Jornal O Tempo Betim 21.04.2023

Page 1

Beleza. Rafaela Lara disputa

Moto Rock. IRA! e artistas locais fazem show na Milton Campos. Página 13

Reforço. Plano de ações visa agilizar e otimizar o atendimento às crianças

UPA Alterosas ganha assistência pediátrica, e Saúde abre leitos infantis

Medidas são adotadas, sobretudo, pelo aumento das doenças respiratórias

Entenda a doença que vitimou o ex-presidente da OAB

Unidos pela Unidos pela paz paz

Após as ameaças de ataques a escolas e das ações emergenciais de prevenção adotadas pela prefeitura para coibir a violência, um ato pela paz ocorre nesta quinta (20) nas 165 instituições municipais de ensino. Página 5

Polícia Civil Homem é preso por estuprar menina de 6 anos

A Polícia Civil prendeu um pintor de 59 anos que teria obrigado uma menina de apenas 6 anos a praticar sexo oral nele. O estupro de vulnerável foi flagrado por uma testemunha há cerca de um mês e meio, no bairro Nossa Senhora das Graças. O homem pode pegar até 8 anos de prisão. Página 10

Diante da sobrecarga de atendimento de crianças com sintomas respiratórios no SUS Betim, a prefeitura colocou em prática um plano de ações para desafogar as UPAs e oferecer uma assistência mais ágil e de qualidade para o público infantil. Entre as medidas adotadas, estão a abertu-

ra de oito vagas de enfermaria e oito leitos de CTI no Hospital Regional e no Centro Materno-Infantil. Duas UBSs vão acolher casos menos graves da doença neste sábado (22), e, na região do Alterosas, a UPA passa a contar com atendimento pediátrico a partir desta quinta (20). Página 3

Baixa adesão à vacina da Influenza acende alerta

Página 4

Alerta aos pais

2.360

Casos de dengue notificados em Betim, segundo último balanço da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Crianças são alvo crescente de crimes na internet

Os crimes cibernéticos cometidos contra crianças estão se tornando cada vez mais comuns. Em Minas, entre 2020 e 2022, 6.457 ocorrências foram registradas e, em Betim, no mesmo período, houve 82 casos. Pais e mães são orientados a monitorar o uso das tecnologias pelos filhos. Página 11

20a27deabrilde2023 AnoXLVIII-Número2071--www.otempobetim.com.br
Betim
o Miss Universo MG. Página 12 ANA KARINA ZARATIN/DIVULGAÇÃO VITOR MANSUR/DIVULGAÇÃO
RONALDO SILVEIRA ALICE CORVEL/PREFEITURA DE BETIM
Esporotricose Página 7 Guerra contra a dengue. As ações da prefeitura para impedir a proliferação do Aedes aegypti continuam. Nessa terça (18), um mutirão de limpeza ocorreu no Beco Fagundes, no Teresópolis, e 70 sacos de lixo foram recolhidos. Já são 32 mutirões feitos desde março. Página 6

Vittorio Medioli

vittorio.medioli@otempo.com.br

Fax: (31) 2101-3903

Era o ano de 2009, e o Sada Vôlei estava a um passo de se associar ao Cruzeiro, gigante do futebol. Depois de três anos de existência, já escalava os vértices da Superliga Masculina brasileira. Eu, como presidente do clube naquela época (hoje não exerço qualquer cargo ou função), decidi contratar para a temporada 2009/2010 alguns atletas consagrados no cenário internacional e outros jovens promissores.

O time já contava, na vaga de oposto, com um atleta da seleção brasileira. Mas, impressionado com um jovem de 21 anos, que atuava como reserva num pequeno clube do interior de São Paulo, um tal de Wallace de Souza, acabei decidindo recrutá-lo. A Wallace se atribuíam porte físico insuficiente, falta de experiência e outros “defeitos” para cobrir a função de definidor de jogadas, de atacante puro.

Acabou, assim, chegando a BH com um salário bem baixo e foi morar em Sabará, de favor, na casa de uma parente. Vinha de ônibus para os treinamentos até o clube financiar para ele um carro Palio Weekend.

Muito esforçado, de poucas palavras, era o primeiro a chegar e o último a sair dos treinos. Em três meses, conseguiu sair do banco de reservas e se firmar como titular. Nesse meio-tempo, retirando a Weekend da garagem em Sabará, esqueceu-se de acionar o freio de mão, e, ladeira abaixo, o carro acabou. Depois disso, Wallace só conheceu sucessos, recordes nas quadras e no clube “Campeão de Tudo”. Colecionou taças e até título mundial.

Na seleção brasileira, alcançou o pódio olímpico. Em Londres, medalha de prata, marcando na final, contra a Rússia, 29 pontos (ninguém tinha atingido essa marca numa final olímpica). Em seguida, no Rio, em 2016, levou a medalha de ouro, sendo o maior pontuador da seleção brasileira e do torneio. Antes de completar 30 anos, Wallace já tinha o no-

Tempo Bom

Ouro e lama do Brasil

me esculpido indelevelmente na história do vôlei mundial com títulos que poucos alcançaram.

Tivesse nascido na monárquica Inglaterra, receberia até uma comenda e entraria entre as personalidades “a serem lembradas por méritos nacionais”. Um exemplo para jovens, um orgulho para a nação. No Brasil, até por sua origem, sofreu discriminação racial vergonhosa sem que os culpados fossem punidos.

Wallace é do tipo calado. Dentro do clube cada um tem sua religião, partido, preferência que a Constituição garante a todos.

Wallace devota à família e aos filhos o melhor de si e tem hobbies pessoais. Sem vícios, regradíssimo, nunca teve problemas de gordura, de peso, de infortúnios. Mesmo nas férias se exercita, se cuida. Ele é o filho que qualquer mãe gostaria de ter. Alegre, cortês, atencioso, cuidadoso, e, ainda, sua trajetória excepcional daria orgulho a qualquer familiar.

Ele gosta de dirigir carros velozes Brasil afora, sempre que pode. Mais recentemente, a paixão fez dele um assíduo praticante de tiro ao alvo. A exuberância inspira Wallace a praticar pilotagem na pista de Curvelo nos fins de semana ou passar momentos em academia de tiro ao alvo.

Podem ser hobbies questionáveis, mas legítimos. O tiro ao alvo é uma modalidade olímpica.

Ele está inserido em grupo de praticantes, e nesse ambiente temático a palavra “tiro” tem vários significados, que fora não tem. Entre atletas de futebol, o “cartão vermelho” é usado como expressão metafórica e jocosa para se manifestar positiva ou negativamente. Já entre atiradores, dar ou não dar tiro é metaforicamente um sinal de agrado ou desagrado, aprovação ou desaprovação.

Pois bem, Wallace, impruden-

“Wallace, o bom moço, o herói nacional, passou a ser confundido com um perverso conspirador contra a vida do presidente. Isso não é bem a verdade, qualquer um, mesmo com QI rasteiro, enxerga que a encrenca de Wallace serve mais ao interesse de quem quer se qualificar como defensor 'confiável' do 'rei'"

temente, compartilhou uma enquete de atiradores fora do grupo temático, no qual a “brincadeira estava correndo”. Não se apercebeu da possibilidade de ser interpretado literalmente. O bombardeio de redes sociais e da mídia o atropelou, num clima já contaminado de discussões violentas.

Wallace, o bom moço, o herói nacional, passou a ser confundido com um perverso conspirador contra a vida do presidente.

Isso não é bem a verdade, qualquer um, mesmo com QI rasteiro, enxerga que a encrenca de Wallace serve mais ao interesse de quem quer se qualificar como defensor “confiável” do “rei”, ou talvez se habilitar para outros voos mais importantes.

Fosse apenas por justiça, ou se tratasse de um atleta pouco conhecido, o episódio não teria se sustentado e sequer teria sido noticiado. O caso de um medalhista olímpico, mundialmente famoso, se transformou num trampolim de pobre sensacionalismo e de figuras à procura de visibilidade. A história está cheia de casos como esse. Sair da vala comum para os noticiários mundiais.

Parece que a Advocacia Geral da União analisou o caso e se deu conta de não existir a possibilidade de indiciar quem promoveu a própria enquete. Se não há culpa do autor, como pode ter quem compartilhou? Mas se deu o trabalho de despachar o caso ao Comitê Olímpico Brasi-

leiro para julgamento no Comitê de Ética. Ora, é uma atitude sem precedente algum, que se configura no reconhecimento de não imputabilidade de crime para quem fez a enquete, quanto mais para quem a compartilhou, ou seja, milhares de pessoas, entre as quais, Wallace. A culpa de Wallace não é a enquete, mas ser personalidade mundialmente reconhecida? Todos os outros foram considerados inocentes, menos ele, campeão olímpico!

O COB, além de alheio ao caso e inabilitado a suspender um atleta de torneio organizado pela CBV, aplicou ao herói nacional 30 dias de suspensão. Não satisfeito, depois da decisão irrecorrível do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que descartou qualquer possibilidade de infração do atleta no âmbito profissional, o COB aumentou o castigo para 60 dias, e, irresignado, ampliou para 90 dias. Wallace se transformou num saco indefeso de pancadas?

A Confederação Brasileira de Vôlei, que depende de verbas do Banco do Brasil (União), ciente de que o COB é um ente sem prerrogativas para dar penalidade ao atleta nesse caso, e, ainda, contrariando o STJD (sem caixa e verbas), passou a adiar o jogo em que Wallace ganharia o direito de participar.

Mas tudo poderia ser resolvido com uma simples palavra do “rei”, supostamente atingido pela metáfora do tiro. Poderia dar um basta ao caso, com um perdão e um aperto de mão de “estadista”.

Até porque ele encontrou argumento e coragem para defender um Cesare Battisti, italiano condenado por quatro homicídios no país dele, agraciado com asilo político. Wallace, por um pecado venial, mesmo medalhista olímpico que ao Brasil deu vitórias, alegrias e admiração internacional, continua impedido de trabalhar.

Esse episódio passará para a história, entre os casos absurdos num país que aspira –e ainda não merece – a ser considerado realmente democrático e civilizado.

Tempo bom pra Rede SUS Betim, que ganhou reforço na assistência às crianças. A UPA Alterosas agora conta com atendimento pediátrico e, oito vagas de enfermaria e oito leitos de CTI infantil já estão sendo abertos no Hospital Regional e no Centro Materno-Infantil.

