Notaer Março 2024

Page 1

www.fab.mil.br I Ano XLVIII I Nº 03 I Março, 2024

DESPEDIDA

FAB se despede da aeronave C-130 com uma série de homenagens. (Págs. 8 e 9)

ASSISTÊNCIA MÉDICA

Brasília recebe Hospital de Campanha da FAB para atender pacientes com dengue. (Págs. 12 e 13)

CARTA AO LEITOR

LEGADO E INSPIRAÇÕES QUE MOTIVAM

O NOTAER de março traz para você, leitor, uma importante homenagem ao C-130 Hercules, que após atuar por quase seis décadas na Força Aérea Brasileira, se despede da aviação, deixando um grande legado. Na matéria especial dedicada a esse ícone, você vai conferir algumas das ações realizadas em reconhecimento à atuação dessa aeronave tão essencial para diversas missões da FAB.

Comemoramos também, nesta edição, o Dia do Especialista de Aeronáutica, uma data regada de inspirações. Veja a história de uma família de integrantes da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), Escola que desde a sua criação, em 25 de março de 1951, já formou

MÍDIAS SOCIAIS

mais de 59 mil profissionais e aperfeiçoou outros 54 mil Graduados.

Além disso, ressaltamos a celebração ao Dia da Mulher com uma reportagem sobre a participação das mulheres militares na Operação Ponte Aérea.

Outro marco importante que destacamos nesse periódico foi a ação emergencial de pronta-resposta da FAB contra a dengue ao montar, em Ceilândia, uma das regiões administrativas do Distrito Federal, um Hospital de Campanha (HCAMP).

Não deixe de ler, ainda, outras duas reportagens: uma delas sobre os diversos cursos, estágios e treinamentos ofertados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

(CENIPA), e outra que pontua aspectos essenciais para quem deseja investir em energia solar.

Por fim, apresentamos a campanha institucional de 2024 da FAB: “A Nossa Força onde o Brasil precisar”, que tem como ponto focal dar mais visibilidade às atividades realizadas pela Força Aérea Brasileira, atuaando na defesa das nossas fronteiras, no controle do espaço aéreo de uma área equivalente a 22 milhões de quilômetros quadrados e na integração nacional, demonstrando que sua presença é fundamental para o progresso do País.

Boa Leitura!

A publicação no Instagram da FAB com vídeo do voo solo da Cadete Amanda, na Academia da Força Aérea (AFA), foi o destaque nas mídias sociais.

O post obteve cerca de 549 mil visualizações e 47,6 mil curtidas.

A FAB divulga em suas mídias sociais produtos elaborados pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) e pelos elos do Sistema de Comunicação Social da Aeronáutica.

O jornal NOTAER é uma publicação mensal do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) voltado ao público interno.

Chefe do CECOMSAER: Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça

Vice-Chefe do CECOMSAER: Coronel Aviador Fabiano Pinheiro da Rosa

Chefe da Divisão de Comunicação

Integrada:

Tenente-Coronel Aviador Bruno Perrut Gomes Garcez dos Reis

Chefe da Subdivisão de Produção e Divulgação:

Tenente-Coronel Aviador Michelson Abrahão Assis

Chefe da Subseção de Produção: Capitão Jornalista Emília Maria

Editora-Chefe:

Tenente Relações Públicas Marize Torres (MTB/BA 1904)

Editores:

Tenente Jornalista Myrea Calazans Tenente Jornalista Susanna Scarlet

Colaboradores: Textos enviados ao CECOMSAER via SISCOMSAE

Revisão Ortográfica e Gramatical:

Tenente QOEA Alex Alvarez Filho

Diagramação:

Sargento TIN Fabiana Gomes

Capa e Artes:

Tenente PUP G. Dias

Tenente PUP Calazans

Tenente PUP Jefferson

Sargento TDE Cursino

Estão autorizadas transcrições integrais ou parciais das matérias, desde que mencionada a fonte.

