Jornal Novo Tempo - Dezembro/2014

Page 1


Palavra do Pároco

Vamos lá fazer o que será!

f

im de ano, um misto de nostalgia e sonho. Um bocado de lembranças, um pingo de tristeza, um suspiro de alívio, um olhar de esperança, de um “quem sabe?...” , mesclam-se em nosso coração. Hora de revisar e de projetar, de olhar para trás, não para viver do passado, mas para recuperar a consciência do presente. Pés no chão e cabeça nas estrelas. não se deixar vencer pelo cansaço, mas renovar o fôlego pelos ares novos das divinas promessas. Quando o ano novo chegar já nos encontrará abençoados. abençoados e portadores de bênção. É isto que o tempo do advento e do natal nos comunicam. Quando celebrarmos as Lidas Terminadas e a Consagração dos pedidos e projetos do Ano Novo, firmaremos esta dinâmica do movimento das páginas que precisam ser viradas e aquelas outras a serem abertas. o futuro é página em branco, mas a pena com a qual vamos escrevê-lo traz muitas impressões; então: estejamos alertas de que forma vamos escrever. não se diga jamais a nosso respeito o que o Senhor disse ao povo de israel: “Por que dizer-te, ó Jacó, por que repetir, ó Israel: ‘Escapa meu destino ao Senhor, passa meu direito despercebido a meu Deus’ Não o sabes? Não aprendeste?... O Senhor dá forças ao homem acabrunhado, redobra o vigor do fraco” (is 40, 27-29). nosso destino está nas mãos do Senhor que fez o céu e a terra! Quantas coisas boas acontecidas neste ano! Quanto crescimento em nossa Comunidade! Quantas realizações! agradeço à Comunidade redentorista, incansável em seu zelo pastoral; aos servos de todas pastorais e movimentos pelo esforço contínuo; aos novos servos que chegam para compor a obra evangelizadora; aos dizimistas e ofertantes que nos têm possibilitado trabalhar para o bem de todos; ao querido povo, não só de nosso território paroquial, mas de toda a cidade que acorre à nossa Paróquia; à minha família com a qual tenho tido oportunidade de conviver mais de perto; aos amigos de todas as horas que me ajudam a seguir em frente e que são alento nas horas difíceis; aos colaboradores que mesmo distantes estão unidos a nós; aos funcionários, parceiros na acolhida e no serviço... Será que deixei de agradecer a alguém? não! a DEUS, nunca esquecido, razão de tudo! Bendito seja o seu Santo nome! Continuaremos! Há muito por se fazer e para sonharmos juntos! não nos acomodaremos com o já conquistado; afastaremos toda mediocridade; lançar-nos-emos ao amanhã com fé e determinação, com humildade e ousadia. Urge dilatar o reino de deus e fazer Jesus Cristo amado nos corações e seguido nos caminhos concretos da vida. obrigado! muito obrigado! amém! Saúde e Paz! Pe. Sérgio Luiz e Silva, CSsR. www.padresergio.com Facebook: falecompadresergio@gmail.com

Para refletir e se divertir “O Diário de Anne Frank”

autor: frank, otto H.Pressler, mirjam tradução: alves Calado editora: record nº de páginas: 416 relançado em 2014 o depoimento da pequena anne frank, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Seu diário narra os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias de uma menina judia que, como sua família, lutou em vão para sobreviver ao holocausto. lançado em 1947, o diário de anne frank tornouse um dos livros mais lidos do mundo. o relato tocante e impressionante das atrocidades e dos horrores cometidos contra os judeus faz deste livro um precioso documento e uma das obras mais importantes do século XX.

hdhdhdh Feliz Natal (Merry Christmas)

lançamento: 2005 duração: 115 minutos dirigido por Christian Carion Com: diane Kruger, Benno fürmann, guillaume Canet, gary lewis, dany Boon, daniel Brühl gênero: drama Co-produção: frança, alemanha, inglaterra, Bélgica e romênia na véspera do natal de 1914, oficiais e soldados que diariamente massacravam uns aos outros desde trincheiras distantes apenas 100 quilômetros umas das outras depuseram suas armas para compartilhar vinho e comida, trocar fotos e recordações e ainda disputar uma partida de futebol na neve. foi um ato extraordinário de generosidade e humildade, embora, mais tarde, os oficiais superiores dos soldados o tivessem interpretado como confraternizar com o inimigo e os tivessem feito pagar por isso. Com um elenco de atores escoceses, alemães e franceses, todos falando suas próprias línguas, o roteirista e diretor Christian Carion de “feliz natal” criou um filme profundamente comovente e enaltecedor, indicado ao globo de ouro e oscar de melhor filme estrangeiro.


