Jornal Novo Tempo - Abril/2017

Page 1


Palavra do Pároco CENÁCULO: lugar de ser!

P

áscoa do Senhor! Se na Quaresma, fomos convidados a ir ao deserto com Jesus, agora somos chamados a subir os degraus que nos levam ao Cenáculo (At 2, 12-14). Com os discípulos, esperemos o “cumprimento da promessa do Pai, ‘que ouvistes, disse Ele, da minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias’” (At 1, 4-5). Cenáculo, lugar da comunicação do tríplice dom do Senhor: a Eucaristia, o Mandamento do Amor, o Espírito Santo. Recompor a inteireza, diante da dispersão; renovar a experiência de ser Corpo (Igreja); firmar os laços de fraternidade; partilhar o que se é e o que se tem. Cenáculo: mais do que um lugar de estar, um lugar de ser, uma perspectiva que ilumina o caminho espiritual. Cenáculo: lugar onde a gente aprende a ser Igreja do jeito de Jesus. Da intimidade do Cenáculo, de onde brota o louvor, agradeço de coração a todos os que fizeram acontecer a Semana Santa em nossa Paróquia. Todas as equipes, todos os servos e servas, todos os paroquianos e amigos da Igreja da Glória. Deus os abençoe! Obrigado! Foi bonito ver tanta gente trabalhando, colocando seus dons a serviço da Comunidade. Prossigamos juntos, irmãos. Sob os auspícios da Mãe Aparecida, que continua sua peregrinação entre nós (na última terça do mês sempre estará em nossa igreja, até fevereiro), vamos seguir firmes em nossa missão. Há muito a fazer e a viver. Pense sempre: se você não se somar a nós, será um a menos, será um tijolinho a menos na construção deste edifício espiritual. Venha, pois, e participe da melhor forma que você puder. Abençoado Tempo Pascal a todos e a cada um. Saúde e Paz!

Pe. Sérgio Luiz e Silva, C.Ss.R. www.padresergio.com Facebook: falecompadresergio @gmail.com

Festa da Divina Misericórdia

N

o dia 23 de abril, a Igreja celebra a Festa da Divina Misericórdia. Você é convidado a celebrar conosco, na Missa das 17h, presidida pelo Pároco, Pe. Sérgio.

Domingo Missionário

D

ando continuidade ao Projeto Missão Paroquial, iniciado no ano passado, no dia 7 de maio acontecerá a segunda edição do Domingo Missionário. Famílias de ruas do Bairro Jardim Glória serão visitadas pelos missionários da Paróquia. Os preparativos para o trabalho já tiveram início, com o levantamento das moradias das ruas onde acontecerá a Missão. Os visitadores terão dois encontros de preparação: no dia 27 de abril e 5 de maio, sempre às 19h30, no Salão Paroquial.

Primeira Eucaristia e Crisma

N

o dia 5 de maio, a Comunidade da Glória estará em festa com a Primeira Eucaristia de 30 crianças que se prepararam em nossa Paróquia, celebração que acontecerá às 15h, na Igreja da Glória. Você é convidado a prestigiar este importante momento. Já no dia 11 de junho, às 17h, na Igreja da Glória, o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, preside a Celebração da Crisma de nossos jovens que estão em preparação desde o ano passado.


P

assados os 40 dias da quaresma, da Celebração da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, encontramo-nos naquele período de preparação para Pentecostes. Com efeito, atesta o livro dos Atos dos Apóstolos: “É a eles que se manifestou vivo depois de sua paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus” (At 1, 3). Poderíamos dizer que à cada dia da quaresma (deserto, provações, dor, tentações, tribulações) corresponde um dia desses quarenta que Jesus apareceu aos seus discípulos, trazendo consolo, cura, restauração. A esses quarenta dias somam-se outros nove, em que os discípulos “internaram-se” no Cenáculo, preparando-se para Pentecostes. Após a celebração da Instituição da Eucaristia e do Mandamento Novo, o Cenáculo, “onde costumavam permanecer” (At 1, 13), passou a ser referência para os discípulos, um lugar de oração, de escuta da Palavra, da fração do Pão Eucarístico (At 2, 42). Foi ali que receberam o Batismo no Espírito Santo. Viveremos esse período pascal no Cenáculo. Quando você for orar, coloque-se nessa perspectiva. Queira subir ao “quarto de cima” (At 1,13), como fizeram os discípulos, para deixar-se curar, restaurar e ser cheio do Espírito. Os discípulos precisavam dessa comunicação de cura. O coração deles estava ferido. Traziam ainda as marcas da negação, da traição de Judas, do afastamento na hora da dor, da morte do Senhor, da ausência física de Jesus. O “vaso” que era cada um deles precisava ser restaurado para, então, ser cheio e poder transbordar. O Espírito Santo já estava agindo no Cenáculo, mesmo antes de Pentecostes, preparando cada um daqueles vasos. Assim, também, com cada um de nós! Você é chamado a colocar-se diante do Senhor e a deixar-se tocar, para que a Unção divina renove efetivamente em sua vida aquilo pelo qual

Pe. Sérgio Luiz e Silva, C.Ss.R. você foi constituído pelo seu Batismo: um discípulo de acordo com o coração do Mestre. Procure se interiorizar. Respire profundamente. Silencie. Tome consciência de que você separou este tempo para estar com você mesmo e com Deus. Invoque o Espírito Santo. Medite no texto bíblico. Ore espontaneamente. Siga seu coração e as luzes que o Espírito Santo for comunicando a você.

