Jornal Novo Tempo - Setembro/2018

Page 1


Palavra do Pároco

Como a água…

A

vida é dinâmica em todos os aspectos. É forte e impetuosa como a água e, como ela, modelável. Se você a colocar em um recipiente redondo, assim se amoldará; se você a coloca em um recipiente quadrado, esta forma tomará. Portanto, não adianta reclamar da vida, porque ela adquire a feição que dermos a ela. E sempre será vida, ainda que, em determinado momento, o formato seja a morte. Mas pense: é apenas a vida em mais um de seus desdobramentos e logo já não será morte, mas renascimento. Quanto mais generosos formos e correspondermos ao seu potencial, mais iremos provar de sua força renovadora. Não é verdade que a água faz verdadeiros milagres? A vida tem sido dinâmica em nossa Paróquia. Agosto foi prova disso, como sinaliza nosso Informativo. E muitas, muitas pessoas foram canais (canos) onde a vida (água) pôde se traduzir em serviço alegre e comunitário. E assim como a água que quanto mais movimentada, mais gera energia, assim a vida de Deus em nós: quanto mais partilhada, mais coloca em movimento o que está dentro de nós e ao nosso redor; mais abundante se torna, mais glorificado é o nome de Deus e mais pessoas são beneficiadas. Portanto, reconhecendo as maravilhas que fez por nós o Senhor, lancemo-nos à frente, ao que nos espera. Fiel é Aquele que o prometeu e o cumprirá (Hb 10, 23). Saúde e Paz! Pe. Sérgio Luiz e Silva, C.Ss.R. www.padresergio.com Face: falecompadresergio@gmail.com

Busquemos, pois, a Sabedoria Em 1971, a Igreja do Brasil instituiu setembro como sendo o Mês da Bíblia, com o objetivo de despertar nas famílias e comunidades a necessidade de fazer da Bíblia a fonte por excelência que alimenta a espiritualidade cristã. Esta iniciativa está inserida no contexto do Vaticano II, que reforçou a centralidade da Sagrada Escritura e a necessidade de torná-la mais popular entre os católicos, que durante um longo período tiveram dificuldades de acesso à leitura e ao estudo bíblico. Neste ano de 2018 a proposta é estudar o livro da Sabedoria, tendo como tema: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” e o lema: “A Sabedoria é um espírito amigo do ser humano” (Sb 1,6a). Considerado o último escrito do Antigo Testamento, por volta do ano 50 a.C, o livro propõe uma reflexão sobre a possibilidade de intercambiar os valores da fé judaica com a cultura grega, predominante no mundo daquela época. Em outras palavras: era possível manter-se fiel à sabedoria revelada ao povo de Israel, desde os tempos antigos, com a cultura que vinha se implantando e dominando, desde as conquistas de Alexandre Magno (333 a.C.), conhecida como helenismo, que se constituía da mistura de diversas culturas dos povos conquistados e da cultura grega? Autor e local Embora se suponha que o autor seja Salomão (9,7-8.12), o livro da Sabedoria foi escrito, provavelmente, por um judeu, que vivia na diáspora, ou seja, fora da Palestina. Seu autor manifesta profundo conhecimento da literatura bíblica de Israel, bem como da língua, filosofia e costumes gregos. A proposta do Livro Possuir a sabedoria é ter a capacidade de discernir para o senso da justiça, o que leva à vida e à liberdade. Deus revelou aos antepassados judeus a grandeza da sabedoria, a qual faz reforçar a fé e manter a esperança. A verdadeira sabedoria não se conquista pelo esforço humano, mas vem de Deus. O autor identifica a sabedoria com a justiça. Quem possui a sabedoria, possui a vida eterna, porque a justiça é imortal (1,15). É a sabedoria que dá sentido à vida (1,16 – 5,23). Deus cria o ser humano para a plenitude da vida, para a imortalidade. Somente quem é justo pode ter esta experiência. Isso, no entanto, é graça de Deus, que acontece quando a pessoa se abre para Ele, pois é d’Ele que vem a graça da vida plena. Quem busca a Deus obtém a sabedoria, que não pode ser identificada com uma cultura ou com erudição, mas, em primeiro lugar, com o senso de justiça, ou seja, a capacidade de discernir e praticar o que é justo. Ao contrário, o injusto é aquele que se fecha para Deus e n’Ele não confia. O ideal do ser humano é buscar e viver segundo a sabedoria que vem de Deus. O livro da Sabedoria soluciona o problema da retribuição. Afirma que Deus criou o ser humano para incorruptibilidade (2,23) e que a recompensa da sabedoria assegura um lugar junto de Deus (6,18-19). Busquemos, pois, a sabedoria!


