Jornal O Tempo Betim 15.09.2023

Page 1

Sexta no Quintal. Secult lança projeto que levará atrações mensais à Casa da Cultura. Ingressos já podem ser retirados na segunda (18). Página 13

Betim

Pesquisa. Obras de infraestrutura se destacam entre as razões para altos índices de avaliação

Vittorio tem aprovação de 72% após 7 anos de gestão

Esporte e lazer

Administração do prefeito é mais bem-avaliada pela população que as do governador Zema e do presidente Lula

O prefeito Vittorio Medioli (sem partido), que administra o município desde 2017, segue, após quase sete anos à frente da gestão, com altos índices de aprovação por parte dos moradores. Segundo le-

vantamento realizado pelo Instituto CP2, entre 10 e 28 de agosto, Vittorio possui 72,3% de aprovação, maior que as do governador Romeu Zema (Novo) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Do

total de entrevistados – 2.100 pessoas –, 56,1% consideram o governo do prefeito bom ou muito bom; outros 28,3% classificam como regular; e 12,2%, como ruim ou muito ruim. Páginas 4 e 5

APROVAÇÃO DA GESTÃO DE VITTORIO

Como utilizar? Interessados devem retirar autorização na sede do próprio Horto (rua Redelvim Andrade, 300)

Horto Municipal será reaberto à população

Espaço esportivo tradicional de Betim, o Horto Municipal volta a ser aberto para o uso da população a partir deste sábado (16). O local,

que estava sendo usados por alunos do programa Viva o Esporte, recebeu melhorias e câmeras de segurança e, agora, poderá abrir aos fins de se-

mana e feriados mediante o agendamento dos interessados. Autorizações serão fornecidas a pessoas maiores de 16 anos. Página 8

Aprova ou desaprova a gestão de Vittorio Medioli?

72,3%

MEDIOLI APROVA DESAPROVA NS/NR

22,1%

Betim vai à Bienal

Entrevista. Layon Silva explica por que decidiu criar o projeto

Câmara derruba veto do Executivo ao PL que proíbe crianças na Parada LGBTQIAPN+

ApósaCâmararejeitar,naterça(12),ovetodoExecutivo ao projeto de lei que proíbe a participação de crianças e adolescentes em paradas do orgulho

LGBTQIAPN+,overeadorLayonSilva(Patriotas), autor do PL, explica os motivos que o levaram a criaramedida. Página 3

Semana do Trânsito terá simulador e sorteio de bicicletas

Betim terá programação especial na Semana Nacional do Trânsito.

Serão dois dias – 21 e 22 –de atrações gratuitas.

Alguns dos destaques são o simulador de capotamento e o sorteio de bicicletas.

Página 6

5,5%

UBSs vão promover oficinas e palestras na semana

De terça (19) a quinta (21), as 38 UBSs vão promover a Semana da Saúde, com atividades especiais, como rodas de conversas, palestras e oficinas sobre diversos assuntos.

15a21desetembrode2023 AnoXLIX-Número2092--www.otempobetim.com.br
torneio
xadrez. Página 16 ARQUIVO PESSOAL
Xeque-mate. Douglas Samuel é tricampeão do
de
ARQUIVO PESSOAL
EDITORIA DE ARTE / O TEMPO BETIM
Página 7
RONALDO SILVEIRA
Página 14

Vittorio Medioli

vittorio.medioli@otempo.com.br

Fax: (31) 2101-3903

Quando aparece um feriado, agradeço a Deus a possibilidade de me retirar para cuidar de mim, de um descanso, de uma leitura, de uma meditação. Nesses momentos, bons para esfriar as emoções e refletir de forma mais amena, acaba-se por entender situações que fugiam à compreensão.

Leio no portal O Tempo sobre o falecimento, aos 85 anos, do sociólogo italiano Domenico De Masi, criador da expressão “ócio criativo”.

A tese do ócio criativo, ou do ócio inspirador, é uma realidade. Permite realizar análises de si mesmo e das circunstâncias que o frenesi e o barulho dos dias de trabalho nos negam. Provavelmente, como sustentou De Masi, evoluímos mais nos últimos cem anos do que nos milhões que nos antecederam, e, em ritmo acelerado, nos últimos dez anos se realizaram mais mudanças do que nos 50 anteriores. A humanidade enfrenta um momento novo e surpreendente rumo ao desconhecido, à quebra de limites e paradigmas que pareciam inquebrantáveis.

Os valores estão se realinhando e deixando em segun-

Sem medo

do plano os recursos materiais; o que mais emerge são os valores relacionados à inteligência artificial. Até as moedas lastreadas em metais e matérias-primas estão perdendo o passo para moedas digitais e virtuais.

Apesar de mergulhados no egoísmo e no medo que obscurece a compreensão, vivemos uma virada de página; surge a humanidade, que era apenas uma ficção, com consciência de seu envolvimento cósmico, que enxerga além do planeta Terra e cada vez mais para o alto e para o infinito.

Estão ruindo os velhos sistemas com o aparecimento da verdade, a quebra dos dogmas, a revelação de fatos que faziam parte apenas de um imaginário distante. Quebram-se tabus, descortinamse revelações, perdem-se medos, geram-se sentimentos de responsabilidades além da família, do bairro, da cidade ou da nação.

Os desafios ambientais e a preservação do sistema e do equilíbrio global despertam atenções para a responsabilidade com o ambiente. Hoje compreende-se aquele ditado estranho do monge zen:

“Uma folha que cai na floresta da Malásia altera até a rea-

lidade da América”.

A interligação planetária reforça os elos humanitários, que nunca se fizeram sentir no milênio passado. Despertouse em todos os continentes a relevância das escolhas e dos métodos em qualquer ponto do globo. Todos, enfim, estamos a bordo do mesmo “navio”, e qualquer furo no casco coloca em risco de naufrágio todos os ocupantes, mesmo aqueles que viajam na cabine de luxo. E sobretudo deles se exige responsabilidade.

Isso despertará e sensibilizará ainda mais as novas gerações, que como nunca são abastecidas de uma avalanche de informações e levadas a níveis de compreensão eclética até então inimagináveis. Amplia-se a consciência, e ela será preponderante no futuro como nunca foi no passado.

Nas profecias a nova época, que está apenas no começo, seja ela citada como Era do Ouro, ou de Aquário, ou da Sexta Raça, representa o retorno a um estado espiritual mais elevado, de valores imateriais.

Para quem visitou Auroville, no sulda Índia, lá estáo Matrimandir plantado no meio da representaçãoestilizada dagaláxia, sistema pelo qual se or-

Confira o vídeo deste artigo por meio do QRCode

dena não apenas o macrocosmo, como também o microcosmo e as células que aos bilhões formam nosso corpo.

O que valeu até o limiar do novo milênio está destinado a ser superado, o que parecia sólido, como era uma Kodak, pode ser tragado em poucos anos, e novas descobertas deixarão obsoletos setores como o petrolífero, o energético e outros que ditaram lei nos últimos cem anos.

Cabe ao homem descobrir seu potencial ilimitado, além da matéria. Feito à semelhança de Deus, na realidade é ele um deus para o qual não tem limite. Como escreveu há mais de 140 anos H.P. Blavatsky, o infinito é o nosso destino. “Não temas! Sob o hálito do medo enferruja a chave da evolução, e a chave enferrujada já não pode abrir... Quanto mais avançares, mais e mais serão os perigos que cercarão os teus passos. O caminho que segue para adiante é iluminado por uma chama, a luz da audácia ardendo no coração. Quanto mais ousares, mais conseguirás. Quanto mais temeres, mais a luz esmorecerá – e só ela pode te guiar”.

Isso que acontece hoje é para o bem, e o bem atingirá quem não tiver medo das mudanças.

Tempo Bom

Tempo bom para a gestão do prefeito Vittorio Medioli, que, depois de quase sete anos de governo, conta com a aprovação de 72,3% da população, segundo levantamento realizado entre moradores de todas as regiões de Betim pelo Instituto CP2.

Tempo bom para a causa animal, que foi tema de dois projetos aprovados pelos vereadores na plenária desta semana da Câmara. Um, do vereador Alexandre Xeréu (Solidariedade), proíbe adestramentos agressivos em animais. O segundo, dos vereadores Rony Martins (Avante) e Claudinho (PSD), obrigam clínicas veterinárias e afins a comunicarem às autoridades indícios de maus-tratos.

Tempo bom para a saúde e para o trânsito. Nesta semana, a prefeitura e entidades vão promover atividades diversas e gratuitas à população.

Tempo Ruim

Tempo ruim para o homem que ateou fogo à companheira e a matou em outubro de 2022, no bairro Guanabara. Ele foi condenado a 24 anos e nove meses de prisão. O júri popular entendeu que o réu cometeu feminicídio, por motivo fútil, sem dar chance de defesa à vítima.

Tempo ruim para um ladrão de capacetes que vem agindo em Betim. A câmera de segurança de uma loja no Niterói flagrou o momento em que um motociclista furtou o capacete de uma moto na avenida Belo Horizonte, no sábado (9).

quando, no trecho do acidente, um pneu estourou e o incêndio teve início. Ele não ficou ferido.

Tempo ruim para o suicídio, cuja ocorrência é alta em todo o mundo, segundo a OMS. Dados da organização apontam mais de 700 mil por ano. A campanha Setembro Amarelo, que simboliza um mês de ações em todo o país para prevenir o suicídio, também está presente em Betim.