OraçãoÉ tempo paradetodos os dias subir ao Cenáculo.

É tempo de galgar cada degrau. É tempo de aprender a te reconhecer, Jesus; de deixar-me moldar, como o barro, de fazer-me de novo, como o vaso nas mãos do oleiro. Assim me apresento, vaso frágil e trincado não apenas pelas feridas, mas, sobretudo pelo pecado. Assemelho-me aos teus discípulos. Sou mais fraco do que eles e tão necessitado como cada um deles. Também eu preciso ser restaurado, curado e liberto por teu amor. Espírito Santo, opera nas áreas profundas de meu ser. Quero ser um instrumento em tuas mãos, Senhor. Doce Mãe, Maria, Nossa Senhora do Cenáculo, ninguém como tu provou tão plenamente a ação do Espírito Santo em seu ser. Intercede, pois, por mim. Amém. Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai... continua na próxima página...


Roteiro de Oração I – Abrindo-se à cura e restauração

1º Dia: Domingo, 16 de abril

Entregue ao Espírito Santo o período de sua gestação. Medite no Salmo 138. Reze: Sonda-me, Senhor, e amoriza minha história nestes primeiros meses de minha vida!

2º Dia: Segunda, 17 de abril

8º Dia: Domingo, 23 de abril

Peça a cura da sua autoimagem. Talvez você tenha algum problema de autoaceitação e autoestima. Peça ao Espírito Santo que toque você. Medite no Salmo 61. Reze: Espírito Santo, configura em mim a imagem e semelhança de Deus, às quais fui criado.

9º Dia: Segunda, 24 de abril

Seu relacionamento com Deus é baseado no amor? Você pode trazer alguma decepção ou mágoa também nesta área. Peça restauração na força do amor. Medite em João 3, 16-21. Reze: Espírito Santo, por meio de Jesus, leva-me a uma profunda experiência de filho(a) do Pai do Céu.

10º Dia: Terça, 25 de abril

Entregue ao Espírito Santo o período de seu nascimento até os 7 anos. Medite no Salmo 122. Reze: Toca, Senhor, as marcas de minha infância. Cura as feridas. Confirma tudo que foi bom.

Somos seres espirituais destinados a viver para sempre. A cura em nosso mais íntimo, nosso espírito, se dá pela obra redentora de Jesus e se aplica em nós, sobretudo, pelo perdão. Peça perdão. Perdoe. Perdoe-se. Medite em Colossenses 3, 8-14. Reze: Na força do perdão, cura meu ser mais profundo, Senhor.

3º Dia: Terça, 18 de abril

11º Dia: Quarta, 26 de abril

Entregue ao Espírito Santo o período de seus 7 até seus 12 anos. Medite no Salmo 125. Reze: Quero crescer em estatura, sabedoria e graça. Meu corpo, minha mente e meu espírito iluminados por tua luz!

4º Dia: Quarta, 19 de abril

Entregue ao Espírito Santo o período de seus 13 aos 18 anos. Medite no Salmo 118, 9-16. Reze: Ó Espírito Santo, conduz ao amadurecimento tudo o que não foi integrado em mim.

5º Dia: Quinta, 20 de abril

Entregue ao Espírito Santo o período de seus 19 aos 26 anos. Medite no Salmo 118, 41-48. Reze: Espírito Santo, torna-me cada vez mais livre para amar e ser aquilo que Deus quer.

6º Dia: Sexta, 21 de abril

Entregue ao Espírito Santo as experiências vividas a partir dos 26 anos. Medite no Salmo 118, 105-112. Reze: Em Ti, Senhor, encontro o sentido de meu existir.

7º Dia: Sábado, 22 de abril

Peça a cura do seu relacionamento com as pessoas. Algum relacionamento que você tenha precisa ser curado? Medite em 1Tessalonicenses 5, 12-22. Reze: Espírito Santo, alcança a vida de ... e toca a forma como nos relacionamos.

A alma é a ligação entre nosso consciente e inconsciente, entre a mente e o corpo. É, portanto, imaterial. Que sentimentos ocupam seu coração? Com que está mais difícil de lidar? Medite no Salmo 114. Reze: Alma minha, confia no Senhor. N’Ele descanse e encontre sua paz.

