Jornal O Tempo Betim 10.03.2023

Page 1

Reforço. Alunos do 5º ao 9º ano do município receberão livros.

Betim terá Ouvidoria de Betim terá Ouvidoria de Enfrentamento da Enfrentamento da Violência contra a Mulher Violência contra a Mulher

CIM reformado

Passeata vai Passeata vai pedir justiça pedir justiça por morte por morte

Saúde Sexta é dia de mutirão contra a dengue

A prefeitura realiza, nesta sexta (10), um mutirão para combater focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. A ação ocorrerá nas regiões com maior incidência do mosquito. Página 6

Para fortalecer a rede de apoio à mulher vítima de violência, a prefeitura implantará neste mês um canal exclusivo de atendimento a mulheres nessa situação . Em Minas e em Betim, os casos de feminicídio – extremo da violência contra a mulher –, cresceram nos últimos três anos. Autoridades alertam para importância da denúncia. Páginas3e4

Procon Cidadão poderá renegociar dívidas

Naquarta (15),Dia doConsumidor, o Procon de Betim fará uma ação, das 8h às 16h, para intermediar a renegociação de dívidas. O mutirão vai acontecernapraçadoCeabecomadistribuição de senhas. Página 6

Afogamentos

Mortes na lagoa aumentam 400%

A morte de um jovem de 18 anos que se afogou na represa Várzea das Flores, em Betim, no domingo (5), acende o alerta para o aumento dos óbitos no local. Em cinco anos, o número quadruplicou. Página 8

10a16demarçode2023 AnoXLVIII-Número2065--www.otempobetim.com.br
Página 14
esquecido. Empresário
Betim
Circuito cultural. Mostra homenageia a mulher.
Valor
‘resgata’ R$ 4.341,31. Página 11
Página 7 PREFEITURA DE BETIM CAROLINA MIRANDA RONALDO SILVEIRA
Inauguração. A prefeitura entregou, nessa quinta (9), as obras de ampliação do Centro Infantil Municipal (CIM) Criança Esperança, no Bandeirinhas. A unidade ganhou três novas salas de aula, três vestiários, um banheiro e uma sala para depósito. Além disso, o CIM foi equipado com dez novos computadores. Página 7 Uma passeata neste domingo (12) reunirá amigos e familiares da operadora de telemarketing Juliana Carla Ferreira, morta em fevereiro após supostamente ter sido espancada pelo namorado. Página 3
FRED MAGNO
PREFEITURA DE BETIM ARQUIVO PESSOAL

Vittorio Medioli

vittorio.medioli@otempo.com.br

Fax: (31) 2101-3903

Tem gente que vive 80 anos ou mais e não sabe responder a si mesmo o que vale uma vida humana. De onde viemos, o que fazemos e para onde seguiremos... A “Odisseia”, de Homero, representa, metaforicamente, as etapas e provações de um homem e os estágios pelos quais ele precisa passar: lutas, guerras e provações. Tudo isso para cumprir com um “dever” e se preparar para a ascensão.

Os antigos sábios não enxergavam na vida “direitos”, como comumente acontece agora, mas “deveres”, obrigações consigo e com a sociedade, não apenas com seus filhos, descendentes e afins. Para muitos, a motivação de toda uma vida é exclusivamente se enriquecer materialmente, e, já que não sabem nem mesmo gastar os resultados de suas atividades para o bem da sociedade, acumulam dinheiro para os herdeiros.

Raramente quem virá depois deles conseguirá dar continuidade com a mesma vontade e os mesmos sacrifícios, apesar dos registros de filhos que chegam a ultrapassar os resultados de seus pais.

Em sociedades pré-hispânicas, como é o exemplo dos incas, um dos estágios sociais mais elevados da humanidade – como foram também as cidades gregas entre o sétimo e o segundo século antes de Cristo –, preconizava-se uma vida ativa de trabalho e de compromissos até os 49 anos.

Quando na vida se completavam se-

O regresso

te ciclos setenários de existência, passavam a valer outras, e bem diferentes, regras, que, no hinduísmo, chamam-se

“Caminho de Saída”. Bem resumidamente, é quando o homem se exercita para satisfazer suas aspirações materiais e seus desejos de todas as ordens.

A dor do esforço e as múltiplas peripécias não são, entretanto, experimentadas por quem permanece inerte, pois não terá as mesmas oportunidades de avançar. Como o atleta que não se exercita para desenvolver musculatura e habilidade, o homem inerte terá uma estrutura frágil e uma visão prejudicada.

Os enfrentamentos determinados pelo alcance dos desejos representam exercícios. Apesar de não serem muito importantes pelos fins materiais que perseguem, acabam possibilitando um fortalecimento, uma expansão até da consciência, e, por meio das provações, derrotas e vitórias, dilatam a personalidade.

Assim como o aço precisa de vários componentes para se tornar resistente, flexível e inoxidável, os desafios da vida preparam o ser humano para as etapas mais árduas.

O homem inca, aos 49 anos, afastava-se dos deveres, dos trabalhos e se dedicava apenas ao seu lado espiritual, que prevalecia após a morte. Isso, para o hinduísta, é o “Caminho do Regresso”, quando a procura da beatitude pela satisfação dos desejos se transforma em “vontade” de realizar o “bem incondicional” de tudo e da comunidade. Nesse estágio, a sabedoria aprendi-

Destaque da semana

Sobre o aumento dos casos de feminicídio e a importância de denunciar casos de violência contra a mulher.

“É necessário conscientizar sobre a importância da denúncia. A vítima só consegue ser protegida pela lei se busca o serviço.”

Alcione Leão

Psicóloga na Delegacia de Atendimento à Mulher de Betim e no Cream

“A qualquer sinal de agressão, denuncie. Hoje é um empurrão; amanhã, é um soco; depois, pode ser algo mais grave.”

Simone Gonçalves

Escrivã na Delegacia de Atendimento à Mulher de Betim há dez anos

Confira o vídeo deste artigo por meio do QRCode

da se torna “razão”, e o trabalho passa a ser a necessidade de “sacrifício”.

O homem passa, então, a ser movido pela vontade, pela razão e pelo sacrifício, que substituem a beatitude, a sabedoria e o trabalho. Aparentemente, a sabedoria é mais do que razão, mas, nesse estágio avançado, aceita-se o mal como “necessário” à realização do bem, como a dor para fortalecer os músculos do atleta.

O homem, assim, poderosamente iluminado, não vai fazer outra coisa que não o bem, preparando-se para reencontrar quem lhe deu vida. Enquanto o que era pó retornará ao pó.

Conheci a aridez de certos homens e o sofrimento de outros ricos que cansaram de ser ricos, que, no fim de suas vidas, não encontraram a razão de sua labuta e se perguntavam: “Para que serviu tudo isso?”, deparando-se com a cruel realidade de que o capital material não é transferível para outra esfera.

Os grandes mestres de yoga, intérpretes das leis cósmicas e da energia que rege o universo, sustentam que o homem e a mulher fazem parte da unidade de tudo, portanto indestrutível e eterno em seu espírito. A vida, dizem eles, é uma oportunidade de se preparar, esforçar e lutar em causas que se convertam na ampliação da nossa dimensão espiritual.

Por tudo isso, depois de certa idade, é necessário se preparar para o “Regresso”, com o sentimento de “dever cumprido”. Nisso, a matéria é nitidamente um meio, e não um fim.

Tempo bom para o reforço didático que os alunos do 5° ao 9° ano da rede municipal de ensino terão com o Caderno Complemento Pedagógico, material produzido pela Secretaria da Educação para as disciplinas de português e matemática que será entregue aos estudantes a partir desta sexta (10).

Tempo bom para o morador de Betim que precisarenegociar dívidas. Na quarta (15), Dia doConsumidor, o Procon realizaráum mutirão para intermediar arenegociação de dívidas. Na ocasião, uma equipe da CDL também estará à disposição parafazer consultas de nomes negativados no Serasa.

Tempo bom para o combate à dengue. O número de casos confirmados na cidade – 328 – preocupa, e uma equipe da prefeitura percorrerá bairros nesta sexta (10) para vistoriar áreas.

Homenagem. Várias atividades foram realizadas pela prefeitura na quarta (8), em comemoração ao Dia da Mulher. Ao longo do mês, serão ofertadas consultas médicas, exames e palestras. Para participar, basta procurar a UBS mais próxima de casa ou o Centro Integrado de Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc).

Tempo ruim para o aumento dos feminicídios nos últimos anos em Minas e também em Betim. No mês em que se comemora o Dia da Mulher, as autoridades reforçam o alerta sobre a importância das denúncias da violência contra a mulher. Afinal, em alguns casos, o ápice é a morte.

Tempo ruim para as mortes por afogamento na lagoa Várzea das Flores, que cresceram 400% de 2018 para cá. A última registrada aconteceu no domingo (5). A vítima, um jovem de 18 anos, nadava com um amigo e não conseguiu retornar à margem.

Tempo ruim para funcionários e clientes da Clínica Arcata, que fechou as portas das unidades em BH e em Betim. A empresa publicou em seu Instagram dizendo apenas que a odontologia foi um dos setores mais afetados pela crise da Covid-19.

