Jornal Novo Tempo - Julho/2017

Page 1


Palavra do Pároco

“... todos puseram-se a trabalhar!”

A

(Ag 1,14)

s fogueiras de junho aqueceram nosso coração! Bendito seja Deus! É o que pude experimentar no intenso “Mês do Coração” que vivenciamos, com os tantos momentos dedicados ao Coração de Jesus, inclusive a Vigília do Coração. É o que pude perceber em nosso VI Arraiá da Glória. Tanta alegria e doação só podem vir do desejo de fazer o melhor. Muitos foram bons, solidários, amigos, fraternos. Estenderam as mãos e deram o seu SIM. Obrigado. Muito obrigado a todos! Mas é hora de pedir, mais uma vez, sua solidariedade em favor de nossa Paróquia. Aproxima-se o mês de Agosto dos nossos Padroeiros. Celebraremos mais uma vez São Roque e Nossa Senhora da Glória. É um mês desafiante, de muito trabalho e doação. Precisamos de sua ajuda, não só material, mas também de colaboração na Liturgia e na parte social das festas. Não espere ser chamado, ofereça-se! O versículo que dá título a este meu Recado vem do profeta Ageu no capítulo 1. O Senhor conclamava o povo, através do Profeta, a restaurar o Templo que estava destruído. As pessoas não se furtaram a responder ao Senhor. Puseram-se todos a fazer o que cada um podia, para que tal empreitada pudesse se concretizar. Quando se faz uma leitura da vida como uma dádiva que continuamente nos é comunicada, a postura desenvolvida é sempre de uma devolução generosa, o que proporciona o fluir constante dos dons de Deus uns para os outros. Faça a sua parte! Vamos juntos cuidar do que é nosso. Quem tem mais, dê mais; quem tem menos, dê menos. Mas que ninguém fique de fora: crianças, jovens, adultos e anciãos. Nosso agosto será, certamente a gosto de Deus! Saúde e Paz a todos! Pe. Sérgio Luiz e Silva, C.Ss.R. www.padresergio.com Facebook: falecompadresergio @gmail.com

Para refletir e se divertir Viver em paz para morrer em paz

Autor: Mário Sérgio Cortella Ano: 2017 Edição: 1 Editora: Planeta Nº de páginas: 176 Se você não existisse, que falta faria? Para responder à essa pergunta, o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella discute o que é importante nessa vida. Não é ser famoso e nem acumular coisas e propriedades, em uma obsessão consumista. Importante é ser importante para alguém, ou seja, fazer falta para alguém. Como? Neste livro, Cortella aponta alguns caminhos e nos faz pensar sobre as razões da existência. Qual é a sua verdade? Qual a sua essência? No dia em que você se for, essas questões irão embora com você. O que permanecerá de você no mundo? Permanecerá o seu legado. Permanecerá aquilo que você ensinou, aquilo que “ensignou”, as marcas que deixou.



O ciclo da vida (Fei yue lao ren yuan)

Lançamento: 2012 Duração: 104 minutos Dirigido por Yang Zhang Com: Huanshan Xu, Tian-Ming Wu, Bin Li, Bingyan Yan Gênero: Drama/comédia Nacionalidade: China A rotina melancólica de uma casa de repouso na China é quebrada quando um grupo de velhinhos intrépidos decide fugir em um ônibus e atravessar o país para participar de um show de variedades na TV. Apesar da saúde frágil, a alegria da viagem e dos ensaios os enchem novamente de vida e alegria. Ao longo do caminho, eles começam a ver que seus sonhos podem se tornar realidade e encontram a paz e a felicidade que há muito haviam sido deixadas para trás. O cineasta trata de assuntos inerentes à terceira idade, como a solidão, o medo da morte, o sentimento de inadequação no mundo atual e os acertos de contas com o passado.Como deixa claro seu poético e visualmente belo plano final, envelhecer pode significar morrer um pouco a cada dia, mas também pode significar renascer com a mesma intensidade, tal qual o sol sobre o mar.


