobrindo agora uma paixão por essa área, pude concretizar que a educação não é apenas algo para ser repassado, mas um espaço de construção e convivência, em que há constante troca de conhecimentos e vivências entre pessoas, sejam estas alunos ou educadores. Espero que em algum momento eu ainda possa contribuir para esse espaço e essas pessoas que se fizeram presentes na minha construção como pessoa

Engenheiro de Software (Klarna AB) Formando 2015

GABRIEL FERRAZ Estudante de Ciências Biológicas ESALQ/USP Formando 2015

42


Na vida, existem períodos especialmente incrustados para nos propor reflexões, indagações quanto às experiências vividas por nós através do tempo. Recentemente, passei por um desses períodos, a transição da fase escolar à vida universitária, também tida por choque à realidade adulta. Desse momento de transição em que tive contato com novas pessoas, apreendi conhecimentos mais profundos e mergulhei-me em um novo relacionamento com a realidade inúmeros pensamentos e memórias começaram a vir à tona, em especial quanto a minha própria formação. A partir disso, relembrei dos meus momentos na escola, que apesar de terem se encerrado há poucos meses, parece que oscilam no tempo há anos, e dessas lembranças, a saudade bateu, bem como conclusões. Compreendi o quão abençoado fui por ter sido praticamente “criado” no Divino, uma vez que estudei lá por 12 anos, visto que o colégio me proporcionou um belo valor, o senso de família, ainda que não integralmente desenvolvido. Ainda busco uma perfeita definição dessa ideia, mas posso afirmar, sem dúvidas, que o senso de família, que é compartilhado para com meus familiares, amigos e sociedade, corresponde ao pensamento de se ver conectado às pessoas como integrante da “família”, isto é, este senso abarca os valores de respeito, empatia, compreensão, proatividade, humildade, responsabilidade e afeto que devem envolver as relações humanas, tornando-as agradáveis como deveriam ser. Digo que o Colégio Divino, ou seja, as pessoas presentes todos os dias na instituição (professores, funcionários e amigos) tornaramme quem eu sou e proporcionaram a incrível oportunidade de estar estudando atualmente na Unicamp o primeiro ano do curso de Engenharia Química. Disso, uma palavra abrange todos os meus sentimentos: Gratidão.

Encontramos no Colégio Divino Salvador a perfeita parceria escola-família! Mudamos para Itu em 2015 e fomos muito bem acolhidos por todos no Colégio. Giovanni concluiu o ensino médio em 2017, já ingressando em Engenharia de Produção na Unicamp. Luigi irá terminar o ensino médio este ano e Pietro e Filippo estão no ensino fundamental. Desde o início sentimos, além do ensino ímpar, o olhar cuidadoso às necessidades de cada um deles e o constante incentivo dos professores para que sempre busquem mais. Intercâmbio na Nasa, aulas de Código Morse, concursos de redação, lançamentos de foguetes, aulas de cubo mágico, entre outras atividades, fazem meus filhos ficarem mais próximos de excelentes professores, que os motivam e lhes dão experiências inesquecíveis de vida! O ensino e a prática dos valores cristãos, ponto importantíssimo para a nossa família, nos dá a certeza de que os nossos filhos têm uma educação de forma integral no Colégio. Somos muito gratos e temos orgulho em fazer parte do Colégio Divino Salvador Itu!

FÁ B I O E M E L I S S A G R A N D I Pais

F I L I P P O 6º ANO P I E T R O 7º ANO L U I G I TERCEIRÃO 2019 G I OVA N N I FORMANDO 2017

ARTURO MACHADO OPPICI Cursando Engenharia Química – UNICAMP Formando 2018

43


44


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.