2 |OTEMPO BETIM OPINIÃO Betim- 15a21desetembrode2023
Patrimônio. A serra de Pedra Grande, monumento natural que abriga fauna, flora, nascentes e cavernas na cidade vizinha de Igarapé, recebeu um abraço simbólico no Dia da Independência (7) de moradores e autoridades. O ato teve como objetivo conscientizar sobre a defesa da preservação do patrimônio cultural e paisagístico.
EDIÇÃO: Daniele Marzano Reis REPORTAGEM E REDAÇÃO: Dayse Aguiar, Iêva Tatiana, Lisley Alvarenga e Sara Lira DIAGRAMAÇÃO E ARTES: Kelly Quintiliano Chaves FOTOGRAFIA: Carolina Miranda e Ronaldo Silveira COMERCIAL: Luciana Rodrigues Os artigos assinados não correspondem, necessariamente, à opinião do jornal Rua do Rosário, 182 - Angola - Betim/MG - CEP: 32.604-218 Telefone: (31) 2517-3900 CNPJ: 26.198.515/0002-12 Insc. Estadual: 067.669.993.01-67 Insc. Municipal: 000.052/002.0 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a quinta-feira: 8h às 18h e Sexta: 8h às 17h Cliques da semana FOTOS RONALDO SILVEIRA
Transtorno. Um caminhão com carga de peixes pegou fogo na BR–381, na altura do bairro São João, na segunda (11), gerando engarrafamento por toda a manhã e parte da tarde. O motorista seguia de Santa Catarina pra BH,

Política

REPRODUÇÃO INTERNET

PLs na causa animal

A Câmara aprovou na reunião de terça (12) um projeto que proíbe o adestramento agressivo e outro que obriga clínicas veterinárias e afins a comunicarem autoridades sobre assistência de indícios de maus-tratos.

Entrevista. Layon Silva fala sobre PL que proíbe a presença de crianças na Parada LGBTQIAPN+

‘Esse é um projeto do povo, que, na maioria, é conservador’

Lisley Alvarenga

lisley.alvarenga@otempo.com.br

Por 14 votos favoráveis e dois contra, a Câmara rejeitou, na terça-feira (12), durante reunião do plenário, o veto do prefeito Vittorio Medioli (sem partido) ao projeto de lei (PL) do vereador Layon Silva (Patriotas) que proíbe a participação de crianças e adolescentes em paradas do orgulho LGBTQIAPN+ ou em “qualquer evento público que tenha exibição de cenas eróticas e pornográficas, que incentivem o uso de drogas e a intolerância religiosa”. Com a decisão, o PL retorna ao Executivo para ser promulgado. Caso o prefeito não a faça, a Mesa Diretora terá que promulgá-la.

Depois de analisar o projeto, a Procuradoria-Geral do Município argumentou que a proposta é inconstitucional, visto que apresenta vícios. O município também recebeu duas recomendações de veto ao PL – da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Ambas as instituições alegaram a “inconstitucionalidade formal e material” da proposta.

Já a presidenta do movimento organizado LGBTQIAPN+ de Betim e coordenadora da Rede Gay do Brasil por Minas, Leônidas Ferraz, após ser informada do veto, voltou a reafirmar que o “projeto é inconstitucional” e disse que o movimento “vai tomar as medidas cabíveis”. Em entrevista ao O Tempo Betim, Layon explicou o que o levou a protocolar o projeto.

Layon, o que o motivou o senhor a protocolar esse projeto de lei na Câmara?

Existem vários vídeos circulando pela internet que mostram homens e mulheres em diversas cenas durante paradas LGBT, que erotizam e que

podem ser prejudiciais ao desenvolvimento das nossas crianças. Há até mesmo vídeos de sexo explícito acontecendo durante esses eventos. Com a propagação desses vídeos, centenas de pessoas me procuraram pedindo uma solução para que, em Betim, nossas crianças estivessem resguardadas de consumir conteúdos como esses. Eu apenas atendi ao pedido da população de Betim. Esse projeto não é do Layon. É um projeto do povo, que, em sua maioria, é conservador.

O veto à matéria foi derrubado com 14 votos favoráveis e dois contra. Quatro vereadores não votaram, dois se ausentaram da sessão e o presidente da Casa, Léo Contador (União Brasil), não vota. Como avalia esse resultado? Acredita que a maioria dos vereadores de Betim é conservadora? Não só acredito, como ficou claro na votação. Os vereadores que votaram a favor do projeto mostraramquequerem preservar a essência e os fundamentosdanossa sociedade. Afamília é a base da nossa sociedade, e cada um desses 14 votos foi pela preservação da família, como base sólida e constituinte da nossa sociedade.

Em discurso na tribuna, o senhor afirmou estar atuando para “defender as futuras gerações”. Pode nos esclarecer isso melhor? As crianças não devem sofrer qualquer tipo de doutrinação, seja ela de direita, seja ela de esquerda. A discussão de gênero se tornou uma discussão política, e a defesa da próxima geração (nossas crianças) parte do momento em que não deixamos com que elas sejam usadas como massa de manobra em eventos que são usados por uma militância política. Além disso, o ECA (Estatudo da Criança e do Adoles-

“As crianças não devem sofrer qualquer tipo de doutrinação, seja ela de direita, seja de esquerda. A discussão de gênero se tornou uma discussão política, e a defesa da próxima geração parte do momento em que não deixamos com que elas sejam usadas como massa de manobra.”

cente) deixa claro que é dever de todos a proteção das nossas crianças.

A Procuradoria-Geral do Município, após analisar o projeto, argumentou que a proposta é inconstitucional, visto que apresenta vícios. A pasta ainda argumentou que a proposição apresenta uma visão não inclusiva em relação às pessoas homossexuais, bissexuais, assexuais, intersexuais, transgênero, não-binárias, entre outras, infringindo diretamente um dos preceitos fundamentais mais importantes prezados pela Constituição Federal, que é a dignidade humana. O senhor discorda das argumentações? Eu acredito que a Procuradoria deveria cuidar daquilo que

é técnico. Eles se preocuparam muito com o direito de todos os gêneros, só se esqueceram de preservar o direito das nossas crianças. Na minha mais humilde opinião, quem escreveu esse parecer teve um único intuito: metachar como homofóbico, coisa que não sou.

Garantias como igualdade e liberdade são constitucionais e, portanto, não podem ser violadas. O senhor não avalia que o projeto infringe esses preceitos? Preservar as nossas crianças de receberem qualquer conteúdo que possa doutrinar ou manipular (o pen-

“Centenas de pessoas me procuraram pedindo uma solução para que em Betim nossas crianças estivessem resguardadas de consumir conteúdos como esses (vídeos com supostas cenas eróticas em paradas LGBTQIAPN+). Eu apenas atendi ao pedido da população de Betim. Esse projeto não é do Layon. É um projeto do povo, que, em sua maioria, é conservador.”

samento delas) é garantir a liberdade de cada uma delas.

O município recebeu duas recomendações de veto ao PL: da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Ambas as instituições alegaram a “inconstitucionalidade formal e material” da proposta. O que o senhor tem a dizer sobre isso? As recomendações parecem ter sido escritas por um militante de esquerda. A verdade é que não houve qualquer argumento técnico contundente, apenas uma narrativa que frequentemente é usada pela esquerda.

Mesmo após a promulgação do projeto, entidades e sociedade civil podem entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a proposta. Caso isso aconteça, o que o senhor pretende fazer? Vou defender a vontade do povo de Betim até o último instante. Qualquer um que tentar entrar

Posição. Em discurso na tribuna onde pediu apoio ao veto ao projeto de lei, Layon Silva (Patriotas) negou ser “preconceituoso” e “não inclusivo”

G Layon Silva

vereador pelo Patriotas

com qualquer ação na Justiça contra o projeto agirá como um ditador que não respeita a vontade popular. O projeto foi aprovado por 14 vereadores eleitos pelo povo de Betim, vereadores esses que são os representantes do nosso povo. Se a vontade de um único homem se sobrepõe à vontade de milhares, é nesse momento que a nossa democracia acaba.

O senhor se considera “preconceituoso” e “não inclusivo”? Não. Essa é só mais uma falácia da esquerda, que, na falta de argumentos técnicos para rebater o projeto, ataca a minha integridade e o meu caráter. Tenho diversos amigos e pessoas que trabalham comigo que são homossexuais. Quero que perguntem a eles se sou homofóbico.

Betim- 15a21desetembrode2023 OTEMPO BETIM | 3
Câmara rejeitou veto do Executivo ao texto por 14 votos a 2, e, agora, a proposta do vereador vai se tornar lei municipal
CAROLINA MIRANDA

Instituto. CP2 realizou pesquisa

7anos

APROVAÇÃO DA GESTÃO DE VITTORIO MEDIOLI

Da Redação daniele.marzano@otempo.com.br

Depois de quase sete anos administrando a cidade, Vittorio Medioli mantém altos índices de aprovação e de boa avaliação de sua gestão. De acordo com pesquisa realizada em Betim, entre os dias 10 e 28 de agosto, em todas as dez regiões da cidade, o prefeito possui 72,3% de aprovação. De acordo com Instituto CP2, que realizou o estudo com 2.100 entrevistados de todas as faixas de renda, idade, religião e escolaridade, a grande popularidade do prefeito se mantém, dentro da margem de erro de 2,14% e do nível de segurança de 95%, desde maio de 2020.

Do total de entrevistados, 56,1% consideram o governo de Vittorio Medioli bom ou muito bom; outros 28,3% o consideram regular; e 12,2%, ruim ou muito ruim. Os que não sabem ou não quiseram responder somam 3,3%.

Entre as regiões com maior positividade, ou seja, aquelas que possuem avaliação positiva superior aos 56,7% de média, estão, por ordem, Citrolândia (66,7%), Centro (62,2%) e Alterosas (62,1%). Já as regiões que possuem as menores avaliações positivas da gestão são Icaivera e Petrovale, com 30% e 41,6% das pessoas que consideram a gestão boa ou muito boa, respectivamente.

Com relação à aprovação, cinco das dez regiões administrativas da cidade aprovam Vittorio Medioli acima da média de 72%. No Centro,

Diferença

Razões espontâneas de aprovação da gestão

por exemplo, 80,3% das pessoas aprovam o trabalho do prefeito. Nas regiões Alterosas, Citrolândia, Teresópolis e Imbiruçu esse índice, pela ordem, é de 78,9%, 76,9%, 73,5% e 73,2%. A região que foge à regra é o Icaivera, onde o prefeito possui uma reprovação de 52%, ou seja, mais que a aprovação nesse bairro, que é de 42%.

