Jornal Novo Tempo - Julho/2016

Page 1


Palavra do Pároco

Percepção e compreensão

I

niciei o mês de julho, pregando o XXV AVIVAMENTO ESPIRITUAL em Belo Horizonte, que teve como tema “Experimentar Deus na Montanha”. Junto com um amigo pessoal e de ministério, Pe. Gilson de Oliveira Filho, falamos sobre as doze montanhas bíblicas. Ao pregar, uma das frases que ministrei e que ficou para mim foi esta: - Sem percepção não há compreensão! Creio que ela pode ser aplicada em todas as áreas de nossa vida. Perceber é notar, observar, escutar, estar atento. Quando, por exemplo, não percebemos o que o outro é, de fato, se não o olhamos atentamente, numa atitude de escuta e acolhida prévias, não vamos chegar a compreendê-lo. Resultado disto é um distanciamento nas relações, tanto na família como na comunidade e nos ambientes de nossa maior convivência. Por este certo descaso diante de uma percepção mais profunda, é que crescem os conflitos e diminui a capacidade de amar e perdoar. Não há vida de comunidade sem estes quesitos relacionais que o próprio Jesus nos deixou em seu Novo Mandamento – “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei” – o senso de pertença eclesial arrefece e aumentam as dissoluções, as fofocas, a indiferença diante do que é comum. Uma boa ilustração bíblica sobre o que falo está na Parábola do Bom Samaritano em Lucas 10, 25-37. Só que não se obriga ninguém a fazer este caminho. Creio que toda pregação e vida pastoral deveriam, em primeiro lugar, facilitar esta percepção. Se você costuma dizer que não compreende uma pessoa ou como tal coisa se deu, esteja atento ao seu nível de percepção sobre o outro e a realidade que o cerca. Que o Senhor abra nossos olhos para percebermos o que se passa ao nosso redor e que, assim, cheguemos a uma compreensão amorosa do próximo e da vida como um todo. Peço, ainda, que esteja atento aos momentos comunitários que teremos. Participe ativamente, ajude no que for preciso e no que puder. Saúde e Paz. Pe. Sérgio Luiz e Silva, C.SS.R. www.padresergio.com Facebook: falecompadresergio@gmail.com

42

Para refletir e se divertir Querido Papa Francisco

Idealizador: Antônio Spandaro Edição: 1 Editora: Loyola Nº de páginas: 71 Padre e editor do jornal jesuíta italiano Civilita Cattolica, Antônio Spandaro foi a primeira pessoa a entrevistar o Papa Francisco após sua eleição em 2013. Spandaro levou ao Papa 31 desenhos e perguntas das crianças de todo o mundo, as quais Francisco respondeu em linguagem simples, despojada. Algumas são divertidas, outras sérias e há ainda as de partir o coração. Mas todas vêm de crianças que merecem conhecer e sentir o amor incondicional de Deus Se pudesse fazer uma pergunta ao Papa, qual você faria? Nós, adultos, também temos nossas perguntas, dúvidas e inquietações mas raramente nos é dada a oportunidade de manifestar o que nos preocupa e de fazer as perguntas que por vezes ficam sem resposta, dentro de nós, eternamente.

 Truman

Lançamento: 2016 Duração: 108 minutos Dirigido por Cesc Gay Com: Ricardo Darin, Javier Cámara, Dolores Fonzi Gênero: Comédia dramática Filme espanhol mais premiado do ano, Truman mescla humor e drama. Trata-se de um belo ensaio sobre solidão, amor, amizade e despedidas. O reencontro de dois amigos de infância separados há anos, com vidas totalmente diversas, os leva às lembranças agradáveis do passado e à grande amizade que as tornaram inesquecíveis. Mas tudo é abalado pela notícia da despedida de um deles, que tem pouco tempo de vida. Desta despedida, surgem desde questões complexas, de caráter filosófico, às mais simples, mas que podem afetar e interferir na vida do outro: que domínio podemos ter sobre a própria morte? Qual a melhor maneira de se despedir da vida e como nossas decisões podem afetar os outros? Quais são nossos limites nesta hora? No caso deles, a decisão a ser tomada neste momento, é justamente a que de tamanha importância, dá nome ao filme: Quem ficará com “Truman”, o cão velho e grande amigo que sentirá muito a falta do dono que não tem herdeiros naturais com quem deixá-lo. Temos o direito de pedir isto a um amigo, ainda que seja nosso melhor amigo? O filme nos responde.


