5 minute read

Grupo “Escritores de Taubaté”

O Grupo ESCriTorES dE TAuBATé surgiu em agosto de 2016 quando o escritor J. Robson J. convidou o amigo, também escritor, Alessandro Bertholi a formarem um grupo com a finalidade de trocas de ideias sobre Literatura. A ideia era se reunir uma vez por mês.

O convite foi prontamente aceito e no dia 20/08/2016 deu-se a primeira reunião do grupo, com a presença de apenas 3 escritores.

Advertisement

Essa primeira reunião aconteceu na casa do escritor J. Robson J.

Alguns dias depois, no começo de setembro, deu-se a segunda reunião, com 4 escritores. O grupo começava a tomar corpo e foram chegando mais e mais escritores, alguns saíam, outros entravam e o grupo mostrava o seu dinamismo e resiliência e projetos foram surgindo com o objetivo de alavancar a literatura na cidade de Taubaté e reunir escritores.

O grupo teve um programa de rádio, organizou saraus, churrascos de confraternização, passeios culturais pela cidade, participou e apoiou oficinas culturais, criou um canal no Youtube com palestras dos membros do grupo. Participou de eventos culturais e feiras literárias em Taubaté e cidades vizinhas.

Os projetos culturais continuavam e o ápice veio com a organização e realização da I Bienal Literária de Taubaté, com participação de escritores e artistas diversos, de Taubaté, Vale do Paraíba, cidades diversas do Estado de São Paulo, incluindo aí a capital Paulista, e participação, também, de escritores de diversos estados do País.

A Bienal que começou pequena, tomou corpo e culminou em um dos maiores eventos literários de Taubaté e região.

Logo após a I Bienal, mais um projeto realizado com sucesso, o “Bate papo com o Leitor”, onde havia exposição e venda de livros, café com os autores, acompanhado de autógrafos e palestras dos escritores.

E, na sequência, o grupo mais uma vez mostra a sua força, organização, união e amor à literatura com uma fantástica antologia, reunião de contos, crônicas e poesias dos membros do grupo, cujo lançamento se deu em um dos shoppings da cidade.

E assim segue o grupo “Escritores de Taubaté”, continuamente desenvolvendo projetos de literatura e aguardando o fim da pandemia para organizar e realizar a II Bienal Literária de Taubaté.

ALESSANdro BErThoLLi

Nascido no ano de 1972 na cidade de Nova Iguaçu, RJ. Aos oito anos foi agraciado com o segundo lugar em um concurso de poesia escolar.

No ano de 1992 encontrou-se com as artes cênicas, sendo uns dos fundadores de umas das mais antigas Cia. de Teatro ainda em atividade, a Cia. Teatral Orelha do Mundo, onde participou de mais de quatorze peças, e recebeu o prêmio de ator revelação no ano de 2005 no projeto Mapa

Cultural Paulista. Participou do filme Tapete Vermelho ao lado de grande elenco como os atores Paulo Bete, Paulo Goulart, Matheus Naschtergaele, Cássia Kiss, Gorete Milagres no ano de 2004.

Foi com o teatro que desenvolveu a escrita, escrevendo até nesta data doze peças é em 2007 escreveu seu primeiro livro Histórias que Ouvi, logo após livros De Volta a Escola e Cápsula do Tempo. Atualmente é acadêmico vice presidente da Academia Vale Paraibana de Letras e Artes e também acadêmico da Academia Rotariana de Letras e Artes.

ALdo CArpiNETTi

Criado em Guaratinguetá

Formado em medicina.

Atualmente morando e trabalhando no litoral

Já participou com contos e crônicas em 20 livros de Antologias e Coletâneas nestes últimos anos. Membro da ATL (Academia Taubateana de Letras) desde novembro 2019.

ANdréiA mAriA dE ANdrAdE SANToS

Nasceu e reside na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. Sempre adorou escrever contos, poesias e trovas. Pedagoga e licenciada em Letras, trabalha na área da Educação, escreve e desenvolve oficinas pedagógicas de incentivo à leitura em museus, praças e comunidades.