Tempo bom para a Superintendência de Defesa Animal (Sepa), que foi reconhecida nesta semana pelo Ministério Público de MG pela qualidade da assistência prestada a animais de grande porte. Só em 2022, o órgão municipal fez 106 resgates de bichos que sofriam maus-tratos.

Tempo bom para a pesquisadora Berenice Freitas, servidora do SUS Betim, que teve a tese de doutorado sobre mães de crianças com microcefalia causada pela zika transformada em um documentário pela Fiocruz.

Tempo Ruim

Tempo ruim para a baixa adesão do público-alvo à vacinação contra a influenza em Betim. A melhor cobertura até agora na campanha foi a das puérperas, com apenas 6,09% de vacinadas. Seguro e eficaz, o imunizante ajuda a impedir a proliferação dos vírus e auxilia na redução de internações e do agravamentos dos casos de gripe.

Tempo ruim para os crimes violentos cometidos contra crianças. Nesta semana, um homem de 59 anos foi preso pela Polícia Civil após ter sido foi flagrado, há cerca de um mês e meio, obrigando uma menina de 6 anos a fazer sexo oral nele. Há suspeita de que existam outras vítimas.

Tempo ruim para a empreiteira Andrade Gutierrez, que não pagou a primeira prestação do acordo de leniência firmado com o governo de Minas, de R$ 4 milhões.

2 |OTEMPO BETIM OPINIÃO Betim- 20a27deabrilde2023
Confira o vídeo deste artigo por meio do QRCode
EDIÇÃO: Daniele Marzano Reis REPORTAGEM E REDAÇÃO: Dayse Aguiar, Iêva Tatiana, Lisley Alvarenga e Sara Lira DIAGRAMAÇÃO E ARTES: Kelly Quintiliano Chaves FOTOGRAFIA: Carolina Miranda e Ronaldo Silveira COMERCIAL: Luciana Rodrigues Os artigos assinados não correspondem, necessariamente, à opinião do jornal Rua do Rosário, 182 - Angola - Betim/MG - CEP: 32.604-218 Telefone: (31) 2517-3900 CNPJ: 26.198.515/0002-12 Insc. Estadual: 067.669.993.01-67 Insc. Municipal: 000.052/002.0 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a quinta-feira: 8h às 18h e Sexta: 8h às 17h

Cidade

Emenda pra Saúde

A Superintendência de Transportes recebeu nova ambulância que será usada como transporte sanitário no município. O veículo foi adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Mauro Tramonte. REPRODUÇÃO

Saúde. Ampliação do acolhimento começa a partir das 7h desta quinta (20)

UPA Alterosas agora tem pediatra 24 horas

NaredeSUS, 16leitos infantisserão abertos

Da Redação lisley.alvarenga@otempo.com.br

A partir das 7h desta quinta (20), a prefeitura passa a oferecer atendimento de urgência e emergência em pediatria na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Alterosas – as unidades Teresópolis e Norte já oferecem o acolhimento de crianças 24 horas por dia.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Cláudio Arruda, a medida é uma grande conquista para a população e para a rede de urgência e emergênciadoSUSBetim.“Aabertura do atendimento pediátrico na UPA Alterosas vai ampliar o serviço e reduzir a demanda nasoutras UPAs da cidade, melhorando e agilizando o atendimento das crianças”, afirma o gestor.

Referência para mais de 100milmoradores,a UPAAlterosasfuncionaemumnovoprédio, desde 2021. A unidade está localizada na avenida Afonso Cândido de Souza, 160, no bairro Jardim das Alterosas, e, alémdepediatria,oferece aten-

No dia 27 Noite Inclusiva vai tratar sobre TEA

dimento de urgência e emergência 24 horas em clínica médica.

Reforço assistencial Com o aumento da incidência de doenças respiratórias na cidade, especialmente do público infantil, a prefeitura também anunciou reforço do atendimento na Rede SUS Betim para crianças com sintomas respiratórios – a média de crianças atendidas em março de 2023 foi 27,9% superior ao mesmo período dos últimos cinco anos, segundo o município. Além disso, anunciou a criação de uma sala de situação para monitorar os dados epidemiológicos e assistenciais e definir as ações a serem adotadas.

Entre as medidas que estão sendo tomadas está a abertura, já iniciada, de oito leitos de enfermaria pediátrica e oito vagas de CTI pediátrico no Hospital Público Regional e no Centro Materno-Infantil –totalizando 50 leitos de enfermaria infantil e 14 vagas de CTI pediátrico nas duas unidades.

Na Atenção Primária, os médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passaram por capacitação para o atendimento das crianças com sintomas respiratórios. As equipes de enfermagem das UBSs também participarão, nos próximos dias, de

uma formação para o melhor acolhimento dos pacientes.

Para otimizar o atendimento das UBSs, serão reservados ainda dois terços da agenda dos médicos pediatras para receber os casos agudos que chegarem aos postos de saúde por livre demanda. “Se houver necessidade, poderá ser definida também a abertura de algumas UBSs para atendimentos do público infantil aos sábados”, informou a prefeitura em nota.

Paralelamente, o município declarou que está realizan-

Repercussão entre os moradores da região

do o levantamento de insumos e medicamentos infantis necessários para prevenir o desabastecimento em razão do aumento da demanda as-

sistencial deste público. “Se necessário, será realizado um provisionamento (planejamento financeiro) para a compra dos mesmos”, informou.

A edição de abril do Noite Inclusiva, encontro voltado para educadores da rede municipal de ensino e profissionais da área, será na próxima quinta (27), às 18h30, no auditório da prefeitura. Neste evento, o tema discutido será o “Transtorno do Espectro Autista, uma abordagem biopsicossocial”. A data mundial de conscientização do TEA foi dia 2. A convidada deste encontro é a fonoaudióloga Jaqueline Batista Diniz Gonçalves, que é mestranda em ciências fonoaudiológicas pela UFMG, especialista em fonoaudiologia neurofuncional e pós-graduada em deficiência intelectual e cuidados paliativos. Para a diretora do Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Rafael Veneroso (Craei-RV), Veridiana Souza, o principal objetivo dessa edição do projeto Noites Inclusivas é proporcionar um espaço de reflexão sobre os impactos do TEA no campo educativo e na formação docente. “Acreditamos que essas questões são de extrema importância social e encontram-se imersas no ambiente escolar”, salienta a diretora. (Da Redação)

Apoio. Objetivo é atender quadros gripais e de arboviroses

UBSs Teresópolis e Alterosas abrem neste sábado (22)

A prefeitura informou que abrirá, neste sábado (22), das 8h às 17h, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Teresópolis e Alterosas. O objetivo é atender pacientes comquadros respiratórios e também usuários com sintomas leves de arboviroses, como dengue e chikungunya.

AS UBSs servirão de apoio para as Unidades de Pronto Atendimento(UPAs) Norte eAlterosas, que poderão encaminharpara os postos abertos pacientes identificados como de baixo risco (azul ou verde), para que a assistência ocorra de forma mais ágil.

dimentos nas UPAs, que devem ser procuradas em casos maisgraves eurgentes, e oferecer a população outra unidade mais adequada para atendimento aos casos sintomáticos leves. “Avaliamos que foi uma decisão eficiente ter aberto UBSs que estão mais próximas das UPAs. Dessa forma, esta-

mos conseguindo oferecer atendimento mais ágil e reduzir a demanda no pronto-atendimento. Os pacientes classificados como leves nas UPAs podem ser encaminhados para as unidades para garantir essa agilidade sem que precisem se deslocar muito”, afirmou o secretário. (Da Redação)

“Achei

Como explica o secretário municipal de Saúde, Cláudio Arruda,a medida, quevem sendoadotada pela gestão municipal desde março, tem o objetivo reduzir a demanda por aten-

Betim- 20a27deabrilde2023 OTEMPO BETIM | 3
INTERNET
RONALDO SILVEIRA
Pires, aposentado
“Ter atendimento pediátrico aqui é melhor. As mães que moram na região tinham que ir até a UPA Teresópolis para levar seus filhos pra se consultarem.”
Salvador Costa
FOTOS RONALDO SILVEIRA Melhoria. UPA Alterosas funciona em novo prédio, na avenida Afonso Cândido de Souza, desde 2021 Agilidade. Unidades vão garantir atendimento mais rápido a usuários CAROLINA MIRANDA ótima a notícia. Estou grávida do meu primeiro filho e a vinda de pediatras será muito boa pra mim, principalmente porque moro bem do lado da UPA.” Cleysiane Ribeiro Soares, dona de casa

Alerta. Grupo prioritário com melhor cobertura é o das puérperas, com 6,09% vacinadas

Baixa adesão à vacina da contra a gripe preocupa

cia em Saúde, Fábia Ariane e Fonseca.

Da Redação

lisley.alvarenga@otempo.com.br

Os primeiros dias de campanha de vacinação contra a gripe não atingiram a meta de imunização que se esperava em Betim. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até 14 de abril apenas 5.007 doses foram aplicadas para uma população-alvo estimada em 146.540 pessoas. O grupo prioritário com melhor cobertura vacinal até o momento é o das puérperas – mulheres que deram à luz há até 45 dias –, com 6,09% vacinadas, seguido dos idosos, com 5,28%.

De acordo com o Ministério da Saúde, para que toda a população-alvo seja imunizada, é necessário que a cobertura fique em 95%. “A vacina protege contra formas graves e complicações da doença, por isso é importante que as pessoas convocadas sejam imunizadas contra a influenza. Pedimos à população que faz parte do público-alvo que busque um dos postos de vacinação para receber a vacina”, convoca a diretora de Vigilân-

Para a referência técnica em imunização de Betim. Ana Paula Macedo, fatores como a falta de informação podem estar influenciado na baixa adesão. “A vacinação contra a gripe é segura e eficaz. As vacinas contra a influenza disponíveis no Brasil são todas de vírus inativado (morto), o que impede a proliferação dos vírus e evita internações e agravamentos dos casos. O vírus da influenza sofre mutações todos os anos e, justamente por isso, as vacinas também são diferentes a cada campanha vacinal”, diz.

Iniciada em 3 de abril, a campanha de vacinação contra a influenza vai até 31 de maio em todo o país. O imunizante está disponível nas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 8h às 17h, e no Vacimóvel.

Público-alvo

Neste ano, todos os grupos prioritários estão sendo contemplados em etapa única, conforme decisão do Ministério da Saúde.

Podem se vacinar: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; crianças de 6 meses até 5 anos; gestantes e puérperas; professores; pessoas com comorbidades e/ou deficiência permanente; povos indígenas; profissionais das forças de segurança e

salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.

