Jornal Novo Tempo - Maio/2019

Page 1


Palavra do Pároco

SÁBADO MISSIONÁRIO

25 de maio

14h às 18h

O Projeto Missão Paroquial chega agora ao Bairro Santa Catarina, começando pela Rua Eng. José Carlos Moraes Sarmento. Será um breve momento de oração e ação de graças. Contamos com você e sua família!

Diletos (as) leitores (as), estamos no mês de maio e partilhamos com vocês mais um exemplar de nosso jornal. Quanta coisa bonita a ser celebrada e quantas outras celebramos! Maio de Nossa Senhora, das Mães e de avançar na experiência do Ressuscitado! Maria é aquela certeza de que, como filhos, somos todos abençoados e mais: somos em nossos dias, portadores de bênçãos e a devemos celebrar com nossos irmãos em nossas casas e na comunidade! Nossas mamães lembram-nos que a vida possui algo de mais puro e, assim, temos e percebemos não só a presença de cada uma delas, mas em cada uma delas, sentimos o “cheiro de Deus”. E para mim que sou filho, o que significa a palavra Mãe? Deu-me a vida, cuidou-me, educou-me, catequizou-me e continua a ser o que expressa de Deus a presença! Cheiro bom, abraço cuidadoso, presença inspiradora... Cheirinho de Deus! Para todas as mamães uma prece de Santo Afonso (Cânticos espirituais)! E todos nós, filhos, pais, mães, irmãos, amigos... Com Afonso rezamos: “És pura e tão pia, tão bela, ó Maria: Igual quem será? Que Mãe tão suave, no mundo haverá? Dos céus, ó Mãe minha, do mundo Rainha, quem jamais provou algum desconsolo se a ti se achegou? ... Ó Mãe amorosa, oh! Roga por mim... Ó Mãe tão potente, se imploras clemente teu doce Jesus, o que quer que peças concede-te à flux... Alcança, Mãe pia, à minha alma fria que ingrata pecou, amou a teu Filho que tanto me amou”. Deus abençoe, ampare e cuide de todas as mães!

Pe. Edson Alves da Costa, C.Ss.R.

Dia 14/05, terça-feira 19h30, Sala de Liturgia

Reunião com os visitadores que participarão deste Sábado Missionário, para distribuição dos roteiros e material de divulgação.

Dia 21/05, terça-feira 19h30, Salão Paroquial Reunião de espiritualidade


Há 20 anos comunicando a Boa Nova da Redenção

C

riada em 1999 pelo então Pároco da Igreja da Glória, o saudoso Pe. José Candido Barbosa, C.Ss.R, a Pastoral da Comunicação (PASCOM) completa, em 2019, 20 anos de trabalhos paroquiais. A PASCOM tem por objetivo fundamental ser o canal de divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelas Pastorais e Movimentos da Paróquia, sendo responsável pela criação, elaboração e divulgação de material gráfico, cobertura fotográfica das atividades paroquiais e gerenciamento das redes sociais. Ao longo destas duas décadas, a PASCOM sempre contou com o apoio da Comunidade Redentorista para levar a Copiosa Redenção para todas as fronteiras. Neste tempo, vale destacar o pioneirismo da Paróquia em ser a primeira da Arquidiocese a contar com um site, ainda no ano 2000. Foram também criados, neste período, o Jornal Novo Tempo, de tiragem mensal, e o Fo-

lheto Litúrgico Celebrando, que tem tiragem semanal e edições especiais nas celebrações solenes. Os 20 anos da PASCOM serão comemorados durante a Festa de Pentecostes, com uma Celebração Eucarística em Ação de Graças no dia 9 de junho, às 10h, reunindo os atuais membros da pastoral e também outros voluntários que já passaram pelo grupo. Neste dia, também, haverá o lançamento do novo site da Paróquia e a abertura de uma exposição com os trabalhos desenvolvidos ao longo destes 20 anos pela PASCOM.

‘Somos membros uns dos outros’ “Somos membros uns dos outros” (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana” é o tema da mensagem para o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado no dia 2 de junho, Festa da Ascensão do Senhor. O texto escrito pelo Papa Francisco convida a refletir sobre o fundamento e a importância das relações na internet. “Se é verdade que a internet constitui uma possibilidade extraordinária de acesso ao saber, também é verdade que se revelou como um dos locais mais expostos à desinformação e à distorção consciente dos fatos e relações interpessoais, a ponto de, muitas vezes, cair no descrédito”. Se, por um lado, as redes sociais servem para nos conectar melhor, por outro, elas se prestam a um “uso manipulador, visando obter vantagens no plano político ou econômico, sem o devido respeito pela pessoa e seus direitos”, acrescentou.