Endereço:

Esplanada dos Ministérios

Bloco “M” 7º andar

CEP: 70045-900 Brasília/DF

@fab_oficial /aeronauticaoficial @fab_oficial /portalfab /portalfab /faboficial
Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça Chefe do CECOMSAER
2 Março - 2024
Expediente

A FAB SEMPRE PRONTA E PRESENTE

O legado da Força Aérea Brasileira é construído diariamente por aqueles profissionais que voam e por aqueles que fazem voar. No mês de março, celebramos 83 anos de história da Escola de Especialistas de Aeronáutica, onde se formaram milhares de homens e mulheres que integram nossas fileiras, contribuindo para defender a soberania do céu da nossa Pátria. Rendemos, com muito orgulho e admiração, nossa homenagem aos Especialistas de Aeronáutica. Conhecida como “Berço dos Especialistas”, a Escola de Especialistas forma

nossos militares com zelo e é com muita honra que reconhecemos a nobre missão que os Graduados da FAB desempenham na Instituição.

Outra importante homenagem fizemos ao C-130 Hercules, que atuou por quase seis décadas na Força Aérea Brasileira e, neste mês, despediu-se da aviação com uma série de vitórias e com um excelente legado operacional.

Celebramos, ainda, o Dia da Mulher e reconhecemos sua inquestionável contribuição na Força Aérea e na sociedade como um todo. Reconhecer e

valorizar o efetivo feminino são condições prioritárias para a contínua evolução da missão da FAB.

Em tempos em que a necessidade da população supera os recursos disponíveis, a Força Aérea conta com elementos incontestáveis para o cumprimento da missão institucional: a força, o espírito de corpo e a coragem dos nossos militares. Um grande exemplo disso é o Hospital de Campanha, que foi instalado em fevereiro, no Distrito Federal, para atendimento a pacientes com Dengue. Destaco a importância de todos os

militares envolvidos e que, com prontidão, destreza e bravura, se dedicam para a prestação de serviços e cuidados médicos à população em tempos de crise.

Tenho imensa admiração por todos os homens e mulheres da nossa Força que, cumprem, com excelência, a missão de cada dia.

Reforço o compromisso da Força Aérea Brasileira em colaborar e apoiar onde o Brasil precisar!

PALAVRAS DO COMANDANTE
Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno Comandante da Aeronáutica
3 Março - 2024

ESCOLA DE ESPECIALISTAS CELEBRA 83 ANOS DE HISTÓRIA

“Disciplina, Amor e Coragem” formam os pilares do Código de Honra do Aluno da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). Foi inspirado nesse lema que o Sargento Everton Bruno Batista Augusto, da especialidade Mecânica de Aeronaves (BMA), natural de Aparecida (SP), ingressou na FAB para realizar o Curso de Formação de Sargentos (CFS), em 20 de janeiro de 2003. Passados 21 anos, hoje o militar faz parte do efetivo da Seção de Apoio Aéreo da EEAR, contribuindo para o cumprimento da missão da Escola.

O sonho de ser graduado da Força Aérea Brasileira (FAB) surgiu quando, ainda criança, nos tempos em que observava o seu pai - o Sargento Joselito

de Paula Augusto, da especialidade de Serviço de Guarda e Segurança (SGS), também lotado na Escola que é chamada de “Berço dos Especialistas” - trajar com orgulho a farda azul, motivando-o a seguir rumo "aos astros e além", em referência ao lema da EEAR: Ad Astra Et Ultra “Tenho muito orgulho e devo gratidão à Força Aérea por tudo que tenho e, principalmente, pela oportunidade de poder contribuir com a distinta missão dessa renomada Instituição de ensino, onde pude me capacitar e me aperfeiçoar profissionalmente para, hoje, contribuir com o desenvolvi -

mento das habilidades e com a transmissão dos conhecimentos às demais gerações de Alunos que aqui ingressam’’, ressalta o militar, que é Instrutor de sua especialidade. No dia da sua formatura de conclusão de curso, em 25 de junho de 2004, o jovem trouxe como convidada a sua irmã, que, na ocasião, tinha apenas dois

anos de idade. Assim, nascia mais um sonho dentro da mesma família. Ao longo dos anos, a pequena Lívia Graziela Pereira Batista Ribeiro admirou seu irmão pela carreira escolhida, o que fez aflorar a sua paixão pela aviação e o desejo de servir ao país.

