Jornal O Tempo Betim 28.07.2023

Page 1

Marcha para Jesus. Evento será neste sábado, no PTB. Página 8

Prazo final. Vacinação contra a meningite e a gripe termina na segunda. Página 5

Otorrinolaringologia. Iniciativa vai zerar fila na especialidade

Hospital Regional fará mutirão de cirurgias em crianças

Procedimentos começarão em agosto e acontecerão nos fins de semana

Quase 200 crianças de 0 a 12 anos que aguardam pela realização de procedimentos na especialidade de otorrinolaringologia serão contempladas por um mutirão de cirurgias que a prefeitura vai promover no Hospital Pú-

blico Regional de Betim. Segundo a administração municipal, os procedimentos terão início no dia 12 de agosto e serão realizados sempre aos sábados e domingos. O objetivo da iniciativa é reduzir a fila expectante

de crianças para a especialidade. Ainda de acordo com a prefeitura, o governo já está se organizando para em breve atender também adolescentes e adultos que aguardam por esse tipo de cirurgia. Página 5

Movimento

Desfile Domingo é dia de festa LGBTQIA+

Página 7

Ex-secretário é alvo de operação do MP e da Civil

Página 3

Nossa Senhora do Rosário

Festejos do Congado começam neste sábado

Política Por recomendação do Ministério Públicoe daDefensoria, oExecutivovetounessaquin-

PL que proíbe crianças na Parada é vetado

ta (27) o projeto de lei que queriaproibir criançasna Parada LGBTQIA+. Página 4

Relatórios apontam rombo de R$ 23 milhões pelo IBDS

Página 5

REPRODUÇÃO DE REDES SOCIAIS Incêndio

Chamas altas e densas assustaram moradores no Imbiruçu, onde dormentes de madeira e pneus pegaram fogo nessa quinta (27). Página 11

AnoXLVIII-Número2085--www.otempobetim.com.br
Betim 28dejulhoa3deagostode2023
PÁGINA 15
RONALDO SILVEIRA
PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO
CAROLINA MIRANDA
Barbie lota cinemas de Betim, e público curte espaço instagramável. Página 16 Fenômeno

Vittorio Medioli

vittorio.medioli@otempo.com.br

Fax: (31) 2101-3903

Tradução do silêncio

Otradutor oficial da corte inglesa na segunda parte do século XVI, o poliglota Giovanni Florio, era versado, ao mesmo tempo, em latim, italiano, alemão, francês, espanhol e inglês. Como excelso tradutor da sua época, sustentava teorias de perfeccionismo na sua profissão: “Precisa interpretar (de um pronunciamento) corretamente o silêncio, além de ser necessário conhecer muito bem a língua de um homem”.

Ele era mais que um simples intérprete e chegou a colher uma admiração irrestrita de Elizabeth I por suas “traduções” que iam além da transliteração e captavam o “não dito”, as entrelinhas, as nuances que ficariam ocultas.

bons, as maldades dos diabos; revelar a inconsistência dos ignorantes, o vasto oceano de sabedoria.

Apalavra certa, nomomento certo, no local adequado, pode iluminar a compreensão – até dar voo e criar um ambiente sublime. Pode também entristecer, aterrorizar, levar à morte.

Florio tinha ciência de que umamátraduçãopoderiaprovocar perda irreparável, con-

“Pode parecer complicado, mas é próprio do homem, por tendência egoísta e preservacionista, fugir do que lhe desagrada, do que o complica, do que o desmente, do que o faz lembrar-se de que está em falta com a verdade. Se um cisco no olho alheio assume mais gravidade que a trave que cega a visão do próprio estulto, é por aí: ‘As palavras são as cores de um quadro; o silêncio, as sombras”.’

A palavra, é preciso lembrar, é um ato de criação –não apenas de ideias, mas de descrições. Pode ser vista como uma magia dos homens, já que os animais não a possuem.

Pode alegrar, felicitar ou, ainda, machucar mais que umalâmina.Faz surgir,donada, objetos, sentimentos, circunstâncias. Não há limites para a palavra. Substitui as imagens não presenciadas.

Pode fazer descer às profundezas e captar o segredo dos

Fé dos motoristas. No domingo (23), foi realizada a tradicional procissão motorizada em homenagem a São

Cristóvão, santo conhecido pelos católicos por ser o protetor dos motoristas e caminhoneiros. Os festejos na paróquia findaram na terça (25) e reuniram centenas de fiéis.

denação imerecida e até ódios e horrores. Bem por isso, no fim de sua existência, forjado pelas responsabilidades cruciais, confessava que “a gramática e a palavra eramosmeiosúteisparapacificar a humanidade, mais do que tratados de paz e acordos comerciais firmados entre homens de Estado”.

A palavra correta, no tom mais próprio à circunstância, quebra a resistência da ignorância, penetra no íntimo, abre ocoração, conquista territórios e riquezas, ergue a

Confira o vídeo deste artigo por meio do QRCode

paz no meio dos desentendimentos e das incompreensões. Mas, cuidado: “Para compreender o ânimo de um homem, é preciso escutar como ele fala, pois a maioria das coisas fica sem ser dita, nas entrelinhas silenciosas. A parte não dita pode ser a maisimportanteefixa osentido da verdade”. Pode parecer complicado, mas é próprio do homem, por tendência egoísta e preservacionista, fugir do que lhe desagrada, do que o complica, do que o desmente, do que o faz lembrar-se de que está em faltacom a verdade.

Se um cisco no olho alheio assume mais gravidade que a trave que cega a visão do próprio estulto, é por aí: “As palavras são as cores de um quadro; o silêncio, as sombras”. Por isso, é preciso prestar mais atenção às áreas de treva; nelas, como no silêncio, o indivíduo esconde o que o incomoda, aquilo com que o povo não pode sonhar. Transcorridos mais de 400 anos, se o tradutor de Elizabeth I reencarnasse no Brasil, teria que se dedicar a “interpretar o não dito dos culpados”, daqueles que, do trono, falam despudoradamente sem parar. Falam por medo de ter que escutar. Viajam para longe porque recolhem menos vaias que por aqui.

Tempo Ruim Tempo Bom

Tempo bom para a operação I Care a Lot, deflagrada nesta semana pela Polícia Civil e pelo Ministério Público para apurar o desvio e a apropriação de verbas públicas na Secretaria Municipal de Saúde. O esquema teria sido orquestrado pelo ex-gestor da pasta, Cláudio Arruda, exonerado em maio.

Tempo bom para o mutirão de cirurgias de otorrinolaringologia que o Regional irá realizar em crianças a partir de agosto. Segundo o município, espera-se, com isso, reduzir ir a fila expectante desse público para a especialidade.

Tempo bom para os investimentos promovidos em Betim, que acarretam geração de empregos. O mais recente investimento é da WEG, que abriu mais um centro de distribuição na cidade, no Cidade Verde. É a terceira unidade da empresa aberta no município.

Tempo ruim para desavenças. Nesta semana, uma discussão entre duas mulheres por causa de um pão que estaria com fezes e filhotes de carrapato terminou em tragédia no bairro Petrovale. Após a cliente da padaria reclamar do ocorrido, uma balconista e a vítima se desentenderam, e a mulher que comprou o pão acabou sendo morta a facadas. A colaboradora da padaria assumiu a autoria do crime e se entregou à polícia. Dias depois, a casa onde ela mora foi incendiada.

Tempo ruim para um estudante de medicina de Betim que foi condenado por ter agredido a ex-namorada, também estudante de medicina, em 2021. O caso tomou repercussão estadual na época. A Justiça estabeleceu como pena a reclusão de um ano, quatro meses e 20 dias pelo crime de lesão corporal, além do pagamento de uma indenização de R$ 20 mil à jovem.

Destaque da semana

Sobre o mutirão de cirurgias de otorrinolaringologia que será realizado no Hospital Regional a partir de 12 de agosto

“Estamos tratando com prioridade questões que impactam diretamente a qualidade de vida dos pacientes.”

“A realização do mutirão se apresenta como um exemplo da retomada das cirurgias eletivas no nosso município.”

Tapa-buracos. A prefeitura, por meio da Ecos, iniciou, na segunda (24), a operação na Via Expressa, em um trecho de cerca de 5 km, que corresponde à extensão da via dentro do município. Estão sendo realizadas a fresagem, o recapeamento e a nova pintura das faixas.

2 |OTEMPO BETIM OPINIÃO Betim- 28dejulhoa3deagostode2023
EDIÇÃO: Daniele Marzano Reis REPORTAGEM E REDAÇÃO: Dayse Aguiar, Iêva Tatiana, Lisley Alvarenga e Sara Lira DIAGRAMAÇÃO E ARTES: Kelly Quintiliano Chaves FOTOGRAFIA: Carolina Miranda e Ronaldo Silveira COMERCIAL: Luciana Rodrigues Os artigos assinados não correspondem, necessariamente, à opinião do jornal Rua do Rosário, 182 - Angola - Betim/MG - CEP: 32.604-218 Telefone: (31) 2517-3900 CNPJ: 26.198.515/0002-12 Insc. Estadual: 067.669.993.01-67 Insc. Municipal: 000.052/002.0 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a quinta-feira: 8h às 18h e Sexta: 8h às 17h
PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO CAROLINA MIRANDA

Política

REPRODUÇÃO

Volta do recesso parlamentar

A Câmara de Vereadores de Betim realiza, na próxima terça-feira (1º), às 9h, a primeira reunião ordinária após a volta do recesso parlamentar, que ocorreu entre os dias 17 e 31 de julho.