Narcisismo

Na mensagem, Francisco cita a estatística de que um em cada quatro adolescentes está envolvido em episódios de cyberbullying. Muitas vezes, analisa o Pontífice, a identidade funda-se mais a partir daquilo que divide do que daquilo que une, o que dá margem ao preconceito e ao individualismo desenfreado. “Assim, aquela que deveria ser uma janela aberta para o mundo, torna-se uma vitrine onde se exibe o próprio narcisismo.” Para que as conexões virtuais impliquem em verdadeiras conexões humanas, o Papa propõe as palavras usadas por São Paulo. A metáfora do corpo e dos membros

leva-nos a refletir sobre a nossa identidade, que se funda sobre a comunhão e a alteridade. Como cristãos, todos nos reconhecemos como membros do único corpo, cuja cabeça é Cristo. As pessoas não são potenciais concorrentes. “Deus não é Solidão, mas Comunhão; é Amor e, consequentemente, comunicação, porque o amor sempre comunica. (…) Só sou verdadeiramente humano, se me relacionar com os outros.”

Do “like” ao “amém”

A rede só será uma oportunidade se soubermos vivenciar, na prática, as conexões feitas através da tecnologia. Portanto, conclui Francisco, é preciso passar do “like” ao “amém”. “Esta é a rede que queremos: uma rede feita não para capturar, mas para libertar, para preservar uma comunhão de pessoas livres. A própria Igreja é uma rede tecida pela Comunhão Eucarística, onde a união não se baseia nos “likes”, mas no «amém» com que cada um adere ao Corpo de Cristo, acolhendo os outros”.


“No trânsito, o sentido é a vida” Este é o tema do Movimento Maio Amarelo, campanha desenvolvida anualmente, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O tema deste ano foi antecipado para a Comunidade da Glória no dia 23 de abril, quando a Paróquia recebeu a visita da psicóloga e técnica em segurança no trânsito, Renata Vianna. Membro da Comissão Municipal de Segurança e Educação no Trânsito (COMSET), Renata destacou números que justificam que a conscientização pode ser a grande arma para combater os índices alarmantes registrados no Brasil e, claro, em Juiz de Fora. A palestra sobre educação no trânsito integra um projeto desenvolvido pela Pastoral da Comunicação que, ao longo de 2019, promoverá debates e eventos relacionados às políticas públicas, tema da Campanha da Fraternidade deste ano. Dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) apontam para uma frota de 270 mil veículos na cidade, o que corresponde a uma média de 1 veículo para cada dois habitantes. A estatística se traduz nos congestionamentos enfrentados a cada dia pelos motoristas, principalmente nos horários de pico. A Avenida dos Andradas, um dos corredores viários mais importantes de Juiz de Fora, não foge a esta regra. Resultado: impaciência e, muitas vezes, desrespeito por parte de pedestres e motoristas. Em 2017, aconteceram 148 acidentes na via; em 2018, 131, de acordo com dados da Polícia Militar. Números apresentados pela psicóloga mostram que o trabalho de educação no trânsito pode contribuir para a redução de acidentes e mortes. Entre 2012 e 2017 houve uma queda de 7% no número de ocorrências de trânsito

na cidade, embora, neste período, o número de veículos tenha aumentado consideravelmente. Em 2009, eram 150 mil veículos. Hoje, 250 mil. No entanto, a estatística ainda traz informações alarmantes: em 2017 aconteceram 7.599 acidentes em Juiz de Fora, o que representa uma média de 20 acidentes por dia. Atropelamentos, foram 368 no ano, pelo menos um a cada 24 horas. Enquanto na guerra do Afeganistão morreram, em média, 11 mil pessoas em um ano, no Brasil, 40 mil pessoas perderam a vida no trânsito em igual período. Números como estes podem ser reduzidos a partir da conscientização de motoristas e pedestres. Mudanças de atitude significam mais cidadania e, principalmente, que vidas sejam poupadas.