Balanço

5.007 Somente

Doses. Imunizante está disponível nas 38 Unidades Básicas de Saúde do município e no Vacimóvel

Vacina Meningocócica C é ampliada para toda população

A oferta da vacina Meningocócica C, que protege contra o sorotipo C da meningite, foi ampliada para toda a população de Betim, conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

A medida, que é válida até 30 de abril e que já vinha sendo adotada pela prefeitura para grupos prioritá-

rios desde junho de 2022, tem como objetivo reforçar a proteção dos moradores da cidade contra a meningite bacteriana do sorogrupo tipo C e outras doenças causadas pela bactéria meningococo. Entre junho de 2022 e 14 de abril de 2023, Betim registrou a aplicação de 37.224 doses.

O imunizante está disponível nas 38 Unidades Básicas

de Saúde, das 8h às 17h, e no Vacimóvel. Poderão receber o imunizante as pessoas que não completaram o esquema vacinal (duas doses iniciais + dois reforços da vacina meningocócica C ou da vacina ACWY). Aqueles que foram vacinados com um dos dois imunizantes há menos de cinco anos não precisam receber outra dose.

Tese de servidora do SUS Betim vira documentário

A pesquisadora Berenice Freitas Diniz, servidora do SUS Betim, teve a tese de doutorado transformada em um emocionante documentário. O trabalho dela mostra a realidade das mães de crianças com microcefalia decorrente da infecção por zika, transmitida pelo Aedes aegypti. O vídeo “Toda forma de ser” pode ser visto gratuitamente pela plataforma VideoSaúde Fiocruz.

“Além de compreender a interface entre saúde e direitos humanos no contexto do surto dezika, o estudo buscou identificar redes de solidariedade acionadase construídas poressas mulheres, visando garantir direitos e cuidados à saúde, e

compreender as percepções das participantes do grupo sobre a sua constituição, o vírus zika e suas conexões com direi-

tos humanos”, explica Berenice Freitas.

Segundo ela, o objetivo da tese é dar visibilidade ao con-

texto vivido por essas mulheres e seus filhos, a fim de mostrar para a sociedade, sobretudo para o Poder Público, como

Conselho Tutelar Inscrição pra seleção prorrogada até dia 28

As inscrições para o processo seletivode conselheiros tutelares de Betim foram prorrogadas. O prazo, que terminaria naúltima sexta(14),seráencerrado no dia 28 de abril. A função tem mandato de 4 anos, comjornada de40 horas semanais, regime de plantão e salário de R$ 3.496,50, com acréscimo de R$ 349,65 para alimentação.

os serviços de saúde são acessados;asdificuldadesvivenciadas para o cuidado integral às crianças com microcefalia; a importância do SUS; o acesso aos direitos sociais; o espaço urbano e a acessibilidade; e, mostrara alegria que existe em toda forma de ser. “Desde o início desse projeto, todos nós fomos afetados pelas necessidades apresentadas pelas mulheres/crianças participantes e por suas famílias. O trabalho nos mostrou, mais do que nunca, o que um Estado de Proteção Social deve ser para cuidar e proteger a vida de todas as pessoas, mas, principalmente, dasmais vulneráveis”, frisaBerenice. (Da Redação)

O edital com os critérios do certame e os documentos necessários para inscrição pode ser acessado na edição nº 2561 do “Órgão Oficial”.

Serão ofertadas 20 vagas para titulares e 20 para suplentes, sendo cinco vagas para cada unidade do conselho: Centro, Teresópolis, Alterosas e Citrolândia. Os cinco mais votados por região serão empossados como titulares e os subsequentes como suplentes nas unidadesdaregiãoemque possuem residência fixa.

O processo de seleção possui duas etapas, sendo que a primeira começa com a entrega da cópia dos documentos necessários, naSeçãode Protocolo e Arquivo da Divisão de Serviços Gerais da prefeitura.

(Da Redação)

4 |OTEMPO BETIM CIDADE Betim- 20a27deabrilde2023
‘Toda Forma de Ser’. Trabalho mostra realidade das mães de crianças com microcefalia por zika
Rede de solidariedade.
documentário
Berenice (de preto) ao lado de famílias que participaram do
PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO
estão disponíveis nas 38 UBSs, das 8h
17h
Doses
às
FOTOS PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO
essa quantidade de doses do imunizante foi aplicada até o dia 14 de abril, sendo que a população-alvo estimada é de 146.540 pessoas

Educação. Iniciativa acontece em todas as 165 unidades de ensino da rede municipal

Celebração ecumênica nesta quinta (20) pede paz nas escolas

Ato ocorre às 7h, antes do início dasaulas

Da Redação lisley.alvarenga@otempo.com.br

A comunidade escolar ficou assustada nas últimas semanas após ameaças de massacres se espalharem nas redes sociais em todo o país. Diante desse cenário, a prefeitura decidiu realizar, em conjunto com educadores, pais e alunos, o “Ato de Paz nas Escolas”. A iniciativa ocorre nesta

quinta-feira (20), às 7h, simultaneamente nas 165 unidades de ensino municipais, antes dos estudantes iniciarem as atividades em sala de aula.

A proposta, conforme a prefeitura, é que alunos e profissionais se vistam de branco e reflitam, juntos, sobre esses episódios em uma celebração leve e ecumênica.

“O ato de paz será uma demonstração de que nós, da gestão municipal, e toda a comunidade escolar queremos paz nos ambientes de ensino. Toda a equipe está mobilizada, trabalhando de forma intensa para garantir a segurança de alunos e funcionários das nossas escolas e, assim, tranquilizar pais e responsáveis”, explica a secretária mu-

nicipal da Educação, Marilene Pimenta.

Ações adotadas

Desde o dia 11 de abril, a prefeitura executa um plano de ações emergenciais para garantir tranquilidade a estudantes, pais e educadores.

Entre as medidas adotadas, estão a contratação de agentes de segurança escolar para atuar nos Centros Infantis Municipais (CIMs) e a intensificação do patrulhamento das Guardas Municipal e Patrimonial em todas as escolas da rede municipal.

Além disso, as escolas estão desenvolvendo projetos com intervenção pedagógica para tratar as questões socioemocionais dos alunos.

Inclusão. Língua de sinais é usada pela comunidade surda

Escolas públicas ensinam

Libras durante as aulas

No dia 24 de abril, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) completa 21 anos de oficialização no país. Mais do que um idioma, essa é a forma de pessoas surdas se comunicarem.

Preocupadas com a inclusão, escolas da cidade têm investido no ensino de Libras.

Uma delas é o Salão do Encontro, onde cerca de 300 alunos de 6 a 14 anos têm oficinas de língua de sinais. Eles fazem parte da Escola Comple-

mentar, que atende alunos da rede municipal no contraturno escolar. Durante as aulas, eles aprendem os sinais essenciais para a comunicação. Além disso, no momento da oração e da acolhida, quando todos os alunos se reúnem na quadra para cantar o hino da instituição ou o hino nacional, os estudantes mais velhos interpretam para os mais novos, para incentivá-los. “As aulas de Libras para o Salão têm tudo a ver com os valores que trabalhamos aqui, como o da inclusão, de aceitar o próximo

SALÃO DO ENCONTRO/ DIVULGAÇÃO

com as suas diferenças. E isso está muito incorporado em nossos alunos”, destaca a coordenadora da Escola Complementar, Edna Borges.

Outro exemplo é a Escola Municipal Raul Saraiva Ribeiro. Na instituição, existem turmas de alunos surdos. E os estudantes ouvintes do primeiro ao 9º ano aprendem Libras durante as aulas de português. A diretora da escola, Juliana Silva, explica que esse aprendizado, instituído desde 2018, tem quebrado barreiras. “Na hora do recreio, na entrada das aulas ou na oração que fazemos na quadra, eles interagem entre si e os alunos ouvintes podem colocar em prática tudo o que sabem de Libras”, conta.

Inclusão

Para a professora e vice-presidente da Associação dos Surdos de Betim, Crislaine Santos, difundir a Libras é fundamental. “No meu percurso profissional, percebo que o ensino de Libras objetiva oportunizar aos alunos aprenderem sobre uma nova cultura. Além disso, facilita a comunicação com a comunidade surda e contribui para a inclusão social”, afirma.

Pela paz. Momento tem o objetivo de tranquilizar alunos e professores após ameaças das últimas semanas

Treinamento de defesa pessoal

Na próxima semana, 50 servidores da prefeitura que atuam nas pastas vinculadas à Secretaria Adjunta de Segurança Pública (Sejusp) participam de um treinamento de defesa pessoal. A iniciativa ocorrerá nos dias 24

e 25, no ginásio do Clube do Sesi, das 8h às 17h.

Dentre os temas ministrados estão: algemação, condução coercitiva, imobilização tática e utilização de instrumentos de menor potencial ofensivo, como arma de cho-

que e spray de pimenta. Segundo a prefeitura, o objetivo é qualificar os trabalhadores para contornar situações de agressão, utilizando-se de técnicas que gerem nenhum ou o mínimo de dano físico. (Da Redação)

Betim- 20a27deabrilde2023 CIDADE OTEMPO BETIM | 5
Mãos que comunicam. Salão do Encontro oferece Libras para alunos
PREFEITURA
DE BETIM/ DIVULGAÇÃO

União de forças. Equipes se reuniram nessa terça (18) para eliminar possíveis focos do mosquito Aedesaegypti, transmissor de arboviroses

Dengue. Ação ocorreu no Beco do Fagundes, no Teresópolis

Mutirão recolhe 70 sacos de entulhos

Da Redação lisley.alvarenga@otempo.com.br

Mais uma ação de combate à dengue foi realizada na cidade nesta semana. Na terça-feira (18), o Beco Fagundes, no Jardim Teresópolis, recebeu um mutirão de coleta de resíduos e objetivos inservíveis que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses co-

mo dengue, zika e chikungunya, que já fez uma vítima fatal na cidade neste ano. Durante a ação, 25 agentes de Zoonoses, funcionários da Gerência Regional do Teresópolis e da Limpeza Urbana da prefeitura recolheram 70 sacos com materiais descartados de maneira incorreta nos terrenos baldios do beco.

Além da limpeza no Teresópolis, somente neste ano, mais de 30 mutirões já foram realizados no município, simultaneamente, ou em ações pontuais desenvolvidas pelas gerências regionais. O primeiro deles percorreu oito regionais, no início de março, resultando na retirada de 631 sacos de resíduos em áreas delimitadas pelo último Levanta-

mento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), que apontou as regiões com maior infestação no município. A ação mobilizou as equipes do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde e da Diretoria de Serviços Ambientais da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos).