Em 2021, ela decidiu se dedicar ainda mais aos estudos, ao saber que a EEAR

4 Março - 2024
Ten Cel Av André Melo e Ten REP Flora Mancini FOTOS: SOLDADO NOGUEIRA E ARQUIVO PESSOAL Sargento B. Augusto, especialista em Mecânica de Aeronaves

contemplaria o segmento feminino na especialidade de Mecânica de Aeronaves (BMA). Assim, buscou aproveitar a oportunidade para se tornar uma Sargento da Força Aérea Brasileira e alçar voos mais altos, inspirada na história de seu irmão.

A então Aluna Lívia Ribeiro entrou para a história ao integrar a primeira turma que contemplou o

Sargento B. Augusto e sua irmã, a aluna Lívia Ribeiro, no passado e no presente

segmento feminino na especialidade de Mecânica de Aeronaves (BMA), contando com seis mulheres, e de Material Bélico (BMB), composta por três mulheres.

“Sempre levei em consideração o exemplo inspirador do meu irmão, que me motivou a escolher essa profissão admirável. Hoje,

sou muito feliz e orgulhosa de ter feito a escolha certa e, principalmente, fazer parte dessa mudança e contribuir para a quebra de paradigmas em minha área de atuação”, destacou a Aluna Lívia Ribeiro.

A Escola de Especialistas de Aeronáutica, que carrega o título de “Berço dos Especialistas”, está localizada em Guaratinguetá (SP), sendo o maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul. Tendo como missão formar e aperfeiçoar os graduados do Comando da Aeronáutica, a Escola oferta cerca de 28 especialidades em diferentes áreas técnico-profissionais, ensejando, assim, um conjunto de todo eficaz para o cumprimento da missão constitucional e das atribuições subsidiárias que cabem à Força Aérea Brasileira (FAB).

A EEAR, desde a sua criação, em 25 de março de 1941, já formou mais de 70 mil profissionais e aperfeiçoou outros 54 mil graduados, sendo este o dia dedicado aos Especialistas de Aeronáutica, como forma de enaltecer e reconhecer o trabalho de homens e mulheres que se dedicam, diuturnamente, em prol do lema “voar e fazer voar”.

5 Março - 2024

Dia das mulheres

CONHEÇA A PARTICIPAÇÃO DAS MILITARES NA OPERAÇÃO PONTE AÉREA

ELAS ATUAM NA ÁREA ADMINISTRATIVA E OPERACIONAL, GARANTINDO A LEI E A ORDEM (GLO)

Ten REP Marize Torres

As mulheres militares da Força Aérea Brasileira (FAB) executam várias funções desde que a Instituição incorporou o segmento feminino no seu efetivo, em 1982. Nas missões, elas

estão sempre atuantes e ocupando vários espaços. Na Operação Ponte Aérea, determinada pelo decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) de 1º de novembro de 2023, que combate o tráfico de drogas e de armas e outras condutas ilícitas, por meio de ações preventivas e repressivas nos aeroportos do Galeão e de Guaru -

lhos, elas integram o efetivo das áreas administrativas quanto operacionais, inclusive nas ações de Força Aérea típicas da Infantaria da Aeronáutica.

PLANEJAMENTO E GESTÃO

Na Força Aérea Numerada 34, Comando Operacional criado com atribuições de planejar, coordenar e executar o controle e supervisão de todas as ações da

Operação Ponte Aérea, as mulheres militares também desempenham importantes papéis de gestão na área de pessoal, na coordenação das operações, na logística, na comunicação social e nas finanças. Segundo a responsável pelo Setor de Logística e de Finanças da GLO SP, Coronel Intendente Léa Blanco de Santos Neta, a crescente participação da mulher nas Forças Armadas vem para somar e integrar.