O trânsito só muda quando a gente muda • Não use o celular enquanto dirige. A distração é um dos principais fatores de risco para quem está ao volante. • Use o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro. • Respeite o pedestre. • Se beber, vá de ônibus, táxi ou carona. • Bicicleta também é veículo, portanto deve respeitar a sinalização de trânsito. Motorista, mantenha uma distância segura de 1,5m ao ultrapassar ciclistas. • Respeite os limites de velocidade. Reduza a velocidade em frente a escolas ou lugares de grande concentração de pedestres. • Respeite as vagas reservadas para idosos e deficientes.


“A coragem de arriscar pela promessa de Deus”

N

o dia 12 de maio, 4º Domingo da Páscoa, vamos celebrar o 56º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Em sua mensagem para a ocasião, o Papa Francisco diz que é preciso coragem para arriscar-se pela promessa de Deus. Separamos cinco pensamentos do Santo Padre sobre vocação, expressos no documento. Confira!

1- Vocação não é um peso em nossas costas

O convite do Senhor não é uma interferência de Deus na nossa liberdade; não é uma jaula que nos aprisiona. Pelo contrário, é a iniciativa amorosa com que Deus vem ao nosso encontro e nos convida a entrar num grande projeto, do qual nos quer participantes.

2- Fora, inércia!

O desejo de Deus é que a nossa vida não se torne banal, não se deixe arrastar pela inércia dos hábitos de todos os dias, nem permaneça parada diante das opções que poderiam dar significado à nossa existência. A vocação é um convite a não ficar parado, mas seguir Jesus pelo caminho que Ele pensou para nós.

3- Ousadia e alegria

Abraçar o projeto de Deus requer a coragem de arriscar uma escolha. Para aceitar o chamado do Senhor, é preciso

deixar-se envolver totalmente e correr o risco de enfrentar um desafio inédito. É preciso deixar tudo o que poderia nos manter amarrados, impedindo-nos de fazer uma escolha definitiva. É preciso audácia para descobrir o projeto que Deus tem para a nossa vida. Não há alegria maior do que arriscar a vida pelo Senhor!

4- Não sejam surdos!

A vocação nos faz portadores de uma promessa de bem, amor e justiça para toda a sociedade, que precisa de cristãos corajosos, testemunhas autênticas do Reino de Deus. Por isso, não sejam surdos ao chamado do Senhor! Se Ele chama você, não se oponha e

Celebração da Crisma

S

erá no dia 16 de junho, às 17h, na Igreja da Glória, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. O grupo de jovens e adultos vem se preparando há mais de um ano para receber o sacramento.

Aniversário

N

o dia 22 de maio, Pe. Nelson Antônio Linhares, Superior da Província Redentorista do RJ-MG-ES, completa mais um ano de vida! Deus o abençoe sempre em sua caminhada!

confie n’Ele. Não se deixe contagiar pelo medo que nos paralisa. Lembre-se que o Senhor promete a alegria de uma vida nova àqueles que O seguem, que enche o coração e anima o caminho.

5- Precisamos olhar para Maria

Na história daquela jovem, a vocação foi uma promessa e, simultaneamente, um risco. A sua missão não foi fácil, mas Ela não permitiu que o medo a vencesse. O SIM de Maria é de quem quer comprometer-se e arriscar-se, de quem quer apostar tudo, que confia sem exigir garantia. Maria teve, sem dúvida, uma missão difícil, mas as dificuldades não foram motivo para dizer “não”. Fonte: www.a12.com


“Maria santa e fiel, en a viver como escolh

Pe

“Mas, quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher... para que recebêssemos a adoção de filhos.”(Gl 4,4-5) Mulher do sim

O

mês de maio, para a fé católica, é dedicado de modo especial àquela que é o grande exemplo de mãe e de mulher aberta aos planos de Deus: Maria de Nazaré, chamada carinhosamente de Nossa Senhora. Ela ocupa um lugar especial na história da Salvação e, por isso, ela é digna de todo o nosso respeito e veneração, pois Deus quis utilizar-se de Maria para fazer com que seu Divino Filho chegasse até nós. Constantemente, na história da salvação, Deus manifesta o seu amor de Pai junto a seu povo. O amor é revelado por meio de uma eleição: uma jovem é separada para que, por meio dela, o Filho de Deus pudesse assumir a humanidade decaída com o pecado, por meio dela, chegue a Salvação: dá-se uma nova criação.