Tríduo e Festa de São Roque 2016 Programação De 4 a 7 de agosto de 2016 1ºDia: 4 de agosto, quinta-feira

SÃO ROQUE E O CUIDADO COM OS ENFERMOS 18h, Adoração ao Santíssimo Sacramento 19h, Missa e Bênção da Saúde e da Água

2º Dia: 5 de agosto, sexta-feira

SÃO ROQUE E A MEMÓRIA DOS QUE PARTIRAM 18h: Oração do Terço 19h, Missa e Memória dos falecidos

3º Dia: 6 de agosto, sábado

SÃO ROQUE E A PROVIDÊNCIA DIVINA 15h, Bênção dos animais de estimação 18h, Missa e Bênção dos pães

Festa: 7 de agosto, domingo

CELEBRANDO SÃO ROQUE 9h, Procissão saindo da Capela São Roque, passando pela Avenida dos Andradas, Rua Barão de ntre os dias 4 e 7 de agosto, a Comunidade Cataguases, Rua João Pinheiro, Rua Paula Lima, São Roque estará em festa para celebrar seu voltando à Capela São Roque, onde haverá Missa padroeiro. Inseridos no Ano da Misericór- Solene e Bênção das Medalhas de São Roque. dia, o Tríduo e Festa terão como tema “São Roque: o servo da Misericórdia”. Haverá Adoração ao SanNa quinta e sexta, funcionamento das tíssimo, bênção da saúde, dos pães e dos animais de barraquinhas no Largo São Roque a estimação, memória pelos falecidos, procissão e o partir das 18h. No sábado, a partir das funcionamento das tradicionais barraquinhas no Largo de São Roque. Todo o dinheiro arrecadado 17h e, no domingo, após a Missa Solene. será revertido para as obras de reforma da Igreja, dentro da Campanha “Capela São Roque: Eu cuido”. Confira a programação completa ao lado:

E

COMO AJUDAR - As doações a partir de R$ 20,00 poderão ser feitas junto a pessoas credenciadas pela Paróquia, às quais foram confiados blocos, e também na Secretaria Paroquial. - Quantias maiores em doações devem ser realizadas apenas na Secretaria Paroquial ou via depósito bancário. Banco Itaú, Agência 3163, Conta Corrente 52173-9. - Em todas as formas de contribuição, o doador deve exigir o RECIBO, e o arrecadador deve, obrigatoriamente, fornecer o mesmo.

NENHUMA OUTRA FORMA DE ARRECADAÇÃO ESTÁ AUTORIZADA!


Festa da Glória 2016 J

á estão a pleno vapor os preparativos para a Festa da Glória 2016, que acontecerá entre os dias 14 e 21 de agosto. As reflexões para os dias do Setenário, que versarão sobre as obras de misericórdia espirituais, estão sendo preparadas pelo Pároco, Pe. Sérgio, dentro do espírito do Ano da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco em dezembro de 2015. Todos os dias haverá homenagens a Nossa Senhora e funcionamento de barraquinhas no adro da Igreja.

Quaresma de Nossa Senhora

No dia 5 de julho, foi consagrada a Quaresma de Nossa Senhora, também em preparação para a festa de nossa padroeira. Serão 40 dias de reflexão sobre a Mãe de Deus. Uma proposta de roteiro para as orações está no livro “Nos passos de Maria”, de autoria de Pe. Sérgio, que pode ser adquirido na Secretaria Paroquial.

Informativo Novo Tempo chega a 200 edições Em julho de 1999, a pedido do então pároco, Padre José Cândido Barbosa, se reunia, pela primeira vez, um grupo de voluntários para discutir a implantação da Pastoral da Comunicação na Paróquia da Glória. Após meses de estudo e pesquisas, era lançado, em novembro de 1999, o Informativo Novo Tempo (NT), com o objetivo de informar com dinamismo e credibilidade e fomentar o debate para a formação de uma opinião com equilíbrio, qualidade, ética e responsabilidade cristã, falando não apenas de atividades desenvolvidas pela paróquia, mas também por projetos desenvolvidos e problemas enfrentados pelas comunidades que compõem a Paróquia. Na época, a tiragem era de 1.500 exemplares por mês. De lá para cá, dezenas de pessoas tiveram a experiência de colocar seus dons a serviço de Deus a partir do anúncio do Evangelho, sempre com o apoio do dízimo paroquial, o principal patrocinador. Neste período, passou por quatro mudanças no layout que, agora, culminaram