Operação do MP e da Civil cumpre mandado contra ex-secretário

Busca e apreensão

segunda

Lisley alvarenga lisley.alvarenga@otempo.com.br

A 4ª Promotoria de Justiça de Betim, por meio do Grupo de Operações Policiais do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público (Gaeco) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), cumpriu, na segunda-feira (24), a operação I

Care a Lot. A ação foi realizada juntamente com a Delegacia Regional de Polícia Civil de Betim.

O Gaeco atua na desarticulação de grupos criminosos que agem no sistema prisional, no narcotráfico e no tráfico de armas, bem como nos casos de corrupção.

Os dois órgãos apuram um suposto esquema de desvios e apropriação indevida de verbas públicas utilizando irregularmente contas-correntes bancárias de usuários de residências terapêuticas de saúde mental do Sistema Único de Saúde (SUS) de Betim. Ocaso foi denunciado pela própria prefeitura, que levantou

ENTENDA O CASO

A DENÚNCIA INICIAL

9 de maio, a Secretaria Adjunta de Corregedoria de recebeu denúncias de um suposto esquema na Secretaria Municipal de Saúde de desvio de recursos de benefícios oferecidos aos moradores das residências terapêuticas de saúde mental de Betim.

O COMEÇO DA APURAÇÃO

O órgão iniciou, então, uma série de oitivas para apurar as denúncias e descobriu que o ex-secretário de Saúde Cláudio Arruda, após ter pedido demissão do cargo, em 4 de maio, comprometeu-se a devolver à prefeitura, em 11 de maio, cartões dos beneficiários da saúde mental que estavam sob a responsabilidade dele.

AS TRANSAÇÕES SUSPEITAS

8 Depois do crime, novos cartões de beneficiários tiveram que ser solicitados pela Secretaria de Saúde, bem como extratos bancários dos moradores, para garantir a eles o recebimento do benefício. Isso chegou ao conhecimento da Corregedoria, que, ao analisar os extratos bancários dos beneficiários, descobriu transações financeiras suspeitas entre o Fundo Municipal de Saúde, usuários de residências terapêuticas da saúde mental e a conta bancária particular do ex-secretário de Saúde Cláudio Arruda.

Desvio pode passar de R$ 650 mil

todas as informações e as repassou para o MPMG e para Polícia Civil de Minas. O esquema de corrupção no SUS Betim teria sido orquestrado pelo ex-secretário municipal de Saúde Cláudio Roberto Arruda, exonerado do cargo em maio deste ano.

Além do desvio de dinheiro público, são apurados ainda os delitos de apropriação indébita, associação criminosa e lavagem de dinheiro, que, segundo nota oficial do MPMG, gerou, até o presente momento, um rombo de R$ 630 mil ao erário municipal.

Segundo o texto, três mandados de busca e apreensão, além de outras medidas caute-

lares, como bloqueio de bens e quebras de sigilo bancário e fiscal, foram cumpridos contra três envolvidos no esquema de corrupção. “A investigação segue em segredo de Justiça. Outras informações e detalhes somente poderão ser fornecidos após os levantamentos dos sigilos processuais”, declarou o MPMG na nota.

A reportagem de O Tempo Betim descobriu que um dos mandadosdebuscafoi cumpridonaresidência doex-secretário de Saúde, no bairro Havaí, na região Oeste de Belo Horizonte. Já o outro mandado teria ocorrido em um escritório de contabilidade ligado ao extesoureiro da pasta, no bairro

Brasileia,emBetim.Esseex-colaborador também é suspeito de envolvimento no esquema

O ex-tesoureiro, em cargo de comissão ao longo de diversas gestões municipais, devolveu R$ 132 mil aos cofres públicos – o valor equivaleria a 20% do total que teria sido desviado por Cláudio Arruda. A devolução do recurso teria acontecido após a gerente do setor ter denunciado as irregularidades. Ele então teria apresentado arrependimento, pedido demissão e delatado o ex-secretário de Saúde Cláudio Arruda. O nome desse ex-colaborador é mantido sob sigilo para não atrapalhar as investigações.

Na época, Arruda solicitou que duas funcionárias comissionadas dele levassem para ele câmeras de segurança da Secretaria Municipal de Saúde que seriam de propriedade particular de Arruda. Na entrega dos objetos, o ex-secretário disse que daria às funcionárias duas caixas e um notebook para serem entregues a um funcionário da prefeitura.

No entanto, antes de a entrega ser efetivada, uma das comissionadas que trabalhavam para o ex-secretário contou ter sido interceptada por outro carro, de onde saiu um indivíduo aparentemente armado, que roubou o veículo dela com todo o material dentro.

As trabalhadoras revelaram em sindicância feita pela Corregedoria que Arruda teria pedido que elas relatassem no boletim de ocorrência que, no assalto, foram roubados R$ 27 mil em dinheiro, além de cartões de moradores das residências terapêuticas de saúde mental e documentos com a assinatura do ex-secretário. Nas declarações feitas na sindicância da Corregedoria, as funcionárias declararam acreditar que “o crime foi premeditado e que se trataria de uma armação”.

8 Em uma dessas transações, ocorrida em 27 de agosto de 2022, houve a transferência de R$ 5.273 da conta de um usuário da saúde mental para a conta de Cláudio Arruda. Já no dia 13 de outubro de 2022, foram transferidos R$ 13.098,78, da conta de outro usuário da saúde mental também para a conta de Arruda; no dia 27 de fevereiro deste ano, esse mesmo usuário recebeu R$ 110 mil do Fundo Municipal de Saúde. Em 6 de março, foram creditados na conta desse usuário R$ 21.649,32; e, em 27 do mesmo mês, mais R$ 200 mil. Já em 28 de abril, o mesmo usuário recebeu mais R$ 300 mil . Conforme apurado pela Corregedoria, Cláudio Arruda teria recebido, no período levantado, um total de R$ 650.021,10 de transferências da conta bancária desse usuário da saúde mental.

8 Ainda durante a sindicância, a Corregedoria foi informada de outra transação suspeita envolvendo mais uma usuária da saúde mental no período em que Arruda comandava a Saúde. Na época, a usuária denunciou a contratação de empréstimo pessoal feito no nome dela, em novembro de 2022, e por meio da qual ela passou a receber descontos mensais de R$ 463,08 em sua conta, totalizando 48 parcelas. O fato foi reportado para o então gestor, segundo funcionários das residências terapêuticas da Secretaria da Saúde.

Uma sindicância administrativa aberta pela Corregedoria Adjunta de Betim e que contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde e da Procuradoria Geral foi quem apurou que Cláudio Roberto Arruda teria recebido ao menos R$ 650.021,10 por meio dos desvios (mais que os R$ 630 mil apurados pelo Ministério Público de Minas Gerais e pela Polícia Civil até agora).

O dinheiro teria sido transferido do Fundo Municipal de Saúde para a conta-corrente de usuários da saúde mental de Betim e, depois, repassado para a conta de Arruda – a apuração concluiu que os desvios encontrados ocorreram a partir de fevereiro deste ano, e ele pediu demissão em maio.

Com base nessas informações, o órgão municipal expediu relatório das apurações e das provas coletadas e encaminhou tudo ao Ministério Público. (LA)

A DELAÇÃO DO EX-TESOUREIRO

Em 29 de junho, um antigo funcionário da Tesouraria da Secretaria Municipal de Saúde admitiu à Corregedoria, após a gerente do setor denunciar o esquema, ter facilitado os supostos desvios. Esse ex-colaborador, em cargo de comissão ao longo de diversas gestões municipais, devolveu R$ 132 mil aos cofres públicos, manifestando arrependimento, denunciando o antigo secretário e pedindo demissão.

No fim da sindicância, a Corregedoria concluiu que existem fortes indícios de um suposto esquema de desvios de recursos dos usuários de saúde mental das comunidades terapêuticas a qual teria sido orquestrado por Cláudio Arruda e denunciado ao Ministério Público de Minas Gerais para análise e investigação.

BUSCA E APREENSÃO

De posse dos levantamentos feitos pela prefeitura por meio da sindiância, o Ministério Público e a Polícia Civil cumpriram três mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, como bloqueio de bens e quebras de sigilo bancário e fiscal, contra três envolvidos no esquema de corrupção. Conforme apurou a reportagem, um desses mandados foi contra Arruda e outro contra o ex-tesoureiro. A investigação segue em segredo de Justiça.

Betim- 28dejulhoa3deagostode2023 OTEMPO BETIM | 3
Na mira. Cláudio Roberto Arruda, secretário de Saúde exonerado O ROUBO SUPOSTAMENTE ARMADO
Rede SUS. Investigação partiu da prefeitura, que denunciou o esquema
ocorreram na
JOÃO GODINHO/OTEMPO

PL que proíbe crianças na Parada LGBTQIA+ é vetado

O projeto de lei 229/2023, do vereador Layon Silva (Republicanos), que quer proibir a participação de crianças e adolescentes em paradas do orgulho LGBTQIAPN+ ou em “qualquer evento público que tenha exibição de cenas eróticas e pornográficas, que incentive o uso de drogas e a intolerância religiosa”, foi vetado nessa quinta-feira (27) pelo Executivo. A decisão foi publicada no “Órgão Oficial”.

A Procuradoria-Geral do Município, após analisar o projeto, encaminhado pelo Legislativo na quinta (20), argumenta quea proposta éinconstitucional, visto que apresenta vícios. Além disso, segundo o órgão, o município recebeu duas recomendações de veto ao PL – da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Ambas as instituições alegam a “inconstitucionalidade formal e material” da proposta.