Tríduo e Festa de São Roque 2017 De 3 a 6 de agosto Com São Roque, fortalecidos no seguimento de Jesus 1ºDia: 3 de agosto, quinta-feira

SÃO ROQUE E A VIRTUDE DA FÉ 18h: Adoração ao Santíssimo Sacramento 19h: Missa, Bênção das velas e renovação das promessas batismais

2º Dia: 4 de agosto, sexta-feira

SÃO ROQUE E A VIRTUDE DA ESPERANÇA 18h: Hora Santa Vocacional 19h: Missa com Bênção da saúde e Memória dos falecidos

3º Dia: 5 de agosto, sábado

SÃO ROQUE E A VIRTUDE DA CARIDADE 15h: Bênção dos animais de estimação 18h: Missa e Bênção dos pães

Festa: 6 de agosto, domingo

E

ntre os dias 3 a 6 de agosto, a Comunidade São Roque estará em festa para celebrar seu padroeiro. Neste ano, as celebrações abordarão a perspectiva do seguimento de Jesus feita por Roque como um santo peregrino e a sua relação com as três virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade. Haverá Adoração ao Santíssimo, bênção das velas e renovação das promessas batismais, bênção da saúde, dos pães e dos animais de estimação, memória pelos falecidos, procissão e o funcionamento das tradicionais barraquinhas no Largo de São Roque. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para as obras de reforma da Igreja, dentro da Campanha “Capela São Roque: Eu cuido”.

CELEBRANDO SÃO ROQUE 9h: Procissão saindo da Capela São Roque, passando pela Avenida dos Andradas, Rua Barão de Cataguases, Rua João Pinheiro, Rua Paula Lima, voltando à Capela São Roque, onde haverá Missa Solene.

*De quinta a sábado, funcionamento das barraquinhas no Largo São Roque a partir das 17h. No domingo, café da manhã a partir das 7h30 e após a Missa Solene.

Como ajudar:

- As doações a partir de R$ 20,00 poderão ser feitas junto a pessoas credenciadas pela Paróquia, às quais foram confiados blocos, e também na Secretaria Paroquial. - Quantias maiores em doações devem ser realizadas apenas na Secretaria Paroquial ou via depósito bancário. Banco Itaú, Agência 3163, Conta Corrente 52173-9. - Em todas as formas de contribuição, o doador deve exigir o RECIBO, e o arrecadador deve, obrigatoriamente, fornecer o mesmo.

NENHUMA OUTRA FORMA DE ARRECADAÇÃO ESTÁ AUTORIZADA!


Festa da Glória 2017

J

á estão a pleno vapor os preparativos para a Festa da Glória 2017, que acontecerá entre os dias 13 e 20 de agosto. Neste ano, a festa terá como tema “Nossa Senhora da Glória e as glórias de Nossa Senhora”. Está sendo preparado, pelo Pároco, Pe. Sérgio, um livreto com as reflexões para os dias do Setenário, a partir das invocações da Oração a Salve Rainha, sob a inspiração da obra “As glórias de

Maria”, de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação Redentorista. Todos os dias haverá homenagens a Nossa Senhora e funcionamento de barraquinhas no adro da Igreja. As novidades ficarão por conta da Oração do Terço todos os dias antes da Celebração Eucarística e a mudança no horário e itinerário da Procissão no domingo, dia 20 de agosto, que sairá às 16h da Igreja da Glória e percorrerá as

Com Maria, a caminho

C

omo uma das formas de se vivenciar os dias que antecedem a Festa de nossa Padroeira, a proposta é que cada um faça um Caminho Espiritual de 40 dias, como São Francisco de Assis indicava, em preparação para a celebração da Assunção de Nossa Senhora. Como sugestão, Pe. Sérgio elaborou 40 dias de meditações e orações, que estão no livro “Nos Passos de Maria”, que pode ser adquirido na Secretaria Paroquial. A consagração deste tempo será no dia 11 de julho, durante a Missa das 19h, na Igreja da Glória.

