RIO2

Page 1


2


3



5


Ano III – N0 18 Presidência AmoRio2: Presidente de Honra: Dr. Carlos Fernando de Carvalho Presidente Executivo: Sr. Alexandre Amaro Vice-Presidente: Sr. Alexandre Assis Conselheiros Comunitários: Resid. Alsácia Lorena: Renan da Silva Moraes Resid. Borgonha: Marcos Leandro G. Novaes Resid. Bretanha: Nelson Orlando Neto Resid. Cote D’Azur: Paulo Batista Resid. Fontana di Trevi: Luis Silva Resid. FrontLake: Fábio Cavalcante Resid. Gênova: Tânia Mara Viana Gaeta Resid. Green 1.000: Xisto da Silva Mattos Resid. Green 2.000: Alexandre de Assis Resid. Green 3.000/4.000: Marcelo Magaldi Resid. Normandie: Sueli Meyer Resid. Provence: Agostinho Teixeira Resid. San Remo: Rosa Barbosa Resid. Sardenha: Nelson Bacellar Resid. Sicília: Luiz Fernando da Cunha Matos Resid. Verano: Luiz Henrique Flitz C. da Silva (Málaga) Andreson Batista (Ibiza/Mallorca) Antônio Rodrigues (Termoli) Roney C. das Neves (Grimaldi) Angêlo Rodrigo Rodrigues (Capri) Leonardo Senna Gomes (Marbella) Jader Bastos Cortês Pereira Águilas (Palma) Resid. Verona: José Heber Conselheiros Fiscais Efetivos: Resid. Bretanha: Ricardo Henrique Resid. San Remos: Antonio Milesi Resid. Sardenha: Nilson Abreu Síndicos dos residenciais: Resid. Alsácia Lorena: Eduardo Moraes Resid. Borgonha: Kátia Lagoas Resid. Bretanha: Alexandre Monteiro da Silva Resid. Cote D’Azur: Alexandre França Resid. Fontana di Trevi: Luis Silva Resid. Front Lake: Luis de Paoli Resid. Gênova: Tania Mara Viana Gaeta Resid. Green 1.000: Xisto da Silva Mattos Resid. Green 2.000: Alexandre de Assis Resid. Green 3.000/4.000: Maria Alves de Souza Resid.Normandie: Sueli Meyer Resid.Provence: Marilza Dantas Barroso Resid. San Remo: Ligia Moura Resid. Sardenha: Silésio Ricardo Resid. Sicília: Julio César Pereira Werneck Resid. Verano: Julio Reis (Protel) Resid. Verona: Janete Marília da Silva Do Verano: Cond. dos Edifícios Ibiza e Mallorca Residence Service: Anderson Rodrigues Batista

Cond. do Edifício Marbella Residence Service: Antônio Milesi Cond. do Edifício Termoli Residence Service: Antônio de Barros Rodrigues Cond. do Edifício Grimaldi Residence Service: Salvatore Scofano Cond. do Edifício Capri Residence Service: Luiz Cláudio Borges Cond. do Edifício Málaga Residence Service: Danuza Sant’anna Marino Cond. dos Edifícios Palma e Águilas Residence Service: Leonardo Willis Fernandez AmoRio2: Diretor Geral: Aécio do Nascimento de Souza Coord. Transporte: Alexssandre Fernandes de Lima Coordenador de Finanças: Jayme Luiz Mesquita Neves Sup. Administrativa: Janaina Gonçalves Cardoso Sup. Transporte: Pedro Aleixo Maia Coordernador de Infraestrutura: Artur Vaz Coordernadora Administrativa: Deyse Moreno Analista de Qualidade: Marcia Abrahim Costa Central de Atendimento: Elizângela Cristina Monteiro da Silva e Elson Vicente Alves AmoRio2 Rua Bruno Giorgi, 114 – sala 225 Barra da Tijuca CEP. 22775-054 Tels.: (21) 3082-2073/ 2421-3683 Revista Rio2 é uma publicação

Diretor-Executivo Paulo Roberto Mesquita Diretora Administrativa Rebeca Maia Comercial (21) 3471-6799 | 3164-9664 | 7887-8284 comercial.revistario2@yahoo.com.br Editora-Chefe e Diretora de Criação Tereza Dalmacio | terezadalmacio@globo.com Repórteres Cristiano Kubis Leandro Lainetti Stephany Muzi Produção Fabiane Motta Fotografia Juliana Castro Natália Moraes Revisão Tatiana Lopes Diagramação e Direção de Arte Riane Tovar Estagiária de Design Rachel Sartori Maíra Dibe Avenida Armando Lombardi, 800, sala 238 Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 22640-906


São João, acenda a fogueira do meu coração

O

RIO2 entra no clima dos festejos juninos. Os santos já estão reunidos para abençoar a festança: Santo Antônio, São Pedro e São João. É hora de escolher a chita mais bonita, remendar as calças dos cavaleiros e dançar quadrilha. Músicas, comidas típicas, vestimentas, bebidas, ornamentos, simpatias, histórias, danças, a festa junina é uma parte importante do calendário festivo do RIO2. A Associação de Moradores não mediu esforços e preparou uma programação pra lá de animada para os dois dias de muita folia: 6 e 7 de julho. Agora é se preparar para o “arraiá” mais festeiro da região, que vem com dois grandes palcos, muitas atrações e uma equipe afinada para cuidar dos mínimos detalhes. Entre as atrações, shows de Marco Vivan e Banda; Paulo Max e Banda; Sutaque do Nordeste e Trio Candiero; Marcelo Mimoso e Trio. E como diz o matuto, é forró pra mais de metro. Portanto, aguarde, que a festa já vai começar, e a gente espera você lá! AMORIO2


8


9


10


rua

ESTÁ NASCENDO UM NOVO GALLO CARIOCA.

NO MELHOR PONTO DA BARRA. AGUARDE.