Os principais motivos para a boa avaliação da gestão de Medioli apontados pela pesquisa são as obras de infraestrutura (25,6%), saúde (24,4%), educação (10,9%) e os atributos de gestão (7,1%) Já os 12,2% da população que desaprovam o governo dizem ter essa percepção por causa da saúde (45,8%), da infraestrutura (15,8%), dos atributos de gestão (11,7%) e da educação (8,6%).

Coordenadora de pesquisas do Instituto CP2 Pesquisas, Audrey Dias afirmou que, mesmo após esses quase sete anos de mandato, o resultado da avaliação popular de Vittorio pode ser considerado excelente. “Mesmo levando em conta os desgastes naturais de dois mandatos e a chegada do fim de sua gestão, ele continua com uma avaliação superior ao padrão. Também há de se considerar os problemas que o governo enfrentou nos últimos meses. Parece que a troca de secretários e as situações envolvendo gestores municipais, inclusive com a demissão de alguns, não impactaram a imagem do prefeito, que se mantém, isoladamente, como a principal liderança política de Betim”, salientou.

Muitoboa/boa RegularRuim/MuitoruimNãosabe/Nãorespondeu

Diferença

2.100 95% 2,14%

4 |OTEMPO BETIM POLÍTICA Betim- 15a21desetembrode2023
EDITORIA DE ARTE / O TEMPO BETIM
72,3% 22,1% 5,5%
APROVA DESAPROVANÃO SABE/NÃO RESPONDEU MUITO BOARUIM/MUITO RUIM REGULARNÃO SABE/NÃO RESPONDEU APROVADESAPROVANÃO SABE/NÃO RESPONDEU Aprova ou desaprova
gestão de Vittorio Medioli?
a
entre as regiões
regiões Imbiruçu Teresópolis Citrolândia Alterosas Centro 80,3%17% 2,7% 3,2% 7,5% 7,4% 6,5% 17,9% 15,6% 19% 20,2% 78,9% 76,9% 73,5% 73,2% Icaivera Petrovale PTB Vianópolis Norte 5,3% 7,3% 8,2% 7,9% 6% 3,4% 0,7% 2,9% 3,6% 3,2% 7,7% 2,8% 1,3% 2% 3% 24% 23,9% 27,8% 32,7% 52% 70,7% 68,8% 63,9% 59,4% 42% Avaliação da administração de Medioli
entre as
28,3% 56,1% 12,2% 3,3% Icaivera Petrovale PTB Vianópolis Imbiruçu Teresópolis Norte Alterosas Centro Citrolândia 66,7%25,2% 11,3% 7,8% 4,8% 12,4% 10,6% 10,4% 17,4% 15,8% 16,8% 33% 29,3% 23,6% 26,7% 31,2% 27,4% 26,6% 34,2% 39,6% 34% 62,2% 62,1% 57,3% 55% 54,5% 53,2% 48,7% 41,6% 30%
METODOLOGIA
nível
é de Infraestrutura Saúde Educação Administração Emprego, mercado e comércio Esporte, cultura e lazer Segurança Atributo de personalidade Transporte e mobilidade Não souberam/não responderam 25,6% 24,4% 10,9% 7,1% 4,5% 4,2% 3,4% 1,1% 1% 17,8% ioli eu uitoruimsabe/Nãorespond At Não so am/n Tran uberam Em R pr apro pro sporte 4% CP2 CONSULTORIA, PESQUISA E PLANEJAMENTO
Foram realizadas entrevistas entre os dias 10 e 28 de agosto. A pesquisa tem um
de confiança de e a margem de erro
Índice do prefeito se mantém o mesmo, dentro da margem de erro, desde maio de 2020
Após
degoverno, Vittorioé aprovado por72%da população

Comparação.

Vittorio Medioli é mais bem avaliado que Lula e Zema

Da Redação daniele.marzano@otempobetim.com.br

A pesquisa realizada pelo Instituto CP2 em Betim também comparou a avaliação da população sobre a gestão do prefeito Vittorio em relação às administrações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre os três níveis de governantes, o município é o que possui a melhor avaliação. Enquanto Vittorio tem uma aprovação de 72,3% dos entrevistados, o governador é

Honestidade do prefeito é um dos atributos mais apontados

Em relação à opinião das pessoas entrevistadas pelo Instituto CP2 sobre a personalidade de Vittorio Medioli, foi realizada uma técnica que estabelece uma hierarquização de todas as citações das pessoas abordadas por meio da chamada “nuvem de palavras”.

Entre as palavras ou frases mais citadas pelos ouvi-

dos, estão “honestidade”, “transparente”, “bem falado” e “tenta fazer o melhor”.

Para obter uma análise mais abrangente da imagem do prefeito de Betim entre os betinenses, o instituto atestou a correlação de 11 atributos de personalidade relevantes para a figura de administrador público com a satisfação em relação à adminis-

tração. O resultado aponta que o prefeito de Betim é visto pela população como alguém que fala com clareza, que usa palavras de fácil entendimento para as pessoas, que inspira confiança, que apresenta alternativas para os serviços prestados e que tem real interesse em resolver os problemas de todos os moradores. (Da Redação)

aprovado por 57,2%, e o presidente Lula, por 51,5%.

Entre os três políticos, Medioli também é o que possui a menor rejeição por parte dos abordados. Ele é reprovado por 22,1% dos que foram entrevistados, enquanto Zema e Lula são rejeitados por 31,8% e 42,3% das pessoas abordadas na sondagem, respectivamente.

Perfil

Ainda de acordo com o levantamento, os segmentos da população betinense que mais aprovam o prefeito Vittorio

são os jovens de 16 a 24 anos, os moradores das regiões Centro, Alterosas e Citrolândia e as pessoas que ganham acima de dois salários mínimos. Já os que aprovam o presidente Lula são as pessoas commais de 60 anos, os moradores das regiões Norte, Icaivera, Citrolândia e Vianópolis e quem ganha dois ou menos de dois salários mínimos. A melhor avaliação de Romeu Zema está entre os entrevistados que ganham mais de cinco salários mínimos e os moradores das regiões Alterosas, Centro e PTB.

Betim- 15a21desetembrode2023 POLÍTICA OTEMPO BETIM | 5
CP2 - CONSULTORIA, PESQUISA E PLANEJAMENTO COMPARATIVO EDITORIA DE ARTE / O TEMPO BETIM Avaliação da gestão de Vittorio em relação às administrações de Zema e Lula Vittorio Medioli Romeu Zema Inácio Lula da Silva 0102030405060 0102030405060 72,3% 57,2% 31,8% 11% 0102030405060 51,5% 42,3% 6,2% 22,1% 5,5%
Entre os três políticos, prefeito também é o que possui a menor rejeição
Em relação ao presidente, Vittorio sai na frente com quase 20 pontos percentuais

Mobilidade urbana

Um trecho de 775 m da avenida Edmeia Mattos Lazzarotti está ganhando uma calçada de 2 m de largura. A previsão é que as obras, iniciadas nesta semana, sejam concluídas em 30 dias.

Programação.

Município celebra Semana Nacional do Trânsito 2023

SEMANA DE TRÂNSITO DE BETIM

Confira a programação que está a caminho do estacionamento do ginásio poliesportivo

8 Simulador de Capotamento

8 Dog Show com cães da Guarda Municipal de Betim

8 Espaço Urbaninho para crianças

Ações

21 de setembro, das 9h às 17h

8 Exposição de publicações educativas do Observatório Nacional de Segurança Viária

8 Distribuição de cartilhas do DER-MG

8 Simulação de efeitos do álcool e drogas na direção, do Sest Senat

8 Busão da Educação para o Trânsito, da PRF

8 Jogo Trilha PRF para crianças

8 Exposição de fotos antigas de praticantes de BMX (em parceria com a Secretaria de Esportes)

8 Simulador de Capotamento

8 Dog Show com cães da Guarda Municipal de Betim

8 Espaço Urbaninho para crianças

22 de setembro, das 9h às 17h

8 Busão da Educação para o Trânsito, da PRF

8 Jogo Trilha PRF para crianças

8 14º Pit Stop - Inspeção veicular preventiva gratuita

8 Doações de sementes de ipês e apresentações

educativas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

8 Bate-papo com grupos de ciclismo e motociclistas

8 Exposição de bicicletas do Vintage Motors Club

8 Exposição de fotos antigas de praticantes de BMX (em parceria com a Secretaria de Esportes)

Regional. Apenas ele estava internado

Motoristadeônibus temaltahospitalar

Lisley

lisley.alvarenga@otempo.com.br

O motorista do ônibus de 39 anos que capotou com os torcedores do Corinthians na BR–381, em 19 de agosto, recebeu alta do Hospital Regional, no último dia 7, e deixou a unidade. O condutor era a úni-

ca vítima que ainda permanecia internada no hospital. O motorista tem a conduta investigada pela Polícia Civil de Minas Gerais. Enquanto estava sendo cuidado pela equipe de saúde, ele se tornou alvo de investigação da corporação.

Ele pode responder pelos crimes de lesão corporal culpo-

Da Redação daniele.marzano@otempobetim.com.br

Celebrada anualmente em todo o país de 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito terá uma programação especial em Betim na quinta (21) e na sexta-feira (22) da semana que vem, das 9h às 17h. As atividades – que são gratuitas – serão realizadas no estacionamento do Ginásio Poliesportivo Divino Ferreira Braga. Neste ano, a ação promovida pela prefeitura tem como tema “Trânsito seguro é vida que segue”.

Os dois dias de atrações –gerenciadas pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) – contarão com a participação de diversas pastas da administração municipal, bem como de entidades e autoridades de trânsito federais e estaduais. Empresas parceiras da causa também estarão presentes oferecendo serviços com atividades educativas, exposições, palestras e atividades interativas.