Lei da ‘Ficha Limpa’

N

o dia 7 de outubro, das 8h às 17h, acontecerá o primeiro turno das Eleições. Cabe ao cristão fazer a diferença nestes tempos de intransigência, divisão e uma chuva de notícias falsas que permeiam as redes sociais. Votar com consciência e, principalmente, conhecer as propostas e a vida dos candidatos a todos os cargos é papel de todo cidadão. Neste ano, serão eleitos candidatos para cinco cargos públicos, sendo dois senadores. Quando for votar, o eleitor deve prestar atenção à ordem em que os cargos vão aparecer na urna eletrônica e, se necessário, levar uma “colinha” com os números. A votação será nesta ordem: - Deputado federal: número com 4 dígitos; - Deputado estadual: número com 5 dígitos; - senador (primeira vaga): número com 3 dígitos; - senador (segunda vaga): número com 3 dígitos; - Governador: número com 2 dígitos; - Presidente: número com 2 dígitos.

Votos brancos ou nulos não anulam eleição

Circula pelas redes sociais a informação de que quando os votos nulos ou brancos ultrapassam 50%, a eleição é anulada, e um novo pleito realizado com outros candidatos. ISSO É FALSO! Uma interpretação errônea da lei eleitoral. Aliás, votar nulo ou branco corresponde à atitude de Pilatos, que lavou as mãos. Sua ausência na eleição enfraquece a democracia. A melhor forma de protestar contra os corruptos é votar num bom candidato e, depois, acompanhar e fiscalizar o trabalho dos que foram eleitos.

sete pecados do eleitor

1. Não votar – Sua ausência enfraquece a democracia. 2. Vender ou trocar o voto – É um crime eleitoral. Pena de anos de detenção para o eleitor. 3. Não ter convicção – Não mude de opinião por influência da mídia ou amigos. Cuidado com as notícias falsas na internet. 4. Não conhecer o político, o partido e a coligação. 5. Deixar-se influenciar pelas pesquisas de intenção de votos 6. Não respeitar a opinião do outro – Considerar inimigo quem pensa diferente. 7. Deixar de acompanhar, controlar e fiscalizar o exercício do cargo do candidato eleito. (Texto: Rogério Carlos Born) Fonte: Cartilha de Orientação Política – CNBB Regional Sul 2

Durante a 56ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), realizada em abril deste ano, a entidade divulgou um documento sobre as eleições, no qual orienta o eleitor católico a não votar nos candidatos ficha-suja ou interessados em ingressar ou permanecer na vida pública somente para se aproveitar do foro privilegiado. A mensagem, intitulada “Eleições 2018: Compromisso e Esperança”, destaca que não se deve abrir mão de princípios éticos e de dispositivos legais, como o valor e a importância do voto, o compromisso de acompanhar os eleitos e a lisura do processo eleitoral, fazendo valer as leis que o regem, particularmente, a Lei 9840/1999, de combate à corrupção eleitoral, e a Lei 135/2010, conhecida como ‘Lei da Ficha Limpa’, que torna inelegível quem tenha sido condenado em segunda instância pela Justiça. A CNBB foi uma das principais responsáveis pela coleta de assinaturas na mobilização popular que, em 2010, com 1,6 milhões de assinaturas, deu origem à Lei da Ficha Limpa.

A Justiça Eleitoral de Juiz de Fora comunica que as seções eleitorais que funcionavam no Salão Paroquial da Igreja da Glória foram transferidas para a UNIVERSO.