Aniversário

P

adre Sérgio completa mais um ano de vida no dia 18 de julho. Neste dia, você está convidado a participar da Missa em Ação de Graças pela vida de nosso Pároco, às 19h, na Igreja da Glória. Que Deus o abençoe!

Festa do Ssmo. Redentor

N

o terceiro domingo do mês de julho, os Redentoristas celebram a Solenidade do Santíssimo Redentor, titular da Congregação. Na Paróquia da Glória, todas as missas nos dias 15 e 16 de julho serão nesta intenção.

J

Campanha Lixo Santo

á está na Recepção Paroquial o contêiner para que você possa fazer as doações para a Campanha “Lixo Santo”. A ideia, proposta pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, é coletar revistas, jornais, publicações e outros materiais de papel que não estão sendo mais utilizados, a fim de serem vendidos para empresas de reciclagem. Os recursos arrecadados serão revertidos para os jovens que participarão da Jornada Mundial da Juventude, no Panamá, entre 22 e 27 de janeiro de 2019.

ruas Quintino Bocaiúva e Capitão Arnaldo de Carvalho, no Jardim Glória, voltando para a Igreja, onde acontecerá a Missa Solene. Em breve, você receberá a programação completa.

Missa em honra a São Bento

T

ambém no dia 11 de julho, às 19h, na Igreja da Glória, acontecerá a Missa homenageando São Bento, com a bênção e exorcismo da Medalha do santo.

Marcação de casamentos

N

o dia 12 de julho haverá a distribuição de senhas e marcação de casamentos para o 2º semestre de 2018 na Igreja da Glória. A distribuição de senhas será às 8h, e a reunião para marcação a partir das 15h. Os noivos devem trazer cópia da Carteira de Identidade e do comprovante de residência, além do pagamento de sinal de R$ 145,00. Lembrando que não será aceita a Carteira de Motorista; apenas a Identidade.

Festa de Santo Afonso

N

o dia 1º de agosto, às 19h, venha celebrar conosco a Festa de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação Redentorista.


Junho do Sagrado Coração de Jesus O mês de junho foi marcado por orações e homenagens ao Sagrado Coração de Jesus. Com o Tríduo, o Apostolado da Oração da Igreja da Glória e da Capela São Roque se prepararam para a festa, no dia 23 de junho, seguida da Vigília do Coração de Jesus, que foi realizada pela primeira vez no dia 24. Pe. Sérgio conduziu as orações aos pés da bela imagem do Sagrado Coração, reunindo pedidos e agradecimentos de toda a comunidade.

Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Foi celebrada no dia 27 de junho, na Igreja da Glória, antecedida pelo Tríduo, que aconteceu entre os dias 24 e 26, com o tema “Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós que recorremos a vós”.


O Assistente Social e especialista em Gerontologia,

José Anísio (Pitico) da Silva* nos ajuda a refletir sobre o

Envelhecer com qualidade de vida A

o lado de, entre tantas outras, transformações societárias, como a deterioração ambiental, guerras étnicas, flexibilização das relações de trabalho, protagonismo das tecnologias de informação, pesquisas avançadas na área da inteligência artificial, o envelhecimento da população mundial constitui-se em um fenômeno de grandes repercussões na re/configuração das sociedades humanas. O nosso mundo, o nosso país e a nossa cidade estão envelhecendo. E a passos rápidos e longos! Nós estamos vivendo mais. O que é muito bom e representa a satisfação de um desejo antigo da humanidade, o de viver muito, e de preferência, experimentar o mito de sua imortalidade. Ao contrário, do início do XX, quando a morte nos visitava aos 40 anos de idade, hoje, essa estranha amiga indesejável, em pleno século XXI, pode ser vivida , fácil, fácil, aos 80, 90 anos ou até mais; por que não? Num linguajar popular, nós podemos “durar” muito! Já, não é (será) incomum, assim, a presença de pessoas centenárias entre nós. Quem não tem um/a amigo/a,vizinho/a ou familiar com mais de 100 anos, ou próximo dessa idade? Anônimos e famosos. A conquista da longevidade representa/rá para todos nós uma verdadeira revolução nas nossas relações sociais e no nosso rico cotidiano. Um novo mundo será estruturado com a presença cada vez maior e crescente das pessoas idosas em nosso meio. Estarão e já estão atuantes nos movimentos sociais, nas ruas, nas igrejas, nas famílias, na política e na cidade,

