Jornal Novo Tempo - Julho/2019

Page 1


Palavra do Pároco

Unidos na fé e na missão

Q

ueridos leitores, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! No nosso informativo deste mês, partilhamos com vocês mais um pouco de nossa espiritualidade Redentorista e o que vem acontecendo em nossos trabalhos pastorais. Todo caminho vivido e os acontecimentos por nós experienciados apontam-nos que sempre devemos buscar de modo audacioso um mergulho no mistério de nossa fé que aprendemos de Jesus Cristo, que sempre nos inspirou: buscar a vontade do Pai. E isso só é possível pela vivência das exigências do Reino. Muitas foram as atitudes e colaborações aqui vividas e todas elas com a doação singular de nossos paroquianos e agentes de pastorais e movimentos. Vivenciaremos, no próximo mês, duas grandes festas em nossa Paróquia. Neste sentido, faz-se ainda mais necessária a colaboração e as orações de todos para que as celebrações de São Roque e Nossa Senhora da Glória sejam momento de comunhão e fé em nossas comunidades. É gratificante olhar nossas conquistas e mais: saber que nossa Paróquia é um campo vasto de missão. Cuidamos e continuaremos a cuidar para que, a cada liturgia, o Santíssimo Redentor seja apresentado como opção de vida em nossos dias! Boa leitura e que Nossa Senhora da Glória interceda a Deus por você e sua família, com muitas bênçãos para sua vida! Pe. Edson Alves da Costa, C.Ss.R.

N

Despedida

o dia 23 de junho, a Província Redentorista do RJ-MG-ES se despediu do Pe. Mário Ferreira Gonçalves, C.Ss.R. O sacerdote faleceu no Convento Redentorista de Curvelo (MG), aos 95 anos de idade. Pe. Mário tinha uma ligação forte com Juiz de Fora. Sua Profissão Religiosa aconteceu na cidade no dia 02 de fevereiro de 1942. Fez os votos juntamente com seus colegas, padres José Jacques Penido, C.Ss.R. e Raymundo de Almeida Pinto, C.Ss.R. Professou os votos perpétuos em 14 de fevereiro de 1946, também em Juiz de Fora. Em 20 de julho de 1947, foi ordenado sacerdote na Igreja São José, em Belo Horizonte, sua terra natal. Entre os anos de 1974 e 1988, residiu na Comunidade Redentorista da Glória, de onde coordenava a Liga Católica Jesus Maria José, que, neste período, se reestruturou. Passou grande parte da vida nas missões redentoristas, percorrendo a cavalo comunidades rurais e pequenas cidades, levando a Copiosa Redenção. Sua doçura encantava a todos. Um verdadeiro filho de Santo Afonso! Na manhã do dia 9 de julho, a Comunidade Redentorista da Glória se reuniu para celebrar uma missa pela alma do confrade.

Para acompanhar nossa vida paroquial, acesse: www.PAROQUIADAGLORIA.org.br facebook.com/paroquiadagloriajf instagram.com/paroquiadagloriajf twitter.com/paroquiagloria issuu.com/paroquiadagloria (Jornal Novo Tempo)


Agosto de nossos Padroeiros Festa de São Roque 2019

TEMA: Como São Roque, discípulos e missionários TRÍDUO PREPARATÓRIO 1º Dia: 1º de agosto, quinta-feira, Dia de Santo Afonso

Jesus, fundamento de nossa fé 16h: Exposição do Santíssimo Sacramento. 18h30: Bênção do Santíssimo Sacramento. 19h: Missa, com Bênção da água e dos agentes de pastorais e movimentos.

2º Dia: 2 de agosto, sexta-feira

IGREJA, COMUNIDADE DE FÉ E DE AMOR 18h: Oração do Terço 19h: Missa presidida pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, com Bênção das casas e dos pães.

3º Dia: 3 de agosto, sábado

V

êm aí as festas de nossos Padroeiros: São Roque e Nossa Senhora da Glória. Entre os dias 1º a 4 de agosto, a Comunidade São Roque estará em festa para celebrar seu padroeiro. Haverá Adoração ao Santíssimo, bênção da água, dos agentes de pastorais e movimentos, da saúde, dos objetos de devoção, das casas, dos pães e do trabalho. Na sexta, dia 2, o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidirá a Celebração Eucarística. No sábado, às 15h, haverá a tradicional bênção dos animais domésticos. Todos os dias, a partir das 17h, barraquinhas estarão funcionando no Largo de São Roque. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para as obras de reforma e manutenção da Capela São Roque. Confira a programação ao lado.