10

em um projeto arrojado e moderno, dentro do espírito da Paróquia e dos redentoristas de utilizarem os mais modernos meios para levar a Boa Nova de Jesus Cristo, contando com o apoio irrestrito do Pároco, Padre Sérgio. Hoje, o Novo Tempo, em seu novo formato de 12 páginas, inclui textos de espiritualidade e formação, além das notícias do dia a dia paroquial. Com o Novo Tempo, a Paróquia da Glória foi a primeira da Arquidiocese de Juiz de Fora a contar com um informativo mensal. O NT, hoje com tiragem de 2.500 exemplares/mês, também gerou frutos, como o Em Tempo, um suplemento semanal do informativo, que circulou durante dois anos, e seu sucessor, o Celebrando, também semanal, reunindo as leituras e orações das missas dominicais e os avisos paroquiais. Todo este trabalho desenvolvido pela Pascom ao longo destes 17 anos sempre contou com o apoio do CPP e também de todas as pastorais, atuando como seu porta-voz.


Seja bem vinda, Mãe Aparecida!

A

imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida está percorrendo todas as paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora desde o mês de janeiro. A visita integra as comemorações dos 300 anos de encontro da imagem pelos pescadores, no Rio Paraíba do Sul, em 1717. Em nossa Paróquia, a programação inclui orações e missas no Ambulatório, na Igreja da Glória e na Capela São Roque, além de procissão e carreata até a Paróquia do Santíssimo Redentor, no Borboleta. A imagem permanecerá na Arquidiocese até o dia 27 de agosto, quando retornará a Aparecida, numa peregrinação de toda a Igreja Particular de Juiz de Fora ao Santuário Nacional, incluindo a Paróquia da Glória, de onde sairá, na sexta-feira pela manhã, um ônibus de peregrinos.

Contamos com a sua presença neste momento que será tão belo para nossa Paróquia. Confira a programação:

Visita peregrina da imagem de N. Sra. Aparecida Terça-feira, 12 de julho

13h – Acolhida da imagem no Ambulatório Nossa Senhora da Glória e Terço. 15h - Consagração a Nossa Senhora 16h - Missa

Sexta-feira, 29 de julho

12h – Acolhida da imagem na Igreja da Glória (fogos e Terço) 15h – Consagração a Nossa Senhora e Ladainha 16h – Terço da Misericórdia (Apostolado da Oração) 18h – Ângelus e Terço - Mistérios Dolorosos (participação da DIMENSÃO ORAÇÃO) 19h – Missa (participação da DIMENSÃO ACOLHIDA) 20h – Exibição do filme “Aparecida, o Milagre”, no Salão Paroquial

Sábado, 30 de julho

7h – Missa 9h – Terço - Mistérios Gloriosos (MLR, PV, Legião, Terço dos Homens)

Aniversário

P

adre Sérgio completa mais um ano de vida no dia 18 de julho. No dia 17 de julho, você está convidado para uma Missa em Ação de Graças pela vida de nosso Pároco, às 17h, na Igreja da Glória. Que Deus o abençoe em sua caminhada!

12h – Ofício de N. Sra. e Consagração (MECEs) 15h – Consagração e Terço 16h – Missa e homenagem a Nossa Senhora com as crianças. Ao término, Procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida para a Capela São Roque 18h – Missa na Capela São Roque Não haverá missas às 16h na Capela São Roque, nem às 18h30 na Igreja da Glória

Domingo, 31 de julho

9h – Missa e terço na Igreja de São Roque. Em seguida, a imagem será levada para a Igreja da Glória. 15h – Consagração 15h15 – Louvor mariano 15h30 – Adoração ao Santíssimo Sacramento 16h30 – Intervalo 17h – Missa (participação da DIMENSÃO MISSÃO). Em seguida, despedida da imagem e carreata até a Paróquia Santíssimo Redentor (Igreja São Vicente de Paulo, no Bairro Borboleta).

Missa em honra a São Bento

V

ocê está convidado para a Missa em honra a São Bento, que acontecerá no dia 12 de julho, às 19h, na Igreja da Glória, com bênção e exorcismo da Medalha de São Bento.

Próximos avivamentos

C

onfira as datas dos próximos avivamentos a serem conduzidos pelo nosso Pároco, Pe. Sérgio. Você é nosso convidado para viver estes momentos intensos de oração nos dias: • 9 a 11/09 - Avivamento Espiritual RJ • 7 a 9/10 - V Avivamento Espiritual JF • 9 a 11/12 - XXVI Avivamento Espiritual BH


fragmentos...