Um dos destaques da programação será o Simulador

de Capotamento, um veículo sobre um suporte que possibilita que a pessoa vivencie, de forma segura, uma situação de acidente para que ela reflita sobre suas condutas e escolhas no trânsito. Haverá também sorteios de 25 bicicletas, um teste de atenção e o Espaço Urbaninho, com atividades para crianças. Instituições de ensino municipais, estaduais ou privadas interessadas em levar os alunos para participar das atividades podem se inscrever pelo link tinyurl.com/dv549wta.

“Esse evento vem se agregar aos esforços já empreendidos pela gestão e também estimular a educação para que toda a população se conscientize da importância de um trânsito mais seguro para todos, pois isso significa mais cuidado com a vida”, salienta o presidente da Ecos, Wilton Magno Leite.

Ele ressalta que, desde 2017, a prefeitura já executou mais de 300 projetos de sinalização em todas as regiões. No mesmo período, o município teve mais de 65 km de vias asfaltadas, ganhou cinco avenidas sanitárias, além de três viadutos, duas pontes e uma trincheira.

Entre as obras previstas e já anunciadas pela prefeitura está, por exemplo, a Via Icaivera, que vai ampliar a malha viária interligando diferentes regiões e incrementando a mobilidade urbana na cidade.

Paraopeba. Instalação é na Colônia

Placasindicamrota defuganaenchente

Desde o início desta semana, começaram a ser instaladas na Colônia Santa Isabel, na região do Citrolândia, placas com orientações sobre pontos de encontro de segurança em casos de enchentes e alagamentos. A nova sinalização, promovida pela prefeitura, faz parte do conjunto de ações preventivas a danos provocados por períodos chuvosos.

No caso da Colônia, área localizada às margens do Rio Paraopeba e com histórico reincidente em enchentes, as placas estão sendo colocadas ao longo de toda a extensão da mancha de inundação. “A sinalização indica a rota segura em

momento de alerta de chuvas intensas ou em necessidade de evacuação dos imóveis pra que a comunidade possa chegar com calma e em segurança numa área de autossalvamento”, disse a superintendente de Defesa Civil, Suellen Reis. As placas seguem o padrão da Defesa Civil Estadual, conforme a Instrução Técnica 01/2021 e possuem especificidades municipais, como os telefones da Defesa Civil (199/3594-558), da Polícia Militar (190), do Corpo de Bombeiros (193) e do Samu (192). Todas são reflexivas, ou seja, refletem a luz que incide sobre elas. (Da Redação)

sa e homicídio culposo, uma vez que sete corintianos morreram e outros 36 ficaram feridos no acidente. O motorista, além de condutor do ônibus, é o dono da empresa da viagem, quenão tem registro nem autorização para realizar transporte de passageiros interestadual. Além disso, o ônibus da empresa do motorista, usado para fazer a viagem dos corintianos, estava com o tacógrafo vencido havia três anos e tem 31 multas vencidas no sistema de Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). As infrações, juntas, valem R$

4.196,75. Se a investigação decidir por entender o motorista como culpado, a pena a ser aplicada deverá considerar o número de vítimas e de feridos no acidente.

Após a alta dele, a reportagem entrou em contato com a Polícia Civil para saber o andamento do inquérito e sobre quando será o depoimento dele. A corporação declarou que segue investigando o caso, que não divulga agenda de depoimentos e que novas informações serão divulgadas no fimdasinvestigações. (Com Lucas Gomes e Isabela Abalen)

6 |OTEMPO BETIM Betim- 15a21desetembrode2023
Cidade
REPRODUÇÃO INTERNET
Foco. Medida vai auxiliar moradores em eventuais situações de risco EDITORIA DE ARTE / O TEMPO BETIM
FONTE: PREFEITURA DE BETIM
PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO RONALDO SILVEIRA/ARQUIVO Causa. Ônibus teria perdido o freio, segundo relatos de passageiros
Diversas atrações gratuitas serão promovidas nos dias 21 e 22, das 9h às 17h
vão acontecer em frente ao ginásio

Abrangência. Ação acontece de terça (19) a quinta (21), nas 38 Unidades Básicas de Saúde

UBSs terão palestras e oficinas durante a semana

Programação dasaúde inclui aindarodas de conversas e orientações sobre assuntos variados nas salas de espera

Da Redação daniele.marzano@otempobetim.com.br

De terça (19) a quinta-feira (21) da semana que vem, será realizada a Semana da Promoção da Saúde no município. A ação vai abranger as 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e terá uma temática diferente em cada dia: saúde do idoso, saúde da criança e saúde da mulher, respectivamente. Cada UBS terá atividades específicas ao longo do horário de funcionamento – das 7h às 18h. Os usuários podem procurar a sua unidade de referência para participar e conhecer os serviços oferecidos. O objetivo da iniciativa, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é aproximar a população dos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS).

A programação inclui rodas de conversas, palestras, oficinas e orientações em sala de espera que abordarão diversos assuntos, como o Estatuto do Idoso; a saúde da mulher; a prevenção à violência; a saúde sexual e reprodutiva; o uso correto de medicamentos; a alimentação saudável; e a saúde bucal. Os usuários das UBSs também poderão participar de aulas de atividades físicas como dança, ginástica e lian gong (prática corporal oriental). Para as crianças, serão oferecidas brincadeiras e atividades de lazer que estimulam o desenvolvimento motor, sensorial e de habilidades sociais.

“Mais do que tratar os

doentes, a APS tem como função estimular a prevenção de males e a promoção à saúde. No cotidiano das unidades da Atenção Primária à Saúde, são oferecidos serviços que buscam melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da população, incentivando a adoção de hábitos saudáveis e reduzindo os riscos de adoecimento”, destaca a referência técnica da Promoção da Saúde, Anacele de Oliveira.

“Durante a pandemia da Covid-19, foi preciso reduzir as atividades de prevenção e promoção à saúde oferecidas

pelo SUS, concentrando o atendimento no acolhimento aos doentes, o que provocou um afastamento da população das unidades da APS. Com a Semana da Promoção da Saúde, pretendemos reaproximar os usuários dessas atividades, mostrando que as UBSs oferecem muito mais serviços do que apenas o tratamento de doenças”, completa o diretor operacional da Saúde, Nilvan Baeta.

Dia D

Para fechar a semana, no sábado (23), das 9h às 15h, a Secre-

Vacimóvel estará no Paulo Camilo

Neste sábado (16), o VacimóvelvaiestacionarnaEscolaEstadualAntônioAugustoRibeiro para imunizar a comunidadedaregiãodoDistritoIndustrial Paulo Camilo Sul. O atendimento do posto-volante será realizado das 8h às 11h. A instituição de ensino fica na avenida Raimundo Marçal de Melo, 450.

Segundo a Secretaria MunicipaldeSaúde,osimunizantes serão aplicados de acordo comaidadeeoesquemavacinal de cada um. Para ser vacinado,ocidadãodeveapresentar um documento de identificação com foto e o cartão de vacinas,queseráavaliadopelo profissional de saúde para

confirmaranecessidadedorecebimento da(s) dose(s).

Imunizantes ofertados No Vacimóvel, estarão disponíveis as vacinas contra a gripe (influenza) para pessoas com 12 anos ou mais; contra a Covid-19 (bivalente), para a população acima de 18 anos; contra a Covid-19 (monovalente), para crianças de 5 a 11 anos;duplaadulto,queprotege contra a difteria e o tétano, para quem tem 7 anos ou mais;contraoHPVparameninos e meninas de 9 a 14 anos; e contra a meningite (meningocócica ACWY) para adolescentes de 11 a 14 anos. (Da Redação)

taria Municipal de Saúde vai participar do evento Maçonaria em Ação, com o Dia D de Promoção em Saúde. Serão oferecidas aos participantes orientações sobre saúde bucal e kits de escovação. Além disso, eles poderão realizar testes rápidos para sífilis, participar de oficinas sobre aproveitamento de alimentos e alimentação saudável e fazer aulas de dança sênior, lian gong e ginástica. O evento, que é gratuito, vai acontecer no Complexo do Caic, que fica na avenida Nova York, 341, no bairro Capelinha.

Conselheiros tutelares. Relação de locais está disponível no site da prefeitura

Saiba onde votar para eleger conselho

A relação dos locais de votação para a eleição dos novos conselheiros tutelares do município já pode ser conferida pelo site da prefeitura (betim.mg.gov.br/portal/secretarias-paginas/260/conselho-tutelar-de-betim/), na aba “Processo Seletivo para Eleições de Conselheiros Tutelares 2023”. O pleito acontecerá no dia 1° de outubro, das 8h às

Alterosas. Pleito acontece no sábado Conselho de Saúde tem

nova eleição

Neste sábado (16), a prefeitura e o Conselho Municipal de Saúde promovem a segunda chamada para a eleição do Conselho Regional de Saúde do Alterosas. A primeira votação, realizada em 26 de agosto, não obteve quórum suficiente. Por isso, segundo o Executivo, não foi possível eleger novos conselheiros. A segunda votação será na sede daGerência Regional (rua Marquês de Pombal, 205, Jardim Alterosas), das 9h às 10h30. Serão eleitos 16 conselheiros para um mandato de três anos. Podem votar os representantes de cada segmento

que compõe o conselho de saúde. Não é necessária inscrição prévia para participar. Os conselhos regionais têm como função propor, acompanhar e fiscalizar a implementação das políticas públicas para todos os equipamentos de saúde instalados em cada regional administrativa. Eles são compostos por 50% de representantes dos usuários; 25% de representantes dos trabalhadores dos serviçosdesaúde;e 25%derepresentantes da administração, de prestadores de serviços e de instituições formadoras no município. (Da Redação)

17h. A escolha dos representantes é realizada a cada quatro anos em todo o país por meio de votação popular em urna eletrônica.

