ESPELHO SONORO

Page 1

EXPOSIÇÃO DE RODRIGO RAMOS



de 09 de janeiro a 24 de março de 2024

CAIXA CULTURAL BRASÍLIA GALERIAS PICCOLA I E II


“Espelho Sonoro”, do artista Rodrigo Ramos, é uma experiência imersiva onde, a partir de uma releitura artístico-tecnológica de um localizador de som acústico usado durante a Primeira Guerra Mundial, os sons da cidade são ouvidos, ampliados, gravados e mapeados, num movimento de (re)construção de espaços pela percepção e ressignificação dos ruídos e sons que constituem a experiência cotidiana das cidades. Ao integrar a programação do Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural, a exposição reflete a importância da sensibilidade artística com o intuito de repensar e compreender a experiência humana em diferentes tempos e espaços. Assim, a CAIXA Cultural segue seu propósito de oferecer à sociedade significativas expressões artísticas e experiências transformadoras, promovendo ações que verdadeiramente valorizam a arte e as Culturas Brasileiras; que respeitam as diretrizes de inclusão social, desenvolvimento econômico, social e humano; sustentabilidade, democratização, representatividade, pluralidade e experiência do público.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL



Rodrigo Ramos

Rodrigo Ramos é formado em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com mobilidade acadêmica na Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrando em Artes Visuais na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Artista multidisciplinar, atua como: Diretor Cinematográfico; Sound Designer para Cinema, Teatro e Dança; Ator, Performer, Músico e Artista Visual/Sonoro. Assina a criação sonora de diversos filmes premiados, principalmente com o Duo Strangloscope: “Documentário”, “Time Gap”, “Angelus Novus”, “Vazios Habitados”, “Movimento; “Aymberê; “Carcará” “No Justice, No Peace” e “Aqui onde tudo acaba”. Realiza seu primeiro filme “As Ruas e o Tempo” em 2013, vencedor do Prêmio Armando Carreirão (FUNCINE). Integrante do ERRO Grupo de Teatro desde 2012, percorrendo Santa Catarina, Brasil, EUA e Europa, com as peças: “Hasard”, “Geografia Inútil”, “Enfim um Líder” e “Jogo da Guerra”. Co-dirige a peça “Projeções” com Marcela Trevisan, circulando por SC em 2017/18.


Criador de trilhas sonoras para Dança: “Anatomía y Estrategia” (Natália Fernandes, 2016) e “Lamúria” (Marcela Trevizan/Zilá Muniz, 2019). Como Artista Visual/Sonoro, cria o “Espelho Sonoro” (vencedor do prêmio Elisabete Anderle de Artes Visuais de 2014 e 2019), expondo-o em diversos festivais: Bienal Internacional de Arte Digital – Oi Futuro/Rio de Janeiro e Casa do Baile/Belo Horizonte; MIS-SC; CIPS (Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades) – UFSC; CMC (Ciclo de Música Contemporânea) – Salvador e Influxos (Goethe-BA). Criador do projeto “À Deriva Sonora”, mapeamento sonoro e intervenções sonoras realizados em Florianópolis, Chapada da Diamantina, Salvador, Criciúma, Nova York e em Boston; teve a exposição de suas obras em O Sítio – Arte e Tecnologia (agosto 2019), no qual reside sua última obra “Roduchamp”, instalação interativa a partir da obra Roda de Bicicleta (1913) e Anemic Cinema (1926) de Marcel Duchamp. Atualmente desenvolve o projeto “Amazonia Revisited” com o apoio do Pro-Helvetia (Suíca) e Ibermúsicas, em parceria com o CMC (Ciclo de Música Contemporânea - Salvador); Membro Fundador do coletivo de arte ambiental, IHU, produzindo arte sonora voltado para rádio, ecoperformance e audiovisual. Integra também o Grupo de Pesquisa “ECOARTE” do PPGAV da UFBA.



ESPELHO SONORO Espelho sonoro é um projeto de pesquisa de arte em mapeamento sonoro com a intenção de proporcionar uma experiência imersiva nas paisagens sonoras das cidades. O Espelho Sonoro é uma releitura artístico-tecnológica de um localizador sonoro acústico utilizados durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1919). Tais objetos se assemelhavam a “conchas acústicas” e eram utilizados para localizar o movimento de aviões, navios e tanques no território de guerra. O Espelho Sonoro é colocado em lugares públicos para o uso de seus habitantes. O que buscamos é um desanestesiamento dos ouvidos com uma proposta de parar e ouvir o ambiente cotidiano, ampliar a escuta e o prazer de recortar o som de situações cotidianas e rotineiras, mas que carregam um novo significado com uma nova forma de ouvir. Após o centenário da Primeira Guerra Mundial, a pesquisa sobre os espelhos sonoros é motivada pela busca de uma releitura histórica e pela vontade de experimentar uma tecnologia em um contexto para além-guerra. Essa busca visa um apelo sensório pelo material num recorte que mescle passado e presente, como uma viagem sensória-crítica do tempo.


