3 minute read

Aguardente e mel da Serra do Caldeirão deliciaram visitantes

Aaldeia da Cortelha, em plena Serra do Caldeirão, apresentou no passado sábado, a tradicional aguardente de medronho e o natural e doce mel de rosmaninho. O dia acordou solarengo na aldeia da Cortelha para receber os mais de 350 participantes no Passeio Pedestre e foi mesmo em plena Estrada Nacional 2 que teve início a caminhada que levou os pedestrianos ao longo de aproximadamente 10 kms a visitarem algumas destilarias de aguardente de medronho, em plena produção.

Entretanto, no Pavilhão do Polidesportivo da Cortelha, realizou-se a segunda edição da Feira da Aguardente e Mel da Cortelha, onde marcaram presença mais de 40 expositores, entre eles diversos produtores de aguardente e mel, bem como muitos artesãos, mas também doçaria tradicional algarvia. O certame recebeu durante todo o dia uma autêntica romaria, onde os visitantes puderam provar a aguardente de medronho e o mel de rosmaninho da Serra do Caldeirão, mas também degustar a memorável gastronomia serrana.

Advertisement

Entre diversas iguarias, os visitantes tiveram oportunidade de saborear a chouriça assada, o galo guisado com batatas, o jantarinho de grão, entre outros pratos.

Além da caminhada, da gastronomia serrana e do muito artesanato presente, a animação foi essencial para manter vivas as tradições musicais algarvias, através das sonoridades dos mais de 15 acordeonistas da Orquestra Garvefole e das danças e cantares do Rancho Folclórico “As Mondadeiras das Barrosas”.

Para terminar a animação, su-

ASSINA o teu Jornal

POSTAL do ALGARVE - Rua Dr. Silvestre Falcão, 13C 8800-412 Tavira

Morada

Lagos reforça serviços de atendimento remotos

A Câmara de Lagos aumentou o número de serviços que disponibiliza de forma remota, através do Balcão Virtual do município, num processo que visa facilitar o acesso do cidadão e trazer ganhos de eficiência administrativa, anunciou a autarquia. “Além da consulta e descarregamento de requerimentos, a nova plataforma de serviços 'online’ permite efetuar o seu preenchimento e, aos utilizadores registados, submeter diretamente os requerimentos através da internet”, precisou o município algarvio num comunicado. A nova ferramenta eletrónica, disponível desde 01 de março, permite evitar deslocações e custos associados, assim como automatizar procedimentos internos.

Empreitada para requalificar ermida histórica de Alcoutim

biu ao palco Ruben Filipe, que encerrou as hostes da Feira da Aguardente e Mel da Cortelha, já noite dentro com o sempre ritmado Baile.

Esta iniciativa resulta do empenho e dedicação da vasta equipa de voluntários da Associação dos Amigos da Cortelha e pretende promover, divulgar e valorizar dois produtos de excelência da serra algarvia tradicionalmente produzidos com grande mestria. “A aguardente e o mel continuam ainda nos dias de hoje a ter muita relevância quer ao nível da dinâmica social e económica, quer em termos da projeção turística do interior algarvio, pois são ainda o suporte económico de muitas famílias e os verdadeiros símbolos da ruralidade no algarve”, destaca a Associação dos Amigos da Cortelha.

A organização esteve a cargo da Associação dos Amigos da Cortelha, com o importante apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.

A Câmara de Alcoutim assinou na quarta-feira da passada semana o contrato de empreitada das obras de renovação e valorização da Ermida da Nossa Senhora da Conceição, edifício histórico localizado na vila algarvia, orçadas em 398.304 euros. A empreitada tem um prazo de execução de 240 dias a contar da data do auto de consignação de trabalhos e vai permitir, entre outros trabalhos, a reconstrução parcial de muros existentes, a reparação da cobertura, o tratamento da cúpula e das torres ou a reparação dos pavimentos em madeira e em tijoleira, precisou a autarquia. O município destacou que a ermida é um monumento de interesse público e um dos principais edifícios religiosos do concelho, existindo referências à sua existência desde o século XVI, época à qual “corresponde o portal de singela feição manuelino renascentista”. A ermida foi integralmente reconstruída na segunda metade do século XVIII, quando foi feita a reformulação quase integral do interior e da estrutura, incluindo a construção do escadório nas traseiras do edifício. O seu interior conta com uma capela-mor, revestida de azulejos setecentistas, e “um imponente retábulo de talha dourada com colunas pseudo-salomónicas”, realçou ainda a autarquia.

Recebe o em primeira mão

Distribuído em toda a região do Algarve com o

33€

Nome do Titular

Assine através de DÉBITO DIRECTO 40€

ASSINATURA IDÊNTICA À CONSTANTE NA FICHA DO BANCO TITULAR DA CONTA

Assine através de DINHEIRO, CHEQUE ou VALE POSTAL à ordem de POSTAL DO ALGARVE

Banco

AUTORIZAÇÃO DE PAGAMENTO - por débito na conta abaixo indicada, queiram proceder, até nova comunicação, aos pagamentos das subscrições que vos forem apresentadas pelo editor do jornal POSTAL DO ALGARVE. Esta assinatura renova-se automaticamente. Qualquer alteração deverá ser-nos comunicada com uma antecedência mínima de 30 dias.

NOTA: Os dados recolhidos são processados automaticamente e destinam-se à gestão da sua assinatura e apresentação de novas propostas. O seu fornecimento é facultativo. Nos termos da lei é garantido ao cliente o direito de acesso aos seus dados e respectiva atualização. Caso não pretenda receber outras propostas, assinale aqui.