“Senhora da Glória, coração aberto para o sim a Deus!” Este será o tema do Setenário e Festa de Nossa Senhora da Glória 2019, entre os dias 11 e 18 de agosto. As reflexões para os dias do Setenário foram preparadas pelo Superior Provincial, Pe. Nelson Antônio Linhares, C.Ss.R., e farão parte de um roteiro que estará disponível em breve. Todos os dias haverá Oração do Terço, Missa e homenagens a Nossa Senhora, além do funcionamento de barraquinhas no adro da Igreja. Entre as atrações musicais, bandas de música, MPB e dança alemã. Em breve, você receberá a programação completa.

IGREJA MISSIONÁRIA 15h: Bênção dos animais de estimação. 19h: Missa, com Bênção do trabalho.

Festa

4 de agosto, domingo

SÃO ROQUE, EXEMPLO DE PERSEVERANÇA 9h: Procissão saindo da Capela São Roque, passando pela Av. dos Andradas, R. Barão de Cataguases, R. João Pinheiro, R. Paula Lima, voltando à Capela São Roque, onde haverá Missa Solene, com Bênção da saúde e dos objetos de devoção.

Barraquinhas no Largo São Roque: 01/08 a 03/08 - A partir das 17h


“O zelo pela tua casa me consome”

C

om o objetivo de melhorar o ambiente da comunidade para as celebrações e, consequentemente, uma melhor evangelização, uma série de melhorias está sendo implementada pela Paróquia, tudo a partir dos recursos arrecadados com o Dízimo. No mês de junho, quem frequenta as missas na Igreja da Glória pôde verificar que parte das lâmpadas do templo já foram trocadas pelo sistema LED, que possibilita maior iluminação com menor custo. Mais lâmpadas estão sendo adquiridas e, em breve, serão instaladas. Além disso, o sistema de som da Igreja da Glória passou por uma revisão e troca de equipamentos, principalmente da mesa de som, com mais de dez anos de uso, equipamento este que será, posteriormente, utilizado nos eventos promovidos pela Paróquia. Também foi implementado um espaço específico para os músicos, com a instalação de um tablado e caixas de retorno, tudo para garantir um som melhor para a comunidade celebrativa. No Salão Paroquial, ainda foram revisados os equipamentos e as caixas de som, estas últimas reguladas para a acústica do espaço. Ainda dentro do aspecto comunicacional, a Paróquia passou a contar com um sistema digital de atendimento telefônico: uma secretária eletrônica que proporciona agilidade e informação constante dos principais horários e atividades paroquiais. Além disso, foi lançado o novo site da Paróquia, possibilitando maior acesso às informações e atividades desenvolvidas. Na área administrativa, também foram feitos investimentos, como a aquisição de um novo servidor de rede paroquial, que garante mais segurança nas informações que circulam entre os vários setores, otimizando os trabalhos. Mais melhorias estão por vir e sua contribuição fiel como dizimista é que possibilita a realização de todas estas melhorias, além dos gastos fixos da Paróquia, como a manutenção dos templos, salário dos funcionários e os trabalhos sociais e de evangelização. Se você ainda não é dizimista, que tal contribuir para esta missão?

Capela São Roque

Além de todas estas melhorias, as obras de reforma da Capela São Roque também estão em fase final, aguardando a chegada dos lambris de madeira, que comporão o presbitério e as laterais do templo. E, num futuro próximo, a restauração de toda a fachada. Por isso, sua contribuição continua sendo tão importante.

(Sl 69,10)


Vocação e comunidade N

o Evangelho de João (20, 24-29) temos que os discípulos reunidos em comunidade fizeram a experiência da ressurreição e creram no Senhor Jesus. Contudo, havia um que não estava com eles num primeiro momento, Tomé. Quando os outros contaram o que tinham visto e experenciado, não acreditou. Passados oito dias, e desta vez, estando Tomé com eles, novamente Jesus apareceu e então ele acreditou. Porque estava com a comunidade pôde fazer a experiência do Ressuscitado. Sozinho, não seria possível. Ou seja, só acredita e vive a ressurreição quem vive em

Pe. Jonas Pacheco Machado, C.Ss.R.

comunidade, porque a fé tem uma dimensão eclesial, comunitária. Sendo a vocação uma resposta a Deus, e se a experiência de Deus é feita em comunidade, então só pode responder afirmativa ou negativamente quem vive em comunidade, quem participa dela. A resposta ao chamado não acontece enquanto alguém vive o seu individualismo, isolado no mundo, longe da comunidade, da família, de si mesmo e do próprio Deus. Como alguém preso em si mesmo poderá responder a uma proposta que implica abertura para o outro, para a comunidade e para Deus?