Q U E M VA I , V O LTA .

AV. DAS AMÉRICAS, 15.550 | RECREIO | RESERVAS: 21 2437 8251

11

Galeteria & Steakhouse


O

Controle Integrado de Acesso (CIA) já está na segunda etapa de todo o processo. Em fase de coleta digital dos moradores, a AMORIO2 trabalha forte para que, em agosto, as carteiras de identificação estejam prontas e para que, já em setembro, a implantação dos controladores de acesso esteja concluída. Resumindo, cada morador será identificado por um cartão magnético, que irá conter as informações da pessoa e servirá para restringir o acesso de estranhos nos serviços do RIO2, como, por exemplo, a área de lazer e o transporte.

12

A etapa biométrica é encaminhada com muito cuidado pela PRODATA, mesma empresa que faz o RIOCARD. Segundo a Analista de Qualidade da Associação de Moradores do RIO, Márcia Abrahim, as pessoas fazem a biometria com muita tranquilidade. “Elas sabem que é importante. Vai ser bom para todo mundo e, por isso, está sendo um processo bem positivo”, opinou ela, que ainda completou dizendo que esse controle vai ser primordial na utilização do ônibus. Márcia também afirmou que essa ação é para ter um controle unificado. Para ela, é de extrema importân-


cia ter as informações do morador em um sistema. “Já é bom ter os dados; atualizá-los é melhor ainda. Principalmente para saber quem mora e quem não mora no RIO2”, disse. Xisto Mattos, Síndico do Green Park e Conselheiro Comunitário da AMORIO2, entende que esse projeto aperfeiçoa os recursos na prestação de serviços dos associados. “O Controle de Integração evita o uso da estrutura por pessoas de fora. O que era um grande desconforto para os associados”, revelou. O Controle Integrado de Acesso (CIA) nada mais é que uma identificação feita por um cartão magnético que vai emitir relatórios de quem andou, quando e onde no RIO2. Com o objetivo de melhorar todo o sistema de transporte, entrada nas portarias principais e área de lazer, o bairro também vai ser restrito ao morador e seu visitante.

motrix

Analista de Qualidade da AMORIO2, Márcia Abrahim explica o Controle Integrado de Acesso (CIA).

13


A

AMORIO2 trabalha sempre buscando mais qualidade de vida para o morador. É o seu papel e procura desenvolvê-lo com excelência e eficiência. Você já deve ter percebido que há muitas obras em andamento no RIO2. Então, fomos procurar mais detalhes com Carlos Eduardo, Coordenador Interino de Infraestrutura. Ele começou

falando das reivindicações dos moradores, como, por exemplo, a poda das árvores: “Foi feita a poda das árvores nas ruas Mario Agostinelli e Alfredo Ceschiatti. Era uma reivindicação dos moradores ter esse cuidado, por causa dos fios de alta tensão e o risco de caírem alguns galhos”.

“Essa era uma reivindicação antiga dos moradores. Lavar as pedras portuguesas para que fiquem mais claras. Fizemos a limpeza da entrada do chafariz, da pracinha e das entradas dos condomínios. Vai virar uma rotina, e vamos fazer esse trabalho de 15 em 15 dias”, garantiu Carlos Eduardo.

14


“A nova sede da AMORIO2 é mais espaçosa. O objetivo é dar mais conforto para os moradores no momento do atendimento e na hora de resolver as questões de cada um na Associação. A nossa sede atual fica no shoppping, mas, aos poucos, todos os funcionários e estrutura virão para a nova sede”, explicou o Coordenador. A obra foi dividida em três etapas e está sob a responsabilidade da Evolution.

“As guaritas das três entradas serão reformadas. Em junho, estará tudo pronto. Vamos fazer pintura das cabines, colocar banheiros, rever toda a parte elétrica e estruturar de forma que os funcionários possam trabalhar melhor”.

15


16


design

wind sor

banheiros sob medida CASA SHOPPING Av. Ayrton Senna, 2150 Bloco D | Lj 106 | 2ยบ Andar Barra da Tijuca - Rio de Janeiro Tel.: (21) 2431.7327 www.windsordesign.com.br


O espaço e a natureza chamaram a atenção da catarinense Mozeila Otto, que mora no Gênova com o filho, Nikolas, de 5 anos. “Aqui tem muita natureza, é por isso que escolhi aqui, o lugar é maravilhoso”, conta ela.

Paulo Jordão e Sabrina Lapa moram no RIO2 há três anos e contam: “Do que mais gostamos no condomínio é a área de lazer, principalmente por causa das crianças”. Os pequenos Guilherme, de 5 anos, e Lavínia, de 1 aninho, fazem a festa no RIO2 Park.

O empresário Eraldo Araújo, morador do Front Lake, adora passear com a filha, Júlia Araújo, de 5 anos. O empresário conta ainda que escolheu morar no RIO2 pela qualidade de vida, tranquilidade e por ser perto do trabalho.

18


Cleonice Gonçalves mora há 11 anos no RIO2. “Sempre indico amigos para morar aqui”, diz. Ela, que gosta de caminhar, elogia ainda a beleza do condomínio. “Tem qualidade visual”, conclui.

Daniel Ranzato e o filho, Enzo Ranzato, de 11 anos, já tinham morado no RIO2, se mudaram e, recentemente, retornaram para o condomínio. “A nossa primeira pelada depois do retorno”, conta.

Jeferson Stefano, de 24 anos, é morador do Green Park e curte passear com Kiko e Nina pelas ruas do RIO2. “Passeio sempre com eles, é um espaço bom, aberto e de muito verde”, diz.

Há 15 anos casados, Rita e Elcio Oliveira são paulistas. Moravam no Rio Grande do Sul, e na cidade maravilhosa, escolheram o RIO2 como moradia. Militar, Elcio conta que optou pelo condomínio porque precisava de um lugar seguro, tranquilo e com ônibus para o trabalho.

