4 minute read

Airbnb: Compreender o alojamento local pelo olhar do consumidor

O objetivo, esse, como esclarece Luiz Guerrazzi, é o de “poder ajudar gestores de incubadoras e pequenas empresas”. Aos primeiros pretende “ajudar a compreender que recursos devem oferecer às empresas por si incubadas” e, aos segundos, orientá-los sobre “o que procurar num processo de incubação, compreendendo que ameaças devem enfrentar e que armas utilizar para neutralizá-las”.

Considerando o importante papel socioeconómico das pequenas empresas, enquanto motor gerador de emprego e participação económica, o investigador da UAlg acredita no potencial da investigação em desenvolvimento para a criação de novas soluções ao nível empresarial.

Advertisement

A esse nível recorda que a academia pode trazer um conjunto de mais-valias na resolução prática dos problemas vividos no meio empresarial:

Um investigador com formação académica dispõe de uma visão holística e de um repertório de metodologias que são sempre úteis para as empresas na busca de soluções para os problemas, na procura da inovação ou no seu fortalecimento competitivo.

Todavia, e embora, como confessa, por falta de contexto, não possa comentar a realidade vivida em Portugal a esse nível, sugere que, no Brasil, “caso procure uma vaga numa empresa, talvez seja melhor excluir do currículo que tem um doutoramento…”.

Adepto de viagens e apaixonado por literatura, Luiz Guerrazzi confessa que, nos poucos tempos livres que lhe restam, gosta de fazer caminhadas. Em 2020 iniciou a segunda de duas longas viagens que, como retorno, lhe trarão um bilhete de ida e volta ao conhecimento. Pelo caminho espera ‘dar boleia’ a muitas empresas, salvando-as do abismo. 

Doutoramentos / ZINE UALG Doutoramento Turismo

Área: Ciências Económicas e Empresariais Unidade Orgânica: Faculdade de Economia

Palavras-chave Turismo Investigação e extensão Transferência de conhecimento

44%

estudantes feminino*

56% 81%

estudantes masculino* estudantes estrangeiros*

Porque escolher este doutoramento?

L Encontra-se ajustado com a missão e os objetivos estratégicos da universidade e da região;

L Detém uma forte ligação a unidades de I&D a atuar na área dos estudos turísticos;

L Os docentes do curso estão fortemente comprometidos com a produção de investigação científica de qualidade e participam em atividades de transferência de conhecimento e tecnologia, designadamente em importantes projetos de extensão, financiados por entidades regionais;

L Acompanhamento personalizado dos estudantes;

L Ambiente de investigação de excelência e em articulação direta com o ecossistema de I&D da UAlg: centros, pólos, laboratórios associados e colaborativos.

3%

Inscritos com bolsa de investigação *

*últimos 5 anos letivos

Airbnb: compreender o alojamento local pelo olhar do consumidor

Proveniente do Vietname, Thuc Doan Do já trabalhou em empresas, foi professora e geriu um pequeno negócio de alojamento local. A frequentar o terceiro ano do doutoramento em Turismo, quer saber como se comportam os consumidores do Airbnb e que perceções se escondem por detrás daquilo que conhecemos.

Quando lhe perguntam porque escolheu Portugal para estudar, especialmente por estar tão longe da sua cidade natal, Thuc Doan Do sorri e pergunta de volta: “e por que não? É um país maravilhoso, com pessoas simpáticas, um ótimo clima, muito por explorar e um custo de vida acessível”. Também no que toca à qualidade do ensino, a investigadora vietnamita se confessa agradavelmente surpreendida: “o ambiente académico superou em muito as minhas expetativas. Tenho trabalhado com professores muito experientes e tenho tido a oportunidade de ser membro de um centro de investigação ativo e com elevada reputação – o Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar”.

Definindo-se como uma pessoa trabalhadora e dedicada, Thuc Doan Do já passou pela área das telecomunicações, do ensino, da hospitalidade e do turismo, e garante que há um lema que orienta toda a sua vida: “continuar a aprender, sempre, divertir-me e tirar partido daquilo que estou a fazer, contribuindo positivamente”. Da Ásia à Europa, confessa que estudar e trabalhar no exterior lhe abriram as portas de um mundo maior: “estudar e trabalhar fora preencheram o meu desejo de explorar o mundo e ampliar a minha visão, o que me tem levado a um intenso crescimento pessoal e profissional”.

Também a sua vertente empreendedora – ao dirigir com dois amigos um negócio de alojamento local – a conduziu ao que hoje trabalha como tema principal na sua tese de doutoramento. “Os desafios de gerir um negócio bem-sucedido neste setor emergente despertaram o meu interesse em obter uma compreensão mais profunda sobre o fenómeno Airbnb no Vietname e os agentes envolvidos (do ponto de vista da perceção e das intenções de comportamento)”.

Para a investigadora, para quem “a vida é uma aprendizagem constante”, este projeto de investigação visa contribuir para um melhor conhecimento no contexto da economia partilhada e da crise do turismo, oferecendo, adicionalmente, um entendimento sobre o impacto da plataforma no contexto da pandemia da COVID-19.

Como explica: “do ponto de vista pragmático, este estudo terá implicações práticas para os anfitriões e para a equipa técnica