É importante perceber que os carismas (dons) se desenvolvem no seio da comunidade. À medida que vamos crescendo, vamos desenvolvendo nossas capacidades. Cada um acaba tendo um “jeito especial” para fazer alguma coisa. Isso, de certo modo, é um dom: dom para cantar, desenhar, comunicar-se, falar... O importante é que cada um reconheça o seu dom, pois todos o têm. Por isso responder ao chamado de Deus vocacionalmente é reconhecer as capacidades que temos: dons, talentos e colocá-los a serviço da comunidade, onde somos chamados a realizar nossa vocação.


UM AMIGO COMO J ESUS

Sílvia Carvalho

“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.” (João 15,12-15)

D

ia 20 de julho comemora-se o Dia do Amigo. “Amigo” vem do vocábulo latino “amicus”, em cuja raiz está o verbo “amo”, que significa “gostar de”, “amar”. Jesus seguiu este verbo à risca, pois deu sua vida para a salvação de toda a humanidade. Ele mesmo disse no Evangelho de João: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos... Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando.” Neste sentido, vale refletir: estamos sendo amigos de Jesus? O Filho de Deus, em sua passagem pela terra, tinha muitos amigos. Uns mais próximos, como os apóstolos Pedro, Tiago e João; Lázaro e suas irmãs, Marta e Maria; Maria Madalena. Amizades que encontraram no Cristo um ombro para chorar, pedir, agradecer... Que viram em seus olhos e em seus gestos o perdão e a misericórdia, apesar até de traições e intrigas. Pedro negou Jesus três vezes. Três vezes confessou que o amava. “Senhor, Tu sabes tudo. Tu sabes que te amo”. (João 21,15-19) Duvidou do Cristo algumas vezes, mas se tornou a pedra fundamental da Igreja. Junto com Tiago e João, foi chamado ao Monte Tabor para presenciar a transfiguração do Senhor, a revelação do Deus presente entre os homens. Muitas vezes, nas várias situações da vida, chegamos a duvidar do Cristo, mas Ele nunca deixa de ser nosso amigo. Arrependidos, voltamos aos seus braços e descansamos nossa cabeça no seu ombro, como João, que se autointitulava “o discipulo que Jesus amava”.

O que dizer de Marta e Maria? Quando Lázaro adoeceu, chamaram Jesus. Ele foi para Betânia, mas, lá chegando, seu amigo já estava morto. Cristo se comoveu, chorou e o ressuscitou do mundo dos mortos. E nós? Até que ponto somos capazes de ressuscitar nossos amigos atingidos pelos sofrimentos, pelas tristezas, pela doença? Levamos palavras de consolo e de alegria, ou de acusação? Nossa casa é como Betânia, lugar em que Cristo pode chegar a qualquer hora, assentar-se à mesa, cear conosco e descansar um pouco? E o que dizer de Maria Madalena, que acompanhou Jesus até os pés da cruz e não teve medo dos judeus ao ir até o túmulo do Mestre? Lá chegando, encontrou a pedra removida e foi anunciar a boa nova da ressurreição aos outros. (João 20,1-18). Maria Madalena, aquela mesma que foi salva por Jesus de ser apedrejada. O Filho de Deus agiu como um amigo. “Se ninguém te condenou, eu também não te condeno. Vai e não tornes a pecar”. (João 8, 1-11) Agimos também assim como Jesus ou logo apanhamos as pedras para atirar em alguém que age ou pensa diferente de nós? “O amigo ama em todo o tempo: na desgraça, ele se torna um irmão.” (Provérbios 17,17) . Na Bíblia não são poucas as referências ao sentido verdadeiro da amizade em Deus. “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade”. (Eclesiástico, 6, 14-16a) Costumo dizer que amigos são como anjos que caminham conosco, nos ajudando nos momentos difíceis, alegrando-se com a gente nos tempos de fartura, mas também chamando nossa atenção quando nos desviamos da trilha do bem. Este é o verdadeiro amigo, aquele que vê além das aparências, com o olhar do coração.


