6 minute read

Especial Expoflorestal - Unitractores

“Esta feira foi uma homenagem ao HOMEM que era pai, patrão e parceiro”

A Unitractores marcou o regresso à feira com um stand recheado de equipamentos. Seja qual for a necessidade, no setor florestal, a empresa de Vila Nova de Poiares tem a solução: desde o corte, à rechega, passando pelo transporte de madeiras e também na parte das limpezas florestais e manutenção de espaços. Aproveitámos a ocasião para falar com Rodrigo Carvalho, responsável pelo Desenvolvimento Comercial da empresa.

Desde a primeira edição que a Unitractores está presente na Expoflorestal e em 2022 Rodrigo tal coisa não poderia deixar de acontecer”, começou por referir o responsável. “Porém, este ano, muito mais pobres devido à partida do pilar desta empresa, o meu pai Rogério. É algo demasiado recente, no entanto, o meu foco prende-se em seguir o seu legado como me foi ensinando ao longo dos anos. Esta feira foi uma homenagem ao homem que era: pai, patrão e parceiro, que apesar da sua partida, eu tento agora fazer o caminho sem a sua companhia, sem a sua bênção, sem o seu apoio”.

Pai e filho: Rogério e Rodrigo Carvalho

Pai e filho: Rogério e Rodrigo Carvalho

“É difícil ter que tomar o leme deste barco principalmente de uma forma tão repentina e inesperada e num momento tão inóspito. Porém, tenho a certeza que apesar de não estar cá fisicamente ele continua a ser o meu parceiro e a acompanhar-me diariamente e continuamos a ser a equipa fantástica que fomos”, partilhou.

A sorte dá muito trabalho

“Os últimos anos da Unitractores têm sido gloriosos”, assim, sem rodeios, respondeu Rodrigo Carvalho à nossa pergunta de abertura sobre como tem corrido o negócio. “Desde 2017 que apresentamos crescimentos consecutivos atipicamente altos, alavancados também na nossa colaboração com o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas)”, explicou. Mas não se pense que tudo é sorte. “Ela (a sorte) só aparece uma vez. Se não a cuidarmos o crescimento não se mantém. Existe muito esforço e dedicação, suor, sorrisos e lágrimas”, afirmou.

Recorde-se que desde 2019 que a Unitractores tem fornecido equipamentos e prestado assistência aos lotes de máquinas, que têm sido ganhos e adjudicados em concursos públicos internacionais pela Unitractores ao ICNF. “São já largas dezenas de equipamentos vendidos por nós e gerir tudo isso não é fácil”, completou.

Pinho é tabua de salvação dos empreiteiros florestais

O setor florestal representa 95% do faturado da Unitractores, por isso, pedimos a Rodrigo Carvalho uma análise ao setor.

“Os empreiteiros florestais têm, neste momento, uma “tábua de salvação”, que é o pinho, que está em valores nunca antes vistos. No entanto, à velocidade a que se está a cortar, vai acabar depressa”. Já relativamente à biomassa, o responsável considera que em Portugal está, praticamente, “no seu expoente máximo”: “O problema é a forma como é encarada no nosso país: não é vista como um subproduto de outra coisa”.

Para levar a cabo os trabalhos na floresta tem-se assistido a uma evolução dos equipamentos ao dispor dos empreiteiros florestais. “Ao nível da capacidade de trabalho e fiabilidade dos equipamentos é bastante notória (a evolução). Se recuarmos dez anos, vemos que toda a maquinaria florestal sofreu uma grande evolução. Há preconceitos que se mantêm mas que tento combater todos os dias. Por exemplo, a aversão aos joysticks aplicados nas gruas. Hoje em dia, um comando elétrico montado numa grua num trator já está a um nível aproximado dos das máquinas de rechega. A verdade é que, quando experimentam, acabam por dar razão”, explicou. “Depois há o outro lado, supostamente em defesa do ambiente, com todos os requisitos ao nível das emissões a que as máquinas e tratores têm de obedecer, que provocaram uma marcada alteração nas potências”, acrescentou antes de concluir: “Antigamente trabalhávamos com tratores de 120 cv e hoje vamos quase nos 200 cv para obter praticamente o mesmo desempenho”.

A equipa da Unitractores

A equipa da Unitractores

Reboques de topo a nível europeu

A Palms Mehaanikakoda (Palms), é uma marca originária da Estónia, fundada em 1992, e é representada em exclusivo em Portugal pela Unitractores desde 2019. “O primeiro equipamento que trouxe foi há três anos, precisamente para uma Expoflorestal. Três anos depois já vendemos mais de 100 gruas e 15 reboques”, relembrou Rodrigo Carvalho. “Os responsáveis da Palms costumam dizer que nós somos o cliente mais exigente ao nível das caraterísticas dos equipamentos. Só compramos a gama premium da marca”, confidenciou.

Na Expoflorestal esteve à prova a série de reboques HMWD. “Apesar de ser um produto de gama alta, com um preço considerável, continua a ter bastante procura devido às suas características diferenciadas”, começou por referir o responsável da Unitractores. “Ao nível das balanças, têm boggies de uma máquina de rechega - os eixos são NAF, com travões incorporados, bloqueio, velocidade de tração até 10 km/h. Um dos modelos que trouxemos a esta feira tem a novidade dos alargadores hidráulicos – na versão standard são manuais. A grua deste reboque também é uma novidade na marca, que além dos 10,1m de alcance é considerada uma grua de capacidade de 10 tn/m. Esta em específico está equipada com o sistema tilt, que permite que a grua permaneça com a coluna direita mesmo quando trabalha em encostas”, enunciou.

Vista aérea do stand da Unitractores na Expoflorestal

Vista aérea do stand da Unitractores na Expoflorestal

Para além do reboque HMWD a Unitractores teve também exposto na feira o reboque Palms MWD, que totalmente mecânico, e acionado através da tomada de força do trator, sendo necessário que o trator tenha na tomada de força a opção de proporcional ao avanço (Ground Speed). Tal é possível, através de uma correlação entre o trator e o reboque que é ajustada através de uma caixa de transferências instalada no reboque que tem que ser customizada caso a caso em cada equipamento vendido.

Em jeito de conclusão, Rodrigo Carvalho, anunciou que até ao final do ano existirão novidades. “Posso adiantar que vamos ter novos produtos antes do final de 2022. O objetivo da Unitractores é ter solução para qualquer necessidade do empreiteiro florestal”.

NOVO PALMS MWD e HMWD

Reboque mecânico da Palms

Reboque mecânico da Palms

Eis as principais características:

- O reboque mecânico é a outra novidade da Palms. Tem tração sincronizada com o trator

- Disponível com sistema mecânico ou hidromecânico

- Bloqueio no diferencial

- Velocidade de tração até 10 km/h

- Peso bruto até 18.000kg