Preliminar Vasco #01

Page 1

Preliminar vasco x atlético paranaense

distribuição gratuita

sábado 17 de julho de 2010

01

produto licenciado pelo club de regatas vasco da gama



pr el imina r

perfil

· 03

Um comandante com origens vascaínas PC Gusmão volta ao clube que lhe abriu as portas como treinador

C

om a pausa do Campeonato Brasileiro, o Vasco apresentou algumas novidades para o seu elenco. Além dos reforços apresentados para a disputa da temporada, o comando do time foi alterado. Para assumir a caravela vascaína rumo ao pentacampeonato brasileiro, chegou o comandante PC Gusmão, um treinador acostumado a vestir a cruz de malta no peito e grande conhecedor do Gigante da Colina. Aos 48 anos, o novo técnico assumiu o Vasco durante a intertemporada realizada em Mangaratiba, quando a equipe vascaína se encontrava na 19ª posição do Campeonato Brasileiro. Nada que ameaçasse o otimismo do treinador, que ocupava a segunda colocação no Brasileirão com seu antigo clube, o Ceará. “Nós vamos brigar pelo título. Não tenho dúvida, a gente vai brigar”, afirmou o treinador. PC Gusmão tem uma forte ligação com o Vasco. Ele foi goleiro do clube nos anos 80 chegou a comandar a equipe vascaína em 2001, na sua primeira experiência como treinador profissional. Antes disso, PC foi preparador de goleiros da equipe cruzmaltina. “Minha história no Vasco faz com que eu conheça todas as pessoas e os

quatro clubes foram defendidos

por pc

gusmão quando jogador

atalhos do clube” revelou o comandante. Com o tempo de preparação que teve durante a intertemporada e a chegada de reforços como o lateral-direito paraguaio Irrazábal, os meias Felipe, Zé Roberto e Fellipe Bastos e os atacantes Nunes e Éder Luis, o treinador mostra muita confiança no desempenho do elenco vascaíno no Campeonato Brasileiro. “Sei o que estou dizendo, vejo uma equipe com qualidade muito boa. No Brasil, não há nenhum time que eu olha e possa afirmar que o Vasco esteja abaixo”. Durante a preparação, o time vascaíno conquistou a Copa da Hora, torneio amistoso realizado em Florianópolis, com a presença de Avaí, Grêmio e Coritiba. Nos jogos, o treinador aproveitou para formar o time atual, já que a maioria dos reforços só poderão estrear em agosto, quando abre a janela de transferências. PC Gusmão também utilizou alguns jogadores das categorias de base do Gigante da Colina, que, segundo ele , é a grande característica do time vascaíno. “O Vasco sempre colocou seus jogadores da base no time profissional, por isso vamos sempre fazer essa relação. Contamos com a base para o restante do Campeonato Brasileiro”.

comissão tem três ex-goleiros o técnico paulo césar gusmão e o seu auxiliar-técnico acácio são velhos conhecidos da torcida vascaína. os dois foram goleiros do clube e, juntos, conquistaram o bicampeonato estadual de 1987 e 1988. na época, acácio era o titular e pc gusmão o reserva. outro goleiro da comissão é carlos germano. goleiro campeão brasileiro de 1997 e da libertadores em 1998, e agora preparador dos goleiros cruzmaltinos.

em casa pc gusmão retorna ao vasco após nove anos comandando equipes em todo o brasil


04

o jogo

sem FOLGA Vasco faz primeira apresentação diante da torcida após pausa do Brasileirão para a Copa do Mundo

campeonato brasileiro 2010 : 9ª rodada, sábado, 17/07 estádio são januário, rio de janeiro

x árbitro: nielson nogueira dias (pe) auxiliares: erich bandeira e jossemar moutinho

O

estudo pc gusmão aproveitou a pausa da copa do mundo para conhecer o elenco

recesso do Campeonato Brasileiro durante a Copa do Mundo serviu para o técnico PC Gusmão conhecer o elenco e fazer ajustes no time, que ocupa a 19ª posição na classificação do Campeonato Brasileiro. Na última semana o Gigante da Colina conquistou a Copa da hora, torneio amistoso que contou com a participação de Avaí, Coritiba e Grêmio, disputado em Florianópolis, Santa Catarina.


