Catálogo Solisluna Editora 2018

Page 1

solisluna design editora 2018 BAHIA

BRASIL


Projetos de design editorial planejado e livros sob encomenda são o foco da Solisluna Design Editora para atender a instituições públicas e privadas. Museus, fundações culturais, empresas e corporações estão entre nossos clientes.


Solisluna Design Editora Atenta ao apelo étnico e à identidade brasileira modelada na diversidade, a Solisluna Design Editora, localizada no estado da Bahia, onde o Brasil começou, iniciou suas atividades em 1993, e desde sua criação tem se dedicado à edição de livros voltados para as expressões artísticas, culturais e históricas desse povo. São livros que tratam do patrimônio imaterial, arquitetônico e religioso, do meio ambiente, da pluralidade racial, de questões relacionadas às mudanças sociais e do fazer cotidiano de uma gente singular. A Solisluna se diferencia pela especial atenção que dedica ao design. Os projetos gráficos de seus livros reproduzem com criatividade esse contexto cultural brasileiro e baiano, ao tempo em que são também fortemente influenciados por ele. A editora, nesses anos de atividade, tem se caracterizado por difundir literatura de qualidade: prosa e poesia, romances, ensaios e estudos afrobrasileiros, livros de arte e infanto-juvenis.


Iêda Marques

lembranceiras, imaginário e realidade Autora: Iêda Marques A fotografia é a base da escrita de Iêda Marques. Agora as letras unem-se às imagens para contar da vida no sertão, das culturas itinerantes, lembranças cambiantes, imagens telúricas e realidade árdua. Tudo isso apresentado com humor. Essa é a viagem cultural e sentimental oferecida por este livro. 22 x 28 cm • capa dura • 152 págs. português • ISBN: 978-85-89059-46-6 Temas: Chapada Diamantina, fotografia, cultura e sertanejo.

Ieda Marques Nascida na cidade de Boninal na Bahia, é fotógrafa, e trabalha também em projetos ligados à educação, cultura popular, meio ambiente, articulação e mobilização comunitária com ênfase na agricultura familiar. Seu objetivo de vida e realização profissional, é documentar e revelar a riqueza cultural de regiões como a Chapada Diamantina e o Oeste baiano, mais conhecidas pela beleza natural, que se encontram nos biomas caatinga e cerrado. Durante os anos de 2004 e 2005, Iêda foi diretora do Parque Nacional da Chapada Diamantina.


Sorrisos Autor: Pierre Verger Pierre Verger tinha um jeito muito próprio de viver, com extrema simplicidade e despojamento total de bens materiais, o que lhe conferia um olhar diferente e afetuoso sobre o ser humano. Foi esta visão da vida que lhe possibilitou registrar a poesia do sorriso. Nas fotos deste livro estão registrados os lindos momentos de felicidade que Verger captou de pessoas na Oceania, Ásia, África e nas Américas. O livro Sorrisos

de Pierre Verger a lém das belas imagens do fotógrafo é permeado de frases e poemas para a reflexão sobre o sorriso, como disse Charles Chaplin “Um dia sem rir é um dia desperdiçado”. 17,5 x 17,5 cm • capa dura • 88 págs. português • ISBN: 978-85-89059-38-1 Temas: fotografia, pessoas, mundo e felicidade.

Pierre Verger Nassceu em Paris. A partir dos 30 anos, decidiu viajar pelo mundo com sua câmara Rolleiflex. De dezembro de 1932 até agosto de 1946, viajou pelo mundo sobrevivendo exlusivamente de fotografia. Colaborava com jornais, revistas, agências e centros de pesquisa. Chegou à Bahia em 1946, já contratado pela revista O Cruzeiro. Foi logo seduzido pela hospitalidade e riqueza cultural que encontrou na cidade de Salvador. Tornou-se um estudioso do culto aos orixás. A história, costumes e religião praticada pelos povos iorubás e seus descendentes, na África Ocidental e Bahia, passaram a ser seus temas centrais. A partir dos anos 1950, viveu entre as duas margens do Atlântico, Bahia e África.



Carybé & Verger Gente da Bahia

Texto: José de Jesus Barreto Ricamente ilustrado, conta a história de amizade e parceria de dois importantes artistas estrangeiros que adotaram a Bahia e contribuíram com a cultura afro-baiana: o artista plástico argentino Carybé e o fotógrafo e etnólogo francês Verger. Além de cuidadosa pesquisa histórica, a edição inova ao combinar fotos de Verger com desenhos de Carybé. Editado para a Fundação Pierre Verger, em junho de 2008, é o primeiro livro da trilogia Entre Amigos. Textos do baiano José de Jesus Barreto, em português e em inglês.

18/4/2008 15:47:06

24 x 24 cm • capa dura • 168 págs. português e inglês • ISBN: 978-85-89059-04-2 Temas: fotografia, pintura, amizade e Bahia.

As imagens destas páginas são parte integrante dos livros Carybé & Verger, Gente da Bahia e Carybé, Verger & Caymmi, Mar da Bahia. Os direitos autorais destas imagens são da Fundação Pierre Verger e do Instituto Carybé.

es

Série Entre Amigos


Série Entre Amigos

Carybé, Verger & Caymmi Mar da Bahia

Texto: José de Jesus Barreto Segundo título da trilogia Entre Amigos, editado para a Fundação Pierre Verger, Carybé, Verger & Caymmi – Mar da Bahia celebra a arte e, sobretudo, a grande amizade entre o artista plástico Carybé, o fotógrafo e etnólogo Verger e o músico Dorival Caymmi. Os três escolheram como temática principal a Bahia e o jeito de viver do povo local – na pesca, na capoeira, no candomblé e nas grandes festas populares. Textos do baiano José de Jesus Barreto, em português e em inglês. ISBN 978-85-88971-07-3

9 788588

24 x 24 cm • capa dura 168 págs. • português e inglês ISBN: 978-85-89059-07-3 Temas: fotografia, pintura, música, amizade, mar e Bahia.

971073

Cerca o peixe, bate o remo, puxa corda, colhe a rede, ô canoeiro puxa rede do mar...