Balanço

Nas ações coordenadas pelas gerências regionais neste ano, já foram recolhidos aproximadamente 2.600 sacos de lixo, além de pneus e entulhos em 32 mutirões realizados no total. Até o momento, foram dois mutirões no PTB (150 sacos de lixo e 40 pneus em via

Tiradentes. Serviços serão afetados

Confira o que abre e fecha no feriado

O feriado nacional de Dia de Tiradentes, nesta sexta-feira (21), vai alterar o funcionamento de prédios ligados à administração municipal, inclusive o Centro Administrativo João Paulo II, que estará fechado. O mesmo ocorrerá na sede do Instituto de Previdência Social do Município de Betim (Ipremb), dos Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e nas gerências regionais da cidade. Os atendimentos serão retomados na segunda (24).

As 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ficarão fechadas nesta sexta, mas, no sábado (22), as UBSs Teresópolis e Alterosas abrirão para aten-

der casos suspeitos de arboviroses, das 8h às 17h. Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Samu, o Hospital Regional e a maternidade manterão o atendimento de urgência e emergência 24 horas. O recolhimento de entulho nas regionais será interrompido até segunda-feira, mas a coleta domiciliar será mantida em todos os dias. No transporte, as linhas municipais vão operar com quadro de horários de domingo no feriado. A relação completa do que abre e fecha durante o feriado prolongado pode ser acessada no site do O Tempo Betim (otempo.com.br/o-tempo-betim/). (Da Redação)

Mudanças. Expedientes serão modificados nesta sexta-feira (21)

pública); um no Icaivera (30 sacos); três no Citrolândia (600 sacos); três no Imbiruçu (180 sacos); quatro no Teresópolis (70 sacos); um no Vianópolis (60 sacos); cinco no Centro (400 sacos); seis na Norte (200 sacos); dois no Alterosas (260 sacos) e seis no Petrovale (300 sacos).

Atualmente, Betim contabiliza 2.360 casos prováveis de dengue, sendo 1.379 deles já confirmados, de acordo com o Painel de Monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Já de chikungunya existem 163 notificações, das quais 107 tiveram resultado positivo para a doença (incluindo uma morte). Até o momento, nenhum paciente com zika foi identificado.

Acesso à UBS Cidade Verde

Via está em obras

Tiveram início, nessa terça-feira (17), as obras de pavimentação da via que dará acesso à Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Verde.

A previsão é que as intervenções, que visam facilitar a entrada e a saída de pacientes e profissionais da unidade, sejam concluídas já na próxima semana pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), órgão da prefeitura. Com a via pronta, a data de entrega do novo equipamento

será agenda pela prefeitura. No local, estão sendo realizadas as etapas de terraplanagem e preparação da base para receber a pavimentação. Serão 125 metros de via local, na lateral da UBS, com calçada em ambos os lados e uma área de estacionamento em frente à unidade. A prefeitura também vai plantar árvores na área verde ao lado da via de acesso, que deverá receber também um projeto para a construção de uma praça, futuramente. (Da Redação)

Café da manhã. Encontro ocorre nesta quinta-feira (20), a partir das 10h, no Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo

Povos originários são homenageados em evento

O Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo (avenida Amazonas, 115, no Centro) recebe, nesta quinta-feira (20), a partir das 10h, o “Café com Homenagem aos Povos Originários”. Gratuito, o evento é promovido pelo segundo ano consecutivo pela prefeitura, por meio dos Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e de Assistência Social (CMAS).

“Queremos que os povos originários tenham lugar de fala não apenas em momentos

como esse que iremos promover, mas que possam ter vez e voz de forma permanente”, destaca a presidente do Compir, Iracema Assis. Durante o encontro, a assessora parlamentar Werymehe, mulher indígena do povo Pataxoop, que mora na Aldeia Muã Mimatxi, localizada no município de Itapecerica, no Centro-Oeste de Minas Gerais, concederá palestra com o tema “Café Indígena”, que abordará a gastronomia indígena na preparação do café da ma-

nhã. Na ocasião, serão servidos quitutes feitos com alimentos que remetem à ancestralidade, como o milho, a banana-da-terra e a batata-doce.

Data marcante

O café da manhã ocorre na sequência do Dia dos Povos Indígenas, celebrado nacionalmente em 19 de abril. Tradicionalmente chamada de Dia do Índio, a nomenclatura da data foi alterada pela Lei 14.402/2022, a fim de explicar a diversidade das culturas

dos povos originários, que consideram a designação “índio” preconceituosa, já que foi difundida quando os portugueses chegaram no Brasil e concluíram, equivocadamente, que haviam chegado à Índia. Já “indígena” significa “originário”, “nativo de um local específico”. A alteração no nome da data comemorativa aconteceu após a aprovação de um projeto de lei da então deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR), atual presidente da Funai. (Da Redação)

6 |OTEMPO BETIM CIDADE Betim- 20a27deabrilde2023
PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO Referência. Evento terá quitandas que remetem à ancestralidade
RONALDO SILVEIRA
PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO
Prefeitura intensifica ações no município

Fatal. Patologia provocou a morte do ex-presidente da OAB Betim Gilberto Marques de Sá

Esporotricose: entenda a doença causada por fungo

Animais e solo são vetores possíveis

A morte do advogado Gilberto Marques de Sá, aos 64 anos, nessa sexta (14), chamou a atenção para um inimigo poucoconhecido,mas bastantenocivo: o fungo Sporothrix, causador da esporotricose, doença que vitimou o ex-presidente da OAB Betim. Comumente atribuída aos gatos – que, de fato, são um dos transmissores –, a contaminação também pode ocorrer por meio da mordedura e da arranhadura de cães e tatus, por exemplo, ou simplesmente pelo contato de um ferimento da pele com a terra contaminada (a patologia, inclusive, é popularmente chamada de “doença do jardineiro” por essa razão).

Segundo a veterinária Carolina Gouveia, a infecção em humanos é pouco frequente devido à adoção de medidas profiláti-

‘Doença do jardineiro’. Uso de luvas é fundamental para se evitar o contato com o fungo na terra

cas que contribuem para o controle da disseminação do fungo. Já os animais que têm acesso à terra e/ou que se envolvem em brigas na rua tornam-se vulneráveis. “A esporotricose é mais comum nos felinos, pois, além das mordidas, levam muitas arranhaduras durante as disputas territorialistas com outros animais, e unhas contaminadas causam a infecção. Daí a necessidade de se controlar o acesso dos animais domésticos à rua”, frisa a profissional, ressaltando que os gatos não são vilões, mas, sim, vítimas. De acordo com a veterinária, um dos agravantes em relação à doença é o fato de os animais saudáveis carregarem o fungo nas unhas e na boca, dificultando a identificação do perigo, já que não são percebidas lesões suspeitas.

Manifestação

Considerada uma patologia grave, a esporotricose, na maioria das vezes, causa feridas na pele. “Mas existe também a forma sistêmica, que é ainda mais grave, pois acomete todos os órgãos do animal/humano”, ressalta Carolina. Foi o que ocorreu com o advogado Gilberto de Sá. Ele passou 35 dias internado no Hospi-

VILÃO INVISÍVEL

O que é a esporotricose?

Uma infecção causada pelo fungo Sporothrix que acomete o homem e diversas espécies animais, como cães, gatos e tatus, entre outros. Sua manifestação característica é o aparecimento de ferimentos e úlceras na pele e nas mucosas.

Quais são os sintomas da doença em humanos?

Saiba mais sobre a doença transmitida por um fungo

O sinal mais comum é o aparecimento de feridas na pele e nas mucosas dos olhos, do nariz e da boca, com ou sem pus. Quando há o comprometimento de órgãos na forma disseminada, também ocorre febre, e a saúde do paciente fica bastante comprometida.

Como ocorre a transmissão?

Pela contaminação da pele lesionada ou a partir de um trauma na pele, que pode ocorrer tanto por meio de espinhos e farpas de madeira, como por arranhadura ou mordedura de animais que tiveram contato com o fungo.

tal Metropolitano Dr. Célio de Castro, em Belo Horizonte, mas não resistiu às complicações da doença. Apesar do alarde que a esporotricose costuma causar, a veterinária chama a atenção para a importância do tratamento, que não é breve, mas pode, sim, ser bem-sucedido e evoluir para a cura. “O problema, às vezes, é não dar tempo de tratar. Por isso a necessidade de se procurar atendimento médico –ou, no caso do animal, veterinário – rapidamente. Quanto antes instituirmos o tratamento, maiores serão as chances de sucesso”, diz a profissional.

Identificação

O diagnóstico é feito por meio de citologia de pele, quando existem lesões, ou por exame de sangue (indicado apenas nas formas disseminadas, já que pode haver um resultado falso negativo no tipo cutâneo). Já o tratamento é feito com a administração de antifúngicos orais por pelo menos três meses, além de medicamentos para tratar os demais sintomas e também para proteger o fígado. “O antifúngico é bem forte. Se não houver o controle devido, o animal pode morrer em decorrência de uma insuficiência hepática”, ressalta Carolina.

Aprincipalformadeseprevenir a esporotricose é a utilização de equipamentos de proteção durante o manuseio de material proveniente do solo, bem como o uso de calçados em trabalhos rurais. Evitar que os animais domésticos tenham acesso à rua e briguem com outros também é fundamental, além de jamais abandonar um bicho doente, o que contribui com a disseminaçãodadoença.

Em humanos

Notificações. É o total parcial de pacientes acometi-

O que fazer se for arranhado, mordido ou respingado pela saliva de um animal com suspeita de esporotricose? Como é o tratamento da doença?

A primeira coisa a se fazer é lavar exaustivamente o local do ferimento com água e sabão. Caso tenha sido respingado pela saliva do animal na face ou nas mucosas, é recomendada a lavagem exaustiva do local com água ou solução fisiológica. Em seguida, procure atendimento médico especializado.

Vai depender da forma clínica da doença e do estado imunológico do paciente.

O que fazer se o animal de estimação manifestar sintomas?

A primeira coisa é isolá-lo em um local seguro. Toda manipulação do animal deverá ser feita, obrigatoriamente, utilizando uma luva de látex. O animal deverá ser levado a um médico veterinário. Se confirmado o diagnóstico, ele deve ser tratado e não pode ser abandonado. Caso contrário, o tutor estará contribuindo para a disseminação da enfermidade. Em caso de morte do animal, deverá ser solicitada ao veterinário a incineração do corpo para interromper o ciclo da doença.