Reforma da Capela São Roque: obras da 2ª etapa a pleno vapor

J

á teve início a segunda etapa das obras de recuperação da Capela São Roque. Esta etapa corresponde à reforma do presbitério e troca do reboco da igreja. A primeira fase, relacionada à restauração do telhado, já foi toda concluída. Durante os trabalhos, estarão suspensas as atividades realizadas durante a semana. As missas de sábado e domingo acontecerão normalmente. O Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, no dia 4 de agosto, em visita à Igreja de São Roque, durante a festa de seu padroeiro, concedeu uma bênção especial à obra e a todos os benfeitores da Campanha “Capela São Roque: Eu Cuido!”, que visa à arrecadação de recursos para os trabalhos de reforma. Abaixo, você confere como pode contribuir para deixar nossa igreja mais bonita.

Como ajudar:

- As doações a partir de R$ 20,00 poderão ser feitas junto a pessoas credenciadas pela Paróquia, às quais foram confiados blocos, e também na Secretaria Paroquial. - quantias maiores em doações devem ser realizadas apenas na Secretaria Paroquial ou via depósito bancário. Banco Itaú, agência 3163, Conta Corrente 52173-9. - Em todas as formas de contribuição, o doador deve exigir o RECIBO, e o arrecadador deve, obrigatoriamente, fornecer o mesmo.

NENHuMa OuTRa FORMa DE aRRECaDaÇÃO EsTÁ auTORIZaDa!

Arquidiocese ganha primeira Basílica Ambulatório: 14 de setembro foi 65 anos Odia de festa para a Arqui-

O

mês de outubro será de celebrações para a Assistência Social Nossa Senhora da Glória, nosso querido Ambulatório, que completa 65 anos de fundação. Para comemorar a data, uma série de atividades serão promovidas pela entidade, como o lançamento do site da instituição, um jantar dançante em prol dos trabalhos desenvolvidos e celebração de uma Missa em Ação de Graças. A programação completa será divulgada em breve.

diocese de Juiz de Fora. O Santuário de Bom Jesus do Livramento, em Liberdade (MG), elevado a Basílica Menor, tornou-se a primeira de nossa Igreja Particular. Na festa de seu Padroeiro e dia da Elevação da Santa Cruz, o Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira presidiu a Celebração Eucarística e abençoou os dois símbolos que caracterizam a Basílica: a umbela (espécie de grande guarda-chuva com enfeites litúrgicos) e o tintinabulo (pequeno sino). Além disso, o ato de criação das basílicas ainda confere ao templo a possibilidade de oferecer indulgências plenárias aos fiéis em várias datas. O título de Basílica concedido pelo Papa Francisco leva em consideração as características arquitetônica, histórica e de devoção popular do templo religioso, além da importância para a vida litúrgica e pastoral. No caso de Liberdade, a concessão do título foi também fundamentada na antiquíssima veneração à sagrada imagem do Bom Jesus do Livramento.


Celebrando São Roque

E

ntre os dias 21 de julho e 5 de agosto, a Comunidade São Roque celebrou os festejos de seu padroeiro. Neste ano, muitas novidades: o Show de Prêmios, a Feijoada no Salão Paroquial e o lançamento da segunda etapa das obras de reforma da capela se juntaram às já tradicionais bênçãos dos animais domésticos, da água e dos pães, a procissão pelas ruas próximas e as barraquinhas no Largo São Roque. Todo o dinheiro arrecadado durante a festa será revertida para as obras de recuperação da igreja (ver página ao lado).