12º Dia: Quinta, 27 de abril

Na força do Espírito Santo, Jesus curava os enfermos que eram a Ele levados. Entregue cada órgão de seu corpo ao poder de cura de Jesus. Medite em Marcos 5, 21-43. Reze: Espírito Santo, pelo nome de Jesus, revitaliza cada órgão, cada célula em meu corpo.

13º Dia: Sexta, 28 de abril

O que sustenta o discípulo no caminho do Senhor é seu compromisso de viver em aliança com o Mestre. Mas nem sempre somos fiéis. Busque a cura da infidelidade. Pelas vezes que você foi infiel ao Senhor e as marcas que isso deixou em seu coração. Medite em Oséias 14. Reze: Perdão Senhor pelas infidelidades do dia a dia. Espírito Santo, ajuda-me a ser fiel nas pequenas coisas.


II - Abrindo-se aos dons do Espírito Santo 14º Dia: Sábado, 29 de abril

Busque o Dom do Temor de Deus, para que você tenha reverência e profundo respeito à Divina Presença de Deus e não O ofenda. Medite em Eclesiástico 1, 9-18. Reze: Dai-me, Espírito Santo vosso Santo Temor para que, consciente de minhas fragilidades, eu reconheça a força da vossa graça em mim.

15º Dia: Domingo, 30 de abril

Busque o Dom do Conselho, para poder escolher o que mais agrada a Deus, seguindo em tudo sua divina vontade. Medite em Romanos 8, 14-27. Reze: Dai-me, Espírito Santo, o Dom do Conselho que ilumina a minha vida e orienta minhas ações segundo vossa Divina Providência.

16º Dia: Segunda, 1º de maio - São José Operário

Busque o Dom da Piedade, para que você sinta prazer na oração e tenha uma experiência íntima do Amor de Deus que cuida de você. Medite em 1Timóteo 6, 3-5.11-16. Reze: Dai-me, Espírito Santo, o Dom da Piedade para reanimar sempre mais minha íntima comunhão convosco, com Jesus e o Pai.

17º Dia: Terça, 02 de maio

Busque o Dom da Fortaleza, para que evite as situações de pecado, enfrente as provações e tentações do caminho e possa vencê-las pela força da graça. Medite em Efésios 6, 10-20. Reze: Dai-me, Espírito Santo, o Dom da Fortaleza. Sustentai-me no meio de tantas dificuldades que passo. Com vossa coragem eu possa dar testemunho do Evangelho pela minha vida e palavra.

18º Dia: Quarta, 03 de maio

Ss. Felipe e Tiago, apóstolos

Busque o Dom da Ciência, para que conheça sua própria fraqueza, seus potenciais e as luzes no caminho que você deve seguir. Medite em 1Coríntios 1, 26 – 2, 5. Reze: Dai-me, Espírito Santo, o Dom da Ciência para distinguir o Único Necessário das coisas meramente importantes, e aquelas que são simplesmente secundárias em minha vida.

19º Dia: Quinta, 04 de maio

Busque o Dom do Entendimento, para que você possa penetrar intimamente nas verdades de nossa salvação e experimentá-las em sua vida.

Medite em 1Coríntios 2, 6-16. Reze: Dai-me, Espírito Santo, pelo Dom do Entendimento, uma compreensão mais profunda da verdade, a fim de anunciar a salvação com maior firmeza e convicção.

20º Dia: Sexta, 05 de maio

Busque o Dom da Sabedoria, para buscar em primeiro lugar a Vontade de Deus e ter direção concreta em sua vida. Medite em Sabedoria 7, 7-16. Reze: Ó Espírito Santo, dai-me o Dom da Sabedoria para que eu possa avaliar todas as coisas à luz do Evangelho e ler nos acontecimentos da vida os projetos de amor do Pai.

III - Abrindo-se aos Frutos do Espírito Santo 21º Dia: Sábado, 06 de maio

Busque o primeiro e maior fruto do Espírito: o Amor. Dele derivam todos os outros frutos. Ele é o sinal concreto de que somos discípulos de Jesus. Medite em 1Coríntios 13. Reze: Ó Espírito Santo, Sopro eterno de Amor entre o Pai e o Filho! Hoje, venho pedir-te, de coração aberto, o fruto do Amor, para que me faça amar a Deus de todo o coração e ao meu próximo como a mim mesmo.

22º Dia: Domingo, 07 de maio

Busque o fruto da Alegria, que vem da certeza da presença do Senhor ao seu lado em toda e qualquer circunstância. Medite em João 16, 21-22 e Filipenses 4,4. Reze: Ó Espírito Santo, Sopro eterno de Amor entre o Pai e o Filho! Hoje, venho pedir-te, de coração aberto, o fruto da alegria, para que me faça viver intimamente consolado, sem nunca desanimar, por mais que esteja sofrendo.

23º Dia: Segunda, 08 de maio

Busque o fruto da Paz, que o ajudará a fortalecer-se nos momentos de tribulação. Medite em João 14, 27-31 e Colossenses 3, 15. Reze: Ó Espírito Santo, Sopro eterno de Amor entre o Pai e o Filho! Hoje, venho pedir-te, de coração aberto, o fruto da paz, para que me faça viver espiritualmente sereno, ainda que esteja passando as maiores tribulações internas ou externas.