19


O

quiosque Kactu está em pleno funcionamento. Um novo espaço para dar mais comodidade ao morador do RIO2. Administrada pelo dono, Tarek Bittencourt, o quiosque é uma excelente opção, principalmente nas datas mais festivas: mães, namorados, aniversários. Enfim, presentear com flores tem sempre lugar independente da data. O quiosque de madeira, localizado na Praça Burle Marx, oferece grande variedade de flores, plantas ornamentais, adubos, fertilizantes, acessórios entre outros produtos específicos. Tarek, que também é jornalista e estudante de arquitetura paisagista, revelou como surgiu a oportunidade de abrir o negócio. Percebeu a falta do comércio específico nas proximidades, e a partir daí foi pesquisando o desejo dos moradores. “Fiz um levantamento bem cuidadoso e planejado para realmente fixar o projeto e não ser algo passageiro. Com isso, quando apresentei o projeto na Administração, que priorizava o atendimento e acessibilidade dos clientes, fui muito bem recebido pela AMORIO2”, afirmou. Ele também contou que mudou de profissão para dar

20

continuidade a um negócio de família. Assim, o jornalismo ficou de lado, e Tarek ingressou no paisagismo. Hoje, com todo o conhecimento adquirido, incrementa mais a atividade familiar. “Quando meu pai se aposentou, tomei posse da empresa. Continuei o mesmo modelo de comércio com especialidade em reflorestamento, mudas frutíferas, plantas de grande porte. Mas o que diferencia o quisoque do RIO2 é que as plantas ornamentais são de pequeno porte, para se adequar ao consumidor daqui”, explicou Tarek. O quiosque foi aberto recentemente, mas um pequeno consumidor apaixonado já se destaca entre tantos: Pedro Pereira, de apenas 7 anos, já luta pelo seu primeiro amor. Ele, que mora apenas há sete meses no RIO2, comprou flores para presentear a Luana, sua paixão e coleguinha de escola. “Vou pedir para namorar ‘ela’, e tomara que eu consiga”. Para conferir o grande estoque de plantas ornamentais e exóticas para a sua residência, a Kactu abre as portas de segunda a sábado, das 8h às 19h. E aos domingos, das 8h às 15h.


Tarek no seu quiosque, que é puro aconchego. O amor não tem idade. Na casa das plantas, ainda há petiscos saudáveis para o cliente.

21


22


23


Q

uem mora na Barra da Tijuca sabe que o trânsito é o grande vilão. Perde-se muito tempo para sair do bairro, ou entrar nele. Mas parece que esses dias estão contatos, não a curto prazo, mas já podemos vislumbrar dias melhores. Enquanto esse dia não chega, a Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro e a Fetranspor promovem passeios pelo BRT para mostrar como vai funcionar o sistema. No percurso, é exibido um vídeo explicativo. Tarifas, itinerários, locais para recarregar o cartão e horários. No passeio realizado no início de maio, a AMORIO2 foi representada pelo Presidente, Alexandre Amaro, e pelo Vice-Presidente, Alexandre Assis.


Representando a AMORIO2, o Presidente e o Vice-Presidente da Associação: Alexandre Amaro e Alexandre Assis.


I

naugurado o primeiro BRT (Bus Rapid Transit) da cidade, a Transoeste, que liga a Barra da Tijuca a bairros como Campo Grande e Santa Cruz. Na solenidade, o Prefeito Eduardo Paes, o Governador Sérgio Cabral, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e muitas outras autoridades e convidados. A via expressa de ônibus promete reduzir em mais de 50% o tempo de viagem entre a Barra e Santa Cruz. O sistema será implantado aos poucos, e nessa fase os ônibus irão circular entre 9h e 16h. Eduardo Paes, primeiro a falar, comentou a importância dessa obra para a vida da população de Santa Cruz e adjacências. Segundo ele, a partir de agora, essas pessoas terão mais tempo para o descanso e para a família, já que ganharão as duas horas que são gastas dentro do ônibus. “Esse dia simboliza o fim do muro entre o povo de lá e o povo de cá”, afirmou ele, fazendo uma alusão à maior facilidade de locomoção dos cariocas da zona oeste. De acordo com o governador, o BRT é a primeira de uma série de mudanças que serão realizadas

26


na Zona Oeste. “Essas novas mudanças incluem a chegada das UPPs para combater o crime organizado e as milícias na região, além da chegada de novos trens no ramal de Deodoro, e a melhoria nos trens já existentes”, informou. Fechando os discursos, o ex-presidente Lula afirmou que tem convicção de que o Rio de Janeiro nunca passou por um momento como este, e que se a cidade foi escolhida para ser sede das Olimpíadas de 2016, foi graças ao trabalho em conjunto entre ele, Paes e Cabral. Quem também esteve presente foi o Dr. Carlos Fernando de Carvalho, presidente da Carvalho Hosken Engenharia e Construções. O maior empreendedor da região esteve no palanque e afirmou que a Barra da Tijuca ainda vai crescer muito até 2015. “Serão praticamente 30 anos de crescimento em quatro. Eu procuro ajudar, mas a população ajuda muito também. A força da Barra está na comunidade. Quando há organização, tudo funciona”. Mesmo funcionando parcialmente até agosto, a Transoeste já fez mudanças no trânsito das redondezas. De acordo com o site da Secretaria Municipal de Transportes, há, agora, nove pontos com pardais de excesso de velocidade na Avenida das Américas, mas

todos os 17 equipamentos estão instalados somente nas pistas centrais da via. Primeiramente, os passageiros vão poder usar nove estações: Pingo D’Água, Pontal, Recreio Shopping, Nova Barra, Gelson Fonseca, Pedra de Itaúna, Riomar, Novo Leblon e Alvorada.