Para a Procuradoria, a proposição apresenta uma visão não inclusiva em relação às pessoas homossexuais, bissexuais, assexuais, intersexuais, transgênero, não-binários, entre outras, infringindo diretamente um dospreceitos fundamentais mais importantes prezados pela Constituição Federal, que é a dignidade humana. A Procuradoria ressalta ainda que garantias como igualdade e a liberdade são constitucionais e, portanto, não podem ser violadas. “Além de violar preceitosconstiucionais, oprojeto vai contra políticas públicas igualitárias, que não condizem com a política de nossa gestão”, frisou a procuradorageral, Ana Paula Assis.

Recomendações

O Ministério Público, ao recomendar o veto do PL ao Executivo, considerou entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF), como o reconhecimento das uniões homoafeti-

vas e o conceito de que entidade familiar abrange tanto as famílias monoparentais quanto os casais homoafetivos.

Para a Defensoria, o projeto “estabelece normas que violam o dever estatal de combate à discriminação e de promoção da dignidade da pessoa humana”. O órgão acrescenta que, além disso, o PL descumpre “as obrigações de se construir uma sociedade livre, justa e solidária, fundada nos princípios da igualdade, da cidadania e do pluralismo”.

Em documento encaminhado ao Executivo e tornado público, a Defensoria aponta “vícios de inconstitucionalidade” no projeto. Entre eles está a imposição de atividades fiscalizatórias, típicas do poder de polícia, ao município, já que, em seu Artigo 2º, o PL estabelece a aplicação de uma multa de até R$ 10 mil por hora de “indevida exposição da criança ou do adolescente ao ambiente impróprio sem autorização judicial”. Com isso, ainda segundo a Defensoria, o projeto implica a definição de novas atribuições aos órgãos públicos e o consequente gasto de verba pública no desempenho de serviços.

Quando da aprovação do projeto na Câmara, Layon Silva, mesmo entendendo que a Parada é um ato democrático, argumentou que projeto tem como objetivo “preservar a inocência das crianças e dos adolescentes”. “Eventos como esses confundem a cabeça das crianças, incentivam a sexualidade delas de forma precoce”, o vereador.

A presidenta do Movimento LGBTQIAPN+ de Betim e coordenadora da Rede Gay do Brasil por Minas, Leônidas Ferraz, comemorou o veto ao projeto, já que, para ela, a proposta era um “desrespeito com o manifesto”. “A parada é um ato político, social e democrático aberto ao público e sem distinção de gênero e religião”, ressaltou. A parada de Betim deste ano acontece no domingo (30). (leiamaisnapágina6)

Reforma administrativa. Desde maio,17 novosgestores foramanunciados Prefeitura

nomeia novo secretário adjunto de Assistência à Saúde

Lisley Alvarenga lisley.alvarenga@otempo.com.br

Enfermeiro efetivo na Secretaria de Saúde de Betim desde 2011, o servidor público Joanilson Guimarães foi nomeado novo secretário adjunto de As-

sistência à Saúde de Betim, cargo que estava vago desde fevereiro deste ano, após a saída de Gabriela de Carvalho Campos Gonzalez. A nomeação do novo titular da pasta foi publicada no “Órgão Oficial do Município”, na última sex-

ta-feira (21).

A mudança na pasta faz parte da reforma administrativa, iniciada pelo município em maio deste ano para estabelecer o equilíbrio na gestão municipal e assegurar ao cidadão eficiência na prestação dos serviços. Até agora, houve a nomeação de 17 gestores.

Especialista em gestão pela Fundação Dom Cabral e em terapia intensiva pela Faculdade Ciências Médicas, além de mestrando em enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Guimarães atua como enfermeiro no SUS desde 2004 e, além de ser servidor em Betim desde 2011, é efetivo na Prefeitura de Contagem desde 2008.

O novo titular da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde tem ainda longa experiência em gestão pública. Entre 2013 e 2017, foi secretário de Saúde em Juatuba; em 2021, atuou como secretário adjunto de Saúde de Contagem; e, em 2022, trabalhou co-

mo assessor de Planejamento e Gestão da Secretaria de Saúde da mesma cidade.

Segundo Guimarães, operacionalizar o SUS Betim é um grande desafio, sobretudo pelo fato de a rede ser extremamente robusta. “Vamos focar agora em trazer uma melhor qualificação para os nossos profissionais e otimizar e requalificar os serviços prestados. Hoje, a nossa questão mais crítica é a mão de obra. Por isso, esse é o ponto que primeiro vamos correr atrás. Queremos redimensionar o quadro de profissionais e recompor os déficits que existem para prestar um serviço mais seguro e qualificado”, afirmou à reportagem.

O secretário adjunto frisou ainda que, em paralelo, a pasta pretende dar continuidade ao trabalho que já tem sido feito pela atual gestão, que é de entregar novos equipamentos de qualidade aos moradores, tanto para a atenção básica quanto para a especializada.

4 |OTEMPO BETIM POLÍTICA Betim- 28dejulhoa3deagostode2023
Contrários. MPMG e Defensoria Pública recomendaram oficialmente ao município que a proposta de lei fosse vetada pelo Executivo Experiência. Joanilson Guimarães é enfermeiro no SUS desde 2004 PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO
REPRODUÇÃO
Motivo. Procuradoria analisou projeto e constatou que é inconstitucional por apresentar vícios Representantes do movimento gay afirmam que proposta desrespeita a comunidade LGBTQIAPN+

Cobrança. Em ação ajuizada, município exige do instituto ressarcimento aos cofres públicos

Relatórios apontam rombo de R$ 23 milhões pelo IBDS

Auditoria externa identificou desvios

Seguem avançando as investigaçõesda Polícia Civil e da Polícia Federal que apuram as denúncias feitas pela Prefeitura de Betim sobre supostos desvios de mais de R$ 23 milhões por parte do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IBDSocial), Organização da Sociedade Civil (OSC) contratada pelo município, em março de 2020, para atuar, com profissionais e serviços, no combate à Covid-19 tanto no Hospital de Campanha (Cecovid-2) quanto no Centro de Cuidados Intensivos (Cecovid-4). As duas unidades já foram desativadas diante do avanço da vacinação contra a doença e da redução do número de casos.

Segundo a prefeitura, o contrato com o instituto, que era gerido pela Secretaria Municipal de Saúde, findou em setembro de 2021, e, um mês depois, após o instituto exigir do município a cobrança indevida de mais de R$ 4 milhões, alegando a necessidade de pagamento de fornecedores e serviços prestados. A exigência por parte do IBDS despertou no município a necessidade de realizar uma auditoria independente, que, ao contrário, descobriu um rombo milionário supostamente praticado pelo instituto.

Antesmesmoda realização da autoria, a Procuradoria-Geral do Município (Progem) denunciou as supostas práticas irregulares aos Ministérios Pú-

blicos de Minas Gerais (MPMG)e Federal,à Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e à Polícia Federal Conforme consta na auditoria independente, entre as irregularidades praticadas destacam-se superfaturamentos, com, por exemplo, a comde material com valores muito acima do mercado, improbidade, não comprovação de despesas por parte do instituto, contratação dos próprios diretores do IBDS (prática vedada) e de profissionais fora do escopo do contrato, tudo resultando em desvios no montante de R$ 23.081.039,78.

Ação de cobrança

De imediato, o município ajuizou uma ação de cobrança pedindo o ressarcimento aos co-

fres públicos do referido valor. Além disso, a gestão municipal afastou servidores suspeitos de participar do suposto esquema.

Nas apurações, foram identificadas empresas, consideradas de fachada, executando supostos serviços por valores exorbitantes. De acordo com uma fonte ouvida pelo jornal, os proprietários dessas empresas não pareciam ter conhecimento de suas responsabilidades, o que levantou a suspeita de terem atuado como “laranjas” no suposto esquema. Um deles chamou a atenção – um entregador de cervejas que teria montado uma empresa na mesma semana da contratação por parte do IBDS e, em apenas um ano, teria faturado mais de R$ 7 milhões, de

forma inexplicada. A auditoria apontou ainda servidores da prefeitura, que agora já não fazem parte mais do quadro do funcionalismo público, que teriam recebido “honorários” para executar serviços que não conseguiram comprovar.

Modus operandi Assim como em Betim, o IBDS operou contrato na Prefeitura de Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas, onde o institutotambémestásendoinvestigado.O município rescindiu o contrato de gestão da UPA Padre Roberto com o IBDSocial com base um relatório emitido em um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que apontou irregularidades na prestação de contas do contrato do instituto com o município.

Betim declarou inidoneidade do instituto em 2021

Diante da cobrança indevida de mais de R$ 4 milhões porte do IBDS, o município de Betim declarou, no fim de 2021, a inidoneidade do InstitutoBrasileirode Desenvolvimento Social (IBDSocial) –quando uma entidade é declarada inidônea, ela fica impedida de participar de qualquer chamamento público ou de celebrar parceria ou

contrato com órgãos e entidades das esferas de governo federal, estadual e municipal.

Amedidapunitivafoiimposta também porque trabalhadores – em suma maioria, médicos – contratados pelo IBDSocial para atuarem na linha de frente do combate à Covid-19 em Betim denunciaram atraso no pagamento dos salários.

Na época, o então procura-

dor-geral do município e atual presidentedoInstitutodePrevidênciadosServidoresdeBetim (Ipremb), Bruno Cypriano, declarou que o município já havia repassadotodososrecursosdevidos do contrato firmado com a entidade, inclusive os relativos à quitação dos salários dos profissionais.

Adeclaraçãode inidoneidadedoIBDS seencontrasuspen-

sa após o IBDS entrar como uma liminar na Justiça. Mas, segundofonteouvidapelareportagem, a referida suspensão não isenta o instituto das irregularidades constantes e verificadas pela auditoria independente contratada pela prefeitura de Betim.