2 |OTEMPO BETIM OPINIÃO Betim- 10a16demarçode2023
Tempo Ruim Tempo Bom
EDIÇÃO: Daniele Marzano Reis REPORTAGEM E REDAÇÃO: Dayse Aguiar, Iêva Tatiana, Lisley Alvarenga e Sara Lira DIAGRAMAÇÃO E ARTES: Kelly Quintiliano Chaves FOTOGRAFIA: Carolina Miranda e Ronaldo Silveira COMERCIAL: Luciana Rodrigues Os artigos assinados não correspondem, necessariamente, à opinião do jornal Rua do Rosário, 182 - Angola - Betim/MG - CEP: 32.604-218 Telefone: (31) 2517-3900 CNPJ: 26.198.515/0002-12 Insc. Estadual: 067.669.993.01-67 Insc. Municipal: 000.052/002.0 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a quinta-feira: 8h às 18h e Sexta: 8h às 17h
RONALDO SILVEIRA

Especial

Chegou a sua vez

Já se pegou pensando que algum assunto daria uma matéria muito legal? Se já, não perca tempo e envie sua sugestão para o e-mail daniele.marzano@otempobetim.com.br.

Alerta. Vítimas de violência devem denunciar para terem segurança da lei e do Estado

Feminicídios crescem, e denúncias podem ser arma contra crime

Em 2022, cinco mulheres foram mortas

A semana foi comemorativa pelo Dia da Mulher, mas um dado triste tiraas flores quea datamerece: o número de feminicídios em Minas Gerais aumentou nos últimos três anos. De acordo com dados da Secretaria Estado de Justiça e Segurança Pública, em 2020, foram 152 mulheres mortas; em 2021, 155; e, em 2022, 170 vítimas. Os dados consolidados de 2023 se referem apenas ao mês de janeiro, que contabilizou 11 mulheres mortas.

Em Betim, o número de casos quintuplicou no mesmo período. Enquanto que, em 2020, foi registrado umcaso, noano seguinte,foram dois e, em 2022, cinco.

Sóem 2023,até a primeira semana de março, duas mulheres já haviam sido vítimas do crime na cidade. Uma delas, de 38 anos, foi assassinadaafacadasnoJardimTeresópolis pelo companheiro após uma discussão. O homem confessou e se en-

tregou em seguida. A outra ocorrência aconteceu no bairro Jardim das Alterosas. A vítima, de 45 anos, foi espancada pelo companheiro e sofreu traumatismo craniano. Ela chegou a ser internada, mas não resistiu aos ferimentos. Atéo fechamentodestaedição, oautor seguia foragido.

Sinais de alerta

O delegado titular da Delegacia de Homicídios de Betim, Otávio Luiz de Carvalho, explica que o feminicídio é uma qualificação do crime de homicídio que ocorre quando o crime é praticado contra a vítima por ela ser do sexo feminino. A pena pode variar de seis a 12 anos. “Vivemos em uma sociedade machista, ainda muito patriarcal. O homem acha que é dono da mulher. É preciso mudar essa cultura, mudar essa realidade”, diz.

Segundo ele, não há pesquisas que mostrem a razão do aumento do crime nos últimos anos. Porém, na avaliação dele, a pandemia pode ter influenciado. “O contato entre o homem e a mulher foi mais intenso. Então, isso pode ter gerado mais atritos”, afirma o delegado.

Os casos de violência contra a mulher são tratados na Delegacia da Mu-

Denúncia traz amparo e justiça

Especialistas afirmam que, ao menor sinal de violência, a mulher deve denunciar. Um grito, um puxão de braço ou um empurrão já são sinais de alerta, que podem evoluir para agressões mais graves. A escrivã da Deam, Simone Gonçalves, ressalta que a mulher não precisa ter medo de procurar ajuda, pois a Justiça atualmente oferece mecanismos de defesa para vítimas, como a medida protetiva. “Nós fazemos o pedido (da medida), e o juiz concede em até 48 horas. Se o agressor descumpre, ele é preso em flagrante”, explica Simone, que está na delegacia há dez anos. As vítimas também contam com apoio psicológico. Segundo a psicóloga

Passeata por justiça

Familiares e amigos de Juliana Tinoco, de 45 anos, que morreu após ser supostamente espancada pelo ex, farão uma passeata no domingo (12) para pedir justiça. A concentração será às 12h, próximo ao hospital da Unimed, no Jardim Alterosas.

lher de Betim (Deam), e os de feminicídio, na Delegacia de Homicídios. O delegado explica que, durante as investigações, é possível perceber que, na maioria dos casos, a vítima de feminicídio já vinha de um relacionamento com histórico de violência. Por isso, ele orienta a sempre denunciar. “Muitas vezes, a mulher fica presa ao relacionamento por questão emocional ou dependência financeira. Ela se sente culpada por aquela a situação de violência, mas não tem culpa. É preciso denunciar”, ressalta Carvalho.

VIOLÊNCIA FÍSICA

Qualquer conduta que ofenda a integridade ou a saúde corporal da mulher, como espancar, apertar os braços, torturar ou causar outros tipos de lesão.

VIOLÊNCIA SEXUAL

É aquela em que o homem obriga a mulher a manter ou participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força. Impedir o uso de contraceptivos ou forçar o aborto também são exemplos dessa violência.

VIOLÊNCIA PATRIMONIAL

Vulnerabilidade. Especialistas afirmam que, na maioria dos casos, a vítima já vinha de um relacionamento violento e conturbado

ENTENDA OS SINAIS

O feminicídio é o ponto mais extremo da violência contra a mulher. Porém, outros cinco tipos de violência servem como sinal de alerta. Conheça quais são:

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA

Atos que causem dano emocional e diminuição da autoestima ou visem controlar ações, comportamentos, crenças e decisões. Exemplos: ameaças, constrangimento, humilhação, isolamento, vigilância constante.

VIOLÊNCIA MORAL

Alcione Leão, que atua na Deam e no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cream), as vítimas recebem orientações. “Muitas não sabem os direitos que têm, e nós as acolhemos e explicamos”, afirma.

É qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos.

É considerada qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria. Exemplos: fazer falsas acusações de traição, expor a vida íntima, rebaixar a mulher por meio de xingamentos; desvalorizar a vítima pelo seu modo de se vestir.

*A violência doméstica pode ser de qualquer uma dessas formas. Ela ocorre em casa, no ambiente doméstico, ou em uma relação de familiaridade ou afetividade, podendo vir do homem ou da mulher.

Betim- 10a16demarçode2023 OTEMPO BETIM | 3
FONTE: INSTITUTO MARIA DA PENHA
RONALDO SILVEIRA

Um salário mínimo

A Câmara Federal aprovou, nessa quinta (9), um projeto de lei que prevê uma pensão especial a filhos e dependentes menores de 18 anos de vítimas de feminicídio. A proposta segue para o Senado.

Contra o assédio, prefeitura criará Ouvidoria da Mulher

G Vittorio Medioli

Prefeito de Betim

Novo órgão será canal exclusivo para mulheres

Da Redação

daniele.marzano@otempobetim.com.br

Em regime de cooperação com outros órgãos competentes instalados no município, será implantada em Betim, ainda neste mês, em que se comemora o Dia da Mulher, a Ouvidoria de Enfrentamento da Violência contraaMulher.Oórgão,vinculadoàSecretariaAdjuntadaOuvidoria, será um canal exclusivo para o atendimento de mulheres que se sintam vítimas de violência. De acordo com o prefeito Vittorio Medioli, todos os casos serão atendidos exclusivamenteporumaequipedeservidoras e serão devidamente encaminhados aos órgãos competentes e à Rede de EnfrentamentodaViolênciacontraaMulher do Município, que tomará as providências necessárias e dará continuidade ao acompanhamento dos casos

O que motivou esta gestão municipal a criar a Ouvidoria da Mulher em Betim? Primeiramente, a violência contra a mulher. Além de uma covardia, essa é, infelizmente, uma prática bastante comum. Muitas mulheres têm receio de denunciar a violência e piorar sua situação, de se expor a retaliações e a outras vinganças. A Ouvidoria da Mulher será apenas para mulheres e tomará todos os cuidados para manter o anonimato e a defesa do real interesse delas. A ideia é pôr um reparo a tanta injustiça que vem acontecendo por aí. É uma forma de estancar esse costume de violên-

cia, de abusos contra a mulher, que, a gente sabe, são muito maiores do que parecem porque elas, por medo, não alardeiam isso.

Como essas denúncias são recebidas hoje na prefeitura e como vão ser as tratativas daqui pra frente? Criada a Ouvidoria da Mulher, o que muda? Nós temos o sentimento de que o que se manifesta através da ouvidoria normal é muito menos daquilo que pode estar acontecendo. E aí fica a dúvida se o ambiente inibe a liberdade e o direito da mulher de denunciar ou não. Uma ouvidoria especializada vai tomar medidas direcionadas exatamente à fragilidade da mulher. Portanto, ela pode ter tranquilidade. Identificada a violência, toda uma série de medidas que visam combater o que ela está sofrendo sem expô-la será toma-

da. Eu já fui presidente do Consórcio das Mulheres e mergulhei nesses problemas, que não são só daqui de Betim, são de toda a região metropolitana, são do Estado, são do Brasil e do mundo. Temos a Delegada Especializada de Atendimento à Mulher, que vai apurar as denúncias. A Ouvidoria vai contribuir com esse trabalho fazendo uma triagem e sugerindo pequenas medidas. Portanto, vai agir em paralelo para tomar a frente de atitudes que são coercitivas ou repressivas da violência que a mulher está sofrendo, mas com todos os cuidados para não agravar a situação dela e dar uma proteção real.