de um modo geral. Uma nova equação social se coloca: mais idosos, menos crianças. Se por um lado, é muito bom saber que morreremos bem mais à frente, por outro é preciso questionar: como estamos envelhecendo? De que adianta viver mais fisicamente os anos, se não temos qualidade de vida para preencher esse tempo? Penso que é preciso viver mais e melhor. Infelizmente, percebo que a conquista de mais tempo em nossa vida, não leva as nossas autoridades públicas (políticas) a dar mais atenção, programas sociais e civilidade aos homens e mulheres que estão no processo do envelhecimento. O que é envelhecer com qualidade de vida, viver mais e melhor? Do ponto de vista social e público, é ter a nossa cidade e suas instituições preparadas para convívio com o seu cidadão/a idoso/a. Com respeito. Mais atenção. Políticas Públicas. Apoio às famílias. Promover um envelhecimento cidadão e ativo. Estamos caminhando na direção de construir uma cidade para todas as idades. Como diria o poeta, “vamos precisar de todo mundo”.


O envelhecimento é inevitável, inexorável, querendo ou não, nós todos vamos envelhecer. E se não podemos impedir essa realidade, podemos, sim, interferir nele ao longo de seu desenvolvimento. Como? Estudiosos apontam algumas construções importantes, compostas de 04 (quatro) pilares de sustentação para se chegar bem à velhice:

1) SAÚDE – Lugar comum dizer isso. Mas comece agora a se cuidar, principalmente os homens, lá na frente vai fazer falta. As mulheres se cuidam mais do que nós;

NOVAS HABILIDADES - expanda os seus conhecimentos. Exercite a sua curiosidade para aprender/fazer “coisas’ novas, diferentes. Saia de sua zona de conforto;

2) BUSQUE

3) FAÇA NOVAS AMIZADES - Preserve as antigas. Amplie o seu capital social, dentro e fora de sua família.

Participe de atividades sociais. Pertença a algum grupo de pessoas que te dê satisfação e alegria na convivência;

4) CRIE EM VOCÊ UMA ATITUDE MENTAL POSITIVA PERANTE A VIDA - A importância da

fé. Desenvolva cada vez mais a sua espiritualidade. Que pode ser expressa em participação em instituições religiosas, com frequência regular em templos e igrejas dos mais diversos credos religiosos. O exercício da espiritualidade tem um papel protetor para as pessoas na superação de suas perdas e uma estratégia de enfrentamento para: alívio de ansiedade e medos; preparação diante da própria finitude/morte; transcendência – crença num outro horizonte de vida - e significado para a vida e para a morte. Desejo que você tenha uma boa velhice. Ainda dá tempo. Aposente do trabalho. Não aposente da vida. Para as avós e avôs, fica aqui o meu afeto e o meu carinho. Parabéns.

* José Anísio (Pitico) da Silva é Mestre em Serviço Social pela UFJF; - Especialista em Gerontologia pela FUMEC – Fundação Mineira de Educação e Cultura/BH e pela SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais; - Integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Juiz de Fora/MG; - Colunista convidado da Rádio CBN/JF – 1ª Edição – com a Coluna MELHOR IDADE


Aniversariantes Dizimistas - Julho 01/07

Igreja da Glória

19/07

Nelza Maria Netto Silva Almeida

Paulina de Oliveira Sales

02/07

20/07

13/07

Ana Arminda Martins de Souza Marly Maia Lins

José Honório Marsylla Sarmento Ferreira Lúcia Gonçalves Ferreira

José de Almeida Guedes Antônia Dias Coelho Maria Aparecida D de Carvalho

16/07

04/07

21/07

Paulo do Carmo Ruffo de Carvalho

Rosani Barbosa Vargas

05/07

Maria Lucia de Toledo Felipe Yugui Okuma

06/07

Eva Maria da Silva Moreira Maria das Graças Oliveira Mattos Normerinda Fernandes Gouvea