C

onheça os Conselheiros que representam cada morador junto à Associação dos Moradores do RIO2 e ajudam a AMORIO2 no trabalho de gerar mais qualidade de vida para quem escolheu viver aqui. Foto à Direita: atrás, da esquerda para a direita: Andreson Batista, Luiz Henrique Flitz, Luiz Fernando da Cunha, Roney das Neves, Luis Silva, Leonardo Senna, Xisto Mattos, Jader Cortês, Ângelo Rodrigo Rodrigues, Antônio Rodrigues, Aécio Souza e a mulher. À frente, Alexandre Amaro, Alexandre Assis, Sueli Meyer, Rosa Barbosa, José Heber, Paulo Batista, Jayme, Marcello de Oliva, Agostinho Teixeira

Agostinho Teixeira, Conselheiro Comunitário do Provence

Alexandre Assis, Vice-Presidente da AMORIO2

Andreson Batista, Conselheiro Comunitário do Ibiza/Mallorca

Luis Silva, Conselheiro Comunitário do Fontana Di Trevi Leonardo Senna, Conselheiro Comunitário do Marbella

Luiz Fernando da Cunha, Conselheiro Comunitário do Sicília Paulo Batista, Conselheiro Comunitário do Cote D’Azur

Rosa Barbosa, Conselheira Comunitária do San Remo

Roney das Neves, Conselheiro Comunitário do Grimaldi

28


Jader Cortês, Conselheiro Comunitário do Palma

Ângelo Rodrigo Rodrigues, Conselheiro Comunitário do Capri

José Heber, Conselheiro Comunitário do Verona

Antônio Rodrigues, Conselheiro Comunitário do Termoli

Marcos Leandro, Conselheiro Comunitário do Borgonha

Luiz Henrique Flitz, Conselheiro Comunitário do Málaga

Marcello de Oliva, Conselheiro Comunitário do Green 3.000/4.000

Xisto Mattos, Conselheiro Comunitário do Green 1.000 Sueli Meyer, Conselheira Comunitária do Normandie

Tânia Mara, Conselheira Comunitária do Gênova

29


A

partir desta edição, apresentaremos os Conselheiros do RIO2. Começamos com Roney Costa das Neves , morador do Verano e Conselheiro Comunitário e Fiscal do prédio Grimaldi. Casado com Carla Mariana e pai de Rodrigo, o empresário de 38 anos conta como é ser responsável por ajudar na organização externa e no funcionamento dos serviços para os moradores. RIO2: Como surgiu a oportunidade de se tornar Conselheiro do Grimaldi? Roney Costa das Neves: Toda a história começou quando vim morar aqui. Na ocasião, Pedro Monteiro era o Conselheiro dos nove prédios do Verano, mas mesmo assim, eu já participava das reuniões com ele na AMORIO2 e o ajudava na organização da área

30

externa do RIO2. E por estar sobrecarregado, Pedro me indicou para ser Conselheiro Fiscal do Grimaldi. RIO2: Qual é o trabalho de um Conselheiro? Roney Costa das Neves: Como Conselheiro Fiscal, tenho a função de ajudar na organização externa, vendo se o jardim está bem cuidado, se a piscina está limpa e se o espaço, em geral, está sendo bem tratado. Na parte comunitária, eu tenho de fazer funcionar o sistema de transporte e garantir que os eventos sejam feitos com boa qualidade, e divulgado para todos. Ou seja, o meu trabalho é levar as informações para o morador e passar para a Associação o desejo de quem mora no Grimaldi.


RIO2: O que mudou quando você assumiu essas funções? Roney Costa das Neves: Como disse, eu participava das reuniões antes de ser Conselheiro. Mas quando você entra e realmente é reconhecido como tal, é bem diferente. Agora, eu consigo entender melhor tanto o lado do morador quanto o da Associação. Mas o melhor de tudo é quando eu escuto alguma sugestão, transporto para a AMORIO2 e sou atendido. É muito gratificante. RIO2: O morador é participativo? Roney Costa das Neves: É sim. Fazemos reuniões constantemente. A gente tem um canal de e-mails em que todos são cadastrados. Pelo correio eletrônico, estamos sempre conversando sobre assuntos do prédio. RIO2: E quais são os assuntos mais conversados? Roney Costa das Neves: O que geralmente dá mais problema é o transporte. Não é pela quantidade de ônibus, mas tem muita gente que utiliza esse serviço que não é morador. E por isso, vai ser importante o Controle Integrado de Acesso (CIA). Ele vai ajudar o morador a ter um acesso ainda melhor ao ônibus do RIO2. RIO2: O que você pode falar do empreendimento e da AMORIO2? Roney Costa das Neves: Eu acompanho as obras desde o início. E hoje, com 80% da área ocupada, eu posso dizer que, mesmo precisando de algumas melhorias, aqui está no caminho certo para se tornar um bairro modelo. Sobre a AMORIO2, acompanhando de perto, eu acho que ela é muito organizada. Por exemplo, você liga, é bem atendido. Você manda e-mail, tem resposta. Eu enxergo a AMORIO2 como uma associação muito bem administrada. RIO2: Gostaria de deixar algum recado para o morador? Roney Costa das Neves: Eu costumo dizer que todos nós somos síndicos, conselheiros, presidentes e donos. Portanto, procurem sempre se doar para o bem de todos nós.

