Jornal O Tempo Betim 19.05.2023

Page 1

Cultura. Fim de semana terá programação extensa, com cinema, teatro, dança e até circos. Páginas 14 e 16

Esquema criminoso. Quatro pessoas já foram identificadas

‘Rede do ódio’ vira alvo de investigação da polícia e do MP

GrupoatuavanaprefeituraenaCâmaraespalhandofake newssobreagentespúblicosemfalsosperfisnasredes

A Polícia Civil e o Ministério Público de Minas Gerais investigam um grupo que atuava dentro da Prefeitura de Betim e da Câmara Municipal propagando fake news contra agentes públicos. A reportagem de O Tempo Betim apurou que a

Prefeito segue com reforma

Continuando a reforma administrativa, Vittorio Medioli muda gestores de mais três pastas: Esportes, Desenvolvimento Econômico e a Diretoria Executiva de Transporte e Trânsito da Ecos.

Página 4

Vem aí a 5ª edição do Angola Days

Tradicional evento que reúne moradores do bairro – e também de outras regiões – acontece neste sábado (20), das 11h às 22h, no Salão do Encontro. Festa faz parte do calendário oficial da cidade. Ainda há ingressos disponíveis.

quadrilha espalhava o conteúdo depreciativo em perfis anônimos e falsamente caracterizados como “veículos de imprensa locais”. O material falso teria partido de residências nos bairros Ingá Alto e Angola. Até o momento, quatro

dos integrantes desse esquema, considerado criminoso pela legislação brasileira, já foram identificados, segundo fontes ouvidas pelo jornal. A suspeita é que um dos perfis falsos criados para espalhar as mensagens – identificado

em uma lista de transmissão do WhatsApp pelo nome de “The Good Times Betim” – seja comandado por lideranças partidárias do município e também de fora da cidade por meio do financiamento de institutos e fundações. Página 3

Imunização. UBSs e Vacimóvel vão atender população

Município promove Dia D contra a gripe neste sábado

Betim se arma contra a Influenza e faz um grande mutirão neste sábado (20),

quando todas as 38 UBSs estarão abertas, das 8h às 17h, para vacinar o público prioritá-

rio. Quem preferir poderá se dirigir ao Vacimóvel, na praça do Encontro. Página 6

Skilinho conquista crianças e adultos com cores e frases espalhadas pela cidade.

Evento. Secretária da Semas Gabriela Brena em entrega no Citrolândia Integridade Menstrual

Prefeitura distribui absorvente para 4.000

pessoas

O programa Integridade Menstrual, lançado pela prefeitura nestasemana,naregiãodoCitrolândia, beneficiará cerca de 4.000 pessoas em situação vulnerável. Os itens higiênicos co-

Alterosas

Polícia indicia feirante por morte da namorada

meçaram a ser entregues nos Crasdetodasasregiõesdacidade. Cada unidade está recebendo, segundo a Assistência Social,250pacotescomoitoabsorventescada. Página 7

19a25demaio2023 AnoXLVIII-Número2075--www.otempobetim.com.br
RONALDO
SILVEIRA
10
Página
RONALDO
SILVEIRA
RONALDO SILVEIRA
Alcance. Grupo prioritário com melhor cobertura vacinal até o momento é o dos idosos, com 30,3%
13
Página
Página 8
Página 9
Vila Bemge Mãe que teria matado filho de 1 ano é presa
Arte do grafite.

Vittorio Medioli

vittorio.medioli@otempo.com.br

Fax: (31) 2101-3903

Para uma mãe, o filho é mais do que uma parcela dela mesma.

A maior dor que se conhece é a perda de um filho pela mãe, e, quando não existe outro filho para receber a sua preocupação ou o seu sentimento maternal, ela perde, muitas vezes, a razão de existir. Pode sobreviver, mas em seu coração a chama vital sofre um abalo.

Tenho presenciado esse fenômeno na minha família e em outras. Tenho visto uma mãe ir todos os dias do resto de sua vida levar ao túmulo ao menos uma flor e lá versar lágrimas como se a perda tivesse acontecido no dia anterior.

A vida dessa mãe se transformou num tributo à memória do querido filho; praticamente deixou de ter vida, felicidade e atividade que pudesse acalmar o sofrimento.

Não tem palavras que possam descrever, em sua essência, a relação sentimental entre mãe e filho. Apenas é compreensível na imaginação, nos exemplos vividos.

Não existe para uma mãe filho ruim, perverso ou criminoso. A imagem é e sempre será a do menino que

Sentimento de mãe

saiu de seu corpo, tomou o leite de seu peito, deu os primeiros passos incertos, precisou de seus cuidados para sobreviver e lançar raízes nesta terra.

Na Bíblia lemos o episódio de Abraão, testado a cumprir o sacrifício do filho Isaac. O braço dele, entretanto, foi barrado por Deus na hora da execução de Isaac. Episódio em que se acena ao sacrifício de um filho nunca, que eu lembre, envolve uma mãe, pois seria inconcebível uma mãe contrariar sua natureza, mesmo frente à força divina.

Mãe não subiria a montanha, como fez Abraão, já daria a sua própria vida no lugar daquela do filho.

Mãe seria capaz de absolver um monstro sanguiná-

“Nenhuma mãe de nenhuma espécie animal nega, mesmo frente ao maior perigo, a defesa do filho. O instinto, o poderoso sentimento materno, desconhece circunstâncias que o façam recuar. Até uma gazela se coloca na frente do filhote e tenta chifrar o predador.”

rio, um exterminador ao qual ela deu origem. Sua defesa do filho passa por qualquer circunstância, e a razão será: “Ele é meu filho”.

Se ele “é meu filho”, parece dizer a mãe: “Por ele darei tudo, perdoarei qualquer pecado, darei minha vida”.

Nenhuma mãe de nenhuma espécie animal nega, mesmo frente ao maior perigo, a defesa do filho. O instinto, o poderoso sentimento materno, desconhece circunstâncias que o façam recuar. Até uma gazela se coloca na frente do filhote e tenta chifrar o predador.

Roma, cidade eterna e berço da civilização ocidental, nasceu por força do sentimento materno de uma loba que salvou e amamentou Rômulo e Remo, abandonados às margens do rio Tibre.

Na literatura russa, um conto descreve uma loba solitária que encontra na sua toca os filhotes mortos pelas mãos de um homem. Tomada pela dor e com o peito carregado de leite, ela segue o rastro dos algozes até encontrá-los numa pobre casa de madeira.

Ao deparar-se com um berço guardando uma crian-

Destaque da semana

“A mãe, por natureza, é a depositária do dever de perpetuação de sua espécie, e, bem por isso, esse poderoso sentimento resiste apenas por se confundir com um amor descomunal, indissolúvel, o maior e melhor que o ser humano já conseguiu expressar.”

cinha, a loba, assim, num gesto desesperado, rapta a recém-nascida. Longe de se vingar e sacrificá-la, como o homem fez com seus filhotes, passa a amamentá-la em sua toca e a criá-la como fosse sua. Apenas para atender a seu instinto de mãe frustrada.

O laço maternal resiste a qualquer prova. A mãe, por natureza, é a depositária do dever de perpetuação de sua espécie, e, bem por isso, esse poderoso sentimento resiste apenas por se confundir com um amor descomunal, indissolúvel, o maior e melhor que o ser humano já conseguiu expressar.

Parabéns às mães por todo o amor que distribuem em abundância e qualidade inigualável.

Tempo Bom

Tempo bom para a prevenção contra a Influenza no município, que terá um Dia D. Neste sábado (20), todas as 38 UBSs estarão abertas, das 8h às 17h, pra vacinar o público prioritário. Além disso, o Vacimóvel ficará na Praça do Encontro, no mesmo horário, e haverá um posto-volante no Partage, das 10h às 17h.

Tempo bom para o combate à pobreza menstrual. A Secretaria de Assistência Social lançou o programa Integridade Menstrual, por meio do qual distribuirá absorventes higiênicos para 4.000 pessoas vulneráveis por mês.

Tempo bom para o lazer e a cultura em Betim. Neste fim de semana, serão várias as opções de diversão para as famílias, desde cinema na praça, com direito a apresentações musicais, e a circos, montados nos dois malls. Em um deles, atrações serão no gelo.

Tempo Ruim

Tempo ruim para a violência contra crianças. Na terça (18), uma mulher de 28 anos, suspeita de ter matado o filho, de apenas 1, foi presa na Vila Bemge. O crime ocorreu em Jataí (GO), em fevereiro de 2022. Brenda Marin estava foragida desde maio do ano passado, quando a prisão preventiva foi decretada.