Copiosa apud eum redemptio Consagremos a Cristo Redentor nossas almas sedentas de luz, flores na manhã da vida entreabertas para a glória que jorra da cruz. (Música Redentorista)

T

odas as comunidades administradas pela Congregação Redentorista celebram, no Terceiro Domingo do mês de julho, mês dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Cristo, a festa de seu Titular, o Santíssimo Redentor. Jesus é o Redentor do gênero humano. Rica herança deixada por Santo Afonso, a espiritualidade da congregação é fundamentada e contemplada em Jesus Cristo nos mistérios da Encarnação (Presépio), Calvário (Cruz) e Eucaristia (Ressurreição), tendo Maria, a Mãe do Redentor, como aquela que serviu e continua servindo o mistério da Redenção (Const. 32). O Missionário Redentorista é a presença de Cristo na comunidade, assim relata a Constituição da Congregação do Santíssimo Redentor (CSsR): “Chamados a continuar a presença de Cristo e sua missão redentora no mundo, escolhem os Redentoristas a pessoa de Cristo como centro de sua vida. Esforçam-se por se unir sempre mais a Ele em comunhão pessoal. Dessa maneira, estarão o próprio Redentor e seu Espírito de amor presentes no coração da comunidade, para formá-la e sustentá-la.” (Const. 23). Sendo o Missionário Redentorista esta continuação do Redentor, todos são chamados a brilhar nas trevas do mundo, como sinais de vida e esperança, para uma sociedade ferida, onde Jesus Cristo e sua Palavra têm sido deixados de lado, ocupados por aquilo que o mundo contemporâneo oferece, resultando em vidas, fé, mentes e corações vazios. É hora de anunciar a Copiosa Redenção com intensidade, vigor e testemunho, preenchendo com a presença do Redentor esse vazio humanitário, pois Copiosa apud eum redemptio: “N’Ele, é copiosa a Redenção!” (Salmo 129, 7). Celebrar a Solenidade do Santíssimo Redentor não é recordar fatos históricos, mas renovar, expressar a fé, agradecer e principalmente imitar Aquele que se auto revelou como “Pão da Vida, Luz do Mundo, Porta das Ovelhas, Bom Pastor, Ressurreição e Vida, Caminho, Verdade e Vida e a Videira

Verdadeira!” Atentamos para o fato de que Jesus Cristo se revela como ‘Vida’ duas vezes, no Evangelho de João. É um convite a todos nós sermos a continuidade do Redentor como aquele cristão ou cristã que, assumindo o sacramento de seu Batismo, promove a vida em um mundo ferido que precisa de sabor e luz: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância!” (Jo 10, 10).


Para mim, ser dizimista na Paróquia da Glória, significa...

O

ferecer a Deus, com grande alegria, de forma concreta, uma pequena retribuição por tudo aquilo que d’Ele recebo e já recebi em minha vida. Retribuo, não ofertando somente o meu Dízimo, mas também o meu tempo, servindo à Pastoral do Dízimo; ajudando em alguns dos serviços que dela fazem parte, para que funcione e assim possa atender as necessidades da Paróquia. Neste sentido, a pastoral procura esclarecer as dúvidas dos dizimistas, quanto ao preenchimento dos envelopes e se estão em dia com o Dízimo e outras questões. Que todos sejamos dizimistas fiéis, identificados ou não, não importando o valor oferecido, pois nosso Deus nos abençoa pela nossa disponibilidade de doar com amor e gratidão, fazendo de nossa Paróquia uma comunidade fraterna, solidária e evangelizadora. Virgínia G. Dovizo

ATENÇÃO!

Foi verificado que pessoas de má fé estão usando envelopes do Dízimo da Paróquia para pedirem contribuições nas ruas de Juiz de Fora. Em razão disso, a partir de agora, os envelopes para o Dízimo estarão disponíveis na Secretaria Paroquial; durante as missas, na sacristia e, no segundo domingo do mês, com os agentes da Pastoral do Dízimo. Pedimos sua compreensão.