Com Maria, chamados à santidade

D

ias de muita fé, oração, reflexão, alegria e confraternização. Assim foi a Festa de Nossa Senhora da Glória 2018, entre os dias 12 e 19 de agosto. Todos os dias, aconteceram homenagens à Padroeira, com a participação das pastorais e movimentos da Paróquia. No Domingo, dia 19, Festa da Assunção de Nossa Senhora, houve procissão pelas ruas do Jardim Glória e, após a Missa Solene, fogos iluminaram os céus da Igreja da Glória. No adro, as tradicionais barraquinhas fizeram sucesso, graças ao trabalho incansável de nossos voluntários e das doações de toda a comunidade. Bandas de música, dança alemã e muita MPB alegraram os festejos. Nas imagens, a memória agradecida destes dias. Mais fotos podem ser conferidas no Facebook da Paróquia: www.facebook.com/paroquiadagloriajf



Ano Nacional do Laicato ‘Abraçar o mundo em uma rede de caridade’

2018

D

esde os 12 anos, o enfermeiro Lucas Roque Matos, sabe o que é ser um leigo atuante na Igreja. Hoje, com 26 anos, ele concilia as atividades profissionais com os trabalhos da Sociedade São Vicente de Paulo, do qual faz parte na Paróquia da Glória. Em entrevista ao Novo Tempo, ele conta como foi sua caminhada até aqui, os desafios encontrados no dia a dia e a importância do trabalho dos vicentinos para a Igreja no Brasil e no mundo.

NOVO TEMPO - Conte-nos um pouco sobre sua família, origens e a presença da Igreja Católica em sua vida. Lucas Roque Matos - Nasci em Juiz de Fora e sou filho de pais espíritas, mas que sempre me respeitaram e motivaram por seguir a fé católica. Além deles, tive duas influências fortes: a primeira é a Senhora Do Carmo, que trabalhava como sacristã na Igreja do Bairro Bandeirantes, que sempre me incentivou sempre a fazer parte de algum movimento pastoral. Também tive a inspiração da Dona Josélia, uma participante ativa do Apostolado da Oração, que foi a responsável por me levar para a Paróquia da Glória, onde cresci e me desenvolvi, principalmente devido à minha participação no Apostolado da Oração a partir dos 12 anos. Já aos 14, motivado pelo Espírito Santo, ingressei na preparação do Sacramento da Crisma, fundamental para o meu próximo passo dentro da Igreja Católica. Encantado com o trabalho realizado pelos monitores, tornei-me catequista da Crisma. Conjuntamente, iniciei um trabalho de formação com a equipe de acólitos da Paróquia. - Como se tornou um vicentino? - Durante o meu trabalho enquanto catequista, percebi que muitos jovens, após receberem o Sacramento da Crisma, questionavam quais eram os caminhos possíveis e motivadores para vivenciar a palavra do Evangelho. Então, surgiu a proposta de se reunir as pastorais e demais movimentos que compõem a Paróquia, para conhecer melhor o trabalho de cada uma. Foi neste momento que a Sociedade de

São Vicente de Paulo chamou minha atenção, pelo exercício da fé cristã a partir da assistência aos mais pobres, através da caridade. - Como conciliar as atividades cotidianas e o trabalho na Conferência? - É, de fato, um pouco árduo e requer responsabilidade, já que preciso organizar meu dia a dia para estar cumprindo com os afazeres dos meus estudos, de meu trabalho e da vida cristã. Porém, encaro o momento em que estou nas reuniões da conferência vicentina como oportunidade para estar entre amigos, aprender com as experiências ali relatadas, além de promover a Palavra de Deus junto às famílias assistidas, principalmente quando realizamos as visitas em suas residências.

- A Sociedade São Vicente de Paulo representa bem o trabalho dos leigos na Igreja. - Sim. É o maior grupo católico de leigos e leigas existentes no mundo inteiro, sendo que o Brasil é o país mais vicentino, tendo no cargo de Presidente