FONTE: MINISTÉRIO

Morte de Gilberto causou comoção

Gilberto Marques de Sá era natural de Corinto, na região Central de Minas, mas vivia em Betim há 25 anos. Ele foi presidente da 82ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)na cidade por dois mandatos: entre 1998 e 2003, e entre 2007 e 2010.Naprimeiragestãodele, foi criado o “Baile da OAB”, um dos eventos mais tradicionais no município até hoje.

O advogado também foi presidente do Rotary Betim nas gestões 2020/2022 e, atualmente, exercia o mandato de secretário na instituição. Filha única de Gilberto, Gabriella MarquesdeSáfalou com carinho sobre o pai. “Eu o amo eternamente e tenho muito orgulho de quem ele foi. Elerealmenteéumhomem quemerecereconhecimento”, concluiu. (Sara Lira)

Grave. Advogado passou 35 dias internado, mas não resistiu

Betim- 20a27deabrilde2023 CIDADE OTEMPO BETIM | 7
PIXABAY/REPRODUÇÃO 488
EDITORIA DE ARTE / O TEMPO BETIM
SAÚDE REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS
DA
Casos da doença. É o que foi registrado pela prefeitura em todo o ano passado. dos pelo fungo neste ano.

Resultados.

Ministério Público esteve na cidade e elogiou atuação da superintendência

Sepa e MP apreendem cavalos sob maus-tratos no Alterosas

Animais receberam tratamento veterinário

Em uma ação conjunta da Superintendência de Defesa Animal de Betim, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Polícia Militar do Meio Ambiente, oito cavalos em situação de maus-tratos foram apreendidos na manhã da última quinta-feira (13). Os animais foram encontrados em um terreno baldio no bairro Jardim das Alterosas, sem qualquer estrutura. Cinco deles estavam presos e alguns, com feridas na pele. Todos estavam em local inadequado, ao sol, e sem água ou comida disponibilizados O veterinário e perito de-

signado do MPMG, Cláudio Yudi, explicou que os animais foram encontrados durante uma ação desempenhada pelo MP, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda). Representantes dos órgãos passaram por Betim na quarta e na quinta-feira para avaliar as políticas públicas de bem-estar de equinos do município.

“Durante a vistoria, junto com a Polícia Militar do Meio Ambiente, localizamos esses animais. Eles foram recolhidos em parceria com a Prefeitura de Betim, que tem toda a estrutura para recebê-los na Sepa. Elaboramos um laudo comprovando os maus-tratos”, salientou Yudi.

Todos eles foram recolhidos para a sede da superintendência. “Foi feita avaliação clínica, eles tomaram banho de carrapaticida e foram todos chipados. Agora, vão ficar aqui de quarentena para melhor observação”, explicou o veterinário de grandes animais da Sepa, Rodrigo Maia.

DE

Trabalho reconhecido

Durante a visita, o veterinário do MP conheceu toda a estrutura da Sepa para receber animais de grande porte. A superintendente do órgão, Roberta Cabral, também apresentou a ele as demais iniciativas em prol desses animais. “Eles averigua-

ram todo o serviço que oferecemos. Recebemos elogios, pois estamos caminhando bem”, destacou. “Ele disse que Betim é o único município que está com todas as ações para animais de grande porte completas”, acrescentou. (SL)

Que adotar um pet de rua?

Procura-se

A tutora de Bob e Bolota continua à procura dos pets, que sumiram do bairro Sapucaia, em Betim. In.: (31) 99299-4703.

Para adoção

Bibi é castrada, vacinada e vermifugada. Ela tem 2 anos e 6 meses e se dá bem com outros animais. Fone: (31) 99523-2040.

Muito fofos

Uma cadela abandonada pariu cinco filhotes que, agora, precisam de um lar. Eles têm 40 dias. Pra adotá-los: (31) 97349-6060.

Cadê o tutor?

Este fofo foi achado no bairro Nossa Senhora das Graças, no domingo (16). Ele usa uma coleira azul. Inf.: (31) 98267-7297.

Pretinha

Pretinha é castrada e vacina. Ela está disponível pra adoção e vive em um lar temporário. Pra ficar com ela: (31) 98593-7675.

Filhotes

Esses filhotes, de 2 meses, estãoemum lartemporário. A tutora terá que se mudar praSalvador(BA).Interessados: (31) 98330-9705.

Toninho, Penélope, Gabriel, Isidoro, Juliano e Xena são alguns animais em busca de um lar que hoje estão sendo cuidados na Superintendência de Defesa Animal de Betim (Sepa). Pra conhecê-los ligue: (31) 3531-3660.

8 |OTEMPO BETIM CIDADE Betim- 20a27deabrilde2023
SEU ANIMALZINHO SUMIU? QUER ADOTAR? PRECISA DAR O SEU PARA ADOÇÃO? Entre em contato com a gente através do e-mail daniele.marzano@otempobetim.com.br ou pelo WhatsApp (31) 9 8340.9150. É preciso enviar foto e texto.
TEMPO PET
RONALDO SILVEIRA
FOTOS ARQUIVO PESSOAL FOTOS SEPA/DIVULGAÇÃO Cuidados. Animais recolhidos foram chipados e serão acompanhados pela Sepa

Perigo. Material inflamável teria sido despejado descumprindo as normas

Regap: sindicato denuncia suposto descarte indevido

U ma denúncia de descarte indevido na Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, tem preocupado o Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro-MG). De acordo com a entidade representativa, na semana retrasada, antes do feriado da Sexta-Feira da Paixão, cerca de 4.000 litros de nafta foram descartados de forma incorreta, sem seguir os padrões de segurança, colocando em risco os funcionários da refinaria.

O diretor do SindipetroMG e da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Anselmo Braga, explica que a nafta é a gasolina antes de adicionar o álcool. “Depois do gás, é o produto mais perigoso que temos na refinaria, pois é muito volátil e pega fogo rapidamente, sendo difícil de apagar”, diz.

Segundo ele, 20 tambores, contendo 200 litros do produto, cada, seriam enviados para o Centro de Pesquisas da Petrobras no Rio de Janeiro como uma amostragem para análise. Porém, como o líquido foi envasado ainda quente, amassou os recipientes e o gerente do setor optou por descartar o material.

A forma correta, ele explica, é levar para o setor de transferência e estocagem, onde os tambores seriam drenados para um tanque e o produto seria reprocessado.

“Mas a equipe decidiu fazer de forma insegura. Foi drenado com uma mangueira e descartado em canaletas por onde correm águas de chuva e eventualmente algum óleo. O setor que recebe essa água, por exemplo, sequer foi avisado”, disse Praga.

Essa água que passa pelas canaletas é tratada antes de ser descartada. Conforme ele explica, os funcionários que atuam neste setor também correram risco de receberem um material inflamável sem antes serem avisados. “Dos meus 20 anos de refinaria, essa foi uma das atitudes mais

Chefe do tráfico é baleado

Um homem, apontado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) como um dos chefes do tráfico na região do PTB, em Betim, foi baleado no último sábado (15). Ele procurou atendimento médico após ter levado um tiro no braço, contudo, não disse em quais circunstâncias o crime teria acontecido. O local onde ele foi hospitalizado não foi informado. De acordo com a polícia, o homem baleado é um dos remanescentes da gangue de Chiquinho, líder do tráfico no PTB, assassinado em 2009 durante uma briga de gangues na região.

Ainda segundo a polícia, outros três comparsas do homem baleado, no último sábado, também foram detidos. A prisão mais recente ocorreu em 9 de abril, de um rapaz de 28 anos, no bairro Vila Presidente Kennedy. Conforme a PM, o suspeito teria tentado fugir ao ver a viatura, mas foi alcançado pelos militares. (Da Redação)

irresponsáveis que vi acontecer lá dentro”, frisou. Conforme o diretor do Sindipetro-MG, o manuseio incorreto de nafta foi responsável por um dos acidentes de maior gravidade da Regap, em 1998. Na época, a nafta foi escoada em uma canaleta e, ao encontrar um ponto de ignição, incendiou-se, provocando a morte de três funcionários e ferindo gravemente uma quarta colaboradora.

Para Anselmo, a refinaria deve tratar do erro para que isso não aconteça novamente. Segundo ele, desde que a estatal instituiu o Programa de Prêmio por Performance (PPP), gratificação recebida pelas unidades em todo o país de acordo com as estatísticas positivas, irregularidades podem vir a ser escondidas para que a refinaria não tenha o recebimento desse valor comprometido.

“O que o sindicato cobra é que esse evento seja tratado para que essa cultura não continue e a gente não venha perder vidas. Só não aconteceu um acidente grave dessa vez por acaso, porque correu-se um sério risco”, disse.

Resposta

Em nota, a Petrobras confirmou que recebeu as denúncias e que já tomou as providências necessárias. Ainda conforme a estatal, o fato não provocou impactos às pessoas ou à refinaria.

A companhia também reforçou que segue padrões rígidos de segurança.

Dois casos. Em outra ocorrência, adolescente também foi pego com drogas

Menor apreendido com armas e drogas

Um adolescente de 17 anos foi apreendido na tarde de terça-feira (18), no bairro Jardim Brasília, por envolvimento com o tráfico de drogas.

De acordo com o sargento Marco Aurélio Paralea, da Polícia Militar, durante operação de combate ao tráfico e ao porte de armas, os policiais viram o rapaz com uma mochila preta e uma bolsa na mão.

Ao avistar os militares, ele teria atravessado a rua de forma repentina e se assustado, o que levantou a suspeita dos agentes.

Eles abordaram o jovem e, durante as buscas, localizaram na mochila 832 pinos e 28 papelotes de cocaína, 2

kg da mesma droga, 393 buchas de maconha, cerca de 115 pedras de crack, além de duas balanças de precisão, material para embalar drogas e seis celulares.

Já na bolsa de mão dele foram encontrados dois revólveres calibre 32, um deles carregado com seis munições. Com o adolescente ainda foram apreendidos R$ 380 em dinheiro, provavelmente advindo da venda dos entorpecentes, conforme a PM.

De acordo com a polícia, todo o material apreendido custaria em torno de R$ 70 mil. Uma moto furtada também foi apreendida na casa do suspeito.

Em outra ocorrência, na quarta-feira (19), um adolescente de 16 anos e a mãe dele, de 42, foram detidos por tráfico.