O voto é facultativo e aberto a todas as pessoas com mais de 16 anos em dia com a Justiça Eleitoral. Para votar, basta apresentar o título de eleitor e um documento com foto. (Da Redação)

Betim- 15a21desetembrode2023 CIDADE OTEMPO BETIM | 7
Programação. Cada UBS terá atividades específicas ao longo do horário de funcionamento (7h às 18h) Atribuição. Conselhos fiscalizam serviços prestados nas regionais Escolha. População acima de 16 anos pode participar do pleito
DE
PREFEITURA
BETIM/DIVULGAÇÃO
PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO
RONALDO SILVEIRA

Lazer. Interessados já podem fazer a reserva das quadras

Horto será reaberto à população a partir deste sábado (16)

Espaço recebeu câmeras de segurança

Um dos espaços esportivos mais tradicionais da cidade, o Horto Municipal passa a ser reaberto para uso da população a partir deste sábado (16). A permissão para uso será sempre aos fins de semana e feriados, das 8h às 18h.

De acordo com a secretária Municipal de Esportes, Érika Brant, o espaço precisou ser fechado durante a pandemia, período em que a prefeitura avaliou e decidiu implementar medidas para evitar depredações e garantir a segurança. Desde então, passou a ser utilizado somente pelos alunos do programa Viva o Esporte. Nesse período, recebeu melhorias, como a instalação de 12 câmeras de segurança. O monitoramento é feito pela Guarda Municipal. “Também contratamos porteiros, além dos guardas patrimoniais, para garantir a segurança de todos”, afirmou.

Como funciona

Para reservar o espaço e poder usufruir de uma das três quadras poliesportivas, o cidadão precisa retirar a autorização na sede do próprio Horto (rua Redelvim Andrade, 300),

de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O solicitante deve ser maior de 16 anos e apresentar um documento.

O autônomo Carlinhos Raul de Souza, de 59 anos, já garantiu o uso do espaço no próximo domingo (17). Ele e os amigos jogam bola no local há cerca de 40 aos e, desde o fechamento durante a pandemia, não se reuniam para a famosa peladinha do fim de semana. “Será nosso primeiro jogo após a pandemia. Estamos chamando a turma de volta e com muita expectativa para poder voltar a usar o Horto”, conta.

“O Horto é um local histórico de prática esportiva e de lazer na nossa cidade. Estamos muito felizes com essa reabertura”, complementa a secretária de Esportes.

TEMPO PET

Diverso. Evento oferece opções de diversão para toda a família

Feira de Mães Empreendedoras

Evento ocorrerá neste sábado (16)

Betim recebe, neste sábado (16), a Feira de Mães Empreendedoras. O evento tem entrada gratuita e ocorrerá no Mais 1 Café do Jardim da Cidade (avenida Edmeia Matos Lazzarotti, 2.384), das 10h às 17h.

A feira é organizada pelo projeto Mães Empreendedoras. “A proposta do projeto e dessa feira é reunir mães que precisaram largar suas carreiras para se dedicar à maternidade”, destaca uma das idealizadoras, Fernanda Albino.

No total, 20 expositores irão vender seus produtos, que vão desde comidas, bebi-

das, produtos e serviços. Também haverá área de lazer para a criançada, com brinquedos como piscina de bolinhas e pula-pula, além de pintura facial e oficina de robótica. “Tudo gratuito para que os pais possam aproveitar enquanto as crianças brincam”, comenta.

Adoção de cães

Também haverá adoção de pets em parceria com a Superintendência de Proteção Animal de Betim (Sepa). Cerca de 20 cães, todos vermifugados, estarão disponíveis para serem adotados. (Sara Lira)

‘Adote um amigo especial’

Campanha por pets chega aos ônibus

Animaizinhos com deficiência costumam esperar muito mais para serem adotados. Para mudar essa realidade, a protetora Silmary Assis, uma das idealizadoras da campanha ‘Adote um amigo especial’, começou a distribuir panfletos em ônibus e nas ruas da cidade com o objetivo de sensibilizar a população sobre a causa.

“Estou entrando nos ôni-

Cadê a Molly?

A família está em busca de notícias desta cadelinha que sumiu no Bom Retiro. Inf.: (31) 97527-1458 ou (31) 99908-0066.

Adote esta bebê

Doce Caramela

Caramela quase morreu atropelada, mas está feliz e forte.Foi vacinadae castrada.Éumdocede2anos. Fone: (31) 99157-6246.

bus e conscientizando as pessoas, falando sobre a adoção. Hoje consegui quatro pessoas que adotaram cachorrinhos”, comemora.

Só na Superintendência de Proteção Animal de Betim (Sepa), cerca de 250 cães e gatos com deficiência estão disponíveis para adoção. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (31) 3531-3660.

8 |OTEMPO BETIM CIDADE Betim- 15a21desetembrode2023
Tradição. Espaço tem três quadras poliesportivas e é tradicional para a prática de esportes e lazer na cidade
DE SEU ANIMALZINHO SUMIU? QUER ADOTAR? PRECISA DAR O SEU PARA ADOÇÃO? Entre em contato com a gente através do e-mail daniele.marzano@otempobetim.com.br ou pelo WhatsApp (31) 9 8340.9150. É preciso enviar foto e texto.
Adoção na Sepa ASuperintendência de Proteção Animal (Sepa), no parque de exposições, tem vários cães e gatos pra adoção. Fone: (31) 3531-3660
RONALDO SILVEIRA Iniciativa. Protetora Silmary distribui material informativo nos ônibus Esta filhotinha foi abandonada no Clube Teuto nesta semana e precisa de um lar. Será vacinada e castrada. Tel.: (31) 99617-9840.
DIVULGAÇÃO
Expectativa. Carlinhos joga bola no local há 40 anos e já fez a reserva CAROLINA MIRANDA RONALDO SILVEIRA
Betim- 15a21desetembrode2023 OTEMPO BETIM | 9

Feminicídio. Júri popular entendeu que ele é culpado pela morte da mulher

Pedreiro que ateou fogo à companheira é condenado

Pena foi de 24 anos e nove meses de prisão

Foi condenado a 24 anos e nove meses de prisão o homem acusado de atear fogo e matar a companheira no bairro Guanabara, em outubro do ano passado. Ao fim de uma audiência que começou na manhã de terça-feira (12) e se encerrou no início da noite, o júri popular entendeu que o réu cometeu um crime baseado no gênero (feminicídio), por motivo fútil, sem dar chance de defesa à vítima e usando fogo, quesitos que pesaram na condenação dele.

O homem de 33 anos, que está preso no Presídio Inspetor José Martinho Drummond, em Ribeirão das Neves, desde o ocorrido, deverá cumprir a pena em regime fechado inicialmente. A possibilidade de recorrer da sentença em liberdade foi negada.

Tanto a família da vítima quanto a do acusado vivem no Estado do Rio de Janeiro e acompanharam o júri por meio de videoconferência. Os advogados de defesa Guilherme Carvalho e Isabela Ketry comentaram a decisão dos sete jurados, bem como a pena estabelecida pela juíza do ca-

No Monte Carmo Detido por roubar bilheteria de parque

so. “Era praticamente esperada essa sentença em patamar elevado, principalmente por ser um homicídio com quatro qualificadoras. Foi uma situação amplamente divulgada pela mídia. Então, teve muita comoção social. Eventualmente, a gente vai discordar de alguma circunstância qualificadora para aumentar um pouco a pena ou diminuir, mas ficou dentro do patamar esperado pela defesa”, afirmou o advogado do réu, adiantando que a defesa vai recorrer. “Já chegamos aqui sabendo da complexidade, mas sempre com a responsabilidadee o profissionalismo para exercer o papel da defesa, e foi o que nós fizemos no plenário. Independentemente do resultado, nós, em todos os momentos, demonstramos a veracidade dos fatos”, completou Isabela.

A reportagem de O Tempo

Betim não conseguiu entrevistar o promotor de Justiça responsável pela acusação.

Relembre o caso

O crime ocorreu em 5 de outubro de 2022, no imóvel em que o casal vivia. De acordo com o boletim de ocorrência, o homem, que é pedreiro, teria negado o crime inicialmente, mas, depois, confessou que teria cometido o feminicídio porque descobriu uma suposta traição da mulher, que estaria grávida de outro. A vítima, de 37 anos, teve cerca de 48% do corpo queimado e chegou a ser internadano Hospital Regional – onde um exame descartou a gravidez –, mas não resistiu.

Guarda.

Pra não ser detido, ele ofereceu pagar pelas peças

Homem é preso por furtar camisas em loja de shopping

A base de operações para o Grupamento de Trânsito da Guarda Municipal no Terminal Rodoviário prendeu, na segun-

da (12), um homem de 48 anos suspeito de furtar blusas de uma loja de departamento do Partage Shopping Betim.

Os guardas foram acionados pelos seguranças e por funcionários do centro de compras para dar apoio à prisão.

O homem foi abordado vestido com a camisa que teria sido furtada da loja e com uma faca que ele utilizaria para cortar os alarmes das peças.

Depois de ser pego, o suspeito levou os guardas até um posto de combustíveis, no bairro Betim Industrial, onde escondeu mais seis camisas em uma caixa de mangueira de incêndio. O suspeito sugeriu aos guardas pagar pelas roupas para ser liberado. (LA)

No Niterói. Ele foi filmado quando parou ao lado do veículo e pegou o acessório

Motoqueiro furta capacete de moto

Lisley Alvarenga

lisley.alvarenga@otempo.com.br

A câmera de segurança de uma drogaria na avenida Belo Horizonte, no bairro Niterói, em Betim, flagrou o momento em que um motoqueiro furtou o capacete de uma motocicleta que estava estacionada na via. O crime aconteceu às 19h46 do último sábado (9). O motoqueiro seguida pela avenida, quando parou ao lado da moto da vítima, pegou o capacete que estava sobre o veículo, e foi embora. Pelas vestimentas dele, mostradas nas imagens, a suspeita é que

ele seja um entregador. A vítima, um motociclista de 27 anos, que pediu para não ter o nome identificado, contou que o furto ocorreu na frente do estabelecimento onde ele trabalha. Ele contou que teve um prejuízo de R$ 700, mas que não registrou o boletim de ocorrência, porque acredita que, mesmo com isso, não conseguiria reaver seu capacete. “Optei por postar o vídeo do criminosos nas redes sociais. Várias pessoas repostaram. Quem sabe assim alguém passe informações de quem cometeu o crime”, disse o motociclista.