Além da criação da Ouvidoria da Mulher, como a prefeitura vai trabalhar essa cultura do assédio internamente? Será feita uma campanha? Sim. Uma das práticas [contra a mulher] é o assédio. Algumas atitudes fazem parte, digamos, dos costumes, do namoro, da

aproximação. Agora, quando essa aproximação se transforma em uma ameaça, em um ato violento ou constrangedor, aí realmente é assédio. O órgão vai ter o papel de coletar os problemas da mulher em geral, não só da servidora pública. Acreditamos que a presença de uma Ouvidoria já seja inibidora de práticas abu-

serem submetidas ao constrangimento da sua liberdade de escolha, de trabalho, de vida, por um chefe ou por um homem que trabalha perto delas e as constrange ou se vinga indiretamente dispensando-as, rebaixando-as é inadmissível. Temos que eliminar essas práticas, e a melhor forma de reprimi-las é por meio da conscientização. A Ouvidoria da Mulher não poderá fazer tudo, mas fará alguma coisa para evitar problemas e melhorar a vida de muitos seres que são constrangidos, sofrem assédio de ordem moral e sexual. O órgão vai agir com muita discrição, com muito cuidado, com muita maturidade, trabalhando de maneira séria para que possa amparar as pessoas e propor medidas pacificadoras.

sivas. Dentro da prefeitura, tivemos no passado alguns casos que nós eliminamos. Já tomamos muitas medidas no sentido de combater o mal pela raiz.

O senhor é empresário. Percebe diferenças no trato da questão entre empresas privadas e dentro do setor público? Dentro das empresas privadas e do setor público, trabalham homens e mulheres. E também outros gêneros. É preciso salientar que, embora seja muito mais raro, existe o assédio cometido contra o homem. Nós temos todo tipo de possibilidades, em maior ou menor escala. Mas já recebemos denúncias de constrangimento em que foi proposto a uma mulher vantagem ilícita dentro da empresa, dentro do ente público. Isso é inadmissível. Tenho filhas, netas, e não gostaria que nenhuma delas fosse abordada indevidamente. Agora, elas têm toda a liberdade de namorarem, de fazerem o que quiserem. Mas

A prefeitura pretende trabalhar de forma integrada com outras secretarias, por exemplo, para oferecer outro tipo de amparo a essas vítimas, como o psicológico? Isso aí nós já temos. Para as pessoas deprimidas ou afetadas por algumas razões de desequilíbrio emocional, já existe o setor de psiquiatria e de psicologia aqui dentro. Esses meios já existem. Temos que fortalecê-los e deixá-los mais perto do evento, da denúncia, a fim de encontrarmos uma melhoria imediata para aquela pessoa que foi prejudicada, ajudando-a a superar o evento.

Política 4 |OTEMPO BETIM Betim- 10a16demarçode2023
que se sentem vítimas de qualquer tipo de violência
“O órgão terá mulheres atendendo e tomará todos os cuidados pra manter o anonimato.”
“O órgão vai ter o papel de coletar os problemas da mulher em geral, não só da servidora pública.”
ENTREVISTA
PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO
“Será uma forma de estancar esse costume de abusos cometidos contra a mulher.”
REPRODUÇÃO INTERNET

Câncer. Atualmente, pacientes pediátricos precisam ir até BH para serem tratados por lá

Município busca expandir tratamento para crianças

Demanda foi discutida em audiência pública

A implantação do tratamento de crianças com câncer em Betim será tratada pela Secretaria

Municipal de Saúde com o Hospital Evangélico – responsável pelosatendimentosdessaespecialidade na cidade. Atualmente, os pacientes da oncologia pediátrica precisam se deslocar até Belo Horizonte para serem tratados e consultados por especialistas. A proposta foi apresentada pelo secretário CláudioArrudaduranteumaaudiênciapúblicarealizadanatardedessaquarta-feira(8),naCâmara Municipal.

O encontro na sede do Legislativo betinense ocorreu a partir de um requerimento do vereador Professor Wellington (PSC), que preside a Comissão Permanente de Saúde da Casa. “Esse é um gargalo do município, mas saímos daqui com

a sensação de dever cumprido e uma esperança muito grande”, avaliou o parlamentar.

Um dos depoimentos mais emocionantes da audiência foi o da dona de casa Danielle Ferreira dos Santos, moradora da Colônia Santa Isabel. Há quatro anos e meio, ela perdeu a filha, Samara, de 11 anos, para um tumor de Wilms – também conhecido como nefroblastoma, o tipo de tumor renal mais comum na infância.

Em seu relato sobre a luta pela vida da criança, Danielle apontou alguns pontos falhos e pediu mais engajamento na causa, além da empatia dos profissionais que estão na linha de frente. “Mães não têm diploma médico, mas possuem muito conhecimento sobre os seus filhos. Ouçam o que nós temos a dizer”, ressaltou a mãe da Samara.

Cenário em Betim

50 casos

é o total de confirmações da doença em crianças e jovens menores de 18 anos hoje

Cláudio Arruda concordou que é preciso haver mais humanização no Sistema Único de Saúde (SUS) e assumiu o compromisso de buscar soluções para as demandas apresentadas durante as discussões na Câmara. “Profissionais da oncologia pediátrica são difíceis de serem encontrados não apenas em Betim, mas em vários municípios. Vamos iniciar uma conversa

Municipais. Aulas começam a ser ministradas neste mês

Minicursos de qualificação são ofertados a servidores

Nospróximosmeses,osservidoresmunicipaisvãoparticiparde minicursos doPrograma de Formação Integrada da Secretaria Adjunta de Administração. Serão ofertadas três capacitações intensivas,quevãoserministradas na Escola do Servidor, no

Centro Administrativo Papa JoãoPauloII.Asinscriçõesjápodem ser feitas por meio de formulários eletrônicos disponíveis no site da prefeitura: betim.mg.gov.br.

“Oscursosdeformaçãointegrada adequam as competên-

PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO

com o Hospital Evangélico para verificarmos a viabilidade de termos, dentro do mesmo contrato, atendimentos dessa especialidade. Mas precisamos levar essa questão até o prefeito e o procurador geral do município para que sejam avaliados também os impactos financeiro e assistencial”, concluiu o secretário municipal de Saúde.

Balanço

A audiência pública reuniu representantes da sociedade civil, de organizações não governamentais, do Legislativo e do Executivo. Entre eles, um dos idealizadores do projeto assistencial Apadrinhe uma Infância, Anísio Isidoro; a presidente da Organização Regional de Combate ao Câncer (Orcca), Goretti Ássimos; uma

das fundadoras do projeto Una Guerreiras, Raquel Rossi. Segundo o setor de Regulação, Controle e Avaliação do SUS Betim, atualmente há 50 crianças e jovens (menores de 18 anos) com diagnóstico positivo para algum tipo de câncer no município. Somente neste ano, oito crianças morreram em decorrência de complicações da doença.

Mudança. Suellen Reis assume lugar do coronel Walfrido

Superintendência de Defesa Civil está sob novo comando

cias individuais às institucionais e incentivam o desenvolvimento de habilidades. É fundamental o aprimoramento do funcionalismo para o exercício das suas atribuições, que buscam a excelência na prestação deserviçosaos cidadãos”,diz o secretário adjunto de Administração, Vilmar Batista Ribeiro.

O primeiro minicurso, de “Redação Oficial”, será ofertado ainda neste mês em parceria com afaculdadeUNA Betim.

Serão abordadas regras e estratégias para a redação de documentos oficiais do governo municipal. O segundo, previsto para o mês que vem, terá como tema a “Liderança Democrática”. Já o último, “Conectando Mulheres à Sua Essência”, está programado para maio. (Da Redação)

Há exatamente uma semana, a Superintendência de Defesa Civil do município está sob novo comando. A então coordenadora, Suellen Reis, assumiu a função que era desempenhada pelo tenente-coronel Walfrido Lopes, que, por sua vez, foi reconduzido ao cargo de superintendente administrativo da Secretaria Municipal da Educação. A mudança, ocorrida na sexta-feira passada (3), foi publicada na edição dessa segunda (6) do “Órgão Oficial” e já está em vigor.

“Com muita determinação e comprometimento com essa nova jornada, encaro com alegria essa missão. Tenho muita gratidão pela confiança e pelo reconhecimento”, pontuou Suellen. Ela também falou sobre os desafios do cargo. “Man-

teremos o foco na preparação da população para o enfrentamento de situações de anormalidade e continuaremos buscando a capacitação dos agentes da superintendência e dos Núcleos Comunitários de Pro-

teção e Defesa Civil (Nupdecs) quanto à percepção de risco. Queremos aproximar ainda mais Defesa Civil dos cidadãos para criarmos uma cidade cada vez maisbem-preparada”, concluiu. (IT)

Betim- 10a16demarçode2023 POLÍTICA OTEMPO BETIM | 5
Início. Primeiro minicurso
será ofertado ainda no mês de março Função anterior. Suellen Reis era coordenadora da Defesa Civil ALICE CORVEL/PREFEITURA DE BETIM
RONALDO SILVEIRA
Tratativa. Secretário de Saúde Cláudio Arruda assumiu o compromisso de tentar encontrar uma solução

Agita Betim de volta

A temporada 2023 do projeto, que tem como um dos objetivos despertar nas pessoas a prática da atividade física, retornou e está com programação intensa. Para saber mais, acesse: (betim.mg.gov.br)

Contra

dengue.