No apartamento deles foram encontrados entorpecentes, bombas de efeito mora, armas, material para dolagem de drogas, entre outros. (SL)

Crime. Material localizado com adolescente no bairro Jardim Brasília

Betim- 20a27deabrilde2023 CIDADE OTEMPO BETIM | 9
Sítio Poções
PTB
Do
GERALDO FALCÃO / AGÊNCIA PETROBRAS CAROLINA MIRANDA/ O TEMPO
Ação teria colocado funcionários em risco
4.000
indevida;
ação
Regap. Cerca de
litros de nafta teriam sido descartados de forma
em 1998, acidente grave foi provocado pela mesma

Pintor é preso por estupro de vulnerável em Betim

(Deam) do município e denunciou o caso. Ela teria flagrado a cena e procurou alguém que a ajudasse a conter o homem até a chegada da polícia, mas o suspeito conseguiu fugir.

Um homem de 59 anos foi preso preventivamente por estupro de vulnerável. Morador antigo do bairro Nossa Senhora das Graças, ele foi flagrado por uma testemunha recebendo sexo oral de uma menina de apenas 6 anos. A prisão ocorreu na última quinta-feira (13), na casa dele, durante o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão. Já as informações foram repassadas nessa segunda (17).

O caso ocorreu em janeiro deste ano, mas só foi divulgado agora para não atrapalhar as investigações. De acordo com o delegado Otávio Luiz de Carvalho, o crime aconteceu em um bar, que fica no mesmo lote da casa em que o homem mora.

Uma testemunha procurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher

A criança foi ouvida pela polícia e confirmou os abusos. A mãe dela afirmou que não tinha conhecimento sobre os fatos. A vítima também foi atendida por psicólogos e contou que recebeu R$ 2 do homem, e ainda levou um beliscão para que não contasse o ocorrido a ninguém.

Na residência dele, foram apreendidos uma calcinha de criança, DVDs infantis, cola colorida e giz de cera. “Ele usava esses materiais para se aproximar das vítimas e, depois, abusar delas”, disse o delegado. “O inquérito deve ser concluído até o fim desta semana. A pena para esse crime chega a oito anos de prisão”, completou Carvalho.

Outras vítimas Investigado há alguns meses pela Polícia Civil de Minas Gerais, o homem, que é pintor autônomo e vive sozinho, é alvo de diversas denúncias. Segundo relatos, ele costumava ficar nu em casa se exibindo pa-

ra as crianças que passavam pela rua.

Ainda segundo o delegado, a polícia investiga a existência de outras vítimas, bem

como a possibilidade de o estupro ter sido filmado, conforme relatado pela testemunha. O celular dele foi apreendido e será pericia-

“Suspeitamosque ele tivesse o costume de cometer esse mesmo tipo de crime contra outras crianças. Agora, com a apreensão do celular dele, iremos apurar a existência de outras vítimas”, adiantou o delegado responsável pelo caso.

Crime. Caso ocorreu no dia 11 de fevereiro em Itabirito; casal morava em Betim

Suspeita de envenenar marido é presa

Umamulherde28anosfoipresa em Betim por suspeita de ter envenenadooprópriomarido.Ocrime aconteceu no dia 11 de fevereiro, mas a suspeita foi detida na tarde de terça-feira (18), na empresa onde ela trabalha, no bairroCachoeira.

DeacordocomaPolíciaCivil, Dênis Carneiro, de 38 anos, saiu de Betim para visitar os pais no município de Ponte Nova, na Zona da Mata mineira, mas começou a se sentir mal na altura de Itabirito.

“Eleestacionouocarronarodoviária e ligou para a companheirapedindo ajuda.Em vezde elaacionarosórgãosdesegurança de Itabirito para socorrê-lo, ela pegou um carro de aplicativo e demorou quase 2h para che-

gar. Ele morreu esperando uma ajuda que nunca chegou”, relata o delegado titular da delegacia deItabirito,MarceloTeotôniode Castro,responsável pelocaso.

O homem foi encontrado dentro do veículo já morto. Durante as investigações, surgiu a

suspeita de que ele havia sido envenenado.Na autópsia foram identificadosníveiselevadosde duas substâncias altamente tóxicas:chumbinhoedopesticida carbofurano.

Ocasalestavajuntohácerca de três anos e tinha contrato de

Crime. Um suspeito foi preso em Betim

Dívida de celular termina em morte

Um homem suspeito de cometer duplo homicídio em Ibirité foi preso na terça (18), no Citrolândia. Segundo a Polícia Civil, o suspeito agiu em dupla com outro homem, em março, vitimando um casal de 20 anos, com pelo menos 11 tiros.

pondo o comprador e o chamando de “pilantra”.

união estável. Os dois moravam em Betim e trabalhavam juntos na mesma empresa. Durante as investigações, a polícia constatou que os dois tinham um relacionamento conturbado. Familiares de Dênis relataram que a mulher era possessiva e o afastou de amigos e da família. Eles chegaramapresenciarasuspeita agredindo a vítima durante uma briga. A família também desconfiava que a companheira teria tentado envenená-lo por outras vezes. Uma delas foi em 2022, quando ele passou mal e chegou a piorar a ponto de ficar entubado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A mulher foi encaminhada paraoPresídioFemininodeVespasiano. A suspeita foi indiciada por homicídio qualificado por motivo torpe e emprego de veneno.

Segundo as investigações, uma das vítimas havia vendido o celular para um homem dias antes do crime. A negociação, porém, não se concretizou, pois o comprador não teria pago o valor integral do aparelho. A vítima, então, postou fotos nas redes social ex-

Ainda segundo as investigações, o comprador conseguiu umaarmaemprestada,ligoupara o vendedor (vítima) e combinoudeentregarorestantedodinheiro.Entretanto,issoerauma armação, informou a polícia.

O primeiro a ser preso foi o homem que emprestou a arma. Já o suspeito preso em Betim estava na casa da ex-namorada. Ambos foram presos preventivamente por homicídio duplamente qualificado. (Raquel Penaforte)

10 |OTEMPO BETIM CIDADE Betim- 20a27deabrilde2023
Coletiva. Delegados trabalharam nas investigações por cerca de um mês e meio; detalhes do caso foram apresentados nesta semana Revolta. Familiares e amigos fizeram ato na delegacia após prisões ARQUIVO PESSOAL Covardia. Dênis Carneiro, de 38 anos, morava com a suspeita
Repugnante. Polícia suspeita que ele também possa ter feito outras vítimas na cidade
Menina de 6 anos confirmou os abusos PCMG/DIVULGAÇÃO CLÁUDIO MÁRCIO/DIVULGAÇÃO

Chegou a sua vez

Já se pegou pensando que algum assunto daria uma matéria muito legal? Se já, não perca tempo e envie sua sugestão para o e-mail daniele.marzano@otempobetim.com.br.

Na mira dos @criminosos: crianças viram alvo na web

Menino de Betim foi abordado por suspeito

“Você gosta? Quer ver, bebê?

A sua é pequena?”. Essas foram algumas das perguntas feitas por um homem, que aparenta ter aproximadamente 40 anos, a um menino de apenas 12, morador do bairro Vila Cristina. A abordagem criminosa ocorreu no início de março último, por meio de um aplicativo de compartilhamento de vídeos. O suspeito também enviou à criança várias fotos e vídeos em que aparece nu. Assustado, o garoto correu para contar à tia o que estava acontecendo, já que a mãe estava trabalhando no momento.

“Mandei uma mensagem perguntando se ele não tinha vergonha do que estava fazendo, e ele riu da minha cara. Foi aí que pensei em adotar outra estratégia: me passei pelo meu sobrinho e pedi para que ele me chamasse no WhatsApp para que ninguém visse. Ele começou a fazer muitas chamadas de vídeo e a enviar mais fotos. Fui fazendo prints, e, agora, está tudo nas mãos da polícia”, conta a tia.

Em nota, a Polícia Civil informou que, até o momento,

Onde denunciar

Resposta. Os crimes cibernéticos cometidos contra crianças e adolescentes devem ser denunciados à Polícia Militar pelo telefone 190, quando a vítima estiver correndo risco imediato; pelo Disque 100, que recebe denúncias de violações de direitos humanos de maneira anônima; nas delegacias especializadas em atendimento a crianças ou a mulheres; ou na delegacia mais próxima. “É importante procurar qualquer unidade para facilitar a denúncia”, orienta o delegado da Polícia Civil Renato Guimarães.

Internet faz parte da rotina

não houve prisão, e que “a investigação está sob sigilo”.

O caso desse menino não é isolado. Levantamentos feitos pela Superintendência de Informações e Inteligência Policial da Polícia Civil mostram que, a cada quatro horas, uma criança ou adolescente é vítima de crimes na internet em Minas Gerais. “Os mais frequentes são os da esfera patrimonial e os de pedofilia. No primeiro caso, é comum os jovens lerem algo sobre investimentos e caírem em armadilhas acreditando estarem fazendo algum tipo de transação vantajosa, mas, na verdade, trata-se de um golpe”, alerta o chefe da Divisão Especializada de Investigação aos Crimes Cibernéticos, delegado Renato Nunes Guimarães.

Segundoele,diantedafacilidade deacesso a aparelhos eletrônicos conectados à internet, é fundamental que os pais ou demais responsáveis por crianças e adolescentes monitorem constantemente a utilização dessastecnologiasenãopermitamo ingressoem redes sociais daqueles que ainda não alcançaramaidademínimaestabelecida. “Existem vários aplicativos que possibilitam o acompanhamento de tudo que os filhos acessam”, reforça o delegado Guimarães.

Camuflados. Pedófilos e golpistas se valem do anonimato na internet para abordarem as vítimas

“Quero alertar os pais sobre essa situação. Muitos deixam os filhos mexendo no celular para poderem trabalhar ou terem um descanso, mas não sabem o risco que as crianças estão correndo ao terem contato com estranhos na internet.”

Tia de menino vítima de crime cibernético em Betim

Dados sobre vítimas na internet

IDADE 12 A 17

A professora de psicologia Isabel Pimenta Spínola Castro, especialista em saúde da criança e do adolescente, ressalta que a sociedade está cada vez mais dependente da tecnologia, que afeta diretamente a educação e o desenvolvimento das crianças. “A internet faz parte do nosso mundo. É difícil educar uma criança hoje em dia sem esse acesso à web”, salienta Isabel. A especialista aponta, no entanto, que o uso da tecnologia deve ser feito de forma regrada e visando colaborar com a formação dos menores. “Não é só entregar um celular e um computador à criança, isso tem que ser acompanhado de uma orientação. Esse diálogo é importante porque fortalece outras habilidades e não substitui o contato real pelo virtual”, completa. (Rayllan Oliveira e Juliana Siqueira)

“Os criminosos se passam por crianças ou adolescentes para ganharem a confiança da vítima. Por isso é tão importante os pais habilitarem configurações de segurança nos aparelhos.”