Série Entre Amigos

Carybé, Verger & Jorge Obás da Bahia Texto: José de Jesus Barreto Neste terceiro livro, costurado por trechos do nosso escritor maior, Jorge Amado, o leitor encontrará magníficas imagens e desenhos de Verger e Carybé sobre o candomblé, e conhecerá um pouco sobre a crença nos Orixás. 1.8

Aplicação sobre fundos

10

A Logomarca Governo Federal pode ser aplicada sobre fundo claro ou escuro.

25

Uso preferencial.

6

Marca da Lei de Incentivo à Cultura

Assinatura do Ministério da Cultura, sempre acompanhada da marca do Governo Federal

24 x 24 cm • capa dura • 192 págs. português e inglês • ISBN: 978-85-89059-12-7 poderão ser aplicadas taMbéM seM Moldura,

não houver prejuízo de legibilidade • Para detalhessesobre a aplicação e o uso da marca do Governo Federal, consulte o manual disponível no sítio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) – http://www.secom.gov.br/sobre-a-secom/patrocinio/manuais Elementos de Design da Marca Governo Federal

Temas: fotografia, pintura, amizade, candomblé e Bahia.

Fevereiro 2011


Patrimônio Cultural do Brasil Cultural Patrimony of Brazil

Balé Folclórico da Bahia

Balé Folclórico da Bahia Patrimônio cultural do Brasil Texto: Gustavo Falcón (org.) Esta companhia de dança é um patrimônio cultural da Bahia, que ao longo de anos vem atuando no resgate, manutenção e recriação de manifestações populares. O Balé Folclórico da Bahia recupera a memória do imaginário simbólico do povo por meio de espetáculos cênicos inspirados em ritos sagrados, festas comemorativas e práticas cotidianas de trabalho, expressando-se nas mais variadas formas de danças, cantos, ritmos, dramatizações, jogos, brincadeiras, entre outras manifestações de origem regional. 30 x 40 cm • capa dura • 228 págs. português e inglês • ISBN: 978-85-89059-80-0 Temas: balé, dança, história, Bahia, folclore e cultura afro-brasileira.


Bailarino pesquisador intérprete Autora: Graziela Rodrigues A busca de uma realidade gestual como proposta estética dentro da poética de um corpo flexibilizado, escrito, musicado e entendido como humano, sobretudo, eis o que Graziela Rodrigues nos propõe. Mas não só. Propõe a busca da realidade gestual na poesia do cotidiano dos pés rachados em campos agrestes, garras substituindo presumíveis dedos, pés cravados na terra, raízes, rochas fortes como as almas de mulheres que sabem atravessar batalhas perdidas sem saber de derrotas. Que sem

dispor de sonhos, pois os ignoram, agarram a terra com os pés e com ela esculpem meninos e meninas banhados na saliva do amor. Ventres e pés redentores, recriando pulsares de gentes paridas por lobas famintas, jibóias flutuantes, quem sabe. 20 x 27 cm • brochura • 232 págs. português • ISBN: 978-85-89059-86-2 Temas: dança, dança contemporânea e balé.

LANÇAMENTO

Graziela Rodrigues Nascida em Belo Horizonte (MG), professora titular do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no qual atua na Graduação em Dança e no Programa de pós-graduação Artes da Cena. Artista da Dança, Psicóloga, Doutora em Artes. Realizou trabalhos como bailarina, atriz, coreógrafa, roteirista e diretora de espetáculos. Participou de apresentações no Brasil e no exterior. Fez parte do Ballet Teatro Minas (MG) e Ballet Stagium (SP). Dedicou-se à pesquisas de manifestações culturais brasileiras e à sistematização do método de pesquisa e criação em dança.


O curioso destino de Rita Quebra-Cama e outros contos Autor: Ricardo Ishmael Ilustrador: Juraci Dórea O livro reúne sete contos de ficção, incluindo aquele que dá título à obra. As histórias são ambientadas no sertão nordestino, mas tratam de temas universais: disputa pela posse de terras, conflitos armados, dramas de família, relações amorosas, lendas populares. Violência, tragédia e realismo fantástico estão presentes em algumas narrativas, que também trazem aspectos pitorescos da vida no sertão contados de forma ágil, direta. As personagens e seus dilemas, embora saídos inteiramente da imaginação do autor, compõem um recorte fiel, dinâmico e atemporal das experiências de mulheres e homens sertanejos. 15 x 21 cm • brochura • 144 págs. português • ISBN: 978-85-89059-90-9 Temas: contos, sertão, mistério e Bahia.

Ricardo Ishmael Nasceu em Serrinha, cidade do semiárido baiano. Descobriu nos livros, ainda criança, uma paixão que o acompanharia desde então. Passou pela curso de História na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e, logo em seguida, formou-se em jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista. Conheceu as técnicas de roteiro para TV, cinema e vídeo numa pós-graduação na Faculdade Jorge Amado, em Salvador. Trabalha desde 2001 na Rede Bahia de Televisão, empresa do grupo Rede Bahia de Comunicação, afiliada à Rede Globo. Há sete anos é apresentador-titular do telejornal Jornal da Manhã, além de repórter e editor.


Ilustração: IJuraci Dórea


Perdidos & achados

Fátima Santa Rosa

Autora: Fátima Santa Rosa Perdidos e Achados traça paralelos entre o trabalho da psicoterapia e a escuta poética – uma escuta aberta ao devir, ao inusitado desconcertante, surpreendente e misterioso que pode se revelar de repente nas/das entrelinhas do supostamente conhecido. A poesia é convidada de honra. E uma relação de intimidade e desafio, escuta e diálogo com a poesia é apresentada como possibilidade de se produzir o que Jung chamou de a coisa eficaz: uma experiência transformadora/renovadora. Cultivar e manter em movimento o diálogo interior e a importância da reflexão sobre o processo de escutar são a respiração deste livro. Aqui a escrita nasce do pensamento-fantasia – caminho intermediário – e cria um texto composto de fragmentos que conversam entre si e convidam a uma leitura interativa.

15 x 21 cm • brochura • 128 págs. português • ISBN: 978-85-53300-00-6 Temas: psicologia, psicoterapia e poesia.