Maria é a Mulher do sim. O sim dado ao Amor. A obediência dada por amor. A entrega dada no amor. Desta maneira, Maria tem uma grande importância na história da salvação e na vida dos cristãos. Certamente, a Virgem tem na Bíblia um lugar discreto. Ela aí é representada toda em função de Cristo e não por si mesma. Mas sua importância consiste na estreiteza de seus laços com Cristo. Maria está presente em todos os momentos de importância fundamental na história da salvação: não somente no princípio (Lc 1 – 2) e no fim (Jo 19,27) da vida de Cristo, mistérios da Encarnação e da morte redentora, mas na inauguração de seu ministério (Jo 2) e no nascimento da Igreja (At 1,14). Presença discreta, na maior parte das vezes, silenciosa, animada pelo ideal de uma fé pura e de um amor pronto a compreender e a servir aos desejos de Deus e dos homens (Lc 1,38-39.4656; Jo 2,3). Portanto, não podemos excluir Maria da nossa espiritualidade e da nossa vivência cristã, pois, onde Maria se torna ausente, também Cristo se torna irreal e abstrato.


nsina-nos hidos”!

e. Nelson Antônio Linhares, C.Ss.R.

Piedade: ponto de partida

No entanto, a piedade mariana não é um ponto final. E sim, um ponto de partida para que a fé amadureça e se faça mais fecunda. É preciso ser sensível à devoção popular, perceber suas dimensões interiores e seus valores inegáveis e assumir sua riqueza evangélica. Mas, devemos também corrigir os desvios e exageros de toda devoção. Para isso, faz-se necessário conhecer o significado de Maria, para se inspirar no seu jeito de ser e agir. Como é a intensidade de sua devoção a Maria, leitor(a)? Se você descuidou de cultivar o amor à Mãe de Jesus, retome-o. E, se por acaso você exagerou, lembre-se que Jesus é o centro de nossa fé. A Ele seguimos, com Ele caminhamos, no Espírito Santo, neste mundo. Que a sua devoção mariana possa inspirar e dar rumo novo ao seu trabalho, sua diversão, suas atitudes, levando-o(a) a construir relações saudáveis, exercitar a cidadania, cuidar do planeta. E, na vivência de sua fé, procure imitar as virtudes de Maria: fidelidade, obediência à Vontade de Deus, entrega confiante, vida de oração, silêncio amoroso, vida em comunidade. Afinal, a devoção a Maria nos ajuda a amar e seguir a Jesus, com verdade, intensidade e alegria. Salve Maria!

Para sempre Por que Deus permite que as mães vão-se embora? Mãe não tem limite, é tempo sem hora, luz que não apaga quando sopra o vento e chuva desaba, veludo escondido na pele enrugada, água pura, ar puro, puro pensamento. Morrer acontece com o que é breve e passa sem deixar vestígio. Mãe, na sua graça, é eternidade. Por que Deus se lembra - mistério profundo de tirá-la um dia? Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei: Mãe não morre nunca, mãe ficará sempre junto de seu filho e ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho. – Carlos Drummond de Andrade, em “Lição de coisas”. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.


Caro amigo dizimista,

conhecemos o termo “de graça recebestes, de graça deveis dar”. Faz parte do Evangelho de Mateus 10, 5 a 15, quando Jesus dá instruções missionárias aos Doze. Consideremos a missão do dizimista e o quanto você já nos ajudou com sua entrega consciente! A partir deste mês, queremos também que nos ajude em nossa missão de despertar a consciência de outros irmãos nossos. Assim, começaremos a partilhar o testemunho dos que caminham conosco e a cada mês teremos a resposta: Para mim, ser dizimista na Paróquia da Glória, significa... Deus abençoe sua vida e família e uma certeza: “quem colabora na ação evangelizadora, tem mérito de evangelizador”!

Pe. Edson Alves da Costa, C.Ss.R. Pároco

Para mim,

ser dizimista

na Paróquia da Glória, significa...

Para mim e minha família o Dízimo é o sinal de nossa gratidão à Deus, por tudo que temos e somos. Oferecemos a Deus, o fruto do nosso trabalho. O dízimo é, portanto, um convite à generosidade, à fraternidade e à solidariedade aos nossos irmãos de fé. É a responsabilidade e o comprometimento com a nossa comunidade de fé.