Renato Nunes Guimarães Chefe da Divisão Especializada de Investigação aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil

Minas Gerais

IDADE 12 A 17

1.866 1.629 1.902

IDADE 0 A 11 ANOS

Especial Betim- 20a27deabrilde2023 OTEMPO BETIM | 11
EDITORIA DE ARTE / O TEMPO BETIM FONTE: SUPERINTENDÊNCIA DE INFORMAÇÕES E INTELIGÊNCIA POLICIAL/PCMG 4 8 379
374 307 21 21 23 5
BETIM
ANOS
ANO ANO2022ANO2021 2020 TOTAL252928
11 ANOS ANO ANO2022ANO2021 2020
IDADE 0 A
CRIMES.COM
ANOS
TOTAL2.2452.0032.209
Alarmante. A
cada quatro horas, um jovem é vítima de crime virtual em MG PIXABAY/REPRODUÇÃO

Cultura

Dupla comemora 15 anos

Patrick e Rafael celebram 15 anos de estrada e, para comemorar a data, prepararam um show, nesta quinta (20), às 20h, na Fazenda do Cowboy. Ingressos à venda no telefone: (31) 98995-0091.

Rafaela Lara disputa com mais de 30 concorrentes o título

Betinense concorre ao Miss Universo MG

Votação popular conta pontos para a grande final

Beleza. A jovem sempre gostou de moda e diz se sentir feliz em representar a cidade. “Tenho me preparado muito para este concurso”

Laura Medioli

Mail: laura@otempo.com.br

Fax: (31) 2101-3826

Palco de crimes insanos e ameaças constantes, nossas creches e escolas tornaram-se a pauta do momento

A betinense Rafaela Lara, de 25 anos, representa a cidade no Miss Universo Minas Gerais. A administradora já tem o título de Miss Betim

e, agora, almeja o título de mulher mais bela do Estado.

A classificação e a final serão entre os dias 28 e dia 30 de abril, em Juiz de Fora,naZonadaMata.Maisde30participantes, representantes de diversos municípios mineiros, concorrem ao título. Elas irão desfilar de biquini, comvestidoscomunsedegala,eparticipar de entrevistas. As 20 selecionadasparticipamdagrandefinal,noúltimo dia. Conta pontos para essa fase classificatóriaavotaçãodaMissPopularidadedaInternet.ParavotaremRafaela,bastaacessaroperfil@missuni-

versominasgerais no Instagram e curtir a foto dela. “Estou me preparando, fazendo aulas de desfile e de oratória. Espero trazer esse título para Betim”, salientou a jovem.

Rotina

Rafaela participa de atividades sociais na organização G10 Favelas, no Teresópolis, onde atua com empreendedorismo feminino. Ter atuação social é um dos requisitos do concurso. Ela também se preocupa com a saúde e cuida da mente e do corpo.

Tragédia anunciada

Desde criança, tinha o sonho deser professora. Aos 10 anos, enfileirava as bonecas no banco do jardim e, com um quadro-negro improvisado, dava aulas de português, ciências ou o que me viesse na telha. O tempo passou e só voltei a “lecionar” com 16 anos, fazendo estágio num grupo escolar. Havia me formado em magistério. Adorava os “aluninhos” que me chamavam de “tia”, crianças magrinhas, afetivas e bonitas na sua inocência.

Anos depois, já na faculdade, mais estágios, dessa vez com adolescentes. A escola, na periferia da Grande Belo Horizonte, era distante de minha casa. Mas, para mim, nenhum problema,a não sera dificuldade em administrar horários, já que de manhã cursava geografia na Universidade Federal, à noite,estudos sociais na Faculdade Newton Paiva, à tarde, italianoe, para completar,o estágio. Saía às sete da manhã, só retornando às 23h30. Minha mãe, preocupada, via a filha ir “sumindo” (nos dois sentidos) a cada dia.

– Filha, você tem que se alimentar direito. Dá um jeito de passar em casa para almoçar, jantar, essas coisas.

Naquele pique peculiar aos jovens, a última coisa de que eu me lembrava erada alimentação. Passava mais tempo dentro dos ônibus do que nas aulas em si. Pra cima e

pra baixo, até o dia em que caí, semidesmaiada, entre a roleta e o trocador.

– Menina, há quanto tempovocê não se alimenta?– perguntou-meuma senhora, preocupada.

E, constrangida, fui fazendo a retrospectiva de minhas refeições, não a daquele dia, porque só me lembrava do café, mas a do dia anterior. Almoço:um pão de queijo no Kid Batata; jantar, um quibe no Rei do Kibe (será que ainda existem?). Tudo regado a refresco e Coca-Cola. Veneno puro!

Por ser pequena e com uma aparência meio infantil, além da insegurança natural à nova experiência, impunha zero respeito.

–VOCÊ que vai ser a professora??? – indagavam os alunos num misto de surpresa e

graça.

Os alunos eram bem maioresdoqueeu. Comseusbigodinhos, tatuagens, hormônios e risinhos debochados, levaram-me a questionar o que era mesmo que eu estava fazendo ali. Acostumada com professoras mais velhas do que eu, gabaritadase experientes,agarotada de repente se viu no céu, e eu, no inferno, naturalmente.

Descobri que na sala o que menos tinha era aula. Não porque eunão quisesse,mas devido às circunstâncias e aos eventuais contratempos, comoa ausência,por algum motivo, da responsável pela turma.

Aos alunos faltava tudo: livros,cadernos, vontade,disposição... E foi com alívio que vi retornar, dois dias depois, a professora titular.

Escrevo, rindo sozinha, ao

me lembrar desses longínquos episódios. Apesar de tudo, era uma época em que ainda existia certo respeito nas salas de aula, uma hierarquia a ser seguida,uma deferêncianas relações,o quehoje, peloqueconsta, mudou bastante.

O que esperar dessa juventude em formação, sem limites, sem exemplos, vivendo emmeioauma escaladada violência, muitas vezes dentro da própria casa? O que está ocorrendo em nosso país, em que a indústria da criminalidade é a que mais prospera? “Empregando” menores e jovens sem outras oportunidades?

Palco de crimes insanos e ameaças constantes, nossas creches e escolas tornaram-se a pauta do momento.

Forma extrema da violência, o homicídio é plantado e

regado continuamente nas telas da televisão e pela imprensa de modo geral. Afinal, desgraça é notícia, bondade e amor, não. Não me espanto ao saber que um desequilibrado, provável vítima de bullying, carentedeholofotese decuidados psiquiátricos, venha a cometer esse tipo de crime.

Principalmente após concluir a repercussão que isso lhe possa gerar, a possibilidade de ser visto pela sociedade, mesmo que da maneira mais negativa e repugnante.

Já perceberam que, logo após um crime dessa natureza, seguem-se outros mais ou menos iguais? Por quê?

Ora, porque viram na TV, nos jornais, nas redes sociais e se enxergaram ali, no centro das atenções!

Sabe-se que a divulgação de um suicídio na mídia ocasiona outros tantos, por isso foi coibida. Creio que é o momento de repensar essa questão da violência escolar, não bastando apenas omitir os nomes e detalhes dessescrimes, como foi direcionado à imprensa. Assim como os suicídios, deveria ser proibido divulgar esse tipo de matéria. Para que, assim, outros desajustados não se espelhem nem articulem em suas mentes doentes de serem a próxima notícia.

12 |OTEMPO BETIM Betim- 20a27deabrilde2023
HÉLVIO
PAULA AMARAL/DIVULGAÇÃO
VITOR MANSUR/DIVULGAÇÃO

De graça. Evento acontece nesta sexta-feira (21) e no sábado (22), na praça Milton Campos

IRA! e artistas locais são atrações do 1º Moto Rock

PRA TODOS OS GOSTOS

Público deve doar 1 kg de alimento não perecível

Da Redação lisley.alvarenga@otempo.com.br

18h 18h

A banda paulistana IRA! é uma das atrações confirmadas na primeira edição do Moto Rock Betim, evento gratuito que vai reunir amantes do motociclismo e de um dos gêneros musicais mais consagrados mundialmente, na praça Milton Campos, nesta sexta-feira (21) – feriado nacional de Tiradentes – e no sábado (22). A proposta é unir diversão e solidariedade, já que, para participar, é preciso doar um quilo de alimento não perecível (no segundo dia da programação, será exigida também a apresentação de um ingresso, disponível gratuitamente

20h 21 e 22 de abril ABERTURA 14h

no site da Central dos Eventos (centraldoseventos.com.br/1-moto-rock-betim). Todos os donativos arrecadados serão doados a instituições filantrópicas da cidade.

Além de muita música, petiscos e bebidas diferenciadas, o Moto Rock terá motocicletas estilizadas, tornando-se um encontro nacional a céu aberto de motoclubes, motociclistas e apreciadores dos modelos sobre duas rodas.

“A Secult vem, mais uma vez, ocupar a praça Milton Campos com eventos de qualidade, que valorizam e dão oportunidades aos artistas locais,

Show da banda MAY BAND

promovendo entretenimento e cultura com segurança para toda a família. Além disso, é um evento que contribui com ações sociais. Toda a cidade está convidada para essa linda festa de rock e solidariedade”, destaca o secretário de Arte e Cultura, Ubiratan Santana.

O 1° Moto Rock Betim é inspirado no Live Aid, concerto realiza-

do em julho de 1985 no Wembley Stadium, em Londres, e no John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia, com o objetivo de arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia, na África.

Artistas como Sting, Queen, Dire Straits, U2, Elton John, Simple Minds, Mick Jagger, Led Zeppelin e Paul McCartney subiram ao palco para contribuir com a iniciativa.

Pingue-pongue

Ao longo desses mais de 40 anos de história, o IRA! não parou de conquistar gerações. A que vocês atribuem essa afinidade e como é olhar pra trás e ver esse legado? Além do nosso talento e da energia dos nossos shows e discos, o público vê no IRA! uma banda que ama o que faz. Quando nossas convicções e ideias sobre música e rock eram contra a maré, eles viram que somos uma banda sincera.