pr elimina r

ninguém comemora no caldeirão vascaíno

· 05

data: 12/12/2004 local: são januário campeonato brasileiro - 45ª rodada

era reta final do campeonato brasileiro de 2004, o adversário do vasco naquela tarde estava com a mão no título nacional. bastava vencer o time vascaíno em são januário e torcer para um tropeço do santos, que o atlético-pr conquistava o título brasileiro com uma rodada de antecedência. durante a semana do jogo muito se falou na oportunidade do clube paranaense dar volta olímpica no caldeirão vascaíno. a imprensa de todo o país e os jogadores atleticanos estavam confiantes na conquista em cima do vasco. todo esse ambiente serviu de inspiração para joel santana, o então técnico vascaíno. ele pendurou durante a semana todos os recortes dos jornais paranaenses no vestiário do time. no dia da partida o caldeirão de são januário estava lotado. de acordo com a polícia do rio de janeiro, cerca de dez mil torcedores vascaínos ficaram no lado de fora querendo acompanhar a partida. com o apoio da torcida e com toda a força da cruz de malta, o time vascaíno venceu a partida por 1 a 0, mostrando para todos que só o vasco pode dar volta olímpica e gritar campeão dentro de são januário.

everton daniel fabiano (gomes) henrique thiago maciel claudemir ygor coutinho júnior (marco brito) petkovic diego anderson

diego raulen (pingo) marinho rogério corrêa marcão ivan (david) alan bahia (morais) fabiano fernandinho washington dênis marques

técnico joel santana

técnico levir culpi

correria preparação física dos atletas vascaínos também foi aprimorada

O meia Fumagalli, que está na equipe desde o ano passado, aprovou a vinda de PC Gusmão. “O Vasco ganhou muito com a chegada do PC Gusmão. Ele está motivando todo o grupo. Com isso, estou muito motivado e confiante para poder jogar e ajudar o Vasco na sequência do Campeonato Brasileiro”, afirmou. Nesta semana, os vascaínos treinaram em São Januário apenas na manhã de segunda- feira. Após o treinamento, a equipe viajou para Goiânia, onde enfrentou o Goiás na quarta-feira. O elenco cruzmaltino retornou ao Rio na quinta-feira na parte

da tarde e já voltou aos treinamentos na manhã de sexta-feira. Os jogadores não tiveram moleza. O atacante Nunes, que fez a sua estreia com a camisa vascaína contra a equipe goiana,estava a nsioso com a partida. “Fiquei um bom tempo me preparando e estava ansioso para poder atuar. Treinei bastante para este momento e me sinto preparado para atuar. Vou dar meu máximo para poder ajudar o Vasco, vou me esforçar muito e espero quem sabe, poder marcar meu primeiro gol”, disse ao site oficial do clube.

jog o p reliminar Durante o mês de Julho, os campos de grama sintética de São Januário foram palco da Copa do Mundo Vascaína, uma competição nos mesmos moldes da realizada pela FIFA, porém, com jogadores da categoria Mirim (Sub-13). As equipes que chegaram à final do campeonato jogarão no mesmo gramado que os ídolos vascaínos. A final da Copa do Mundo do Vasco será entre Honduras e Costa do Marfim, em jogo realizado às 16h30 que será a preliminar da partida entre o Gigante da Colina e Atlético-PR.