Tempo ruim para as fake news. Um grupo que atuava dentro da prefeitura e da Câmara Municipal espalhando conteúdo depreciativo sobre agentes públicos é alvo de uma investigação da Polícia Civil e do Ministério Público. Quatro supostos integrantes da quadrilha já foram identificados, de acordo com fontes ouvidas pela reportagem.

Tempo ruim para um feirante de Betim, indiciado pela Polícia Civil suspeito de ter matado a namorada no Carnaval deste ano.

2 |OTEMPO BETIM OPINIÃO Betim- 19a25demaio2023
Confira o vídeo deste artigo por meio do QRCode Declaração de amor. Uma faixa afixada em uma ponte na avenida Edmeia Matos Lazzarotti, em frente ao Hospital Regional, chamou a atenção de quem passava pela via na terça (16). A mensagem era um pedido de casamento com uma declaração de “eu te amo”. A chamada romântica não tinha assinatura, o que aguçou a curiosidade das pessoas. CLÁUDIO JACINTO/DIVULGAÇÃO Susto. Um ônibus da linha 830A ficou destruído após pegar fogo na noite de segunda-feira (15). O incêndio ocorreu na avenida Amazonas, no bairro Cachoeira. Ninguém ficou ferido. A reportagem não conseguiu falar com ninguém da Viação Santa Edwiges, responsável pelo veículo, para falar sobre o ocorrido. LEANDRO ANDRADE
EDIÇÃO: Daniele Marzano Reis REPORTAGEM E REDAÇÃO: Dayse Aguiar, Iêva Tatiana, Lisley Alvarenga e Sara Lira DIAGRAMAÇÃO E ARTES: Kelly Quintiliano Chaves FOTOGRAFIA: Carolina Miranda e Ronaldo Silveira COMERCIAL: Luciana Rodrigues Os artigos assinados não correspondem, necessariamente, à opinião do jornal Rua do Rosário, 182 - Angola - Betim/MG - CEP: 32.604-218 Telefone: (31) 2517-3900 CNPJ: 26.198.515/0002-12 Insc. Estadual: 067.669.993.01-67 Insc. Municipal: 000.052/002.0 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a quinta-feira: 8h às 18h e Sexta: 8h às 17h

Mandato cassado

deputado

Polícia investiga grupo que criou ‘rede do ódio’

Mensagens

Da Redação

daniele.marzano@otempobetim.com.br

Um grupo que atuava dentro da Prefeitura de Betim e da Câmara Municipal propagando fake news é alvo deuma operação investigativa bastante criteriosa realizada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de Betim.

De acordo com fontes ouvidaspelojornal O Tempo Betim, alguns dos integrantes desse esquema,consideradocriminoso pela legislação brasileira, já foramidentificados pelas autoridades escaladas para fazer a investigação.

De acordo com a Polícia Civil, omodusoperandido grupo eraconstruirtextos com supostas denúncias contra agentes públicoseconteúdodepreciativo para, por meio de perfis anônimosefalsamentecaracterizados como “veículos de imprensalocais”,distribuí-los em grupos de WhatsApp e outras redes socais.

A investigação conduzida pelas autoridades policiais já conseguiu identificar ao menosquatro pessoas que podem ser agora enquadradas em crimes cibernéticos, divulgação de notícias falsas, crimes de injúria, calúnia e difamação, prevaricação, ameaça e formação de quadrilha.

Somando todos os tipos de crimes citados, os responsáveis podem responder por processos que, juntos, somam até dez anos de prisão. Apenas para o crime de divulgação de notícias falsas, explica o advogado Lucas Neves, a penalidade pode chegar até quatro anos de detenção.

Segundo uma fonte da Polícia Civil, a investigação corre em sigilo, mas algumas oitivas já foram realizadas.

Entre as operações realizadas, estão mandados de busca

e apreensão em três residências na cidade, com o recolhimento de celulares, notebooks e identificação de contas emredes socais e números forjados, inclusive de fora do país.

Alguns dos endereços já em posse das autoridades estão localizados nos bairros Ingá Alto e na região do Angola. Desses imóveis partiam conexões diretas com números advindos da Austrália.

Rede de ódio

A polícia conseguiu identificar os IDs de computadores utilizados para propagar as acusações e as falsas notícias atribuídas a funcionários públicos, o que já caracteriza a existência de uma “rede de ódio” na cidade.

Um dos perfis que estão na lista do esquema possui fortes indícios de ser comandado por líderes partidários da cidade e também de fora dela, por meio de financiamento de institutos e fundações. Esse perfil é identificado em uma lista de transmissão do Whats App pelo nome de “The Good Times Betim”. Entre os investigados, segundo a Polícia Civil, estão dois advogados, um jornalista e designer gráfico e um assessor parlamentar, além de um auditormunicipal, que,inclusive, já teria falecido.

As investigações da polícia também indicam que, em algum momento, todos os investigados ocuparam ou ainda ocupam cargos comissionados na Prefeitura de Betim ou em gabinetes de partidos políticos e de vereadores.

Procurada,aprefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que ainda não foi informada sobre essa investigação e reforçou que, “se houverservidorespúblicosenvolvidos,elesestarão sujeitosàspenalidades previstas em lei”.

ENTENDA O CASO

REDE DE ÓDIO

Grupo de pessoas que se reuniram para criar uma rede de informações falsas com o objetivo de imputar acusações sem provas a agentes públicos.

O QUE FIZERAM

O grupo criou, anonimamente, perfis falsos e/ou anônimos para espalhar notícias contra seus alvos.

QUEM ERAM OS ALVOS

Agentes públicos, dentre eles secretários municipais e outros integrantes dos poderes públicos municipais.

INVESTIGAÇÃO

Após denúncias das vítimas, Polícia Civil e Ministério Público abriram procedimento investigatório para tentar identificar os integrantes da “rede do ódio”.

IDENTIFICAÇÃO

Após mais de um ano de investigação, autoridades locais conseguiram identificar alguns dos envolvidos. Segundo fontes do jornal, dois advogados, um jornalista e designer gráfico e um assessor parlamentar estão relacionados.

FALECIDO

Entre os suspeitos, também existe um ex-auditor municipal que faleceu durante o processo.

ESQUEMA

Textos depreciativos eram produzidos através de computadores de residências localizadas em bairros de Betim, dentre eles o Ingá Alto e o Angola.

DISTRIBUIÇÃO

O conteúdo difamatório partia de Betim e era distribuído por Whats App e outras redes sociais através de conta localizadas na Austrália.

CRIMES

Calúnia, infâmia, difamação, formação de quadrilha e prevaricação. De acordo com as autoridades ouvidas pela reportagem, o somatórios dos supostos crimes cometidos podem atribuir penas que variam de dois a dez anos de detenção aos suspeitos.

Política Betim- 19a25demaio2023 OTEMPO BETIM | 3
O federal Deltan Dallagnol (Podemos) teve o mandato cassado, por unanimidade, na terça (16), pelo Tribunal Superior Eleitoral, com base na Lei da Ficha Limpa. Pastor Itamar Paim (PL) irá substituí-lo. REPRODUÇÃO INTERNET Autoridades. Polícia Civil em Betim conduz investigações junto ao Ministério Público
EDITORIA DE ARTE / O TEMPO BETIM
RONALDO SILVEIRA
Fake news. Quatro pessoas já foram identificadas por criarem esquema de notícias falsas
falsas teriam partido de casas nos bairros Ingá Alto e Angola, com conexões no exterior
DIVULGAÇÃO

Reforma administrativa. Ao todo, 15 novas nomeações foram feitas desde o início de maio

Prefeitura tem troca do comando de mais 3 pastas

Novos gestores assumiram as secretarias de Esporte e Desenvolvimento Econômico; titular da Diretoria-Executiva de Transporte e Trânsito da Ecos também mudou

Lisley Alvarenga lisley.alvarenga@otempo.com.br

Dando sequência à reforma administrativa do governo municipal, novas mudanças de comando dos gestores dos primeiro e do segundo escalão foram anunciadas pela prefeitura na segunda-feira (15).

Desta vez, as secretarias Municipal de Esporte e Adjunta de Desenvolvimento Econômico do Município (Seadec), bem como a Diretoria-Executiva de Transporte e Trânsito da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) passaram a ter novos titulares. Ao todo, 15 novos nomes foram substituídos do início de maio até agora.

A Secretaria de Esportes, que estava sob a responsabilidade de Carlos Renato Dias, o

Renato Ti-Rei, passa a ser comandada por Erika Brant Bambirra. Formada e pós-graduada em educação física, Érika tem especialização em treinamento esportivo e é mestre em educação. Na prefeitura, antes de assumir o Esportes, ela atuava como coordenadora do programa municipal Viva O Esporte/Ramacrisna.