24º Dia: Terça, 09 de maio

Busque o fruto da Paciência, diante das situações concretas que envolvem sua vida no dia a dia. Medite em Tiago 5, 7-10 e Colossenses 3, 12. Reze: Ó Espírito Santo, Sopro eterno de Amor entre o Pai e o Filho! Hoje, venho pedir-te, de coração aberto, o fruto da paciência, para que me ajude a administrar as situações adversas com serenidade.


25º Dia: Quarta, 10 de maio

Busque o fruto da Afabilidade (benignidade), a doçura no trato das pessoas e das coisas de Deus. Medite em 1Tessalonicenses 2, 5-8 e Hebreus 12, 1-2. Reze: Ó Espírito Santo, Sopro eterno de Amor entre o Pai e o Filho! Hoje, venho pedir-te, de coração aberto, o fruto da afabilidade, que me tornará sensível diante da Vontade do Pai e atencioso diante das necessidades do próximo.

26º Dia: Quinta, 11 de maio

Busque o fruto da Bondade, aquela disposição interior para querer o bem para todas as pessoas e coisas. Medite em Efésios 5, 8-14. Reze: Ó Espírito Santo, Sopro eterno de Amor entre o Pai e o Filho! Hoje, venho pedir-te, de coração aberto, o fruto da bondade, para que eu seja solícito com todos, principalmente com os mais necessitados.

27º Dia: Sexta, 12 de maio

31º Dia: Terça, 16 de maio

Busque o fruto do Autocontrole, para viver de forma equilibrada sua sexualidade e também livre de toda e qualquer dependência ou vício. Medite em 1Coríntios 9, 24-27 e Romanos 7, 18-24. Reze: Ó Espírito Santo, Sopro eterno de Amor entre o Pai e o Filho! Hoje, venho pedir-te, de coração aberto, o fruto do autocontrole, para que eu seja livre diante de qualquer dependência e equilibrado em todas as áreas de minha vida.

IV - Contemplando a Ação do Espírito 32º Dia: Quarta, 17 de maio

Busque o fruto da Brandura (longanimidade), que predispõe O poder do Espírito Santo gera Jesus, o Verbo Eterno do Pai, o coração a fazer concretamente o bem aos outros. no ventre da Virgem de Nazaré. Medite em Jonas 4, 2-3 e Efésios 5, 1-2. Medite em Lucas 1, 28-35. Reze: Ó Espírito Santo, Sopro eterno de Amor entre Reze um mistério do terço e, ao final, esta jaculatória: o Pai e o Filho! Hoje, venho pedir-te, de coração aberto, o fruto Espírito Santo, vem gerar Jesus em mim! da brandura, para que me faça esperar por momentos melhores sem me entregar à aflição. 33º Dia: Quinta, 18 de maio Isabel, cheia do Espírito Santo, exalta a Mãe do Senhor. 28º Dia: Sábado, 13 de maio Medite em Lucas 1, 39-45. 100 anos das aparições de N. Sra. em Fátima Reze um mistério do terço e, ao final, esta jaculatória: Busque o fruto da Mansidão, que afasta da alma a irritação e Espírito Santo, como Isabel, também quero suas manifestações constantes. dizer “Bendita és tu entre todas as mulheres da terra”! Medite em Mateus 5, 1-12 e Gálatas 6, 1-3. Reze: Ó Espírito Santo, Sopro eterno de Amor entre 34º Dia: Sexta, 19 de maio o Pai e o Filho! Hoje, venho pedir-te, de coração aberto, A maternidade espiritual de Maria junto à Cruz. o fruto da mansidão, para que eu responda a todas Medite em João 19, 25-30. Reze um mistério do terço e, ao final, esta jaculatória: as provocações sem perder a calma e a razão. Espírito Santo, com Nossa Senhora quero Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós! permanecer de pé, junto da cruz.

29º Dia: Domingo, 14 de maio

Busque o fruto da Fidelidade, que é a forma do amor ser cons- 35º Dia: Sábado, 20 de maio O Espírito Santo desce sobre Maria e os Apóstolos tante nos tempos e circunstâncias diversas. Medite em Atos 1, 12-14. Medite em Lucas 16, 10-13. Reze um mistério do terço e, ao final, esta jaculatória: Reze: Ó Espírito Santo, Sopro eterno de Amor entre Espírito Santo, vem e enche-me de novo! o Pai e o Filho! Hoje, venho pedir-te, de coração aberto, o fruto da fidelidade, para que, tanto nas pequenas como nas grandes coisas, eu seja perseverante e verdadeiro. 36º Dia: Domingo, 21 de maio O Espírito Santo age em nossos corações. 30º Dia: Segunda, 15 de maio Medite em Gálatas 4, 4-7. Busque o fruto da Modéstia, de quem reconhece as suas quaReze um mistério do terço e, ao final, esta jaculatória: lidades e os seus limites. Espírito Santo, forma em mim o homem novo! Medite em Filipenses 2, 1-4. Reze: Ó Espírito Santo, Sopro eterno de Amor entre o Pai e o Filho! Hoje, venho pedir-te, de coração aberto, o fruto da modéstia, para que eu sempre respeite os outros, como espero ser respeitado, mesmo que não me respeitem.