06 adversário de hoje

rival adversário ATLÉTICO-PR de hoje

em são januário

Recuperação Em situação delicada na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro após ser derrotado em casa pelo Cruzeiro pelo placar de 2 a 0, o Atlético Paranaense chega a São Januário nesta tarde em busca de recuperação na competição. A tarefa não deve ser fácil, o time paranaense nunca venceu o Gigante da Colina no Caldeirão Vascaíno. Em toda a história as duas equipes se enfrentaram 14 vezes em São Januário, com 11 vitórias do Vasco. Além do tabu, o treinador do time paranaense, Paulo César Carpegiani, terá problemas para escalar a equipe. O zagueiro Manoel foi punido pelo STJD nesta semana, e terá que cumprir mais dois jogos de suspensão em decorrência do episódio de agressão que se envolveu com o zagueiro Danilo, do Palmeiras, após sofrer ofensas racistas, em partida da Copa do Brasil. Outra dúvida de Carpegiani está na

pela 9ª rodada do brasileirão destaque o atacante bruno mineiro já marcou 13 gols nesta temporada

escalação provável neto wagner diniz eli sabiá manoel jean chico Fransérgio paulinho paulo baier alex mineiro bruno mineiro técnico paulo césar carpegiani esquema tático 4-4-2 colocação no campeonato 17º (7pt, 8j, 2v) último jogo 0 atlético-pr 2 cruzeiro contra o vasco: 2 vasco 2 atlético-pr (brasileiro, 2008)

“Temos que levantar a cabeça e forcar no Vasco. Teremos um desafio difícil no sábado” bruno mineiro atacante

lateral-esquerda. Jean sentiu dores musculares após a partida contra o Cruzeiro, e virou dúvida. Apesar das dificuldades, o atacante Bruno Mineiro, artilheiro da equipe na temporada, garante que o time está focado na partida deste sábado, e irá atrás da vitória. “Não podemos mais ficar pensando no jogo que já passou. Temos que levantar a cabeça e focar no Vasco. Teremos um desafio difícil no sábado, mas temos condições de vencer”, afirmou o atacante.

retrospecto contra o vasco 35 jogos 20 vitórias vasco 09 vitórias atlético-pr 06 empates 65 gols do vasco 56 gols do atlético-pr em são januário 14 jogos 11 vitórias vasco 00 vitórias atlético-pr 03 empates 29 gols do vasco 14 gols do atlético-pr

foto: divulgação/atlético paranaense


ídolo

pr elimina r

· 07

Carlos Alberto fica no Vasco até 2013 Capitão do Vasco rompe contrato com alemães e assina com Gigante por 3 anos

O

dia 9 de julho de 2010 teve um sabor especial para o capitão vascaíno. Foi nesta data que Carlos Alberto foi reapresentado de forma oficial na Sala de Beneméritos, em São Januário. O jogador, dono da camisa 19 do Gigante da Colina, demonstrou muita vontade em continuar vestindo o manto. Carlos Alberto fez questão de beijar a cruz de malta e deixou transparecer a emoção por seguir no clube que o acolheu com muito carinho. O capitão falou sobre os motivos que o levaram a se envolver de forma tão intensa com o clube. “Poucas pessoas sabem, mas eu perdi minhas forças quando vi meu filho em uma situação difícil, na UTI de um hospital. Naquele momento, a gente tinha um jogo importante (dentro do Campeonato Brasileiro da Série B), e ali eu fiquei extremamente emocionado com a presença do meu presidente, Roberto Dinamite, e do meu diretor, Rodrigo Caetano, que foram lá pessoalmente me visitar, me passar todo apoio. Não é qualquer tipo de pessoa que faz isso. Vejo hoje em dia grandes

representantes de empresas que poderiam, ao possuir seus compromissos, mandar outro encarregado levar uma homenagem de consolo, ou um cartão. Mas eles fizeram questão de ir pessoalmente. Me lembro que o pessoal da UTI ficou emocionado, e lá o povo era todo vascaíno; imaginem como ficou esse hospital (risos). Já admirava muito, mas diante de tudo disso, marcou mais ainda a referência que eu tenho deles.” O pai do pequeno Lucca mostrou a todos o que representa o Vasco dentro e fora de campo. O sentimento e o afeto criados no coração do jogador não se limitam somente ao gramado: o apoio que Carlos Alberto recebe são fundamentais para a felicidade do jogador dentro da Colina. Satisfeito, realizado e confiante foram os adjetivos que transpareceram em todo o discurso de um dos ídolos do clube. Com certeza a data não foi marcante apenas para o meia, que prometeu o empenho e o vigor de sempre. Mas também para o torcedor que vê São Januário com um grupo forte e identificado com o clube.