No balanço da vida

Q

uando chega a noite, repousamos nossa cabeça e fazemos um balanço do que foi nosso dia. No fim do mês fazemos balanço das nossas contas...e quando o ano se finda, costumamos refletir sobre o que foi nosso ano. Fechamos pra balanço... Começamos a puxar pela memória para trazer à tona tudo o que nos aconteceu nesse último ano.Talvez tenhamos passado por momentos difíceis, dolorosos mesmo, onde, muitas vezes, chegamos a nos perguntar sobre o sentido de nossa vida. Mas o passar dos dias acabou amenizando esse sentimento. Porque o tempo, se passa rápido ou lentamente, ameniza todas as coisas. E é curioso como, mesmo revivendo na memória, as coisas já não fazem mal como antes... naquele momento de dor, tínhamos a certeza absoluta que isso jamais passaria. Sofremos perdas irreparáveis, dessas que não é possivel voltar atrás, por mais que tentemos. Mas ganhamos em experiência. E, entrelaçados a esses momentos de tristezas, houve as alegrias. Desses momentos em que desejamos que o relógio do tempo pare. Uma onda de emoção nos invade ainda, um sorriso aflora e temos a impressão que nosso rosto se ilumina... é importante trazer esses momentos sempre vivos para que nos ajudem quando a maré estiver baixa. E nesse mar da vida, onde nadamos e somos levados, chegamos, finalmente, ao porto do próximo ano. Sobrevivemos e, malas prontas e cheias de experiências, nos preparamos para uma nova embarcação. Talvez nova direção. E vamos começar o novo ano com um grande presente desse Deus Pai que esteve conosco durante todo esse ano: uma nova oportunidade! Temos nas mãos a chance de recomeçar, reconstruir. Nem todos tiveram, mas a nós está sendo dada essa ocasião. Somos privilegiados. E nesse novo ano, mesmo se não podemos ser pessoas novas, podemos nos sentir pessoas renovadas, fortes o bastante para sobreviver às provações, fortes o bastante para conquistar novas vitórias.

Confira nossa programação de fim de ano Dia 15, 20h - Confraternização das pastorais, no Salão Paroquial Dia 18, 19h – Última Adoração ao Santíssimo Sacramento do ano na Capela São Roque, com a especial Bênção da Água. Dia 19, 19h – MISSA de encerramento da NOVENA DE NATAL. Todos os grupos estão convidados a participar! Dia 20, das 22h às 6h – Vigília de Daniel, na Igreja da Glória. Traga sua Bíblia e um lanche para partilhar na madrugada. Dia 21, 17h – Missa da Vitória, encerrando a Campanha DANIEL de Jejum e Oração. Traga, pelo menos, 1kg de alimento não perecível para os irmãos mais carentes. Também não se esqueça de confirmar seu propósito, entregando o dízimo do seu 13º salário. Dia 21, 20h30 - CONCERTO de Natal do Pró-Música/UFJF, na Igreja da Glória.

Dia 24, Missas na Igreja da Glória às 7h e às 20h, e na Capela São Roque às 19h. Dia 25, Missas na Igreja da Glória às 7h, 10h e 19h, e às 9h na Capela São Roque. Dia 27, 18h30 - MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA, na Igreja da Glória Promovida pela Pastoral Familiar, reunirá os casais que celebraram a união neste ano. Dia 28, 17h – Missa das “Lidas Terminadas”, entregando todas as lutas do ano. Dia 31, Missas na Igreja da Glória às 7h e às 19h, e na Capela São Roque às 18h. Às 19h, na Igreja da Glória, Missa de “Consagração dos Pedidos”. Dia 1º de janeiro, Missas na Igreja da Glória às 10h e às 19h. Na Capela São Roque, a celebração será às 9h.