31


N

esta seção, iremos sempre destacar o seu vizinho. Aqui é um espaço para apresentarmos profissionais das artes, seja a fotografia, escultura, literatura, artesanato; enfim, uma gama de possibilidades. Aquela pessoa que escolheu o belo, o lúdico como trabalho. Nesta edição, com vocês, Claudio Guedes, 39 anos, morador do Fontana Di Trevi, surfista, fotógrafo, gestor ambiental e artista plástico. Um homem que busca a sintonia fina com a natureza. Vamos entender mais essa forma dele de direcionar o trabalho e a vida. RIO2: Vamos começar pelo hobby. Como você se tornou surfista? Claudio Guedes: Eu sou apreciador do surfe desde moleque. Morava em Ipanema, era apaixonado pela natureza, mas minha mãe achava que era perigoso. Com 14 anos, eu comprei uma prancha, comecei a surfar, me machuquei, e com isso, ela não me deixou surfar mais. Com 22 anos, trabalhando na locadora do meu pai, surgiu uma oportunidade de ir surfar na Indonésia. Vendi minha moto, fui para um dos melhores lugares do planeta para surfar, vi altas ondas, fluidez e toda a exuberância da natureza. Me apaixonei por tudo, principalmente pelas

32

imagens, cartão postal, um desbunde da natureza. Aqueles momentos dentro d’água me ofereceram visual fantástico e momentos incríveis. Assim, três meses depois de ter voltado o Brasil, arrumei as malas e embarquei novamente para a Indonésia. Fui buscar o que os meus olhos captaram: a imagem. E aí a fotografia se instalou definitivamente na minha vida. Lembro, aos 8 anos, quando uma amiga minha me mostrou pela primeira vez uma câmera fotográfica. O clique veio dali. “Sabe quando o olho brilha, e você descobre a sua vida? No momento, eu pensei: ‘Nossa, que coisa maneira’”.


RIO2: Você tem aptidões para várias áreas. Há uma correlação entre elas? Claudio Guedes: Existe sim. Misturando a vontade de surfar e de estar em um belo local, comecei a fotografar. É claro que não foi tão fácil assim. Mas com o tempo fui fotógrafo profissional de surfe, e tive até um jornal sobre surfe – o “Tribo das Ondas”. O lado gestor ambiental entra na história para ser um tratamento da fotografia confirmando o amor pela natureza. Por fim, o Claudio artista plástico vem da inquietude e da necessidade que tenho de criar. Porque o que eu já acho lindo, procuro melhorar e deixar ainda mais ao meu gosto. RIO2: Nesse processo todo, a natureza é viés na condução do seu trabalho e consequentemente na vida, ou vice-versa, está tudo tão interligado, não é mesmo? Claudio Guedes: Bom, eu estudei gestão ambiental para poder registrar fotograficamente a natureza de outro ponto, com mais informação, que apenas o belo. Mas sem dúvida, o meio ambiente foi a grande inspiração. O universo é fantástico, cada detalhe é realmente esplendoroso. Por exemplo, a folha da árvore cai no chão, a minhoca come e faz

adubo, para a própria árvore produzir mais folhas. É tão simples, porém muito importante. RIO2: E onde o nosso leitor pode conhecer o seu trabalho? Claudio Guedes: Aqui mesmo no RIO2. Em parceria com a AMORIO2, será montada uma exposição no novo espaço da Associação. O nome desse trabalho é “Olhar pela janela”. Retrato a beleza da Barra da Tijuca, chamo a atenção do espectador, para que olhe para fora, aprecie o belo. Isso às vezes é difícil, numa época em que tantos estão voltados para a tecnologia. Mais à frente, penso também em arriscar pela literatura e lançar um livro. O título poderia ser esse, o mesmo da exposição. Já estou buscando parceiros para essa nova empreitada. RIO2: E como é morar aqui, no RIO2? Claudio Guedes: O RIO2 é um oásis. É muito legal mesmo. Mas a grande vantagem aqui é o ônibus. Com ele, você se desloca sem ter que pegar carro e ainda observa toda a vista da Barra da Tijuca. Excelente!

33


Alexandre Amaro (Presidente da AMORIO2), Alexandre Assis (Vice-Presidente da AMORIO2), Jader Cortês (Conselheiro Comunitário do Palma), Carlos Fernando de Carvalho e a esposa, Heliana Lustman, Luis Silva (Conselheiro Comunitário do Fontana Di Trevi), Sueli Meyer (Conselheira Comunitária do Normandie), Carla Lyra (voluntária do setor de Meio Ambiente da AMORIO2), Tânia Mara (Conselheira Comunitária do Gênova) e Luiz Henrique Flitz (Conselheiro Comunitário do Málaga)

O

Prêmio Responsabilidade Social Carlos Fernando de Carvalho, promovido pela Associação de Imprensa da Barra, reuniu autoridades de diversos segmentos e tem como objetivo incentivar ONGs a dar continuidade ao excelente trabalho de responsabilidade social realizado por elas. A AMORIO2 foi representada pelo Presidente, Alexandre Amaro, o Vice-Presidente, Alexandre Assis, os Conselheiros Comunitários Jader Cortês, Luis Silva, Sueli Meyer, Tânia Mara, José Heber, Xisto Mattos e Luiz Henrique Flitz e o Diretor Geral da Associação, Aécio Souza. A cerimônia foi aberta pelo presidente da AIB, Manoel Lopes: “Há sete anos, a AIB e seus associados criaram este prêmio, que leva o nome de Carlos Fernando de Carvalho, pelo seu empenho no incentivo do desenvolvimento social e cultural da Barra da Tijuca, sua dedicação é um exemplo de vida brilhante. Sem esse grande homem, não teríamos uma Barra da Tijuca tão maravilhosa e não estaríamos nos preparando para receber os Jogos Olímpicos Rio 2016”, disse. Carlos Fernando de Carvalho e o Prefeito Eduardo Paes também subiram ao palco da premiação. O empresário falou sobre educação e cultura e fez questão de deixar um recado: “O esforço em busca de um mundo melhor tem muitos canais, mas sem dúvida a formação das pessoas é o melhor caminho para uma sociedade