“Sei que encontrarei diversos desafios pelo caminho, mas me sinto preparada para passar por eles. Aprendi muito nesse tempo ao lado do TiRei e quero agradecer a ele por todo o ensinamento e, principalmente, pela confiança em mim e no meu trabalho. Sei que poderei contar com uma equipe muito qualificada e comprometida e tenho certeza de que, juntos, vamos alcançar os melhores resultados e passar por todas os per-

calços que estarão no caminho”, ressalta a nova secretária municipal de Esportes.

Na Seadec, que tinha Alexandre Bambirra como titular, assume Gilmar Mascarenhas, até então diretor-executivo de Transporte e Trânsito na Ecos. Secretário de Finanças, Planejamento e Gestão em Betim entre 2001 e 2008 e entre 2017 e 2020, Mascarenhas é graduado em direito e em ciências contábeis, além de ser pós-graduado em controle externo e em finanças, auditoria e controladoria.

“Atuarei para colaborar nas ações governamentais voltadas para a geração de trabalho, emprego e renda, reduzindo as desigualdades no município. Também apoiarei o desenvolvimento econômico e o fortalecimento da cultura empreendedora da nossa cida-

de!”, pontua o novo titular adjunto da Seadec.

No lugar de Mascarenhas na Diretoria-Executiva de Transporte e Trânsito da Ecos, entra o servidor efetivo Reuel Ribeiro. Formado em comuni-

cação social (publicidade e propaganda), pós-graduado em engenharia de transporte e trânsito e técnico em edificações, Ribeiro tem ampla experiência em mobilidade urbana na gestão pública, atuando na

pasta que agora está sob o seu comando há mais de 20 anos. “Nossa proposta é trabalhar nos âmbitos legais para uma cidade cada dia melhor com relação à mobilidade”, salienta o novo diretor.

Mulheres ocupam 64% dos principais cargos da gestão

Na reforma administrativa que vem sendo promovida pelo prefeito Vittorio Medioli (sem partido) desde o início de maio e que, segundo informou o Executivo municipal por meio de nota, tem como objetivo “restabelecer o equilíbrio na administração munici-

pal e assegurar ao cidadão eficiência na prestação dos serviços”, 64% das principais pastas são comandadas por mulheres – 30 do total.

As nomeações delas aconteceram nas secretarias de Esportes – a mais recente –, Saúde, Assistência

Social, Comunicação e Arte e Cultura; na Procuradoria-Geral; nas adjuntas da Ouvidoria, da Gestão da Saúde e da Procuradoria; além da Superintendência de Convênios e Parcerias e da Diretoria-Geral do Hospital Regional Prefeito Osvaldo Franco. (LA)

“Sei que encontrarei diversos desafios pelo caminho, mas me sinto preparada para passar por eles. (...) Sei também que poderei contar com uma equipe muito qualificada e comprometida. Tenho certeza de que, juntos, vamos alcançar os melhores resultados e passar por todas os percalços que vierem a surgir.”

“Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atuarei para colaborar nas ações governamentais voltadas para a geração de trabalho, emprego e renda, reduzindo as desigualdades no município. Também apoiarei desenvolvimento econômico e o fortalecimento da cultura empreendedora da nossa cidade!”

“Nossa proposta é trabalhar nos âmbitos legais para uma cidade cada dia melhor com relação à mobilidade, buscando sempre o equilíbrio com relação aos serviços públicos prestados e atendendo às demandas dos nossos munícipes, conforme determinam o Código de Trânsito Brasileiro e as leis e normas vigentes.”

4 |OTEMPO BETIM CIDADE Betim- 19a25demaio2023
FOTOS RONALDO SILVEIRA

Entrevista. Nova procuradora-geral do município fala de desafios e metas para a pasta

Procuradora quer agilizar tramitações no governo

Advogada é servidora pública na Prefeitura de Betim desde 2006 e reúne 17 anos de experiência na Procuradoria; nos dois últimos, atuou como adjunta da pasta

G

Ana Paula

Flavina

Silva

Assis

Procuradoria-geral

A advogada Ana Paula Flavina Silva Assis, de 47 anos, servidora efetiva desde 2006, assumiu a gestão da Procuradoria-Geral do Município há pouco mais de duas semanas. Para o cargo de adjunta, o qual ocupava até então, indicou a colega e também servidora efetiva Karla Barbosa de Souza.

Confiante na nova fase da gestão de Vittorio Medioli, Ana Paula afirma que, entre os principais desafios que já identificou nesse período à frente da pasta, está a necessidade urgente de se criar outra procuradoria-adjunta, tendo em vista a alta demanda exigida dos procuradores para a viabilização de projetos na cidade. “A fim de agilizarmos a tramitação interna de documentos, com uma análise mais criteriosa de editais, licitações e contratos administrativos, entre outras atividades, precisamos de mais um profissional na linha de frente, que dê conta das demandas administrativas e judiciais, as quais são de extrema responsabilidade e exigem um conhecimentotécnico-jurídico mais aprofundado”, detalha a gestora.

Você assume a gestão de uma das principais pastas da prefeitura em meio a uma grande reforma administrativa organizada pelo prefeito Vittorio Medioli. É claro que sua experiência de quase 20 anos na Procuradoria contribuiu para esse convite. Fale um pouco a respeito.

Fico bastante honrada de poder participar mais ativamente da gestão do senhor Vittorio, pois admiro muito

a pessoa e a gestão dele em Betim. Sei do grau de responsabilidade do cargo. Mas tenho certeza de que a experiência adquirida nos 17 anos de Procuradoria foi extremamente importante para o convite realizado e vai me ajudar muito. Até porque é uma ampla prestação de serviços públicos, já que inclui a chefia de diversas áreas, entre elas as das seções de Desapropriação e de Imóveis, das divisões de Imóveis e da Saúde, além da assessoria e da ProcuradoriaAdjunta. Houve uma construção de conhecimentos ao longo desse período.

Você assumiu a Procuradoria há pouco mais de 15 dias. Quais são os maiores desafios já identificados?

Diante da alta responsabilidade que tem a Procuradoria, com a análise de todos os documentos que tramitam internamente e que precisam ser assinados pelo prefeito, existe uma necessidade real e urgente de criarmos outra Procuradoria-Adjunta, a qual ficaria responsável pela análise mais criteriosa de editais, licitações, contratos administrativos, organizações sociais, entre outras atividades pertinentes ao cargo, visando ampliar a rapidez e a eficiência

“Minha gestão estará voltada para a reorganização da procuradoria, visando ampliar e aprimorar a prestação de serviços públicos, com resolutividade nas demandas, priorizando a saúde e a educação, sem preterir as demais áreas do governo.”

Formação. Procuradora é especialista em direito público e em direito e processo civil

ciência e gestantes. Também estou me debruçando sobre a questão da elevação da atuação fiscalizatória e em ações para agilizar o atendimento de demandas das delegacias, do Ministério Público, do Tribunal de Contas, e dos Poderes Legislativo e Judiciário.

Quais seus principais compromissos como procuradora-geral do município?

Minha pretensão nesta gestão estará voltada para a reorganização da procuradoria, visando ampliar e aprimorar a prestação de serviços públicos, com resolutividade nas demandas, priorizando a saúde e a educação, sem preterir as demais áreas.

Os principais compromissos assumidos com o prefeito foram ajudar na concretização do papel fiscalizatório; impulsionar as obras públicas já planejadas e as em execução; concretizar a qualidade dos serviços públicos, com a fiscalização do cumprimento de obrigações assumidas pelos empreendedores; regularizar demandas que ainda não foram atendidas.

ganização dos serviços, com a agilização de demandas ainda não resolvidas e a redução de custos ao erário; além disso, estamos analisando as propostas encaminhadas pelos sindicatos, sobre as melhorias pretendidas pelos servidores; outra medida urgente diz respeito à fiscalização efetiva das organizações sociais que estão prestando serviços de saúde e educação.

Em médio prazo, vamos promover a ampliação dos serviços ao consumidor; a análise das demandas administrativas, evitando o ajuizamento de ações judiciais desnecessárias, que oneram os cofres públicos; a regularização dos pagamentos das requisições de pequeno valor; a reforma administrativa de diversas pastas; a reorganização das competências das demais secretarias, visando melhorar a qualidade dos serviços prestados.

na fiscalização. Assim sendo, a Procuradoria-Adjunta já existente permaneceria com a análise das questões judiciais da assessoria, sobre imóveis, saúde, educação, administração, Tribunais de Contas, Ministério Público estadual e federal, além do Ministério Público do Trabalho e das questões tributárias. As demandas administrativas e judiciais que passam pela análise dos procuradores adjuntos são de extrema responsabilidade e exigem muito conhecimento técnico-jurídico mais aprofundado para referidas atribuições. Portanto, é necessário termos mais um profissional nessa linha de frente.