"Na Operação Ponte Aérea, cada militar é competente, cumprindo seus deveres, sem desigualdades. Firmeza e habilidade são o norte de cada componente na GLO e o protagonismo cabe a cada uma, sem distinção de gêneros"

Coronel Intendente Léa Blanco de Santos Neta

6 Março - 2024
FOTO: TENENTE XAVIER E SARGENTO MÔNICA / FORÇA AÉREA BRASILEIRA

REVISTA FEMININA

As militares da Polícia de Aeronáutica realizam ações de revista feminina nos aeroportos do Galeão e de Guarulhos. Para a Sargento Especialista em Eletricidade e Instrumentos, Júlia

Marins de Lima ( foto abaixo ), que integra o Batalhão GLO RJ, cada missão é um ensinamento operacional. “Acabei de me formar na Escola de Especialistas de Aeronáutica e já estou tendo o prazer de participar de

uma Operação que está sendo uma experiência incrível; uma oportunidade ímpar.

SAÚDE CANINA

A Tenente Veterinária

Thaís Fernanda dos Santos Damásio ( foto acima ), que opera na saúde canina dos cães farejadores que atuam na GLO, destaca a importância da Operação para

sua carreira profissional. “Poder acompanhar de perto os cães que são cruciais na Operação, bem como participar das missões com os cães farejadores da FAB, acompanhados de seus condutores, atuando nos terminais de cargas, nas remessas postais e nas aeronaves, é uma grande honra”, manifestou a Oficial.

7 Março - 2024

FAB SE DESPEDE DA AERONAVE C-130 COM UMA SÉRIE DE HOMENAGENS

Ten REP Marize Torres

Essencial para diversas missões da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave C-130 Hercules recebeu uma série de homenagens em sua despedida. Salto comemorativo, voo simbólico, documentário e instalação de monumento foram algumas das ações realizadas em reconhecimento a esse ícone da aviação militar mundial, utilizado desde 1965 no Brasil. Com muita emoção, a cerimônia alusiva ao aniversário de 59 anos do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Es -

quadrão Gordo e ao legado operacional do C-130 Hercules foi realizada na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro.

LEGADO E RECORDAÇÕES

Com feitos eternizáveis nas missões de Operação de Paz no Haiti, de apoio humanitário aos países vizinhos como o Chile, Venezuela, Bolívia, Peru, de busca da aeronave Gol 1907 e da aeronave Air France 447 no Oceano Atlântico, de combate aos incêndios florestais no Chile e na Colômbia, de apoio à sociedade brasileira no combate

à pandemia de Covid-19, do apoio ininterrupto à região Amazônica, entre tantas histórias, o orgulho do Primeiro Grupo de Transporte foi expresso por pilotos de gerações passa -

das e contemporâneas ao homenagear a aeronave.

Ex-Comandante do Esquadrão Gordo de 1987 a 1989 e um dos homenageados na cerimônia, o Major-Brigadeiro do Ar

8 Março - 2024
FOTOS: FORÇA AÉREA BRASILEIRA

Cezar Ney Britto de Mello declarou que o C-130 foi um amor que ele teve, desde o tempo em que era um jovem cadete. “No primeiro ano da Escola, no Campo dos Afonsos, fui escalado para vir aqui à Base Aérea do Galeão para a solenidade de recepção dos C-130 adquiridos pela Força Aérea. Esse avião foi um divisor de águas da FAB, que na época era

o desafio de continuar as vitórias e o legado operacional alcançado pelo C-130 ao longo das suas 370 mil horas de voo na Força Aérea Brasileira. Simbolizando a “passagem de serviço”, sobrevoos de um C-130 Hercules e um KC-390 Millennium, na

BAGL, marcaram o evento de despedida. Ainda na cerimônia, pousou na BAGL o C-130 Hercules, seguido pela aeronave KC-390, momento marcado por comoção por todos aqueles que prestigiaram a solenidade e que ficará para a história.

praticamente apoiada em aeronaves C-47 bimotor. A aquisição desses primeiros cinco aviões que chegaram foi o passo de gigante que a Força Aérea deu em sua razão operacional”, manifestou.

PASSAGEM DE SERVIÇO

Desenvolvida para missões semelhantes, a aeronave KC-390 Millennium carrega

9 Março - 2024

MILITARES DA FAB INSTRUEM A FORÇA AÉREA COLOMBIANA A OPERAR O SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIOS COM O C-130

Ten JOR Gabrielle Varela

A Colômbia enfrentou, no início de 2024, uma situação de desastre natural que assolou várias cidades, com mais de 200 incêndios florestais e centenas de pessoas afetadas. Em meio a essa crise ambiental, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma missão de colaboração com a Força Aérea Colombiana (FAC) para viabilizar o combate efetivo nas regiões atingidas pelo fogo.