34

desenvolvida. Certamente a cultura e a educação são os caminhos mais rápidos. As ONGs estão empenhadas, ligadas à educação e cultura e, assim, colaborando para a formação e o desenvolvimento das pessoas”, disse. Já o Prefeito falou sobre as grandes conquistas do Rio de Janeiro em seu mandato, entre elas as Olimpíadas: “Se não fosse o apoio e a dedicação do doutor Carlos Carvalho, talvez não tivessemos conquistado as Olimpíadas. O documento assinado por ele se comprometendo a fazer a Vila dos Atletas e a Vila de Mídia em suas propriedades na Barra da Tijuca foi decisivo para a cidade vencer a disputa”, concluiu. Além do Prefeito, outras autoridades estiveram presentes no evento, como o Subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, e os vereadores Antônio Guaraná e Carlo Caiado. Além deles, outras personalidades também compareceram: o Vice-Presidente da RJZ Cyrela, Rogério Jonas Zylbersztajn, o Presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbrosck, o Presidente do Barralerta, Kleber Machado, e o produtor Fernando Bicudo. A cada edição da premiação há instituições homenageadas, e este ano não foi diferente. As escolhidas foram a Associação Brasileira de Reabilitação (ABBR), a Sociedade Síndrome de Down (SSD) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio de Janeiro (APAE Rio). Em seguida, chegou a hora de anunciar as finalistas e


vencedoras da 7ª Edição do Prêmio Responsabilidade Social Carlos Fernando de Carvalho. As 10 finalistas levaram para casa o prêmio de R$ 10 mil, e as cinco grandes vencedoras somaram a esse valor mais R$ 20 mil. Ao todo, as vencedoras levaram para casa, além de troféu, diploma e honra, R$ 30 mil. “O prêmio visa reconhecer e homenagear publicamente o trabalho social das organizações do terceiro setor que

com tantas dificuldades praticam o bem sem definir a quem”, disse o Presidente da ABI, Manoel Lopes. E mais uma vez, foi o que aconteceu: milhares de pessoas poderão ser beneficiadas com os prêmios arrecadados. Parabéns a todas!

ONGs finalistas e ganhadoras Lar de Clara e Francisco Agência do Bem Núcleo Especial de Atenção à Criança NEAC (vencedora) Associação Solidários Amigos de Betânia Betânia Associação Ressurgir Grupo Apoio a Família em Risco Obra Social Dona Meca Casa Lar Dona Meca (vencedora) Cruzada do Menor Casa Emilien Lacay Obra Social Antonio de Aquino Obra Social Antonio Aquino (Vencedora) Ação Cristã Vicente Moreti ACVM (Vencedora) Associação de Apoio a Mulher Portadora AMMN de Neoplasia Amparo Thereza Christina Amparo Thereza Christina (Vencedora)

35


B

airros como a Barra da Tijuca estão sempre borbulhando. São obras, eventos, muitos moradores, uma combinação que agita completamente a vida da região. Nessas horas, é importante ter alguém que assuma uma posição de liderança e ajude em tudo aquilo que seja possível. Aqui, esse papel cabe à Barralerta, uma Associação Civil Comunitária, sem fins lucrativos. A presidência da entidade está nas mãos de Kleber Machado, que tem muita

36

experiência na área. Kleber aproveitou a oportunidade para falar mais sobre o trabalho da Associação. “Sempre procuramos estabelecer uma ligação entre o poder público, empresários e a comunidade.” Os assuntos aos quais o presidente se refere geralmente estão ligados a saúde, transporte, educação e segurança, que, segundo ele, são as principais reclamações dos moradores. “O que cabe à Associa-


ção, então, é levá-los às entidades públicas. Apresentamos soluções, projetos, mas nem sempre são implementados”. Exemplos que ilustram essa situação foram a tentativa de instalar um pedágio urbano, para diminuir o número de carros na rua, e a instalação de câmeras de segurança nas manchas negras da região. “As câmeras seriam instaladas em áreas onde ocorrem muitos assaltos. Ia ser importante para coibir e identificar os criminosos”, garantiu Kleber. Exemplo do trabalho da Barralerta: o Fórum da Barra, o 31° Departamento de Polícia e a sede do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros contaram, de alguma forma, com a participação da Associação. Claro que as conquistas também estão relacionadas com as pessoas que fazem parte da instituição. O Conselho de Planejamento conta com a participação de Tiago Mohamed, Subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, Alvir Rosa, Administrador Regional, os comandantes do 31° Batalhão da Polícia Militar e do Grupamento de Busca e Salvamento, entre outros. “São pessoas que podem resolver os problemas da comunidade, então levamos os problemas da população para serem discutidos”, explicou Kleber Machado.

Apesar dessas participações, o presidente salienta que os cidadãos devem fazer a sua parte. Com a ajuda de cada um, é possível construir um bairro cada vez melhor. “Todo cidadão tem o direito e o dever de participar e ajudar. Mas precisa colaborar também e cuidar da cidade, da sua rua, do seu bairro. Isso também é importante”, concluiu.

37



A

Escola Municipal Roberto Burle Marx comemora. Após receber o primeiro lugar no CRE (Conselho Regional de Educação) e na Prova Rio (método de avaliação do ensino fundamental do município), os alunos de 3º, 4º e 7º e 8º anos foram premiados com bicicletas pelo Engenheiro Carlos Fernando de Carvalho. Esse sucesso é resultado do comprometimento de muitos: dos professores, da gerência qualificada da diretora Sara de Carvalho e também da parceria saudável entre a Escola e a Carvalho Hosken. A data da premiação foi programada para também festejar os 88 anos de Dr. Carlos.