A reportagem não conseguiu contato com o IBDS até o fechamentodestaedição.(DM)

Betim- 28dejulhoa3deagostode2023 POLÍTICA OTEMPO BETIM | 5
Independente. Prefeitura de Betim contratou auditoria para analisar prestação de contas do IBDS Providências. Município protocolou denúncias contra o IBDS em todos os órgãos competentes: Ministérios Públicos de Minas Gerais e Federal, Polícia Civil de Minas Gerais e Polícia Federal
REPRODUÇÕES

Cidade

Otorrinolaringologia

Casa nova

A Gerência Regional Teresópolis passará a funcionar no antigo Centro Popular de Cultura Frei Estanislau (rua Cambuci, 130, no Santo Antônio). A mudança teve início nesta semana e ainda está em andamento.

Hospital Regional recebe mutirão de cirurgias eletivas a partir de agosto

Andamento. Ação no Regional vai dar vazão à demanda reprimida

Da Redação daniele.marzano@otempobetim.com.br

Cento e oitenta e uma crianças com idades entre 0 e 12 anos,que aguardam pela realização de procedimentos como adenoidectomia, amigdalectomia, turbinectomia e sep-

toplastia, serão contempladas por um mutirão de cirurgias deotorrinolaringologia promovido pela prefeitura no Hospital Público Regional de Betim (HPRB).Segundo aadministração municipal, os procedimentos serão realizados sempre aossábados e domingos,a partir de 12 de agosto, a fim de reduzira filaexpectante de crianças para a especialidade.

“É importante que os usuários mantenham os seus dados atualizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), pois é por meio desses registros que a equipe da Regulação entrará em contato para os agen-

damentos”, frisou o diretor de Regulação, Controle e Avaliação, Cristiano Abreu.

As consultas médicas précirúrgicas terão início nesta terça-feira (1°). Após uma avaliação médica, se for confirmada a necessidade do procedimento, a criança será encaminhada para exames e também para consulta com um anestesista. Se estiver apta, a cirurgia será agendada pela Diretoria de Regulação, que entrará em contato com a família.

“A Secretaria Municipal de Saúde vem somando esforços para promover uma assistência integral e de qualidade

MUTIRÃO DA CIRURGIA

TUDO O QUE VOCÊ

PRECISA SABER SOBRE A AÇÃO

Especialidade médica: otorrinolaringologia

Público-alvo: crianças com idades entre 0 e 12 anos

Onde: Hospital Regional

Como participar:

Pacientes atendidos:

181

para os usuários da rede SUS

Betim. Estamos tratando com prioridade questões que impactam diretamente a qualidade de vida dos pacientes, como as cirurgias de otorrinolaringologia”, completou Abreu.

Novas medidas

De acordo com a prefeitura, o governo já está se organizando para atender também adolescentes e adultos que aguardam por cirurgias dessa especialidade. Conforme foi antecipado pelo Executivo, o processo para a contratação do prestador para a realização dos procedimentos está sendo iniciado, e, em breve, a população a partir de 13 anos começará a ser atendida.

Recém-empossado, o secretário adjunto de Assistên-

cia à Saúde, Joanilson Guimarães, destacou que um dos primeiros direcionamentos da atual gestão da Secretaria de Saúde é a realização de um levantamento de todas as demandas reprimidas da Diretoria de Regulação, a fim de possibilitar que os procedimentos que estão represados sejam retomados. “Estamos trabalhando para promover uma assis-

tência integral e de qualidade para os usuários da rede SUS Betim. A realização do mutirão de cirurgias de otorrinolaringologia se apresenta como um exemplo da retomada das cirurgiaseletivas no nosso município. Estamos empenhados na busca de outros prestadores para a realização de procedimentos em outras especialidades”, adiantou Guimarães.

Influenza e meningite. Imunizantes são aplicados nas 38 UBSs e no Vacimóvel

Campanhas de vacinação vão até dia 31

PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO

Alguns procedimentos realizados:

adenoidectomia, amigdalectomia, turbinectomia e septoplastia

Como funciona:

as consultas médicas pré-cirúrgicas serão agendadas pela Diretoria de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde a partir de 1º de agosto. As famílias serão avisadas por telefone.

o paciente passa por uma avaliação médica, e, se for identificada a necessidade de cirurgia, é encaminhado para exames pré-operatórios e para consulta com anestesista. Se estiver apto ao procedimento, tem a cirurgia agendada.

As campanhas de vacinação contra a influenza e a meningite terminam na próxima segunda-feira (31) no município. Quem ainda não completou o esquema vacinal pode procurar uma das 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e também o Vacimóvel.

“Seguras para o organismo, as vacinas são a melhor forma de se proteger contra as doenças e suas formas graves, principalmente para as pessoas mais vulneráveis a desenvolver complicações. Dessa forma, convidamos quem ainda não se vacinou para que

busque um dos postos e reforce sua imunidade”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Patrícia Evangelista.

No caso das vacinas contra a meningite (C e ACWY), ambas continuarão disponíveis nas UBSs para crianças e adolescentes dentro da rotina do Calendário Nacional de Vacinação, conforme o esquema vacinal.

Para serem vacinados, os usuários devem apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de vacinas, que será avaliado pela equipe da UBS para saber se a pessoa precisa ou não receber a dose. (Da Redação)

6 |OTEMPO BETIM Betim- 28dejulhoa3deagostode2023
FONTE: PREFEITURA DE BETIM
EDITORIA DE ARTE O TEMPO BETIM
PREFEITURA DE BETIM/ DIVULGAÇÃO Imunização. Vacinas são seguras e ajudam a evitar complicações
vai
Diretoria de Regulação
avisar as famílias
CAROLINA MIRANDA

Respeito à diversidade

19ª Parada LGBTQIA+ vai colorir a cidade

Evento tem início às 12h de domingo, no ginásio

As cores do arco-íris vão tomar as ruas da cidade neste domingo (30) com a 19ª Parada LGBTQIA+ de Betim. O evento busca conscientizar as pessoas sobre a importância do respeito, da inclusão e da pluralidade na sociedade, além de colorir um cenário ainda bastante obscuro, já que o Brasil segue como o país com maior número de pessoas LGBTQIAPN+ assassinadas.

A concentração está marcada para as 12h, comandada pela atriz e apresentadora Kayete, no estacionamento do ginásio poliesportivo. A partir das 16h, tem início a marcha pela avenida Edmeia Mattos Lazzarotti e pelo entorno da Praça

Jardim Teresópolis

Festejos fecham programação julina

do Encontro, retornando depois para o ginásio. O trajeto será embalado pela cantora amazonense Lorena Simpson, uma das grandes atrações do dia. A programação conta ainda com Wandera Jones e a banda Fator Zero, que comandará o show de encerramento.

A 19ª edição da Parada LGBTQIA+ fecha a 9ª Semana da Diversidade do município. As atividades tiveram início na sexta (21) passada, com a realização de uma blitz especial de alerta e conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis na Praça Tiradentes. Durante a ação, foram distribuídos preservativos e materiais educativos. Já nessa quarta (26), uma solenidade na Câmara Municipal marcou a abertura oficial da Semana e a entrega do 12° Prêmio Direitos LGBTQIA+, um reconhecimento àqueles que apoiam e defendem a diversidade. Nessaquinta(27), profissionaiseestudantes daáreada saúdeparticiparamdoSeminário LGBTQIA+, no auditório do Centro Administrativo, para capacitação e

Fechando a programação julina da cidade, o 6° Arraiá do Terê acontece neste fim de semana, no campo do Teresópolis (rua Maceió, 26). A programação do sábado (29) tem início às 16h. Entre as atrações estão Imperador do Piseiro, WS da Igrejinha, Quadrilha Pé de Bicho e batalha de rima com Favela Rima (MCs Brusdifree, Noial, Jhowzzy, Lukinhas, P7BLX, Cião, PH21, Kooz). Já no domingo (30), a partir das 14h, entram em cena DJ Everton Martins, Fernando Fernandes e Grupo Daquele Jeito, além de uma competição de dança de TikTokers. A entrada é gratuita, mas quem quiser pode contribuir com 1 kg de alimento não perecível.

“Neste ano, o evento está maior, realizado em dois dias, com atrações regionais. Então, estamos muito animados, com uma expectativa muito boa”, afirma o presidente do G10 Favelas-MG, Kenedy Alessandro, organizador da festa.

A programação não para por aí. Também no Teresópolis, acontece, neste domingo, a primeira edição do Terê Caipira, na feirinha do bairro (rua Duque de Caxias). Além do megashow da banda Chama Chuva, haverá apresentações de O Imperador do Piseiro, Wilham Silva, Felipe Rocha, Forró Panela de Pedra e a presença VIP do Faz Meu Pix. A Quadrilha Pé de Bicho é outra atração confirmada. O evento contará ainda com barraquinhas típicas e sorteios de brindes. “SegundoaPolíciaMilitar,oúltimo evento especial das mães reuniu mais de 5.000 pessoas. Nossa expectativa para este fim de semana também é essa”, antecipou Euvagner Camilo,organizadordo TerêCaipira.

