Sistema em Foco - Junho 2013

Page 1

Sistema em Ano 1

nº. 1

Goiânia

Junho 2013

Eles fazem os eventos acontecerem

Ação Social do Sesi leva serviços gratuitos a diversos bairros e mobiliza colaboradores de diferentes áreas

Juntas, as cinco casas que compõem o Sistema Fieg (Fieg, Sesi, Senai, IEL e ICQ Brasil) realizam por ano cerca de 300 eventos destinados aos seus diversos clientes. São palestras, seminários, cursos, workshops, ações sociais e encontros em diferentes áreas da indústria. Alguns começam a ser planejados com meses de antecedência, como os Jogos do Sesi, o Mérito Industrial da FIEG, Prêmio IEL de Estágio, que mobili-

zam colaboradores de empresas e das instituições em várias cidades e em todo o País. Nos bastidores, para garantir o sucesso das atividades, mais de 2,3 mil colaboradores, cada um em suas atribuições, “suam a camisa” para que tudo corra bem. A demanda no Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco, por exemplo, aumentou consideravelmente após a reestruturação da unidade, realizada em 2012.

Há dias em que o espaço de tempo entre uma promoção e outra é muito pequeno e os funcionários precisam se desdobrar para organizar tudo no horário previsto. A partir desta edição, o jornal Sistema em Foco trará exemplos de trabalhadores que não medem esforços, horários e não se prendem exclusivamente às suas funções para ajudar a promover a evolução da indústria por meio de seus serviços. Página 2

E mais

Quem é quem no Sistema FIEG

Combata o sedentarismo

Conheça seu colega de trabalho. A partir desta edição, breve perfil de funcionários. Página 3

Pratique exercícios físicos regularmente e adquira mais saúde. Página 6

Senai entre as mais admiradas Colaboradores comentam inclusão da instituição em ranking do jornal O Popular. Página 8


Sistema em

Goiânia

junho

2013

Nos bastidores dos eventos “Quando a gente pega um trabalho quer que seja perfeito. Mesmo sendo coordenadora de um evento, faço o que for preciso. Sou perfeccionista e tento fazer o que for necessário e faço tudo com muito prazer.”

Lusmair de Moura Dutra Pinheiro, coordenadora de eventos da Fieg

“Já aconteceu de ir a uma festa do Sistema como convidado, ver que estava faltando algumas coisas nas mesas e fui trabalhar também. Não me sinto bem ficando parado e vendo as pessoas trabalhando. Não é uma obrigação, mas me sinto satisfeito em poder ajudar as pessoas.”

“Gosto muito do meu trabalho. Minha esposa chega a dizer que gosto muito mais de ficar no clube do que em casa. Só que na verdade é que queremos ver o clube bonito e bem organizado. Os usuários gostam e a gente fica feliz com os resultados.”

Nelson Lopes da Silva, funcionário do Sistema há 15 anos, responsável pelo patrimônio e pela parte operacional do Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco “Embora tenhamos determinada função, não nos prendemos a isso. Se for preciso lavamos banheiro, varremos e fazemos tudo que estiver ao nosso alcance para que tudo corra bem. A gente sempre ajuda os outros. Somos uma equipe e temos de trabalhar engajados.”

Solange Regina Linhares, responsável pela área de Recursos Humanos do Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco “Eu visto a camisa da empresa. Sou tratador de piscina, mas quando termino o que tenho para fazer vou ajudar os outros. Quando precisamos pegar no pesado, pegamos numa boa.”

Gerson Ivan Alves, colaborador do Sistema há 15 anos, auxiliar de serviços gerais

Raimundo Elias da Silva, funcionário do Sistema há 37 anos, tratador de piscinas do Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco


Sistema em

Goiânia

junho

2013

Quem é quem no Sistema Fieg A partir desta edição, o jornal Sistema em Foco trará breve perfil de colaboradores, indicados durante reunião de pauta, com o objetivo de mostrar quem é o funcionário além do seu posto de trabalho. Confira os escolhidos deste mês:

“Dentro do Sistema eu construí tudo o que tenho hoje. Me casei, meus filhos nasceram e consegui encaminhá-los para o mundo. Agora chegou minha vez de estudar.”

“Somos reconhecidos no mercado goiano. Dá orgulho de trabalhar no Sesi e no Senai.”