A Polícia Militar prendeu, no último domingo (10), um homem de 50 anos suspeito de roubar, com uma réplica de arma de fogo, a bilheteria de um parque de diversões localizado no Monte Carmo Shopping.

Os militares da Cia. Tático Móvel do 33º Batalhão foram informados sobre o assalto via 190. A vítima contou que estava na bilheteria quando foi surpreendida pelo suspeito. O homem roubou mais de R$ 900 da vítima.

O suspeito foi perseguido por populares e agredido por eles. Quando a viatura chegou à avenida Juiz Marco Túlio Isaac, em frente ao shopping, ele estava tentando fugir, mas foi detido.

De acordo com a PM, o suspeito já possui passagens por furto, porte ilegal de arma de fogo, agressão e roubo. O dinheiro roubado foi recuperado, e os policiais encontraram ainda com o suspeito a réplica de arma de fogo usada no crime. (LA)

PMMG/DIVULGAÇÃO

Apreensão. Suspeito foi preso com dinheiro e arma falsa

Violência. Crimes ocorreram em 2021

Dupla é indiciada por assassinatos

A Polícia Civil indiciou dois homens, de 20 e 26 anos, pelos assassinatos de um adolescente de 16 e um jovem de 25, ocorridos em agosto de 2021 em um lava a jato no Vila das Flores. O inquérito foi concluído nessa terça (12).

Segundo a corporação, os homicídios duplamente qualificados (por motivo fútil e sem chance de defesa) foram motivados por uma discussão ocorrida um dia antes em um bar no Angola. O adolescente trabalhava no lava a jato; já a ou-

tra vítima era cliente e foi morta por engano ao ser confundida com o proprietário do estabelecimento. Nenhum dos dois tinha histórico criminal. Já os autores acumulam passagenspor tráfico de drogas, porte ilegal de arma e corrupção de menores.

“As investigações continuam porque um terceiro suspeito, que teria participado da ação, ainda não foi identificado”, pontuou o delegado Otávio Luiz de Carvalho, da Delegacia de Homicídios. (IT)

10 |OTEMPO BETIM CIDADE Betim- 15a21desetembrode2023
REPRODUÇÃO CÂMERA DE SEGURANÇA
Crime. Motociclista não fez BO, mas disse que o prejuízo foi de R$ 700 TJMG/DIVULGAÇÃO Sentença. Homem deverá cumprir a pena em regime fechado e não poderá recorrer em liberdade
RONALDO SILVEIRA/ARQUIVO
Ousadia. Suspeito foi abordado no mall vestido com a peça levada

Vias de Inclusão. Iniciativa será apresentada para empresas

Projeto promove inserção no trabalho

Da Redação

daniele.marzano@otempobetim.com.br

Betim apresenta para empresas da cidade o projeto Vias de Inclusão, que oferece ações em prol da inclusão de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho. O encontro será na terça-feira (19), na sede da Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), que gerencia a realização das oficinas do programa na cidade. O evento vai contar com a presença da secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá.

O projeto prevê o desenvolvimentode atividadesvoltadas para a formação socioemocional e a qualificação profissional de pessoas em situação de

rua,alémdaorganizaçãocoletiva do trabalho, da formação e da gestão de empreendimentos econômicos solidários.

De acordo com a prefeitura, o objetivo da apresentação é sensibilizar as empresas para a oferta de vagas pra população em situação de rua, além de mobilizar a participação do público contemplado.

Na ocasião, também será realizada a entrega simbólica

Mostra Nacional de Feiras de Ciências

Aluna de Betim se destaca em Brasília

A estudante Ingrid Nicole Sousa dos Santos, de 16 anos, da Escola Municipal Aristides José da Silva, no Jardim Teresópolis, representou Betim na 4ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências. O evento ocorreu

nesta semana, na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília (DF). A mostra reuniu 35 projetos de 20 Estados. No evento, Ingrid apresentou o trabalho ‘Bioart: arte e

de vestuário aos participantes do projeto para que tenham roupas adequadas para usar em entrevistas de emprego. Os itens foram doados pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Como funciona

O programa do governo de Minas oferece oficinas gratuitas e têm duração de nove meses. A segunda turma do ciclo-pilo-

BR 262. Trecho vai de Betim a Uberaba

ANTT aprova texto sobre concessão

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, nessa quinta-feira (14), o relatório final da audiência pública que tratou das concessõesdas rodoviasBR–262 (trecho entre Betim e Uberaba, no Triângulo Mineiro) e BR-153 (trecho entre Goiânia-GO, Uberaba e Fronteira, ambas no Triângulo Mineiro).

A decisão deve ser publicada no “Diário Oficial da União” nesta sexta (15). Os documentos agora seguem para aprovação do Ministério dos Transportes e, depois, do Tribunal de Contas da União.

As sugestões feitas durante as audiências públicas foram incluídas nas minutas do edital de concessão e do contrato de serviço. As ideias sugeridas também foram colocadas nos estudos de viabilidade técnica e econômica e no Programa de Exploração da Rodovia. “Só para se ter uma ideia da relevância deste projeto, serão 44,3 km de duplicação, 168 km de faixas adicionais, 4,4 km de vias marginais, além das correções de traçado, melhorias de iluminação em curvas, regularização de acessos, novos pontos de ônibus, entre outros”, detalha o diretor da ANTT Felipe Queiroz, relator do projeto.

to em Betim já está em andamento. A expectativa é atender 60 pessoas por ciclo.

“O programa tem como objetivo alterar a trajetória da população em situação de rua, promovendo formações adequadas para saírem da condição de mendicância, mediante ações de qualificação social e profissional”,explicaosuperintendente de Trabalho, Emprego e Renda, Tarcísio Pimentel.

Novidades. Entre as mudanças estão previstas a duplicação de 44,3 km nos trechos e a criação de 168 km de faixas adicionais

moda sustentável’, desenvolvido em 2022 por ela e mais cinco colegas da escola: Ana Paula Pereira Patrício, Caroline Andrade de Oliveira, Julia Oliveira Candido, Rafaella de Almeida Sousa e Rai Teixeira Vilaça. Sob a orientação do professor de Ciências Marcos Cabral de Melo, elas produziram uma linha de tintas de pigmentos vegetais para pintura em papel e tecido com baixo custo, boa qualidade e ausência de componentes tóxicos.

O trabalho foi destaque na Feira Escolar de Sustentabilidade, Tecnologias e Iniciação Científica (Festic) da escola, e, por isso, foi inscrito em dois eventos: a 23ª Feira da Educação Básica da UFMG Jovem e a 10ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat). Nos dois, conquistou o 1º lugar geral na categoria ensino fundamental, sendo indicado para a Mostra Nacional de Feiras de Ciências. (Da Redação)

Betim- 15a21desetembrode2023 CIDADE OTEMPO BETIM | 11
Bruno Daniel Especial para O Tempo Betim Treinamento. Formação-piloto é realizada desde fevereiro; expectativa é atender 60 pessoas por ciclo PREFEITURA DE BETIM/ DIVULGAÇÃO
ARQUIVO O TEMPO
Destaque. Ingrid e a diretora, Ana Mércia, representaram a escola PREFEITURA DE BETIM/ DIVULGAÇÃO
Em Betim, a ação é realizada pela Seter

Dia D para PCDs

Na quarta-feira (20), a Seter vai promover uma ação com 25 empresas para apresentar oportunidades de trabalho para PCDs. A programação completa está no portal do OTB.

Bio-Hybrid. Plataformas híbridas devem começar a ser produzidas em Betim até 2024, conforme foi informado pela Stellantis

Stellantis investe R$ 8,5 bi no complexo do município

Da Redação

daniele.marzano@otempobetim.com.br

A Stellantis anunciou que, até 2025,vai investir aproximadamente R$ 8,5 bilhões na criação de produtos e sistemas focados no desenvolvimento de tecnologias híbridas e elétricas. Esse será o maior investimento no complexo de Betim. Dessa forma, a empresa mira a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa e a descarbonização da produção. O anúncio foi feito no último sábado (9), durante um encontro da comitiva do governo de Minas que está na Itália com executivos da companhia, proprietária da Fiat e de outras marcas automotivas.

“A Stellantis, por meio da Fiat em Minas Gerais, vai investir pesado em automóveis híbridos, que têm a vantagem de utilizar tanto o nosso etanol quanto a energia elétrica, gerando uma economia muito grande para o uso diário. São mais de R$ 8 bilhões aplicados no desenvolvimento de uma cadeia de fornecedores longa no Estado, com mais de mil prestadores, dando oportunidade de emprego a milhares de mineiros”, avaliou o governador Romeu Zema (Novo) na ocasião.

Motor Bio-Electro

A Stellantis criou o programa Bio-Electro com o objetivo de desenvolver novas tecnologias baseadas na combinação de motores térmicos flexfuel com propulsão elétrica. Esse programa já resultou na família de plataformas híbridas denominadas Bio-Hybrid, que devem começar a ser produzidas em Betim a partir de 2024. São motores elétricos e também supridos com etanol. O vice-presidente da Stellantis, Márcio de Lima Leite, disse que a combinação de motores elétricos com etanol permitirá a transição energética sem prejudicar a cadeia produtiva, que gera milhares de empregos. “O Brasil e, especialmente, Minas Gerais estão em uma situação bastante privilegiada. O país investiu muitonos últimos 50 anos em pesquisa e desenvolvimento voltados para a utilização do etanol. Isso permite ao país uma

Regap. Gestor assumiu em agosto

Novo gerente fala de perspectivas

transição mais suave, com menos impacto na cadeia e beneficiando muito o meio ambiente. O etanol ainda é pouco discutido em relação ao consumidor, mas ele representa uma solução brilhante para o futuro automotivo”, frisou Leite.