do Conselho Geral Internacional, um confrade brasileiro. O papel do leigo na Igreja Católica é fundamental, uma vez que seu trabalho, seguindo os preceitos do Evangelho, fortalece a Igreja Católica. - O que fazer para ser um vicentino? - A Igreja de Nossa Senhora da Glória atualmente abriga três conferências vicentinas, as quais reúnem-se em dias e horários distintos, sendo: 1) Conferência São Roque – terças-feiras as 20h; 2) Conferência Nossa Senhora da Glória – de 15 em 15 dias, aos domingos, após a missa das 7h; 3) Conferência Santa Helena – de 15 em 15 dias, às quintas-feiras, a partir das 20h. Todos os interessados em conhecer um pouco mais sobre os trabalhos realizados pela Sociedade de São Vicente de Paulo estão convidados e serão muito bem recebidos em nossos encontros. Fiquem à vontade para participar, já que nosso objetivo é abraçar o mundo em uma rede de caridade. “A Igreja deve estar a serviço do Reino, em diálogo com o mundo, inculturada na realidade histórica, inserida na sociedade, encarnada na vida do povo. Uma Igreja em saída entra na noite do povo, é capaz de fazer-se próxima e companheira, mãe de coração aberto, para curar feridas e aquecer o coração. A Igreja é comunhão no amor, seguidora de Cristo e servidora da humanidade. Por isso, toda ela é missionária.” Documento 105 DA CNBB - Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade


Irmão e irmã, A cada momento nos chegam notícias de desvios de verba pública, propinas, apropriações indébitas etc. A corrupção está em todos os níveis. Por vezes, a própria religião se torna palco de tais realidades. É bom recordar o que nos diz o apóstolo Paulo: “... Daí se originam a inveja, a discórdia, os insultos, as suspeitas injustas, os vãos conflitos entre homens de coração corrompido e

O que se lucra?

privados da verdade, que só veem na piedade uma fonte de lucro. Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade, porém quando acompanhada de espírito de desprendimento. Porque nada trouxemos ao mundo, como tampouco nada poderemos levar” (1Tm 6, 4b-7). Diante de tal quadro, muitos se eximem de colaborar, de oferecer o seu Dízimo. Graças a Deus, é com toda seriedade e lisura que entre nós há o sério compromisso de aplicar todos

os recursos na Comunidade, com suas múltiplas necessidades. Agora, estamos particularmente envolvidos na reforma da Igreja de São Roque. Devolva com consciência seu Dízimo! Afinal, desta vida a gente só leva a vida que a gente leva, “... porque nada trouxemos ao mundo, como tampouco nada poderemos levar” (1Tm 6, 7).

Pe. Sérgio Luiz e Silva, CSsR Pároco

Aniversariantes Dizimistas - Setembro 01/09

Igreja da Glória

Vinicius Ferreira de Oliveira, Dalva Caiafa de Arruda Santos, Juber Daniel Diniz

03/09

Alzira Antunes Vianna, Lucas Rodrigues Dutra, Luciene Azevedo Brandão N Fernandes

04/09

Marina de O Tavares Nolasco, Etelvina L de Abreu

05/09

Francisco de Assis Martins Mendonça, Daniel Dutra Dias Bellei

07/09

Elisângela Madureira Morais Costa, Alda Torres Ferreira, Maria Aparecida Gabriel Arruda, Namir Cileia Rodrigues de Paiva, Clodoaldo Pessoa de Farias

08/09

Maria da Conceição Kneip, Terezinha Natividade Pimentel, Karla Leonel Soares Torres, Maria Aparecida Almada Gouvea, Sinézio A Cardoso

09/09

Aparecida Costa Faria

10/09

Altamir da Silva, Danielly Cristina S Fernandes

11/09

Neiva Aparecida G Silva, Joaquim Emiliano da Silva, Janaína Florêncio Matias

14/09

Ademir Dutra de Rezende

16/09

Marciana da Penha M de Carvalho, Marieta Souza, Marcia Correa Oliveira

17/09

Eny Commissario Pimentel, Sérgio M Cardoso, Docilina Aparecida da Silva, Rene Avila Felix, Margarete Maria P Ribeiro, Cristiane S Pereira Neto

18/09

Osvaldo Ben-Hur Martins Porto, Cleber Martins Clementino

19/09

Silvia Menicali de Souza, Jacy Guimarães, Denise Belozzi Ribeiro de Oliveira

20/09

Mariângela Benini Vieira, Luciana Rodrigues Ferreira, Sandro José Lourenço Ferreira

09/09

Raquel Rodrigues de Paiva, Wilma de O Veloso

10/09

William Frederico Williams

13/09

Simone de Castro Rabelo

14/09

21/09

Maria José Gonçalves Daibert

22/09

Maria de Fátima Louzada

Walmazir Honório de Castro Dolores da Silva Campos, Laura Miana C Muniz, Beatriz Helena Priano Bellei