...Deixando a alma falar! Pe. Sérgio Luiz e Silva, C.SS.R.

ESPERA!

Talvez a terra tenha negado seu fruto. As chuvas podem não ter sido abundantes. E as fontes começam a secar. Ainda que o caminho esteja árduo demais e que os pés estejam feridos. Mesmo que alguma voz grite: não dá mais! Atente seu sentido interior ao sussurro que diz: Eu estarei até o fim contigo! O deserto se converterá em vergel. O pranto se mudará em acalento. A dor desabrochará em amor! Sou Eu! Espera.

QUE SEJA UM POUQUINHO!...

Se agora fosse o último instante... Se não houvesse mais um amanhã... O que você deixaria para trás? O que anda esquecido e que seria importante? Quem gostaria que estivesse ao seu lado? Não pense na morte. Pense na vida! Esta é a única vida que você tem. Nem sempre se pode o impossível, mas sempre se pode tentar o possível. Um pouquinho, que tal? Não precisa ser tudo, mas pode ser algo. Você certamente ficará mais leve e, principalmente, será mais feliz.

MINHA CASINHA!

Fica! Porque sozinho fica difícil. Fica! Ainda que seja tão frio aqui. Fica! Tá bagunçado, mas é meu esse cantinho. Fica! Porque com seus olhos me vejo melhor. Fica! E me ajuda a amar, sem amarrar. Fica! O dia declina e a noite já chega. Fica! E demora é não vá embora!

EI, ATENÇÃO!

Pode se aproximar, mas vem bem devagarinho, que é semente a germinar, é filhote que ainda está no ninho. Por isso, silêncio. Um sussurro, um carinho. Talvez uma suave canção. Você está diante de um CORAÇÃO!

SORTE E AZAR!?

A sorte que você precisa hoje não é fruto da conjugação de fatores que possam favorecê-lo. É a certeza de que o Pai toma conta de você. Não diga: tenho sorte! Diga: TENHO DEUS. Se isto é verdade na sua vida, você, como consequência, nunca dirá: que azar!

ESTAÇÕES

No verão, és a sombra que me abriga. No outono, és o vento que me faz despojar. No inverno, és o abraço que me aconchega. Na primavera, és o sopro que me dá renascer. Em cada ciclo, és a certeza da vida que vai se eternizar!

QUIETUDE

“Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus” (Sl 45, 10). Não quer dizer que seja simples, mas deve ser fruto de uma disposição interna, entrega confiante. Deixe que no dia de hoje, no que acontecer a você, o Pai possa sussurrar, pelo Espírito Santo, no fundo de sua alma: EU SOU DEUS!


SINTONIA...

Além dos burburinhos existe uma VOZ. Além das acusações existe uma VOZ. Além das dispersões existe uma VOZ. Pare para escutar. Entre em sintonia. Ela nunca acusará você por nada. Apenas irá chamar para o que constitui seu EU VERDADEIRO. Cultive a escuta!

O QUE PERMANECE

Às vezes, a gente acorda animado, cheio de energia, empolgado. Que seja com sol ou mesmo se chover, pronto para o que der e vier. Mas, às vezes, o dia interior começa nublado, sem cor, com alguma dor - ou com muita dor - triste e sem brilho. Lembre-se: nós mudamos, mas o amor de Deus permanece para sempre. Ele não muda (Malaquias 3, 6). Não se fixe em seus sentimentos, mas em Deus e em seu AMOR que tudo pode mudar.

ELEVE-SE!

Sem desistir. Se caiu, levante-se. Se tropeçou, endireite-se. Se cansou, respire. Se lhe parece muito árduo, dê só mais um passo. Se lhe carece forças, busque-as em Deus pela fé. Se lhe desvanece a esperança, entregue: o socorro virá. Mas suba! Continue a subir! ELEVE-SE!

PALAVRAS

Cuide de não cortar a vida do outro. Palavras semeiam, regam, fazem crescer e frutificar, mas, igualmente, podem machucar, praguejar, cortar, derrubar, matar. Saiba que Jesus guardará a plantinha da sua vida e não deixará você perecer!

IR...

Não é preciso ter pressa. Pode ser de-va-gar... Mas precisa ser contínuo. E, se parou, recomece. Alguns dias avançará mais, outros retardará. Tome fôlego e continue a caminhar. O que isso significa para você? Seu coração lhe dirá!