LANÇAMENTO

Fátima Santa Rosa Nascida em Itapetinga, na Bahia, é psicóloga clínica, graduada pela Universidade Federal da Bahia, analista Junguiana formada pelo Instituto de Psicologia Analítica da Bahia, Membro-Analista da Associação Junguiana do Brasil (AJB) e da International Association for Analytical Psychology (IAAP). Trabalha como psicoterapeuta há mais de trinta anos. Nascida numa família na qual a imaginação, os causos, as histórias, a música, as piadas e a poesia estavam sempre por perto, mantém essa proximidade constante e assim fez parte do grupo de contação de histórias Tinga Salomenga, e participa do grupo Cia Subversiva de Dizedores de Versos.


Seguindo as trilhas de um livro Autor: Jonar Brasileiro E os moinhos do tempo continuaram a girar suas pás quixotescas... Dos próximos sete ou oito meses da nossa vida em comum, que contar? Desde que a paixão fora submetida à condição de brincadeira, que acrescentar sobre os jogos com os quais ocupávamos seu lugar? Das nossas vidas individualmente dispostas, Low-tar continuava a pintar seus quadros incompletos, oferecendo a tela do seu corpo para mais alguns detalhes de paisagens. Eu, por meu lado, ia escrevendo os meus contos, sem o prazer leviano dos seis livros publicados por Carlos Golfão e sem a paixão compulsiva do último (por conta da qual o assassinei em minha vida), tratando-os como as peças literárias que eram. Estava aprendendo sobre literatura muito mais do que seria possível apreender da vida.

15 x 21 cm • brochura • 272 págs. português • ISBN: 978-85-5330-002-0 Temas: literatura, romance e ficção. •

LANÇAMENTO

Jonar Brasileiro É escritor, editor, roteirista e inventor de equipamentos culturais fabricados com material reciclado. Publicou Um Livro do Livro e O Papel e a Ideia em parceria com Edson Calmon. Léo e Lia, A Magia do Lixo, Galera do Bem, Cartinha da Terra, A História da minha Geografia e Pode Entrar: A Porta Está Aberta, com Kátia Rocha. Escreveu também O Náufrago da Ilha do Meio, O Presente de Zé Doidinho e O Bicho. Alguns desses livros foram adotados por escolas públicas e particulares, de Salvador e sua região metropolitana, Belo Horizonte e João Pessoa. É sócio da Rede Educare e recentemente concebeu o Mundo Ecolux, para desenvolver projetos de ambientação lúdica de interiores e fabricar mobiliário conceitual, cenográfico e ecológico. Sua alegoria romanesca, Seguindo as Trilhas de um Livro, integra uma trilogia da qual farão parte os títulos O Assassino de Textos e A História dos Últimos Dias.


Terreiro do Bogum Autor: Everaldo Conceição Duarte A excepcionalidade e o interesse do livro Terreiro do Bogum - Memórias de uma comunidade Jeje-Mahi na Bahia, de Everaldo Conceição Duarte, deve-se ao fato de ele tratar da memória do Bogum, um Terreiro fundado por africanas e africanos no século XIX, que, junto à Casa irmã da Roça do Ventura, em Cachoeira, se erige hoje em matriz ou modelo ritual do Candomblé de nação Jeje-Mahi na Bahia e no Brasil. Assim, este livro nasce como uma contribuição preciosa ao patrimônio da cultura afrodescendente, porque se trata da história do Candomblé Jeje contada “de dentro”, pela voz de um dos seus filhos, membro de uma das linhagens mais ilustres dessa tradição religiosa. Enquanto testemunho de experiência vivida, seu valor histórico é inapelável, mas ele também traz a carga afetiva da memória pessoal, que evoca um passado coletivo de sofrimento e resistência, de adversidade, luta e conquista cotidiana, de solidariedade e dignidade. Nesse sentido, a palavra clara do Agbagigan, ao trazer à luz

Everaldo Conceição Duarte

Memórias de uma comunidade Jeje-Mahi na Bahia

fragmentos da sua recordação subjetiva, nos regala com visões reveladoras do passado do povo negro brasileiro como um todo. Uma dádiva singular que o leitor que enveredar pelas suas páginas vai celebrar. 15 x 21 cm • brochura • 112 págs. português • ISBN: 978-85-5330-001-3 Temas: candomblé, terreiro, memórias, afro-brasileiro e ancestralidade. •

LANÇAMENTO

Everaldo Conceição Duarte Nascido em 1937, cresceu vivendo as transformações ocorridas na paisagem social econômica e religiosa na comunidade chamada Bogum, desde os anos quarenta. Neto carnal de Maria Valentina, Mãe Runhó, sobrinho carnal de Maria Evangelista, Gamo Lokossi, ambas dirigentes dessa comunidade, cada uma a seu tempo, foi suspenso para Ogã Agbagigan em 1942 e confirmado, após muitas reflexões e pesquisas. Desde então, tem se voltado ao trabalho de orientação e a contar histórias aos mais novos e interessados na questão afro religiosa do lado do Jeje. Nesse universo de palestras, esteve contando histórias e estórias, palestrando na Argentina, no Benin, em Cuba, em Nova Iorque e em vários estados do Brasil.


Série Traços do Encantamento

Candomblé da Bahia

Resistência e identidade de um povo de fé Autor: José de Jesus Barreto mesmo tão presente: a religião e o culto aos Orixás nos terreiros de candomblé da Bahia. Axé. 15 x 21 cm • brochura • 96 págs. português • ISBN: 978-85-89059-16-9 Temas: religião, candomblé, irmandades, terreiros, orixás e sincretismo.

José de Jesus Barreto Nascido em Salvador, José de Jesus Barreto vive de seus escritos desde 1970, quando começou no jornalismo impresso, jornais e revistas. Passou também por rádio, tevê e escreve livros. Pela Solisluna Editora, é autor dos textos da trilogia ‘Entre Amigos’ / Fundação Pierre Verger: “Carybé & Verger – Gente da Bahia”, “Carybé, Verger & Caymmi – Mar da Bahia” e “Carybé, Verger & Jorge – Obás da Bahia”. Pela mesma editora lançou “Candomblé da Bahia – Resistência e Identidade de um Povo de Fé” e “Cacimbo – Uma experiência em Angola”. Em parceria com o jornalista Otto Freitas, escreveu dois volumes da coleção ‘Gente da Bahia – Perfis’ da Assembléia Legislativa da Bahia; um sobre o pintor Carybé e o outro sobre Mestre Pastinha, o criador da Capoeira de Angola.