O investimento no Estado também foi exaltado pelo diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga. “Desde a sua implantação em Betim, com o apoio da Invest Minas na década de 1970, a trajetória do Grupo Stellantis/Fiat compartilha desafios e evoluções tecnológicas experimentadas pela economia de Minas Gerais nos últimos 50 anos. Agora, não é diferente. O foco do Estado e da companhia converge para a redução das emissões de carbono. São projetos e investimentos que contribuem para a produtividade e a sustentabilidade da nossa economia”, ressaltou o diretor-presidente.

Gabriel Rodrigues

Especial para O Tempo Betim

Oengenheiro e servidor de carreira da Petrobras Edmilson Ferreira dos Santos tomou posse como novo gerente-geral da Refinaria Gabriel Passos (Regap) em agosto último no lugar de Marcos Jeber Jardim, atual gerente executivo da área de refino da Petrobras. A mudança já estava prevista para 2023, segundo a estatal, e também ocorreu em ou-

Pingue pongue

tras refinarias da empresa. À frente da unidade de Betim, Santos é o responsável pela operação de uma das principais fontes de gasolina, diesel e outros derivados do petróleo para Minas Gerais.

Neste ano, a Regap passa por uma parada programada para manutenção que envolve 3.500 trabalhadores e um investimento milionário. Em entrevista exclusiva a O TEMPO, o novo gerente detalhou a sua perspectiva para a refinaria.

Haverá alguma reestruturação na refinaria? Investimentos?

Ainda em 2023, vamos passar pela maior parada programadademanutençãoda última década. Serão envolvidos cerca de 3.500 trabalhadores, mobilizando boa parte dessas pessoas no entornodaunidadeenascidades vizinhas. Serão investidos aproximadamente R$ 500milhõesemserviçosde inspeção e manutenção de diversas unidades.

O processo de venda da Regap foi suspenso em 2022. Ele será retomado? No início de abril, a Petrobras informou ao mercado que vai revisar os processos de desinvestimentos não assinados no âmbito dos ajustes ao planejamento estratégico da companhia.

Economia 12 |OTEMPO BETIM Betim- 15a21desetembrode2023
REPRODUÇÃO INTERNET Mudança. Edmilson dos Santos (centro)na cerimônia de posse
Sustentabilidade. Aporte é destinado ao desenvolvimento de motores de baixa emissão
Valor é o maior empregado na fábrica de Betim e deve ser aplicado até 2025, segundo a companhia
CAIO LEME GONÇALVES/PETROBRAS/DIVULGAÇÃO LÉO LARA/DIVULGAÇÃO FCA

Cultura

INTERNET

Uai-Tchê

O festival de música e gastronomia acontece neste fim de semana em Betim, no Monte Carmo Shopping. Os ingressos, gratuitos e limitados, podem ser retirados no Sympla!

Sexta no Quintal. Banda Velotrol e Jackson Rodrigues são atrações da 1ª edição do projeto

Casa da Cultura volta a ter música e gastronomia

Ingressos podemser retiradosna segunda(18)

tiva propõe um novo formato de atrações culturais mensais na Casa da Cultura Josephina Bento, com mais shows, além de novas propostas gastronômicas e um ambiente intimista e agradável. A retirada de ingressos para o evento começa na próxima segunda-feira (18). Nesta priedição, o co Jackson gues, que um vasto repertórionacional e internacional, e a aclamada banda Velotrol, que tem um setlist recheado de clássicos do rock’n roll, vão comandar o evento. Para os amantes da boa gastronomia, o encontro oferecerá diversas opções de petiscos e porções, além de drinques com e sem álcool, e cervejas ar-

“Sentimos que agora é o momento certo para iniciar novos projetos e

retomar eventos culturais importantes para a nossa cidade. A população merece ter eventos de qualidade e, pensando nisso, surgiu o Sexta no Quintal, que foi inspirado em outros eventos, mas chega com um novo layout. É uma atração que, sem dúvida, vai desempenhar um papel importante em diversos aspectos, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural de Betim. Estamos animados e esperamos que se perpetue por muito tempo”, destaca a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.

Ingresso solidário

Cada ingresso deve ser retirado mediante a doação de 2 quilos de alimento não perecível (ex-

‘Dandô’. Show é nesta sexta em BH

CelsoMorettieDuo Borgestocamjuntos

Lisley Alvarenga lisley.alvarenga@otempo.com.br

Celso Moretti é o anfitrião da edição desta sexta (15) do projeto “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques”, que visa fomentar a cultura popular de raiz com intervenções musicais por todo o Brasil. O músico se apresenta a partir das 20h, no auditório do Sindieletro, que fica na rua Mucuri, 271, no bairro Floresta, em BH. O show terá ainda a apresentação do Duo Borges, formado por Marcelo Borges e seu filho, Diego Borges, de Betim. Morador tradicional da cidade, músico, autodidata, compositor e pioneiro do reggae em Minas, Moretti atualmente é a maior referência do gênero no Estado e figura como um dos artistas mais respeitados de reggae no Brasil.

Dono de uma discografia invejável, ele levou a sua música para além das fronteiras brasileiras, realizando turnês e shows pelo Chile e Ghana, na África. “Essa é a primeira vez que participo desse importante projeto da música mineira e nacional. Vou ter a oportunidade de mostrar um pouco do que tenho feito. Espero que as pessoas que assistirem levem boas memórias”, disse.

Já Marcelo Borges é ator, compositor, poeta e palhaço, e Diego Borges é graduado em música popular. O Duo Borges apresenta sonoridade que mescla música com poesia e letras com melodias autorais, intercalando canto com recitação. Segundo Diego, o show será todo com músicas autorais dele, sendo

algumasjálançadas e outras inéditas. “Vou cantar a minha nova música, que se chama ‘Carta’. E, por se tratar de um duo com meu pai, o show será

uma união de duas artes: a música e poesia. Estou muito feliz de participar desse projeto, em que pela primeira toco só músicas autorais”, salienta Diego Borges. Informações no telefone (31) 97233-0525

Betim- 15a21desetembrode2023 OTEMPO BETIM | 13
REPRODUÇÃO ceto fubá e sal). Será permiti- da Cultura, das 9h às 18h. de para o auxílio de pessoas JACKSON RODRIGUES/DIVULGAÇÃO
HENRIQUE PIMENTEL/DIVULGAÇÃO
FOTOS DIVULGAÇÃO Da casa. Jackson Rodrigues trará o melhor da música nacional e internacional Agito. Banda Velotrol apresentará um repertório recheado de clássicos do rock’n roll Encontro. Celso Moretti, Marcelo Borges e seu filho, Diego Borges, prometem uma noite memorável

Gravando! Clip Project chega à 13ª edição

Projeto incentiva o audiovisual na escola

As obras excêntricas e únicas do cineasta Tim Burton são inspiração para o Clip Project 2023, iniciativa realizada na Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, no Guarujá. O projeto, idealizado há 22 anos pelo professor de inglês Jardel Pedrosa, propõe que alunos do 3º ano do ensino médio realizem diversas atividades durante o ensino da disciplina. A cada ano, um tema é escolhido. “Tudo começou com uma pequena ideia de fazer clipes com os alunos. Depois, contei com a junção da professora de artes, e incluímos dança”, conta.

Só no Amélia, esta já é a 13ª edição do projeto. No total, nove turmas – totalizando cerca de 360 alunos – executaram as atividades do Clip Project. Cada sala escolheu um filme de Tim Burton para trabalhar. Ao longo de quatro meses, eles realizaram diversas tarefas, divididas em quatro principais: uma revista digital sobre a obra escolhida; uma coreografia, a produção de um clipe; e a divulgação do tra-

balho por meio de estratégias de marketing. Tudo é definido por um organograma, e os estudantes devem cumprir as tarefas dentro do prazo.

“Esse projeto também promove a diversidade e a inclusão, pois é uma oportunidade para todos trabalharem. Nenhum aluno fica fora”, comenta Pedrosa.

A aluna Rayssa Vieira, de 18 anos, ficou encantada com a experiência. A sala dela trabalha com o filme O Estranho Mundo de Jack. “Apesar das dificuldades que surgem durante as atividades, foi muito bom cumprir as tarefas, pois nos unimos mais como turma

e aprendemos a trabalhar em grupo e a nos comunicarmos. Além disso, foi enriquecedor conhecer mais sobre a obra de Tim Burton”, relata.

Encerramento

A culminância do projeto será neste sábado (16), em um evento especial a partir das 13h, na própria escola. Durante a tarde, os alunos farão apresentações de dança

Literatura. Poema da escritora foi publicado no projeto

Betinense na Bienal do Livro

lisley.alvarenga@oteempo.com.br

A escritora Fabiane Oliveira foi a única representante de Betim a participar da Bienal do Livro, evento que arrastou mais de 600 mil leitores para o Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, no último dia 2. A betinense teve um poema e um dueto publicados no projeto literário “Se tens um dom, seja!”, idealizado pelo poeta e escritor carioca Bruno Black. A iniciativa teve ainda Zélia Duncan e André Trigueiro participando dos prefácios e orelhas com textos de Dira Paes, Bruna Reis, Milton Cunha e Armando Babaioff.

Segundo Fabiane, nesta edição do projeto, ela e outros 159 artistas do Brasil e do exterior abordaram a temática da reciclagem em seus trabalhos literários. Já em 2021, na

Nomes dos trabalhos baseados nos filmes:

primeira vez que integrou a Bienal, ela publicou textos que falavam sobre a sua história, sua relação com o Salão do Encontro, instituição filantrópica em que já estudou, e a publicou o poema “Chocolate

com Fantasia”. “Fiquei muito honrada de, mais uma vez, ter podido projetar o nome de Betim em âmbito nacional e, ao mesmo tempo, estar com artistas brasileiros e internacionais no projeto”, disse ela.

e dos trabalhos executados. Os jurados que votarão pelos melhores resultados são ex-alunos, que também já participaram do projeto no passado.