Mas existem muitos outros desafios, entre eles a reorganização administrativa, para que a atuação da procuradoria seja agilizada; a melhoria do atendimento ao público, sobretudo no que se refere a imóveis, saúde, dívida ativa, consumidor e servidor, priorizando idosos, pessoas com defi-

O objetivo final de tudo é, claro, é contribuir para a implantação e a concretização dos projetos do governo que ainda estão pendentes.

Em relação às obras que este governo executa ou ainda irá executar, qual será o papel da procuradoria?

Os compromissos principais estão voltados para as desapropriações pra concretização das obras da Via Icaivera e da Via Expressa, além de outras já em execução; auxiliar na efetiva implantação do aeroporto; fiscalizar a instalação dos polos industriais, que gerarão mais empregos diretos e indiretos; elevar a atuação do Procon; revisar atos administrativos; agilizar as demandas judiciais e administrativas com a devida redução de custos.

Quais medidas emergenciais você já está tomando à frente da Procuradoria e quais virão em médio e longo prazos?

A medida de imediato é a reor-

E, por fim, em longo prazo, nós nos voltaremos para a apuração dos cargos vagos que precisam ser preenchidos por concurso públicos –gradativamente, vamos dar posse aos aprovados, dentro do número de vagas, nos concursos vigentes, além de outras atuações pertinentes.

as medidas que estamos implantando, umas das principais visa à melhoria do atendimento ao público, sobretudo no que se refere a imóveis, saúde, dívida ativa, consumidor e servidor, priorizando idosos, pessoas com deficiência e gestantes.”

Betim- 19a25demaio2023 CIDADE OTEMPO BETIM | 5
RONALDO SILVEIRA
“Entre

Cidade

Reforço.

No Parque Ecológico Felisberto Neves

As inscrições para a segunda etapa do Circuito Mineiro do Trekking de Regularidade – Cidades II já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Femitep. A caminhada acontece no próximo dia 28.

Sábado é o Dia D da vacina contra a gripe

Imunização Dez UBSs concentram dose contra poliomielite

Da Redação daniele.marzano@otempobetim.com.br

Neste sábado (20), será realizado o Dia D de Vacinação contra a Influenza no município.

Na data, todas as 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas, das 8h às 17h, para vacinar o público prioritário. O Vacimóvel também participa da iniciativa imunizando o público que passar pela praça do Encontro, no mesmo horário. Além disso, um posto-volante será montado no Partage Shopping, das 10h às 17h, para atender clientes e funcionários do centro de compras. Estarão disponíveis em todos os pontos de imunização as vacinas contra a Influenza, a Covid-19 e a meningite C. Nessa quinta (18), o prefeito Vittorio Medioli (sem partido) usou as redes sociais para reforçar a importância da vacinação.

“Aproveite a ocasião e se imunize para ter um inverno melhor”, pontuou Medioli.

Os grupos prioritários que podem ser vacinados atualmente contra a influenza são: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde;

crianças de 6 meses até 5 anos; gestantes e puérperas; professores; pessoas com comorbidades e/ou deficiência permanente; povos indígenas; profissionais das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas. No dia da vacinação, é necessário apresentar um documento de identidade, o cartão de vacinas e um documento que comprove a situação de saúde ou o exercício profissional, conforme a situação. “A vacina protege contra formas graves e complicações das doenças. O Dia D é uma oportunidade para quem tem dificuldade de ir a uma unidade durante a semana”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane e Fonseca.

Balanço parcial

A Campanha de Vacinação con-

Recomendação

Concomitância. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina da gripe pode ser administrada simultaneamente a outros imunizantes do calendário nacional. A pasta ressalta a importância da vacinação, destacando que, até o fim de abril, ao menos 253 mortes pela doença foram confirmadas.

tra a Influenza teve início em 3 de abril em Minas Gerais –uma semana antes do restante do país –, com previsão de encerramento em 31 de maio. A meta é vacinar 95% de todos os grupos prioritários.

Segundo levantamento da Prefeitura de Betim, até a sexta-feira (12), 29.756 doses haviam sido aplicadas na população-alvo do município, que é estimada em 146.540 pessoas. O grupo prioritário com melhor cobertura vacinal até o

Empatia. Evento vai reunir 28 mães

Doadoras de leite serão celebradas

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta sexta-feira (19), vai reunir 28 mães que doam seu leite excedente ao Banco de Leite Humano do município. Das 10h às 12h, elas participarão de um evento com apresentação musical, lanche e distribuição de lembrancinhas no Centro

Materno-Infantil. A iniciativa tem o intuito de agradecer o gesto dessas lactantes.

Noanopassado,808lactantes doaram um total de 754 litros de leite ao banco. Nos quatro primeiros meses deste ano, a unidade contou com a parceria de 182 mães, com 145 litros deleitecoletados. (DaRedação)

Vacina da gripe

20%

dopúblico-alvoé o que a campanha atingiu em Betim

momento é o dos idosos, com 30,3%,seguido do das puérperas, com 24,38%, e do dos trabalhadores da saúde, com 21,33% das pessoas vacinadas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Desde segunda-feira (15), a aplicação da Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) está concentrada em dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município: Alcides Braz, Alterosas, Angola, Citrolândia, Icaivera, Laranjeiras, Petrovale, PTB, Vianópolis e Vila Bemge. A medida foi adotada pela prefeitura após o município receber apenas 13% da cota do imunizante neste mês. O atendimento das crianças está sendo feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “Adotamos essa estratégia para fazer uso racional do imunizante e evitar perdas de doses até que seja regularizado o abastecimento da vacina, que é enviada ao município pelo governo do Estado. Para facilitar o acesso da população ao imunizante, definimos uma UBS em cada uma das dez regionais da cidade paraoferecer avacinação. EsperamosqueembreveoestoquesejaregularizadoepossamosretomaraofertaemtodasasUBSs”, informa a secretária municipal de Saúde, Patrícia Evangelista. A VOP, que é uma vacina oral(emgotas),éusadacomoreforçonaimunizaçãocontraapoliomielite.Ascriançasdevemrecebê-la aos 15 meses (primeiro reforço)e aos 4anos(segundo). O esquema inicial de imunização contra a poliomielite é realizadocomaVacinaInativadaPoliomielite (VIP), que é injetável e deve ser aplicada aos 2 meses (primeiradose),aos4meses(segunda) e aos 6 meses (terceira dose). O estoque do município da VIP está normal, e a vacina, disponível nas 38 UBSs, das 8h às 17h, também de segunda a sexta-feira. (Da Redação)

ADEÍLDO SILVA/PREFEITURA DE BETIM

6 |OTEMPO BETIM Betim- 19a25demaio2023
PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO
REPRODUÇÃO INTERNET
Reflexão. Recuperandos da Apac Betim participaram de uma palestra do programa Supod Itinerante, da Superintendência de Políticas Públicas Sobre Drogas, nessa terça-feira (16). A ação abordou os impactos da codependência em pessoas próximas. Gratidão. Ação tem o intuito de agradecer o gesto dessas lactantes
Todas as UBSs vão funcionar das 8h às 17h, bem como o Vacimóvel
PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO
Estarão disponíveis nos pontos os imunizantes contra a Influenza, a Covid-19 e a meningite C

Integridade

Menstrual. Programa teve início no Citrolândia, mas beneficiará as dez regiões

Betim distribui absorventes pra 4.000 pessoas carentes

Iniciativa

da Assistência Social visa combater pobreza menstrual; inicialmente, 250 pacotes serão entregues a cada um dos 16 Cras para serem distribuídos às famílias

Cerca de 4.000 pessoas em situação de vulnerabilidade social ou de violação de direitos em Betim, estão recebendo gratuitamente absorventes higiênicos da prefeitura. A iniciativa é do programa Integridade Menstrual – gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social –, que vai atender todas as dez regionais do município.

A distribuição teve início na segunda (15), após o lançamento oficial, no Cras Alto Boa Vista, na região do Citrolândia, e contou com a presença de autoridades como o prefeito Vittorio Medioli (sem partido), o presidente da Câmara, Léo Contador (União Brasil), e a secretária de Assistência Social, Gabriela Brena.

Para Medioli, o projeto veio preencher uma lacuna que havia. “A pobreza menstrual é um problema de todo o Brasil. Temos uma parte da população vulnerável e na linha de pobreza, com 26 mil famílias atendidas em Betim. Há cerca de um ano e meio, nós passamos a estudar esse problema e elaboramos esse projeto”, disse o prefeito.

Segundo a secretária de Assistência Social de Betim Gabriela Brena, “mais do que a distribuição gratuita de absorventes, a iniciativa quer promover o diálogo sobre o tema junto às famílias, conscientizando as pessoas acerca desse período, que é tão delicado”. Ela lembra que a pobreza menstrual é um assunto que tem sido abordado em todo o mundo – tanto que, em 28 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data em que são elaboradas estratégias em todo o planeta para combater a pobreza menstrual.