23/09

João Bosco de Araújo, Waldair Rodrigues

26/09

Maria da Consolação Vieira Ferreira

28/09

Lucas Ribeiro Motta, Bruno Muniz F Costa

29/09

Rita Alves Soares, Helena Lúcia D Vendramim

30/09

Marcus Vinícius de Souza Vieira, Maria Auxiliadora dos Santos, Warley Dias Vendramim Luiz

01/09

Capela São Roque

Sueli Leite Macedo

02/09

Gilce Vianna Delgado

04/09

Maria José M Grippi, José Marasco Franco

05/09

Marilene Alves de Moraes

07/09

Eva Maria de Oliveira

18/09 21/09

Vera Regina Martins B de Paiva, Dirce de Faria Brandão

22/09

Celeste Terezinha Rodrigues da Silveira Gorazil Brandão de Souza

25/09

Gilce de Oliveira

26/09

Elmira de Lourdes Carvalho Gonçalves

28/09

Cleide Marina Leite Florindo

30/09

Therezinha Baptista

26/09

Ambulatório da Glória

Maria da Glória Moreira Rios

Dizimistas mirins 05/09 Ana Júlia Nascimento Batista 07/09 Vitória Martins dos Santos 08/09 Adriano F. de Souza 16/09 Giovanna Gomes da Silva 17/09 Júlia André Netto 18/09 Lucca Alves Condé 22/09 Letícia de Freitas Campos 29/09 Matheus Aguiar Rosa


Juventude a caminho Semana da Família

D

omingo, 2 de setembro, foi dia da Juventude da Glória pegar a estrada e fazer uma bela caminhada até o Morro do Cristo. Mais de 50 jovens se concentraram no Salão Paroquial e começaram o dia com um momento oracional conduzido pelo Pároco, Pe. Sérgio. Em seguida, partiram para o Morro do Cristo, numa caminhada que uniu companheirismo, amizade e alegria. Eles também participam de um concurso de fotografias - tiradas ao longo do caminho - , cujo resultado será divulgado na edição de outubro do Novo Tempo.

E

ntre os dias 28 e 30 de agosto, a Pastoral Familiar da Paróquia da Glória e o Movimento Familiar Cristão (MFC) promoveram a Semana da Família, no Salão Paroquial. Entre os temas debatidos, as modalidades de família e a perspectiva cristã de ser família hoje. O encontro foi encerrado com uma noite cultural, com apresentações do Coral do MFC, contação de histórias e grupo de chorinho.

Festa de São Geraldo

S

JOVEM, você é nosso convidado para o próximo encontro:

30 minutos com os Anjos

erá entre os dias 13 e 16 de outubro, na Igreja da Glória. Como já se tornou tradição, haverá o lançamento do Almanaque São Geraldo 2019 e a distribuição de pãezinhos nas missas do dia 16.

Programação

Tríduo

1º Dia, 13/10: Missa às 18h30. LaNÇaMENTO DO aLMaNaquE sÃO GERaLDO 2019 2º Dia, 14/10 - Missa às 19h30 3º Dia, 15/10 - Missa às 19h

• 23/09, após a Missa das 17h

Festa

Aniversário

Almanaque São Geraldo 2019

Q

uem completa mais um ano de vida no dia 16 de setembro é o Irmão Pedro Magalhães Gomes, C.Ss.R, que atua na formação dos seminaristas da Comunidade Vocacional Santo Afonso (CVSA). Parabéns! Muitas bênçãos em sua vida!

Dia 16 de outubro 7h, 15h e 19h: Missas na Igreja da Glória, com a distribuição dos pãezinhos. Neste ano, a tradicional publicação traz, a cada mês, uma reflexão sobre o papel da juventude na transformação do mundo, destacando São Geraldo como um jovem de fé e ação. Você poderá adquirir o Almanaque por apenas R$ 2,00 durante as missas do Tríduo ou na Secretaria Paroquial.


