6 minute read

Lisagri inaugura novas instalações em Leiria e apresenta nova tesoura elétrica

A apresentação da nova F3020 foi também um dia de convívio com a rede de distribuidores do país, clientes, fornecedores e amigos. Entre as presenças no evento destacaram-se os proprietários da Infaco - Daniel Delmas e Davy Delmas (pai e filho) e Jean-Pierre Blatché, diretor comercial, que concedeu uma entrevista à abolsamia.

No dia 14 de Maio, a Lisagri, Lda fez o três em um: inaugurou as novas instalações, em Leiria; apresentou a nova tesoura elétrica Electrocoup F3020; e celebrou o seu 37º aniversário. Importador para Portugal desde 2008 dos equipamentos Infaco (marca francesa), a Lisagri reuniu nas novas instalações, em Ponte do Cavaleiro - Leiria, cerca de 100 pessoas para o lançamento da nova tesoura elétrica Electrocoup F3020.

Como foram os últimos dois anos para a Infaco?

Sentimos alguma perturbação, nomeadamente na capacidade de prestar apoio aos distribuidores, sobretudo porque os agricultores não pararam. Também por isso, não existiu uma contração da procura.

Como tem evoluído o mercado português e a parceria com a Lisagri?

O mercado português tem vindo a crescer de forma consistente. Trabalhamos com a Lisagri desde 2008 e verificamos uma tendência de crescimento. Para a obtenção destes resultados muito contribuiu o aumento das vendas, conseguido através da entrada de dois comerciais, um para a zona Norte e outro para a zona Sul, e o apoio dado aos distribuidores (que já são à volta de 40).

Qual o posicionamento do produto da Infaco/ Electrocoup no mercado?

O cliente profissional representa a maior fatia das nossas vendas. Continuamos, como sempre fomos, líderes mundiais no mercado de tesouras elétricas. Para tal, estamos empenhados na evolução dos nossos produtos. Um bom exemplo é a tesoura F3020. Note que para um profissional não é o preço o mais importante, mas sim a qualidade do serviço - uma imagem nossa há mais de 30 anos - e que queremos continuar a manter.

O mercado português tem vindo a crescer de forma consistente

Que perspetivas tem para os próximos meses, tendo em conta o contexto atual de incerteza?

As perspetivas são boas apesar da conjuntura atual, que impossibilita previsões claras. O mercado mundial continua a crescer porque há vários países que não utilizavam tesouras elétricas e agora usam. Ao mesmo tempo, o setor da fruta está também a aumentar. Temos um projeto de entrada em países da América do Sul, como o Brasil e o Perú, e depois também a Costa Rica e temos um potencial muito importante na fruta.

F3020: uma tesoura elétrica com telemetria

A nova tesoura elétrica F3020 é a 9ª geração de tesouras Electrocoup. A 1ª geração de tesouras elétricas de podar data de 1984 e foi criada por Daniel Delmas. Ao longo de 40 anos, a Infaco, empresa com 120 trabalhadores sediada em Cahuzac-sur-Vère, França, criou, fabricou e comercializou mais de 400.000 tesouras. A F3020 vem substituir a F3015, modelo lançado em 2016, após seis anos de investigação, testagem e desenvolvimento.

Estatísticas em direto

Uma das principais novidades é a incorporação de uma caixa Bluetooth, opcional que oferece a possibilidade de configurar diversos parâmetros da máquina a partir do smartphone, tal como a gestão da meia-abertura, cruzamento da lâmina ou a velocidade. Além disso, esta caixa permite a leitura e análise dos dados recolhidos durante a utilização do aparelho. É assim possível ao gestor aceder a todos os dados da frota, acompanhando o progresso do trabalho nas parcelas a partir de uma plataforma web. Ainda mais, é possível consultar o estado da garantia, vídeos para correta utilização e manutenção.

Adaptável à experiência do operador

A nova tesoura conta com dois modos de funcionamento: o modo Soft, de avanço progressivo da lâmina com velocidade semelhante à F3015, adequado para utilizadores menos experientes ou que pretendam ter maior controlo sobre a ferramenta, e o modo Standard, com uma velocidade 15% superior. A F3020 conta ainda com ajuste eletrónico da meia-abertura e do cruzamento da lâmina, com dez posições programáveis.

Bateria mais leve e com carregamento facilitado

A nova bateria de iões de lítio Cobalto 107 Wh pesa 698 gramas face aos 810 da F3015. A tensão é de 36 volts contra os 48 do modelo antecessor. A autonomia é, de acordo com o fabricante, de 8 horas de trabalho e o carregamento poderá ser feito em duas horas não havendo já necessidade de remover a bateria do colete dado que o carregador é ligado à bateria através de um cabo. O modo paragem prolongada evita a necessidade de realizar carregamentos entre épocas de trabalho. O equipamento conta também com um sistema eletrónico integrado de gestão e de proteção dos acumuladores (BMS), e uma garantia proporcional de cinco anos.

A nova tesoura elétrica F3020 é a 9ª geração de tesouras Electrocoup.

A nova tesoura elétrica F3020 é a 9ª geração de tesouras Electrocoup.

Dispositivo de segurança sem fios de série

A segurança foi, desde sempre, ponto de ordem para a Infaco. Assim, o fabricante francês dá mais um passo com a incorporação de série nas F3020 da função DSES Wireless. Este novo sistema, patenteado, de segurança sem fio é constituído por um gatilho condutor que realiza a ligação entre o corpo do utilizador e o sistema eletrónico da tesoura. Assim que a cabeça de corte entra em contacto com a mão oposta (com ou sem luva), a reabertura da lâmina da tesoura de podar é imediatamente acionada, evitando que ocorra um acidente. Opcionalmente está disponível a versão com fios do DSES.

3 em 1

Tal como as suas antecessoras, a F3020 oferece a possibilidade de trocar a cabeça de corte em função do trabalho que pretende efetuar em apenas cinco minutos. De fábrica a F3020 está disponível nas versões Standard (diâmetros de 40 mm, ideal para a poda em vinhas ou arboricultura) ou Medium (diâmetros até 45 mm, concebida para arboricultura, floresta e espaços verdes). Finalmente, o kit Maxi é ideal para o corte de videiras mais grossas e transformação de árvores de fruto, e pode cortar até diâmetros de 55 mm.

As novas instalações da Lisagri

As novas instalações da Lisagri

A Lisagri está desde 1985 ao serviço da Agricultura. Composta atualmente por 11 pessoas (quatro gerentes, dois responsáveis comerciais, dois técnicos de manutenção, um funcionário de armazém, um funcionário de balcão de peças e um administrativo), tem ainda ao seu dispor dois carros de assistência.

A empresa sediada em Leiria é importadora exclusiva para Portugal da Infaco/ Electrocoup, sendo ainda representante de marcas como: Pulverizadores Rocha, Pulverizadores Mesto, Acessórios e sistemas de Rega, Tesouras e Serrotes Manuais Metallo. As novas instalações da empresa estão localizadas na Estrada Nacional 356-2 nº.120 Ponte Cavaleiro 2410-854 Leiria.

Por: Sebastião Marques fotografia: abolsamia