SONHO

Acordei com um sonho vívido. Subia uma ladeira muito inclinada: VENCER OS MEDOS. Encontrei-me com uma pessoa que me entregou pães e uma quantia: RECURSOS, PROVISÃO. Comecei a descer e dizia: SEM DÍVIDAS, SEM PEIAS, SEM AMARRAS, PRONTO PARA IR...

DIGO A VOCÊ

Enfrente seus medos. Você é maior do que eles. Receba a provisão que lhe está reservada. Siga mais livre. Viva assim o dia de hoje!

INCERTAS ciRCUNSTÂNCIAS, CERTAS BêNÇÃOS !

Manhã quieta sussurra aos meus ouvidos: - Ei, vamos, o dia o espera! Me toma pela mão, sem muita pressa, nenhuma pressão. É sempre assim: ela chega, silenciosa, e sorri. Quando a gente responde, em oração, o dia se descortina em promessa. As circunstâncias mudam, mas haverá continuamente alguma bênção!

FONTES DE CURA

Fui despertado hoje com uma frase em minha mente: A ORAÇÃO está para a CURA, como a OVELHA para os VERDES CAMPOS. A ovelha pode até ser atraída instintivamente para as pastagens, mas não pode produzi-las. Nossa alma pode ser atraída para aquilo que a cura, mas não pode produzir esta cura. O pastor não só conduz a ovelha às pastagens, mas também pode plantar pastagens. O Pastor Eterno nos conduz aos meios de cura e Ele mesmo cria estas fontes. Eu me abro e me deixo conduzir pelo bom pastor a todas as fontes de cura que necessito!


Aniversariantes Dizimistas - Julho Igreja da Glória

01/07 Nelza Maria Netto Silva Almeida 01/07 Geovana Cassiano Alves 02/07 Carlos Alexandre Duarte de Lima 02/07 José Honório 02/07 Ana Clara Custódio Miranda 02/07 Marsylla Sarmento Ferreira 02/07 João Batista Fontonezi Moraes 02/07 Lúcia Gonçalves Ferreira 02/07 Vanete Aparecida Garcia de Oliveira 03/07 João Ambrósio Simplício 03/07 Ana Lúcia de Souza Carvalho 04/07 Rosani Barbosa Vargas 04/07 Luiz Guilherme R Betram 05/07 Maria Lucia de Toledo 06/07 Eva Maria da Silva Moreira 06/07 Bárbara Mendes Gonçalves 06/07 Valquiria A Moreira 06/07 Maria Gabriela B S 06/07 Maria das Graças Oliveira Mattos 06/07 Normerinda Fernandes Gouvea 06/07 Nilza de Oliveira Silva 06/07 Irene de Souza Ramos de Paula 07/07 Dea Fernandes 07/07 Paulo Rogerio de Souza Pereira 07/07 Amélia Fazza Pereira 07/07 Maria Madalena Cerqueira 08/07 Gilmar Gasparete 08/07 Maria Angélica Almeida Rosa 08/07 Camila de Freitas Tebas Pereira 08/07 Vanessa Queiroz Pacheco 08/07 Melquíades da Rosa Vieira 09/07 Mônica Cristina Teixeira 09/07 Ruth Elias Tasca 09/07 Maria Cristina R. Adib 10/07 Wilson Leonel Vaz 10/07 Geraldina de Castro 10/07 Carmen Kelmer Mourão 10/07 Juliana Nair da Silva 11/07 Maria Claret Dutra Fernandes 11/07 Célia Regina Antônio Veríssimo 11/07 Maria José Pires de Araújo Rabêllo 12/07 Maria Fátima de Oliveira K Ferreira 12/07 Odir Petronilho dos Reis 12/07 Esio Fantanin 13/07 Manoel Lopes Pereira 13/07 Neuza Maria Fontes Rodrigues 13/07 José do Carmo Menezes 13/07 Miltes dos Reis Mota 13/07 Delizete Rodrigues da Silva Castro 13/07 Bruno Antônio Veríssimo 13/07 George Eduardo da Rosa Vieira 14/07 Cléa Gonçalves Guilarducci 14/07 Simone Eberle 14/07 Iara Rodrigues dos Santos 14/07 Geraldo José Apolinário Veloso 14/07 Valtencir F de Almeida 15/07 Dionesia de Castro Silva 15/07 Paschoal Polly 15/07 Carlos Roberto Ferreira 15/07 Maria Perpétua de Araújo Silva 15/07 Luiz da Costa Filho

