3 minute read

Arco de proteção inspirado nos descapotáveis

Shapetek

A Shapetek, empresa de Pombal, apresentou um protótipo de estrutura de proteção anticapotamento inspirado na tecnologia utilizada na indústria automóvel para viaturas descapotáveis. O conceito baseia-se numa estrutura que se encontrará recolhida e, em caso de embate, dispara.

O projeto AGRISAFE, candidato ao programa comunitário de apoio ao investimento PT2020, consiste no desenvolvimento de um sistema automático e extensível de estruturas de proteção anti-capotamento para tratores agrícolas e florestais de dimensões reduzidas, com potências até 50 cv. Inspirado no sistema utilizado para automóveis descapotáveis, Extensível e automático porque o sistema se encontra normalmente recolhido, não impedindo a execução de qualquer tarefa do trator, mas automaticamente extensível, caso seja detetada, através dos sensores instalados, uma situação de capotamento do trator, entrando na posição de atuação.

“O dispositivo mecânico é muito semelhante ao que se vê na indústria automóvel, no que toca aos descapotáveis. Antigamente, costumava haver um arco atrás, mas agora já não. Tudo está recolhido e, em caso de embate, dispara”, explicou o engenheiro responsável pelo desenvolvimento do Agrisafe, André Leonardo.

“Queremos fazer algo que seja extremamente simples, não só em termos de maquinação, como de funcionamento. Por isso, estamos a tentar construir um sistema modular, que se adapte a vários modelos de várias marcas. A ideia é que a parte do acionamento seja universal, sendo o reforço de toda a fixação adaptável aos diferentes modelos”, continuou.

“O acionamento será feito através de airbags, já homologados para a indústria automóvel. Ao termos um desses componentes que já é produzido, o preço é mais baixo”, elucidou.

Quanto aos sensores a utilizar, o engenheiro explicou que é um processo ainda em fase de estudo. “Vamos ter uma centralina e, certamente, sensores de inclinação. O passo seguinte é ver que outro tipo de sensores vamos necessitar”.

Queremos fazer algo que seja extremamente simples, não só em termos de maquinação, como de funcionamento.

Shapetek

A empresa sediada em Pombal iniciou a sua atividade em 2015, surgindo da identificação por parte dos seus quatro fundadores de uma vulnerabilidade do mercado na área de peças técnicas de alta precisão. A sua atividade principal foi largamente ampliada por solicitação dos clientes, consistindo atualmente na prestação de serviços nas tecnologias da maquinação, desenvolvimento de projeto mecânico, meios de controlo, ferramentas para robots bem como serviços de consultoria técnica e a processos de fabrico, contando com um corpo técnico com mais de 25 anos de experiência na área. Mais recentemente e numa perspetiva de evolução, conta também com uma equipa dedicada a projetos de I&DT. A empresa está comprometida com o cumprimento dos requisitos da Norma NP EN ISO 9001:2015.

Publirreportagem por: Sebastião Marques