Na força da Eucaristia A

espiritualidade eucarística foi o cerne da 14ª edição do Caná - Retiro Paroquial, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de novembro no Seminário da Floresta. O encontro reuniu cerca de 60 agentes de pastorais e movimentos, que foram conduzidos em suas reflexões pelo Padre Marcelo Silva, sacramentino, Pároco da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, em Belo Horizonte (MG). Durante os três dias, os participantes mergulharam, com profundidade, no mistério do Santíssimo Sacramento, fechando com a Missa, concelebrada pelo Pároco, Padre Sérgio. Ao longo do retiro, tempo para meditação e convivência em comunidade. Meu propósito ao participar do XIV Retiro foi descansar, ficar em paz, viver a união. Foi interessante a dinâmica MEDITAÇÃO-ORAÇÃO, pois através da partilha dessas atividades, crescemos espiritualmente com Cristo, alimentando-nos da Palavra do Amor e bondade de Deus por nós. Perseveremos na fé! Eni D. Silva Catequese Infantil Neste retiro, fui retirante.. Fui para alimentar meu espírito, agradecer por poder estar servindo aos irmãos, levando amor, compreensão e caridade àqueles que necessitam. Padre Marcelo, com seu jeito singular de ser, cativou a todos. Foi um excelente mediador, que nos levou à meditação, oração e reflexão para avaliarmos nossa vida pessoal e comunitária. Aparecida Bassoli Machado Catequese Infantil e Liturgia Este retiro foi uma das experiências mais renovadoras e aprofundadoras da minha fé que vivi até hoje. O Padre Marcelo se mostrou um profundo conhecedor da alma humana e com muita sensibilidade para tratar de assuntos que nos afligem e nos preocupam. Mostrou uma nova perspectiva de ver a vida e lidar com as adversidades. Considero que nossa paróquia acertou em cheio ao nos proporcionar este presente que foi a benção de ter participado deste retiro que superou em muito minhas expectativas. Claudio Sangy O tópico que para mim foi muito marcante, foi sobre a arte do mosaico, que se transforma da imperfeição! Recriar nossa vida dos pedaços, dos cacos, refazer nossas tristezas e transformar em fonte de vida, com o Amor a Deus e aos nossos semelhantes. Ser feliz e fazer os outros felizes. Nossas vidas foram formadas por pedaços de outras vidas que cruzaram nossos caminhos! Deus abençoe a todos, com carinho. Maria do Carmo Salin Sangy Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão

fotos: Maria Nunes e Mariângela Benini


o

Lidas Terminadas

povo de israel estava no exílio da Babilônia, longe de sua terra e de sua casa. o desânimo tomava conta de muitas pessoas e, abatidas, perdiam a esperança de que voltariam a israel e, pior, perdiam a esperança em deus. o Senhor, então, envia o profeta para consolar o seu povo e dar-lhe um novo ânimo. de fato, a promessa do Senhor se cumpriu na vida daqueles homens e mulheres. diante das tribulações, muitos pensam que já não conse-

Pe. Sérgio Luiz e Silva, CSsR guirão solução para os seus problemas e já entram no ano novo derrotados. a Oração e Missa das Lidas Terminadas (expressão que brota do próprio deus) são um meio de atualizar a promessa de deus em nossas vidas e um convite a retomar o ânimo na certeza de que deus está no controle concreto de nossa história. É um importante passo na fé que você deveria dar. escreva o que lhe atormenta e entregue confiante ao Senhor, fazendo a oração e participando da Santa missa.

Oração

“Consolai, consolai meu povo, diz vosso Deus. Animai Jerusalém, dizei-lhe bem alto: SUAS LIDAS ESTÃO TERMINADAS!...” Is. 40, 1-2a Pai! assim Jesus ensinou-me a te chamar: Pai, meu Pai. nesta profunda confiança, apresento-me a ti para rogar tua misericórdia e renovar minha entrega confiante em tuas mãos. Seguro estou em tuas seguras mãos, pois tenho experimentado tua Providência que cuida de mim em todas as circunstâncias. Por todas as dádivas a mim comunicadas, eu te bendigo! Um dia, o Senhor Jesus, sabendo que sua hora chegara, confirmando seus irmãos na fé, disse: “Referi-vos estas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16, 33). Confiado nesta provisão de consolação e força, entrego-te todas as lutas, problemas e aflições que vivenciei neste ano. Se amarras ficaram em mim, sejam desfeitas, em nome de Jesus. Se nós embaraçam minha vida, sejam desatados, em nome de Jesus. Se realidades mentais ou emocionais me prendem, sejam quebradas, em nome de Jesus. Se existe algo que me impeça de viver plenamente teus planos maravilhosos para o novo ano, seja cortado, em nome de Jesus. da fonte de tua graça, recebo, em meu nome e em nome de todos os meus, a proclamação do profeta isaías: SUAS LIDAS ESTÃO TERMINADAS! na unção do espírito Santo, profetizo esta Palavra em todas as áreas da minha vida: MINHAS LIDAS ESTÃO TERMINADAS, EM NOME DE JESUS! (3x) Eu entrego, eu confio, eu espero! (3x)

* No domingo, dia 28 de dezembro, às 17h, traga por escrito as lutas, dificuldades, tribulações pelas quais você passou em 2014 e participe da MISSA DAS LIDAS TERMINADAS, na Igreja da Glória. Neste dia, você receberá a Oração de Consagração dos Pedidos e projetos do Ano Novo. * Na quarta-feira, 31 de dezembro, às 19h, participe da MISSA DE CONSAGRAÇÃO DOS PROJETOS E PEDIDOS 2015, na Igreja da Glória. Se puder, venha de branco (símbolo da paz) e traga suas CHAVES para serem abençoadas.