ficha técnica nome: carlos alberto gomes de jesus nascimento: 11/12/1984 altura: 1,75m número: 19

carlos alberto no vasco primeiro jogo: vasco 1 x 0 desportiva primeiro gol: vasco 3 x 1 dq. de caxias jogos pelo vasco: 57 gols pelo vasco: 19

carreira 2000 a 2004 - fluminense-rj 2004 a 2005 - porto-por 2005 a 2007 - corinthians-sp 2007 - fluminense-rj 2007 a 2008 - werder bremen - ale 2008 - são paulo-sp 2008 - botafogo-rj 2009 a 2010 – vasco

títulos 2002 - carioca - fluminense 2004 - português - porto 2004 - liga dos campeões - porto 2004 - supercopa de portugal - porto 2004 - mundial de clubes - porto 2005 - brasileiro - corinthians 2007 - copa do brasil - fluminense 2009 - Brasileiro-b – vasco

gratidão atitudes do presidente roberto dinamite e dos diretores do vasco influenciaram a decisão de carlos alberto permanecer no vasco




10

reforços

Novas caras no Vasco

confira abaixo as fichas dos novos contratados

O Gigante da Colina trouxe reforços para o restante do Campeonato Brasileiro. Bruno Paulo e Nunes, que estavam no Palmeiras e Santo André, respectivamente, já podem jogar pelo Vasco. Outros, que vieram de fora do país, terão que esperar a abertura da janela de transferência para vestir a camisa cruzmaltina.

Nunes

Nome: Anderson Francisco Nunes Posição: Atacante Nascimento: 25/01/1982 (27 anos) Local: São Paulo (SP) Altura: 1,85 m Peso: 77 Kg

Irrazábal

Éder Luís

Clubes: 2001 a 2002 - Sol de América-PAR 2003 a 2004 - River Plate-PAR 2004 a 2005 - Guaraní-PAR 2006 - Nacional-PAR 2007 - Hercules-ESP 2007 - Nacional-PAR 2008 - San Martín-ARG 2008 a 2010 - Cerro Porteño-PA

Clubes: 2000 a 2004 - Comercial-SP (categorias de base) 2004 a 2005 - Atlético-MG (categorias de base) 2005 a 2007 - Atlético-MG 2008 - São Paulo-SP 2009 - Atlético-MG 2010 - Benfica-POR

Nome: Julio César Irrazábal León Posição: Lateral-direito Nascimento: 25/11/1980 (29 anos) Local: San Juan del Paraná (PAR) Altura: 1,76m Peso : 70 kg

Nome: Éder Luís de Oliveira Posição: Atacante Nascimento: 19/04/1985 (25 anos) Local: Uberaba (MG) Altura: 1,69m Peso: 70kg

Felipe

Nome: Felipe Jorge Loureiro Posição: Meia Nascimento: 02/09/1977 (32 anos) Local: Rio de Janeiro (RJ) Altura: 1,75m Peso: 69kg Clubes: 1996 a 2000 - VASCO 2001 - Palmeiras-SP 2001 - Atletico-MG 2002 - VASCO 2002 a 2003 - Galatasaray-TUR 2003 a 2004 - Flamengo-RJ 2005 - Fluminense-RJ 2005 a 2006 - Al Saad-QAT 2006 a 2007 - Santos-SP 2007 a 2010 - Al Saad-QAT

Clubes: 1999 a 2000 - Nacional-SP 2001 a 2004 - Santo André-SP 2005 - Coritiba-PR 2005 - Hatta Club - EAU 2006 - Rio Branco-SP 2006 - Paulista-SP 2006 - Fortaleza-CE 2006 - Juventus-SP 2007 - Gama-DF 2007 - América-RN 2007 a 2008 - Al-Ahli - SAU 2008 a 2009 - Bragantino-SP 2009 a 2010 - Santo André-SP