Uma aeronave C-130 da FAC foi equipada pela FAB com o sistema MAFFS 1 (do inglês Modular Airbourne Fire Fighting Sistem ) e a adaptação e instrução foram realizadas no aeroporto colombiano de El Dorado (SKBO), o maior e mais importante da Colômbia para, em seguida, iniciar o combate aos incêndios. Militares do Primeiro Esquadrão do Primeiro

Grupo de Transporte (1º/1º GT) - Esquadrão Gordo participaram do processo de preparação e testes do Sistema MAFFS na aeronave colombiana.

O Comandante da Operação e Instrutor na missão, Major Aviador Roberto Lopes Gomes, falou sobre a complexidade de realizar um apoio como esse.

O maior desafio é a correta adaptação dos militares da FAC com o equipamento MAFFS 1 e suas diferenças do equipamento MAFFS 2, que, apesar de estar há algum tempo parado, era bastante utilizado por eles”

Major Aviador Roberto Lopes Gomes Comandante da Operação e Instrutor na missão

10 Março - 2024

O Sistema MAFFS possibilita que a Colômbia eleve suas capacidades de combate a incêndios florestais, sendo um importante aliado para a preservação das florestas, como, por exemplo, a Floresta Amazônica existente ambos os países. Contudo,

o seu próprio equipamento estava em processo de manutenção, por isso foi solicitado o apoio da FAB.

Para essa missão, o conjunto de proteção ambiental disponibilizado tem 16 metros de comprimento e capacidade para o lançamen-

to de 12.000 litros de água e retardante de fogo.

A Missão MAFFS contou com quatro Graduados na tripulação, sendo um engenheiro de voo; um controlador de tráfego aéreo e dois operadores de carga. Houve ainda o trabalho de

12 Graduados divididos em duas equipes para realizar o apoio ao solo, atuando na manutenção da aeronave, do equipamento MAFFS e do compressor. Além disso, eles também realizam o abastecimento de água e ar para os lançamentos no combate aos incêndios.

O Coordenador dos Graduados nessa Operação, Suboficial Especialista em Mecânica de Aeronave Renato Almeida Fagundes Pereira explica como o militar se prepara para atuar nessas funções. “Para participar de uma missão como essa, o Graduado que faz parte da tripulação, tem que pertencer ao Quadro de Tripulantes do Esquadrão Gordo e concluir o curso teórico e prático da função Loadmaster e de operador de equipamento MAFFS. Já os Graduados que atuam no apoio ao solo precisam pertencer à equipe de mantenedores do projeto, alocado no Grupo Logístico do Galeão”, afirmou.

11 Março - 2024

CONTRA

Ten REP Wanessa Liz

Em mais uma ação emergencial de pronta-resposta, a Força Aérea Brasileira (FAB) instalou, no mês de fevereiro, o Hospital de Campanha (HCAMP) em Ceilândia, uma das regiões administrativas do Distrito Federal.

Os módulos instalados pela Força Aérea ao lado do Hospital Cidade do Sol, em parceria com o GDF, começaram a receber pacientes com dengue no dia 05/02. O Hospital acumulou mais de 45 mil procedimentos até o final do mês de março. A Unidade conta com uma equipe multidisciplinar, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório, entre outros, e possui 60 leitos que garantem a operação 24 horas por dia.

12 Março - 2024
Em visita ao HCAMP, o Comandante da Aeronáutica verificou de perto o trabalho incansável dos profissionais de saúde
FOTOS:
FORÇA AÉREA BRASILEIRA
DENGUE, BRASÍLIA RECEBE HOSPITAL DE CAMPANHA DA FAB

MOBILIZAÇÃO

A mobilização para a montagem da estrutura foi iniciada no dia 03/02 com o transporte de insumos e de pessoal, do Rio de Janeiro (RJ) à Brasília (DF), por meio da aeronave KC-390 Millennium da FAB.