Fotografias: Isabel Gouvea. Ilustrações: Enéas Guerra

A intenção deste livro é somente apontar uma trilha, acender uma chama, apagar o medo e, com a licença e as bênçãos dos Orixás (santos, voduns, inquices, caboclos, encantados, anjos da guarda), abrir uma porta, uma fresta que seja, para a percepção, sem preconceitos, de um mundo diferente, mágico e real, rico e pouco conhecido,


Série Traços do Encantamento

Cacimbo Uma experiência em Angola Autor: José de Jesus Barreto Cacimbo é o estio. Estação sem chuvas em Angola, que se estende de maio ao fim de agosto. O “caximbo”, como pronunciam os angolanos, torna-se um estado d’alma, secura, poeira que tudo impregna e uma profunda saudade. Este livro, na linguagem de um jornalismo literário tipicamente baiano, retrata as heranças e dessemelhanças entre Luanda e Salvador, cidades fêmeas, filhas das águas, captadas no cacimbo de 1998: Angola é avó da Bahia e dengo tem origem banto-quimbundo, resume o autor. São quase reportagens, quase poemas, como assim se mostra o imbudeiro (baobá) – árvore símbolo de Angola, de raízes profundas, tronco largo e ramagem rala. Seus galhos restam desfolhados, ressequidos e empoeirados durante o cacimbo, como a paisagem, as coisas, os entes... Angolanos tempos.

15 x 21 cm • brochura • 96 págs. português • ISBN: 978-85-89059-25-1 Temas: Angola, Luanda, Salvador, cultura e história.

José de Jesus Barreto Nascido em Salvador, José de Jesus Barreto vive de seus escritos desde 1970, quando começou no jornalismo impresso, jornais e revistas. Passou também por rádio, tevê e escreve livros. Pela Solisluna Editora, é autor dos textos da trilogia ‘Entre Amigos’ / Fundação Pierre Verger: “Carybé & Verger – Gente da Bahia”, “Carybé, Verger & Caymmi – Mar da Bahia” e “Carybé, Verger & Jorge – Obás da Bahia”. Pela mesma editora lançou “Candomblé da Bahia – Resistência e Identidade de um Povo de Fé” e “Cacimbo – Uma experiência em Angola”. Em parceria com o jornalista Otto Freitas, escreveu dois volumes da coleção ‘Gente da Bahia – Perfis’ da Assembléia Legislativa da Bahia; um sobre o pintor Carybé e o outro sobre Mestre Pastinha, o criador da Capoeira de Angola.


Série Traços do Encantamento

Imagens da diáspora Autores: Goya Lopes e Gustavo Falcón Durante três séculos, milhões de africanos foram obrigados a sair de suas terras para trabalharem como escravos na América colonial. O Brasil recebeu a maior parte deles – cerca de cinco milhões de indivíduos. Essa diáspora negra resultou numa experiência inovadora, misturando raças e gerando um povo novo no continente americano. Este livro resgata a trajetória africana no Brasil e ressalta a singularidade e a beleza do legado afro-brasileiro, aqui representado pelo traço inconfundível do trabalho da designer Goya Lopes, acompanhado por textos esclarecedores do historiador Gustavo Falcón. 15 x 21 cm • brochura • 80 págs. português e inglês • ISBN: 978-85-89059-26-8 Temas: África, diáspora, escravidão, cultura, afro-brasileiro e ancestralidade.

Gustavo Falcón Baiano, natural da cidade de Salvador, é Doutor em História, jornalista, escritor e Professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Dirigiu várias publicações culturais, entre as quais a Revista da Bahia e a revista Afro-Ásia, do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA. É autor do livro “Coronéis do Cacau” e coautor do livro “Imagens da Diáspora” juntamente com a artista Goya Lopes, ambos publicados pela Solisluna Editora.

Goya Lopes Nasceu em Salvador, Bahia e formou-se em Belas Artes, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estudou design em Florença na Itália. Em 1986 criou a marca Didara Design Goya Lopes, com um conceito artístico que usava a estamparia para contar a história da ancestralidade afro-brasileira. Em 1993 ganhou o prêmio Museu da Casa Brasileira. Em 2008 apresentou a exposição “Ancestralidade Africana no Brasil” em Chicago, cujos desenhos e textos compõem o livro “Imagens da Diáspora”. Em 2010, lançou a marca Goya Lopes Design Brasileiro.


Minha vida com o poeta Autora: Gessy Gesse Gessy Gesse, conta aqui a sua história de mulher, atriz e esposa de Vinicius de Moraes, num cotidiano de convivência nunca antes conhecido. O livro tem como particularidade revelar como os 7 anos vividos em Salvador, na companhia da “Morena Flor”, em casa construída por ele em Itapuã, mudaram a forma de ser do poeta carioca. Vinicius e sua obra sofreram forte influência da terra, após o encontro e a convivência com pessoas como

Mãe Menininha, Calazans Neto, Jorge e Zélia Amado, Camafeu de Oxóssi, Nilda Spencer, Rubinho dos Carnavais, Olga de Alaketu, Walter Queiróz e diversos músicos com os quais criou e difundiu o afrossamba. 16 x 23 cm • brochura • 240 págs. português • ISBN: 978-85-89059-49-7 Temas: Vinícius de Moraes, música, poesia, história e amor.

Gessy Gesse Natural de Salvador, Bahia, trabalhou como atriz em diversos filmes e peças teatrais desde 1961. Produziu e dirigiu espetáculos musicais e teatrais. Entre 1969 e 1976, conviveu com o poeta Vinicius de Moraes, tornando-se sua sétima esposa e uma de suas relações mais longas. Ao vir morar na Bahia, o poeta conheceu personagens importantes da vida baiana, que passaram a fazer parte de suas músicas e a inspirar sua poesia. Nos últimos anos, a atriz vem se dedicando à produção e coordenação de projetos sociais voltados ao resgate da autoestima junto à população idosa do Pelourinho.