Bruno Paulo

Nome: Bruno Paulo Machado Barbosa Posição: Atacante Nascimento: 14/02/1990 (20 anos) Local: Niterói (RJ) Altura: 1,82m Peso: 75kg

Zé Roberto

Nome: José Roberto de Oliveira Posição: Meia Nascimento: 09/12/1980 (29 anos) Local: Itumbiara (GO) Altura: 1,70m Peso: 72kg Clubes: 1996 a 1997 - Coritiba-PR 1998 - Mirassol-SP 1999 - Juventus-SP 2000 - Cruzeiro-MG 2001 - Portuguesa-SP 2001 - Benfica-POR 2002 a 2003 - Vitoria-BA 2004 - Kashima Reysol-JAP 2005 - Vitoria-BA 2005 a 2007 - Botafogo-RJ 2007 a 2009 - Schalke 04-ALE 2009 - Flamengo-RJ 2010 - Schalke 04-ALE

Clubes: 2000 a 2009 - Flamengo-RJ (categorias de base) 2009 - Flamengo-RJ 2010 - Palmeiras-SP

Fellipe Bastos

Nome: Fellipe Ramos Ignez Bastos Posição: Volante Nascimento: 01/02/1990 (20 anos) Local: Rio de Janeiro (RJ) Altura: 1,78m Peso: 76kg Clubes: 2005 a 2007 - Botafogo-RJ 2007 - Botafogo-RJ 2007 - PSV Eindhoven-HOL 2008 a 2009 - Benfica-POR 2009 - Belenenses-POR 2010 - Servette-SUI


base

pr el imina r

· 11

A retomada dos TÍTULOS

A

pós nove anos a equipe de juniores do Vasco volta a conquistar o título do Campeonato Estadual. Na Taça Guanabara, o primeiro turno da competição, o time terminou na terceira colocação. Já na Taça Rio, o segundo turno, os garotos conquistaram o título com uma rodada de antecedência. Na final do Campeonato Estadual, o Vasco enfrentou a equipe do Fluminense em jogos de ida e volta. Na primeira partida, os tricolores venceram por 1 a 0, em jogo realizado no estádio da Portuguesa da Ilha do Governador. No jogo decisivo, disputado no estádio do Marinho E.C., em Curicica, o Gigante da Colina mostrou por que é conhecido como o Time da Virada, ao vencer a partida por 2 a 0, conquistando assim o título estadual. Em entrevista exclusiva, Jair Bragança, goleiro do Vasco na década de 70 e coordenador da categoria Juniores do Gigante

da Colina, contou os bastidores do título. Qual a importância deste título, já que desde 2001 o Vasco não conquistava o Campeonato Estadual nos juniores? Foi o título mais importante comparando com os anteriores, porque hoje o Vasco dá um valor totalmente diferente aos jogadores que são criados aqui. E claro, para o torcedor vascaíno, que ao ver a base conquistando pode ficar tranquilo, porque mostra que o Vasco possui um futuro promissor. Com a conquista do Estadual, podem surgir mais jogadores na equipe principal? Já que o treinador PC Gusmão vem utilizando alguns atletas, como Romulo, Jonathan e Allan. Embora alguns jogadores já foram

promovidos, a importância deste título foi grande pela leva que está sendo promovida. A porta estava aberta para todos, mas se não tivéssemos feito um bom trabalho nada iria adiantar. O aproveitamento desses jogadores é importante para todos, mas principalmente para aqueles que ficam, pois poderão ter uma oportunidade mais na frente, desde que se destaquem. Qual o grande segredo da base vascaína na formação de novas promessas? O jogador tem que se arrepiar quando ouvir o hino tocando, tem que ser jogador com DNA vascaíno. Amar o clube, e sempre gritar o ‘’Casaca!’’ após um título, como os próprios garotos cantaram após a vitória sobre o Fluminense. Esse é o nosso trabalho, revelar o maior número de jogadores com esse espírito de Vasco.