Segundo a Comandante do Hospital de Campanha, Major Médica Christiane Scardino Evangelista de Loureiro, a dedicação e o esforço do efetivo para atender a missão foi o diferencial diante do fluxo intenso de atendimentos. "Os militares da área de saúde da FAB são diferenciados e o maior incentivo durante as missões é a possibilidade de acolher e cuidar dos pacientes e saber que fazemos a diferença na vida deles”, afirmou.

Os mais de 45 mil procedimentos são a comprovação de um trabalho de excelência. É com muita satisfação que estamos conseguindo contribuir para o enfrentamento dessa epidemia de dengue no DF”

Comandante da Operação Brigadeiro Médico Maurício Ribeiro Braga

13 Março - 2024

Ten JOR Monique

Na busca pelo aprimoramento da Segurança de Voo, a capacitação de profissionais desempenha um papel fundamental na Força Aérea Brasileira (FAB). Com o objetivo de preparar especialistas para prevenir e investigar acidentes aéreos, conforme as doutrinas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) oferece uma gama de cursos, estágios e treinamentos. As oportunidades de aprendizado, ministradas pela Divisão de Formação e Aperfeiçoamento (DFA) do CENIPA, são disponibiliza -

CENIPA CAPACITA PROFISSIONAIS PARA ATUAR NA SEGURANÇA DE VOO

das tanto de forma presencial quanto a distância.

Em 2023, mais de 28 cursos foram oferecidos pela DFA, capacitando mais de 5 mil alunos. Além disso, em um marco importante, o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) designou o CENIPA para a criação e implementação do primeiro Curso de Investigação de Ocorrências Espaciais (CIOE). O treinamento foi desenvolvido em parceria com o Comando de Operações Aeroespaciais

(COMAE) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), representando um passo significativo na formação e no desenvolvimento de profissionais especializados em investigações aeroespaciais.

DE OLHO NO FUTURO

Em 2024, o CENIPA pretende realizar mais de 30 cursos, ampliando o número de vagas para mais de 7 mil alunos, o que representa um aumento significativo de aproximadamente 40% em relação ao ano anterior. O

destaque vai para a inclusão de novas turmas no Curso Básico de Gerenciamento de Segurança Operacional (CBGSO), realizado em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Além disso, serão ofertados os Cursos de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (CIAA), a Segunda Edição do Curso de Investigação de Ocorrências Espaciais (CIOE), Curso de Facilitador de Corporate Resource Management (CF-CRM), Curso de Gerenciamento de Ameaças Operacionais (CGAO), Curso de Gestão da Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CGPAA), entre outros.

14 Março - 2024

ENERGIA SOLAR: UM INVESTIMENTO DE OURO

Ten Cel AV Rodrigo Magioli

Quando você deixará de pagar a conta de luz? Bom, se você não produzir a sua própria energia, a resposta será nunca! No modelo empresarial, quando se trata de um investimento e a empresa não possui dinheiro (capital próprio), acaba buscando empréstimo bancário (capital de terceiros) para reali-

zar a compra de ativos, que irão gerar dinheiro. Nesse contexto, é importante destacar que um investimento bem realizado trará excelentes resultados, porque a empresa quitará o empréstimo e passará a lucrar cada vez mais.

Diante desse cenário, é importante destacar que a energia produzida também poderá ser

compartilhada entre pessoas próximas ou outros imóveis que o indivíduo possua. Isso porque o investimento é simples, rápido e ainda poderá ser realizado sem precisar mexer no orçamento familiar. Simples, basta ter o espaço para a instalação. A pessoa que investir nesse projeto não precisará se descapitalizar para

investir em um sistema fotovoltaico, desde que possua um telhado para instalar os painéis ou passe a utilizar a cobertura das residências de parentes ou amigos próximos, que vivem sob a administração da mesma concessionária para iniciar o investimento e compartilhar esta energia.

Entretanto, caso o indiví-

Em torno de quatro anos, as parcelas do empréstimo adquirido serão quitadas, o dinheiro que antes era usado para pagar a energia, sobrará nos próximos vinte e poucos anos e poderá ser usado para investir em fundos de renda fixa.