07/07

Dea Fernandes Paulo Rogerio de Souza Pereira Amélia Fazza Pereira Maria Madalena Cerqueira

08/07

Gilmar Gasparete Camila de Freitas Tebas Pereira

09/07

Ruth Elias Tasca

10/07

Carmen Kelmer Mourão

11/07

Célia Regina Antônio Veríssimo

12/07

Odir Petronilho dos Reis

13/07

Manoel Lopes Pereira Neuza Maria Fontes Rodrigues Miltes dos Reis Mota Bruno Antônio Veríssimo

14/07

Cléa Gonçalves Guilarducci

15/07

Dionesia de Castro Silva Paschoal Polly Carlos Roberto Ferreira Luiz da Costa Filho Marlene Camargo Mendes

16/07

Marcos Wadih Arbex Eduardo Afonso Pinto Maria das Graças Rosignoli Mota

17/07

Neide Terezinha Dias Coimbra Lourdes Côrtes Gonçalves Miracy Carmanini Ferraz Camilo Rezende Figueira Rodrigo Reis Abrita José Eberle

18/07

Rita de Cássia B Pereira Sampaio

Elza Helena de Almeida José Romeu do Nascimento

22/07

Vania Lucia A de Lima Pimentel Dalva Lussardi de Campos Zanetti Aliete de Assis Silva Santos Vanilda Eugênia Mendes Maria Imaculada Silva Schaefer

23/07

Cristiane Fernandes Freitas Renata S Almeida Abrita Simone de Oliveira Souza

24/07

Maria Antônia Alvim R Pimentel Jussara de Brito Oliveira

Maria do Carmo Pacheco Nogueira

17/07 18/07

Aída de Souza Marques

20/07

José Roberto Silvestre

21/07

Marcio Nalon de Queiroz

25/07

Ofélia de Oliveira Silva Ezequiel

27/07

Maria Ângela da Costa Marangon Ambrozina Neto Abramo

30/07

Cecilia Keil

25/07

31/07

26/07

05/07

Fernanda Farinazzo de Oliveira Eduardo Henrique Cardoso Maria Teresa Carvalho Musse Denísia Aparecida Procaci Faustino Rosimar Soares da Cruz

28/07

Nilo Sergio Alves Junior Maria da Glória Rocha Luciane Mesquita Machado Moreira Douglas Freire Lacerda

29/07

Virgínia Gonçalves Dovizo

30/07

Máximo Pifano

31/07

Maria Helena Rezende de Moura Sonia Meireles do Nascimento Rayza Pereira Francisco Lutz Sebastião Lucas da Silva Filho Maria Auxiliadora Procópio Bitarelle Marlene Correa Laurindo Ede Tavares Machado

Capela São Roque

Sônia Maria Benazi Souza

06/07

Maria Aparecida do Rosário da Silva

09/07

Maria Aparecida de Mello

11/07

Ambulatório

Nilza Costa de Mendonça

Dizimistas mirins

27/07

04/07

Plinio Santa Rosa Filho

Ana Guilhermina Dutra P Barquette

01/07 Maria Clara Alves Barros 01/07 João Lucas Laurindo dos Santos 03/07 Pedro Henrique Rodrigues Lima 05/07 Lucas de Souza Rezende 10/07 Matheus Rezende Campos 16/07 Aristides Zimmermann Machado 18/07 Luisa Matos Figueiredo 26/07 Giovanna Vitória Silva Macedo 28/07 João Pedro Reink Mendes 29/07 Camilly Vitória da S Pereira Queiroz 30/07 Ana Luísa Del’Duca M Teixeira