O evento tem entrada gratuita, mas o público pode doar 1 kg de alimento não perecível. As doações serão entregues à associação Clubinho Amigos & Amigos e ao projeto Geração O Novo Tempo. (IT)

Betim- 28dejulhoa3deagostode2023 CIDADE OTEMPO BETIM | 7 PRAÇA DO ENCONTRO CENTRO POLIESPORTIVO DIVINO FERREIRA BRAGA Tradicional.
à sexta edição neste fim de semana DIVULGAÇÃO
Arraiá do Terê chega
RONALDO SILVEIRA
sensibilização.
Programação. Concentração será comandada pela atriz e apresentadora Kayete. Na sequência, marcha pela região Central será embalada pela cantora amazonense Lorena Simpson

Fé. Com o tema “O Grande Eu Sou”, movimento reunirá fiéis de diversas igrejas da cidade

Betim recebe a Marcha para Jesus neste sábado

Concentração será no Campos Elíseos

Louvores e orações vão encher a região do PTB, em Betim, neste sábado (29). Essa é a proposta da Marcha para Jesus, evento que reúne fiéis de diversas denominações cristãs. Essa será a primeira edição da festa após a pandemia da Covid-19 na cidade. Segundo um dos organizadores, o pastor Antônio Faustino, da igreja Ministério Pentecostal Casa de Oração, o tema em 2023 é “O Grande Eu Sou”. “É um evento onde não haverá destaque para placas de igrejas, nem exaltaremos quaisquer pessoas, apenas Deus, que é grande e único para ser louvado”, destacou. Ainda conforme o pastor, outro objetivo é trazer união entre as igrejas. Ele explica que a expectativa de público éde aproximadamente 2.000 pessoas, com representantes de cerca de 50 igrejas locais.

A concentração será às 14h30, na praça do bairro Campos Elíseos. De lá, por volta das 15h, os fiéis seguem em caminhada pela avenida Parnarama e, depois, pela avenida Rio Madeira, a principal da região do PTB. Ao longo da

marcha, eles planejam fazer paradas estratégicas, cada uma delas para orar por razões específicas: por Betim, pelo Brasil, pelas autoridades municipais, estaduais e federais, entre outras. Ao longo do trajeto, um caminhão de som irá envolver o público tocando músicas cristãs.

Shows

A marcha termina na praça do PTB, paralela à BR–381. No local, os fiéis terão mais momentos de orações. O evento continua com apresentações musicais de grupos de louvor das igrejas participantes e do DJ Douglas. A criançada também terá espaço com uma rua de lazer com brinquedos infláveis e distribuição de algodão-doce. Será montada ain-

PROGRAMAÇÃO:

da uma estrutura de praça de alimentação, com barraquinhas para venda de alimentos. “Vamos abrir para as pessoas das igrejas participantes que quiserem vender algo no evento. É também uma forma de ajudá-las”, explicou Marlon Dias, presbítero do Ministério Pentecostal Casa de Oração e integrante da comissão organizadora.

A festa é organizada pelas próprias igrejas da cidade, comoapoiodoConselhoMunicipal de Pastores Evangélicos de Betim (Compeb). “É uma marcha para glorificar ao Senhor. Também é de gratidão pelo fim da pandemia. Todos que quiserem participar, independentementedereligião,estão convidados”, afirmou o pastor Antônio Faustino.

Seminário. Evento será gratuito

Concentração na praça do bairro Campos Elíseos

Início da marcha pela avenida Parnarama e, em seguida, pela avenida Rio Madeira, finalizando na rua José Teixeira (próximo ao CPC Frei Chico)

Previsão de chegada à praça do PTB (paralela à BR-381) e momento de oração

Apresentação de DJ Douglas e de grupos de louvor das igrejas participantes

Apresentação do ministério de louvor

CORPO DE BOMBEIROS/DIVULGAÇÃO

Outras atrações

rua de lazer gratuita para as criançascom distribuição de algodão-doce, barraquinhas com venda de alimentos e tenda de oração.

Violência contra a mulher em debate

Na próxima sexta-feira (4), será realizado o seminário ‘Violência contra a mulher: enfrentamento e prevenção’. O evento, gratuito, acontecerá no Centro Administrativo, das 8h às 17h. De acordo com a psicóloga, professora universitária e uma das organizadoras, Karoline Souza, o público-alvo são mulheres em situação de violência e pessoas que trabalham nos equipamentos que prestam assistência a essas mulheres.

Socorro dos bombeiros

Bebê é salvo por ligação

telefônica

Um bebê de 6 meses foi salvo pelos bombeiros por meio de uma chamada telefônica depois de se engasgar com um remédio no domingo (23), no bairro Novo Guarujá.

Segundo a corporação, a criança chegou a ficar sem ar. A mãe, que estava sozinha com o bebê, acionou os militares via 193 e, com as orientações recebidas por telefone, conseguiu desobstruir as vias aéreas da criança. Quem atendeu a liga-

ção foi o sargento Gerken. Desesperada, a mulher diz a ele: “pelo amor de Deus. Meu bebê se engasgou com remédio que dei a ele para febre”. O militar pedeàmãe quesetranquilizee dáinstruçõesparaqueelamesma possa fazer a manobra para desengasgar a criança.

Em seguida, é possível ouvir um choro leve do bebê. “Saiu, moço. Glória a Deus. Muito obrigada”, ela agradece. (SL com Iêva Tatiana)

“Escolhemos essa data, pois é quando acontece a campanha Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher. Também éo mês em que comemoramos o aniversário da Lei Maria da Penha”, explica. Durante todo o dia, haverá palestras para debater os tipos de

violência, a importância do profissional de saúde no enfrentamento da violência, o racismo, como trabalhar a masculinidade de acusados de violência, ações do Ministério Público e o papel do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cream) no acolhimento dessas mulheres. (SL)

Saiba mais

Como participar? O evento é gratuito, e não é necessário fazer inscrição previamente. As palestras ocorrerão das 8h às 12 e das 13h às 17h, no auditório do Centro Administrativo de Betim (rua Pará de Minas, 640, no Brasileia).

8 |OTEMPO BETIM CIDADE Betim- 28dejulhoa3deagostode2023
Seminário ocorrerá na sexta (4), no auditório da prefeitura EDITORIA DE ARTE / O TEMPO BETIM praça
Elíseos avenida Parnarama avenida Rio Madeira rua José Teixeira CPC FREI CHICO
Agende.
do bairro Campos
Lagoinha Encerramento 14h30 15h 17h 17h30 19h 20h
RONALDO SILVEIRA
Retorno. A última edição foi realizada em 2019, antes da pandemia, também na região do bairro PTB
DIVULGAÇÃO Bombeiros.
de 6
se engasgou, e mãe ligou para o 193
Bebê
meses
Betim- 28dejulhoa3deagostode2023 OTEMPO BETIM | 9

Mundo animal. Evento será no Partage

Sábado é dia de adoção de pets

Mais de 30 cães e gatos estarão disponíveis

Da Redação daniele.marzano@otempo.com.br

Quem tem um animal de estimação sabe o amor que eles transmitem. Os moradores de Betim que desejam viver essa experiência terão a oportunidade de adotar um cãozinho ou um gatinho neste sábado (29), em mais um dia de adoção animal. O evento será realizado pela Superintendência de Proteção e Bem-Estar Animal (Sepa) no estacionamento G2 do Partage Shopping Betim, das 12h às 17h.

Segundo a prefeitura, mais de 30 animais, adultos e filhotes, estarão disponíveis para adoção responsável. Ansiosos por um lar, eles já estão todos vermifugados, e os adultos, castrados. Já os filhotes que forem adotados terão a castração gratuita garantida pela Sepa assim que completarem idade e peso suficientes.

“Betim é uma cidade que se preocupa com o bem-estar animal, e nós temos o compro-

Companheiros. Bichinhos adultos já são adotados castrados; quem adota filhote tem a castração garantida

misso de garantir que todos os nossos companheiros de quatro patas recebam o amor, o cuidado e o respeito que merecem. Essa é uma oportunidade única para encontrar um fiel companheiro canino ou felino”, ressalta a superintendente responsável pela Sepa, Roberta Cabral.

Pré-requisitos

Os futuros tutores devem cumprir os seguintes requisitos para adoção responsável: ter mais de 18 anos e apresentar, no dia do evento, xerox do documento de identificação e comprovante de residência.

Além disso, é recomendado aos adotantes levar uma caixa de transporte e/ou guia para garantir o deslocamento seguro do animal.

Segurança. Sessenta equipamentos

Guarda Municipal recebe novas armas

A Guarda Municipal de Betim passou a contar com 60 novas armas de eletrochoques (não letais). Os equipamentos serão utilizados por todos os agentes devidamente treinados para a utilização adequada. A pistola, chamada de Spark, é usada em abordagens nas quais é necessário fazer a contenção de uma pessoa agressiva, seja por resis-

tência à prisão, seja para conter um surto psicótico. Nesse caso, a GM atua em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A arma emite uma descarga elétrica que incapacita a pessoa abordada de se mover por até dez segundos, provocando a imobilização momentânea, o que facilita a abordagem ou prisão. (Da Redação)

Saideira. Melhores tira-gostos da cidade serão conhecidos no próximo dia 6

19º Betiquim entra na reta final

Dayse Aguiar dayse.aguiar@otempobetim.com.br

Está chegando ao fim a 19ª edição do maior festival gas-

tronômico da cidade, o Betiquim. Até a próxima segundafeira (31), a população ainda pode ajudar a eleger os melhores petiscos de Betim, percor-

rendo os 15 bares participantes e avaliando os critérios pré estabelecidos. Os três melhores, que serão eleitos por voto popular e também por um júri especializado, serão conhecidos no dia 6 de agosto, na tradicional Saideira, que acontecerá no estacionamento do Ginásio Poliesportivo Divino Ferreira Braga, a partir das 12h.