Quem é você? Além do que pensa que é! Autora: Norma Teixeira Vicente Há muito Conhecimento para lembrar. O que a autora apresenta neste livro é apenas um pouco do que foi lembrando através da meditação diária, e o que alguns Seres Superiores a ajudaram a lembrar: a nossa origem cósmica e as leis que a sustentam, os 19 Universos e como nos projetamos neles, nossas habilidades além da matéria, a importância do Amor no nosso viver diário e a presença dos Sons Cósmicos no nosso corpo. Norma convida-lhe a abrir um espaço na sua mente concreta para refletir sobre essas possibilidades e informações que relata e que já estão em você. 16 x 23 cm • brochura • 416 págs. português • ISBN: 978-85-89059-75-6 Temas: autoconhecimento, universos, cosmologia e espiritualidade.

Norma Teixeira Vicente Nascida em Senhor do Bonfim na Bahia, a autora é professora de línguas, artista plástica, terapeuta e arteterapeuta. Graduou-se em Letras pela Universidade Católica de Salvador (UCSal), estudou artes no Istituto per L’Arte e Ristauro em Florença na Itália, Pintura Espontânea com Susan Bello em Brasilia, graduou-se em Dinâmica Energética do Psiquismo - DEP e Pós graduou-se em Arteterapia no Instituto Junguiano da Bahia. Aprendeu a pintar aos 9 anos de idade e percorreu um longo caminho de Artes Plásticas que lhe legou alguns prêmios no Brasil e no exterior.


Tamar

Tartarugas marinhas, passado, presente e futuro pela vida Textos e fotografia: Projeto Tamar Pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção, é a principal missão do Tamar, que protege cerca de 1.100km de praias, em 25 localidades em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove estados brasileiros. 17,5 x 17,5 cm • capa dura • 84 págs. português e inglês • ISBN: 978-85-89059-77-0 Temas: tartarugas marinhas, proteção, natureza e história.


Viva Saveiro

Patrimônio naval da Bahia Texto: Carlos Ribeiro e Pedro Bocca Fotografia: Nilton Souza O livro aborda aspectos históricos e geográficos relacionados à existência dessa embarcação e ao seu habitat: as numerosas cidades, vilas e povoados que percorria em sua faina diária. Ressalta a marca profunda deixada na paisagem cultural do estado, refletida nas artes plásticas, na música, no cinema, na literatura e na fotografia; aspectos ecológicos, econômicos e tecnológicos envolvidos na sua fabricação; a importância estratégica de sua participação em eventos históricos, a exemplo da luta

pela Independência do Brasil, e as práticas admiráveis ligadas à vida no mar, incluindo as surpreendentes técnicas de navegação transmitidas de pai para filho, bem como aspectos relacionados ao armazenamento de produtos, à higiene e à alimentação feitas a bordo. 30 x 28 cm • capa dura • 132 págs. português e inglês • ISBN: 978-85-89059-56-5 Temas: Baía de Todos-os-Santos, embarcações, saveiros e história.


Um século de jornalismo na Bahia 1912 - 2012 Texto: Carlos Ribeiro O livro “Um século de jornalismo na Bahia” apresenta um panorama dos acontecimentos registrados nas páginas do Jornal A Tarde nas edições de cem anos, publicadas entre 15 de outubro de 1912 a 15 de outubro de 2012. Com relato resumido na visão do jornalismo diário, estão os principais fatos e notícias da Bahia, do Brasil e do mundo. Ilustrado com mais de 600 imagens a edição de arte desta publicação está em sintonia com os avanços da tecnologia gráfica

durante o período de cem anos do jornal A TARDE, a evolução da composição tipográfica e o uso da fotografia e das ilustrações. O design do livro apresenta as matérias, recortes, títulos e leads nos tipos originais utilizados em cada etapa da história do jornal. 28 x 30 cm • capa dura • 200 págs. português • ISBN: 978-85-89059-53-4 Temas: jornalismo, jornal A tarde, história e Bahia.


Jorge Sanmartin O fantástico mundo da bola Autor: Jorge Sanmartin A paixão pela palavra, pelo microfone e pela bola, o fascínio pelo rádio, pela frase precisa, bem dita e pelo futebol compõem o cardápio dessa obra, Jorge Sanmartin – O fantástico mundo da bola, perfil do personagem e memórias de 50 anos de vida profissional de Sanmartin, o Super San: radialista, jornalista, comunicador e cidadão

decente, profissional correto, repórter obstinado pela informação, em busca nunca acabada de perfeição, compromissado com o ouvinte, o leitor, o seguidor cativo. Mais que isso, este livro é um canto de louvor aos amigos de estrada, também de críticas aos descaminhos, e um agradecimento a certos amores de vida: a bola, o rádio, a música, as boas companhias e as palavras, benditas. 15 x 21 cm • brochura • 128 págs. português • ISBN: 978-85-89059-82-4 Temas: futebol, história, jornalismo, Bahia e copas do mundo.

Jorge Sanmartin Baiano de Salvador, é radialista e jornalista. Começou sua trajetória nas Rádios Cultura da Bahia, Cruzeiro da Bahia e, mais tarde, na Cultura de Feira. Integrou a equipe da Rádio Sociedade de Feira e da Rádio Sociedade da Bahia no final dos anos 60. Em 1970 trabalhou na Rádio Excelsior da Bahia, nos jornais A Tarde, Tribuna da Bahia e Jornal da Bahia e, em 1981, voltou à Rádio Sociedade da Bahia. Na TV Itapoan, comandou o programa “Câmera 5”. Fez narrações de carnaval na TV Bahia. Foi fundador e diretor das rádios CBN Bahia e Cristal AM. Na Federação Bahiana de Futebol foi assessor da presidência, do setor de imprensa e gerente técnico. Trabalhou na Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e, atualmente, atua na TV Educativa (Irdeb), onde participa dos programas “Cartão Verde” e “TVE esportes”.