ACESSE OS LINKS DOS VÍDEOCLIPES PRODUZIDOS PELOS ALUNOS NO NOSSO PORTAL: www.otempo.com.br/o-tempo-betim.

Lazer. Gratuito, evento será na praça Milton Campos

Domingo tem Arena Cultural

No próximo domingo (17), a praça Milton Campos recebe mais uma edição do projeto Arena Cultural, das 9h às 17h. A iniciativa ocorre todo mês e conta com uma série de atividades gratuitas. Desta vez, o destaque vai para as ações voltadas para a criançada.

Os pequenos poderão se divertir e tirar fotos com a Li-

ga Missionária de Heróis, ouvir histórias com a contadora Nana e brincar no espaço kids.

“Percebemos que muitos adultos levavam crianças, então teremos muitas atrações para elas aproveitarem também”, comentou o idealizador do evento, Álvaro Luiz.

Mas, para os adultos, a programação também está diver-

sa. Além do encontro de carros antigos, haverá feira de artesanato, barracas com venda de alimentos e show com a banda Vodka Beat, que levará sucessos do pop rock. Também está prevista feira de adoção de pets. Nesta edição, será recolhido 1 kg de alimento não perecível para ser doado a crianças com câncer. (Sara Lira)

14 |OTEMPO BETIM CULTURA Betim- 15a21desetembrode2023
1. Wonderland 2. Besouro-Suco 3. The Headless 4. Umpa Lumpa 5. Batfiv5 6. Horror X-mas 7. Peculiar's Home 8. The Scissors 9. Death Love Lisley Alvarenga
ARQUIVO PESSOAL
Multitalento. Fabiane Oliveira é artesã e produtora de chocolates Criançada. Uma das atrações será a Liga Missionária de Heróis, que irá brincar e tirar fotos com os pequenos
DIVULGAÇÃO
Diversidade. Representantes das turmas participantes, com o professor de inglês Jardel Pedrosa, idealizador do projeto
Neste ano, as obras são inspiradas em Tim Burton
CAROLINA MIRANDA

Evento

Monte Carmo recebe Feira do Bebê e Gestante

De 16 a 24 de setembro, o Monte Carmo receberá a Feira do Bebê e Gestante. Com entrada gratuita, o evento

acontecerá de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h, aos sábados, das 10h à 22h, e aos domingos, das 14h às 21h.

Gastronômico São

Joaquim de Bicas em Aromas e Sabores

Betim- 15a21desetembrode2023 OTEMPO BETIM | 15
Sociedade
Z Evento. O chef Leonardo Simim, o secretário adjunto de Esportes, Cultura e Turismo, Henrique Lucas, e o chef Renato Lobato durante o Festival
Adeilson Andrade adeilson.andrade@otempobetim.com.br Contato: (31) 9 9521-9045
J Evento 3. O vereador Matheus Resende e a esposa, Isabela Resende, também prestigiaram o Festival Gastronômico de São Joaquim de Bicas ADEILSON ANDRADE J Parabéns 2. A simpática estudante de administração Vitória Carolina comemorou mais uma primavera no dia 1º de setembro MICHELE MENDONÇA ADEILSON ANDRADE J Niver. Maria Liz comemorou três aninhos no último dia 29, para felicidade da mamãe, Amanda Rosa, e do papai, Dr. Lucas Amaral J Evento 2. Diego Vieira e o chef Reinaldo Mendes (Casa do Rei Bistrô) participaram do festival pela quinta vez consecutiva J Click. Fabrício Lima em recente evento no estacionamento do Ginásio Divino Braga J Parabéns. A belíssima Miss Betim, Rafaela Lara, comemorou mais um ano de vida no último dia 30 J Aniversário. Amanda Diniz Resende soprou velinhas no último dia 3. Na foto, ela com o esposo, Henrique Lott AGÊNCIA PLANTE IDEIAS TULIO BARROS ADEILSON ANDRADE MILLENA LUIZA

Convivência e diversão

Os cerca de 500 alunos idosos atendidos pelo programa Viva o Esporte, da prefeitura, participarão, nesta sexta (15), das 13h às 17h, no Horto Municipal, da Festa da Primavera.

Velocidade. Disputa é dividida em três categorias, sendo uma só com mulheres

Copa Kart reúne quase 70 pilotos na primeira etapa

Realizado pela CDL Betim e por O Tempo Betim, em parceria com o Kartódromo, torneio fomenta comércio e promove troca de experiências

Xeque-mate

Douglas é tricampeão no torneio de xadrez

Lisley Alvarenga lisley.alvarenga@otempo.com.br

A temporada 2023 da Copa CDL O Tempo Betim de Kart começou na última quarta (13). A primeira etapa do torneio, no Kartódromo Internacional de Betim, teve a participação de quase 70 pilotos – sendo 23 mulheres –, distribuídos em três categorias. Outras seis etapas ainda vão acontecer antes da grande final, marcada para 11 de novembro.

Na categoria SuperKart, para os pilotos com experiência e que buscam grandes desafios, o vencedor da primeira bateria foi o piloto Christian Silveira.Os pilotos Rodrigo Rotheia e Brunno Machado ficaram com a segunda e a terceira colocações, respectivamente.

Pela categoria Intermediária, voltada para os amantes da velocidade que já despontam de alguma forma, Rafael Soares foi o campeão da primeira etapa, seguido do vice, Rafael “Tiolas”, e do terceiro colocado, Kaio César.

A vencedora da Feminina, categoria que tem participação exclusiva de mulheres, foi a piloto Nina Falleiros. Ana Camilla Bueno foi a vice-campeã da etapa, e Larissa Lott terminou a classificação geral da categoria em terceiro lugar.

Inscrições

De acordo com a Comissão Especial da CDL Betim, responsável pela formatação da Copa Kart, mesmo tendo já ocorrido

a primeira etapa da Copa, interessados em participar do torneio ainda podem fazer suas inscrições até 20 de setembro. Segundo o regulamento, os dois piores resultados serão descartados para a classificação final. Assim, quem se inscrever depois não será prejudicado na competição.

Reconhecida

Tradicional na cidade, a Copa Kart é uma realização da CDL Betim e do jornal O Tempo Betim. A competição foi criada com o objetivo de fomentar o comércio e criar um ambiente de troca de experiências corporativas na cidade.

O torneio, organizado tecnicamente pelo Kartódromo Internacional, também busca incentivar a prática do esporte há 14 anos. Para participar, os pilotos (homens e mulheres) precisam ter mais de 16 anos. Já menores necessitam da autorização dos pais.

Com regra, todos os pilotos correm as oito etapas e vão acumulando pontos. A melhor e a pior prova de cada competidor são descartadas para se ter um resultado final.

Próximas etapas

2ª etapa: 20 de setembro

3ª etapa: 27 de setembro

4ª etapa: 4 de outubro

5ª etapa: 18 de outubro

6ª etapa: 25 de outubro

Grande final: 11 de novembro

SuperKart. Christian Silveira (centro) venceu, seguido de Rodrigo Rotheia, Brunno Machado, Rogério Ferrum e Reginaldo Silva

Final da Série B é no domingo (17)

Vernópolis e Ferroviário se enfrentam na final do Campeonato Série B, no domingo (17), às 10h, na Arena Vera Cruz.

Dono do melhor ataque da competição,com25golsmarcados, e artilharia de Matheus Henrique (10 gols), o Vernópolis entra em campo em busca do bicampeonato. Ao longo do torneio, o time do bairro Vianópolisteveseisvitóriasetrêsempates. Já oFerroviário, clube do bairroSãoJoãoquedisputaafinal da Série B pela primeira vez, acumula cinco vitórias, três empates e uma derrota.

Neste ano, o tradicional torneio amador, realizado pela Li-

ga de Desportos de Betim, contou com a participação de 40 equipes, teve 1.061 atletas inscritos, 114 jogos realizados e saldo de 355 gols. “O campeonato teve um nível técnico muitobom.O Vernópolisé umtime mais tradicional, que já venceu o torneio em 1994 e que só foi rebaixado pra Série B neste ano. O Ferroviário também teve uma campanha muito boa e participa pela primeira vez da final. Já Teresópolis e Olimpique, mesmo tendo ficado em terceiro e quartos lugares, garantiram vagas para a Série A do ano que vem”, disse o presidente Liga, Beto Santana.

Douglas Samuel, de 35 anos, foi tricampeão do Campeonato de Xadrez de Betim 2023. A final aconteceu na quinta (7), no Partage. Samuel Lucas foi o segundo colocado; Ernando Vieira, o terceiro; e Cássio Maia ficou em quarto lugar. Com a vitória e a vice-liderança, Douglas Samuel e Samuel Lucas estão classificados para a final da competição do ano que vem. Mesmo após ganhar dois títulos consecutivos, Douglas Samuel revelou que não estava confiante na vitória. “Tinham muitos outros jogadores fortes na disputa, mas torneios no xadrez são sempre decididos em detalhes, e, desta vez, eles foram a meu favor”, afirmou o enxadrista, que mora no bairro Duque de Caxias e começou a jogar a modalidade aos 13 anos. (LA)

Esportes 16 |OTEMPO BETIM Betim- 15a21desetembrode2023
PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO
Futebol. Jogo será na Arena Vera Cruz (LA) FOTOS RONALDO SILVEIRA Feminina. A campeã desta fase entre as mulheres foi Nina Falleiros (centro), seguida de Ana Camilla Bueno, Larissa Lott, Stefany Marra e Talita Tavares, em 2º, 3º, 4º e 5º lugares DOUGLAS SAMUEL/DIVULGAÇÃO Experiente. Douglas Samuel começou a jogar xadrez aos 13 anos
disputa a final da Série B pela 1ª vez
Ferroviário. Clube do São João Vernópolis. Time do Vianópolis joga em busca do bicampeonato FOTOS DIVULGAÇÃO Intermediária. Rafael Soares (centro) venceu a etapa da categoria, seguido de Rafael “Tiolas”, Kaio César, Igor Carvalho e Bernardo Salim, que ficaram em 2º, 3º, 4º e 5º lugares
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.