Para encerrar com chave de ouro, além da participação dos bares concorrentes, o evento contará com espaço kids, shows da banda Balão Vermelho (Tributo ao Barão

Vermelho) e da dupla betinense Danilo Reis & Rafael, vencedores da 3ª temporada do programa The Voice, em 2014. Os ingressos para a grande final serão vendidos nos bares participantes, a partir desta sexta-feira (28), no valor de R$ 10, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível no dia do evento. Os donativos arrecadados serão doados a instituições de caridade de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), vinculada à Prefeitura de Betim.

TEMPO PET

DE

Brincalhão Abandonado Para adoção

Muito brincalhão e carinhoso, Ben quer entrar para a sua vida. Ele foi vermifugado e tomou a primeira dose da vacina V8. Pra adotá-lo: (31) 99531-6169.

Jimmyfoiabandonadoemuma caixadepapelãonobairroNiterói. Precisa com um urgência deumlar.Foivermifugadoetomou uma dose da vacina V8. Fone: (31) 99531-6169.

Pintado tem 2 anos, está vacinado e vermifugado. O que ele precisa agora é de uma família que lhe dê carinho. Interessou-se? Ligue para: (31) 99523-2040.

SEU ANIMALZINHO SUMIU? QUER ADOTAR?

PRECISA DAR O SEU PARA ADOÇÃO?

Entre em contato com a gente através do e-mail daniele.marzano@otempobetim.com.br ou pelo WhatsApp (31) 9 8340.9150. É preciso enviar foto e texto.

Irmãos filhotes

Dá vontade de apertar só de olhar esses filhotes! São duas fêmeas e um macho de 2 meses. Eles estão vermifugados e são saudáveis. Contato: (31) 97547-8299.

Fofurice Muito dócil!

Este macho e seu irmãozinho estão em busca de um lar. Eles têm 2 meses, foram abandonados e vivem em um lar temporário. Fone: (31) 97301-3902.

Olivia tem 2 anos, é de porte médio e pesa 15 kg. Foi castrada e vacinada. Muito dócil e saudável! Para conhecê-la, ligue para Amélia. Fone: (31) 99976-9738.

10 |OTEMPO BETIM CIDADE Betim- 28dejulhoa3deagostode2023
Spark. Pistoladeeletrochoqueajuda acontersuspeitosquando háresistência PREFEITURA DE BETIM/ DIVULGAÇÃO 2022. Duarte Comedoria foi o campeão da 18ª edição com o Bolovo
ARQUIVO PESSOAL
PREFEITURA DE BETIM/ DIVULGAÇÃO
FOTOS
AUGUSTO CÉSAR MARTINS/DIVULGAÇÃO

Caso de 2021. José e Gabriela cursavam medicina na PUC Betim na época

Estudante que agrediu a ex-namorada é condenado a um ano de reclusão

Advogado dele diz que já recorreu da decisão

Rayllan Oliveira

Especial para O Tempo Betim

O estudante de medicina José Flávio Carneiro, acusado de agredir a ex-namorada Gabriela Duarte, foi condenado a um ano, quatro meses e 20 dias de reclusão pelo crime de lesão corporal cometido em setembro de 2021. Ele também terá que pagar uma indenização de R$ 20 mil à jovem, mas poderá recorrer em liberdade. Na época, ambos estudavam no campus Betim da PUC Minas.

De acordo com o advogado de defesa de Carneiro, Fernando Magalhães, a decisão é de primeira instância, e ele já recorreu da decisão. “Manejamos o recurso próprio para melhor enfrentar pequenos trechos da sentença que pen-

samos merecerem melhor sorte interpretativa naquilo que foi julgado. Afora isso, e especialmente, desejamos que a Justiça seja restaurativa para ambos”, disse o advogado por meio de nota.

A defesa da mulher agredida também se manifestou sobre a decisão. “Gabriela sempre confiou nas instituições e acreditou na Justiça, e espera, agora, que a sua luta inspire outras mulheres a se libertarem de seus agressores. Quando uma mulher se defende, ela defende todas as mulheres”, afirmou em nota.

Violência

As agressões de Carneiro contra Gabriela ocorreram há cerca de dois anos, quando o então casal cursava medicina na PUC Betim. Na denúncia, a jovem disse que estava na casa do namorado quando ele começou a agredi-la fisicamente. Vizinhos tiveram que intervir após escutarem os gritos de socorro vindos do imóvel. A estudante foi levada por eles para a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, em Belo Horizonte, para

Fumaça densa Incêndio no Imbiruçu mobiliza bombeiros

Um incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros na tarde dessa quinta (27). Segundo a corporação, as chamas atingiram dormentesde madeira epneus próximo à Estação Imbiruçu. A corporação foi acionada por volta das 13h na avenida Juiz Marco Túlio Isaac. Três viaturasedez militaresforam empenhados na ocorrência. Apesar de a fumaça ser tóxica, não houve relatos de pessoas que precisaram deixar suas casas. Imagens enviadas para o OTB mostravamaschamasbastante altas e uma fumaça escura e densa que podia ser vista de várias partes da cidade. De acordocomosbombeiros, oincêndio não foi de grandes proporções,ea quantidadedemateriais queimados era relativamentepequena,masdavaaimpressão de ser maior por conta do volume de fumaça. (IT)

registrar a denúncia. Segundo ela, a confusão teve início depois que ela descobriu uma traição do ex-namorado.

Naocasião, segundo a Polícia Civil, o homem foi preso em flagrante, mas acabou sendo liberado depois de pagar fiança. Já para a jovem, foi solicitada uma medida protetiva de urgência.

Violência. Mulher esfaqueou cliente que reclamou de pão

Casa de suspeita é incendiada

Um incêndio nessa segunda (24) destruiu a casa da balconista de padaria que assassinou uma cliente a facadas no Petrovale no fim de semana.

Segundo os bombeiros, testemunhas disseram que o fogo teria sido ateado por vingança. Não houve vítimas.

A história teve início quan-

do uma mulher de 34 anos usou as redes sociais para denunciar a suposta presença de filhotes de carrapatos e fezes de insetos em pães de sal de uma padaria do bairro. As publicações teriam incomodado a funcionária, e as duas começaram a discutir pela internet. As agressões verbais acaba-

ram resultando em violência física, e a suspeita, de 42 anos, esfaqueou a vítima. Após o crime, a balconista se entregou à polícia.

Na padaria, ninguém quis comentar o assunto. Um representante limitou-se a dizer que “lamenta o ocorrido”. (Iêva Tatiana e Lisley Alvarenga)

O episódio fez com que Carneiro fosse expulso da PUC Betim. Em janeiro deste ano, no entanto, ele foi readmitido na instituição. Em nota na época, a PUC Minas informou que, “por força de acordo formalizado entre os advogados das partes (universidade e aluno) perante o Poder Judiciário”, o ex-aluno re-

tomou as atividades acadêmicas, “sendo-lhe imposta a condição, entre outras, de cursar as disciplinas restantes, exclusivamente, no campus da PUC Minas em Poços de Caldas”, no Sul de Minas.

Na ocasião, a defesa de Gabriela afirmou que recebeu a notícia com “imensa surpresa, decepção e indignação”.

Notável. Fumaça escura e alta pôde ser vista de vários pontos

Presença. Comarca de Betim foi uma das participantes

Audiência do TJMG debate situação de pessoas nas ruas

Representantes das comarcas de Betim e outros sete municípios da região metropolitana participaram de uma audiência pública nessa quarta (26) para discutir a Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua. O evento foi promovido pelo Núcleo de Voluntariado e pelo Comitê Pop Rua/Jus do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

“Essas discussões são de extrema importância para o avanço contínuo das ações que já são desenvolvidas no município para esse público, além de fortalecer o trabalho em rede para garantir o acesso à Justiça para essa população”, destacou a secretária de Assistência Social de Betim, Gabriela Brena.

Durante a audiência, que

tratou do acesso à Justiça pelas pessoas em situação de rua, foram ouvidos representantes, autoridades e a população de cidades do entorno de Belo Horizonte. Segundo o TJMG, todos os depoimentos foram registrados em ata e serão encaminhados a órgãos

públicos na tentativa de solucionar os problemas apontados no evento.

A superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luíza deMarilac,frisouaimportância deouviraspessoasebuscarsoluções conjuntas. (Da Redação)

Betim- 28dejulhoa3deagostode2023 CIDADE OTEMPO BETIM | 11
Consequências. Caso gerou grande repercussão e resultou na expulsão de José Carneiro da universidade REDES SOCIAIS/REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS/REPRODUÇÃO Vingança. Fogo teria sido ateado como vingança pela morte da cliente que denunciou sujeira em pão IÊVA TATIANA E REDES SOCIAIS/REPRODUÇÃO Relatos. Irenildo Souza contou um pouco do que enfrenta nas ruas CECÍLIA PEDERZOLI/TJMG

Moradia. Minha Casa, Minha Vida recebeu outras diretrizes do governo federal em junho

Município se organiza para nova edição do programa

Iniciativa subsidia aquisição de imóveis

Da Redação

daniele.marzano@otempobetim.com.br

Betim começou a se organizar para viabilizar a implementação do novo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) na cidade. A iniciativa do governo federal recebeu novas diretrizes no mês de junho.

Conforme informações divulgadas pela prefeitura, o objetivo é propiciar melhores condições habitacionais para a população. Por isso, o município vem se adequando às novas normas.

Entre as novidades do MCMV 2023 estão, por exemplo, o aumento do subsídio para a aquisição de imóveis, que, na faixa 1, pode chegar a 100%. Outra mudança importante é a revisão das faixas de renda dos beneficiários. O programa atenderá famílias com diferentes níveis de renda, o que vai permitir que o benefício alcance mais famílias.