CasaTempo Autora: Sonia Rangel Um livro de arte de design encantador para interessados em processos criativos e nas artes de um modo geral. Seu corpus poético já inspirou performances e espetáculos de teatro. A autora, professora da Escola de Belas Artes e da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, reúne duas linguagens distintas em 63 desenhos em técnica de bico de pena e aguadas de nanquim e dezesseis poemas em versos livres. 28 x 23 cm • capa dura • 104 págs. português • ISBN: 85-89059-02-2 Temas: arte, pintura e poesia.

Sonia Rangel Natural do Rio de Janeiro, reside em Salvador desde 1970. É artista plástica e atriz. É Professor Associado e Permanente no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – Escola de Teatro; e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Escola de Belas Artes, ambos na Universidade Federal da Bahia. É pesquisadora vinculada no diretório de grupos do CNPQ ao Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade (GIPE-CIT) e ao Dramatis: Mídias, Teorias, Crítica e Criação. É sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Abrace).


Olho desarmado

Objeto poético e trajeto criativo Autora: Sonia Rangel Terceiro livro de Sonia Rangel, professora universitária e artista carioca radicada na Bahia, Olho Desarmado reúne poemas, pinturas, desenhos e fotografias. Edição de luxo, com design diferenciado nas divisórias dos capítulos. A obra de arte vem acompanhada de um ensaio, no qual a autora investiga o trajeto dos processos criativos com o auxílio de textos acadêmicos e artísticos. É parte e consequência do projeto de pesquisa “Imaginário e Processos de Criação”, vinculado ao Programa de PósGraduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. 23 x 23 cm • capa dura • 132 págs. português • ISBN: 85-89059-17-6 Temas: arte, pintura e poesia.


Trajeto criativo Autora: Sonia Rangel Trata-se de um ensaio sobre Processos de Criação no qual Sonia Rangel, ao discorrer sobre operações poéticas, vai revelando o urdimento de ciclos de seu trabalho como artista. Estabelece diálogo com uma clave de autores sobre jogo, imagem e memória articulados ao processo de criar. Ao partilhar seu pensamento em trajeto, emergem as muitas dimensões implicadas num fazer-refletir poético, desenha um “método” como caminho instigante, da prática artística como pesquisa, fazendo aparecer uma “pedagogia” original e híbrida, na qual desvela como integra sua criação literária, visual e cênica. Acompanha e pontua o ensaio desenhos da própria autora. 12,5 x 19 cm • brochura • 80 págs. português • ISBN: 978-85-89059-70-1 Temas: arte, pintura e criação.


Protocolo lunar texto dramático para atores, bonecos e objetos Autora: Sonia Rangel Encenado pelo grupo Os Imaginários, Protocolo Lunar levou essa fantasia cênica a seus já milhares de espectadores, em diversas temporadas, mostras e festivais. Agora, com sua publicação em livro, o texto se oferta à encenação virtual que todos nós produzimos no ato da “simples” leitura. Cada um poderá percorrer seu quintal particular, conectá-lo a esses amores

e estrepolias cósmicas, e descobrir que o “mundo da Lua”, antro de loucos e crianças, nada mais é que nosso palco interno, um tablado de sonho onde o desejo está sempre a dançar. 12,5 x 19 cm • brochura • 96 págs. português • ISBN: 85-89059-71-8 Temas: arte, teatro, criação e atores.


Xing Ling: Made in China Autor: Victor Mascarenhas Governos e pessoas controladas por grandes corporações, caos urbano e especulação imobiliária desenfreada. Parece o noticiário do dia, mas é o pano de fundo de “Xing Ling made in China”, uma ficção científica alegórica, farsesca, debochada e política que marca a estreia de Victor Mascarenhas como romancista. Em meio a terroristas traficantes de drogas sintéticas, santos barrocos de plástico, baianas fortemente armadas e burocratas chineses, Xing Ling nos leva para um futuro, cada vez mais presente, onde nada é o que parece ser e tudo parece ser algo que não é. 12,5 x 19 cm • brochura • 80 págs. • português • ISBN: 978-85-89059-51-0 Temas: Salvador, Pelourinho, ficção, trama, chineses e governo.

Um certo mal-estar Autor: Victor Mascarenhas Terceiro livro de contos de Victor Mascarenhas e o autor segue fazendo o que o escritor Fausto Fawcett definiu como “Um passeio dantesco por vidinhas que andam em círculos de imobilidade mental, social, sentimental. Pessoas cujos corações transformaram-se em bombas-relógio prontas a explodir por qualquer motivo”. São treze contos em que a narrativa incisiva, cinematográfica e carregada de ironia de Victor Mascarenhas se faz presente, num voo rasante por sobre personagens, cenários e conflitos ordinariamente surpreendentes. 12,5 x 19 cm • brochura • 96 págs. • português • ISBN: 978-85-89059-73-2 Temas: contos e conflitos.

Victor Mascarenhas Natural de Salvador, Bahia. Formado em Comunicação, com pós-graduação em Roteiros para TV e Vídeo, o autor é escritor e roteirista, além de atuar como professor e publicitário. Publicou os livros de contos “Cafeína”, vencedor do Prêmio Braskem Cultura e Arte, e “A Insuportável Família Feliz”. É autor do roteiro da HQ “Billy Jackson”, com desenhos do artista Cau Gomez. Publicou com a Solisluna Editora “Xing Ling Made in China”, seu primeiro romance e “Um Certo Mal-Estar”, seu terceiro livro de contos.


Treze Contos Reais Autor: José de Jesus Barreto Ilustrador: Enéas Guerra

ilustrações

Enéas Guerra

A literatura baiana existe. ‘Treze Contos Reais’ é prova. Nos temas abordados, no palavreado e ritmo do escrito, nos traços desassombrados de Enéas Guerra, nas cores e edição da Solisluna, no jeito de observar e compreender as ocorrências desse mundo sem fronteiras entre o aqui e o acolá, o deleite e o assombro. Esta obra tem gosto de mistério e mistura, coisas da Bahia. 12,5 x 19 cm • brochura • 96 págs. português • ISBN: 978-85-89059-92-3 Temas: contos, literatura baiana e sertão.