Mutirão percorre bairros nesta sexta

Objetivo é eliminar focos do Aedes

Um mutirão de combate à dengue será realizado nesta sexta (10) em diversos bairros da cidade. O objetivo é eliminar focos do Aedesaegypti, transmissor da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya. A partir das 8h, agentes vão percorrer áreas com maior infestação, de acordo com dados do último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa). Serão visitadas residências de quarteirões delimitados nas regiões Alterosas,Centro,Citrolândia,Imbiruçu, Norte, PTB, Teresópolis e Vianópolis. Outros pontos críticos também serão foco da ação, como áreas em que houve descarte irregular de entulhos e pneus, além de lotes públicos. Esses locais vão receber equipes do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, da Diretoria de Serviços Ambientais

da Empresa de Construções, Obras,Serviços,Projetos,TransporteseTrânsito(Ecos)edasgerências regionais.

Durantea ação, os agentes e as equipes de limpeza urbana vão percorrer as áreas prioritárias, realizando visita domiciliar, mobilizando os moradores dessas localidades e coletando objetos inservíveis que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito. Todo o material coletado nos imóveis vistoriados será recolhido pelas equipes da Ecos. De acordo com a gerente do

Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, Patrícia de Fátima Araújo, a população tem um papel fundamental no combate à dengue, uma vez que, segundo oLIRAa,96%dosfocosdomosquito estão dentro das residências. “O agente de zoonoses é um facilitador que faz o monitoramento técnico e orienta a população sobre a eliminação dos focosdomosquito,masalimpeza das casas cabe aos moradores,quedevemremoveroutamparrecipientesquepossamacumular água. Todos têm sua responsabilidade, e o morador de-

ve fazer a sua parte”, afirma. Balanço Atualmente, o município está em alerta de epidemia. De 1° de janeiro até essa quinta-feira (9), Betim registrou 419 casos prováveis de dengue (confirmados e em investigação). Isso representa um aumento de 95% comparando com o mesmo período do ano passado, quando a incidência foi de 55 casos confirmados. De acordo com a prefeitura, nas próximas semanas, as demais regionais também serão visitadas.

Oportunidade. Ação será na praça do Ceabe, das 8h às 16h

Procon promove trabalho de renegociação de dívidas

Na próxima quarta-feira (15), data em que se celebra o Dia do Consumidor, a Superintendência de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) vai realizar um mutirão para intermediar a renegociação de dívidas.

A ação acontecerá das 8h às 16h, na praça do Ceabe, com atendimento por ordem de chegada. Podem ser renegociadas dívidas inscritas nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, que incluem empréstimos, contratos, débitos em aberto por compras de produtos, dívidas de cartão de crédito, débitos de consórcios, seguros e serviços; dívidas com concessionárias (água e energia elétrica),

entre outros. “Vamos tentar ajudar o consumidor a reduzir o endividamento. Se não der pra resolver a situação ali, encaminharemos para prosseguir o atendimento na sede”,

destaca a superintendente do Procon Betim, Luana Miranda Guimarães. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3531-1188 / 35126046. (Da Redação)

PREFEITURA DE BETIM/ DIVULGAÇÃO

6 |OTEMPO BETIM Betim- 10a16demarçode2023
Cidade
Alerta. Município já registrou 419 casos de dengue, entre confirmados e sob investigação Da Redação daniele.marzano@otempobetim.com.br Resultados. A última edição, em 2019, realizou 497 atendimentos
a
Agentes vão vistoriar áreas com mais casos
PREFEITURA DE BETIM PREFEITURA DE BETIM

Bandeirinhas. CIM conta agora com três novas salas de aula, três vestiários e um banheiro

Creche atenderá mais 80 crianças após melhorias

Unidade também recebeu dez novos computadores

Mais 80 crianças de 0 a 5 anos poderão ser assistidas no Centro Infantil Municipal (CIM) Criança Esperança, no bairro Bandeirinhas, após as obras de melhoria e ampliação realizadas pela prefeitura e entregues oficialmente nessa quinta (9). As intervenções na unidade de ensino foram viabilizadas por meio de uma contrapartida da iniciativa privada. A área ampliada é de cerca de 163,37 m² e conta com três novas salas de aula; três vestiários, sendo um feminino, um masculino e um para funcionários; um banheiro; e uma sala para depósito.

“Hoje (ontem), foi um dia muito alegre para esta comunidade, que tinha um sonho antigo da ampliação da unidade. Conseguimos ampliar três novas salas, que têm capacidade para atender 80 novas crianças, e reformamos todo o centro infantil. Fizemos sala de informática (com dez novos computadores) para o aluno e para o professor, e adquirimos um mobiliário moderno. As salas são ventiladas,

possuem acessibilidade, oferecendo ao aluno melhor aprendizado, e contam com melhor ambiente de trabalho para os profissionais da educação”, salienta a secretária municipal da Educação.

Moradora do bairro Bandeirinhas, a dona de casa Marlene Gomes Vieira, de 37 anos, aguarda com ansiedade uma vaga na instituição para o filho, Marcos Antônio, de 2 anos. “Espero conseguir uma vaga pra ele aqui. Vai ser muito bom pra mim, assim como para outras mães. As novas instalações ficaram muito bem-feitas”, diz.

A diretora do CIM, Ana Maria Vieira, destacou a importância da reforma da creche: “É uma vitória para o grupo de funcionários e para toda a comunidade escolar do bairro Bandeirinhas. A ampliação nos permitirá aumentar também a nossa capacidade e, assim, poderemos zerar a nossa lista de espera. É muito gratificante ser diretora de uma escola e vê-la sendo ampliada. Estamos muito felizes com essa melhoria”, comemorou. Presente na solenidade de entrega das obras de amplia-

ção, o prefeito Vittorio Medioli lembrou que, desde 2017, a atual gestão já lançou 22 creches, sendo que 12 unidades já foram entregues, e inaugurou várias reformas de centros infantis municipais. “Nas creches de grande porte que lançamos, há mais de 8.000 vagas de tempo integral, e, com as de meio período, chegam a 11 mil novas vagas. Preenchemos a carência que tínhamos, substituímos muitos equipamentos obsoletos e inserimos uma nova relação com as creches conveniadas”, salientou.

Educação. Alunos receberão material pedagógico extra

Rede municipal terá reforço

Os alunos do quinto a nono ano do ensino fundamental da rede municipal de educação vão receber, neste ano, o Caderno Complemento Pedagógico, um reforço didático pla-

nejado e produzido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. O material vai beneficiar mais de 20 mil estudantes.

De graça. Evento acontece nesta terça

Uso de drogas é tema de palestras

Uma capacitação gratuita e aberta à população vai tratar da prevenção e do combate ao uso e ao abuso de álcool e outras drogas. A ação acontece na próxima terça-feira (14), às 8h, no auditório da prefeitura. Os interessados devem retirar os ingressos por meio de um formulário eletrônico disponível no site bit.ly/3ZkO3aC. Todos os participantes receberão certificados.

bre Drogas (Supod). Uma delas, ministrada pelo psicólogo e professor da UFMG Luciano Magno Pinheiro, das 8h às 12h, vai abordar o papel da família no acolhimento e no cuidado dos dependentes químicos. Na sequência, das 14h às 18h, o economista e doutor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Francisco Alves de Queiroz vai abordar a captação de recursos.

“É um material com identidade betinense, pensado nas especificidades pedagógicas do município, que tem como objetivo central melhorar o desempenho dos alunos. É também um instrumento a mais nas mãos dos professores para as intervenções necessárias nos processos de letramento e numeramento, que acabaram prejudicados pelo contexto da pandemia da Covid-19”, afirma a titular da Semed, Marilene Pimenta.

O novo material didático da rede pública será lançado oficialmente pela prefeitura em uma cerimônia marcada para esta sexta-feira (10), às 9h, no Clube Atlético Rodoviário (praça Geni Nair, 40, no Centro). (Da Redação)

Duas palestras serão ministradas durante o evento, promovido pela Superintendência de Políticas Públicas So-

“A prevenção é fundamental para o combate”, diz o titular da Supod, Roberto Rodrigues. (Da Redação)

PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO

Bronquiolite

Cidade tem imunização

Recém-nascidos prematuros, com idade gestacional igual ou menor a 28 semanas, e crianças menores de 2 anos com comprometimento pulmonar e cardiopatia devem ser imunizados com o medicamento injetável palivizumabe. O imunizante, que é indicado para a prevenção de infecções respiratórias, é oferecido pelo SUS Betim. A aplicação ocorre em cinco doses, de fevereiro a julho.

Bivalente Vacinação é ampliada

A vacina bivalente contra a Covid-19 foi ampliada para pessoas com 70 anos ou mais que residem no município. Segundo a prefeitura, a medida foi possível por conta da chegada de um novo lote, com 6.638 doses do imunizante, disponível nas 38 UBSs, das 8h às 16h, e também no Vacimóvel, que segue dando apoio à vacinação, percorrendo Instituições de Longa Permanência para vacinação dos abrigados e dos trabalhadores.