Novos dizimistas, sejam bem-vindos! Carlos Renatos Santos Graciane Carvalho Neves Helenice Maria do Nascimento Helia Dias do Carmo Irene das Graças Campos Karla Leonel Soares Torres Leandro Camerini Nogueira Luiz Gonzaga do Amaral Maria Aparecida Almada Gouvea Maria José Gonçalves Daibert Marilza Cioni Neider Coelho Pereira Sebastiana Eliane V Fernandes Sebastião Paulo de Campos William Frederico Williams


O que você espera? Caro rrmão e irmã, Na seção Palavra do Pároco no nosso Informativo, eu me referi ao capítulo 1 do profeta Ageu. Às vezes, me pergunto se cremos verdadeiramente na Palavra de Deus ou só em algumas promessas que nos trazem consolação, mas não comprometem. O recado sobre o Dízimo que quero deixar para você hoje está neste trecho. Leia e tire suas conclusões...

“Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: ‘Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada’. Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: ‘Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?’ Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.’ Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o Senhor. Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa. Por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos. E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o mosto, e sobre o azeite, e sobre o que a terra produz; como também sobre os homens, e sobre o gado, e sobre todo o trabalho das mãos.’ Então Zorobabel, filho de Salatiel, e Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote, e todo o restante do povo obedeceram à voz do Senhor seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, assim como o Senhor seu Deus o enviara; e temeu o povo diante do Senhor.” (Ageu 1, 2-12) Pe. Sérgio Luiz e Silva, CSsR Pároco

Consagrando seu Dízimo

Reflita...

Aprender de Jesus que é manso e humilde de coração! Aprender a ser obediente à Vontade do Pai, a pautar a vida no amor, a perdoar e a se doar, na partilha do que se é, do que se tem. O Dízimo é um sinal muito concreto deste aprendizado que deve iluminar a vida toda do cristão.

Reze...

Senhor Jesus, seremos os “pequeninos” do teu Reino, à medida que reconhecermos que tudo é graça e que nada temos que o Senhor mesmo não nos tenha dado. Obrigado por todos os dons, fruto do teu cuidado em minha vida.

Mestre e Senhor, eis-me aqui, com os fardos que a vida por vezes me impõe e também com aqueles com os quais eu mesmo me sobrecarreguei, por falta de sabedoria. Obrigado pela certeza de que não sairei deste momento de prece da mesma forma que me apresentei. Sairei aliviado das sobrecargas e capacitado a administrar as inerentes cargas do meu humano ser. Nosso Pastor e Guia, tomaste em ti nossos pesos e doaste tudo que eras e tinhas por nós, dando-nos vida e vida em abundância. Ajuda-me a viver na partilha. Que meu Dízimo seja expressão real de meu zelo com a Comunidade e com a evangelização. Acolhe, ó Pai Santo, minha vida e o Dízimo que, de forma amadurecida e consciente, apresento ao teu altar. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.


VI Arraiá da Glória

M

uita animação, confraternização e comida gostosa marcaram mais uma edição da festa junina da Paróquia da Glória, que aconteceu nos dias 17 e 18 de junho. Não faltaram as quadrilhas da Catequese e dos agentes de pastorais e movimentos e, claro, o casamento na roça.

• Fátima • Santiago de Compostela • Óbidos • Alcobaça • Batalha • Coimbra • Viseu • Guimarães • Braga • Viana do Castelo • Porto • Aveiro • Lisboa

Informações: Fly Tour Juiz de Fora R. Marechal Deodoro, 444 - Loja 129 Marechal Center - 1º piso Tel.: (32) 2101-5500 www.flytour.com.br/juizdefora

Celebração da Crisma

O

Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Celebração da Crisma, no dia 11 de junho, na Igreja da Glória. Após mais de um ano de preparação, 27 jovens foram crismados.


Festa de Pentecostes

Novos Ministros da Eucaristia

pós 50 dias de reflexão, com a campanha No Cenáculo 2017 e a realização da Novena Preparatória, tivemos uma Tarde de Louvor que, terminando com a Missa Solene às 17h, marcou a Festa de Pentecostes na Paróquia da Glória no dia 4 de junho. Durante a Celebração Eucarística, ainda houve o batismo da crismanda Mariana Rocha. Dias de muitas bênçãos e derramamento de graças entre nós.

a missa das 10h do dia 11 de junho, aconteceu a investidura de novos Ministros Extraordinários da Sagrado Comunhão, que foram recebidos com alegria por toda a comunidade.