Este projeto foi idealizado pelo Sound Designer Rodrigo Ramos e possui 2 Prêmios Elisabete Anderle de Artes Visuais da Fundação Catarinense de Cultura, realiza em 2020 a circulação pelo Estado de Santa Catarina passando por 12 cidades. Participou da Gambiarra Sonora (Exposição do Museu da Imagem e do Som MIS-SC); 10ª Mostra Strangloscope (CIC -SC); Bienal Internacional de Arte Digital (Oi-Futuro/RJ e Casa do Baile/BH); Congresso Internacional de Pesquisa em Sonoridades (I CIPS/UFSC); CMC (Ciclo de Música Contemporânea – Salvador/BA); Influxos (Goethe - Salvador/BA); Festival Inflamável (Florianópolis/SC) e realiza a exposição individual na Caixa Cultural de Brasília em 2024, com visitação de 09/01 a 24/03/24 O Espelho Sonoro foi a sensação por onde passou, animando desde crianças até idosos para ouvir o som ambiente. Em praças e praias aos finais de semana o objeto não fica parado em nenhum segundo. Ele aguça a curiosidade e as pessoas param para ouvir e chamam os amigos, que explicam o projeto uma para outras, gritam ao longe pelo espaço para testarem a amplitude amplificada do som. O aparato faz as pessoas virarem performers e se desprenderem da vida cotidiana por uns minutos. O Espelho Sonoro chama atenção e atrai tanta gente mostrando uma prática incrivelmente simples. Parar e ouvir o som ao redor. Talvez seja o que o mundo precise. Parar e ouvir o som ao redor.


O aparato ficará exposto no

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

JARDIM DAS ESCULTURAS, podendo ser deslocado pelo

DIMENSÃO OBRA MONTADA

espaço.

Altura: 1,5m à 1,8m Largura: 1,2 x 1,8m

ITENS E DIMENSÕES: 2 Cones de alumínio - 1x0,6m Base giratória PVC - 0,5x02m Pedestal - 1,5m - 1,8m Fones de ouvido 2 Mangueiras – 0,5m cada


GALERIA PICCOLA I / OBRAS 20 OBRAS FOTOGRÁFICAS ENTRE AS MEDIDAS 40X60CM, 50X60CM E 50X50CM

AS FOTOGRAFIAS ACOMPANHAM QR-CODE COM OS SONS DE CADA LOCALIZAÇÃO E FONE DE OUVIDOS

Os sons poderão ser ouvidos em: https://soundcloud.com/ espelhosonoro/sets/espelho-sonoro-caixa-cultural-brasilia


clique na imagem para ouvir

BLUMENAU - SC

o sons dessa paisagem PARQUE RAMIRO RUEDIGER Dimensão: 50x50cm


clique na imagem para ouvir

BLUMENAU - SC

o sons dessa paisagem PRAÇA CARLOS GOMES Dimensão: 60x40cm


clique na imagem para ouvir

CAPIVARI DE BAIXO - SC

o sons dessa paisagem Dimensão: 50x40cm


clique na imagem para ouvir

CRICIÚMA - SC

o sons dessa paisagem PRAÇA DA REPÚBLICA Dimensão: 40x60cm


clique na imagem para ouvir

CRICIÚMA - SC

o sons dessa paisagem GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES Dimensão: 60x40cm