FELipE SiLvA viTor

Nasceu em julho de 1997. Sempre teve interesse no gênero de fantasia nos mais diversos tipos de mídia. A primeira obra foi o romance Alteria: A Profecia do Eterno Abismo e seus projetos posteriores são baseados no mesmo universo de ficção.

j. roBSoN j.

Natural de Taubaté-SP

Engenheiro Químico e Escritor. 3 livros publicados. 2 e-books.

Participação em 10 antologias.

Membro fundador do grupo Escritores de Taubaté.

Presidente da Academia Valeparaibana de Letras e Artes (Biênio 2020/2021).

Colunista do Jornal Diário de Taubaté.

LEANdro moNTEiro

Nascido em Taubaté, em 7 de novembro de 1983, teve contato com a Literatura desde a infância. Teve contato com obras de poetas de diversas épocas e lugares, prevalecendo na leitura Fernando Pessoa, Carlos Drummond, Castro Alves, Tomás Antônio Gonzaga como fundamentos estéticos e artísticos dentro da poética criada pelo autor. É graduado em Letras (Português/Inglês) e Pós-graduado em Literatura.

Em 2017, se graduou em Psicologia. O livro Ninho de Borboletas foi seu primeiro trabalho traduzido (para o inglês), seguido da tradução (também em inglês) de Versejando com Olga e de Eu Fizio porque Quizio (em, espanhol e inglês), 2020.

Além desses trabalhos, o autor disponibiliza, mediante a própria página no site RECANTO DAS LETRAS, livretos (em português, espanhol, inglês e italiano) e livros em pdf de forma gratuita para baixar.

Tem participado desde 2020 de grupos literários e saraus on-line com escritores de todos os cantos do Brasil: Sarau Corujão da Poesia (sediado no Rio de Janeiro), Sarau das Ratas di Versos (também sediado no Rio de Janeiro) e Sarau do Invencionática (feito a partir do Rio Grande do Sul). Ademais, deste o segundo semestre de 2020, tem produzido e divulgado poemas próprios e de outros poemas nacionais e internacionais por meio do canal MUNDO DA POESIA, no qual os textos são passados em forma de vídeo poemas.

Por fim, desde 2017, está na cadeira de Literatura Leitura, Biblioteca e Livros do Conselho de Cultura do Município de Taubaté, na qual tem contribuído para a avaliação e aprovação de editais (em conjunto com a secretaria de Taubaté) para ajuda de custo e auxílio para os artistas das diversas áreas da arte na cidade assim como auxiliar na estruturação de normas e regras cada vez mais democráticas dentro do conselho.

mArLi ApArECidA SANToS

Nascida em Taubaté no dia 09/6/71971.

Filha de Rubens Santos e Benedita Aparecida dos Santos.

Membro da Academia Valeparaibana de Letras e Artes e membro do Grupo de Escritores de Taubaté.

SiLviA SimõES CArA

Silvinha Simões como é conhecida no mundo da literatura, aos onze anos, iniciou sua vida poética, quando rabiscou seus primeiros versos, incentivada pelas obras Espumas Flutuantes de Castro Alves e uma outra de Casimiro de Abreu, presentes trazidos por seu pai de uma viagem feita a São Paulo.

Hoje, é membro da Academia Taubateana de Letras (ATL) e da Academia Vale paraibana de Letras e Artes (AVLA), e Grupo de Escritores de Taubaté. Professora e pós-graduada em Letras, Língua Portuguesa e Linguística, TB cursou Pedagogia.

Nunca parou de dar vazão á sua veia poética e literária. Já escreveu: A menina da Vila das Graças (contos com tradução para o Frances), O Aplauso das Gaivotas (poesias, publicado pela Equação Editora) e um livro de crônicas Cartas da França, conjunto de artigos publicados no jornal Matéria Prima de Taubaté.