A gestora explica ainda que, antes do lançamento do programa, as unidades do Cras no município fizeram um levantamento para saber o número de pessoas que se enquadram nos pré-requisitos.

A princípio, segundo a secretária, cerca de 250 pacotes

toabsorventes cada um serão entregues mensalmente a cada um dos 16 Cras para serem distribuídos às famílias que necessi-

Oficial. Moradores do Citrolândia receberam absorventes após o prefeito Medioli e a gestora de Assistência Social, Gabriela Brena, lançarem programa Integridade Menstrual, na segunda (15)

tam. “Algumas pessoas podem demandar mais de um pacote por mês, conforme o fluxo menstrual de cada uma. Mas, já no primeiro mês do programa, esperamos atender cerca de 4.000 pessoas”, diz.

Mãe de duas meninas, de

10 e de 12 anos, Cledileia Chaves Melo, de 27, que mora no Parque Ipiranga, diz que, por mês, compra de dois a três pacotes de absorventes para atender as necessidades dela e das filhas. Segundo ela, por meio da iniciativa, será possí-

Opinião de mulheres beneficiadas pelo programa

vel economizar nas finanças da casa: “Já aconteceu situação de não ter dinheiro pra comprar, e a gente ter que se virar em casa para não passar vergonha. Se, pra um adulto, já é constrangedor, imagina para uma adolescente?”.

Saiba mais

8 Quem pode receber? Pessoas cadastradas nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Betim.

“Eu não tenho condição de comprar absorvente. Tenho sempre que dar uma jeito, pedindo pra minha mãe, minha irmã. Agora, com essa distribuição, vai ficar mais fácil.”

Jocasta de Matos, 35

“Achei importante esse projeto. Vai ajudar muitas famílias carentes, até mais que a minha. Tem mulheres que têm cinco, seis filhas moças. Então, fica um gasto muito alto.”

Wandely Félix, 45

“Já ocorreu de não ter dinheiro pra comprar e a gente ter que se virar em casa pra não passar vergonha. Se pra gente que é adulto é constrangedor, imagina para adolescente?”

Cledileia Chaves, 27

8 Há um limite de absorvente por pessoa? Técnicos de cada Cras farão análise de cada caso para avaliarem o quantitativo necessário por mês por pessoa.

8 Quando e onde as pessoas receberão?

A partir deste mês, nas unidades do Cras em são cadastradas.

“Mais do que distribuir os absorventes, a iniciativa pretende promover o diálogo sobre o tema junto às famílias para conscientizar as pessoas acerca desse período, que é tão delicado, e desse assunto, que vem sendo debatido no mundo todo.”

Gabriela Brena Secretária municipal de Assistência Social

Betim- 19a25demaio2023 CIDADE OTEMPO BETIM | 7
Lisley Alvarenga lisley.alvarenga@otempo.com.br FOTOS RONALDO SILVEIRA FOTOS RONALDO SILVEIRA

Cruel. Juliana Tinoco foi deixada pelo companheiro em UPA

Feirante é indiciado por morte em Betim

Vítima foi socorrida 11 horas após agressões

Especial para O Tempo Betim

A Polícia Civil indiciou um homem de 50 anos por matar a namorada, de 45, após uma discussão durante uma festa de Carnaval. A operadora de telemarketing Juliana Carla Tinoco Ferreira foi agredida pelo companheiro na madrugada de 21 de fevereiro e só recebeu assistência médica mais de 11 horas depois. Além do homem, que é feirante, quatro pessoas foram indiciadas. O delegado Otávio Luiz de Carvalho conduziu os trabalhos e repassou detalhes nessa quinta (18). “A confraternização começou por volta das 15h do dia 20defevereiro.Ogrupodeamigos cantou no karaokê, e, às 22h, houve uma discussão do casal, que precisou ser separado pelos presentes. Mais tarde, quando foram dormir — já na madrugada do dia 21 — barulhosegritos de 'para'vieram do quarto,atéquecessaram.Avíti-

ma ficou ferida e só a socorreram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)às11h30”,relatouodelegado.

Juliana foi levada para a UPA Alterosas pelo namorado na companhia de uma amiga que estava na confraternização. “O autor fugiu logo depois e se apresentou à polícia na semana seguinte com advogado. Falou que estava com medo da família da vítima. Alegou que elahaviacaídodacama,mastudo caiu por terra, pois as lesões não eram compatíveis com o que ele narrava”, afirmou Carvalho.

O homem, segundo a polícia, tem histórico de agressões contramulheres.“Eleresponderá por homicídio duplamente qualificado por motivo fútil; duas senhoras, por falso testemunho, visto que estavam na casa e negaram as agressões; além de um casal, por omissão desocorro”,informouodelegado. A Polícia Civil fez o pedido deprisãopreventivadoindiciado,pois,comopassouoflagrante, ele não está preso.

‘Dever cumprido’

A coletiva foi acompanhada pela mãe e pelas irmãs de Juliana. “O sentimento é de dever cumprido. Graças a Deus e

Maio Amarelo. Campanha é realizada em todo o país

Ao longo deste mês, ações da campanha Maio Amarelo são realizadas em todo o país alertando motoristas, pedestres, ciclistas e todos que transitam nas vias do município sobre as escolhas importantes que devem ser feitas em favor da vida. A prefeitura vem realizando uma série de atividades com o tema “No trânsito, escolha a vida!”. Nessa quinta (18), umablitzabordou quempassavapelo entorno da praça do Encontro, na região Central.

“Nosso foco é conscientizar, principalmente,motoristasemotociclistas profissionais para quezelem pelasnormasde trânsito,pelapráticadaempatiaepela priorização da vida”, diz a gerente de Capacitação e EducaçãoparaoTrânsitodaEcos,PatríciaRamalho. (Daniele Marzano)

Crianças e adolescentes

Combate a abusos é tema

de evento

por toda a nossa movimentação, a investigação está sendo concluída”, disse Sara Carla Tinoco Ferreira, de 39 anos, irmã de Juliana.

Uma ação realizada na praça Tiradentes nessa quinta (18) marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na cidade. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), teve performances de perna de pau e palhaços, acrobacias de solo e danças temáticas de alunos das oficinas Circo de Todo Mundo (regiões Norte e Alterosas), além de apresentações musicais de jovens que participam das ati-

vidades promovidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Icaivera e Citrolândia.

“As crianças e os adolescentes são o futuro da nossa nação. Preservá-los e protegêlos é mais do que uma política pública do município, é uma política humana e social para combater todos esses abusos. Essa conscientização tem que ser constante e trabalhada em casa pelas famílias”, frisou a titular da Semas, Gabriela Brena. (Iêva Tatiana)

8 |OTEMPO BETIM CIDADE Betim- 19a25demaio2023
Conclusão. Polícia Civil apresentou detalhes do caso durante uma coletiva nessa quinta-feira (18) Vitor Fórneas
Município promove ações de conscientização no trânsito
Alerta. Objetivo da ação era alertar sobre abuso e exploração sexual
VIDEOPRESS PRODUTORA RONALDO SILVEIRA

Bárbaro. Crime ocorreu em Goiás, em 2022

Presa mulher que teria matado filho

Suspeita foi detida na Vila Bemge na terça (16)

Uma mulher de 28 anos, suspeita de ter matado o próprio filho, de apenas 1, foi presa na Vila Bemge nessa terça (16). O crime teria ocorrido em Jataí (GO), em fevereiro do ano passado. Brenda Cristina Vidal Marin estava foragida desde maio de 2022, quando a prisão preventiva foi decretada pela Justiça goiana.

Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), durante um patrulhamento preventivo pela região, militares foram informados por um policial que a suspeita estaria vivendo em uma casa no beco São Caetano. No endereço, os militares foram recebidos pela mulher e, após verificarem

no sistema, confirmaram a existência de um mandado de prisão preventiva em aberto.

Ainda de acordo com a PMMG, Brenda relatou que está na 35ª semana de gestação e que o médico responsável pelo pré-natal informou que ela pode entrar em trabalho de parto “a qualquer momento”, já que teve um filho prematuro anteriormente. A mulher foi detida e levada para uma delegacia do município.

Entenda o caso Brenda e o companheiro, Jaredy Wanderley da Silva, então com 26 anos, são os principais suspeitos da morte do pequeno Henry Gabriel Marinho Vidal. Segundo a Polícia Civil de Goiás (PCGO), a criança foi levada a um hospital de Goiânia com ferimentos supostamente causados por uma queda da cama, conforme alegado pelo casal. O menino não resistiu e faleceu.