V - Adorando em Espírito e Verdade 37º Dia: Segunda, 22 de maio

44° Dia: Segunda, 29 de maio – 4º dia da Novena

O Espírito Santo nos faz confessar que Jesus é o Senhor. Medite em 1Coríntios 12, 1-3. Reze: Jesus, Tu és meu único Senhor e Salvador. Renuncio a tudo que possa me separar de teu amor e de tua obra salvadora em minha vida.

45° Dia: Terça, 30 de maio – 5º dia da Novena

O Espírito Santo suscita carismas na Igreja. O Espírito nos leva a adorar, contemplando a presença de Medite em1Coríntios 12, 4-11. Deus na natureza. Reze: Espírito Santo reinflama em mim e em toda Medite no Salmo 8. a Igreja os carismas para maior honra de glória do Pai, Reze: Todo o universo reflete tua glória, Senhor. por meio de Jesus, e pelo bem de todas as pessoas Eu te dou graças e te reconheço em cada obra de tuas mãos. a quem, como Igreja, somos enviados.

38º Dia: Terça, 23 de maio

46° Dia: Quarta, 31 de maio

O Espírito nos leva a adorar, unindo-nos intimamente a Jesus. Visitação de Nossa Senhora– 6º dia da Novena Medite em João 15, 1-8. O Espírito Santo desperta ministérios na Igreja. Reze: Espírito Santo, conduze-me ao Coração de Jesus. Medite em 1Coríntios 12, 12-31. Reze: Espírito Santo, capacita-nos a bem servir. 39º Dia: Quarta, 24 de maio Suscita em nossa Comunidade todos os O Espírito nos leva a adorar, renovando-nos pela Graça do ministérios necessários para a salvação das almas. Batismo. Medite em Tito 3, 4-7. 47° Dia: Quinta, 1º de junho – 7º dia da Novena Reze: Quero mergulhar em tuas profundezas, ó Espírito Santo. O Espírito Santo nos dá o dom de uma linguagem nova para firmar nossa oração. 40º Dia: Quinta, 25 de maio Medite em Romanos 8, 26-27 e 1Coríntios 14, 1-25. O Espírito nos leva a adorar, colocando-nos a serviço do SeReze: Ó Espírito Santo, venha em auxílio nhor. de minha fraqueza e ora em mim. Medite em Hebreus 9, 14. Reze: Senhor, eu me coloco ao teu inteiro dispor. 48° Dia: Sexta, 02 de junho – 8º dia da Novena O Espírito Santo unge a oração da Igreja com poder. 41º Dia: Sexta, 26 de maio – 1º dia da Novena Medite em Atos 4, 23-31. O Espírito nos leva a adorar, levando-nos a uma entrega conReze: Pelo Nome Santo de Jesus, guarda, protege, restaura, fiante a Jesus. renova, capacita e envia tua Igreja Senhor. Defende-a de todos Medite em Mateus 11, 28-29 e Atos 1, 3.12-14. os seus inimigos. Torna-a humilde e sempre servidora. Reze: Tudo entrego a ti Senhor.

42º Dia: Sábado, 27 de maio – 2º dia da Novena

49° Dia: Sábado, 03 de junho – 9º dia da Novena

Deixe-se encher pelo Espírito Santo para testemunhar Jesus O Espírito nos leva a adorar, ensinando-nos a obediência, em todos os ambientes onde você convive e aonde for enviado. como Jesus a viveu. Medite em Atos 8, 26-40. Medite em Hebreus 5, 5-10. Reze: Por minha palavra e pela minha vida, Reze: Eu quero ouvir tua voz. Eu quero te obedecer, Senhor. quero testemunhar minha fé em Jesus. Dá-me, para tanto, Espírito Santo, unção e sabedoria.

VI - O derramar do Espírito Santo

43° Dia: Domingo, 28 de maio

Ascensão do Senhor – 3º dia da Novena

Jesus envia o Espírito Santo, que dá poder à Igreja para ministrar o perdão, através do Sacramento da Penitência. Medite em João 20, 19-23. Reze: Confesso-me pecador e necessitado de tua misericórdia, Senhor. Ministra teu perdão, como unguento de cura em todo meu ser.