8

15/07 Rosa Pereira Mendes 15/07 Arthur de Oliveira Cabral 15/07 Marlene Camargo Mendes 15/07 Maria Aparecida da Silva 16/07 Marcos Wadih Arbex 16/07 Eduardo Afonso Pinto 16/07 Priscila Ribeiro Silva 16/07 Maria das Graças Rosignoli Mota 17/07 Neide Terezinha Dias Coimbra 17/07 Lourdes Côrtes Gonçalves 17/07 Miracy Carmanini Ferraz 17/07 Camilo Rezende Figueira 17/07 José Eberle 18/07 Aloysio Rodrigues Vieira 18/07 Maria Feichas Fortes 19/07 Paulina de Oliveira Sales 19/07 Aline Cristina Mendes Souto 20/07 José de Almeida Guedes 20/07 Elza da Silva Carvalho 20/07 Antônia Dias Coelho 20/07 Maria Aparecida D de Carvalho 21/07 Fatima Cristina R Pereira 21/07 Fernanda Aparecida de Paula 21/07 Fernanda Batista Pacífico 21/07 Elza Helena de Almeida 21/07 José Romeu do Nascimento 22/07 Vania Lucia A de Lima Pimentel 22/07 Juliane Silva Ribeiro 22/07 Dalva Lussardi de Campos Zanetti 22/07 Aliete de Assis Silva Santos 22/07 Vanilda Eugênia Mendes 23/07 Cristiane Fernandes Freitas 23/07 Waldir José de Oliveira 23/07 Lucio Sergio Fernandes 23/07 Paulo José da Silva 24/07 Maria Antônia Alvim R Pimentel 24/07 Ianka Aparecida Marques de Almeida 25/07 Raimundo Edson de Carvalho 25/07 Vera Lucia Magalhães 25/07 Fernanda Farinazzo de Oliveira 25/07 Eduardo Henrique Cardoso 26/07 Maria Teresa Carvalho Musse 26/07 Denísia Aparecida Procaci Faustino 26/07 Shayana Barbosa E Costa 27/07 Irinéa de Oliveira Pena 27/07 Neli Affonso Kruk 27/07 Rosimar Soares da Cruz 27/07 Mercês de Alcanara Carvalho 27/07 Maria José das Mercês 28/07 Malviana Léia de Barros Mota 28/07 Nilo Sergio Alves Junior 28/07 Maria da Glória Rocha 28/07 Maria das Mercês Mota 28/07 Luciane Mesquita Machado Moreira 28/07 Douglas Freire Lacerda 29/07 Virgínia Gonçalves Dovizo 30/07 Máximo Pifano 30/07 Luiz Carlos Gomes da Rocha 31/07 Maria Helena Rezende de Moura 31/07 Núbia Viviane Belli de A Fernandes 31/07 Sonia Meireles do Nascimento 31/07 Rayza Pereira Francisco Lutz

31/07 Agenor Alandir de Andrade 31/07 Geraldina Alves de Brito 31/07 Sebastião Lucas da Silva Filho 31/07 Maria Auxiliadora Procópio Bitarelle

Capela São Roque

04/07 Sônia Maria Benazi Souza 06/07 Maria Aparecida do Rosário da Silva 08/07 Maria da Glória de Castro 09/07 Maria Aparecida de Mello 11/07 Ana Guilhermina Dutra P Barquette 13/07 Ana Arminda Martins de Souza 13/07 Marly Maia Lins 16/07 Maria do Carmo Pacheco Nogueira 17/07 Paulo do Carmo Ruffo de Carvalho 20/07 José Roberto Silvestre 21/07 Marcio Nalon de Queiroz 24/07 Silvana Ribeiro da Silva 25/07 Ofélia de Oliveira Silva Ezequiel 26/07 Raimundo da Silva Teles 26/07 Jussara de Brito Oliveira 27/07 Maria Ângela da Costa Marangon 30/07 Cecilia Keil 31/07 Plinio Santa Rosa Filho

Ambulatório

05/07 Nilza Costa de Mendonça

Dizimistas mirins

01/07 Maria Clara Alves Barros 02/07 Alexandre Vitor Silva Braga 03/07 Gabriel Rodrigues Pereira 04/07 Álvaro Lellis Liquer 05/07 Felipe Yugui Okuma 05/07 Lucas de Souza Rezende 10/07 Matheus Rezende Campos 11/07 Gabriela Florêncio Matias de Assis 16/07 Aristides Zimmermann Machado 23/07 Gabriel Mattos 26/07 Letícia do Vale Zemko 26/07 Giovanna Vitória Silva Macedo 28/07 João Pedro Almeida A Bráz