A

N

Preparação para o matrimônio

D

ias 20 e 21 de maio, casais que vão celebrar a união na Paróquia da Glória no segundo semestre deste ano se reuniram no Salão São José Operário. O encontro, coordenado pela Pastoral Familiar e pelo Padre Freitas, terminou com a Missa presidida pelo Pároco, Pe. Sérgio.

Província: mais um sacerdote

N

o dia 24 de junho, a Província Redentorista MG-RJ-ES esteve em festa com a Ordenação Presbiteral de Jonas Pacheco Machado, em São Brás do Suaçuí (MG), pelas mãos do Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, C.Ss.R. Pe. Jonas continuará na Comunidade Redentorista de Coronel Fabriciano (MG), onde já servia como Diácono na Paróquia São Sebastião.


Brilhe a vossa luz! Pe. Sérgio Luiz e Silva, CSsR

“Muitas vezes, basta uma palavra, um olhar, um gesto para que a escuridão se afaste do coração de quem amamos.”

P

ergunto-me se os momentos em que me senti no escuro, na verdade, foram “escuridão” ou apenas sombras; talvez, regiões sombrias ou tempos sombrios. Pode até ser apenas uma questão de conceito do que seja escuridão ou sombra. Seja como for, para mim, constituíram-se em experiências em que me senti girando em torno de mim mesmo, sem conseguir, de imediato, sair de um ciclo vicioso. Todavia, Deus tem sempre colocado pessoas especiais junto de mim que são manifestação de luz, ao estender a mão, ao dar uma palavra amiga, ao ser presença que me ajuda a seguir em frente. Louvo a Deus por poder ser, igualmente, um instrumento de Sua divina Luz para outros. Creio que fomos colocados neste mundo para sermos canais intercomunicantes da Graça, ajudando-nos mutuamente, enquanto caminhamos rumo à Casa do Pai. Quando, enfim, chegarmos ao nosso destino, já não haverá mais sombra a ser iluminada ou escuridão a ser vencida, pois tudo será luz. Mas, enquanto esse dia não chega, ainda teremos que cumprir esta missão conjunta: aliviar o peso dos fardos uns dos outros, tornando o caminho mais brando e o coração mais leve. Desta forma, fica mais fácil seguir em frente, mais prazeroso caminhar, mais solidário viver.

Santa Teresa de Calcutá

O “coração de quem amamos” – como referido no pensamento da “santa da caridade” – não se aplica tão somente àqueles que estão próximos de nós e aos quais estamos ligados afetivamente. Quando a alma é tocada pelo amor verdadeiro, aprende-se a olhar amorosamente cada ser. Eu diria que, desta forma, você será um “anjo de luz” – pois Anjo é mensageiro – e será esta a mensagem que se irradiará de você ora aspergindo paz de forma abundante, ora deixando desprender de si um breve, tênue, mas eficaz lampejo. Na verdade, você não deve nem se preocupar se está sendo ou não luz para o outro. Apenas abra-se à Luz, sabendo também que você mesmo precisa dessa luz e que a Providência Divina colocará pessoas em seu caminho para ajudá-lo. E quem tem luz verdadeira em si, sempre a irradiará, de uma forma ou de outra. Lembre-se, ainda, que recebendo continuamente a luz que outros doam a você, isso não o dispensa de sua própria busca pela Luz. Em nosso mundo, há muita escuridão precisando de luz. Há muita solidão, precisando de companhia. Há muita ferida, precisando de cura. Quero ajudar, de alguma forma, a tornar as humanas trilhas a serem palmilhadas de luz. Afinal, diz o Mestre: “assim, brilhe vossa luz diante dos homens” (Mt 4, 16a).

Receba e comprometa-se:

Porque a Luz está em mim, serei luz por onde passar!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.