Requisitos Os critérios para participação no programa são definidos pelo governo federal, por meio de normati-

vas específicas para garantir a transparência e a equidade no processo de seleção dos beneficiários. São avaliados requisitos como a renda e a composição familiar, além da situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o secretário municipal de Ordenamento Territorial e Habitação, Marco Túlio Freitas, Betim está apta a receber propostas das construtoras interessadas no Minha Casa, Minha Vida. “A partir disso, avaliaremos os terrenos particulares que ainda serão indicados para a construção dos empreendimentos. Esse pro-

cesso é fundamental para que as áreas sejam adequadas a fim de oferecer infraestrutura acessível aos moradores”, explica.

Ele ainda informa que todas as secretarias, em ação conjunta, estão realizando levantamento de informações, como o georreferenciamento dos equipamentos públicos para atender aos critérios do programa. Isso ocorre porque uma das exigências é que os imóveis construídos pelo MCMV devem ter escola, posto de saúde e creche, por exemplo, num raio máximo de 1 km. “Isso é essencial para garantir a alo-

Economia. Terceira operação na cidade

WEG abre centro de distribuição no município

Betim ganhou mais uma unidade da WEG, multinacional especializada na fabricação e na comercialização de motores elétricos, transformadores, geradores e tintas. Tratase de um centro de distribuição de tintas e vernizes.

de siderurgia e mineração”, destacou o diretor da WEG Tintas, Rafael Guerreiro Torezan. A WEG possui outras duas unidades na cidade: uma fábrica de transformadores e reatores e outra de eletrocentros para geração solar e industrial.

Investimentos

cação adequada das novas moradias e proporcionar condições dignas de habitação para os beneficiários”, diz.

Ele ainda afirma que os interessados em participar devem ficar atentos, pois novas informações serão publicadas em breve.

“É importante destacar que, tão logo tivermos avançado nesses primeiros passos, vamos divulgar, por meio dos canais de comunicação oficiais da prefeitura, as próximas etapas para a viabilização do novo Minha Casa, Minha Vida em Betim”, completa Marco Túlio Freitas.

Novidade. Inauguração será nesta sexta-feira (28), com solenidade especial

Campo no Citrolândia recebe iluminação

Mais um campo de futebol de Betim ganhará nova iluminação. Trata-se do Alcides Braz, no bairro Citrolândia. O local recebeu a substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio por 60 projetores de LED, mais econômicos e sustentáveis. A inauguração será nesta sexta-feira (28), às 18h30. O evento vai contar com jogos comemorativos entre os times mirins do projeto social Gol de Ouro contra o Barça Futebol Clube, do Citrolândia. Haverá ainda uma partida do time de

futebol entre os dirigentes de clubes da região contra uma equipe de convidados. A solenidade também contará com a presença de jogadores do Betim Futebol Clube.

O local passou por melhorias há cerca de dois meses, quando foram realizadas manutenção na parte elétrica e pintura dos vestiários e da sala de transmissão e a concretagem da calçada na área interna de acesso ao campo. Esse é o oitavo campo a receber nova iluminação. (Da Redação)

O galpão, de 950 m², foi instalado no bairro Cidade Verde. De acordo com informações divulgadas pela empresa, foi feito um investimento inicial de R$1 milhão. “A cidade de Betim foi escolhida em razão do fácil acesso para atendimento no Vale do Aço, na Zona da Mata e em demais regiões estratégicas, tendo foco nos segmentos industrial e

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Betim (Seadec), Gilmar Mascarenhas, a abertura de mais uma empresa representa umganho social para a cidade.

“O mais importante é a geração de empregos e o aumento de tributos. Mostra também que o município é atrativo para a instalação de novos negócios”, salientou.

Economia. Evento será das 8h às 17h

Feira Solidária ocorre nesta sexta

Nesta sexta (28), o município recebe mais uma edição da Feira Solidária. A ação incentiva a exposição e a venda de produtos produzidos pelos artesãos da cidade. O evento será das 8h às 17h, no Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo, no Centro da cidade. O espaço contará com 24 expositores que ofertarão produtos manuais decorativos, religiosos/místicos, adornos pes-

soais, costuras criativas, arte em crochê, alimentos artesanais produzidos pelos profissionais, dentre outros.

Desta vez, a feira homenageia o DiaInternacional daMulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25, e conta com a participação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que irá divulgar as ações da entidade. (Da Redação)

12 |OTEMPO BETIM CIDADE Betim- 28dejulhoa3deagostode2023
AEDSON DUTRA/ PREFEITURA DE BETIM Iluminado. No total, campo recebeu 60 novos projetores de LED Empresa. Galpão de 950 m² fica localizado no bairro Cidade Verde PAULO CARVALHO/ AGÊNCIA BRASÍLIA Incentivo. Programa atenderá famílias com diferentes níveis de renda, permitindo mais beneficiários WEG/ DIVULGAÇÃO
Betim- 28dejulhoa3deagostode2023 OTEMPO BETIM | 13

ADEILSON ANDRADE

J Destaque. A cirurgiã-dentista e estudante de medicina Luiza Andrade

Bruna Santiago e Guilherme Mandruzato durante o 5º Encontro de Carros Antigos, no estacionament o do ginásio Divino Braga

Ressocialização

Psicólogo lança livro sobre metodologia aplicada na Apac

O psicólogo Marcelo Moutinho lançou, na terça-feira (25), o livro ‘Confrontos pela Liberdade: Fundamentos da Terapia da Realidade no Método Apac’ na unidade de Betim. A obra aborda o método implementado nas Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). O lançamento ocorreu durante capacitação de trabalhadores de Apacs de Minas, realizada ao longo desta semana na Apac da cidade, com a presença de representantes de 25 unidades do serviço no Estado.

14 |OTEMPO BETIM Betim- 28dejulhoa3deagostode2023 Adeilson Andrade adeilson.andrade@otempobetim.com.br Contato: (31) 9 9521-9045
Sociedade
J Click. J Click 2. Elane Aguillar, Larissa Aguillar e Sebastião Aguilar, o Kitto, também prestigiaram o 5º Encontro de Carros Antigos J Aniversário. A advogada e procuradora-adjunta do município, Raíssa Veneroso, comemorou mais um ano de vida no último dia 21 J Evento. O casal Genifer Melgaço e Rogério Luiz realizou recentemente a segunda edição do Congresso ‘Sobrancelhas de Milhões’, o único desse segmento na região GÔTIKA FOTOS durante Violada Porcão Mangalarga Marchador, realizado no Expominas J Arraiá. A estudante de medicina Beatriz Melo durante a Festa Julina do Teuto Esporte Clube ADEILSON
ANDRADE
J Simpatia. O casal Emerson Luz e Adriana Ferreira clicado por este colunista durante a Festa de Nossa Senhora do Carmo J Click 3. O casal Luciano Bonfim (P&B Comunicação) e Patrícia Bonfim, com a filha Sofia Bonfim, no Encontro de Carros Antigos ADEILSON ANDRADE ADEILSON ANDRADE / ARQUIVO ADEILSON ANDRADE

Cultura

REPRODUÇÃO/INTERNET

Fé. Nossa Senhora do Rosário

Festejos do Congado terão início no sábado

Da Redação

daniele.marzano@otempobetim.com.br

O rito que marca o início das festividades do Reinado de Nossa Senhora do Rosário,

Mundo geek

Neste domingo (30), o Partage Shopping recebe o 5º Encontro de Cosplay. Várias atrações, incluindo um concurso de melhor cosplay, estão na programação, O evento é gratuito, às 15h, no 1º piso.

Saiba mais

y Tradição. Evento começa neste sábado (29), com o hasteamento da bandeira na Igreja do Rosário. y Agosto. Ao longo do mês, entre os dias 17 e 26, estão programadas novenas; no dia 26, o cortejo, saindo do museu Paulo Araújo Gontijo. E, no dia 27, a festa do Congado. y Cultura. O Festejo de Nossa Senhora do Rosário é considerado patrimônio imaterial de Betim desde janeiro de 2010.

Laura Medioli

Mail: laura@otempo.com.br

Fax: (31) 2101-3826

mais antiga manifestação cultural da cidade, ocorre neste sábado (29), com o erguimento da Bandeira de Aviso da Mão Poderosa. A cerimônia do Congado acontecerá às

21h, no pátio da Capela do Rosário.

O festejo terá diversas voltasao redor daCapela doRosário,assim como aentrada coordenada das guardas, sendo que cada uma segue para seu santo de devoção nos altares. O hasteamento da bandeira anunciando a celebração em honrade Nossa Senhorado Ro-

sário será daqui a 30 dias.

A tradição tem origem no período da escravidão, quando as práticas religiosas dos negros eram marginalizadas e a bandeira de aviso era o únicomeioparaanunciar aaproximação das festividades.

Nessa época, tropeiros e viajantes auxiliavam na disseminação da notícia ao avista-

rem a bandeira de aviso com a imagem do principal santo de devoção das irmandades.

O Reinado ou Festejo de Nossa Senhora do Rosário é considerado patrimônio imaterial de Betim desde janeiro de 2010. Além disso, faz parte docalendáriode eventosda cidade e conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secre-

Para sempre amigos

Já cedinho, comecei a receber, peloWhatsAppepelasredessociais, um monte de mensagens carinhosas, algumas divertidas, parabenizando-me pelo DiadoAmigo.Issonaquinta-feira, dia 20. Confesso que nem me lembrava dessa data, mas, seja como for, me fez refletir do tanto que os amigos são importantes em nossas vidas.

Outro dia, após o expediente, saí com umas amigas para comer alguma coisa e bater papo furado. Contar casos e falar deamenidadescomodietas,ginásticas, seriados na Netflix… Assim como das situações que nós, mulheres, passamos em nosso dia a dia. Tudo isso regadoasucos,drinkscoloridos,selfies divertidos e boas risadas.