Novos dizimistas, sejam bem-vindos! Antônio Araújo Salgado Filho Aparecida Lúcia Oliveira Reis Bárbara Oliveira Reis Elizete Teixeira de Magalhães Jalile Viana Almeida José Marcos Soares dos Reis Jussara de Brito Oliveira Maria Aparecida Venâncio Porfírio Maria Eulice de Souza Carvalho Maria Sueli Martins Maria Zélia Schaper Santos Martha Betânia Fonseca Souto Paulo César de Oliveira Afonso Sidney Dias Vanilda José Maria Ferreira

Novo Tempo


O ingrato, o conformado e o generoso!

C

onta-se que três homens, sendo um ingrato, um conformado e um generoso, foram visitados, no mesmo instante e local, por um Gênio saído da lâmpada. Diante do inusitado, um deles falou: – Gênio, o que nos trazes? – Rosas! – disse o Gênio. E abrindo seu manto mágico, dele retirou três lindos buquês de rosas, que ofereceu aos visitados, entregando um para cada. Antes de partir, olhou-os fixamente e, percebendo algum desapontamento por conta da simplicidade de sua oferta, justificou-se: – Rosas… porque elas são joias de Deus: deixam a vida mais rica e bela! Os homens se entreolharam surpresos e, após se despedirem, cada um

seguiu seu destino, dando finalidade diferente ao presente recebido. O ingrato, maldizendo sua falta de sorte por haver encontrado um Gênio e dele recebido apenas flores, jogou-as num rio próximo. O conformado, embora entristecido pela singeleza do presente, levou-as para casa, depositando-as num jarro. O generoso, feliz pela oportunidade que tinha em mãos, decidiu repartir seu presente com os outros. Foi visto pela cidade distribuindo rosas, de porta em porta, com um detalhe: quanto mais rosas ofertava, mais seu buquê crescia em tamanho, perfume e beleza. No dia seguinte, no mesmo local e instante, os três homens se reencontraram e, de súbito, ressurgiu o Gênio da véspera.

– Gênio, o que desejas? – disse um deles. – Que as vossas rosas se transformem em joias!- disse o Gênio. Desta forma, o homem generoso encontrou em casa uma carruagem repleta de joias, extraordinariamente belas, tornando-se rico comerciante. O homem conformado, retornando imediatamente para seu lar, encontrou, pendurado sobre o jarro onde depositara as rosas, um lindo e valioso colar de pérolas. Resignou-se em ofertá-lo para sua esposa. O homem ingrato, dirigindo-se ao lugar onde jogara o buquê de rosas, viu, refletindo sobre as águas, um brilho intenso, próprio de joias valiosas; elas desapareceram no rio sem que ele pudesse alcançá-las…

Irmão e irmã,

Assim é a vida… Os talentos que você possui, quando bem utilizados, são verdadeiras sementes que Deus lhe confiou. Fazê-las multiplicar e crescer, gerando benefícios, depende unicamente de você. Não se acovarde, não se acomode. Seu DÍZIMO é como distribuir estas rosas. E não será um Gênio a abençoar você; será DEUS! Viva intensamente com o que Deus lhe dá e seja agradecido e generoso! Pe. Sérgio Luiz e Silva, CSsR Pároco

Reflita...

Consagrando seu Dízimo

No Evangelho lemos sobre a generosidade expressa pelo samaritano (cf. Lucas 10, 25-37), que fez tudo ao seu alcance para ajudar o homem, vítima da violência, inclusive dispondo seus recursos. Ele é, na verdade, imagem da incomensurável generosidade do Pai que sempre cuida de nós. Nesta mesma medida, somos chamados a nos tornarmos canais de misericórdia e generosidade. Seja este o espírito a nos animar ao consagrarmos nosso Dízimo.

Reze...