12

notas

notícias rápidas sobre tudo o que acontece no mundo vascaíno

COPA CRUZMALTINA DE ASSOCIADOS As inscrições estão abertas para a Copa Cruzmaltina de Associados, um evento realizado para os donos do Vasco, com início no dia 14 de agosto. As partidas acontecerão nos campos de grama sintética do Estádio de São Januário. As vagas estão limitadas a oito equipes, com 12 jogadores cada. Para mais informações entre em contato com o Departamento Social do clube, através do telefone: (21) 2176 7321 ou pelo e-mail: social.eventos@crvascodagama.com.

GIGANTE DA COLINA – A LOJA OFICIAL DO CRVG

A NOVA LOJA OFICIAL EM SÃO JANUÁRIO

O Vasco está abrindo franquias em todo Brasil para lojas e quiosques oficiais, em shoppings e nos principais bairros de cada cidade. As lojas terão no mínimo 32m² e os quiosques 9m². A taxa de franquia é de R$ 55 mil. O custo de instalação das lojas será de R$ 75 mil. Os quiosques custarão R$ 30 mil, com capital de giro de R$ 50 a R$ 100 mil. A linha de produtos será exclusiva e o sócio terá descontos na aquisição dos produtos. Para se tornar um franqueado acesse: www.gigantedacolina.com.br.

O torcedor vai contar com uma mega loja oficial em São Januário, fruto da parceria com a Penalty. A construção terá dois pavimentos, sendo o 1º andar destinado a um salão de convenções. No 2º pavimento, funcionará a loja oficial com amplo espaço para o torcedor fazer as suas compras. O projeto já foi aprovado pela Diretoria e está aguardando o fechamento das documentações necessárias para o inicio das obras. A previsão de entrega é dezembro de 2010.

A NOVA PINTURA DO ESTÁDIO DE SÃO JANUÁRIO O Vasco está passando por um “banho de loja” em uma parceria com a Tintas Iquine – maior indústria de tintas do Brasil 100% nacional. Os muros externos já estão todos pintados. Mas o melhor da notícia é que será colocado à disposição do sócio vascaíno, três layouts de pintura do nosso caldeirão, para que ele vote o modelo de sua preferência. O mais votado será executado pela empresa. Essa é mais uma forma encontrada pela atual gestão de permitir a participação dos sócios em algumas de suas decisões.

O GRAMADO DE SÃO JANUÁRIO ESTÁ UM TAPETE O Vasco aproveitou o recesso provocado pela Copa do Mundo e deu um trato especial ao gramado do seu estádio.


história

pr el imina r

· 13

O Vasco

nas COPAS memória ao lado foto de orlando com a dedicatória: “ao meu clube do coração”; acima bellini, com a camisa do vasco recebe prêmio por ser o primeiro brasileiro a levantar a copa do mundo.

V

asco da Gama, Seleção Brasileira e Copa do Mundo estão totalmente juntos.Um grande exemplo é a base do Brasil na Copa de 1950, formada por metade do time do Gigante da Colina no time titular, como o goleiro Barbosa, um dos melhores em toda a história do futebol brasileiro, o meia “Príncipe” Danilo, Ademir Menezes, além dos defensores Ely e Augusto, entre outros. Durante toda a história, o Vasco já forneceu 35 jogadores para as seleções brasileiras que disputaram as 19 Copas do Mundo, sendo superado somente por São Paulo com 40 e Botafogo com 46 jogadores.