clique na imagem para ouvir

FLORIANÓPOLIS - SC

o sons dessa paisagem SAMBAQUI Dimensão: 60x40cm


clique na imagem para ouvir

FLORIANÓPOLIS - SC

o sons dessa paisagem LAGOINHA Dimensão: 60x40cm


clique na imagem para ouvir

JOINVILLE - SC

o sons dessa paisagem MORRO DO FINDER Dimensão: 60x40cm


clique na imagem para ouvir

JOINVILLE - SC

o sons dessa paisagem CASA DA MEMÓRIA Dimensão: 50x50cm


clique na imagem para ouvir

LAGES - SC

o sons dessa paisagem PARQUE JONAS RAMOS Dimensão: 50x50cm


clique na imagem para ouvir

LAGES - SC

o sons dessa paisagem REPRESA RIO CAVEIRAS Dimensão: 60x50cm


clique na imagem para ouvir

LAGUNA - SC

o sons dessa paisagem MOLHES DA BARRA Dimensão: 60x50cm


clique na imagem para ouvir

LAGUNA - SC

o sons dessa paisagem MORRO DE SANTA MARTA Dimensão: 40x60cm


clique na imagem para ouvir

SIDERÓPOLIS - SC

o sons dessa paisagem SALTO Dimensão: 50x50cm


clique na imagem para ouvir

TUBARÃO - SC

o sons dessa paisagem RIO TUBARÃO Dimensão: 50x50cm


clique na imagem para ouvir

URUBICI - SC

o sons dessa paisagem CASCATA VÉU DE NOIVA Dimensão: 60x40cm


clique na imagem para ouvir

URUBICI - SC

o sons dessa paisagem MORRO DO CAMPESTRE Dimensão: 40x60cm


clique na imagem para ouvir

SALVADOR - BA

o sons dessa paisagem LAGOA DO ABAETÉ Dimensão: 60x40cm


clique na imagem para ouvir

SALVADOR - BA

o sons dessa paisagem RIO VERMELHO Dimensão: 50x50cm


clique na imagem para ouvir

SALVADOR - BA

o sons dessa paisagem UFBA Dimensão: 50x50cm


GALERIA PICCOLA II / OBRAS 4 MONITORES 32 POLEGADAS 4 FONES DE OUVIDO 14 FOTOGRAFIAS/PORTA RETRATOS PEQUENOS EM TAMANHOS VARIADOS

Os vídeos apresentados nas 4 televisões se encontram em youtube/espelhosonoro

LOCALIZADORES SONOROS ACÚSTICOS Os localizadores sonoros acústicos foram utilizados nos períodos da Primeira Guerra (1914-1918) até 1940, como defesa antiaérea das maiores potências bélicas da época. Com o desenvolvimento do RADAR, seu uso tornou-se obsoleto. Acreditava-se que pessoas com deficiência visual teriam um maior desenvolvimento auditivo, assim sendo muitos soldados/ouvintes eram cegos. Esses aparatos serviram como inspiração para a criação do Espelho Sonoro.


INGLATERRA – 1930s

Dimensão: 20x20cm


HOLANDA – 1930s

Dimensão: 20x30cm


ALEMANHA – 1930s

Dimensão: 20x30cm


JAPAN – 1930s

Dimensão: 20x20cm


INGLATERRA – 1920s

Dimensão: 25x20cm


EUA – 1920s

Dimensão: 30x30cm


INGLATERRA – 1930s

Dimensão: 20x20cm


ALEMANHA – 1910s

Dimensão: 15x15cm


SUÉCIA – 1940s

Dimensão: 25x20cm


REPÚBLICA TCHECA – 1930s

Dimensão: 20x20cm


JAPÃO – 1930s

Dimensão: 15x15cm


RÚSSIA – 1930s

Dimensão: 15x10cm


INGLATERRA – 1930s

Dimensão: 15x15cm


REPÚBLICA TCHECA. – 1930s

Dimensão: 15x10cm


FICHA TÉCNICA

concepção, expografia, arte sonora, videos e fotografia

Rodrigo Ramos

Produção Local

Fernanda Assis

Design Gráfico e expografia Técnicos montagem Assessoria de Imprensa

Tiago Ribeiro H. Hardman Rodrigo Machado

Agradecimentos Adriana Ramos dos Santos, Cleusa Ramos dos Santos, José Antônio dos Santos, Fabiana Marques, Geneci Capitanio, Marcela Capitanio Trevisan, Valdocir Trevisan, Vicente C.T. Ramos dos Santos.


Saiba mais em: www.rodosound.com Espelho Sonoro (Youtube) @espelhosonoro


CAIXA Cultural Brasília / Galerias Piccola I e II SBS Q. 4, Lotes 3/4 - Asa Sul caixacultural.gov.br @caixaculturalbrasilia Informações: (61) 3206-9448

de 09 de janeiro a 24 de março de 2024 Visitação gratuita: terça a domingo, das 09h às 21h domingos e feriados, das 10h às 18h

AL

Patrocínio


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.