Não está longe, não é nada impossível. Está perto e se traduz em pequenos gestos. É feito de amor, de gratuidade, de generosidade. O amor de Deus tem cuidado de mim. Tem curado minhas feridas e me sustentado. Nos pequenos detalhes percebo isto. É só abrir os olhos, enxergar e saber agradecer. Tu não me colocaste em uma montaria, mas te sobrecarregaste dos meus sofrimentos ao assumir a cruz. Eu bendigo o teu amor sem igual. Da mesma forma quero cuidar do próximo e das necessidades de nossa Comunidade. Eis aqui, Senhor, o meu DÍZIMO, meu amor e minha gratidão. Recebe, Pai de misericórdia, o que ofereço de coração. Deus da vida e de toda graça, recebe, ao consagrar o Dízimo, a entrega confiante que faço diante de teu altar. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


Homenagens ao Sagrado Coração de Jesus

J

unho foi de homenagens ao Sagrado Coração de Jesus na Paróquia da Glória. Ao longo de todo o mês, várias foram as celebrações ao Sagrado Coração de Jesus: Tríduo, Retiro do Apostolado da Oração, Semana do Coração, conduzida pelo Pároco, Padre Sérgio, e a celebração da Solenidade do Coração de Jesus. Aos pés da bela imagem do Sagrado Coração da Igreja da Glória, os pedidos e agradecimentos de toda a comunidade.

Noite de caldos

A

1ª Noite de Caldos movimentou o Ambulatório Nossa Senhora da Glória no dia 25 de junho. Foi uma noite de confraternização, momento de rever amigos, saborear deliciosos caldos e ajudar os nossos irmãos carentes. A coordenação da entidade agradece a todos que compareceram e prestigiaram o evento; aos voluntários que trabalharam e não mediram esforços para que tudo saísse perfeito, além das doações recebidas.

10

Novo Tempo


A

conteceu nos dias 18 e 19 de junho, com destaque para as Quadrilhas da Catequese Infantil, que agitou a tarde de sábado, e dos Ministros da Eucaristia. Impossível também deixar de fora as delícias típicas desta época, preparadas com carinho por agentes de pastorais e movimentos da Paróquia.

Fotos: PASCOM

V Arraiá da Glória

Novena e Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

E

ntre os dias 17 e 26 de junho, a Paróquia da Glória celebrou a Mãe do Perpétuo Socorro. Este ano, a festa ganhou um ar ainda mais solene, devido ao Jubileu dos 150 anos de entrega do ícone aos Missionários Redentoristas. A novena, preparada pelo Reitor da Comunidade Redentorista da Glória, Pe. Dalton Barros de Almeida, C.Ss.R, enfocou as partes do ícone. No domingo, 26 de junho, festa para a Virgem

Novo Tempo

da Paixão, houve a entronização solene, na Igreja da Glória, do ícone fac-símile do quadro original que está na Igreja de Santo Afonso, em Roma, momento de grande emoção. Um altar móvel será construído para o ícone, que passará a ser venerado na Novena Perpétua, celebrada às terças-feiras. As contribuições para a confecção deste altar podem ser feitas por meio do Livro de Ouro, disponível na Secretaria Paroquial.

11


Apresento-lhes o

Santíssimo Redentor Pe. Braz Delfino Vieira, C.SS.R.

Que santo é esse?

É o próprio Deus que criou, mantém e governa todo o Universo, e todas as coisas visíveis e invisíveis. Isso se O focalizarmos na sua natureza divina de ser Um com o Pai e o Espírito Santo. Por isso, Santíssimo. Se, porém, O focalizarmos em sua natureza humana é Jesus Cristo, que foi concebido por obra e graça do Espírito Santo. Foi gerado e dado à luz pela Imaculada Virgem Maria. Viveu a vida humana tal qualquer um de nós, com exceção do pecado. Ensinou o Reino de Deus, cuja verdade comprovou com milagres. Por causa

Por que os Padres da Paróquia da Glória se chamam Redentoristas? Porque pertencem a um grupo de sacerdotes e Irmãos-Leigos que se propõem imitar Nosso Senhor Jesus Cristo: o Redentor. Foi Santo Afonso Maria de Ligório quem deu início a este grupo no dia 9 de novembro de 1732. Dezessete anos depois, isto é, a 25 de fevereiro de 1749, o Papa Bento XIV o aprovou como uma Congregação religiosa da Igreja Católica, Apostólica, Romana. Mudou-lhe, porém, o nome de Santíssimo Salvador para Santíssimo Redentor. E daí, Redentoristas.

N’Ele encontra-se a Copiosa Redenção.

Salmo 129,7

deste Reino, foi condenado, morreu crucificado, mas ressuscitou e está vivo junto do Pai e do Espírito Santo. Voltará um dia para colocar um ponto final na “aventura humana” na terra. É o Redentor, porque dá continuamente sua vida para nos restabelecer na qualidade de filhos e filhas de Deus, oferecendo-nos ainda a possibilidade de participarmos de sua Ressurreição e Vida Eterna.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.