Aniversariantes Dizimistas - Julho 01/07

Igreja da Glória

Nelza Maria Netto Silva Almeida Geovana Cassiano Alves Geraldo Eustáquio Barbosa

02/07

José Honório Lúcia Gonçalves Ferreira

04/07

Rosani Barbosa Vargas

13/07

Manoel Lopes Pereira Neuza Maria Fontes Rodrigues Miltes dos Reis Mota Delizete Rodrigues da Silva Castro Bruno Antônio Veríssimo

14/07

Cléa Gonçalves Guilarducci Andressa Guimarães Gomes

15/07

05/07

Maria Lucia de Toledo

Dionesia de Castro Silva Paschoal Polly Carlos Roberto Ferreira

06/07

16/07

Eva Maria da Silva Moreira Maria das Graças Oliveira Mattos Normerinda Fernandes Gouvea

07/07

Carmen Kelmer Mourão Regina Maria Mendes Machado

11/07

Célia Regina Antônio Veríssimo

12/07

Odir Petronilho dos Reis

25/07

Fernanda Farinazzo de Oliveira Eduardo Henrique Cardoso

26/07

Maria Teresa Carvalho Musse Denísia Aparecida Procaci Faustino Cybele Alves da Rosa Machado

28/07

18/07

10/07

Maria Antônia Alvim R Pimentel

17/07

08/07

Ruth Elias Tasca

24/07

27/07

Neide Terezinha Dias Coimbra Lourdes Côrtes Gonçalves Miracy Carmanini Ferraz Camilo Rezende Figueira Rodrigo Reis Abrita José Eberle

09/07

Cristiane Fernandes Freitas Renata S Almeida Abrita Simone de Oliveira Souza

Eduardo Afonso Pinto Maria das Graças Rosignoli Mota

Dea Fernandes Paulo Rogerio de Souza Pereira Amélia Fazza Pereira Maria Madalena Cerqueira Aloyzio Marcos de Paiva Reis Gilmar Gasparete Camila de Freitas Tebas Pereira

23/07

Maria da Conceição Pereira e Paula Maria da Glória Rocha Luciane Mesquita M Moreira

29/07

Virgínia Gonçalves Dovizo

30/07

Rita de Cássia B Pereira Sampaio

Máximo Pifano Jerusa Maria Costa Nascimento

20/07

31/07

José de Almeida Guedes Antônia Dias Coelho Maria Aparecida D de Carvalho

21/07

Elza Helena de Almeida José Romeu do Nascimento

22/07

Vania Lucia A de Lima Pimentel Aliete de Assis Silva Santos Vanilda Eugênia Mendes

Maria Helena Rezende de Moura Sonia Meireles do Nascimento Sebastião Lucas da Silva Filho Maria Auxiliadora P Bitarelle Marlene Correa Laurindo Marcelo Gonçalves Resende

Capela São Roque 01/07

Maria da Conceição Salgado Rocha

04/07

Sônia Maria Benazi Souza

09/07

Maria Aparecida de Mello

11/07

Ana Guilhermina D P Barquette

13/07

Ana Arminda Martins de Souza Marly Maia Lins

16/07

Maria do Carmo Pacheco Nogueira

17/07

Paulo do Carmo Ruffo de Carvalho

20/07

José Roberto Silvestre

21/07

Marcio Nalon de Queiroz

25/07

Ofélia de Oliveira Silva Ezequiel

27/07

Maria Ângela da Costa Marangon Ambrozina Neto Abramo

30/07

Cecilia Keil

05/07

Ambulatório

Nilza Costa de Mendonça

Dizimistas mirins

01/07 João Lucas L dos Santos 05/07 Felipe Yugui Okuma 10/07 Fernando Henrique de A Filho


Ambulatório recebe consultoria organizacional gratuita Agradecemos a todos que se unem a nós nesta corrente do bem ! Todas as doações recebidas são utilizadas para compor as cestas básicas distribuídas para as famílias assistidas. Que Deus abençoe a todos! • Empresa Beto’s Corretora de Seguros - Projeto Beto’s Solidária: Recebemos 232 kg’s de alimentos, 25 litros de leite e 15 garrafas de óleo.