Projeto Missão Paroquial

N

o dia 20 de outubro, entre 14h e 18h, acontecerá mais uma etapa do nosso PROJETO MISSÃO PAROQUIAL, apontado como modelo pela Arquidiocese de Juiz de Fora. Dando continuidade aos trabalhos, os missionários irão visitar famílias que residem na Avenida dos Andradas. A intenção é levar a Palavra de Deus, um momento de bênção e ação de graças para cada família. O Projeto Missão Paroquial teve início em maio de 2016, quando famílias se cadastraram para receber os visitadores. Os missionários também estiveram na casa dos pais dos cate-

quizandos e ainda dos enfermos atendidos pelos nossos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Na segunda e terceira etapas, foram visitadas famílias do Bairro Jardim Glória. Na quarta e quinta fases, os missionários estiveram nas residências do Morro da Glória. Os moradores da Avenida dos Andradas que fizeram seu cadastro em outubro do ano passado durante as missas serão contatados pelos visitadores, para que também contribuam neste trabalho de evangelização.

SÁBADO MISSIONÁRIO Dia 26/09, quarta-feira 19h30, Sala de Liturgia

Reunião com os visitadores que participaram das edições anteriores do Projeto Missão Paroquial

Dia 18/10, quinta-feira 19h30, Salão Paroquial

Reunião de espiritualidade para as duplas que vão atuar na missão

Vigília dos Arcanjos

N

o sábado, dia 29 de setembro, você está convidado a participar da VIGÍLIa DOs aRCaNJOs, a partir das 22h, na Igreja da Glória. Momento para pedir a intercessão dos anjos junto a Deus por você, seus amigos, seus familiares. Traga sua Bíblia e um lanche para ser partilhado.

20 de outubro

14h às 18h

Neste dia, nossos missionários visitarão as famílias que residem na AVENIDA DOS ANDRADAS. Será um breve momento de oração e ação de graças. Contamos com você e sua família!


Aos Anjos de Luz! S

antos Anjos do Senhor... Voai vosso voo mais alto. Bailai vossa dança mais solta. Cantai a mais doce e harmoniosa melodia. Enchei de luz o ambiente onde me encontro, como resplandecente é o Céu dos céus, onde habitais. Santos Anjos do Senhor... Trazei a leveza das espirituais realidades à minha densa matéria. Transmutai os estados obscuros de minh’alma na fluídica e iluminada comunhão divina. Estabelecei a ponte entre as invisíveis realidades e as palpáveis experiências do meu dia a dia. Santos Anjos do Senhor... Fazei ecoar aos meus ouvidos o chamado pronunciado desde sempre: - Vem, é agora! Já está preparado! Apenas não percebes. Olha com mais atenção... Atrás daquele vaso, somos nós. Em cima daquela árvore, somos nós. Próximo àquela parede, somos nós. No sussurrar do vento, somos nós. No alerta discreto, somos nós. Na intuição que guia, somos nós. No fôlego recobrado na hora difícil, somos nós. Trazemos a Boa Nova do Alto. Apenas, abre-te à comunicação que trazemos.

Sim, celestes aliados, fraternos e espirituais irmãos, como é desígnio do Pai, guiai-me em meus caminhos, pois não são poucas as armadilhas e pérfidas as sugestões do inimigo; mortal é seu veneno e ardilosas suas insinuações. Santos Anjos do Senhor... Que eu vigie, ainda que pareça o óleo faltar. Que eu resista, ainda que seja fraco. Que eu persevere, ainda que caia. Que eu persista, ainda que me tentem atrasar. Que eu ame, ainda que me odeiem. Que eu creia, ainda que duvide. Que eu espere, ainda que doa. Que eu triunfe, ainda que perca. Com a fortaleza do Arcanjo Gabriel, eu me revisto na batalha. Com a medicina do Arcanjo Rafael, eu me renovo em minha saúde. Com a fidelidade do Arcanjo Miguel, eu venço o inimigo. Santos Anjos, cuidai de mim e de todos pelos quais oro nesta hora. Assim seja. Amém.

Pe. Sérgio Luiz e Silva, CSsR.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.