50° Dia: Domingo, 04 de junho - PENTECOSTES

Transborde o óleo com que, pouco a pouco, o Espírito foi enchendo o vaso, seu coração. Medite em Atos 2, 1-4. Reze: Quero viver e caminhar em Ti, Espírito Santo! * Participe da TARDE DE LOUVOR DE PENTECOSTES no domingo, 04 de junho, a partir das 14h, encerrando-se com a Missa das 17h. E no sábado, 24 de junho, a partir das 22h,

VIGÍLIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS! Acesse:

www.PADRESERGIO.com


Aniversariantes Dizimistas - Abril 01/04

Igreja da Glória

17/04

Caroline Farinazzo de Oliveira Renato Araújo Garcia Andre Luiz Sperandio da Silva Warleson Peres

João Domingues Mauro Luiz Cardoso Grasiele Aparecida Almeida Simas Olímpio Esteves dos Santos Martins Eliângela Gomides da Silva

02/04

18/04

Idê Gevegir Dilon Sônia Aparecida Garcia de Oliveira Carlos Heringer Paschoalim Marcio Ribeiro Baeta Maria Patrícia Rodrigues Mirian Auxiliadora Toledo Guilarducci Maria Eulice de Souza Carvalho

03/04

Nilza de Fátima Guelber Gravina Suzuki Zulma Lopes Silvino Maria Madalena de Almeida Guedes Marilia de Souza castro Maria Célia Radd Pires da Silva Celia das Dores Benhami Silva Maria Arminda Mourão Beça Maria da Glória Fernandes Cantarino

04/04

Maria Luiza da Costa Nilton do Nascimento

05/04

Vinicius Ferreira Vidal

06/04

Neuza Maria de Souza Santos Irson Gomes de Moraes José Venâncio da Silva

07/04

03/01 Mariana Dimarco Almeida 04/01 Ana Luisa Dias Peres 16/01 Gabriela Benita Winand 25/01 Beatriz Assis Garcia 26/01 Laura Camilli Oliveira Ribeiro 30/01 Victor Otoni Antunes Sales Cruz 08/02 Thaís Viana Cândido 10/02 Cassiano Basílio Pedreira 12/02 Rodrigo Civrinelli Novaes de Araújo 15/02 Laís Ribeiro Costa 19/02 Heitor Alves Fernandes de Oliveira 20/02 Gabriel Lineker Francisco 21/02 Mateus Civrinelli Novaes de Araújo 24/02 Gabrielle Sanches Aliane 29/02 Isabel Valente Teixeira 07/03 Lucas Silva Félix 10/03 Laura Barra Felizardo 16/03 Eduardo Santos Maia 18/03 Maria Eduarda Quitz Costa 19/03 Otávio Louro Schaeffer 20/03 Mariah Eduarda Martins Bruni 28/03 Maria Clara Rocha Ferreira 28/03 Matheus Santiago da Silva 28/03 Luisa Ramos de Almeida Lima 28/03 Miguel Teixeira Loures 01/04 João Victor Dias Peres 04/04 Vitor Ribeiro Ferreira Rosa 12/04 Pedro Lucas de Souza 19/04 Letícia Maia Gomes Alves 24/04 Matheus Tenório da Silva 27/04 Rafael de Oliveira Schneider 27/04 Luiz Felipe da Silva Abreu

20/04

Sandra Helena Hansen Fatima Aparecida Mendes Renato Augusto Pereira

22/04

Suzana Corrêa Ramos Alvim Rita de Cássia Bastos de Souza Antônio Henrique Weitzel

23/04

João Paulo Belozzi de Oliveira Rita Maria Maciel Martha Lucia Campos Aloysio Schimitz José dos Santos Mota

24/04

Sebastião Antônio da Rocha Nilza de Araújo Cunha Regina Coeli Matozinhos Matos Airê Ferreira Quetz

25/04

Áurea Gonçalves Rodrigues João Carlos da Silva

11/04

Lina Helena Freire Teixeira Elisângela Rodrigues Rocha Diniz

Pedro Paulo de Castro Alonso

12/04

Nayara Elias de Sá e Souza Maria do Carmo Pereira Valdecir Paixão Liquer

13/04

Betha Esteves dos Santos Mario Honório Vieira

14/04

Laura Maria de Oliveira Clemente Eduardo Ângelo Gomes da Silva Iran Scoralick Maria das Graças Pereira Deusângela Graçano Araújo

15/04

Maria Nazareth Cascardo Afonso Freguglia Ivan Salles de Sá

16/04

Luiz Carlos Martins de Araújo Fernando Coelho de Araújo Lima Fernando Leite da Silva

26/04 27/04 28/04

Valéria Neves dos Reis Lucia Cascardo de Gouvêa

29/04

Jaqueline da Silva Souza Edimar Maria do Nascimento

30/04

Ana Maria do Amaral

01/04

Capela São Roque

Carmelita de Oliveira

12/04

Robson David de Paula Ribeiro

15/04

José Marcos Soares Reis

17/04

Yolanda Brito Elias

24/04

Maria do Carmo e Silva Márcia Schlaucher Thomaz Marlene Rodrigues Vieira

Dizimistas mirins

Solange P. Duque Costa Dário Tadeu de Aragão Maria dos Santos Lopes

09/04

Fernando Luiz Barreto Guedes Cláudia Cássia Barbosa de Oliveira

28/04

Ana Salino Silvestre

19/04

08/04

Irinan Lúcia Scodeler dos Santos Maria das Dores de Souza

Maria da Penha Mendonça Coelho

30/04

Alice Ferreira Sandy

Fernanda Mendes Daher Arbex Júlio César Martins Fonseca Odette Alves Gomes Getulio Osmar de Oliveira

Maria José Rocha Franco Neli Pereira Neves Freitas

25/04

NOVOS DIZIMISTAS, SEJAM BEM-VINDOS!