Prazo de validade dos créditos - 60 meses (cinco anos), contados a partir do mês em que foram gerados. O processo de instalação junto à empresa de energia da cidade leva em torno de dois a três meses (burocracia), porque as instalações dos painéis e do(s) inversor (es) ocorrem em pouquíssimas horas (em torno de seis horas de trabalho).

A energia poderá ser compartilhada por até cinco imóveis no total, contando com a unidade geradora. Eles devem ter a mesma titularidade, seja pessoa física ou jurídica.

VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR

A garantia do inversor pode chegar a 10 anos e das placas solares de 10 a 12 anos, com vida útil de 25 anos em média.

Caso o indivíduo possua mais de um imóvel, a porcentagem que cada um irá receber na concessionária poderá ser definida, conforme a estimativa de produção. Essa porcentagem pode ser alterada a cada 60 dias.

duo não possua capital para investir e produzir sua própria energia, será necessário procurar um banco que tenha linha de crédito para energia verde e pedir para que as parcelas do empréstimo fiquem exatamente iguais à média mensal dos últimos meses, que foi realizado o pagamento da conta de luz. Ou seja, apesar

dessa despesa já fazer parte do orçamento familiar, neste momento a pessoa se tornará um investidor e a parcela que antes estava sendo repassada às distribuidoras, agora será destinada à compra de equipamento, com o intuito de produzir a própria energia. Após a instalação e a autorização da concessionária, o investidor já

começará a produzir energia para o seu consumo.

Contudo, ainda existe outro ponto a ser destacado, é preciso lembrar que após a instalação das placas e a autorização da concessionária, a produção de energia já é iniciada, ou seja, o indivíduo não pagará mais para a distribuidora a energia consumida. Caso ele tenha optado

por empréstimo, será utilizado para compra de um bem. O retorno é altíssimo e após o investimento, o indivíduo não estará mais sujeito as revisões e reajustes tarifários e produzirá sua própria energia por mais de 20 anos! Vale destacar ainda que a economia é de até 90%, porque haverá alguns encargos cobrados por lei.

15 Março - 2024
1 6 5 4 3 2

FAB LANÇA CAMPANHA INSTITUCIONAL:

“A NOSSA FORÇA ONDE O BRASIL PRECISAR”

Com a missão constitucional de "manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria", a Força Aérea Brasileira (FAB) desempenha um trabalho essencial em todo o Brasil. Atuando na defesa das nossas fronteiras, no controle do espaço aéreo de uma área equivalente a 22 milhões de quilômetros quadrados e na integração nacional, sua presença é fundamental para o progresso do país. Diante disso, para dar mais visibilidade às atividades realizadas, a FAB divulga a sua nova campanha institucional, que traz o tema: “A Nossa Força onde o Brasil precisar”.

Maj Av Rodolfo mais precioso, aquele que é responsável direto pelo sucesso no cumprimento das atribuições: as pessoas. “Essa campanha é muito baseada no que foi a Força Aérea em 2023. Nós tivemos atividades de apoio à sociedade, fazendo a integração nacional, tanto no Brasil como fora, em vários locais. E a campanha para este ano tem um enredo muito especial. Temos a certeza absoluta de que, como sempre, continuaremos apoiando o Brasil nas suas maiores e menores necessidades, onde o Brasil precisar”, destaca o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

A arte do material de divulgação é representada por militares ao lado dos seus meios aéreos, tendo como cenário de fundo o território nacional. Juntamente ao tema da campanha, o material promocional encapsula o compromisso contínuo da Força, dentro de sua missão constitucional, em atender às demandas emergentes da nação em todas as partes do país e, por vezes, além das nossas fronteiras.

A FAB enaltece seu ativo

Ao longo do ano, as peças publicitárias serão utilizadas em diversos canais de Comunicação Social da FAB, como vídeos, exposições, mídias sociais, entre outros. Dessa forma, a Força Aérea Brasileira reitera seu compromisso com a excelência, com a ética e com a inovação, contribuindo para a construção de um país mais forte.

ACESSE AQUI o álbum da campanha no Flickr.

ASSISTA AQUI ao vídeo da campanha.

Março - 2024 16
17 Março - 2024
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.