Durante as investigações, no entanto, “a quantidade e a natureza das lesões presentes no corpo da vítima indicaram que a criança vinha sendo mal-

tratada por vários dias”, conforme consta nos laudos periciais. Os exames identificaram lesões e fraturas nas pernas, na mandíbula, na boca, no tórax, nos braços e na cabeça, sendo a mais grave delas na região do crânio, causadora de um traumatismo craniano que resultou no óbito. “Tal lesão teria sido provocada por algum instrumento contundente (pedaço de madeira, martelo, etc.) ou até mesmo por meio de socos provavelmente desferidos pelo indiciado Jaredy”, informou a PCGO, referindo-se ao padrasto do garoto morto.

O delegado responsável pelo caso, Marlon Souza Luz, titular da 2ª Delegacia dePolícia de Jataí, destacou que Brenda sempre demonstrou “total desumanidade e indiferença ao sofrimento da criança”. Segundo ele, a mãe foi, além de omissa, coautora. O casal foi indiciado pelo crime de maus-tratos com resultado de morte (artigo 136 e parágrafos 2° e 3° do Código Penal), com pena de até 12 anos de reclusão.

Crime. Moradores disseram que vítima era um traficante

Homem é achado morto com 20 perfurações no Riviera

A polícia procura o suspeito de ter assassinado um homem, no bairro Riviera. Ele foi encontrado, no sábado (13), na rua Jacinto Franco do Amaral, com mais de 20 marcas de tiros pelo corpo.

Segundo a Polícia Militar, um morador ouviu dis-

paros e chamou os militares. Os policiais encontraram o homem morto, mas ele não portava nenhum documento. Com isso, não foi possível fazer a identificação. No entanto, segundo relatos de moradores, tudo leva a crer que a vítima era um traficante da região, co-

nhecido como Visão. A perícia foi ao local e apontou que a vítima teve mais de 20 perfurações pelo corpo. Ele foi levado ao Istituto Médico-Legal (IML), e a ocorrência, encerrada na Delegacia de Homicídios de Betim. (Franco Malheiro)

Betim- 19a25demaio2023 CIDADE OTEMPO BETIM | 9
Detida. Foragida da Justiça goiana estava vivendo no beco São Caetano; ela era procurada havia um ano GOOGLE STREET VIEW/REPRODUÇÃO

Participe. Iniciativa recolhe medicamentos

Projeto ajuda a salvar animais resgatados

Farmácia

Solidária

foi criada em 2015

Dayse Aguiar dayse.aguiar@otempobetim.com.br

Salvar a vida de cães e gatos resgatados das ruas e ajudar a proteger o meio ambiente. Esses são os pilares do projeto Farmácia Solidária, que tem sido um grande aliado na causa da proteção animal em Betim.

Criadaem 2015,ainiciativa visa arrecadar e doar medicamentos humanos ou veterinários que são destinados ao tratamento de animais resgatados das ruas de BH, Betim e Contagem. O projeto teve início na capital, com o caõzinho Fred, que foi resgatado após

ser vítima de maus-tratos em Matozinhos e, infelizmente, faleceu pouco tempo depois. Na época, tudo arrecadado para salvar a vida dele foi doado paraoutrosanimaisem tratamento veterinário.

A psicóloga e ativista animal Joice Caldeira se sentiu tocada e decidiu articular a arrecadação em Betim. “Além de contribuir para minimizar o sofrimento e melhorar as condições de vida de animais resgatados,aaçãopropostapeloprojeto também contribui para a sustentabilidade do meio ambiente, uma vez que evita que muitos medicamentos sejam incinerados ou descartados de forma inadequada”, explica.

A Farmácia Solidária também recolhe doação de itens pet,como rações, comedouros, colares elizabetanos, caminhas, casinhas, coleiras, guias, cobertores,roupinhas,brinquedos, shampoos, entre outros.

Para saber os pontos de re-

cebimento do projeto, é só acessar a página do projeto no Instagram @farmaciasolidaria ou acionar aJoice, pelonúmero (31) 99941-7864.

Doe. Os pontos de recebimento do projeto estão disponíveis na página do projeto no Instagram

TEMPO PET

Tradicional. Ainda há ingressos

Angola Days acontece neste sábado (20)

Reforçar os laços entre a comunidade, promover reencontros entre gerações e eternizar novasmemórias:esseé oobjetivo do Angola Days, que se tornou umgrandemomentodedescontração e nostalgia entre os moradores de um dos bairros mais tradicionais de Betim.

Nesteano,a festaacontecerá no sábado (20), das 11h às 22h, no Salão do Encontro, com música, cerveja, petiscos e muita animação. Ainda há in-

gressos disponíveis. Para conferir os pontos de vendas, é só acessar a página @angoladays, no Instagram. O evento, que não é restrito aos moradores da região e já chegou a reunir mais de 1.400 pessoas,chegaàsuaquintaedição.Afestajáfazpartedocalendário oficial da cidade por meio de um projeto de lei, que instituiu o terceiro sábado de maio como o dia oficial do bairro Angola. (DA)

Eles só querem ser amados

Princesa

Ela fica na porta de uma loja de gesso na Marco Túlio Isaac.Écuidadaporeles,mas precisadeumlar.Jáfoicastrada.Fale:(31)99157-6246.

Teco

Este príncipe de apenas 4 meses está para adoção. Vacinas todas dadas. É espertinho e inteligente. Contato: (31) 99379-3549.

Olívia

Inteligenteedócil,Olíviabusca um tutor pra dividir alegrias e tristezas. Tem 2 anos e já foi vacinada e castrada.

Ligue:(31) 99976-9738

Luizito

Este Poodle é dócil e brincalhão. Está saudável, já foi vacinado e castrado. Tem cerca de 1 ano. Telefone: (31) 99976-9738.

É seu este cão?

Este cão apareceu no bairro Arquipélago Verde usando uma coleira. Se conhece o dono dele, ligue pra Márcio: (31) 9653-9713

Muito amorosa

Ela foi abandonada e passou viver com o usuário drogas. Agora, está uma com uma tutora. Pra adotá-la: (31) 99299-4703.

A fofurice tem endereço em Betim: no parque de exposições, onde fica a sede da Superintendência de Proteção Animal (Sepa). São muitos bichinhos (cães e gatos) fofos e saudáveis para adoção. Visite o local. Telefone: (31) 3531-3660.

10 |OTEMPO BETIM CIDADE Betim- 19a25demaio2023
DE SEU ANIMALZINHO SUMIU? QUER ADOTAR? PRECISA DAR O SEU PARA ADOÇÃO?
em contato com a gente através do e-mail daniele.marzano@otempobetim.com.br ou
WhatsApp (31) 9 8340.9150. É preciso enviar
e
Entre
pelo
foto
texto.
No Salão do Encontro. Festa reúne moradores do bairro Angola SAULO LARA/DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

Gastronomia

Igarapé Bem Temperado celebra sua 15ª edição

Um evento para saborear comidas típicas mineiras, sentir o cheiro da cozinha e de temperos da roça, além de conhecer mais sobre as tradições gastronômicas centenárias. Esse é o Festival Igarapé Bem Temperado, que começou nessa quinta-feira (18) e vai até o próximo domingo (21), na praça Miguel Henriques, em Igarapé, com uma vasta programação cultural e gastronômica, bem como diversos workshops.

Z Destaque. A bela Julia Prado comemora 15 aninhos nesta sexta-feira (19), para a alegria dos pais, Neila Prado e Cristiano Alves, da Mastercar Centro Automotivo

Betim- 19a25demaio2023 OTEMPO BETIM | 11 Adeilson Andrade adeilson.andrade@otempobetim.com.br Contato: (31) 9 9521-9045
Sociedade
ADRIANA GONÇALVES / ESTÚDIO IMAGINÁRIO J Click. A estudante de administração Brenda Rassilan durante o Festival Sertanejo, no Estádio Mineirão J Niver. O casal Samuel Barbosa e Larissa Souza (Lara Souza Óptica) comemorou os cinco aninhos do filhão Fábio Francisco nesta terça-feira (16), no restaurante Dona Maria J Evento 2. Enilton Ferreira e Gilmara Ferreira (P&B Comunicação) também prestigiaram o 1º Moto Rock Betim J Aniversário. A advogada Luana Oliveira celebra mais uma primavera na próxima terça-feira (23) J Click 2. A estudante de relações internacionais Tuany Moretti e o namorado, o estudante de medicina veterinária Guilherme Sobrinho, durante o 1º Betim Moto Rock J Sucesso. A empresária Silvana Maria comemorou, no último dia 6 deste mês, o primeiro ano à frente da Shopping Móveis J Evento. O secretário de Governo e superintendente de Eventos, Jaime Thalles, clicado por este colunista durante o 1º Moto Rock Betim ADEILSON ANDRADE ADEILSON ANDRADE RONALDO SILVEIRA ADEILSON ANDRADE
ISABELA LUCIEN
ADEILSON ANDRADE ADEILSON ANDRADE / ARQUIVO

REPRODUÇÃO INTERNET

21ª Semana Nacional de Museus

Ingresso Azul

Na próxima segunda-feira (22), a Rede Cinemark, no Partage Betim, exibe o filme “Super Mario Bros”. As sessões serão em um ambiente adaptado e acolhedor para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Mostra aborda tema do lixo

Exposição pode ser vista até 2 de junho

Oito artistas do Grupo Ciclos da Arte – com o reforço de quatro crianças – se uniram para criar instalações artísticas que estão expostas no Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo,

Laura Medioli

Mail: laura@otempo.com.br

Fax: (31) 2101-3826

na região Central da cidade, e fazem parte da programação da 21ª Semana Nacional de Museus. Com o tema sustentabilidade, a exposição “A ‘coisificação’ do Homem” trata da relação do ser humano com o meio ambiente, convidando a uma reflexão sobre o volume de lixo gerado pela humanidade, inclusive o emocional. Todos os participantes foram convidados a lançar um novo olhar sobre materiais habitualmente descartados por todos nós – inclusive na rotina do ofício deles.