O primeiro título mundial brasileiro teve na sua formação a zaga do Vasco, com Orlando Peçanha e Bellini, também campeões do Super-Super Carioca de 1958 com a camisa vascaína. Neste mesmo campeonato, Vavá, o artilheiro do Gigante da Colina, marcou cinco gols na Copa do Mundo, incluindo os dois gols na vitória de 2 a 0 sobre a União Soviética, na última rodada da primeira fase da competição. Na Copa do Mundo de 1994, o Vasco foi representando pelo seu xerife Ricardo Rocha, que só conseguiu atuar na primeira partida da competição devido a uma contusão. Antes de conquistar

o tetracampeonato com a amarelinha, o zagueiro conquistou o título do Campeonato Estadual com a camisa vascaína no mesmo ano. Nesta mesma Copa, a dupla de ataque que encantou o mundo, já desfilava seu talento pelo Gigante da Colina antes do início da competição. Romário foi revelado nas categorias de base do clube e seu parceiro Bebeto teve o Vasco como seu último clube no Brasil antes de se transferir para o La Coruña e disputar a Copa. No mundial seguinte, o nosso eterno goleiro Carlos Germano representou a camisa vascaína no elenco brasileiro de 1998 na França.


14

tabelão

as estatísticas do vasco no brasileirão

19º

libertadores pré-libertadores sul-americana zona neutra rebaixamento

aproveitamento como mandante

6 PONTOS

08 01 03 04

jogos vitória empates derrotas

grêmo, fora atlético-go, em casa flamengo, fora vitória, casa prudente, fora

apr.: 25%

-07 saldo -05 gols pró -12 gols contra

03 JOGOS 04 PONTOS

próximos jogos

aproveitamento como visitante

(44,4%)

05 JOGOS 02 PONTOS

(13,3%) 01 vitória 01 empate 01 derrota

campeonato brasileiro tabela após 8ª rodada

p j v e d gp gc sg %

pontos jogos vitórias empates derrotas gols pró gols contra saldo de gols porcentagem de aproveitamento de pontos

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

corinthians ceará fluminense santos flamengo cruzeiro palmeiras guarani são paulo avaí goiás internacional atlético-mg botafogo grêmio vitória prudente atlético-pr vasco atlético-go

00 vitórias 02 empates 03 derrotas

p 18 18 16 12 12 12 12 12 11 11 11 10 09 09 09 09 09 07 06 04

j 08 08 08 08 08 08 08 08 08 08 08 08 08 08 08 08 08 08 08 08

v 05 05 05 03 03 03 03 03 03 03 03 03 03 02 02 02 02 02 01 01

e 03 03 01 03 03 03 03 03 02 02 02 01 00 03 03 03 03 01 03 01

d 00 00 02 02 02 02 02 02 03 03 03 04 05 03 03 03 03 05 04 06

gp 15 07 12 16 10 10 08 08 10 12 09 14 13 13 11 08 10 10 05 07

gc 08 01 06 12 08 08 06 10 08 12 10 13 18 12 12 09 13 17 12 13

sg 07 06 06 04 02 02 02 -02 02 00 -01 01 -05 01 -01 -01 -03 -07 -07 -06

% 75.0 75.0 66.7 50.0 50.0 50.0 50.0 50.0 45.8 45.8 45.8 41.7 37.5 37.5 37.5 37.5 37.5 29.2 25.0 16.7

libertadores pré-libertadores sul-americana zona neutra rebaixamento

expediente a revista preliminar vasco é publicada por stadium comunicação sob licença do club de regatas vasco da gama dir. executivo de marketing vasco: marcos blanco gerente de licenciamento vasco: flávia mayrink gerente de novas mídias vasco: gustavo pessôa equipe de conteúdo vasco: bryan clem, douglas rodrigues, gustavo ralha, helmut leopold e raquel vieira fotos: marcelo sadio/vasco.com.br jornalista responsável stadium: gustavo machado drt 7637/pr projeto gráfico stadium: dado queiroz para anunciar entre em contato com comercial@preliminararena.com.br / (41) 3082-8783


O RETORNO DO MAESTRO

ASSINE A REVISTA OFICIAL

PARA SÓCIOS 2 X R$ 35,55 OU 1X 71,10

PARA NÃO SÓCIOS 2 X R$ 47,40 OU 1X 94,80

* Assinatura anual: 12 edições com FRETE GRÁTIS

ASSINE PELO SITE

www.crvascodagama.com

Dezembro 2009 || VASCO || 29


ANS 3.5156-3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.