Betim- 10a16demarçode2023 CIDADE OTEMPO BETIM | 7
Capacitação. Público do evento receberá certificado de participação
RONALDO SILVEIRA
Vitória. Com ampliação e melhorias, centro municipal infantil conseguirá zerar a lista de espera por vagas na educação infantil Novo. Caderno Complemento Pedagógico será lançado nesta sexta PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO

Covardia. Agressão ocorreu na quarta, quando se comemorou Dia da Mulher

Mulher leva soco de ex na padaria onde trabalha

Vítima registrou boletim de ocorrência

O Dia da Mulher, na última quarta-feira (8), deveria ser de comemoração, mas, para uma betinense de 32 anos, foi de angústia. Ela foi agredida pelo ex-companheiro dentro do trabalho, em uma lanchonete na região do PTB. Câmeras do circuito interno de segurança registraram a ação. É possível ver quando o homem chega e invade o balcão do estabelecimento. A mulher tenta sair, mas é agredida com socos, tapas e empurrões. Um grupo de cinco pessoas, incluindo alguns homens, assistem à cena, mas demoram a prestar apoio à vítima.

Ela prefere não ser identificada por medo de represálias. Mas, assustada, conta que o relacionamento durou cerca de um ano. “De uns cinco meses pra cá, ele ficou mais agressivo. Me monitorava, me culpava por tudo. Agredia com palavras e fisicamente. Depois me pedia desculpas, chegava até a ajoelhar no chão. Eu nunca havia tido coragem de denunciar”, conta. Cansada, ela decidiu pôr fim ao relacionamento no fim de fevereiro. Desde então, o ex a tem perseguido. “No início, ele ficava atrás querendo voltar. Mas, depois, passou a vir atrás de mim para cobrar dinheiro, pelo que ele gastou com minha alimentação e de meus filhos (que são de ou-

Dois menores Detidos por homicídio

tro relacionamento dela), já que, quando moramos juntos, eu estava desempregada”, relata a vítima.

O homem chegou a ir até a casa onde ela está morando atualmente na última segunda-feira (6) e ligou para ela. Como a mulher não atendeu, ele começou a bater no portão e a gritar dizendo que iria matar a jovem e sua família.

Denúncia

Após as agressões da última quarta-feira, a mulher prestou queixa na Polícia Civil e pediu medida protetiva contra ele, que está foragido desde então. “Eu estou com medo. Quero que ele seja preso e pague pelo que fez. Eu nunca agredi ninguém e nunca passei por isso”, diz ela.

Várzea das Flores. Betim registrou um caso em 2018 contra 5 no ano passado

Mortes por afogamento crescem 400%

Lisley Alvarenga

lisley.alvarenga@otempobetim.com.br

A morte de um jovem de 18 anos, ocorrida no último domingo (5), em Betim, após ele ter se afogar enquanto nadava com um amigo na represa Várzea das Flores, acendeu o alerta para uma triste estatística no município: o número de vítimas desse tipo de tragédia quadruplicou nos últimos cinco anos – em 2018, foi registrado um caso contra cinco em 2022, segundo o Corpo de Bombeiros.

O sargento Vinícius Pereira Ramos salienta que, embora o afogamento pareça ter sua causa simplesmente na falta de ha-

bilidade em nadar, estatísticas apontam que ele també acontece com pessoas que sabem nadar. “Por isso, nunca nade sozinho e, caso faço o consumo de bebida alcoólica, não entre na água. É importante também permanecer próximo à margem e nunca saltar de locais elevados para dentro da água. Orientamos ainda que a pessoa não faça brincadeiras de mau gosto quando estiver dentro d’água, como caldos, trotes e saltos”, alerta.

O afogamento

O amigo do rapaz de 18 anos que morreu afogado contou aos bombeiros que ele e a vítima nadaram em direção

ao fundo da represa, a 40 metros da margem, mas não tiveram resistência física para retornar. Enquanto um conseguiu chegar ao raso com mui-

Contrabando. Item renderia R$ 2,5 mi

520 mil maços de cigarros recolhidos

Dois homens em uma carreta foram presos por transportarem cigarros contrabando nessa quinta (9), no KM 362 da BR–262. Motorista e passageiro disseram ter saído de Maringá (PR) no sentido Contagem.

Ao verificar o baú do caminhão, na primeira parte havia pacotes de papel higiênico,

to esforço, o outro submergiu na água e não foi mais visto. O corpo foi localizado a 7 m de profundidade. (Com Isabela Abalen)

A Polícia Civil apreendeu dois adolescentes em Betim, na quarta (8), por suspeita de envolvimento em um homicídio. Segundo a Civil, a vítima era um jovem de 23 anos, morto a pauladas no bairro Alto Boa Vista, em 25 de fevereiro último. Um terceiro menor, de 12 anos, que não foi localizado, também estaria envolvido. O trio teria cometido o homicídio por conflitos no tráfico de drogas na região.

Teresópolis Executado com 13 tiros

Um jovem de 22 anos foi executado com 13 tiros, na terça (7), no Jardim Teresópolis. Um tio de Gabriel Tavares Mendes da Rocha contou para a polícia que havia conversado com o sobrinho pela manhã, que ele pediu R$ 30 emprestado para pagar uma dívida, mas que não disse para quem devia a quantia. Já o pai disse que o filho tinha envolvimento com o tráfico de drogas. Ninguém foi preso. (LA)

‘Acerto de contas’ Morta no Marimbá

Uma mulher de 32 anos foi assassinada a tiros, e um homem de 44 anos foi baleado por quatro homens encapuzados, na quarta (8), no Marimbá. Os suspeitos desceram de um carro e começaram a atirar em um direção a um bar. O alvo era a moça, e o homem foi atingido por estar “no lugar errado”. A suspeita é que seja um acerto de contas, pois ela tinha passagem por tráfico. (SL)

PRF-MG

mas, ao fundo, estavam diversas caixas de cigarro. No total, foram contabilizados 520 mil maços, todos contrabandeados do Paraguai, que custariam, em média, R$ 2,5 milhões. Os dois foram presos e levados para a Polícia Federal.

A carga foi entregue para a Receita Federal. (Sara Lira)

8 |OTEMPO BETIM CIDADE Betim- 10a16demarçode2023
Várzea. Rapaz morreu no domingo, enquanto nadava com amigo CORPO DE BOMBEIROS DE MG REPRODUÇÃO DE VÍDEO Absurdo. Cenas foram registradas por câmeras do circuito interno de segurança do estabelecimento Tráfico. A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, no domingo (5), na BR–262, mais de 1 tonelada de maconha em um caminhão. O motorista receberia R$ 25 mil para transportar a carga. Crime. Cigarro estava escondido atrás de pacotes de papel higiênico PRF-MG
Betim- 10a16demarçode2023 OTEMPO BETIM | 9

Vila Verde. Famílias dizem que entrarão com uma ação popular contra a Copasa

Conta de água com valor elevado revolta moradores

Cobranças chegam a custar

R$ 4.000

Famíliasdeumcondomínioresidencial de baixa renda no bairro Vila Verde, em Betim, estão revoltados com a cobrança da fatura de água. Segundo eles, nos três últimos meses, em algunscasos,ovalorchegouasaltar de uma média de R$ 50 por mês para, em alguns casos, até R$ 4.000. Os condôminos relatam ainda problemas constantes de vazamento em tubulaçõeseda demorada Copasapara fazer a manutenção.

“Procuramos a Copasa diversas vezes, e eles afirmam queosmoradoresterãoqueprovar que não consumiram essa água. Mandaram a gente cha-

mar um engenheiro para fazer olaudo, mas, infelizmente,morador de baixa renda não tem condições de pagar por isso. Tem famílias aqui que estão deixando de comer para quitar com contas”, revela o servidor público Marcos Antônio Alves, de 42 anos.

Morador do Residencial Vila Verde há dez anos, ele relata que as famílias pretendem entrarcomumaaçãopopularcontra a Copasa. “Queremos pagar, mas o valor justo. Tem famílias aqui com duas pessoas apenasrecebendoumacobrança de R$ 700”, diz Alves.

AdepiladoraLucianadeOliveira Elias, de 42 anos, que vivehátrêsanosnocomplexo,localizado na rua das Rosas, afirma que, quando o morador pede para religar o fornecimento de água, após ele ser cortado porfaltadepagamento,aCopasa não efetua o serviço de formaágil. Eladizaindaqueoproblema do vazamento nas tubulaçõesocorreporcausadapressãoda água usada,queé muito forte. “Nós estamos pagando

Posicionamento

Por meio de nota, a Copasa declarouque,juntocomlideranças locais, vai avaliar ações de parceria para identificar e corrigir vazamentos internos. A companhia informou também que equipes comerciaisestarãonocondomínio para avaliar os casos específicos dos moradores que tiverem alguma situação especial e as alternativas para tratar e negociar os débitos existentes.

hoje aqui duas contas: a do relógio Central, que passa toda a água que vem para o condomínioeérateadoparatodasasfamílias,eodohidrômetroindividual. Qual a finalidade desse relógio Central? Por isso, as contasestãovindoaltíssimas”, denunciaamoradora,queestava acostumada a pagar por mês R$ 60 na fatura e, agora, tem que desembolsar R$ 600. No condomínio, cada apar-

tamento possui ligação própria deáguaeumhidrômetroprincipal, que abastece os 420 apartamentos do residencial.