Lourdes Maria Bassoli Machado Ferreira

Aniversariantes Dizimistas - Maio 11/05

Tomas Sucos Ltda (Celio S Lima)

Marina Silva Araújo Eliton Jesus de Souza

05/05

13/05

23/05

09/05

Maria Isabel de Castro João Lindolfo Neto

Nelson Inácio de Mendonça Silvana Vianna Weber

Maria Custódia I Mathias Sônia Lucia Camerini Nogueira

14/05

24/05

03/05

15/05

Igreja da Glória 01/05

Carolina Mayre Ribeiro Delgado Jorge Luiz de Oliveira Marcia M Masson

02/05

Pedro Martins do Nascimento

Joaquim Ignácio da Silva Rosilene de Almeida S R Pinheiro

Francisca Nogueira Nascimento Leda Teixeira Alcantarino Rita de Cássia P Neves Rosângela da Silveira Francisco Maria Evangelina Pável Ladeira Daniel Calazans S Rabelo

05/05

16/05

Maria de Fátima Tostes Dias Maria Luiza Barbosa Santos

04/05

Juracy da Silva Nascimento

06/05

Juliana Lily Serrão Dilon Johnny Moreira Gomes

07/05

Maria Imaculada C Bonatti Laura Silveira Guilherme

08/05

Aguimar Alves da Cruz José Joaquim de Souza Jr. Roberto Lucio Camilo

17/05

Arthur Filgueiras de Carvalho

18/05

Olga de Amorim Leite Emilia R. R. Florêncio

Laila Tatiana de Almeida Souza Jordan Creuton da Cruz

20/05

09/05

21/05

Edson Layer Humberto Luiz Martins Ferreira Maria Madalena M Gomes

10/05

Wilson Benini Guercio

Francisco Carlos Guedes Tostes Luzimar de Barros

22/05

Aloísio Raimundo Martins Máximo Barizon Lourdes Maria Bassoli M Ferreira Elza Maria Salgado Durço

Ana Maria Barbosa Furtado Nilza Terezinha de Oliveira

25/05

Alzira Mendes Del Duca Maria Aparecida Passos

10/05

Marilia Teixeira Oliveira

11/05

Marisa Schlaucher Bitar

Gilda Maria Gomes Correa Ana Maria Gusman Carvalho

21/05

26/05

25/05

27/05

26/05

Conceição Medeiros Iva das Graças Silva Ivair Homem de Carvalho Wellington Toledo Barra

28/05

Maria do Carmo Fontes Odete da Silva Felippe Dante Oliveira Sousa Antônia Soares Brandi

28/05

Cícero Romulo Dutra Peroni

Leila V. Santos Gasparetto Vanda Maria de Resende Amarildo Guimarães Valéria Luiza Machado

29/05

29/05

Vera Lucia da Silva Scari

Maria de Fátima R dos Reis Aracy Carvalho Braga Arlindo Aragão de Farias

30/05

Altiva Alves Araújo Maciel Maria Aparecida P de Souza

Capela São Roque 02/05

Walter Aparecido de Paiva

Suzete Maria de Andrade Horta

30/05

06/05

Ambulatório

Izabel Cristina Loures Nunes

Dizimistas mirins

09/05 Messias Magalhães Caetano 31/05 Davi Santiago da Silva


O

SERVIÇO SOCIAL: acolhimento, escuta e carinho com os assistidos

Queremos neste espaço agradecer a todas as pessoacolhimento é uma as, empresas, grupos, pastorais e movimentos que ação de extrema imse mobilizam para arrecadar e doar alimentos não portância no exerperecíveis para o nosso Ambulatório. Todas as doações cício de minha função como recebidas são utilizadas para compor as cestas básicas disassistente social, pois, a partir tribuídas para as famílias em situação de vulnerabilidade desse primeiro contato, criasocial que são cadastradas e acompanhadas pela Instituimos um importante vínculo e ção. Que Deus abençoe a todos! uma profunda relação de confiança com os assistidos. É também neste momento que eles podem expor os motivos que os levaram a procurar a instituição. Na maioria dos casos chegam fragilizados, sem perspectivas e sem conhecerem os seus direitos. É através dessa escuta, dessa atenção a eles dispensada, que é possível identificar as necessidades e realizar intervenções como forma de proporcionar a todos o acesso aos seus direitos. Entre as atividades desenvolvidas posso destacar a realização de cadastros, triagens para acesso às várias atividades desenvolvidas na instituição e encaminhamentos aos órgãos públicos e privados com a finalidade de melhoria na qualidade de vida e inserção social. Um grande desafio que enfrentamos é o crescimento sig- • 12/04: doações recebidas • 13/04: doações recebidas por nificativo da procura pelos serviços ofertados e a falta de re- da empresa Febracis JF. ocasião dos aniversários natacursos para atender a todos, pois a Instituição é mantida por lícios da Sra. Roseli Moreira doações. Como atendemos a todos os bairros da cidade de Juiz de Araújo Lima e Sr. Fernande Fora e ainda algumas cidades vizinhas, estamos com listas do Coelho de Araújo Lima. de espera para todas as atividades oferecidas. Fazer parte hoje da equipe do Ambulatório da Glória é para mim motivo de muita alegria! Admiro muito o trabalho realizado pela instituição, a qual também me acolheu com carinho. Sou apaixonada pelo que faço e procuro exercer minha função com ética e sem julgamentos, objetivando acolher a todos com atenção, amor e dedicação, respeitando suas histórias e acreditando nas mudanças em suas vidas.