O engenheiro foi recepcionado por todo o corpo docente e discente. A emoção tomou conta da festa no momento das apresentações dos estudantes: balé, sapateado e canto, com a música “Meu querido, meu velho, meu amigo”, de Roberto Carlos, na versão exclusiva “Meu querido, ‘meu padrinho’, meu amigo”, e também do presente recebido, a inauguração de uma placa com o nome dele. Considerado “padrinho” por ter sido responsável pela construção da escola municipal, ele afirmou que somente faz papel de patrono do colégio. “O corpo de professores é muito bom e tem muitas atividades legais. É um prazer ajudar e incentivar essas

39


crianças a terem melhores resultados. Mas admito que estou com medo de qualquer dia passar mal de tanta emoção”, brincou ele, que revelou já ter sido estudante da rede pública de educação. Para a professora e Diretora Adjunta do Burle Marx, Lyane Marques, a atitude social do Dr. Carlos é maravilhosa. Ela entende que toda a ajuda do empresário dá oportunidade para que a escola funcione sem faltar nada. “Ele vindo aqui, e as crianças tendo a chance de vê-lo de perto, os incentiva ainda mais para trabalharem e conquistarem, novamente, o primeiro lugar. Dr. Carlos Carvalho Hosken presenteou os alunos com 220 bicicletas, ao todo. Já os estudantes, em agradecimento, deram quadrinhos, flores e cartinhas ao “padrinho”. Ainda estiveram no evento os seus dois filhos, Carlos Fernando e Carlos Felipe, e também os representantes da AMORIO2, que, segundo a Diretora Adjunta, estão sempre presentes colaborando com o possível, o Presidente, Alexandre Amaro, e o Diretor Geral, Aécio Nascimento. Fotos: Alexandre Rodrigues

10% de desconto para o morador RIO2

40


41


O

Coral Encanta RIO2, formado por 30 coralistas sob a regência do maestro Luiz Lima, apresentou-se no 6º Encontro de Corais do Clube de Regatas do Flamengo, que contou com a presença da Presidente do clube, Patrícia Amorim. O Encanta RIO2, que já se apresentou no Forte de Copacabana e na cidade de São João del-Rei, em Minas Gerais, e já tem apresentações programadas para o mês de outubro, quando cantará cerca de 10 músicas para a Rádio MEC, é coordenado por Stella Mares de Souza, com o auxílio de Ademar Passos e Renato Acácio. O encontro teve início com as palavras de Patrícia Amorim,

42

que agradeceu pela presença de todos e ressaltou a importância de ações sociais como os corais. O repertório do Encanta RIO2 incluiu músicas como “Se todos fossem iguais a você”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e “Cálice”, de Chico Buarque de Hollanda. Ao fim da apresentação, o público vibrou e aplaudiu os coralistas do RIO2 de pé. Segundo Stella Mares, o coral está sempre em busca de novos talentos. Ficou interessado? Para se integrar ao coral Encanta RIO2, entre em contato com a AMORIO2, que informará todo o procedimento.


PatrĂ­cia Amorim, Presidente do Clube de Regatas do Flamengo.

Luiz Lima, maestro do Encanta RIO2.

43


Aécio Souza, Diretor Geral da AMORIO2; Alexandre Amaro, Presidente da AMORIO2; Mario Moscatelli, ambientalista; Carla Lyra, voluntária do setor de Meio Ambiente da AMORIO2; Priscila Marques, bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; e Alexandre Assis, Vice-Presidente da AMORIO2

I

naugurada em grande estilo, a nova sede da AMORIO2 recebeu, no dia 31 de maio, a sua primeira palestra aberta ao público. Com uma gestão empenhada em desenvolver melhorias, a AMORIO2, com a colaboração da voluntária do setor de Meio Ambiente, Carla Lyra, programou um evento esclarecedor para os moradores sobre o meio ambiente. Os palestrantes foram: Mario Moscatelli, biólogo, Mestre em Ecologia, professor de Gerenciamento de Ecossistemas do Centro Universitário da Cidade e responsável técnico pela Manglares Consultoria Ambiental, e a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Priscila Marques, que falou sobre a implantação de coleta seletiva em grandes condomínios como o RIO2. A palestra faz parte de um ciclo de eventos sobre conscientização e meio ambiente programado por Carla Lyra. A palestra contou ainda com a presença do Presidente da AMORIO2, Alexandre Amaro, do Vice-Presiden-

44

te, Alexandre Assis, e do Diretor Geral, Aécio Souza. Segundo os organizadores, o evento foi o pontapé inicial para um RIO2 mais consciente e esclarecido sobre as questões ambientais. Mario Moscatelli deu início a sua apresentação falando sobre a bacia hidrográfica da Baixada do Rio de Janeiro. “A natureza não se protege, ela se vinga”, ressaltou. Segundo ele, à medida que o ser humano interfere no meio ambiente, ele “se vinga”, e um exemplo disso é a proliferação das cianobactérias que causam câncer de fígado em pessoas que têm contato com a água, ingerem ou se alimentam de peixes vindos dela. Mario Moscatelli apresentou imagens de animais afetados pela poluição, comparando-as com fotos de parques no exterior que se aproveitam dos animais para lucrar, ainda que sem agredir o meio ambiente. O ambientalista concluiu a apresentação com um questionamento: “De que lado você está?”. Já Priscila Marques, bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, falou sobre lixo. A Comlurb recolhe


cerca de 9 mil toneladas de lixo diariamente, o que é equivalente a 1,5 kg de lixo por pessoa. A bióloga apresentou ainda os problemas causados pelo lixo e falou sobre as etapas de implantação de coleta seletiva em grandes condomínios. Priscila comentou também sobre o tempo de decomposição de materiais e que o simples gesto de separar lixo seco (papel, embalagens e outros) do lixo úmido (por exemplo, guardanapo usado) já faz uma grande diferença na hora da coleta. Ela concluiu a apresentação incentivando os moradores: “Façam uma reflexão, vocês perceberão que vale a pena mudar pequenos hábitos”. MATERIAL Filtro de cigarro Madeira pintada Plástico (camada fina) Latas de alumínio Pilhas ou baterias Garrafas PET Vidro ou borracha

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO A partir de 5 anos A partir de 13 anos A partir de 20 anos A partir de 100 anos De 100 a 500 anos A partir de 500 anos Tempo indeterminado

Priscila Marques: “Façam uma reflexão, vocês perceberão que vale a pena mudar pequenos hábitos.”