Técnicaemenfermagem,Ellen Cristina Silva, de 40 anos, afirmaque,emumfimdesemana que teve que fazer plantão,

Denúncia

os filhosficaram sem água após uma tubulação do condomínio estourar. “Chamamos a Copasa diversasvezes.Elesnãosolucionam o problema e continuam a enviar essas faturas exorbitantes”, conta a moradora, que vive há dez anos no condomínio.

“Um dia, cheguei e levei um susto com a conta. Quase não fico em casa. Só me disseram que eu tinha que pagar e pronto. Fora essa água que fica vazando da tubulação e que pode colocar um prédio no chão.”

Antônio Santos Desempregado

“Aqui não tem ninguém que não queira pagar conta. Queremos pagar a conta justa e essa situação resolvida o mais rápido possível. É uma situação indigna viver sem água.”

Luciana de Oliveira Depiladora

TEMPO PET

Procura-se

Eles foram vistos pela última vez, no dia 28 de fevereiro, no bairro Homero Gil. Se tiver informações, ligue: (31) 99497-3361.

DE

Dupla adoção

Estes irmãos são muito grudados e estão em busca de adoção. Ambos foram castrados e saudáveis. Inf.: (31) 99915-5684.

Recompensa-se

Viu este Husky? Ele sumiu na última sexta (3), próximo ao Apoio Mineiro, no Nossa Senhora das Graças. Inf.: (31) 97510-9048.

Pastor-Alemão

EstePastor-Alemãofoiabandonado no Vianópolis, e uma família o acolheu, mas já tem outro cão grande. Contato: (31) 99621-8110

Entre em contato com a gente através do e-mail daniele.marzano@otempobetim.com.br ou pelo WhatsApp (31) 9 8340.9150. É preciso enviar foto e texto.

Um amigo não se compra

Que tal então adotar um animal da Superintendência de Proteção e Bem-Estar Animal (Sepa)? Eles estão vermifugados e adultos. Todos já foram castrados. Mais informações: (31) 3531-3660. A Sepa fica no parque de exposições.

Filhotes

Que tal levar pra casa um destes gatinhos? Eles têm 2 meses, foram vermifugados e têm castração garantida. Inf.: (31) 99768-6970.

Lindezas

Estes lindos gatinhos estão em busca de uma família pra chamar de sua. Eles são saudáveis. Fone (Carina): (31) 99780-9692.

10 |OTEMPO BETIM CIDADE Betim- 10a16demarçode2023
ANIMALZINHO SUMIU? QUER ADOTAR?
FOTOS SEPA/DIVULGAÇÃO
SEU
PRECISA DAR O SEU PARA ADOÇÃO?
FOTOS ARQUIVO PESSOAL
Indignação. Marcos Alves e Nilza Neres reclamam do valor da conta RONALDO SILVEIRA FOTOS RONALDO SILVEIRA

“O desafio de ser mulher, dona de casa, mãe e profissional é intenso, mas manter a atenção no momento presente pode ser um fator determinante para amenizar as cobranças.”

O Tempo Delas

“Precisamos mostrar muito mais atributos para sermos reconhecidas, mas acredito que este é apenas um momento de transição, uma vez que sempre fomos minoria no mercado, e essa realidade está mudando.”

“Com a criação da secretaria de mulheres no sindicato, vamos buscar isonomia salarial e combater todos os tipos de assédio às mulheres, tão comuns no chão de fábrica.”

Afinal, o que querem as mulheres betinenses?

“Enquanto mulheres, somos boas em olhar pro outro. Eu sou a líder que cobra resultados, que tem pulso firme, mas que também acolhe. Se eu não for motivadora, não vou a lugar nenhum.”

“Vejo um crescimento muito grande de mulheres no setor metalúrgico, mas continua sendo um ambiente muito difícil pra principalmente quando temos filhos.”

Nos últimos dias, os leitores e seguidores do #OTB puderam acompanhar, nas redes sociais, o projeto O TEMPO Delas: uma série de conteúdos especiais em vídeos sobre mulheres betinenses reais, que compartilharam suas histórias de luta, de desafios, mas também de dedicação e muita garra. Entre as pautas abordadas estavam liderança no mercado de trabalho, os desafios de conciliar a carreira profissional com a vida pessoal, principalmente quando se tem filhos, além de explorar um pouco mais o universo das mulhe-

res que atuam em um mercado majoritariamente masculino.

Entre as parceiras que compartilham suas histórias estão a médica biohacker e integrativa Nilva Pelegrino, as empresárias e irmãs Elen Araújo e Keila Araújo, que estão à frente da Vicente Araújo, a publicitária Sheila Saraiva, da Lis Comunicação, e representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região.

Mais do que uma celebração no Mês da Mulher, essa foi uma ação pensada para o reconhecimento e a valorização da força feminina.

“Penso que tudo que nos faz sair da zona de conforto também nos faz superar, e esse movimento é importante para nossa evolução. No fim, dá tudo certo e é muito gratificante.”

Valor a receber. Em três dias, Banco Central liberou R$ 228 milhões

Morador de Betim descobre mais de R$ 4.000 ‘esquecidos em banco’

Lisley Alvarenga

lisley.alvarenga@otempo.com.br

A reabertura da consulta do sistema de valores a receber do Banco Central reacendeu a esperança de muitos brasileiros de encontrarem uma “bolada” esquecida em financeiras, consórcios e outras instituições. Para maioria da população, essa busca, contudo, se tornou uma decepção – grande parte consegue reaver menos de R$ 10. Mas, para um morador do bairro Espírito Santo, em Betim, ela virou uma grande comemoração: Samuel Mendes, de 39 anos, descobriu que tinha R$ 4.341,31 a restituir.

“Estava conversando com ami-

gos em um grupo do WhatsApp, esperado na fila de uma imobiliária, quando eles falaram sobre a consulta. Resolvi verificar, de forma despretensiosa, porque, no ano passado, quando foi liberado o resgate, eu só tinha R$ 1,91. Fiquei na fila de espera aguardando pra checar e, quando chegou a minha vez, tive essa grande surpresa. Fiquei feliz, afinal, qualquer hora que o dinheiro vem é boa”, conta Mendes.

Empresário na área de consultoria e desenvolvimento de software, o betinense revela que o montante é fruto de um consórcio de motocicleta que ele havia comprado e desistido havia mais de seis anos. Ele brinca que já tem a finalidade certa

para aplicar o valor que recebeu de forma inesperada: “Vou convidar a minha sogra para comer um cachorro-quente e, o restante, vou investir na reabertura do escritório presencial da minha empresa”, brinca.

Balanço Em três dias, o sistema de valores a receber do Banco Central liberou mais de R$ 228 milhões a 3,461 milhões de pessoas.

A liberação dos montantes pode ser feita a qualquer momento, no site valoresareceber.bcb.gov.br. A consulta é feita com CPF e data de nascimento, para pessoas físicas, ou com CNPJ e data de abertura da empresa, para pessoas jurídicas.

Betim- 10a16demarçode2023 CIDADE OTEMPO BETIM | 11
Projeto do #OTB reuniu parceiras para falar sobre os desafios tanto na vida pessoal quanto na trajetória profissional
FOTOS: CAOLINA MIRANDA CAROLINA MIRANDA Há anos. Samuel Mendes conta que valor é fruto de consórcio de moto do qual desistiu Dra.Nilva Pelegrino Médica biohacker Keila Araújo Empresária Elen Araújo Empresária Jaqueline Campos Metalúrgica Sheila Saraiva Publicitária Adrilene Lima Metalúrgica

Parceria fará mais de mil ligações de água e esgoto

linhas de recalque – um conjunto de tubulações que bombeia o esgoto para uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE), que também está sendo construída no local.

Da Redação daniele.marzano@otempobetim.com.br

Ainda neste ano, quem usa cisterna em Betim, como ocorre embairrosnovos ouna zona rural, poderá abandonar esse sistema e ligar sua rede à Copasa. Quem garante é a Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), que está fiscalizando intervenções de saneamento feitas pela Copasa em alguns bairros de Betim, como Marimbá, São João e Marmeleiros, desde janeiro.

De acordo com o órgão municipal, são ampliações e melhorias nas redes de esgoto e nainfraestruturanecessáriaparaofornecimento deágua potável aos moradores. As obras sãofrutodocontrato deconcessão entre o município e a Copasa. O prazo para a entrega dessas obras é de até oito meses.

Segundo a prefeitura, no Marmeleiros estão sendo construídos mais de 350 m de rede coletora de esgoto e 700 m de

No São João, as redes coletoras já foram construídas, com mais de 760 m de interceptores instalados. Os próximos passos incluem uma ligação desse sistema de esgotamento, passando sob o contorno rodoviário da 381 até a rede coletora que existe do outro lado, seguindo até a estação de tratamento mais próxima.

Para o Marimbá, está prevista a construção de 550 m de rede coletora de esgoto e mais de 1,2 mil m de linha de recalque. Uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) está sendo instalada às margens da rodovia MG–060 e vai atender a 90% do bairro.