“Tudo isso conta ponto também para o Iepha [Institu-

to Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais], para que possamos trazer essa verba para o município pra podermos crescer em torno da arte, da questão museológica, dos artistas, trazendo esse movimento para Betim”, pontuou a coordenadora da exposição, a artista plástica Fabiana Martini.

A mostra, que é gratuita e aberta ao público, fica no museu até 2 de junho. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo fica na avenida Amazonas, 115, no Centro.

Desafio. Artistas que participam da mostra no museu Paulo Araújo Moreira Gontijo foram convidados a repensar o destino dos materiais que utilizam no dia a dia

Nosso anjo

Minha mãe durante a pandemia estavacom85anos. Na épocaeu eraaúnicadosfilhoscompermissão de entrar na sua casa, resolver os problemas domésticos, ver filmes, falar de política (que ela adora) e de assuntos triviais. Pelo FaceTime e WhatsApp, conversava com o resto da família.

No dia de seu aniversário, a cada presente ou mensagem recebida, ela começava a chorar. Sempre foi assim, basta uma gota de emoção para aquilo se transformar num oceano. E minha mãe sempre foi oceano em tudo: na generosidade, na ternura, na humildade... “Vó, você já ouviu falar nos trabalhadores de luz? Outro dia estava lendo sobre isso e me lembrei de você!”, escreveu minhasobrinha Júlia. “Ostrabalhadoresde luznasceramparacompartilhar a sua luz e trazer mudançasparaoplaneta...Sãopessoas que não ressoam com o mundo moderno, muitas vezes se sentem como almas antigas que vieram aqui, mais uma vez, para ensinar, amar incondicionalmente e ajudar o próximo.

Vó, você é abundância de amor, riso fácil, sensibilidade, altruísmo e delicadeza. Por onde passa, deixa a sua marca no coração das pessoas”. Em poucas palavras, minha sobrinha

conseguiu traduzi-la.

Descubro que, à medida que os anos passam, vamos nos tornando mães de nossas mães: a preocupação com o tombo no tapete, com o horário dos medicamentos, o agasalho nas noites frias, a alimentação saudável... Os telefonemas diários, para saber se está tudo bem e ouvir pela vigésima vez a mesma história, casos quese repetem no decorrer do dia, quando a memória oscila.

Generosa,elasempresepreocupou com os mais humildes.

Foi pelas mãos de minha mãe que, pela primeira vez, ainda criança, adentrei os becos de umafavela.Lembro-medossábados em que ela saía, dia em que distribuía sopão aos mendigos.

Também me lembro das visitas que fazia às casas de acolhimento aos soropositivos, numa época em que a Aids era quase um tabu. Lembro-me de quando os barracos de um aglomerado desmoronaram com a chuva, e ela,mesmocomoavançardaidade, quis me acompanhar.

Só mesmo o milagre da bondade para fazê-la pular uma cerca, em meio a lama e tragédias.

Lembro-me da nossa casa semprecheianosfinaisde semana,commaisde 20pessoas para oalmoço,eelanãoseimportava, estrogonofe com batata-palha

era o prato de domingo. Meus amigos, amigos dos meus irmãos, amigos dos amigos, minha casa era uma festa, e ela, o ponto agregador.

Também me lembro da final da Taça Libertadores, em que da sua casa, na Pampulha, ouvia-se o grito da torcida no Mineirão. Quasemeia-noite,eelanavaranda, com as mãos para o alto, gritando a plenos pulmões: “Eu acredito! Eu acredito!”, quase matando de susto a enfermeira de meu pai.

“Dona Glorinha!!! O que é isso?” E ela respondeu: “É a força da palavra, ela tem uma energia que emana...” E continuou a gritar. “Não sabia que a senhora gostavadefutebol!”,comentoua enfermeira,aindacomcaradeespanto. E ela respondeu: “Não ligo, não, mas a Laurinha está lá, no Mineirão, gritando com a torcida,aíeu gritodaqui”.E,comas

mãos para o alto, continuou seu repertório.

Lembro-me de nossa casa sempre cheia, quase um “asilo” com seus antigos funcionários, queentravam,masnuncasaíam: o motorista Arthur, conosco por mais de 30 anos; a cozinheira Preta, com seu ombro amigo, 40 anosaoladodeminhamãe;ojardineiro Pedro, mais de 30 anos cuidandodenossojardim;aquerida Vera, que chegou mocinha e saiu com quase 70.

A estimada Chica, sempre próxima, que no dia do seu aniversário me enviou a seguinte mensagem gravada: “Laurinha, já mandei um WhatsApp pra ela, essa pessoa maravilhosa, esse anjo que Deus colocou no mundo pra poder ajudar nós. Que mulher maravilhosa! Eu amo ela demais!” completou, com a voz embargada.

E assim é minha mãe! Delica-

Reciclagem. Todas as instalações foram criadas a partir do ‘lixo nosso de cada dia’, propondo uma reflexão sobre nossa relação com o ambiente

deza pura! Alma leve, mantém em sua varanda um altarzinho particular, onde ficam as imagens de Nossa Senhora e de são Francisco, o Evangelho aberto e uma vela de sete dias. Para ela não importa o credo, com tanta fé, sua religião é Deus!

Querida pelos congadeiros, ela os acompanha há mais de 30 anos, ajudando nas festas, se emocionando com a entradadocortejo nacapelaNossa Senhora do Rosário, com seus cantos e tambores, que desde sempre fez questão de nos mostrar.

Adorada pelos mais humildes,pelosmaisesquecidos,pelos que sofrem preconceitos. Adorada pelos filhos, pelos amigos, pelos passarinhos que há anos alimenta da sua varanda...Àsvezesdesconfioqueminha mãe é um anjo!

Cultura 12 |OTEMPO BETIM Betim- 19a25demaio2023
HÉLVIO
“Generosa, ela sempre se preocupou com os mais humildes.
Foi pelas mãos de minha mãe que, pela primeira vez, ainda criança, adentrei os becos de uma favela.”
FOTOS RONALDO SILVEIRA

Arte de rua

‘Skilinho’ sincero está colorindo as ruas da cidade

Conheça a história do autor do grafite

Quem passa pelas ruas e avenidas de Betim certamente já se deparou com o desenho de um esquilo sorridente ao lado de frases afirmativas e sinceras em algum muro por aí. O personagem do Skilinho, que pode ser encontrado em diversas regiões da cidade, está conquistando crianças, jovens e adultos. O artista por trás da obra é João Paulo da Silva, mais conhecido como Skilo. Ele tem 33 anos, mora no Bom Retiro, é casado, pai de uma menina e conheceu o universo do grafite em 2005, quando ainda residia na região do

PTB. Skilo se encantou com os trabalhos do também grafiteiro Fubá e, em 2007, foi trabalhar em uma empresa de comunicação visual, quando se aproximou de Magu.

Os dois artistas abriram as portas para que Skilo se envolvesse e se apaixonasse pelo processo de colorir a cidade. Seus primeiros desenhos foram letras com seu vulgo e o personagem de um macaco, que, na época, fez bastante sucesso com os adultos. Porém, a imagem assustava as crianças, e Skilo decidiu dar uma pausa. Afinal, seu propósito sempre esteve ligado a alcançar os mais jovens, incentivando aqueles que gostam de desenhar a não deixarem o grafite morrer.

Depois de ficar quase cinco anos sem pintar nas ruas, ele percebeu que a arte estava perdendo espaço para o cinza e para as propagandas. Foi quando decidiu desenvolver um novo projeto. Nesse processo, foram vários rascunhos

até que ele conseguisse chegar ao primeiro modelo do Skilinho.