T

em uma frase do Machado de Assis que traduz muito bem esse momento: “Felizes os cães, que pelo faro descobrem os amigos.” Na Feira de Adoção de Cães, promovida mais uma vez pelo Abrigo da Dona Lazica (que cuida hoje de pouco mais de 300 animais) em parceria com AMORIO2, esse sentimento esteve presente todo o tempo. Basta observar, nas fotos, o laço já feito. A feira também serve como ponto de doação de ração ou produtos para os animais. O sistema de adoção é simples, porém criterioso, como explica uma das voluntárias, Lídia Tavares. “Nós passamos um questionário e um termo de responsabilidade. Depois analisamos para ver se a pessoa está apta a adotar”. E o resultado é este aí:

46


Carla Alcaraz e a filha, Bruna (foto da capa), são moradoras do Verano. Elas adotaram a Mel, uma cadelinha muito levada, de 3 anos. “Tínhamos uma, que morreu. Eu queria, mas a minha mãe não. Quando chegamos aqui, a Mel pulou nela e a conquistou de cara”, falou Bruna. A jovem ainda comentou sobre a iniciativa. “É excelente. Existem muitos animais e cães precisando, é um benefício para ambas as partes”.

A Bebel, de 5 meses, é outra cachorrinha que irá receber cuidados e muito carinho. Ela encantou a Janaína Drummond e o filho dela, Giovanni. Mesmo com um cachorro em casa, eles resolveram adotar outro. “Já estávamos com a ideia e gostamos muito dela. Acho essa ideia maravilhosa, um trabalho de solidariedade. A criança cresce muito mais saudável, um cachorro faz muito bem”, disse Janaína.

Mel

47


A família Bittencourt foi a primeira a adotar. Andrea e Edmundo souberam que ia ter a feira e foram ao local para adotar um cachorrinho para a filha, Athena. “A gente estava querendo há muito tempo realizar esse desejo da nossa filha. Já tivemos um beagle e outros cachorros também. Escolhemos essa porque ela parece ser a mais calma. O nome dela vai ser Mel”, contou Andrea. A moradora também falou que acha importante a iniciativa, porque há muito animal abandonado pelas ruas, e isso é triste. “Os cães são o nosso elo com o Paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão ao pé de uma colina numa linda tarde é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz.” Milan Kundera

48


Calendário de Festas 2012 Festa Junina

06 e 07 de Julho

Sexta/Sábado

3ª Volta do RIO2

07 de Outubro

Domingo

Dia das Crianças

06 de Outubro

Sábado

Festa de Confraternização

01 de Dezembro

Sábado

Auto de Natal

08 de Dezembro

Sábado

Festa de Natal

16 de Dezembro

Sábado

Bloco Carnavalesco

09 de Fevereiro

Sábado

Dê um ar saudável para o seu carro. Ar condicionado para veículos nacionais e importados.

25os an

Troca do filtro

Manutenção em geral

Instalação de ar condicionado

Higienização

Mude o clima no interior do seu carro com a FRIOLINE!

NOVIDADE! Agora na Barra da Tijuca. Av. Ministro Ivan Lins, 510 | TEL: (21) 3116-5161 | www.frioline.com.br Matriz: Estrada Intendente Magalhães, 413 - Vila Valqueire



QUADRO DE HORÁRIOS | UTILIZAÇÃO DO CAMPO DE FUTEBOL HORÁRIO

SEGUNDA

08:00

10:00

ESCOLINHA

10:00

12:00

12:00

14:00

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

14:00

TERÇA

QUARTA

QUINTA

ESCOLINHA ESCOLHINHA ESCOLHINHA

SEXTA

SÁBADO

DOMINGO

>13<18 Entre 94/99

LIVRE

LIVRE

LIVRE

LIVRE

LIVRE

LIVRE

LIVRE

LIVRE

LIVRE

LIVRE

LIVRE

LIVRE

LIVRE

LIVRE

16:00

ESCOLINHA

LIVRE

ESCOLINHA

LIVRE

LIVRE

LIVRE

16:00

18:00

ESCOLINHA

<20 Após 92

ESCOLINHA

<20 Após 92

LIVRE

LIVRE

18:00

20:00

LIVRE

>35 Até 76

LIVRE

>21 <30 Entre 81/92

LIVRE

LIVRE

LIVRE

20:00

22:00

LIVRE

>20 <35 Entre 77/92

LIVRE

>35 Até 76

LIVRE

LIVRE

LIVRE

NORMA PARA UTILIZAÇÃO DAS QUADRAS DE TÊNIS E CAMPO DE FUTEBOL 1) Os moradores deverão fazer suas reservas de horários para prática de esporte de futebol, obedecendo aos limites das faixas etárias estabelecidas pela AMORIO2, conforme quadro de reservas (Anexo 1). 2) As referidas reservas poderão ser feitas preferencialmente através dos seguintes canais atendimento da AMORIO2, pelo site www.amorio2.com.br, ou diretamente na AMORIO2.






m e T o I e R C e o R erva, s e r a e l a t o n S o R u C op R o h l e m S o ê C N a R F e d a ç N a a I S l e a C N FRa

ivo. t a r e t e in o n r e d rátis! o g m a l o u ma a a. u Métod t e n o d n p de age a i e d s í i a m i i l mult sas fi s a r o u n t u e ad estr m u S e t a i s T vi R e aB e R M.br o p c . m a Se ces S n a a r l f íCu nca R a i T l a a m .rio www Barra Av. Érico Veríssimo, 805 Botafogo Rua Muniz Barreto, 730 Campo Grande Av. Cesário de Melo, 2.400 – 2º andar Centro Av. Presidente Antônio Carlos, 58 – 3º andar Copacabana Rua Duvivier, 43 – 102 Ipanema Rua Garcia D’Ávila, 72 Norte Shopping Av. Dom Helder Câmara, 5.474 – 3º andar Recreio Av. das Américas, 15.015 – 1º andar Tijuca Rua Andrade Neves, 315


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.