O que essas quatro décadas de palcos, estradas e

Clássicos da MPB. Acordeonista mineiro divide o palco com Clóvis Aguiar e Milton Ramos

Célio Balona se apresenta no teatro

Betim será, mais uma vez, palco da Série BH Instrumental, que traz à cidade, na próxima quarta-feira (26), o consagrado acordeonista mineiro Célio Balona, com o show “Projeto Brasil”. A apresentação será realizada a partir das 20h, no Teatro Municipal Newton Amaral Franco, e contará com os músicos parceiros Clóvis Aguiar e Milton Ramos. Com formação não conven-

cional de piano, teclados, acordeon e contrabaixo, os músicos exploram releituras de grandes compositores brasileiros e composições autorais com arranjos modernos e criativos. O trio interpretará clássicos de músicos de renome, como Tom Jobim, Cartola, Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Heitor Villa Lobos, Noel Rosa, Gonzaguinha, dentre outros. Os ingressos já estão sen-

do vendidos a preço único de R$ 2. O valor será revertido para ações sociais do município. Interessados devem adquirir a entrada exclusivamente por meio da plataforma digital Sympla (www.sympla.com.br/veredasproducoes). No dia do evento, os ingressos também poderão ser adquiridos na bilheteria do teatro municipal, a partir das 18h.

Parceria

A Série BH Instrumental é realizada pela Veredas Produções, com patrocínio do Instituto Unimed-BH. Nesta edição, o evento tem apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura. (Da Redação)

sucessos trouxeram de mais desafiador? E como vocês se definem hoje? Apesar do sucesso que tivemos nos anos 1980, fazer rock no Brasil sempre foi desafiador: as viagens, lidar com a indústria, o estresse, os excessos. Tudo isso faz com que você esteja sempre tendo que se testar e se superar. O que o público de Betim pode esperar da apresentação deste sábado (22)? Um show intenso, com os devidos sucessos que todos querem ouvir. Será um retrospecto de 40 anos, nossa história ao vivo e em cores. (Iêva Tatiana)

Betim- 20a27deabrilde2023 CULTURA OTEMPO BETIM | 13
a programação do evento
Confira
COUNTRY LAND 14h
SÁBADO
Show de UDSON MARLON Show da banda ALMA NEGRA Show de DANNIER COOPER SEXTA-FEIRA 16h
EDITORIA DE ARTE / O TEMPO BETIM
Show da banda IRA! Show da banda
14h 18h 18h
20h 20h
16h 20h
Nasi vocalista do IRA!
ELCIO PARAÍSO/DIVULGAÇÃO Trajetória. IRA! tem mais de 40 anos de carreira ANA KARINA ZARATIN/DIVULGAÇÃO
Talento. Célio Balona é um dos principais nomes do cenário musical mineiro e nacional

Solidariedade

Apae Betim realiza feira solidária voltada para o empreendedorismo feminino

Em parceria com o Grupo Resiliência Empreendedora, a Apae Betim realiza, no dia 6 de maio, das 12h às 18h, na Praça Milton Campos uma feira solidária de empreendedorismo feminino. O objetivo é

fortalecer os negócios geridos por mulheres, além de arrecadar doação de alimentos e produtos para a instituição. Mais informações podem ser obtidas com Patrícia Gil: (31) 99208-0433.

Sociedade 14 |OTEMPO BETIM Betim- 20a27deabrilde2023 Adeilson Andrade adeilson.andrade@otempobetim.com.br Contato: (31) 9 9521-9045
J Empreendedorismo. Ciz Oliveira, Jéssica Contareli, Silvana Reis, Patrícia Gil, Cíntia Rezende e Cristiane Rodrigues durante o lançamento da Feira da Mulher Empreendedora, na Hive - Family and Drink J Equipe. Os jornalistas Felipe de Jesus e Heberton Lopes, que é diretor do Grupo Balo, e o assistente Matheus Lucas, durante a pré-estreia do Circo Portugal Internacional, no Expominas J Aniversário. O engenheiro eletricista Bruno Santana celebrou mais um ano de vida nessa quarta-feira (19) ARQUIVO PESSOAL J Parabéns. A influenciadora digital Genifer Melgaço comemorou mais uma primavera no último dia 15 J Felicidades! O querido Ademir, do táxi, celebrou seu aniversário junto das filhas e dos netos, no último domingo (16)
OLIVER LUIZ
J Click. Clésio Rodrigues e a namorada, a engenheira ambiental Milene Caroline, em recente evento no Hope Pub J Parabéns. Quem trocou de idade nessa quarta-feira (19) foi a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Cleusa Lara ADEILSON ANDRADE LETICIA MOREIRA RAYNAN HADAD ARQUIVO PESSOAL ADEILSON ANDRADE

Eventos

Cerimônia

Nova direção do Sindicato dos Metalúrgicos toma posse

Cerca de 500 pessoas prestigiaram a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região. A solenidade ocorreu no último sábado (15), na sede daentidade,localizadanaavenidaBandeirantes. Lideranças políticas, sindicais e sociais marcaram presença em uma noite pra lá de agradável. A diretoria será comandada por Alex Custodio, que foi reeleito presidente para a gestão de 2023/2027, e também é composta por sindicalistas ligados à CTB e por lideranças independentes. Essa é a primeira vez, na história do Sindicato, que o mandato de uma diretoria será de 4 anos.

Betim- 20a27deabrilde2023 OTEMPO BETIM | 15 Procurando uma forma de divulgar seus eventos? Vamos até você! Solicite um de nossos representantes pelo telefone: (31) 2517.3907
SINDICATO DO/ARQUIVO PESSOAL

REPRODUÇÃO INTERNET

3ª Spartans Runners

Estão abertas as inscrições para a corrida Spartans Runners, que ocorre no dia 7 de maio, em Betim. Corredores percorrerão 5 km e haverá caminhada de 2 km e corrida kids. Inf.: (31) 98967-0726.

Regional amador. Disputa acontece nesta quinta (20), no estádio Reuminas Panamericano Atleta do taekwondo

Domingo é a final da 10ª Copa Citrolândia

O atleta de taekwondo Victor Augusto, de 16 anos, do Viva o Esporte - projeto fruto da parceria entre a prefeitura e o Ramacrisna - se prepara para embarcar, nesta sexta (21), para a República Dominicana. Eleencontraráaseleçãobrasileira juvenil da modalidade paradisputaroCampeonatoPanamericano Junior de Taekwondo, entre os dias 24 e 26 de abril. Victor, que é titular da amarelinha na categoria de 63 quilos, na modalidade de luta Kiorugui,foiconvocado pelasegundavezparaacompetiçãointernacional, na qual conquistou, em 2022, o sexto lugar.

A Copa Regional de Futebol

Amador do Citrolândia vai conhecer seu grande campeão nesta quinta (20). Minas e Oeste disputam o título na competição, que ocorre a partir das 20h, no estádio Reuminas, na Colônia Santa Isabel. Cerca de mil torcedores devem ir a campo acompanhar a partida.

O torneio, que chega a sua 10ª edição, é realizado por meio de parceria entre a Liga de Desportos de Betim, a prefeitura e a Gerência Regional Citrolândia. Ao todo, dez equipes entraram em campo na competição, que começou em 7 de março: Oeste, Limense, Real Paquetá, Gigante União, Barça, Borrusia, Vila Nova, Santa Izabel, Renascença e Minas.

Estreante na Copa, o Minas entra em campo para a final com uma campanha com 100% de aproveitamento.

“No do 21 de abril, o Minas comemora 80 anos de fundação. Nada melhor do que co-

memorar a data levando esse título tão sonhado. Mas estamos com os pés no chão e sabemos que vamos enfrentar uma ótima equipe”, pondera o treinador do Minas, Henrique Aécio Silva Tomé, ao afirmar que esta edição da Copa Citrolândia foi uma das mais disputadas de todos os tempos. “Das dez edições da copa, participei de nove”, completa.

Com duas vitórias, uma derrota e um empate nesta competição, o Oeste joga em busca do tricampeonato – o clube foi campeão na copa em 2009 e 2015. “Nosso desempenho foi dentro do planejado, pois caímos em uma chave com as equipes mais fortes e mais competitivas. Mas o importe era nos classificarmos em primeiro lugar e alcançamos o nosso objetivo”, explica o dirigente do Oeste, Antônio Marcos, mais conhecido como Bega. “Para a final, vamos em busca do nosso objetivo, que é ser tricampeão. Mas também pregamos o respeito a equipe adversária, que, como nós, fez uma ótima campanha e tem seus méritos por chegar na final”, completa.

Premiações

Além do time campeão, que vai levantar a taça, na grande final os melhores artilheiro, goleiro, técnico e dirigente serão premiados.

Musas. Torcedores têm até este domingo (23) para votar na sua favorita

Aberta a votação da segunda fase da escolha da Gata do Betim Futebol

O Betim Futebol abriu em seu perfil oficial no Instagram a votação para escolher a musa do clube em 2023. Três candidatas que moram na cidade concorrem ao posto de torcedora símbolo do Time da Cidade, e a vencedora acompanhará o clube nesta temporada da disputa pelo título do Módulo II do Campeonato Mineiro.

Nesta segunda fase do concurso– aprimeira foi a seleção das três colocadas –, a candidata

com mais curtidas terá um ponto de vantagem na final do concurso, que ocorrerá no dia 24 de abril, às 17h, na Casa da Cultura.O local do evento ainda será definido. O torcedores têm até as 23h59 de domingo (23) para votar em sua favorita.

“O concurso Gata do Betim é um produto que promovemos desde 2019 e pelo qual temos muito apreço, porque conseguimos mobilizar o nosso torcedor e a população do nosso município como um todo e de umaforma diferente da convencional. Conse-

guimos alcançar muitas mulheres, que tanto amam o futebol, as trazendo para dentro do clube, e proporcionando experiências bem legais às candidatas”, diz o diretor de projetos do clube, o Paulo Moreira.

Além do título de Gata do Betim Futebol 2023,a vencedora receberá R$ 1.000 em dinheiro, a faixa e a camisa oficial do time. (LA)

Esportes 16 |OTEMPO BETIM Betim- 20a27deabrilde2023
FOTOS DIVULGAÇÃO
J Oeste. Clube joga nesta quinta (20) em busca do tricampeonato na Copa Citrolândia J Minas. Time entra em campo na final com 100% de aproveitamento na competição Talento. Victor ficou em sexto lugar na competição em 2022
PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO
Minas e Oeste estão no páreo pelo título
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.