Aluízio da Silva Glória de Fátima Schmitz Jorge Luiz de Oliveira José Rubens Pimentel Lara Coelho da Silva Marieta Souza Mário José Sampaio Marlene Corrêa Laurindo Renata S. Almeida Abrita Rita de Cássia Brandão Pereira Sampaio Rita de Cássia Muzitano Kneipp Rodrigo Reis Abrita Sandra Maria Dutra Dias Bellei

Nos dias 13 e 14 de maio, acontecerá o sor�eio dos brindes para os aniversariantes dos meses de abril e maio.

Maria Nazareth Silva de Medeiros


O homem, a garrafa de água e o poço... Irmão e irmã, Contam que um certo homem estava perdido no deserto, prestes a morrer de sede, quando ele chegou a uma casinha velha, numa cabana desmoronando, sem janelas, sem teto, batida pelo tempo. O homem perambulou por ali e encontrou uma pequena sombra onde se acomodou, fugindo do calor desértico. Olhando ao redor, viu uma bomba d’agua a alguns metros de distância, bem velha e enferrujada. Ele se arrastou até ali, agarrou a manivela e começou a bombear sem parar. Nada aconteceu. Desapontado, caiu prostrado para trás e notou que ao lado da bomba havia uma garrafa. Olhou-a removendo a sujeira e o pó, e leu o seguinte recado: “Você precisa primeiro preparar a bomba com toda a água desta garrafa, meu amigo. P.S: faça o favor de encher a garrafa outra vez antes de partir.” O homem arrancou a rolha da garrafa e, de fato, lá estava a água. A garrafa estava quase cheia. De repente, ele se viu em um dilema: se bebesse daquela água poderia sobreviver, mas se a despejasse toda na

Reflita...

velha bomba enferrujada, talvez obtivesse água fresca, bem fria, lá do fundo do poço. Teria toda água que quisesse e poderia deixar a garrafa para a próxima pessoa, mas... talvez isso não desse certo. O que deveria fazer? Despejar a água na velha bomba e esperar a agua fresca e fria ou beber a água velha e salvar a sua vida? Deveria perder toda a água que tinha, na esperança daquelas instruções poucos confiáveis, escritas não sabia quando? (continua...) Você vê uma relação entre esta parábola e o Dízimo que você oferece? Reflita. Tire suas conclusões!

Consagrando seu Dízimo

Contemplando o Mistério Pascal – a paixão, morte e ressurreição de Jesus – disponha de si mesmo e do que Deus tem dado a você para consagrar seu serviço e seu Dízimo em nossa Paróquia. Vida que é doada sempre produz mais vida!

Reze...

Senhor, como nas portas de Jerusalém, quando de tua entrada, quero nas mãos trazer a palma da vitória que brota da esperança, como no verde do ramo empunhado. Quero seguir-te nas horas de alegria e conquista, mas também contigo subir o Getsêmani da vigilância e o Calvário da entrega. Cristo Jesus, teu incomensurável amor levou-te à Cruz, onde te doaste por inteiro por toda a humanidade e por cada um de nós, pois “não há maior amor do que dar a vida pelos seus amigos”. Meu Dízimo é apenas uma pequena expressão de partilha para o que

é comum entre nós: nossa vida de Comunidade e suas necessidades concretas para manter-se. A morte e o mal não puderam vencer-te. Estás vivo entre nós e tua ressurreição me faz partícipe de tua Vida. Sou grato por tua entrega, mesmo sem nenhum merecimento de minha parte. Sei que uma forma de expressar minha gratidão é fazendo de minha vida doação ao próximo e dispondo dos recursos que o Senhor mesmo me deu. Diante de tudo eu te peço: acolhe o Dízimo que apresento. Recebe e multiplica. Faz-me dócil à tua vontade e generoso na caridade. Amém.


Projeto CPP: por uma Pastoral Missionária

E

ste é o tema de uma série de encontros de formação, que teve início no dia 23 de março, no Salão Paroquial. Promovido pelo Conselho Pastoral Paroquial (CPP), a partir de uma necessidade apontada na última Assembleia Paroquial, o projeto é voltado para os coordenadores das pastorais e movimentos da Paróquia, com o objetivo de contribuir para o trabalho de evangelização desenvolvido pela comunidade. Aos pés de Maria, neste Ano Mariano, os agentes colocaram seu trabalho pastoral e os próximos encontros, que acontecerão nos dias 11, 18 e 25 de maio, sempre às 20h, no Salão Paroquial.