O Ambulatório da Glória foi uma das instituições escolhidas pela Campe Consultoria Júnior - Núcleo de Responsabilidade Social e Empresarial, para realização de um projeto social de consultoria organizacional gratuita. A Campe Consultoria Jr. é uma empresa júnior composta exclusivamente por universitários dos cursos da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis e da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Há 26 anos, a Campe atua no mercado buscando trazer soluções eficientes através de estudos de consultoria de qualidade, com o objetivo de gerar impactos cada vez maiores para a sociedade. O projeto social de Modelagem de Negócios fornecido pela Campe consistiu nas seguintes etapas: Planejamento, Proposta de Valor, Desenvolvimento e Caracterização da instituição, Análise financeira e Análises finais. Foram quase dois meses de dedicação até a finalização. Agradecemos e parabenizamos à Campe e aos jovens consultores que estiveram conosco e realizaram todo o Projeto com profissionalismo e com uma preocupação social que certamente vai impactar diretamente em nossos trabalhos e em nosso desenvolvimento!

• Empresa Proveu Indústria Eletrônica - Campanha de Inverno: Recebemos 30 cobertores de solteiro.

• Congregação Redentorista e os organizadores do evento “Forest Beer”, realizado no Seminário da Floresta: Recebemos parte dos alimentos arrecadados, sendo 155kg, sendo 120kg de feijão e 35kg de macarrão.

Sandra Hansen Coordenadora

Dias 20 e 21 de julho ASSISTÊNCIA SOCIAL N. SRA.

DA

GLÓRIA

Rua Senador Feliciano Pena, 187 Bairro Mariano Procópio - Juiz de Fora (MG) Tel.: (32) 3215-9698 - www.ambulatoriodagloria.com.br

Lembramos que durante o mês de julho estão suspensas as missas no Ambulatório aos domingos, às 18h, retornando no primeiro final de semana de agosto.


Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

N

o dia 27 de junho, a Paróquia da Glória celebrou a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padroeira dos Redentoristas que, neste ano, coincidiu com o 3º dia do Tríduo Preparatório para a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Uma bela Missa à noite, na Igreja da Glória, reuniu a Comunidade Redentorista, seminaristas, Missionários Leigos Redentoristas e assembleia, que prestaram sua homenagem à Mãe do Perpétuo Socorro. O Reitor da Comunidade, Pe. Dalton, presidiu a Celebração, colocando aos pés do icone a reconfiguração da Congregação Redentorista na América Latina e Caribe, a partir das conclusões do encontro realizado no mês de junho, no México, que aprovou a união das Províncias do Rio, São Paulo e Bahia, e o compromisso de cada um diante deste novo cenário que se desenha (ver página 12). Na homilia, o Pároco da Glória, Pe. Edson, destacou o papel de Maria na história da salvação e seu auxílio nos sofrimentos de cada dia.

Homenagens ao Coração de Jesus

O

Coração de Jesus foi destaque nas celebrações da Paróquia da Glória na última semana de junho. Um tríduo foi promovido pelo Apostolado da Oração, que comemorou a festa nos dias 28 e 29, com coroações na Igreja da Glória e São Roque. Novas zeladoras e zeladas também receberam as fitas. Tempo de graça para este movimento, que desenvolve suas atividades na Paróquia há 117 anos e comemorou, neste ano, 175 anos de fundação.

Novos agentes de pastoral

O

domingo, 23 de junho, foi dia de acolher os novos agentes de pastorais e movimentos, formados na última edição do Projeto CresSer. A Missa de Envio foi presidida pelo Pároco, Pe. Edson. Os novos agentes passaram por formação nos meses de maio e junho, quando conheceram mais sobre a Paróquia, sua história, suas pastorais e o carisma redentorista, participando da feira das pastorais e de um retiro. Novos companheiros de caminhada na evangelização, sejam bem-vindos!

Arraiá da Glória

M

uita animação, confraternização e comida gostosa marcaram a oitava edição da festa junina da Paróquia da Glória, que aconteceu nos dias 8 e 9 de junho. Não faltaram as quadrilhas da Catequese e dos agentes de pastorais/movimentos e seminaristas. Nosso agradecimento a todos que colaboraram para a realização deste momento.


Celebração da Crisma

A

conteceu no dia 16 de junho, presidida pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Pároco, Pe. Edson Alves da Costa, C.Ss.R. Mais de 40 crismandos, entre adolescentes, jovens e adultos, receberam o sacramento da Crisma, após um ano de preparação. Rezemos pela perseverança de todos no caminho da fé.