“P

Traduzindo o

orque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” (Jo 3,16-17) O verdadeiro significado do Natal é a celebração deste ato de amor incrível de Deus para com os homens. Mas o que mais representa o Natal para você? A Comunidade Redentorista da Glória traz alguns pontos para sua reflexão:

Mistério

Paz A felicidade é a esperança mais profunda do ser humano. A ela está associada de modo mais profundo e íntimo a PAZ. Na linguagem bíblica a PAZ (Shalom em hebraico) designa mais que uma vida tranquila, em oposição ao estado de guerra. Ela é para o homem uma Vida plena, em harmonia com a natureza, consigo mesmo, com Deus, uma vida plena de felicidade. A palavra Paz é bênção, é tranquilidade, é Glória, é Vida. Quando o homem bíblico deseja a Paz para o outro, está desejando-lhe todos os bens, quer materiais quer espirituais. Ela não é a ausência dos conflitos mas uma total plenitude em Jesus e todo o universo espiritual. Contudo não basta um simples desejo de paz. Ela deve ser o resultado de uma procura constante alimentada pela esperança. E a luz e fontes que alimentam essa Esperança está na leitura dos profetas no Antigo Testamento, especialmente Isaías (9,5 Mq 5,4), e no Novo Testamento em Lucas (19, 38) e não esquecer de Maria, a Rainha da Paz.

Irmão Anibal, C.Ss.R.

“Enquanto um profundo silêncio envolvia todas as coisas, vossa Palavra onipotente lançou-se do céu, de vosso trono real” (Sab.18-14-15). O escritor sagrado referia-se aqui à Páscoa de Javé, ou “a Passagem do Deus Libertador” para salvar o Povo de Israel da opressão no Egito, como é contado no livro do Êxodo (Ex. 12, 15 e ss). Nós, cristãos, celebramos na noite três vezes santas do Natal, não apenas uma passagem de Deus, mas a chegada do próprio Deus que veio armar sua tenda e ficar entre nós.”E o Verbo se fez carne e veio morar no meio de nós”(Jo, 1,14). Com estas palavras o apóstolo São João nos aponta o mistério mais profundo e fundamental de nossa fé cristã: Jesus, gerado no seio da Virgem Maria é o Messias prometido, é o próprio Filho de Deus-Pai. A base de nossa fé cristã é portanto o Mistério da Encarnação, “pedra de escândalo” para os não-cristãos que estão sempre perguntando: “Não é ele o filho do carpinteiro, o filho de Maria?..” Mc 6,3). Para nós, este Mistério é a “pedra fundamental” sobre que construimos nossa vida; é a solidez de nossa confiança em alcançarmos a Vida Eterna e feliz: ser salvos por Jesus Cristo que está sempre no meio de nós, porque é DeusConosco encarnado. Santo e abençoado Natal desejo a todos!

Pe. Braz, C.Ss.R.

Alegria O Natal é a festa da alegria. Da verdadeira alegria, pois é a alegria da salvação trazida por Jesus Cristo; aquela anunciada pelos anjos aos pastores que guardavam o rebanho durante a noite: “não tenham medo, pois venho trazer-lhes uma notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: Hoje na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Cristo Senhor” ( Lc 10-11). Vivamos com profundidade a alegria de sermos amados e chamados por Deus. Como discípulos missionários de Jesus Cristo somos portadores desta alegria, construindo um mundo mais justo e fraterno, de paz e dignidade para todos. Como afirma São Leão Magno: “Não pode haver tristeza, quando nasce a vida”. Portanto, expressemos esta alegria a nossos irmãos através de uma mensagem, de um cartão, de um sorriso, de um aperto de mão, de um abraço e de tantos outros gestos de reconciliação. Alegremo-nos todos no Senhor! Feliz e abençoado Natal!

Pe. Américo, C.Ss.R.

Família Se Deus, ao criar a família, já havia inventado o melhor lugar da gente ser feliz, de cuidarmos uns dos outros, de nos apoiarmos nos momentos difíceis, de podermos, assim, seguros viver e seguros morrer, quando envia seu Filho para nascer de um homem e mulher, ele faz da família a manifestação daquilo que Ele mesmo é: uma Família de Amor! É hora de ir ao presépio e reencontrar a singela Família de Nazaré! Faça ali uma prece pela sua família e por aqueles que, infelizmente, não a tem. E se você descobrir que algumas de suas atitudes ou palavras estão ferindo o que de mais precioso você tem, pense bem e mude! Afinal, Deus assumiu nossa humanidade numa família. Jesus, Maria e José, minha família vossa é!

Pe. Sérgio, C.Ss.R.


Natal em palavras

Bondade

“Sim, Deus é BOM. Sua BONDADE é para sempre.” (Sl 99,5) Alô, Alô, Gente amiga! Viva, Viva! Salve Salve!Neste Natal que você, com sua família, celebre este encontro de Deus conosco através do seu Filho que nos foi dado. Experiencie sua copiosa Redenção Nele que é o Sacramento por excelência da BONDADE DE DEUS. O nosso “amigo de fé e irmão camarada”, o Roberto, expressa isto muito bem nesta sua canção: O HOMEM BOM. Eis um trecho: “Tem no olhar a calma / Tem luz na alma e na sua voz /Tem sempre uma palavra /De Amor e de Paz pra nós. FELIZ NATAL e um GLORIOSO 2015!