C

Encontro de Músicos

om o tema “Restaurados para servir”, o encontro, conduzido pelo músico Rochinha, de Belo Horizonte, aconteceu durante todo o dia 26 de março, no Salão Paroquial, reunindo cantores, salmistas e músicos da Paróquia da Glória. Tempo também para adorar e revigorar as forças no Senhor, que terminou com a Celebração Eucarística das 17h.

“U

Tarde Jovem

ma juventude apaixonada seguindo os passos do Redentor.” Este foi o tema da Tarde de Oração Jovem, que aconteceu no dia 19 de março, no Salão Paroquial, reunindo os jovens da JUMIRE (Juventude Missionária Redentorista), Grupo Jovem Aliança de Maria e Crisma. O encontro terminou com a adoração ao Santíssimo Sacramento.

Missa Vocacional

E

VI Aviva JF

ntre os dias 31 de março e 2 de abril, no Seminário da Floresta, aconteceu o VI Avivamento Espiritual de Juiz de Fora, com o tema “Caminhos de libertação: jornada interior para uma vida mais plena”. O Pároco da Igreja da Glória, Pe. Sérgio, conduziu o encontro, tempo de cura e graça para todos que participaram.

C

om uma nova equipe, a Pastoral Vocacional da Paróquia da Glória foi apresentada durante a Missa do dia 26 de março. Sob a orientação do formador da Comunidade Vocacional Santo Afonso, Padre Fagner Dalbem, C.Ss.R., assessor da Pastoral Vocacional da Glória, o grupo está responsável por trabalhar, junto à comunidade, a vocação em suas diversas dimensões. Você é convidado a todo quarto domingo do mês estar conosco, durante a Missa das 19h30, para rezar pelas vocações.

10

Novo Tempo


U

Aos pés da Mãe Aparecida

ma bênção, um presente de Deus. Assim pode ser definida a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia da Glória. A imagem está sob a guarda do Terço dos Homens da Paróquia da Glória até fevereiro do ano que vem, após sorteio na IX Romaria do movimento a Aparecida (SP), em fevereiro, que contou com a participação de mais de 70 mil homens. A Mãe Aparecida foi acolhida no dia 26 de março, durante a Missa das 17h. Nesse período, passou pelas comunidades vocacionais Santo Afonso e São Clemente, Ambulatório Nossa Senhora da Glória, Capela São Roque e o VI Avivamento Espiritual de JF, no Seminário da Floresta. No dia 19 de abril, às 15h, a imagem estará na Praça do Jardim Glória, onde haverá o Terço. Nossa Senhora Aparecida estará na Paróquia toda última terça-feira do mês e ainda presente na Novena em honra a Nossa Senhora Aparecida, que acontecerá entre os dias 3 e 12 de outubro. Até fevereiro, a imagem ainda percorrerá os grupos de Terço dos Homens da Arquidiocese de Juiz de Fora.


Sarcófagos: lugares onde a vida espera... Creio na ressurreição do corpo... Corpo para sempre; face do Espírito. Corpo com sede, corpo doente, corpo migrante, corpo com fome, corpo na prisão... Corpo: santuário, altar, hóstia. Santo dos santos... Corpo de Deus, Cristo. Nós. Eu. Aleluia! Cristo é vivo! Jesus Cristo ressuscitou! Aleluia!

Creio na Ressurreição, creio na Vida!

Ó Deus: Assim como os discípulos ouviram as palavras de promessa de Cristo, e passaram a comer o pão e a beber o vinho na dor de uma saudade e na alegria de uma esperança, concede que ouçamos tuas palavras, pronunciadas junto a cada coisa do nosso dia a dia. O café, à nossa mesa, pela manhã; o gesto simples de abrir a porta para sair, livre; os gritos das crianças, nas praças; uma canção conhecida, cantarolada por um rosto desconhecido; uma árvore amiga, que ainda não foi cortada...

Que as coisas simples nos falem da tua misericórdia e nos digam que a vida pode ser boa. Que estas dádivas sacramentais nos façam lembrar daqueles que não as recebem, que têm sua vida cortada, cada dia, no pão ausente da mesa; na porta de prisão, de hospital, de asilo, que não se abre; na criança triste, pés sem sapatos, olhos sem esperança; nos hinos de guerra que glorificam a morte; nos desertos onde outrora houve vida... Também Cristo foi sacrificado. E que aprendamos que participamos do sacrifício salvador de Cristo participando do sofrimento dos seus pequeninos. Amém. (Rubem Alves, Creio da Ressurreição do Corpo, Ed. Paulus)

Um FELIZ TEMPO PASCAL a todos! E lembre-se: o lugar da Igreja viver este Tempo é NO CENÁCULO!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.