Ao todo, mais de mil ligações de água e esgoto devem ser realizadas em Betim até o fim de 2023. “Quando finalizadas, as obras permitirão à população ligar os seus esgotos na rede da Copasa e abandonar o uso de cisternas, como ocorre em bairros novos e na zona rural”, afirma a presidente da Ecos, Marinésia Makatsuru.Existemobrasdesaneamento que são executadas por meio de contrato com a Copasa, e a Ecos, por sua vez, realiza

o acompanhamento e cobra a entregaparagarantir queo município tenha um saneamento adequado, refletindo diretamente na melhoria da qualidade de vida da população”, explica a presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos).

Entre as intervenções que

estão em fase de planejamento e execução para os próximos meses está a substituição da rede de esgoto no cruzamento da avenida Edmeia Matos Lazzarotti com a avenida Porto Alegre, por uma rede mais larga, que irá aumentar a capacidade de vazão da rede de esgoto de 150 mm para 300 mm de diâmetro.

Ressocialização. Presidiários de São Joaquim de Bicas têm remição de pena

Detentos trabalham em obras

Gabriel Rezende Especial para O Tempo Betim

Obras em Betim e manutenção de espaços públicos na cidade vizinha de Igarapé contam como trabalho de aproximadamente 60 detentos do presídio de São Joaquim de Bicas II. O exemplo de ressocialização foi compartilhado pelo governo de Minas.

Comos trabalhos, que ocorrem de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 7h às 8h, os detentos têm direito à remição de pena — para cada três dias de trabalho, um a menos na condenação. Em Betim, eles recebem três quartos do salário mínimo. Em Igarapé, o trabalho é voluntário.

Segundo o governo, são

Clínica encerra suas atividades

Nubya Oliveira e Raquel Penaforte

presidiários em regime semiaberto que receberam autorização judicial para atividades externas. Iniciada em janeiro, a iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com as prefeituras.

Uma das obras de destaque em Betim é a construção de uma escola no Sítio Poções. Oedifício terá doispavimentos e mais de 5.000 metros quadrados de área construída. Trabalham na construção 20 presos, e ainda há mais 30 distribuídos na edificação de duas unidades básicas de saúde, uma creche e outras obras. Em Igarapé, 14 detentos cuidam da manutenção de jardins, ruas, praças, prédios públicos e do cemitério da cidade.

Clientese funcionáriosda Arcata, clínica especializada em tratamentos odontológicos, foram surpreendidos ao encontrarem as portas da unidade fechadas nessa quarta-feira (8), em BH. A empresa, que também possui clínicas em Betim e noRio, informou o encerramento das atividades por meio de comunicado encaminhado para os colaboradores e publicado nas redes sociais.

Uma funcionária, que pediu para não ser identificada, disse que recebeu do RH da empresa uma mensagem com o comunicado. A reportagem tentou falarcomquatropessoas,apontadas como sócias da empresa, mas não foi atendida por nenhuma delas,bemcomo nãoteve as mensagens respondidas. Nocomunicado,a empresa afirmou que “a odontologia foi uma das atividades mais severamente atingidas pela crise da Covid-19,oqueresultouna descapitalização do patrimônio”.

12 |OTEMPO BETIM CIDADE Betim- 10a16demarçode2023
Arcata. Motivo seria crise pós-Covid Obras. No Marimbá, uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) está sendo instalada às margens da MG–060 e vai atender 90% do bairro Betim. Escola está sendo edificada com a ajuda de detentos TIAGO CICCARINI/SEJUSP
Betim. Clínica funcionava em prédio na rua Felipe dos Santos, no centro
Marmeleiros já recebem intervenções desde janeiro
fiscaliza as obras da Copasa WILMAR
Neste ano. Bairros Marimbá, São João e
Prefeitura
OBEID SALOMÃO/ECOS/PREFEITURA DE BETIM RONALDO SILVEIRA
Betim- 10a16demarçode2023 OTEMPO BETIM | 13

Cultura

DIVULGAÇÃO

De volta!

O projeto Choro e Samba retorna ao Salão do Encontro, neste sábado (11). Assim como em 2022, o evento gratuito ocorre todo segundo sábado do mês, às 11h, na praça de alimentação da entidade.

Arte. Museu, Casa da Cultura e Partage recebem exposições

Circuito cultural em homenagem a elas

Iniciativa da prefeitura

Da Redação

daniele.marzano@oteempo.com.br

As mulheres betinenses estão sendo homenageadas no mês dedicado a elas com três exposições em pontos distintos da cidade: o Museu Paulo Araújo

Moreira Gontijo, a Casa da Cultura e a sala “A Galeria”, no Partage Shopping. O circuito

cultural, intitulado “A mulher e sua arte de embelezar o mundo”, tem entrada gratuita e poderá ser visitado ao longo de março. A iniciativa é realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura.

O museu conta com a exposição “Josephina Bento: a Mulher à Frente de Seu Tempo”. A mostra, que pode ser vista de segunda a sexta, das 9h às 17h, exibe fotos, quadros, documentos e objetos pessoais de uma das maiores personalidades de Betim, a professora Josephina Bento.

A Casa da Cultura recebe

“O Vermelho das Rosas”, exposição artística com telas, es-

culturas e instalações. No lançamento, no Dia Internacional da Mulher, houve a apresentação musical do pianista Otávio Assis, do tenor Renato Alves e da soprano Hillary Vieira. As obras apresentam uma percepção da mulher contemporânea sob o olhar de novos artistas da cidade que integram o movimento “Ciclo da Arte”. Fazem parte do movimento os artistas plásticos Fabiana Martini Lopes, Carlos André, Marina Martini, Manuela Martinez, Lucilene Santos, José Antônio, Marcel Inácio e Elizangela Lima. Ao longo de março, a exposição poderá ser vista de segunda a sextafeira, das 9h às 17h.

Já a sala “A Galeria”, uma parceria entre a prefeitura e o Partage, está exibindo a mais nova coleção da artista Marcella Brettas, nomeada de “Joias de Minas”. Marcella é artista autodidata e trabalha há 23 anos com artes plásticas. A exposição conta com 14 telas trabalhadas com tinta acrílica, por meio da técnica do espatulado (em que uma pequena espátula é usada para aplicar a tinta sobre a tela, o tecido, a porcelana e mais outras superfícies), e retrata todo o colorido e a beleza das mulheres. A sala fica no terceiro andar do shopping e poderá ser visitada durante o horário de funcionamento do mall.

Laura Medioli

Mail: laura@otempo.com.br

Fax: (31) 2101-3826

Personalidade. História da professora Josephina Bento é retratada

“Pretendemos, com esse circuito artístico e cultural especial, fazer uma singela homenagem a todas as mulheres por sua contribuição na

história de Betim, seja na política, nas artes, na educação ou em tantos outros setores”, destaca o secretário de Arte e Cultura, Ubiratan Santana.

Uma festa sem noção

Adoooooro Carnaval! Principalmente quando estou longe da muvuca.

Nada como quatro dias à toanavida, comtempolivre para ler bons livros, curtir a família, Netflix com pipoca, brigadeiro na colher...

Caminhando na areia molhada, sob um sol que me queima a pele e me atiça os sentidos, penso que estar ali é uma bênção.

O bom da ocasião é que a galera da confusão acorda tarde, deixando a praia quase deserta e convidativa.

Mais tarde a coisa muda, a turma começa a descer e, de repente, o espaço é ocupado. Me divirto com o tilelê natureba, vendedor de bijuterias, com o cara que faz tranças e aquele do queijo torrado na lata. Comunicativos, com a peculiar alegriadobaiano,sãoumaatração à parte. Incrível mesmo é o vendedor de chapéus, que há mais de oito anos me chama de “senadora”.Engordo,emagreço, tinjo o cabelo, ponho e tiro franjas, e o sujeito não me esquece: – Ôôôô senadora!

Vai um chapéu novo hoje?

Até que um dia, curio-

sa, perguntei o porquê desse tratamento.

– Por que senadora? – quero saber, afinal, somente eu era chamada assim.

– Senadora Gleisi Hoffmann,ué! Ninguém nuncatefalou que você é a cara dela? – O riso foi geral. Depois dessa perdeu a cliente, falo brincando com os amigos.

A casa onde estamos é uma confusão de gente, quatro netos já são o suficiente para enchê-la de vida e alegria, além dos dois cachorros para completar a festa. Difícil é fazer a de 2 anos entender que a ração na vasilha não é biscoito e os cachorros saberem que os brinquedos, espalhados no tapete, não são mastigáveis e muito

menos comíveis.

À noite, em vez dos grilos e sapos da mata ao lado, escuto uma música eletrônica, que só Deus sabe de onde vem. Certa vez, uma amiga evangélica me disse que Carnaval é a festa da carne. Então, se o Carnaval é a festa da carne, essa tal de rave é a festa do capeta, penso, indignada com o bate-estaca que

vem de longe.

Como que uma pessoa em sã consciência consegue se manter acordada das 22h às sete da manhã, ouvindo o que parece ser uma única música de uma batida só?

Também já fui jovem, já fiz besteiras, principalmente nos Carnavais regados a gim-tônica e cuba libre, cigarro Hollywood e inocentes lança-perfumes. Enquanto nos dias de hoje, em determinados eventos, o negócio é mais pesado... Beeeem mais pesado! Preocupante e assustador. Mas isso é outra história.