Pe. Ronaldo, C.Ss.R.

Esperança E a esperança não decepciona... (Rom 5,5) Irmãs e Irmãos caríssimos! Santo Advento! Santo Natal! Santa Epifania! Santo Dia do Mergulho no Jordão: Batismo do Senhor! Tudo serão graças diversificadas por etapas em vista do crescimento de nossa vida, com Cristo, para louvor da Trindade. Esta nossa Esperança! Pois, ouçamos São Paulo, em Rom 15,13: “Que o Deus da esperança nos cumule de toda alegria e paz em vossa fé, a fim de que, pela ação do Espírito Santo, a vossa esperança transborde.” – Pode ser que nossa debilidade nos faça exclamar: “Meu Deus, tudo isso? Como?”... Aqui, alguém que assim, um dia exclamou: “Como?... se nos apresenta: por seu ser, sua vida e atitudes; palavras (estas, poucas mas essenciais). É Maria, a Mãe do Senhor! – Ou nos esquecemos (se é que, talvez, nunca tenhamos pensado - daquilo que rezamos ou será que só falamos? ) da Salve Rainha? “Esperança nossa, salve!” Será, também, que nunca nos demos conta de que em nossa oração até pedimos que Maria repita em nossa morte o que viveu com José e os Pastores no presépio de Belém? Pois não é assim que pedimos para a hora da morte?: “E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, fruto-bendito de vosso ventre?” Repito: Santo Natal!

Pe. Fonseca, C.Ss.R.

Amor Palavras são sempre misteriosas. Algumas grandes, outras pequenas. Guardam histórias dramáticas e alegres. De significado curto ou de tamanho largo. De fato, são seres vivos. Agora, tem uma que é especial. De tão importante que foi composta pelo próprio Deus. Aliás, não querendo escrevê-la em papel, encarnou-a. Foi por ela, nela e para ela que Jesus nasceu. Sim, para mostrar que ela é do tamanho de Deus. E para revelar a todos que as menores ou maiores vivências são divinas quando expressarem a sua força. Não pode ser, por isso, escrita de qualquer jeito. A palavra AMOR deve ser diariamente lapidada é na luta da vida. Pe. Vicente, C.Ss.R.

Luz O nascimento de uma criança traz, normalmente, uma luz de esperança para os pais que a esperavam. Maria de Nazaré deu à luz um filho. Seu filho é o DeusLuz. Na escuridão da noite da humanidade apareceu uma grande Luz. A terra encheu-se de júbilo. Quando acolhida pela luz da Fé, esta Luz permanece sempre acesa. Neste Natal, pedimos: “Senhor, é em tua Luz que vemos a luz e de tua fonte que temos a vida; que sejamos, ao menos, uma centelha para iluminar este mundo tão escuro.”

Pe. Freitas, C.Ss.R.


Aniversariantes Dizimistas - Dezembro e Janeiro Igreja da Glória 16/12 maria do Socorro alves C. a. Batista 16/12 Joaquim Júlio Quinelato 18/12 emanuel antônio de freitas 18/12 guilherme Pestana de aguiar 18/12 ilcemeire maria delgado Silva ramos 18/12 luã Siqueira Couto 18/12 nilva alves ferreira 18/12 Cláudio romano 19/12 lívia maria andrade alves 19/12 maria aparecida Soares 19/12 Helena freire radd 19/12 lavínia da Cunha Souza 20/12 liria moreira nascimento 20/12 mariana Henrichs ribeiro 21/12 Stephanie gouvea de morais 21/12 roberto luiz Vasconcelos mattos 21/12 lair Paulo Silvino 21/12 marcelo alves tertuliano 21/12 maria das graças antunes 22/12 ivany de Souza 22/12 maria de lourdes Castro fagundes 22/12 Virgínia rosa de Souza 23/12 nocy Prado Villar 23/12 Vicente de Paula reis 23/12 antonio de Souza 23/12 lucy Prado Vilar 24/12 otacílio Soares da Silva 24/12 José geraldo lamarca 24/12 geraldo nascimento tavares 24/12 Célia das graças do Patrocínio 24/12 agda margareth e dos reis Salgado 25/12 edina maria de oliveira 25/12 maria das graças de Souza 25/12 maria natalícia 26/12 neyde terezinha novais de oliveira 26/12 evani maria lourenço ferreira 27/12 ana Júlia de figueiredo firmino 27/12 Carlos alberto da Silva 27/12 eneida lúcia lambert 27/12 maria lidia de Souza 27/12 natália lott da Costa 27/12 Sebastião teodoro ribeiro 28/12 maria luíza de Castro escobar 28/12 maria da Consolação delgado munck 28/12 renata ribeiro nogueira da Silva 28/12 alfa esteves dos Santos martins 28/12 anderson Pacheco machado 28/12 ilva Silva romão 29/12 luciana de Souza reis 29/12 maria de fátima freire gomes 29/12 maria aparecida rodrigues dutra 29/12 José maria de Castro 29/12 emiliana rosária rivelli miranda 30/12 maria goreti Bessa Portes 30/12 maria Thereza Kneip 31/12 José maria B. lima 31/12 maria angélica david otoni neiva 01/01 edson luiz fernandes guedes

