3 minute read

Cerveja Guinness celebra Dia de St. Patrick no Algarve com festa tipicamente irlandesa

Acerveja irlandesa Guinness, distribuída em Portugal pela Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), volta a celebrar o Dia de St. Patrick junto dos portugueses. Este é um feriado nacional irlandês que homenageia St. Patrick, padroeiro da Irlanda. Ocorre todos os anos no dia 17 de março (data da sua morte) e, apesar de se tratar de um feriado nacional, é assinalado por mais de 70 milhões de pessoas, percorrendo os seis continentes, numa celebração que se prolonga por alguns dias.

Assim, esta sexta-feira, a partir das 18:00, o “The Shack”, em Almancil, está a preparar-se para receber uma festa que reúne os ingredientes necessários para que os consumidores portugueses possam celebrar juntos e à moda irlandesa, num ambiente onde animação é a palavra de ordem. Haverá música ao vivo irlandesa, maquilhadoras disponíveis para colorir o rosto dos presentes e uma decoração repleta de tons verdes (cor associada a este dia devido ao trevo que acompanhava o padroeiro). Os consumidores podem ainda contar com outras surpresas e promoções especiais durante a festa. Estas festas não ficam pelo Algarve: em Lisboa será nos pubs “The George”, “Cheers Irish” e “O’Gilins Irish” e no Porto a animação acontece no “Ryan’s Irish”. Para além destas festas, entre os dias 17 e 19 de março, a Guinness ativará mais de 300 outrospontos de venda com de- corações e acessórios alusivos ao Dia de St. Patrick, garantindo que o espírito irlandês é sentido intensamente de Norte a Sul de Portugal.

Advertisement

“O Dia de St. Patrick é um dos dias mais celebrados no mundo e queremos cada vez mais aproximar os portugueses dessa festividade. Como tal, nada melhor do que a Guinness, uma cerveja irlandesa, para promover este tipo de ativações que permitem aos nossos consumidores sentirem o verdadeiro e

Aeroporto da Madeira supera o de Faro em número de passageiros em janeiro

➡ Transporte aéreo mantém crescimento em janeiro com mais 84% de passageiros

Em janeiro, o aeroporto de Lisboa movimentou 56,9% do total de passageiros (2,2 milhões, +84,8%), face ao mesmo mês do ano anterior (+2,7% face a janeiro de 2020), divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE)

Já o aeroporto de Faro quase duplicou o valor (+90,7%) e registou o maior crescimento face a janeiro de 2020 (+11,7%), enquanto o aeroporto do Porto concentrou 22,7% do total de passageiros movimentados e, face a janeiro de 2022, aumentou 88,1% (+1,2% comparando com janeiro de 2020).

“De salientar que o aeroporto da Madeira foi o terceiro aeroporto com maior movimento de passageiros em janeiro de 2023 (313,7 mil; +86,0%), superando o aeroporto de Faro”, salientou o INE.

Crescimento com mais 84% de passageiros animado espírito irlandês”, refere Francisco Morais, responsável pela marca Guinness, na SCC. Todos os anos, os cervejeiros da Guinness convidam as pessoas a desfrutar deste dia ao sabor da icónica stout preta e branca. Tratando-se de um ritual depois do trabalho ou de um simples momento de lazer, o Dia de St. Patrick é a ocasião perfeita para os grupos de amigos se juntarem num ambiente repleto de tons verdes e de festa irlandesa.

Os aeroportos nacionais movimentaram 3,9 milhões de passageiros em janeiro, uma subida homóloga de 84%, mantendo a tendência de crescimento registada nos últimos meses.

De acordo com as estatísticas rápidas do transporte aéreo, pu- blicadas pelo INE, em janeiro, “nos aeroportos na- cionais movimentaram-se 3,9 milhões de passageiros e 16.700 toneladas de carga e correio, correspondendo a variações de +84% e -0,4%, respetivamente, face a janeiro de 2022”.

Quando comparado com janeiro de 2020, ou seja, antes do início da pandemia que afetou fortemente o setor, o movimento de passageiros aumentou 5,7% e o movimento de carga e correio diminuiu 3,2%.

No mês em análise, desembarcaram diariamente, em média, 60.700 passageiros nos aeroportos nacionais, um valor significativamente superior ao registado em janeiro de 2022 (31.900; +89,9%) e 5,4% acima do verificado em janeiro de 2020 (57.600).

Em termos dae mercados, França foi o principal país de origem e de destino dos voos. No entanto, Espanha e Reino Unido registaram os maiores crescimentos face a janeiro de 2022, ocupando, respetivamente, a segunda e a terceira posição.

Descida do preço dos bilhetes no serviço de transporte expresso de passageiros

O preço dos bilhetes no serviço de transporte expresso de passageiros nas cinco principais rotas em Portugal desceu entre 24% e 51%, entre 2019 e 2022, segundo um estudo da CheckMyBus. O estudo teve como base as cinco principais rotas de autocarros expresso em Portugal, que compreendem as ligações de Lisboa - Porto, Lisboa - Braga, Lisboa - Albufeira, Lisboa - Coimbra e Coimbra - Porto e analisa a média dos preços dos bilhetes entre 2019, 2021 e 2022, com base nos dados sobre itinerários, preços e comportamento dos utilizadores do serviço de transporte expresso de passageiros no portal CheckMyBus.

Aumento dos juros adia decisão de quem quer comprar casa Quase metade (45%) dos inquiridos pelo Idealista revelou que adia a decisão de comprar casa devido ao aumento dos juros do crédito à habitação, segundo um estudo da plataforma imobiliária. A maioria dos inquiridos disse estar à procura de uma casa para comprar (70,2%), mas o aumento de juros adia decisão de compra de casa em 45% dos inquiridos. Adicionalmente, quase 42% dos participantes disse ter um orçamento para comprar casa compreendido entre os 100.000 e os 200.000 euros.

Esquema de paragens, população residente na área de influência das paragens e principais polos geradores servidos