As pessoas têm simpatizado com o personagem, que, com o olhar bem fixo e um sorriso destacado, tem a missão de levar alegria e ânimo para aqueles que estão passando momentos difíceis, por meio das frases, ora reflexivas, ora motivacionais.

Até agora, Skilo já pintou cerca de 20 personagens pelas ruas de Betim e também em Belo Horizonte, Mateus Leme e Juatuba. “Betim já melhorou e evoluiu muito. Alguns ainda confundem grafite com pichação, mas, quando você explica, logo o preconceito cai por terra, e tem muita gente me ligando para grafitar os muros das próprias casas. Isso prova que as pessoas vêm se interessando pela arte de rua, mas precisamos de mais incentivos públicos, oficinas e eventos para atrair novos artistas”, diz Skilo.

Motivação. Skilo criou o personagem para dialogar com crianças e jovens, no intuito de incentivar aqueles que gostam de desenhar à se arriscarem no grafite.

álbum de Big Jota estará disponível em todas as plataformas digitais.

O rapper mineiro Big Jota lança, nesta sexta-feira (19), o álbum “Zênite”. Retratando as

‘Zênite’. Em nove faixas,

artista fala sobre o caminho traçado até alcançar o auge

Rapper Big Jota lança novo álbum

próprias vivências, o artista produziu todas as canções do projeto em seu estúdio, trazendo sua identidade desde os beats até os versos de cada música.

O novo álbum carrega mensagens de superação, vitória e ostentação do rapper, que, atualmente, concilia a carreira musical

com o empreendedorismo.

O nome do disco dialoga com as mensagens trazidas nas canções. Derivado de uma expressão árabe, o termo “zênite” pode ser usado para definir o ponto mais alto do céu.

Para Big Jota, que cresceu e vive em Betim, o atual momento de vida tem

sido o seu auge até aqui, tanto na carreira quanto no pessoal. “Tive uma infância muito difícil e tentava me adequar aos outros. Eu não era ninguém, já fui motivo de piada, mas hoje não passo mais por isso”, relata o artista.

Ao todo, o disco conta com nove faixas e feats

com MC Magrinho, Meff The Killer, WT e Fumaça. “Busquei unir artistas que dialogam com as ruas e já estão na cena há algum tempo com aqueles que estão começando. Todos vieram com ideias muito boas, que casaram com a mensagem do álbum”, destaca.

Betim- 19a25demaio2023 CULTURA OTEMPO BETIM | 13
RONALDO SILVEIRA
Ouça. O novo Dayse Aguiar dayse.aguiar@otempobetim.com.br
DIVULGAÇÃO

Betim recebe circos francês e italiano

Le Cirque e Robatiny Spectacular estreiam nesta sexta-feira (19)

Hoje tem palhaçada? Tem, sim, senhor! E em dose dupla. Nesta sexta-feira (19), dois circos estreiam na cidade.

on Ice”. Os ingressos custam R$ 50 e podem ser comprados pela plataforma Sympla e também na bilheteria local.

O município é o segundo no país a receber a nova atração do circo francês – o primeiro foi Belo Horizonte, no início deste ano. Em território betinense, a lona deve ficar montada até meados de

do Stevan Stevanovich, um dos diretores do

Le Cirque e integrante de uma família com tradição na arte circense desde o século

A fusão da patinação no gelo com o circo acontece por meio da performance de cerca de 40 artistas de oito países diferentes – entre acrobatas, mágicos, trapezistas, músicos, bailarinos e palhaços –todos com passagens por grandes espetáculos e circos internacionais. O espetáculo tem cerca de duas horas de duração.

“É uma atração pra toda a família: desde o bebê até o adulto”, ressalta Stevanovich.

As apresentações acontecem às quartas e sextas-feiras, às 20h, e aos sábados, domin-

gos e feriados em três horários: 16h, 18h e 20h.

Outra tenda

Já o italiano Robatiny Spectacular, também com dois séculos de tradição na arte circense, vai divertir o público no estacionamento do Partage Shopping Betim. Apresentações de malabaristas, trapezistas, acrobatas, palhaços e o famoso globo da morte estão no roteiro. Para alegrar a criançada, a companhia também traz personagens queridos do universo infantil.

As sessões acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, às 20h30, e aos sábados, domingos e feriados, às 16h, às 18h e às 20h30. Os ingressos podem ser comprados no local ou antecipadamente, pela plataforma Gevents.

Teatro.

‘Aventura em Alto Mar’ vem à cidade

O espetáculo infantil “Uma AventuraemAltoMar”,inspirado na animação “Moana”, da Disney, entra em cartaz no teatro municipal, neste domingo (21),às18h.Avendadosingressos ocorre no site Bilheteria Express.com, e a entrada custa R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia).

A montagem, apresentada pela terceira vez em Betim, conta a história de Moana, uma menina que, apesar de

responsabilidades que lhe são atribuídas.

No enredo, sua aldeia sofre uma terrível maldição, que afeta diretamente o solo e o mar de onde ela vive com sua tribo, a Vila Motunui. Com poucos frutos e peixes na aldeia, a destemida filha do chefe resolve atravessar os recifes e salvar suas terras, quando é escolhida pelo mar para ir atrás do semideus Maui, que roubou o coração da terra.

“A montagem é bem iterativa e quase toda narrada com música. O público que for conferir, com certeza, vai se divertir muito”, diz o produ-

14 |OTEMPO BETIM CULTURA Betim- 19a25demaio2023
Musical será no domingo (21) DIVULGAÇÃO Sucesso. Robatiny Spectacular tem apresentações de malabaristas, trapezistas, acrobatas, palhaços e globo da morte
XIX
o século XIX
Tradição. Ambas as companhias atuam desde o século
Tradição. Ambas as companhias atuam desde
FOTOS: DIVULGAÇÃO Fusão. Irmãos Stevanovich uniram a patinação no gelo aos elementos tradicionais do picadeiro Talento. Elenco do Le Cirque tem cerca de 40 artistas de oito países, todos com passagens por grandes shows Dobradinha. Esta é a terceira vez o musical vem a Betim
Betim- 19a25demaio2023 OTEMPO BETIM | 15

Entretenimento

Milton Campos terá Cinema na Cidade na sexta e no sábado

Programa inclui shows, teatro, circo e dança

Da Redação daniele.marzano@otempobetim.com.br O programa Cinema na Cidade, do Instituto Cultural Vale, chega a Betim neste fim de semana – a cidade é a terceira a receber a edição do 2023 do programa audiovisual. A ação ocorre nesta sexta (19) e no sábado (20), na praça Milton Campos, em frente à Casa da Cultura Josephina Bento.

A programação inclui sessões de cinema, shows, espetáculos teatrais e de dança, intervenções circenses e apresentação de mágica. Todas as atividades são gratuitas.

Segundo a coordenadora geraldo Cinema na Cidade, Raquel Hallak, o programa vai circular por dez cidades mi-

neiras até novembro. “Ele foi idealizado para ser uma nova frente regionalizada de cultura, lazer e entretenimento, a fim de gerar integração entre as comunidades e proporcionar o encontro amplo do público com o cinema brasileiro”, pontua. O evento conta com o apoio da Secretaria de Arte e Cultura, que viabilizou a contrapartida artístico-cultural de quatro empreendedores contemplados com a Lei de Incentivo à Cultura Noemi Gontijo: Carla Almeida, José Antônio Nepomuceno, Leonardo Gualberto e Marcia Meira. “É importante reforçar que não estamos empenhando nenhum recurso do município nesseevento.Apoiamosarealização cedendo os espaços públicosefomentandoaparticipação de artistas da cidade e da população. Nosso intuito é difundir a arte e a cultura, firmandoparceriasrelevantesevalorizando sempre nossos talentos locais”, afirma a secretária de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.

Teatro Dell Art também exibirá curta-metragens

Betim terá outro circuito de cinema neste sábado (20). É a Mostra Grande BH, com a exibição gratuita de curtas-metragens. O evento celebra os 50 anos da criação da região metropolitana.

Nacidade,asexibiçõesgratuitasacontecemnoTeatroDellArt(ruaSantosDumont,133,Horto).NaMostrinha,apartirdas16h,serãorodadososcurtas“AMeninaeoMar”,“Cósmica”e“CapitãoTocha”.NaMostra Paralela, a partir das 19h, serão exibidos “Cyntia”, “Ventana”,“TôEsperandoVocêVoltar”,“Reflexo”e “Pequenos Roubos”. Já na Mostra RMBH, também comexibiçãoapartirdas19h,opúblicopoderáver “QueimadoJudas”,“C:\lixeira”,“7GirasPassageiras”e “ControledeTráfego” (Da Redação).

16 |OTEMPO BETIM CULTURA Betim- 19a25demaio2023
Gratuitas. Atividades do Cinema na Cidade são abertas à população
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.