E a encrenca do barulho (me recuso a chamar aquilo de música) segue madrugada adentro. Em pleno Carnaval???Euachandoque iriaescutarumabatucadaou umjurássico “Cabeleira do Zezé”, sou obrigada a ouvir isso.

Paciência! É Carnaval!

Meu Rivotril é estar bem comigomesma, numlugartranquilo junto aos meus, sob um céu estrelado, com o pensamento elevado a Deus enquanto agradeço, agradeço e agradeço, mesmo que do outro lado o “capeta” insista em nos tirar o sono.

14 |OTEMPO BETIM Betim- 10a16demarçode2023
HÉLVIO
“À noite, em vez dos grilos e sapos da mata ao lado, escuto uma música eletrônica, que só Deus sabe de onde vem.”
ocorre em março
PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO

Sociedade

J Aniversário. A simpática estudante de medicina veterinária Ana Flávia Rodrigues celebrou mais um ano de vida nessa terça-feira (7)

Z Click. As amigas Júlia Vasconcelos, Ana Gabriela Palhares e Marina Valadão durante o Aniversário de Igarapé

ADEILSON ANDRADE

J Click 2. A primeira-dama e cirurgiã-dentista Daniella Friche e o esposo, o prefeito de Brumadinho, Avimar Barcelos, o Neném da Asa, também prestigiaram a festa dos 60 anos de Igarapé

ARQUIVO PESSOAL

Sertanejo

Cavalgada Rancho do Badu agita a região no dia 12

No próximo domingo (12), acontece a Cavalgada Rancho do Badu, o evento acontece no local que leva o mesmo nome, localizado na rua Primavera, 1.021, no Charneca, em Betim. O agito da festa fica por conta de Weliton Sanfoneiro, Wilian & Wesley e Garcia do Piseiro e Banda. A concentração dos cavaleiros será a partir das 10h30. Mais informações podem ser obtidas em www.instagram.com/ranchodobadu!

J Reconhecimento. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Betim, Ednard Tolomeu, recebeu o prêmio Hugo Werneck, conhecido como o “Oscar da Ecologia”

J Evento. O comediante betinense Thiago Bobs, o humorista Anderson Profeta e, o produtor cultural Tiago Felipe (Fábrica dos Sonhos Produções), durante apresentação no Clube Atlético Rodoviário, em Betim

3 Folia. A gerente de projetos Carolina Franco, clicada por este colunista durante o Ressacão de Carnaval do Bloco Pegada da Onça, no Clube Atlético Rodoviário

J Parabéns. A jornalista e assessora de imprensa Regianne Rodrigues comemorou mais um ano de vida nessa quarta-feira (8)

Betim- 10a16demarçode2023 OTEMPO BETIM | 15 Adeilson Andrade adeilson.andrade@otempobetim.com.br Contato: (31) 9 9521-9045
ARQUIVO PESSOAL
J Noivado. O gerente de vendas Andrei Câmara (Guarujá Mansões) surpreendeu a empresária e sócia da Remodelar Estética, Ingrid Brito, com um pedido de casamento em Trancoso, na Bahia, onde passam férias ao lado dos amigos. Felicidades! J Folia 2. A servidora pública e empreendedora Merlin Frederico (Conservas Frederico) e o namorado Alessandro Zaparolli também prestigiaram a festa ARQUIVO PESSOAL ADEILSON ANDRADE
ADEILSON ANDRADE ADEILSON ANDRADE
ADEILSON ANDRADE

Esportes

Esporte paralímpico

Betim recebe, nos dias 28, 29 e 30 deste mês, um curso de capacitação de goalball para árbitros e treinadores. As inscrições devem ser feitas até o dia 27 pelo site cbdv.org.br/.

Talento. Betinense integra a seleção sub-20

Kaiki Bruno dá um show de bola

Jovem já foi sondado por clubes de fora do país

Os primeiros lances da história do betinense Kaiki Bruno no futebol aconteceram nas categorias de base do São Cristóvão, sediado no Ingá, quando ele tinha apenas 7 anos. Hoje, aos 20, o jovem integra o elenco profissional do Cruzeiro como lateral-esquerdo e acaba de conquistar o Campeonato Sul-Americano Sub20 pela seleção brasileira na Colômbia. Na partida final da competição, disputada contra o Uruguai, os dois gols marcados pela equipe canarinho tiveram a assistência de Kaiki.

“A minha trajetória até aqui não foi fácil. Deixei de viver parte da minha infância para me dedicar ao meu sonho. Para chegar aonde estou, precisei ter força de vontade, perseverança e, principalmente, Deus e o apoio da minha família”, afirma o jogador.

A habilidade do betinense

Luluzinhas Grupo de ciclismo celebra dia da mulher

com a bola não passou despercebida pelo pai, o bobinador Fernando Silva, ainda na infância. “Aos 4 anos, a gente já via o talento dele e do irmão mais velho, Rhuan. Quando o Kaiki tinha 7 anos, coloquei os dois no São Cristóvão, e eles foram logo se destacando”, recorda-se Fernando. O primogênito, embora também tivesse vocação para o futebol, acabou ouvindo o apito final precocemente depois de precisar ser submetido a uma cirurgia no joelho e romper um tendão do pé.

Já para o lateral esquerdo – que antes jogava como atacante –, o futuro era realmente promissor, conforme relembrado pelo diretor de base do clube betinense, Francisco Junior, mais conhecido como Juninho do São Cristóvão. “Ele sempre se destacou como um dos melhores atletas. Todo mundo já falava dele”, afirma o diretor. “Pra mim, é muito gratificante conseguir enviar um jogador para ser campeão da seleção. Não tenho nem palavras para explicar”, completa Juninho.

O bom desempenho de Kaiki em campo já rendeu sondagens de clubes internacionais como o Juventus, da Itá-

Trajetória. Kaiki já mostrava que tinha afinidade com a bola desde pequeno e logo atraiu o interesse de clubes

Judô. Saldo foi de 17 medalhas no Torneio Início, disputado no sábado, em BH

Atletas da cidade brilham no tatame

O Torneio Início de Judô teve resultados positivos para os atletas da cidade que participaram da competição, realizada no Colégio Militar de Belo Horizonte nesse sábado (4). Representando o município, alunos da academia Águia Branca conquistaram 17 medalhas: quatro de ouro, cinco de prata e oito de bronze.

“Ficamos muito felizes com o resultado desses atletas, que conseguiram ser campeões em várias classes. Além deles, tivemos judocas classificados para o Campeonato Brasileiro Regional, que abre o calendário nacional das competições e já vale o ranqueamento

para uma possível seletiva olímpica no fim do ano”, frisa o técnico principal da modalidade na academia Águia Branca, Alan Silva. “Temos uma expectativa de desempenho ainda melhor no decorrer do ano”, completa.

Promovido pela Federação Mineira de Judô, o Torneio Início reuniu cerca de 470 competidores desde a categoria sub-13 até a sênior (de 21 a 29 anos). O evento deu início à temporada de competições deste ano e também faz parte da seletiva estadual do campeonato brasileiro, que vai ser disputado nos dias 1° e 2 de abril, em Vitória (ES). (IT)

As celebrações do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, continuam neste fim de semana. O grupo Luluzinhas no Pedal, criado há nove anos na cidade, promove, no domingo (12), o tradicional passeio ciclístico em referência à data. A concentração está marcada para as 7h, no estacionamento do Monte Carmo Shopping, próximo ao parque de diversões, e a saída, para as 8h. Os ingressos podem ser adquiridos no próprio local e custam R$ 20. Com percurso misto, no asfalto e na terra, o evento é voltado para toda a família, conforme ressaltado por uma das organizadoras do grupo, a manicure Luciane Magalhães. “Mas o ritmo a ser acompanhado é o das mulheres”, frisa. Para participar do passeio, são indispensáveis o uso de equipamentos de proteção individual, como capacete e óculos, e o porte do kit reparo. No retorno, estimado para acontecer às 11h, todos os ciclistas serão convidados a tomar um café da manhã e a participar de sorteios de brindes. (IT)

Classista. Rumo às oitavas de final Betim tem cinco times classificados

A segunda rodada do Campeonato Classista, disputada no último domingo (5), teve vitória de quase todos os times da cidade. Dos seis clubes que brigam pelo título, cinco já estão classificados para as oitavas de final. Somente o Renascença, atual campeão, não venceu nenhuma partida e, sem pontos, tem chances remotas de avançar para a próxima fase do torneio.

Pelo grupo F, o A. E. Roma venceu o Cruzeiro de Bicas por 2 a 1, e o Gigante União ganhou do Canarinho por 3 a 1. Já pela chave E, o Vera Cruz bateu o Aroucas por 1 a 0, e o Guarani passou por cima do Barcelona com goleada: 3 a 0. Pelo grupo D, o Minas venceu o São Cristóvão por 2 a 1, enquanto o Renascença foi derrotado pelo Santa Mônica por 4 a 2. (Lisley Alvarenga)

16 |OTEMPO BETIM Betim- 10a16demarçode2023
REPRODUÇÃO INTERNET
3 a 1 no
EDSON DUTRA/DIVULGAÇÃO
Estreante. Gigante União venceu o Canarinho por
domingo
FOTOS ARQUIVO PESSOAL
DIVULGAÇÃO
Sucesso. Judocas de Betim foram vice-campeões na classe sub-18 do Torneio Início
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.