QUEM É: Luiz Alves Gomes, conhecido por Luizinho, 56 anos, funcionário da Fieg, atua como encarregado de serviço no Palácio da Indústria, no Centro. FORMAÇÃO: Estudou até o 2º grau. HISTÓRIA NO SISTEMA Entrou em 14 de janeiro de 1974 como office-boy. Passou por várias áreas dentro da Fieg, como a Assessoria Jurídica. Atualmente, trabalha na área organizacional dos sindicatos. FAMÍLIA Casado há 36 anos, teve três filhos, dois homens e uma menina. Há sete anos perdeu um deles em um acidente em um rio na Bahia. Hoje, o filho mais velho, Luiz Gustavo, está com 20 anos e a mais nova, Isadora, com 14. A família de Luizinho também é formada por um sobrinho que vive com ele. METAS PARA O FUTURO Planeja começar o curso de Administração no segundo semestre deste ano. Ele espera melhorar sua condição de vida, já que teve de abandonar os estudos para se dedicar à família.

“Amo trabalhar no IEL na área de estágio, porque temos a oportunidade de acompanhar o crescimento dos alunos e sua evolução profissional.”

QUEM É: Rúbia Guedes de Barros, funcionária do IEL, atua no Programa de Estágio, no Palácio da Indústria. FORMAÇÃO: Cursou Administração de Empresas, na Universo. HISTÓRIA NO SISTEMA Entrou no Sistema como estagiária do IEL, em 2004. Após um ano foi efetivada. FAMÍLIA Rúbia é casada há 12 anos e tem um filho de 11. O gato Thor completa a família, que é seu alicerce, segundo enfatiza. METAS PARA O FUTURO Tornar-se um ser humano melhor a cada dia.

QUEM É: Marcos Antônio da Silva Alves, de 33 anos, funcionário da unidade integrada Sesi Senai de Rio Verde, onde atua como motorista. FORMAÇÃO: Concluiu o 2º grau e fez um curso superior não presencial em Gestão em Segurança Pública. HISTÓRIA NO SISTEMA Marcos tem pouco mais de um ano no Sistema Fieg, na Unidade Integrada Sesi Senai Rio Verde. Desde a sua efetivação, trabalha como motorista. FAMÍLIA Casado há dois anos, divide a casa com a esposa e dois cães poodles. METAS PARA O FUTURO Marcos e a esposa planejam ter um casal de filhos. Ele quer se especializar na área em que atua, futuramente montar um negócio próprio e ser prestador de serviço para o Sesi e o Senai.


Sistema em

Goiânia

junho

2013

Medidas amenizam transtornos de obras de novo prédio da Fieg O início da construção de um novo prédio para abrigar os sindicatos do setor industrial, em frente à Casa da Indústria, no Setor Leste Vila Nova, já mobiliza os colaboradores do Sistema Fieg. Uma série de medidas destinadas a amenizar eventuais transtornos está sendo adotada pela Gerência de Serviços (Geser). Uma delas é a procura por uma nova área para abrigar carros cujos proprietários atualmente utilizam a garagem da esquina da Rua 200 C com a Rua Professor João H. Gonçalves, o estacionamento dos veículos oficiais e a garagem com entrada pela Rua 200, que serão demolidos. A Associação dos Empregados (Aesfieg) já se mudou para nova sede, na Rua 200. Outra providência é o reforço da ronda nas proximidades do Edifício Albano Franco. Com duração prevista de um ano, as obras do edifício, que vai ocupar área de 7,5 mil metros quadrados, vão exigir a demolição de seis imóveis das Ruas 200 e 200 C. O superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Paulo Vargas, sugere

Rua 200 C, Vila Nova: imóveis em frente à Casa da Indústria darão lugar a novo prédio

que os colaboradores que puderem façam uso de outras formas ou meios de transporte, durante o período das obras, para o deslocamento de casa para o trabalho e vice-versa. Ele citou como exemplo o transporte solidário, prática

já adotada por alguns, e o transporte coletivo, incluindo a opção pelo micro-ônibus (city bus). “Estamos fazendo o possível para amenizar os transtornos, mas precisamos da compreensão dos colaboradores”, ressalta.

Marcação em azul indica locais onde é proibido estacionamento de veículos de colaboradores e das instituições