Missa da Juventude

A

Servir, cuidar e amar

A

Missa das 10h de domingo, 7 de julho, marcou a apresentação e a cerimônia de investidura dos 11 novos coroinhas da Paróquia da Glória. Eles se prepararam durante um mês para, a partir de agora, servirem nas celebrações da comunidade. Na tarde de sábado, 6 de julho, eles participaram de um retiro conduzido pelo Pároco, Pe. Edson, que presenteou cada um com uma plantinha, para ser cultivada e cuidada. O Pároco também presidiu a Celebração Eucarística de domingo, quando as crianças e adolescentes foram apresentados à comunidade, receberam as vestimentas de coroinha e também a cruz. Rezemos por cada um deles e pela equipe de coordenação da Pastoral dos Coroinhas e Acólitos.

partir do mês de agosto, todo primeiro sábado de cada mês, a Missa das 18h30 será dedicada à juventude. O compromisso foi firmado com os adolescentes e jovens crismados que, no dia 6 de julho, participaram de uma Missa em ação de graças na Igreja da Glória. O Pároco, Pe. Edson, presidiu a celebração e consagrou a vida dos jovens a Nossa Senhora. Após a Missa, o sacerdote conduziu um encontro com o grupo, que se comprometeu trabalhar a evangelização junto a toda a juventude da Paróquia, cada um recebendo uma cruz redentorista. Rezemos pela perseverança e pela vida de nossos jovens.

Festa de Santo Afonso

N

o dia 1º de agosto, venha celebrar conosco a Festa de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação Redentorista, nas missas de 7h e 19h na Igreja da Glória, e às 19h na Capela São Roque, no 1º dia do tríduo em preparação à festa do padroeiro da comunidade.


Um novo tempo para os Redentoristas

E

ntre os dias 17 e 30 de junho, aconteceu a VI Assembleia da Conferência dos Redentoristas da América Latina e Caribe, na Casa da Conferência Episcopal Mexicana (Casa Lago), no México, reunindo 60 representantes das três subconferências: União dos Redentoristas do Brasil (URB), União dos Redentoristas do Sul da América Latina (URSAL) e União dos Redentoristas do Norte da América Latina e Caribe (URNALC). Da Província do RJ-MG-ES, participaram o Pe. Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R. (Superior Provincial), Pe. Fagner Dalbem, C.Ss.R. (Vogal), Ir. Pedro Magalhães, C.Ss.R. (membro da Comissão para os Irmãos) e Pe. Carlos Viol, C.Ss.R. (Ecônomo Geral da Congregação Redentorista). Durante o encontro, foi aprovado o novo Mapa da Conferência dos Redentoristas na América Latina e Caribe. Com a unificação, que deve ocorrer a partir de 2022, a Conferência passará a ter apenas oito Unidades Redentoristas. A Província do RJ-MG-ES se juntará à Província de São Paulo e à Vice-Província da Bahia, integrando também a missão no Suriname, totalizando 292 religiosos e 35 comunidades, com destaque para importantes lugares de peregrinação, como o Santuário de Aparecida (SP), o Santuário Bom Jesus de Pirapora (SP), a Basílica de São Geraldo em Curvelo (MG), o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos dos Goytacazes (RJ), o Santuário Bom Jesus da Lapa (BA) e o Santuário Nossa Senhora d’Ajuda (BA). Durante o encontro no México, também foram definidos o Plano Apostólico e o Projeto de Reconfiguração, que serão agora apresentados nas 23 unidades redentoristas dos continentes latino-americano e caribenho, que contam com 1.300 missionários.

Desafio

Em artigo publicado na Revista Akikolá deste mês sobre a reconfiguração, o Superior da Província Redentoristas de MG-RJ-ES, Pe. Nelson Antônio Linhares, C.Ss.R. destaca que “este desafio exige de todos nós que participamos da Família Redentorista um profundo espírito de abertura e conversão da mente e do coração; bem como uma disponibilidade evangélica para enfrentar os desafios da realidade eclesial na América Latina e no Caribe. Com o projeto de reestruturação, somos convidados a entrar em contato com nossas raízes carismáticas e a nos deixar desafiar pelos sinais dos tempos.

Com o projeto de reconfiguração, queremos despertar e sair de nossos lugares de acomodação, em direção às periferias existenciais e territoriais, onde estão os nossos interlocutores: os mais pobres e abandonados, aos quais devemos solidariedade por fidelidade ao Reino de Deus e a sua justiça, fidelidade à Igreja e fidelidade ao carisma concedido à nossa Congregação na pessoa de Santo Afonso e que permaneceu na rica herança redentorista.”

Redentoristas brasileiros que participaram da conferência no México


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.