Rosana Mendes Araújo Assistente Social

• 06/05: doações recebidas da Pastoral da Catequese Eucarística: gesto concreto • 04/05: doações recebidas das crianças que receberam do Movimento das Equipes de Nossa Senhora - setor C. a Primeira Eucaristia.

Dias 18 e 19 de maio ASSISTÊNCIA SOCIAL N. SRA.

DA

GLÓRIA

Rua Senador Feliciano Pena, 187 Bairro Mariano Procópio - Juiz de Fora (MG) Tel.: (32) 3215-9698 - www.ambulatoriodagloria.com.br


Uma Semana Santa

M

omentos de intensa fé e espiritualidade marcaram a Semana Santa na Paróquia da Glória, entre os dias 14 e 21 de abril. Seguindo os passos do Redentor, iniciamos as celebrações com a Bênção dos Ramos no Colégio Santa Catarina, seguida de Procissão pelas ruas do Morro da Glória. Na Segunda-Feira Santa, a Celebração Penitencial nos recordou a misericórdia do Pai e, Terça-Feira, meditamos sobre as Sete Dores de Maria. Na Quarta-Feira, a Via Sacra reuniu agentes de pastorais e movimentos da Paróquia, que refletiram sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2019 (“Fraternidade e políticas públicas”). A Unção dos Enfermos na Missa na Capela São Roque e o Lava-Pés na Igreja da Glória marcaram a Quinta-Feira Santa. Sexta-Feira começou com o Terço dos Homens, seguido da Via Sacra e, às 15h, a Ação Litúrgica da Paixão. À noite, Pe. Dalton conduziu uma meditação aos pés da cruz, a partir das últimas sete palavras de Jesus. Sábado, a luz de Cristo tomou conta dos corações na Vigília Pascal, luz esta que, no Domingo, fez iluminar a Avenida dos Andradas, por meio do Santíssimo Sacramento, conduzido pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que presidiu a Solene Missa de Páscoa. Nosso agradecimento a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para as belíssimas celebrações que aconteceram ao longo desta Semana Abençoada.



Atividades retomadas na Capela São Roque

A

s missas de sábado e domingo voltaram a ser realizadas na Capela São Roque neste mês de maio. A Novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às terças-feiras, 12h, também voltou a acontecer. Todo o piso foi polido e os bancos, recuperados por um grupo de voluntários da Paróquia, já foram reinstalados. Os trabalhos de reforma do templo continuam, com os retoques finais, como a colocação do lambril (revestimento de madeira que será aplicado nas paredes laterais) e dois biombos (também em madeira), que comporão o presbitério. Além disso, já se planeja a recuperação da fachada, porém o projeto precisa ser analisado e aprovado pela Comissão Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural, pois a Capela São Roque tem sua volumetria tombada como patrimônio histórico municipal.

N

Projeto CresSer

o dia 3 de maio, teve início mais uma edição do Projeto CresSer (Crescer e Servir), para formação de novos agentes de pastorais. Os encontros semanais se estenderão até 23 de junho, quando acontecerá a Missa de Envio, às 17h, na Igreja da Glória.

O

Primeira Eucaristia

Assessor da Catequese da Paróquia da Glória, Padre Lúcio Marcos Bento, C.Ss.R. presidiu a Celebração da Primeira Eucaristia de 31 crianças no dia 4 de maio. Com certeza, um momento forte para toda a comunidade paroquial. Rezemos pela perseverança das crianças e de suas famílias.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.