Sistema em

Goiânia

junho

2013

Processos seletivos gastam menos tempo O que era feito em mais de dois meses passou a ser feito em pouco mais da metade do tempo. A conta é fácil de fazer: de janeiro a abril de 2012, 243 contratações do Sesi e Senai levaram em média 66 dias para serem recrutadas e selecionadas. No mesmo período de 2013, igual quantidade foi atendida em média 39 dias. A redução do tempo para contratação é resultado de uma série de medidas adotadas pela Gerência de Recursos Humanos e Conhecimento (GERHC) do Sistema Fieg destinadas a agilizar o processo para atender melhor aos clientes

interno e externo. Novo titular da GERHC, Marcelo Covielo, aponta a reformulação de anúncios de vagas oferecidas em classificados de jornais diários como uma das mudanças significativas para os bons resultados. “Disponibilizamos mais detalhes sobre as oportunidades e até o conteúdo que cairá nas avaliações”, diz. Outra ação adotada pelo Núcleo de Seleção de Talentos da GERHC, responsável pelas contratações, é a divulgação de vagas por meio das redes sociais, a exemplo do Facebook. A publicação nos sites do Sesi e Senai também foi refor-

mulada. Em vez de vagas disponíveis, os interessados obtêm acesso a informações no link “Trabalhe Conosco”. Nesse espaço, os detalhes da seleção estão disponíveis de forma clara e objetiva. As mudanças, segundo Carolina Martins, coordenadora da área, geraram mais agilidade, menor custo e mais visibilidade. Para o 2º semestre, a GERHC prepara a realização de um workshop destinado a representantes de RH das unidades do Sistema Fieg. O objetivo é capacitar os colaboradores para melhorar as etapas do processo de seleção, algumas realizadas nas próprias unidades.

Equipe do Núcleo de Seleção de Talentos da GERHC, composta por Marcelo Covielo: ações do grupo resultaram na diminuição do tempo dos processos

PROCESSOS DE CONTRATAÇÃO EFETIVADOS

RECONHECIMENTO A melhoria no processo de contração de novos colaboradores já está sendo sentida por alguns gestores. O diretor da Faculdade de Tecnologia Senai de Desenvolvimento Gerencial (Fatesg), João Francisco da Silva Mendes, reconhece as mudanças. “Parabenizo pelos resultados, mas ainda precisamos que os processos sejam cada vez melhores para atendermos às indústrias com mais agilidade.”


Sistema em

Goiânia

junho

2013

Combata o sedentarismo no dia a dia O sedentarismo é a falta de atividade física suficiente para o corpo e que acaba afetando a saúde e atrofiando os músculos. Quando se fala em atividade física, ela não está ligada exclusivamente à prática de esportes. São também exemplos caminhar até o trabalho, subir escadas e realizar alguns esforços físicos, como o das donas de casa, ao limpar suas casas. O sedentarismo ocorre quando a pessoa gasta poucas calorias

diárias com qualquer tipo de atividade física, não tem costume de fazer qualquer exercício. Para sair da classificação do sedentarismo, o ser humano precisa gastar 2.200 calorias por semana. A falta de atividade física traz, como consequência, o aparecimento de doenças como hipertensão, doenças respiratórias, diabetes, aumento de colesterol, enfarte e também distúrbios cardíacos. Hoje, mais de 60% da popula-

ção não pratica nenhum tipo de atividade física. A assistente de certificação do ICQ Brasil Juliana Ferreira da Silva tem consciência que praticar atividade física melhora a qualidade de vida. Quatro vezes por semana ela faz caminhada em algum parque de Goiânia. “Não gosto de academias, prefiro me exercitar ao ar livre”, diz. Juliana afirma que a prática traz benefícios como mais disposição e menos dores musculares.

A prática da atividade física traz benefícios à saúde, como: Ajuda a controlar o peso; Diminui a pressão sanguínea; Reduz o risco de desenvolver a pressão alta; Diminui o risco de desenvolver doenças, como a diabete; Ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis; Ajuda a prevenir e diminuir a obesidade; Promove o bem-estar.

Existem muitas formas de se evitar o sedentarismo, como: Praticar atividades físicas, correr, caminhar, pedalar, nadar, jogar bola com os amigos; Fazer alguns esforços no dia a dia, descer do ônibus alguns pontos antes e completar o percurso fazendo caminhada; Deixar o controle remoto de lado e levantar-se para mudar o canal da TV; Procurar subir escadas em vez de usar o elevador.


Sistema em

Goiânia

junho

2013

Colaboradores sentem orgulho com inclusão do Senai no ranking

Wilmar Aleixo: “O Senai ajuda quem precisa melhorar de vida”

O agente de mercado José Douglas Pereira de Oliveira, que atua há cerca de dois anos na Escola Senai Dr. Celso Charuri, em Aparecida de Goiânia, e o instrutor técnico Wilmar Aleixo de Souza, do Senai Vila Canaã, em Goiânia, com três décadas na instituição, têm algo em comum. Apesar da diferença de tempo de casa, ambos compartilham o fato de trabalharem em uma das 75 empresas goianas mais admiradas, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Verus para o jornal O Popular. O estudo, publicado em caderno especial dia 28 de abril, foi feito em todo o Estado e abrange organizações goianas ou que atuam regionalmente. Os critérios utilizados avaliam principalmente o compromisso das empresas com seus