01/01 maria das graças C. rodrigues 01/01 maria imaculada oliveira 01/01 Walter zanetti 02/01 osmar de araújo 02/01 nilda evangelista de almeida 02/01 maria de fátima almeida Soares 02/01 ermaura aparecida de oliveira 03/01 leonardo lombardi de oliveira 03/01 maria Cristina martins teixeira 03/01 maria de lourdes Silva lanzoni 03/01 tatiana Silva teixeira 04/01 maria Celeste de freitas 04/01 Carolline faria do amaral Silva 04/01 João Baptista 05/01 ismarina marques de azevedo 05/01 maria luciana Carvalho 05/01 rogério da Silva melo 05/01 Sônia maria de oliveira 06/01 zélia nepomucena fonseca 06/01 ana Paula de araújo Pereira 06/01 Hélio zaquine maimeri 07/01 lecir Jacinto 07/01 maristela Custódio de oliveira 07/01 regina lúcia gentil 08/01 maria Verônica Pires de Castro 08/01 maria Verônica mendes Silveira 08/01 francinele Cristina m. de oliveira 09/01 mario nalon de Queiroz 09/01 neuza Barroso oliva 09/01 reginaldo 09/01 José augusto Cerqueira de Carvalho 09/01 geraldo Barroso Correa 09/01 eulinda felício Silva Braga 10/01 aparecida marilene Santos 10/01 isael neri lopes filho 10/01 Jorge donizete Venâncio 10/01 José maria da Silva 10/01 magaly Sarlo da rocha 10/01 maria amélia daibert angelo 11/01 Thiago ferreira rocha 11/01 ramon luiz S. oliveira 11/01 alexsandro magno da Silva 11/01 Clélia dutra Schelgshorn 11/01 Célia Sangy Quiossa 12/01 Vera lúcia ferreira guedes 13/01 Wanda lopes de oliveira 13/01 geraldo de oliveira 13/01 felipe zata Coutinho 13/01 Cecília fonseca 14/01 maria de fátima Henrichs ribeiro 14/01 raphaella gonçalves dias 15/01 marcia Soares gonçalves 15/01 leonora Pifano oliveira 15/01 Patrícia Benini Vieira 15/01 eleonora Cristina de Carvalho Santos 15/01 leandro Pádua de oliveira

Capela São Roque 16/12 nelma da Penha Jacuá

17/12 Therezinha de oliveira fazza 17/12antônio Honoratto Petronilho 21/12 Celeste terezinho rodrigues da Silveira 21/12 guido Vaz da Silveira 23/12 lúcia Vieira rocha 24/12 Tharcilla lhamas Coelho 25/12 Juniel figueiredo Silva 25/12 marta natalina Cantarino 30/12 evangelista Begname d’oliveira 30/12 mercedes de Jesus assis 01/01 Celma nicodemos da Silva 03/01 marlene freguglia 04/01 nilson eberle 06/01 ana lúcia 06/01 Sandra neves dos Santos 07/01 maria Theodora de assis e dalvair de assis 09/01 maria rita da Silva Soares 13/01 Jorge m. S. del duca 13/01 maria ruth ribeiro 15/01 marcelo teixeira d’oliveira

Caro dizimista, Em todas as necessidades da Igreja, durante este ano, você ajudou! Em todos os momentos de nossas necessidades você esteve aqui, conosco, estendendo suas mãos que socorreram a pregação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo! Quantas graças foram derramadas! Quantas curas foram alcançadas! Quantas vidas foram transformadas! Quantos corações foram abençoados! E você participou de tudo isso com o seu dízimo que sustentou a igreja física, que beneficiou o templo onde nos reunimos e que foi um instrumento para chegarmos aonde chegamos. Que Deus esteja com você, sempre! Somos gratos por sua ajuda e que neste natal, Jesus Cristo esteja em sua casa, junto com sua família, abençoando cada pessoa especial para você!


Dízimo

Um testemunho!