José de Jesus Barreto Jornalista e escritor, sobrevive de brincar com palavras. Jornais, revistas, rádio, tevê, livros, sites/redes... Na Solisluna Editora é autor dos textos da trilogia Entre Amigos: “Carybé & Verger – Gente da Bahia”, “Carybé, Verger & Caymmi – Mar da Bahia” e “Carybé, Verger & Jorge – Obás da Bahia”. Pela editora lançou também “Candomblé da Bahia – Resistência e Identidade de um povo de fé”, “Cacimbo – Uma experiência em Angola” e o infantojuvenil “Pastinha – O menino que virou Mestre de capoeira”, ilustrado por Cau Gomez. Em parceria com o jornalista Otto Freitas, escreveu dois volumes da coleção “Gente da Bahia/perfis“, da Assembleia Legislativa do Estado: um sobre o artista plástico Carybé e outro sobre Mestre Pastinha, o criador da capoeira Angola.


Maratonas Um olhar cultural sobre as cidades Autor: Ney Cayres Narrando as corridas nas cidades que mais lhe deram prazer, Ney Cayres descreve sua arquitetura, literatura, gastronomia, histórias engraçadas que aconteceram durante as competições, fatos históricos e detalhes técnicos da evolução do atletismo. Neste livro fica evidente que, muito além de organizar maratonas, as cidades oferecem uma diversidade de situações que interessam aos mais variados desejos, expectativas e curiosidades, enriquecendo e corroborando a máxima do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna: “O importante não é vencer, é participar.” 15 x 21 cm • brochura • 128 págs. português • ISBN: 978-85-89059-62-6 Temas: esporte, maratonas, cultura e viagens.

Ney Cayres Nasceu em Tanhaçu, Bahia e é dentista com pósgraduação em Ortodontia na New York University. Maratonista de longa data, correu sua primeira prova ainda muito jovem, nos tempos de faculdade no Rio de Janeiro, a Maratona Atlântica Boavista/Jornal do Brasil em 1980. Nos últimos trinta anos, já correu em cinco continentes, colecionando mais de oitenta maratonas. Participou também de várias meias maratonas, corridas rústicas e ultramaratonas.


Notas mínimas Autora: Katherine Funke Ilustrador: Enéas Guerra Coletânea de microcontos da jornalista Katherine Funke, catarinense radicada na Bahia. São narrativas curtas que abrangem momentos sublimes de uma vasta gama de situações humanas, a maioria delas em circunstâncias bastante comuns, como uma caminhada pela rua, a fila de um banco ou a espera em um aeroporto. Ilustrado pelo designer Enéas Guerra com traços de bico de pena digital. 12,5 x 19 cm • brochura • 128 págs. português • ISBN: 978-85-89059-23-7 Temas: microcontos e ficção.

Katherine Funke Nascida em Joinville, Santa Catarina, é jornalista, escritora e compositora. Foi morar em Salvador, Bahia, aos 22 anos de idade e, desde 2003, atua como repórter em jornais e revistas. Em 2006, foi contemplada com um prêmio do Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística. Em 2009, foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo e venceu o edital de apoio à criação literária da Fundação Pedro Calmon da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Com a Solisluna Editora publicou o seu primeiro livro, “Notas Mínimas” e o e-book “Viagens de Walter”.


A Baiana do cais do porto Autor: João Bosco Quirelli Uma colcha de retalhos da vida baiana. Talvez seja esta a melhor síntese deste romance. Zulmira é o retrato-símbolo da baianidade. Baianidade de uma gente que transcende o simplesmente viver por viver; que passa pelas pedras e espinhos da vida sem se arranhar; que irradia calor humano e encanto, apesar das vicissitudes, das

armadilhas do cotidiano. Zulmira é o encanto e a magia, a sabedoria e a alegria, o amor transbordando, superando, transformando. 15 x 21 cm • brochura • 144 págs. português • ISBN: 978-85-89059-66-4 Temas: Bahia, Salvador, baiana de acarajé, romance e amor.

João Bosco Quirelli É natural de Lorena, São Paulo. Reside na Bahia desde 1980. Durante alguns anos, serviu à Aeronáutica como sargento nas Bases Aéreas de Recife e Salvador. É Engenheiro Civil com larga experiência em obras públicas e habitacionais. Na adolescência, escreveu sua primeira peça de teatro, e desde então escreve regularmente. É também poeta, e teve o seu primeiro romance, “A Baiana do Cais do Porto”, publicado pela Solisluna Editora.


Marce Autora: Gláucia Lemos Mirando o espelho do tempo, Gláucia Lemos encara nesta obra “Marce” as rugas da alma humana, esculpindo-as com letras que talham sulcos ora profundos ora delicados frisados pelo embate entre perdas e ambições, laços e desenlaces, sonhos tolhidos e rupturas de personagens de uma família que se reencontram depois de 26 anos de dispersão para discutir e assinar um testamento. A distância do passado os oprime e faz deles estranhos a se expor em doloridas lembranças. 15 x 21 cm • brochura • 144 págs. português • ISBN: 978-85-89059-54-1 Temas: ficção, família e conflitos.

Gláucia Lemos É escritora, nascida em Salvador, Bahia. Graduou-se em Direito, vindo a pós-graduar-se em Crítica da Arte. Estudou música e artes plásticas. Lecionou História da Arte e Estética na Escola de Belas Artes de Maceió, Alagoas. Deixou a advocacia, dedicando-se à literatura e ao jornalismo. Publicou ensaios e críticas no jornal A Tarde e na Tribuna da Bahia. Estreou, em 1979, com um livro de contos ilustrado pela própria autora, seguindo-se 35 outros títulos, dos quais os 21 infanto-juvenis, ao lado de outros livros de contos, participações em antologias, ensaios, novelas, poesias infantis, poemas e 4 romances premiados.


Adonias Filho A força da terra Autora: Ludmila Bertié Com estilo solto, observações lúcidas, suficiente pesquisa, Ludmila Bertié logra êxito quando tira do esquecimento a vida de Adonias Filho. Informa lances que contribuíram na construção de seus belos livros. É o que se absorve depois da leitura dessa biografia do autor renomado, erguida na escrita fluente, da qual se

tornam visíveis as origens, a formação da sensibilidade e a consolidação dos valores do escritor magnífico. 15 x 21 cm • brochura • 184 págs. português • ISBN: 978-85-89059-74-9 Temas: biografia, escritor e história.

