1 minute read

Jogo Rápido | João Carlos Martins

JOGO RÁPIDO

JOÃO CARLOS MARTINS

Advertisement

Aos 81 anos, maestro celebra 70 de envolvimento com a música e ganha exposição em São Paulo

por_ Isaque Criscuolo de_ São Paulo

Um dos grandes pianistas do século 20 e dos mais renomados maestros brasileiros, o paulistano João Carlos Martins chega aos 81 anos de vida em 2021 com muito o que celebrar. Além de ter ganhado enorme exposição que transpõe para a Galeria da Fiesp seu rico universo sonoro e imagético, ele não para de criar. E vê a música clássica renovando-se no mundo digital. Entre os grandes momentos das suas sete décadas de envolvimento com a música, há algum particularmente especial? A minha volta ao Carnegie Hall, em 1978, e minha estreia como maestro, no mesmo palco, em 2007. Além disso, em 19 de novembro de 2022 comemorarei os 60 anos da minha estreia nesse templo da música.

O Brasil tem uma produção clássica atual condizente com seu tamanho e importância na música?

Algumas regiões do Brasil valorizam mais a música clássica; outras, talvez por falta de oportunidade, menos. O importante é que todos os artistas clássicos saiam de suas torres de marfim para ir ao encontro da sociedade.

Que oportunidades oferece a música clássica?

Vale a pena embrenhar-se nela? O mercado da música clássica sempre ocupou seu espaço nestes últimos séculos. Hoje ela está unida à tecnologia, mas Bach, Beethoven e Mozart são artistas para a eternidade. O mundo não pode viver sem as grandes composições clássicas do barroco até hoje.

OUÇA MAIS Grandes interpretações tocadas ou regidas por ele ubc.vc/3iZkLdI