Irmão e irmã,

outro dia, olhando meus tantos papéis, achei uma carta que me foi enviada faz algum tempo. trata-se de um testemunho sempre atual e que sei que se assemelha ao de muitas pessoas que também fazem a experiência do dízimo. o nome desta irmã é marilúcia. “Querido Pe. Sérgio, abençoe-me! A necessidade de dar este testemunho me veio, quando o Sr falava sobre o Dízimo e a necessidade de sua entrega de forma espontânea a Deus, prova de gratidão por tantas graças e bênçãos, que dEle recebemos gratuitamente, todos os dias. Como isto é real em minha vida! Após mais de longos 20 anos, tive a graça de voltar ao Pai e participar das missas, voltando a comungar. Um belo dia, tive vontade de oferecer a Deus o Dízimo. E, para surpresa minha, quem mais recebeu fui eu, pois a dádiva voltou para mim, com abundância. Antes, Pe. Sérgio, eu tinha de controlar muito, com grande dificuldade, pois meu salário quase não dava para cobrir minhas despesas. Hoje, o meu salário é proporcionalmente o mesmo e as despesas até aumentaram um pouco, mas, felizmente, cumpro fiel-

mente meus compromissos. Creio que se fosse colocar todas as minhas despesas na ponta do lápis, elas superariam a receita. Por isso, nem faço as contas. Só sei que, com a graça de Deus, consigo cumprir em dia todos os meus compromissos. Não tenho saldo sobrando, mas também não tenho dívidas. Obrigada, meu Deus, por me permitir reconhecer e sentir a necessidade de demonstrar minha gratidão pelas muitas graças e bênçãos que recebo de ti. E o que é mais importante: eu as recebo gratuitamente. Amém. Pe. Sérgio, agradeço também ao Sr, pois foi através de sua evangelização que dei o primeiro passo de volta ao rebanho de Deus Pai. Quero continuar firme neste caminho, pois minha vida foi renovada. Peço-lhe que reze por mim para que eu não fraqueje.” agradeço, na pessoa da marilúcia, cada dizimista que foi fiel neste ano de 2014. deus abra as reservas celestiais em sua vida em 2015, suprindo todas as suas necessidades. Você que ainda não deu este passo, procure-nos! Seja dizimista entre nós! Pe. Sérgio Luiz e Silva, CSsR Pároco

Consagrando seu dízimo

Reflita...

O presépio nos ajuda a iluminar e compreender ainda mais profundamente nossa missão de dizimistas. Visite o presépio e, ao oferecer seu Dízimo, lembre-se que ali está a maior de todas as bênçãos que o Pai nos deu.

Reze...

Senhor Deus e Pai, Pela tua fidelidade em cada hora, muito obrigado, Senhor! Por todas as dádivas que tenho recebido, sejas louvado, Senhor! Pela tua provisão em minhas necessidades, te agradeço, Senhor! Por me sustentares em teu Amor, sejas bendito, Senhor! Por me firmares na fé, minha gratidão, Senhor! Em meu DÍZIMO, dou o passo do MELHOR, pois o EXCELENTE me deste em Jesus. Ouro, incenso e mirra, ofereceram os sábios reis, meu Dízimo eu entrego porque a maior riqueza se fez dádiva no presépio, na singela pobreza! Amém.


o

16º aniversário do grupo de oração nossa Senhora da glória foi comemorado com uma belíssima tarde de louvor no dia 15 de novembro, na igreja da glória. a pregação ficou por conta do Padre nelson antônio linhares, CSsr, atual reitor do Santuário de nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos (rJ). o encontro, com o tema “Buscai o Senhor enquanto se pode encontrar”, teve ainda a participação da cantora Jean. a tarde de louvor foi aberta com a oração do terço, seguida de uma reflexão realizada por Padre nelson. após o intervalo, o Santíssimo Sacramento percorreu toda a igreja, num clamor e louvor a deus. após a Bênção do Santíssimo, teve início a missa, cuja pregação ficou por conta do Padre Sérgio, que falou sobre a administração dos talentos que deus nos dá, baseado em seis pontos: 1- Cultive boas virtudes; 2- Seja sóbrio; 3- Viva como filho da luz; 4- multiplique os dons que deus confiou a você; 5- não se deixe levar pelo comodismo; 6- Coloque seus talentos a serviço no final, uma Bênção especial e um grande louvor a deus pelos 16 anos do grupo de oração.

fotos: Alessandra Assis, Maria Nunes e Silvia Carvalho

Louvor e glória a Deus

Dia Nacional de Ação de Graças

m

esmo com muita chuva, a Capela de São roque ficou lotada no dia 27 de novembro, nesta celebração, que também coincidiu com o dia de nossa Senhora das graças. tempo para louvar e agradecer as maravilhas de deus! fotos: Cecília Freire

Crisma dos Militares

f

oi presidida pelo arcebispo militar do Brasil, dom fernando guimarães, CSsr, no dia 7 de novembro. a Celebração reuniu representantes do Colégio militar e do exército de Juiz de fora.

