Coluna PM Network Mar/2015 - Hora do Rush

Page 1

PMNetwork MARÇO DE 2015 VOLUME 29, NÚMERO 3

®

OS PROJETOS POR TRÁS DAS

CIDADES DO FUTURO PÁGINA 30

VOLTAM OS PROJETOS NUCLEARES PÁGINA 6 EVITAR A SÍNDROME DO PRAZO IMPOSTO PÁGINA 29 COMO OS JOVENS GERENTES DE PROJETO ENTRAM NO CAMPO PÁGINA 52

TORNAR O GERENCIAMENTO DE PROJETOS INDISPENSÁVEL PARA OS RESULTADOS DE NEGÓCIOS.®


LIDERANÇA

HORA DO RUSH

O

O Escritório de Serviços de Projeto das Nações Unidas (UNOPS) muitas vezes gerencia projetos em que cada minuto conta. Aqui está o que aprendi sobre apressar a conclusão de um projeto.

FEITO É MELHOR DO QUE PERFEITO Todo mundo quer perfeição, mas a prioridade deve ser concluir a tarefa. Um elemento concluído pode ser consertado ou otimizado enquanto estiver em uso, mas um inacabado confunde as tentativas de melhoria por não ter nenhuma utilidade. No domínio de projetos de desenvolvimento, o perfeito é inimigo do bom. Após o terremoto de 2010 no Haiti, o UNOPS trabalhou pesado para construir abrigos para os sobreviventes e proporcionar-lhes acesso a condições básicas de vida. Há uma grande diferença entre um abrigo e um hotel cinco estrelas, mas precisamos priorizar o que é essencial quando temos tempo limitado para entregar.

A COMPRESSÃO É FUNDAMENTAL A compressão de cronograma é uma técnica que encurta a duração do projeto para atender às expectativas das principais partes interessadas sem reduzir o escopo. Pode ser necessária se, por exemplo, mudanças nas condições ambientais, restrições logísticas, paisagem econômica ou política climática forem suscetíveis de inviabilizar o projeto, a menos que ele seja concluído imediatamente. O gerente do projeto precisa encontrar maneiras de reduzir o tempo que levará para concluir todas as atividades restantes. As duas soluções clássicas são aumentar o paralelismo (pista rápida) e/ou aumentar os recursos (compressão).

QUANDO VOCÊ COMPRIME, AUMENTA O ESTRESSE A compressão de cronograma pode empurrar o tempo, os custos e a qualidade ao extremo. A maneira mais significativa de liderar uma equipe pela compressão do cronograma é apoiar os membros da equipe e entender que os níveis de estresse são passíveis de elevação. Apesar do nível de tolerância e experiência que os membros da equipe acumulam em todo projeto, o estresse pode se manifestar de várias maneiras, e sua acumulação pode ter um custo significativo para a precisão do projeto. Os gerentes de projeto precisam reduzir esse risco pelo Processo dos Três “C”:

Vencer o relógio rapidamente e com cuidado. DE RICARDO VIANA VARGAS, PMI-RMP, PMI-SP, PMP

COMUNICAÇÃO Embora uma equipe que trabalhe muitas horas sete dias por semana possa entregar o seu projeto antes do previsto inicialmente, a qualidade de entrega pode ser afetada. Erros que exijam retrabalho podem acabar aumentando os níveis de estresse e alongar o tempo necessário para concluir o projeto; isto pode anular todo o esforço de compressão de cronograma. Comunicar exatamente o que se espera da equipe em termos de qualidade e desempenho apesar do prazo reduzido é necessário para o sucesso da entrega.

COORDENAÇÃO A compressão de cronograma pode tanto criar novos desafios como acelerar a entrega do projeto. Para alcançar resultados, os gerentes de projeto precisam monitorar e analisar a dinâmica no escritório e no campo. Organizar reuniões diárias no local para ter uma coordenação estreita pode ajudar no controle de qualidade e fornecer uma arena na qual os problemas com membros da equipe possam ser resolvidos com eficiência. A palavra-chave neste processo é a integração.

CONSIDERAÇÃO: Você precisa entender a sua equipe e levar em conta o bem-estar dos seus membros. Os acidentes são mais frequentes quando e onde as pessoas estão sobrecarregadas; portanto, deve-se levar em conta as especificidades dos fatores de estresse relacionados com o tempo da sua equipe: em que condições estão trabalhando? O que você pode fazer para ajudar? Assegurar que os membros da sua equipe entendam que serão devidamente compensados pelos seus esforços adicionais (com dias extras de folga) pode fazer toda a diferença. Finalmente, o sucesso de todos os projetos está relacionado a como liderar pessoas e gerenciar o estresse nos momentos críticos. Apesar do senso de urgência que a compressão de cronograma desencadeia, o gerente de projetos precisa comunicar, coordenar e considerar efetivamente a equipe para entregar resultados. PM

Mesmo os melhores cronogramas podem mudar. Visite PMI.org para ler a edição de novembro de 2014 da PM Network sobre quando um cronograma do projeto muda e o escopo não.

Ricardo Viana Vargas, PMP, PMI-RMP, PMI-SP e expresidente do PMI, é diretor do Grupo de Gerenciamento de Projetos Sustentável do Escritório das Nações Unidas de Serviços de Projeto, em Copenhague, na Dinamarca.

MARÇO DE 2015 PM NETWORK 27


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.