Há tempos não saía à noite para um happy hour. E entendi como nos fazem falta esses pequenos momentos de descontração. Nada de falar sobre trabalho, problemas, doenças, politicagens e encrencas do tipo.

O momento pedia bobagens. Enomeiodastantasconversas, alguns “filosóficos” questionamentos: é melhor ter gatos ou cachorros? Correr ou malhar? É melhor ser do tipomagra,barrigatanquinho, ouser gostosona, tipo “capa do Super”?

Rindo muito, concluímos que tanto faz, afinal não

nos encaixávamos nem em uma, nem em outra.

E assim a noite foi passando, leve, divertida… E que “dane-se o regime!”, dizíamos, enquanto saboreávamos batatinhas fritas sem o menoooor peso na consciência.

Gosto de interagir com as pessoas e adoro conhecer gente! Principalmente mulheres, nesse nosso imenso universo feminino. Não apenas pela natural identificação, mas pela sensibilidade que encontramosali.Cultivoamizadesdeinfância, de adolescência, juventude,faculdade,trabalho…Cultivo porque sei que amigos,

mesmo que distantes, são imprescindíveis.

Dentre as muitas mensagensmeenviadasnodia20, recebi de uma superamiga um texto atribuído a Rolando Boldrin, que repasso a vocês. “Otempopassa.

Avidaacontece. Adistânciasepara… Ascriançascrescem. Osempregosvãoevêm.

Oamorficamaisfrouxo. Aspessoasnãofazemoque deveriamfazer.

Ocoraçãoserompe. Ospaismorrem. Oscolegasesquecemosfavores.

tariaMunicipal de Arte eCultura (Secult).

“Essa cerimônia simbólica nos traz um importante legado de devoção e resistência. É uma honra para nossa cidade preservar essa tradição tão rica e significativa”, destaca a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.

dasviagens,dasférias,das noitadas, das paqueras...

Ah!!! tempo bom que não voltamais...Nãovolta,mas pode ser lembrado numa boa conversa debaixo da sombradeumaárvore,deitadonarededeumavarandaconfortávelouàmesade um restaurante, regada a bomvinho,nãocomumdesconhecido, mas com os velhosamigos.

Quando iniciamos esta aventura chamada VIDA, não sabíamos das incríveis alegriasoutristezasqueestavam adiante nem sabíamos o quanto precisaríamosunsdosoutros.”

Ascarreirasterminam. Osfilhosseguemasuavida comovocêtãobemensinou.

Mas... os verdadeiros amigosestãolá,nãoimportaquanto tempo e quantos quilômetrosestejamentrevocês.

Um amigo nunca está maisdistantedoqueoalcance de uma necessidade, torcendo por você, intervindo emseufavoreesperandovocêdebraçosabertos,eabençoandosuavida!

E,quandoavelhicechega, nãoexistepapomaisgostoso doqueodosvelhosamigos...

As histórias e recordações dos tempos vividos juntos,

Um texto lindo e verdadeiro. Por isso, deveríamos nos esforçar para manter nossos vínculos, compartilhar momentos, sejam tristes ou alegres. Um telefonema, uma mensagem, um encontro… fazer-se presente na vida de alguém.

Que nos cheguem outras histórias, novos amigos e muitos risos.

Que tenhamos tempo para nos sentarmos numa cadeira de bar, ou de um café, para falar besteiras, dividir e rir das encrencas e labutas do dia, enquanto nos empanturramos de batata frita ou tortas de chocolate.

E que tenhamos dentro de nós um espaço reservado, que acomode com conforto e carinho nossas velhas e novas amizades.

Betim- 28dejulhoa3deagostode2023 OTEMPO BETIM | 15
“Gosto de interagir com as pessoas e adoro conhecer gente!
Principalmente mulheres, nesse nosso imenso universo feminino.”
Hasteamento da bandeira, que marca início da festa, será no pátio da Capela do Rosário, às 21h
PREFEITURA DE BETIM/ DIVULGAÇÃO Reinado. Festejo de Nossa Senhora do Rosário é considerado patrimônio imaterial de Betim desde 2010.

Estreia. Filme já arrecadou R$ 84,7 milhões no país

Furacão Barbie invade Betim e lota salas de cinemas de shoppings

Fãs falam sobre as expectativas do longa

Lisley Alvarenga lisley.alvarenga@otempo.com.br

O furacão Barbie também invadiu Betim desde a estreia do filme em homenagem à boneca, que é sucesso mundial. O longa tem causado grande alvoroço entre os fãs e, somente no Brasil, já arrecadou R$ 84,7 milhões e levou 4 milhões de pessoas às salas de cinema.

Para não ficar de fora dessa trend do momento, O Tempo Betim foi conferir de perto a empolgação dos aficionados pela Barbie e quis saber deles o que acharam e as expectativas sobre o lançamento, que promete quebrar estereótipos

e empoderar meninas e meninos de todas as idades.

Vestida para ver o filme com um look inspirado na Barbie Cowboy, Ana Karoline dos Santos, de 20 anos, disse ser fã da boneca desde a infância.

“Tenho carro e várias bonecas da Barbie. Sempre gostei muito dela. Acho que, mesmo depois de tantos anos, ela continua fazendo sucesso porque eles (os fabricantes) estão sempre inovando, lançando bonecas de todas as tribos e regiões. Tem Barbie motorista, Barbie médica, Barbie cowboy. Não tem como a gente nãose identificar com ela”, defende a auxiliar de escritório.

Fã da boneca desde pequena, Kátia Kelly da Silva, de 37 anos, diz que, quando era criança, a família não tinha condições financeiras e, por isso, só teve três bonecas da linha. O resultado foi que ela acabou transferindo o “amor” pela boneca para a filha de 8 anos, que, hoje, tem mais de 55 modelos de Barbies. “Ela

O FURACÃO ROSA DE

BARBIE

tem, inclusive, uma bailarina antiga ea casa daBarbie. A boneca passa uma imagem de perfeição. Acredito que isso acaba deixando as pessoas mais realizadas”, diz a artesã.

Estudante de odontologia, Ana Claro Prado, de 22 anos, disse ter “amado” o filme e contou que, a cada cena, relembrava a sua infância. “O filmepassa uma mensagem muito interessante. Todo mundo deveria vir ver”, convida.

Mas, como nem tudo são flores, algumas pessoas também disseram ter ido ver o filme “a contra gosto”. É o caso do consultor ambiental Javer de Sales, que às salas de cinema só para acompanhar a esposa e os filhos. “A gente vem pra agradar à família, mas não tenho nenhuma afeição pelo filme nem pela Barbie. Não gosto do conceito que a boneca passa, que é de perfeição, de princesinha, magri-

nha, burguesinha. Mas espero que a gente entre e eu consiga passar algo positivo do filme para os meus filhos”, argumenta.

Curiosidades

A diretora

Greta

Gerwig revelou uma lista com 33 filmes que serviram de inspiração para a produção do seu longa, que também teria provocado a escassez de tinta fluorescente rosa no mundo.

Sucesso. Quem for ao Partage Shopping ou ao Monte Carmo pode curtir espaços instagramáveis da Barbie, que estão fazendo a cabeça de crianças e adultos

“Barbie”, o lme de maior pré-venda da história da Warner Bros no Brasil, estreou na quinta (20), e há muito tempo não se falava tanto em um lançamento mundial no cinema. Margot Robbie vive uma das personagens mais icônicas da cultura pop, Ryan Gosling interpreta o

pretendente Ken, e a direção de Greta Gerwig parece perfeita para o projeto.

Con ra nesta página algumas curiosidades que talvez você não saiba e outras que vão te inspirar ainda mais para conferir esse furacão rosa nas telonas do cinema.

Como o projeto está circulando por Hollywood desde 2009, diversas atrizes foram cogitadas para o papel da boneca. A comediante Amy Schumer (“Descompensada”) e a atriz Anne Hathaway (“O Diabo Veste Prada”) foram alguns dos nomes.

As lmagens de “Barbie” foram feitas no Reino Unido, de março a julho de 2022. Outros locais, como Venice Beach Skatepark, em Los Angeles, nos EUA, foram usados como locações.

O orçamento de Barbie gira na casa dos US$ 100 milhões

Aduraçãodo lmeéde

114 minutos

Já a cantora Dua Lipa fará sua estreia nas telonas, interpretando uma das versões da boneca.

Atualmente, o estilo barbiecore, no qual há prevalência do pink, pode ser facilmente encontrado em peças variadas de vestuário, maquiagem e acessórios em lojas de departamento, sites especializados ou marcas brasileiras.

A fonte (modelo da letra) usada é a mesma daquelas vistas em bonecas Barbie, produtos e mercadorias, entre 1975 e 1991. Vale lembrar que esse detalhe passa por uma reformulação a cada geração.

Na pré-venda no Brasil, a Warner Bros anunciou que esta é a maior venda de ingressos antecipados da história do estúdio no país, ultrapassando “Batman” e “Animais Fantásticos”.

16 |OTEMPO BETIM CULTURA Betim- 28dejulhoa3deagostode2023
LOJAS RENNER/DIVULGAÇÃO OP/DIVULGAÇÃO IPANEMA/DIVULGAÇÃO
MELISSA/DIVULGAÇÃO
REPRODUÇ ÃO INSTAGRAM @ MARGO TROBB I E O FF I C I A L
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
REPRODUÇÃO INSTAGRAM @MARGOTROBBIEOFFICIAL
A ESTREIA MAIS COMENTADA DOS ÚLTIMOS TEMPOS
MIRANDA
CAROLINA
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.