Missa pela Vida

a

conteceu no dia 6 de dezembro, presidida pelo orientador espiritual da Pastoral da escuta/aids, Padre ronaldo. a celebração marcou as atividades do dia mundial de luta contra a aids. na missa, Padre ronaldo destacou o trabalho desenvolvido pelos agentes da pastoral e também rezou pelas vítimas da doença, cujo número vem crescendo, principalmente entre os jovens.


Comunidade recebe novos MECEs

a

tarde do dia 30 de novembro foi de alegria para toda a comunidade da Paróquia da glória. durante a missa das 17h, presidida pelo Pároco, Padre Sérgio, foi realizada a celebração de investidura de 21 novos ministros extraordinários da Comunhão eucarística, que também foram apresentados à comunidade. o grupo passou por um curso de formação e um retiro, durante o mês de novembro, e agora vai atuar nas missas e visitas ao Hospital Universitário e doentes de nossa Paróquia.

fotos: Cecília Freire

Projeto CresSer: novos servos

n

o dia 9 de novembro, aconteceu a missa de envio dos novos servos do Projeto CresSer. depois de um mês e meio de estudo e formação, o grupo já atua nas diversas pastorais e movimentos da Paróquia. Sejam bem-vindos!

i

XXII Avivamento

ntercessão: ministério e exercício. este foi o tema do XXii avivamento espiritual, que aconteceu em Belo Horizonte entre os dias 5 e 7 de dezembro, na Casa de retiros São José. a pregação ficou por conta dos Padres Sérgio e gilson.

a

Vigília de Daniel

contecerá no dia 20 de dezembro, a partir das 22h, na igreja da glória. Será uma noite de unção e bênçãos, após 21 dias de reflexão, que tiveram início no dia 1º de dezembro. traga a Bíblia e um lanche para ser partilhado na madrugada. a consagração da Campanha daniel de Jejum e oração aconteceu no dia 26 de novembro, na igreja da glória, durante missa presidida pelo pároco, Padre Sérgio. na celebração, foram entregues e abençoados os pedidos de toda a assembleia. este ano, a campanha enfoca o tema “Cura interior pela Palavra”. No dia 22, você ainda é convidado a participar da MISSA DA VITÓRIA, às 17h, na Igreja da Glória, agradecendo por tudo aquilo que deus fará em sua vida. nesse dia traga, pelo menos, 1 kg de alimento não perecível, ou mais, para os irmãos mais carentes. Creia na abundância de deus para sua vida.


Bênção do Ano Novo

“Se Ele abrir, ninguém fechará; se Ele fechar, ninguém abrirá!” Is 22, 22 Medite em: Isaías 22, 15 -23

S

obna era um administrador que servia ao rei Ezequias, encarregado das chaves de Davi com as reservas do reino. Sobna se destacava, mas abusou de sua autoridade. Mandou fazer uma sepultura poderosa para perpetuar o seu nome, ferindo a santidade de Deus, querendo ser igual a Deus. Isaías faz a proclamação de que Sobna seria retirado de sua posição por ter se deixado levar pelo poder. Deus, então, escolheu Eliacim, que era filho do sacerdote Helcias. Para ser portador destas chaves, Eliacim precisava ser: santo, fiel, humilde, valente, disciplinado, justo, com autoridade, sábio, incorruptível, empreendedor, conquistador. Existe uma promessa de Deus para que participemos deste “poder das chaves” e portas espirituais possam se abrir nas diversas áreas de nossa vida:: “Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” Mt 16, 19 “Ao ano da igreja de Filadélfia escreve: Eis o que diz o Santo e o Verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi – que abre e ninguém pode fechar; que fecha e ninguém pode abrir.” Ap 3, 7 Jesus é a realização plena da promessa feita a Eliacim. É Ele que nos entrega esta chave. O que ela abre ninguém fecha e o que ela fecha ninguém abre. Esta chave fecha o inferno e abre as portas do céu. Se queremos provar em nossa vida o “poder das chaves”, precisamos buscar aperfeiçoar em nós o caráter de Eliacim. Se assim, como servos e servas de Deus vivermos, provaremos as bênçãos do Senhor e seus Anjos estarão sempre junto de nós. Proclame na fé:

À porta do meu coração, o Anjo da comunhão. À porta dos meus lábios, o Anjo dos conselhos sábios. À porta de minha sensibilidade, o Anjo da longevidade. À porta de minha mente, o Anjo clarividente. À porta de minha família, o Anjo da vigília. À porta do meu dinheiro, o Anjo celeiro. À porta do corpo, o Anjo do escopo. À porta do meu passado, o Anjo ao meu lado. À porta do meu presente, o Anjo combatente. À porta do meu futuro, o Anjo do bom augúrio. Assim creio, assim se fará. Portas de luz, o Senhor abrirá. Portas de trevas, Ele fechará. Assim seja. Amém. Pe. Sérgio Luiz e Silva, CSsR


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.