Jose Douglas: “É muito gratificante trabalhar no Senai”

clientes, fornecedores, funcionários, com o mercado em que atuam e com a ética empresarial. José Douglas não apenas concorda com a pesquisa divulgada em O Popular, mas se sente honrado em trabalhar na instituição. “É muito gratificante trabalhar no Senai, um local que se preocupa com os funcionários e com a comunidade industrial”, diz. Ele revela que sempre sonhou em trabalhar em uma empresa onde pudesse ajudar outras pessoas, característica que reconhece na atuação do Senai, ao qualificar para o mundo do trabalho, por exemplo. O sentimento de motivação também faz parte do dia a dia do instrutor técnico Wilmar Aleixo de Souza, que aponta o Se-

nai como instituição séria e de destaque no mercado goiano. “O Senai ajuda quem precisa melhorar de vida. São poucas empresas que fazem isso e acredito que é esse o motivo de ser reconhecida como uma das mais admiradas. Dá orgulho de trabalhar aqui.” O reconhecimento da sociedade apontado na pesquisa não vem por acaso. Com 61 anos de atuação em Goiás, o Senai tem procurado sistematicamente acompanhar o avanço do segmento industrial, com investimentos permanentes na melhoria e atualização de seus recursos humanos e ambientes de ensino, buscando na inovação tecnológica uma maneira de contribuir com a competitividade da indústria e o desenvolvimento do Estado.


Sistema em

Goiânia

junho

2013

ISO 9001:2008

Sesi e Senai mantêm certificação Pela terceira vez, Sesi e Senai garantiram a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ANBT NBR ISO 9001:2008, desta vez sem que fosse constatada qualquer não-conformidade, resultado diferente de determinado requisito. A auditoria, realizada pela certificadora BRTÜV entre os dias 10 e 14 de junho, apresentou seis oportunidades de melhoria e três comentários, cujo tratamento será oportunamente orientado pela Coordenação da Qualidade com vistas a atender às exigências no prazo

regulamentar estabelecido. Os auditores destacaram como pontos fortes o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), o envolvimento das equipes nos processos, a infraestrutura disponibilizada pela administração das instituições (softwares, maquinários e instalações) e o planejamento estratégico direcionado ao cliente. O SGQ representa para Sesi e Senai interesse estratégico de grande importância, ao atestar a correção e a eficácia de seus processos no atendimento e na prestação de serviços ao cliente.

Como formalizar serviços de publicidade no Protheus Para facilitar o processo de solicitação para contratação de serviços de agência de publicidade no Protheus, a Ascom elaborou um passo a passo, que está disponível na intranet do Sistema Fieg. A medida resultou na diminuição de cerca de 50% no número de erros nas solicitações registradas pelos clientes internos.

Compras acima de R$ 25 mil têm alterações As solicitações para aquisição de produtos e serviços com valores superiores a R$ 25 mil pelas instituições do Sistema Fieg passaram a ser licitadas e enviadas via sistema Protheus, diretamente por meio do código 888 – Comprador

COL. A medida agiliza os processos, ao encurtar caminhos e procedimentos, já que antes os pedidos eram inicialmente enviados à Gerência de Materiais e Patrimônio (Gemat) e, só depois, à Comissão de Licitação (COL).

Getin inicia plano de atualização de estrutura física A Gerência de Tecnologia da Informação (Getin) iniciou plano de atualização de infraestrutura física da informática com o objetivo de melhorar a qualidade e a velocidade da rede utilizada pelos colaboradores do Sistema

Sistema em Jornal interno das instituições do Sistema Fieg

Av. Araguaia, nº 1.544, Edifício Albano Franco, Casa da Indústria Vila Nova - Goiânia-GO - CEP 74645-070 Fone: (62) 3219-1466 / Fax: (62) 3223-9913 www.sistemafieg.org.br e-mail: ascom@sistemafieg.org.br

Fieg. Dentre as ações, foi realizado o recabeamento de fibra óptica, renovação das senhas do webmail para reforçar a segurança, troca de equipamentos e a aquisição de um novo servidor de dados, com capacidade superior ao antigo.

Assessor de Comunicação Institucional do Sistema Fieg: Geraldo Neto Edição: Dehovan Lima Reportagens: Daniela Ribeiro Projeto Gráfico e Diagramação: Moacir Alves Fotos: Silvio Simões, Alex Malheiros e Daniela Ribeiro Tiragem: 2.500 exemplares


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.