Ludmila Bertié Nasceu em Salvador na Bahia. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ludmila é sobrinha-neta de Adonias Filho. Cresceu ouvindo histórias sobre o escritor, mas só foi conhecer os seus livros quando cursava faculdade de jornalismo. A escritora trabalhou em projetos de Comunicação do governo de Angola, morando dois anos em Luanda. No Brasil, foi apresentadora, editora-chefe, chefe de reportagem e repórter nas Redes Bandeirantes e Record de Televisão. Com quase vinte anos de jornalismo, Ludmila também fez curso de moda no London College Fashion da University of the Arts London, em Londres, Inglaterra.


Coronéis do cacau Autor: Gustavo Falcón Nova edição revisada da pesquisa do historiador Gustavo Falcón sobre o coronelismo na Bahia. O poder em torno do cultivo e do comércio de cacau atingiu o apogeu durante a República Velha (18891930), mas permaneceu ainda por muito tempo, até meados do século XX. O autor discorre especialmente sobre a formação histórica do mandonismo e seus efeitos sobre a região de Ilhéus, principal centro da cultura do cacau. A edição original é de 1995. 15 x 21 cm • brochura • 132 págs. português • ISBN: 978-85-89059-36-7 Temas: coronelismo, história, cacau, Bahia, Ilhéus, economia e política.

Gustavo Falcón Baiano, natural da cidade de Salvador, é Doutor em História, jornalista, escritor e Professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Dirigiu várias publicações culturais, entre as quais a Revista da Bahia e a revista Afro-Ásia, do Centro de Estudos AfroOrientais da UFBA. É autor do livro “Coronéis do Cacau” e coautor do livro “Imagens da Diáspora” juntamente com a artista Goya Lopes, ambos publicados pela Solisluna Editora.


Paulo TOLENTINO

+55 Plano de FELICIDADE

DGCC

Diálogo e gestão criativa de conflitos Autora: Vivina Machado A obra sugere uma refinada viagem teórica, porém pragmática, sobre o diálogo e a gestão criativa de conflitos como competências indispensáveis para qualquer sujeito que deseje intervir e influenciar transformações pessoais e sociais. Propõe uma concepção de conflito não como elemento de negação mútua, mas sim como recurso cognitivo numa perspectiva inclusiva, como uma oportunidade para aprender e acessar outras dimensões de realidade, de percepção de nós mesmos, do outro e da sociedade. 15 x 21 cm • brochura • 208 págs. português • ISBN: 978-85-89059-81-7 Temas: gestão, criatividade, conflitos e administração.

+55

Plano de felicidade Autor: Paulo Tolentino O livro traz informações e dicas úteis àquele que deseja renovar sua vida e manter-se bem física e mentalmente, buscando a felicidade e novas realizações, dentro das suas aptidões e possibilidades no “pós-carreira”. Com conteúdo opinativo, a obra procura instigar questionamentos oportunos, para assegurar as melhores condições pessoais e econômicas, adequadas à prévia construção da sua proposta para uma vida de felicidade. 15 x 21 cm • brochura • 128 págs. português • ISBN: 978-85-89059-61-9 Temas: planejamento, aposentadoria e experiências.


Kin Guerra

A baiana Adelina Baraúna é professora de yoga e yogaterapeuta, formada pela Escola Dinâmica Energética do Psiquismo (DEP). Dirige o Surya Espaço Terapêutico desde 2001. Possui formação em reiki, nível 1, com a mestra Leni Erica Gut, da Reiki Alliance. É engenheira civil formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas mudou de carreira ao perceber a vocação para a yoga. Mãe de duas filhas, está em constante aperfeiçoamento profissional e pessoal. Este é seu primeiro livro.

Adelina Baraúna

E vença o medo

Adelina Baraúna compartilha sua trajetória – de engenheira civil à professora de yoga e yogaterapeuta – e ensina modos de controlar medos, reduzir ansiedades e aumentar o prazer de viver. A autora mostra como praticar a yoga no dia-a-dia ajuda a valorizar cada momento e a encarar melhor os desafios naturais da vida. O livro traz ainda sugestões de leituras e uma série de pequenos textos para reflexão que compartilham pontos de vista sobre a vida.

Respire certo! E vença o medo

Respire certo!

Respire certo! E vença o medo

Adelina Baraúna Uma experiência com a yoga

ISBN 978-85-89059-31-2

9 788589 059312

O melhor da vida

Respire certo!

O prazer em conhecer pessoas e lugares

E vença o medo

Autora: Dora ramos Dora Ramos compartilha com o leitor suas experiências vividas em muitos lugares, principalmente nas viagens que fez por vários países. Sempre com um olhar positivo para a vida, Dora aproveita suas vivências pessoais para reflexão e crescimento. Pessoas notáveis, família, amigos, amores, filhas e netos estão nos relatos como mestres que, de alguma forma, sempre lhe ensinam a tornar-se uma pessoa melhor. De leitura fácil e rápida, O melhor da vida é uma inspiração para o leitor que deseja morar em outros países ou até mesmo viajar sozinho. 17,5 x 17,5 cm • brochura • 80 págs. português • ISBN: 978-85-89059-43-5 Temas: viagens, experiências e cultura.

Autora: Adelina Baraúna A autora compartilha sua trajetória – de engenheira civil a professora de yoga e yogaterapeuta – e ensina modos de controlar medos, reduzir ansiedades e aumentar o prazer de viver. Adelina Baraúna descreve como a prática da yoga no dia a dia resulta em coragem para encarar os desafios naturais da vida. O livro traz ainda sugestões de leituras e uma série de pequenos textos para reflexão. 12,5 x 19 cm • brochura • 72 págs. português • ISBN: 978-85-89059-31-2 Temas: yoga, respiração, meditação, saúde e medo.


Solisluna Design Editora 55 71 3024.1047 editora@solislunadesign.com.br www.solisluna.com.br solislunaeditora


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.